Pular para o conteúdo principal

Retrospectiva Codlux® 2020

Olá! Quem diria que, num ano tão doido e 'arrastado' como foi 2020, chegaríamos enfim do outro lado desta conturbada travessia com um certo alívio. Este ano não era pra ser bem assim. 


Todas as previsões feitas em 2019 apontavam uma certa melhoria nos números econômicos e sociais para 2020. E também muitos anos antes, num típico exercício de futurologia o site The Next Web em 27 de Janeiro de 2014 (onde você estava?) tentava nos prever como seria o ano de 2020. Baseado no livro "Shift 2020" de autoria de Rudy De Waele, um artigo no site compilou diversas previsões sobre como seria a vida seis anos depois, através de uma ampla gama de pensadores e agentes do setor de tecnologia. Dentre algumas destas certezas estavam: 



“Haverá mais robôs usados ​​como terapeutas, companheiros, assistentes e até amigos para ajudar as pessoas no seu dia a dia."
(Ariane Van de Ven, especialista em tendências globais da Telefonica I + D)

“Os governos municipais farão trocas confiáveis ​​nas formas alternativas de moedas como o Bitcoin, Litecoin etc. Isso criará um canal de receita adicional para as cidades, além de fornecer uma maneira segura de comprar e vender moeda alternativa.” 
(Shannon Spanhake, Diretor Adjunto de Inovação, Cidade e Condado de São Francisco)

“Uma vez que todo o burburinho e exagero em torno das cidades inteligentes possam diminuir, perceberemos que mesmo a tecnologia mais avançada terá os seus limites e que, reunir um grande número de pessoas no mesmo espaço e confiar em bits e bytes para que tudo funcione não é o futuro... O foco mudará para vilas inteligentes e, como construiremos uma rede distribuída de centros populacionais menores e sustentáveis... Veremos uma mistura de pensamento tradicional - construção de comunidade, produção e consumo local, sistemas integrados de transporte rural, moedas locais e um foco igual na qualidade de vida e qualidade do meio ambiente - tudo promovido, apoiado e mantido pelo uso de meios, tecnologias, redes e dispositivos mais recentes.” 
(Ken Banks, fundador da Kiwanja.net

“Rendimentos mínimos garantidos em um país cairão um após o outro, à medida que as máquinas deslocarem a maior parte do mercado de trabalho humano... E embora alguns homens muito ricos continuem a possuir a maior parte do dinheiro do mundo, o emprego e poder de compra das mulheres superarão os dos homens”. 
(Blaise Aguera y Arcas, engenheiro ilustre da Microsoft

“Na iminente era da nanomobilidade, prevejo que a telepatia e o teletransporte se tornarão possíveis até o ano 2020 - sendo que ambos serão mais comuns em 2040... Em 2020 eu prevejo que as pessoas se tornarão incubadoras para plataformas de aplicativos incorporados e redes corporais controladas pessoalmente e protegidas, com um estado físico de código-fonte primário e estados virtuais hiperinterativos reproduzidos geneticamente. Todos os estados hospedariam uma massa de servidores da web de tamanho molecular, com Domínios IP e protocolos de transporte AP capazes de replicação autossustentável, computação quântica atomicamente acionada e comércio patenteado por pessoa. Eu cunhei a expressão nanomobilidade para capturar e descrever esse novo estado desconhecido. 2020 será o amanhecer da era da nanomobilidade - alguém ou algum grupo pode chamá-lo de outra coisa até então, mas seja qual for o nome que possa ser chamado no futuro, você precisa estar pronto para isso agora.” 
(Michael J. O’Farrell, fundador do The Mobile Institute

Bem, o que vimos de fato em 2020 foi um ano incrivelmente triste, pesado e histórico. Nada de sociedade do futuro: hoje, agora mesmo, robôs domésticos não passam de aspiradores de pó inteligentes, o Bitcoin ainda está no gueto, a renda das mulheres continua baixa, o teletransporte só conseguiu até agora mover um único elétron, a nano tecnologia resume-se a alguns cacarecos e bugigangas, a computação quântica engatinha e, a epopeia de uma comunidade futurista consciente, está sendo moldada hoje não pelas maravilhas da tecnologia atual mas sim, forçadamente pela pandemia do coronavírus.

Nenhuma palavra porém sobre 'calamidades globais' nas previsões de "Shift 2020". Neste sentido, como a internet inteira se surpreendeu depois, só Michael Jackson 'profetizaria' isso no início dos anos 90 com o uso intensivo de máscaras em público devido ao seu pavor a 'supostas pandemias eminentes' (mesmo ironicamente morrendo por overdose de medicamentos em 2009), conforme afirmaram alguns de seus ex-funcionários. Um deles foi o seu segurança, Matt Fiddes, que em entrevista ao The Suns em 24 de Março declarou: 



“Ele sempre soube que havia um desastre natural a caminho... ele era muito preocupado e sempre previu que poderíamos ser exterminados a qualquer momento, que um germe poderia se espalhar. Eu brincava com ele: ‘Michael, por favor não use isso, você está me constrangendo, eu sou fotografado com você'... ele me respondia: ‘Matt, eu posso ficar doente, não posso decepcionar os meus fãs. Eu tenho shows marcados. Estou na terra por um motivo. Não posso prejudicar a minha voz, preciso ficar saudável, eu não sei com quem vou encontrar hoje, não sei o que podem me passar”, completou o segurança.

Inúmeras teorias da conspiração apareceram então neste ano por causa da COVID-19 - como a que diz que o Rei do Pop já havia previsto o coronavírus nos anos 90 - entre informações convincentes e também, fake news muito perigosas. Mas, uma coisa foi fato em 2020: todos nós sem exceção de uma hora para outra, nos tornamos agora um pouco 'michael jackson' ao usar massivamente máscaras sem o menor constrangimento e dar um verdadeiro 'moonwalk' em 2020 ao retroceder os planos de nossas vidas. E, como bem citou anteriormente o próprio Rudy De Waele em 2018 para uma publicação do site Human Works Design

“O futurismo não é prever o que vai acontecer, mas fazer escolhas conscientes para criar o futuro que queremos.”


Jamais passaremos por 2020 sem repensar completamente agora as nossas vidas: perdas irreparáveis de pessoas amadas, vigilância ininterrupta, luta incansável de médicos, enfermeiros, cientistas e governos na guerra contra uma pandemia que, prometia devastação ainda maior do que a já causada. E veio então o esforço, a paciência, a responsabilidade, a sabedoria, o conhecimento, a solidariedade e o verdadeiro Amor pela vida. Vida aliás que, parecia antes de tudo isso acontecer, um pouco banal e medíocre por aí mas que, diante do perigo, resultou num dos maiores esforços da humanidade para se obter a vitória final, com a conquista das atuais vacinas! Emociona só de lembrar e imaginar.

Nosso resumo deste ano histórico é: 

"Os Astros conspiraram em 2020
para que o nosso mundo
mudasse tudo num soprar dos ventos, 
acelerando a ciência e tecnologia!"




Num mundo inteiro parado durante quase 9 meses para os humanos - onde por isso até os peixes voltaram na poluidíssima Baia da Guanabara, Rio de Janeiro - ainda buscamos algumas respostas para entender o ano de 2020 e se precaver para uma nova vida em sociedade, uma nova economia e o inadiável futuro. Mas, este também foi um ano bom em muitos outros aspectos: as pessoas se ajudaram mais, empresas digitais floresceram com o comércio eletrônico, o ar na atmosfera do planeta melhorou, outras doenças oportunistas foram prevenidas com as medidas de higienização e distanciamento, governos ajudaram cidadãos com auxílios financeiros e, a ciência deu um salto recorde histórico na descoberta de uma vacina. Mas o que surpreendeu muitas pessoas e governos nesta crise mundial foi a tábua de salvação vinda da Luz UV-C no combate e prevenção a pandemia do coronavírus. Usada de maneira adequada e segura, foi uma das tecnologias que mais avançaram este ano enquanto as vacinas não chagavam. Podemos até dizer que, 2020 foi o ano em que a Luz venceu o medo: a Luz artificial e principalmente, a Luz do conhecimento.  

Nosso Blog acompanhou isso tudinho bem de perto: logo no início da pandemia, o Showroom Técnico Codlux®, localizado na Rua Cardeal Arcoverde em Pinheiros, fechou de fato apenas nos primeiros 15 dias de Março pois, desde 2019 vinha mantendo o andamento de seus projetos sem interrupção, mesmo com o recesso tradicional do setor da iluminação. Com o atendimento presencial cancelado, as logísticas para não atrasar ainda mais as obras em andamento foram mantidas e até, aceleradas. E enquanto isso, dúvidas sobre os efeitos da pandemia também no setor da iluminação em Led pairavam intrigantemente no ar. Fomos atrás de todas as respostas para alertar engenheiros, arquitetos, light designer e consumidores finais sobre este panorama, com publicações exclusivas e ricas no detalhamento técnico, como as orientações no uso do Led UV-C por exemplo.

Mas, teve também muito, mas muito mais energia e vibração passando pelo Blog Codlux® em 2020! Projetos, produtos e dicas foram publicados em sincronia com os acontecimentos do ano. E, todo aquele 'desespero' inicial dos primeiros meses que também acometeu o setor da Iluminação em Led no mundo inteiro, rapidamente se transformou em eventos/entretenimento online, com muito engajamento virtual sendo postado pelo Blog Codlux® na ocorrência dos fatos, para melhor informar clientes e leitores. 

Confira agora a Retrospectiva do que a Codlux® buscou, viu e criou neste louco 2020 - clique/toque nos textos/imagens destacados para acessar o conteúdo relacionado. 
E Abençoado seja o ano 2021! 




A Codlux® atravessou 2019/2020 com perspectivas animadoras para novos projetos luminotécnicos. E, como ocorreu com todas as empresas do setor de iluminação, a pandemia refez estas metas brutalmente. Mas, graças ao enorme diferencial de atendimento no nicho específico que a empresa atua, quase nenhum projeto prospectado ano passado foi declinado devido a crise. Pelo contrário: novos estudos foram encomendados, outros entraram em stand by e, aqueles bem mais complexos, confiaram plenamente a Codlux® até o gerenciamento de partes do projeto executivo da obra - o que consolidou ainda mais o expertise da marca. 2020 foi um dos melhores anos para a Codlux®. Abaixo, alguns dos projetos em destaque.

JANEIRO
Casa Montana em Mato Grosso 

FEVEREIRO
Eletrotubos 

MARÇO
ANBIMA 

JULHO
Luz e Sombra com design industrial 

Studio Bello Visual em Pinheiros 

O novo projeto para a Gerdau 

AGOSTO
Company Dance Center 

Instituto Paulista de Reprodução Humana 

OUTUBRO
Trilho Suspenso no Rio de Janeiro




Já os produtos, este sim, estagnaram por completo nos lançamentos e disponibilidade devido as paralizações nas plantas fabris chinesas e suas logísticas. Algumas poucas novidade que já estavam prontas para serem 'startadas' no início e meio deste ano, chegaram a embarcar no Brasil. Mas a alta demanda mantida aquecida na construção civil em 2020 absorveu muito dos estoques, quase gerando rupturas até em equipamentos básicos por exemplo. Grandes marcas fabricantes venderam seus negócios de iluminação, fizeram fusão com outros parceiros ou simplesmente, abandonaram certos nichos de negócios. Na linha decorativa, a paralização nos lançamentos - vinda dos cancelamentos de todas as feiras de iluminação em 2020 - também não proporcionou novidades expressivas. O ano de 2021 é aguardado agora com muita ansiedade pelos Light Designers do mundo inteiro quanto as novidades a serem lançadas.  

NOVEMBRO
Black Friday 

DEZEMBRO
Painéis Framless 

Painéis Linha Control 




A saúde foi o mote de 2020. E a Codlux® logo no início de Fevereiro foi buscar as respostas para o setor da iluminação em Led. Inicialmente pensada como um alerta para a possível falta de equipamentos no Brasil durante a pandemia, assim que notada a enorme gravidade do coronavírus, nossa postagem do Blog sobre o tema foi mudando quase que diariamente o seu foco ao longo dos meses para algo muito mais amplo - ao ponto de servirmos como referência na cadeia de blogs brasileiros por exemplo, no fornecimento de informações atualizadas dia a dia sobre a Luz UV/UV-C no combate a COVID-19. E, sendo uma empresa que tem como centro de seus negócios o 'Diodo Emissor de Luz' (LED), nossa busca por informações confiáveis em 2020 foi mais que justificável: foi incansável!  

FEVEREIRO
 Coronavírus 

MAIO
Lâmpadas de mercúrio fora do mercado 

JUNHO
Tudo sobre o Led UV-C 

DEZEMBRO 
Verão 2021 Codlux®
 



As dicas postadas pelo Blog da Codlux® também seguiram o tema saúde/pandemia, como informações sobre instalação de produtos de iluminação em Led durante o isolamento social, melhorias na luz do novo Home Office e até um TBT sobre o Led na Moda, motivado pela aparição de Lady Gaga com uma máscara Led no 'MTV Video Music Awards' deste ano. Também as crianças tiveram uma compilação especial de todos os posts sobre Led já publicados para elas. E o Natal foi destacado mais ainda, com a nova pesquisa sobre 'Led e Sabor' , junto ao 'UP' nas dicas para instalação segura de decoração natalina.  


Informação responsável, confiável e descontraída para a iluminação de ambientes são umas das marcas do Blog Codlux®. Foram destaque este ano por aqui as curiosidades dos produtos em Led mais legais, cobiçados e estranhos já lançados; as maravilhas em Luz criadas em instalações mundo afora; dados históricos sobre o pai da iluminação moderna, Thomas Edison; notícias locais como a transformação do Largo da Batata em Pinheiros; tendências; as bandeiras tarifárias e os aumentos nas concessionarias; os negócios da iluminação e ainda, absolutamente todas as fontes de notícias já salvas pela Codlux® em 2020 para consulta dos leitores. No ano de 2020, você ficou melhor informado sobre o que de mais importante aconteceu no mundo da iluminação em Led. E para nós, um ponto tocante neste período pandêmico foi a nossa parceria com a Kangu Tecnologia. Iniciada ano passado, em 2020 ela propiciou com sucesso a entrega diária de centenas de encomendas aos clientes dos 'novos vendedores na internet'. Eles puderam usar o nosso Showroom Técnico como um dos pontos de coleta mais seguros e confiáveis no bairro de Pinheiros, ajudando assim a desafogar os Correios locais e contribuir para que a economia como um todo continuasse girando na crise do coronavírus. Mais de 12.000 encomendas foram coletadas para entrega nesta logística. Um feito para nós, mais que gratificante! 

JANEIRO
 10 Anos de coisas legais com o Led

Celebrando a Luz com Thomas Edison 

São Paulo sem "Batata", Rio sem "Minha Luz..."

MARÇO
Faria Lima Plaza

MAIO
GE deixa mercado de lâmpadas 

Bandeira Verde até Dezembro 

JULHO

Energia mais cara em São Paulo 

AGOSTO
Objetos led do Desejo 

SETEMBRO


A Internet das Coisas (IoT) e Inteligência Artificial (AI) na iluminação de ambientes foram muito bem representadas aqui no Blog da Codlux® em 2020. Falamos praticamente de tudo: tira-dúvidas, problemas com segurança e vulnerabilidades; fim de suporte; novos produtos, serviços e tecnologias. Tudo bem explicadinho e mastigadinho para você entender de vez como será a sua casa inteligente. 

FEVEREIRO

Dia da Internet Segura 

Philips Hue vulnerável 

MARÇO
ABRIL
Aplicativo Codlux® para Android 

Led Inteligente - Além da Lâmpada

MAIO
A Iluminação "Céu Azul"

JUNHO 
Android 11 controlando a casa inteligente 

Alguns dispositivos inteligentes podem parar em 2021 

JULHO
O 'Apagão Inteligente' 

SETEMBRO
Conhecendo o Li-Fi 
 



2020 pode ter sido cancelado em muitos aspectos. Todas as importantes feiras de construção, iluminação e tecnologia que ocorreriam este ano no Brasil e no mundo por exemplo, foram adiadas - com raríssimas exceções. O alívio para a 'não estagnação' no setor da iluminação foram as premiações e eventos online realizados em 2020. Quase todos os principais 'awards' presenciais transferiram o show para o digital. Inclusive no Brasil, tivemos pela primeira vez o 'Lar Inteligente 360º', um marco virtual memorável no auxílio a implantação definitiva da casa conectada no país. Enfim, 2020 não cancelou o conhecimento no Lighting Design. 

JANEIRO
 
CES 2020 

MAIO
Dia Internacional da Luz 

JUNHO
37º Premio Anual IALD 

JULHO
Expo Bella 2020 


Tivemos um ano que parecia nunca terminar. E um novo ano agora já se aproxima. 

A Codlux® deseja a você, a todas as brasileiras e brasileiros, a todos os nossos clientes, fornecedores, parceiros e leitores, um ano de 2021 repleto de vitórias, prosperidade e, acima de tudo, muita SAÚDE

FELIZ ANO NOVO! Nos vemos novamente por lá! Muito Obrigado pela sua companhia em 2020. Bons ventos nos acompanhem em 2021. 

"SAÚDE, LUZ, PAZ.
Só não tenha medo. Tenha respeito." 

Robson Giro
, especial para a Codlux - Luz em Led 

Codlux® - Luz em LED

Luz é Função. Estamos empenhados nisso. 

LEIA TAMBÉM 
Perspectiva Codlux® 2021 

Casa, trabalho, saúde, tecnologia, internet e economia 
Retrospectiva Codlux® 2019

Retrospectiva Codlux® 2018

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Chuva e Led combinam? Sim e não...

Olá! É época de chuvas fortes em boa parte do Brasil. Inclusive no nordeste este ano, as águas caíram em Alagoas por exemplo enchendo regiões inteiras e desabrigando milhares de famílias. Com todo o respeito as vítimas, é um momento também para lembrarmos da fragilidade do Led em relação a uma possível exposição constante a umidade e água. Basicamente, o uso da iluminação em Led deve primeiramente considerar o seu local de aplicação: se o equipamento será de interno ou externo. Resumindo de forma bem didática, todo equipamento Led que não tiver uma certificação de proteção "IP65 e/ou IP66", deve ser usado em áreas internas - protegido da umidade, vapores de água, respingos, chuvas, alagamentos e submersão. Estas são regras básicas que, obrigatoriamente, devem ser aplicadas as Lâmpadas para soquetes diversos, aos plafons para embutir em gesso ou laje, as fitas em Led etc. Para uso fora de ambientes fechados como um Refletor Led por exemplo, existe a devida norma técnica

Perfilados: o detalhe essencial no Design Industrial de ambientes

Olá! Hoje vamos continuar a linha de postagens para o design arquitetônico industrial no interior de ambientes residenciais e corporativos. E o destaque agora vai para ele, um equipamento simples e de custo acessível, mas que faz toda a diferença para literalmente sustentar e dar "leveza" a iluminação: o perfilado! O QUE É? Imagens: Pinterest Criados originalmente para a suspensão e alimentação de circuitos e equipamentos de iluminação, ventilação, som ambiente ou, passagem de outros fios e cabos elétricos, telefônicos, dados etc nas construções industriais e comerciais, são destinados a instalações fixas ou suspensas justamente por terem uma aplicação muito flexível. COMO SÃO? Fabricados em chapa de aço pré galvanizado, pintura eletrostática, galvanização à fogo, alumínio ou aço inoxidável, eles são conhecidos tecnicamente como "eletrocalhas". Os melhores para o uso em design de interiores são aqueles mais resistentes, livres de rebarbas e que també

Codlux® no Pinterest: inspire-se como nós!

Olá! Está pensando em um projeto de iluminação e quer ir direto ao ponto, sem textão? Então, filtre o que você quer por imagens: acesse ideias e outros pins sobre Iluminação Led salvos na pasta "Luz em LED",  no Pinterest da Codlux®.  São muitas imagens para você consultar e se inspirar.  https://br.pinterest.com/codlux/luz-em-led/ Inspire-se, como nós! Siga o pincode abaixo e aproveite! Pincode Codlux® Codlux® - Luz em Led Luz é Função! Estamos empenhados nisso.