Pular para o conteúdo principal

Coronavírus: vai faltar Led no mercado?

Olá. O mundo não fala (nem teme) outra coisa senão a ameaça do coronavírus. Muito você já deve ter lido por aí sobre o assunto para se prevenir - e isso é um excelente sinal! Mas, e quanto ao mercado, a economia e o bom andamento de nossos projetos em 2020? Como e o quanto essa doença afetará na prática nossas vidas mundo afora e aqui no Brasil? Por exemplo, poderá faltar equipamentos em Led num período próximo? Fomos atrás desta e outras respostas.

A PRODUÇÃO DE LED ESTÁ PARADA NA CHINA?  



Sim. Devido ao surto de coronavírus na China, o governo central estendeu o feriado de ano novo até o dia 3 de fevereiro de 2020: todas as províncias da China registraram ao menos um caso de coronavírus, o que desencadeou medidas excepcionais como quarentenas em dez cidades, incluindo Wuhan, o epicentro do surto, onde vivem 11 milhões de pessoas e concentra empresas de tecnologia como a Foxcom, fabricante do iPhone da Apple até produtoras de telas Led e Oled para televisores e painéis gigantes, além de fábricas de veículos elétricos. O Coronavírus já infectou mais de 7.700 pessoas, matando 170 delas. Governos locais em diferentes estados também tomam medidas extremas, como por exemplo em Zhejiang, região onde muitos fabricantes e empresas de insumos e produtos acabados para iluminação em Led se localizam, e que fica a 660 km de Wuhan: lá, o governo local decidiu prolongar o feriado até 10 de fevereiro de 2020 - com perspectiva de prologamento extra caso a situação epidêmica não demonstre um quadro mínimo de reversão. A produção nas fábricas de Led da região foi interrompida até 10 de fevereiro de 2020 e esse período também pode ser estendido. Fabricantes de LED enviam mensagens de email aos seus clientes para justificar as entregas atrasadas. Confira uma delas:


QUAIS AS REAÇÕES A ISSO NO BRASIL? 

No Brasil, Grupos no WhatsApp também receberam comunicados semelhantes de seus fornecedores, distribuidores e importadores:



Os produtores chineses prometem que farão grandes esforços para minimizar o impacto das perdas devido a essa situação quando as fábricas reabrirem. Muitos comerciantes de São Paulo já estão reclamando nos Grupos do WhatsApp que possuem pedidos liberados pela Receita Federal parados em containers no Porto de Santos, sem previsão de liberação. Os estoques de equipamentos em Led aqui no Brasil estão alertas para um aumento na demanda, que pode ocasionar a falta do produto e aumento especulativo nos preços. O único aumento de preços observado até então pela Codlux® era o da habitual "atualização de tabela" em alguns fornecedores, típico no início de todos os anos. Mas em 21 de Fevereiro, um dos principais fornecedores de equipamentos em Led citou nominalmente o coronavírus (COVID19) como justificativa para o aumento de suas tabelas a partir de Março de 2020. Não foi informado a empresa sobre possíveis rupturas em estoques, a não ser aquelas tradicionalmente já esperadas no período  pré-produção local ou importação - devido a lenta venda notadamente ocorridas nos meses de Janeiro e início de Fevereiro. Não deu-se falta de nenhum "produto básico" em Led para atender os projetos de iluminação em andamento na Codlux®, mas com certeza a entrega dos lançamentos em Led programados para 2020 vai atrasar devido a esta paralisação nas fábricas de Led chinesas! Terá que se esperar pelo menos um mês para detectar se o mercado de equipamentos para iluminação em Led vai sinalizar algum período crítico de desabastecimento interno no Brasil, o que acredita-se por enquanto ser improvável, devido a alguns estoques excedentes ainda estarem disponíveis com a baixa demanda de início de ano. Mas, se o seu projeto de iluminação em Led tem  execução prevista a médio-longo prazo, melhor organizar-se com antecedência na especificação dos produtos necessários!

A rápida propagação do coronavírus indica que ele pode se tornar uma pandemia (ameaça em escala global). Em nosso país não temos registrado até hoje (03/02/20) casos oficialmente confirmados da doença como em outros locais no mundo. Mas, medidas governamentais e alguns fatos "curiosos" (não fossem trágicos) estão ocorrendo com o coronavírus em voga:

-Farmácias e distribuidoras esgotaram os estoques de máscaras na cidade de São Paulo, devido aos descendentes de chineses enviarem o produto em massa para os seus familiares na China
-Notamos em nossas compras habituais de insumos elétricos que, alguns comerciantes chineses na região da Santa ifigênia em São Paulo (onde concentram-se muitos distribuidores de Led) ao conseguirem voltar de suas viagens da China a tempo (antes da decretação de quarentena obrigatória imposta pelo governo), trouxeram também na bagagem o hábito de usar máscaras em suas lojas (algo que nos assustou um pouco!)
-Administradores de um edifício de escritórios na Avenida Engenheiro Luís Carlos Berrini, um dos centros comerciais mais conhecidos de São Paulo, chegaram a determinar aos chineses que acessarem o prédio a passar a usar máscaras cirúrgicas, usar apenas o elevador privativo e higienizar suas mãos com álcool gel, alegando prevenção de transmissão do vírus (mesmo sem nenhum caso confirmado no país até hoje)
-No Rio de Janeiro, uma descendente de chineses foi atacada com insultos racistas ao descer de uma estação de trem carioca
- Também no Rio, policiais prenderam em flagrante uma mulher que simulou estar com coronavírus numa UPA de Copacabana, alegando ter retornado de uma viagem a Hong Kong, província autônoma da China, para conseguir o direito de prioridade no atendimento do centro de saúde carioca
-Depois de certa relutância e muitos apelos, o governo vai retirar os brasileiros que quiserem sair da China. A FAB vai vistoriar a base que recepcionara os passageiros vindos de lá, pondo em quarentena (aprovada pela Câmara) inclusive os pilotos dos aviões
-Sinal Amarelo: a produção de eletrônicos no Brasil parou em Fevereiro por conta da crise de saúde na China. Samsung e Motorola paralisaram a produção de suas fábricas no país. Grande parte dos componentes utilizados para a fabricação de dispositivos eletrônicos (iluminação em Led incluída) no Brasil vem de produtores chineses e, estas rupturas no fornecimento de insumos mostram que as consequências para o mercado de eletrônicos e tecnologia já chegaram.

ATUALIZAÇÃO EM 27/02/20

Brasil tem primeiro diagnóstico de coronavírus confirmado oficialmente, tornando-se também o primeiro caso da doença na América do Sul.

Um homem de 61 anos residente em São Paulo é o primeiro caso confirmado da infecção no Brasil. Ele regressou ao país vindo da Lombardia, no norte da Itália - que passa por uma explosão no número de casos de coronavírus: são mais de 220 infectados e sete mortes pela doença. O homem ficará isolado pelos próximos 14 dias em sua casa. Ele apresenta os sintomas da doença como tosse seca, febre, dor de garganta e coriza, passa bem e tem “sinais brandos”. O Hospital Albert Einstein continuará monitorando o estado de saúde do paciente, assim como os das pessoas que tiveram contato próximo com ele.

A ECONOMIA MUNDIAL ESTÁ DIMINUINDO A MARCHA?  



Parte da "fábrica global" - como é apelidada a China por ser uma potência exportadora - está virtualmente parada, a atividade econômica vai desacelerando em diversas regiões do país e, consequentemente, no planeta. Fabricantes de automóveis como a General Motors e Toyota pediram a seus trabalhadores que estendessem suas folgas no Ano Novo Chinês, com fábricas fechadas até pelo menos 9 de fevereiro. A Foxconn, fabricante terceirizada na China dos iPhones e outros gadgets está fechada e retomará as atividades somente a partir de Março. A Apple também fechou todas as suas lojas e escritórios na China até o dia 9 de fevereiro seguida pelo Google, que também fechará temporariamente seus quatro escritórios no país. O Facebook proibiu viagens de seus funcionários a China e, também cancelou um importante evento direcionado a desenvolvedores marcado para os dias 9 e 12 de Março, o F8. Por causa do temor de epidemia, a MWC (Mobile World Congress), maior feira de tecnologia móvel do planeta que ocorre agora no fim de fevereiro em Barcelona, terá marcas importantes ausentes no evento como a Amazon, a japonesa Sony (que também cancelou participação na feira americana de games PAX East, em Boston, Massachusetts), as sul-coreanas LG e Samsung (que reduzira os estandes e número de executivos presentes), a sueca Ericsson, a finlandesa HMD e consequentemente a sua marca Nokia, as próprias chinesas TLCRoyole (primeira a lançar um smartphone dobrável no mundo) e ZTE (que reluta ainda em não comparecer), além das marcas consagradas como Intel, Media Tek e Vivo, indicando assim um possível 'esvaziamento' devido ao coronavírus.

ATUALIZAÇÃO EM 12/02/2020

MWC 2020 CANCELADA!



A GSMA, organização mundial de operadoras de telefonia e promotora do maior evento de tecnologia móvel do mundo, a Mobile World Congress, acaba de confirmar hoje (conforme especulado) o cancelamento da feira devido as preocupações com o coronavírus. O tiro de misericórdia pode ter vindo do dono da operadora Orange e chefe da GSMA, o francês Stephane Richard, que comunicou a também desistência de sua empresa na participação do evento.

Outras baixas 

A Feira Internacional de Iluminação de Hong Kong também foi adiada devido a preocupações com o coronavírus. O HKDTC (Hong Kong Trade Development Council) anunciou dia 17 de Fevereiro a decisão, junto as novas datas em Julho para a realização da Feira.



Em um comunicado publicado no site do evento, o Conselho anunciou que oito feiras comerciais da HKTDC, incluindo a Feira Internacional de Iluminação de Hong Kong (Spring Edition), foram remarcadas devido ao surto de coronavírus. As feiras adiadas serão realizadas simultaneamente de 25 a 28 de Julho de 2020 no Centro de Convenções e Exposições de Hong Kong. As feiras adiadas da HKTDC para Julho, coincidirão o seu início com o término de outro mega evento de iluminação na Ásia, a Exposição Internacional de Iluminação de Guangzhou (GILE 20), a ser realizada de 9 a 12 de Junho de 2020 - cuja confirmação destas datas ainda estão mantidas, mesmo com o temor geral do coronavírus.



Outra importante feira de iluminação que ocorreria agora entre os dias 8 e 13 de Março de 2020, foi adiada para Setembro devido ao coronavírus: a Light + Building de Frankfurt, Alemanha. A feira, líder mundial em expositores simultâneos para tecnologia em serviços de iluminação e construção, acontecerá agora de 27 de Setembro a 2 de Outubro de 2020 - os ingressos de visitantes existentes para Março também serão válidos em setembro.



Mesmo com as mudanças preventivas, uma baixa enorme no evento já foi contabilizada: a Signify (Philips Iluminação) anunciou que não participará mais da Light + Building 2020 devido aos riscos com o coronavírus. A Signify foi a primeira grande empresa a sair da Light + Building 2020. A Messe Frankfurt, organizadora do evento, disse que devido às restrições de viagens impostas por diversos países, muitas empresas participantes do evento não puderam ser confirmadas. Agora, com a Signify anunciando sua retirada, não se sabe como as outras empresas reagirão - mesmo com a Feira sendo adiada para Setembro.

Com previsão de tanta movimentação de empresários e executivos em Fevereiro por causa das feiras mundo afora, empresas aéreas como a British Airways, Lufthansa Group, Air India, Indigo, Air Canada e Turkish Airlines dentre outras, interromperam vôos totais ou parciais para a China. Muitos países estão trabalhando duro para evacuar seus cidadãos de Wuhan. À medida que o vírus na China se espalha, espera-se que continue afetando o mercado chinês e outros mercados financeiros. Na quinta-feira, o mercado de ações de Xangai caiu quase 2,8% e o yuan enfraqueceu. Nos mercados de commodities, houve uma reação dramática. Globalmente, petróleo e produtos refinados de petróleo, como combustível de aviação, diesel e gasolina, foram atingidos por temores de que o vírus diminua o transporte global e reduza o comércio e viagens dentro da China. Os contratos futuros de petróleo brent caíram 4,5% até agora.

Mas, nem tudo é escuridão. Há luz no fim do túnel, pelo menos para o Led.

O site Ledinside afirma em artigo de 5 de Fevereiro que Taiwan poderia atender aos pedidos de produção de Led na China se a produção chinesa for drasticamente afetada pelo surto do coronavírus. A maioria dos fabricantes de Led da China deveria voltar a operar agora, em 10 de fevereiro, incluindo aí as fabricantes de chips como Sanan e HC Semitek, os embaladores de Led Nationstar, Refond, Honglitronic e também os fabricantes de produtos de exibição e iluminação Absen e Unilumin. Os rumores são de que estas empresas estariam ansiosas para solicitar a transferência para compensar a falta de produção. Roger Chu, analista do LEDinside e vice-presidente de pesquisa da TrendForce Corp. relata que:

"...a transferência de pedidos para os fabricantes de LED de Taiwan pode não ser significativa, pois o estoque de chips de Led é relativamente alto e, o setor também sofreu uma queda nos negócios em 2019 devido aos conflitos comerciais entre EUA e China."


Isto confirma a visão da Codlux® de que, apenas um reaquecimento abrupto na economia de países emergente como o Brasil e Índia fariam estes estoques chineses excedentes baixarem rapidamente. Mas aí a logística na China também deveria estar normalizada, com o abastecimento de navios e aviões e os seus devidos tráfegos globais garantidos para o transporte deste estoque a ser comercializado - algo que, neste exato momento, nem as petrolíferas nem os governos podem garantir com o coronavírus em curva ascendente por aí. Então, voltamos ao estoque doméstico aqui no Brasil: por enquanto, nossa reserva de "equipamentos básicos" em Led (lâmpadas, plafons, spots etc) teoricamente pode resistir aos 3 meses de "observação/PÁRA TUDO!" que a OMS (Organização Mundial de Saúde) impôs a China e consequentemente ao mundo para conter uma pandemia do coronavírus. Em termos de mercado, o clima geral agora é de pura observação...

ATUALIZAÇÃO EM 27/02/2020

Hoje 27 de Fevereiro de 2020, os números para o Coronavírus (COVID19) estão em mais de 81.722 casos oficialmente registrados, com 2.800 mortes em todo o mundo.

Neste cenário, as fábricas na China dificilmente retomarão com normalidade a sua produção nesse quadro de aumento no surto da doença, segundo publicação de Yining Chen, do LEDinside. Reabrindo no último dia 10 após o feriado do Ano Novo Lunar, nem todas as plantas fabris chinesas estão de fato funcionando, visto que mais de 80 cidades no país ainda permanecem 'bloqueadas' ou com 'gestão comunitária rigorosa' e, os trabalhos têm grande dificuldade em retornar.



Como a grave infecção ainda não foi controlada, reabrir um grande número de fábricas agora pode significar levar a uma maior disseminação do vírus entre as pessoas. Comparado a outros setores fabris, a produção atrasada de Led pode não trazer grandes impactos ao setor de iluminação de ambientes (engenheiros, arquitetos, light designers), uma vez que o nível de estoque de chips para a sua montagem ainda permanece alto e, muitas marcas do setor continuam sofrendo por causa do declínio nos seus negócios, ocorrido em 2019. Porém, com muitas cidades chinesas fechadas por tempo indeterminado, a entrega e logística dos produtos de iluminação em Led que ainda contam com estoques, podem ser drasticamente afetadas e causar futuro desabastecimento no mercado. Continuaremos monitorando esta situação.

COMO PREVINO O CONTÁGIO DO CORONAVÍRUS? 

Já foram confirmados até agora pacientes infectados com coronavírus nos Estados Unidos, Canadá, Alemanha, França, Espanha, Itália, Reino Unido, Austrália, Camboja, Coreia do Sul, Filipinas, Índia, Japão, Malásia, Nepal, Singapura, Sri Lanka, Taiwan, Tailândia, Vietnã, Finlândia, Rússia, Suécia e Emirados Árabes Unidos. Fora da China há registro de apenas uma morte nas Filipinas. Veja a atual situação da doença no mundo:



Vírus anteriormente desconhecido, o coronavírus causou ansiedade global devido à sua semelhança com o SARS, que matou centenas de pessoas na China e Hong Kong entre 2002 e 2003. Já há mais de 10 mil casos registrados, os mortos passam de 300 e a doença chegou a duas dezenas de países. O governo da China deu um passo extremo ao fechar todos os transportes públicos em Wuhan, cidade que vive cerca de 11 milhões de pessoas.



Os desafios da quarentena durante a migração no Ano Novo Chinês são surpreendentes, embora o país esteja mais bem equipado do que a maioria dos lugares para executar medidas drásticas de saúde pública, demonstrando sua determinação a mais de 50 milhões de cidadãos. Na semana passada, a Organização Mundial de Saúde convocou um comitê especial para decidir se declararia a doença como uma 'emergência de saúde global'. Por fim, após dois dias de deliberação, o grupo oficializou o anúncio. Então, conheça um pouco mais do coronavírus e seu combate:





A ILUMINAÇÃO EM LED AJUDA NO COMBATE A VÍRUS?



Sim. O Led além de ser mais eficiente energeticamente que outros tipos antigos de lâmpadas e luminárias, também possui maior poder na iluminação de um modo geral. Por isso, usar produtos de iluminação em Led de confiança e estrategicamente posicionados em alguns locais de sua casa ou empresa, pode fazer uma enorme diferença no auxílio ao combate de vírus e epidemias.

Como?

Os Leds UVs podem ajudar a diminuir o coronavírus. Se por um lado a luz UV é condenada por acelerar células cancerígenas em nossa pele - principalmente na praia ou em exposição frequente ao sol forte - ela por outro lado tem sido amplamente utilizada para desinfecção em uma enorme gama de equipamentos médicos e não médicos disponíveis no mercado. No atual cenário em que o mundo inteiro está lutando contra o surto de coronavírus, os Leds com luz UV podem ser uma solução prática para matar o vírus e prevenir infecções. A luz Led UV é germicida porque, com seu comprimento de onda curto, inativa microorganismos, destruindo seus ácidos nucleicos e interrompendo seu DNA. Além disso, o oxigênio também ajuda, absorvendo a energia da luz Led UV para formar o ozônio, também muito eficaz na desinfecção. De acordo com o entendimento atual, a luz Led UV com um comprimento de onda de 200-280nm é mais germicida.



A luz de mercúrio serviu durante décadas como fonte de luz UV, com um comprimento de onda de irradiação de 253,7 nm. Agora, com o desenvolvimento sempre aprimorado da tecnologia Led, o diodo ajustável pode fornecer uma luz Led UV com comprimentos de onda mais específicos. Espera-se que as aplicações baseadas em Led UV com maior potência e comprimentos de onda ajustáveis ​​sejam os principais produtos de desinfecção de última geração para uso médico. O efeito de uma irradiação germicida UV depende da temperatura e umidade do ambiente. O tempo sugerido para a exposição à luz Led UV é de pelo menos 30 minutos, mas pode levar mais tempo para obter o mesmo efeito se estiver abaixo de 20 graus ou acima de 40 graus Celsius ou também, se a umidade relativa do local exceder os 60%.

O novo coronavírus é um tipo de vírus do mesmo que o vírus SARS e MERS. Esses tipos de vírus são sensíveis à radiação térmica e à luz UV, podendo ser diminuídos quando expostos à uma irradiação UV superior a 90 μW / cm2. Assim segundo estudos, a luz Led UV seria sim capaz de destruir o novo coronavírus. Equipamentos neste sentido já começam a surgir na China através por exemplo da gigante Xiaomi, que lançou em sua plataforma de financiamento coletivo no final de Fevereiro um suporte para monitores de computador com uma lâmpada Led UV, que ajuda no combate ao coronavírus. O novo Xiaomi Youpin, também chamado de 'mesa de desinfecção' Lego S6 Pro, consiste em um rack de mesa com desinfecção feita por raios UV vindos de uma lâmpada de esterilização UV-C, embutida na parte inferior do equipamento. A esterilização dura cerca de 10 minutos e utiliza raios ultravioleta com alta eficiência de esterilização, desinfecção e forte capacidade de interferir na replicação do RNA viral do coronavírus, inativando suas proteínas e matando também todas as bactérias e micro-organismos próximos.



Quando um usuário perceber que precisa de uma desinfecção, é só colocar os itens desejados no vão coberto por lâmpada UV localizado logo abaixo da mesa de desinfecção e, em seguida, pressionar o botão: a lâmpada UV desligará automaticamente após os seus 10 minutos de atuação. O produto conta ainda com um assistente inteligente, integrado a uma tela touch de 4,5 polegadas para fornecer, além dos habituais serviços de escritório, assistentes de voz de IA, comunicação e colaboração, também informações e orientações rápidas sobre saúde, como corrigir a sua postura incorreta quando curvado sobre a corcunda, reduzindo a carga na coluna cervical. Conta ainda com uma grande gaveta oculta para armazenamento de material de escritório, porta para carregamento USB e suporte a caixa de armazenamento lateral, removível. Disponível por enquanto apenas na China por 999 yuan (R$ 622,00 em conversão direta sem impostos).

Outra opção - desta vez sem ser de Led - é uma Lâmpada Esterilizadora da Xiaomi que promete acabar com os vírus. Lançada em sua plataforma de financiamento coletivo, ela está alcançando grande sucesso junto ao público. A lâmpada incorpora dois tubos UVC fluorescentes (da marca Philips) com propriedades germicidas que, ao se aquecerem, geram luz ultravioleta com radiação de ondas curtas para danificar o DNA de bactérias, vírus e protozoários, impedindo sua reprodução.



Com vida útil de 9.000 horas, funciona por 12 horas seguidas, podendo desinfectar qualquer área em até 30 metros quadrados, matando 99,9% dos vírus mais comuns no ambiente. A lâmpada ainda responde a comandos de voz ou a outros dispositivos inteligentes compatíveis com a interface Mijia, da Xiaomi. Um aplicativo dedicado mostra se a casa está livre de possíveis ameaças de contágio - no smartphone, pode-se também configurar a ativação da lâmpada, dentre outros controles. O preço é de 19 euros (já convertidos).

Usando o led que você tem aí mesmo, em sua casa ou empresa 

Nenhuma pesquisa robusta mostrou no momento o efeito destas luzes em Led UV ou fluorescentes nos vírus ligados às gotículas espalhadas pelo ar. Então, para realmente evitar de maneira imediata a infecção por coronavírus, fazer uso frequentemente de água com sabão e em seguida, passar álcool gel para higienizar as mãos e antebraços depois de vir da rua, ainda é a melhor maneira evitar a propagação do vírus. Além disso, usando uma luz em Led na temperatura de cor 6000K (branca fria) em certos equipamentos de iluminação você consegue por exemplo:
-Enxergar melhor para LIMPAR adequadamente cozinhas e banheiros
-HIGIENIZAR com precisão sua louça e utensílios usados para remédios
-LAVAR com maior segurança os alimentos crús antes do preparo
-PERCEBER precisamente se uma sonolência repentina é um sintoma de doença (todo Led 6000K deve naturalmente 'despertar' as pessoas)
-BANHAR bebês e convalescentes, ficando estes bem protegidos de uma luz utra-violeta (o Led não emite raios UVs)
-Deixar ambientes mais 'frescos' - a luz em Led NÃO ESQUENTA como as convencionais
-DISPERSAR mosquitos e pernilongos transmissores de doenças, que adoram um canto escuro para procriar no outono, hibernar no inverno e eclodir a cria no verão

Usando a luz em Led na temperatura de cor 3000K (branca quente), os benefícios são os seguintes:
-Maior RELAXAMENTO para pessoas em tratamento poderem descansar 
-Aumento na produção do hormônio MELATONINA, que combate a insônia
-Auxílio VISUAL correto ao observar a pele para detectar possíveis manchas (a luz em Led 3000K não descaracteriza o tom original de nossa cútis como a luz em Led 6000K, que cria uma 'nata branca' na pele)



A Codlux® compromete-se aqui a esclarecer a você, consumidor de equipamentos para iluminação artificial com tecnologia Led, todas as dúvidas quanto ao uso e aplicações dos produtos comercializados relacionados a sua saúde e bem-estar. Acesse o marcador especial do Blog:

SAÚDE CODLUX®

Se preferir, veja os principais links mais detalhadamente em codlux.com/dicas


Robson Giro especial para a Codlux® - Luz em Led


Fontes: Aydinlatma.org,
The New York Times, CNBC, G1 (arte), Olhar Digital, O Globo, LEDinside, Canaltech, Gizmochina, Furniture Lighting & Decor, Veja, TargetHD 


Codlux® - Luz em Led

Luz é Função. Estamos empenhados nisso.


LEIA TAMBÉM
As Vantagens da Luz em Led Para a Sua Saúde

A aplicação de equipamentos Led no trato de nosso corpo e bem estar



Comentários

AS MAIS LIDAS

Como evitar ERROS GROTESCOS na instalação?

Olá!
Hoje voltaremos a falar sobre Erros de Projetos. Agora mais precisamente, no tocante a instalação de alguns equipamentos especificados, principalmente aqueles que necessitarem de uma Adequação e Desenvolvimento por parte do profissional em luminotécnica quando da correta escolha dos produtos de iluminação artificial com tecnologia Led para o seu projeto !

Via de regra, grande parte das adaptações criadas pelo Light Designer responsável no projeto encomendado vão de encontro a um desejo pessoal do seu cliente. Isto consequentemente acarretará, por exemplo, em equipamentos que não harmonizarão com o desenho original da peça disponível no mercado: formas, cores, potência da luz, meios de fixação/instalação etc, tudo pode ter que ser mudado naquele equipamento "X" devido a uma escolha pessoal do proprietário do imóvel, tendo contudo que manter-se não só a qualidade na iluminação local como também, a garantia do produto. E é aí que a coisa pode começar a pegar: instaladore…

Ring Light Codlux® - Poderosa, Exclusiva e Edição Limitada!

Olá! Beauty Light, Makeup artist, MakeUp, Maquiagem, Youtuber, Cabeleireiros...
Estas são as hashtags que mais bombam na internet atualmente.
E isso é resultado do sucesso absoluto alcançado pelos chamados Influenciadores.
São eles agora que ditam as regras não só do que você vai usar mas, principalmente, como usar! Tutoriais e mais tutoriais se espalham de graça pela rede para quem quiser atualizar-se rápido com as últimas tendências. Porque o tempo voa. E você não quer esperar.

Foi pensando nisso que o expertise da Codlux® em Adequação e Desenvolvimento encontrou a solução ideal e, principalmente, mais econômica para a falta de uma Ring Light verdadeiramente de qualidade e com preço imbatível no mercado:

Apresentamos a poderosa RING LIGHT CODLUX®



Uma solução em Led profissional para um equipamento surpreendentemente eficaz!

O alcance potente e difuso da luz emitida pela Ring Light Codlux® deixa suas makes e videos com o efeito ideal, fazendo com que a sua ideia ganhe Vida e Brilho …

Carnaval 2019 em Pinheiros

Olá!

Abram alas para a Alegria!
O Carnaval 2019 já pede passagem hoje aqui em Pinheiros e em toda a cidade de São Paulo!



São dezenas de Blocos de Rua que irão esquentar o pré-carnaval para a Grande Folia de Fevereiro.
No destaque, teremos o famoso evento "Minha Luz é de Led", festa criada no Rio e que vem a São Paulo pela primeira vez para agitar o nosso Carnaval de uma maneira única.



A ideia mistura boa música com um espetáculo visual de luzes, iluminando a noite da metrópole e animando os foliões com muito pop e funk. Também é uma ótima opção para quem capricha no visual carnavalesco! O encontro acontecerá no pós-Carnaval de sábado, dia 9 de março, a partir das 19h, na Praça Dom José Gaspar.

Então não esqueça:
-Prepare Corpo e Mente
-Não deixe de comer
-Use roupa leve
-Beba muita água
- E RESPEITE os colegas ao lado!



Dito isso, simbóra cair na Alegria!

Abaixo, você confere toda a programação carnavalesca para o nosso querido bairro de Pinheiros e, no final do post, uma d…

CES 2020

Olá! A Consumer Electronics Show está chegando! Ela ocorrerá agora, de 7 a 10 de Janeiro de 2020 em Las Vegas, Nevada (EUA).


A CES® é o maior e mais influente evento tecnológico do mundo - verdadeiro campo de provas para tecnologias inovadoras e players globais, onde as maiores marcas negociam e conhecem novos parceiros. A Feira atrai os maiores líderes empresariais e pensadores pioneiros do mundo nas tendências tecnológicas disruptivas, que estão mudando o consumo de conteúdo, entretenimento e comportamento nas pessoas. Como o maior e mais influente evento tecnológico do planeta, a CES® 2020 representa todo o escopo do mercado global de tecnologia:

- IA
-IoT
-5G
-Casa Inteligente
-Cidades Inteligentes
-Saúde Digital
-Tecnologia de Veículos
-AR / VR
-Robótica e outros.

Com participação de 61% de todas as marcas globais da Fortune, a CES 2020 quer migrar as indústrias para além do seu espaço tecnológico tradicional, reforçando a ideia de que todas as empresas são agora "uma só emp…

Trilho Suspenso: Solução simples e sofisticada

Olá!



#AdequaçãoEdesenvolvimentoqual empresa em iluminação oferece isto a todos os seus clientes de maneira incondicional?
Seja em sua casa ou empresa, a Codlux® vai aonde nenhuma outra pode (ou não quer) ir: solução para aquilo que está em sua mente, adaptada as disponibilidades atuais do mercado e sem custos exorbitantes - você simplesmente não tem que pagar a mais por isto.Nosso Atendimento e Pós-venda estão fazendo a diferença para centenas de clientes atendidos, como o do caso deste video, que queria também em seu projeto um simples trilho eletrificado, pousado longe do teto, acima de sua mesa de jantar no terraço mas com sofisticação, sem cabos ou fios aparentes.



O expertise dos profissionais da Codlux® no mercado da iluminação foram fundo: do design a fabricação do produto, passando pelo conhecimento certo dos insumos para encontrar a finalização perfeita, de bom gosto e com muita resistência.

Esta é a Codlux®. Luminotécnica e design acessível a você!


Veja agora a preparação d…

Força Brumadinho!

A Codlux® demonstra todo o seu pesar e sentimento as famílias vitimadas pelo trágico acontecimento em #Brumadinho. Esperamos nas atitudes das autoridades competentes a devida criminalização dos responsáveis, suporte e indenização a população afetada e, acima de tudo em Deus, o conforto a imensa tristeza pela perda de seus entes queridos.

Erros de Projeto: precisamos conversar sobre isso.

Olá!

A coisa não está fácil pra ninguém.
Economizar hoje, agora, deixou de ser apenas opção para tornar-se uma realidade inadiável quando se tratar executar nossos Projetos de Vida. No caso da Iluminação de ambientes, podemos agora mesmo estar gastando muito, mas muito mais dinheiro do que imaginamos quando pensamos somente em economizar. Como?

A Codlux® preparou este post especial sobre o assunto aqui no Blog para ajudar você a ficar alerta a alguns erros básicos que podem ser cometidos em um Projeto Luminotécnico. Juntamos em uma compilação, as melhores citações ao tema já postadas no Blog, com as dicas de nossos profissionais Andre Caixeta e Marcos Britto. Aproveite a leitura e um bom planejamento de projeto para você, juntamente é claro, com o expertise para desenvolvimento de projetos da Codlux®.

Foi no dia 17 de Abril de 2017 que criamos o Blog da Codlux®. De lá pra cá, já foram publicadas mais de 100 postagens com dicas, notícias e informações sobre cidadania e sustentabilid…

Natal Codlux® 2019 - Dicas para as suas Festas!

Ola! Estamos a pouco mais de um mês do Natal. Você já está se preparando para as Festas?

A Codlux® criou este post especial pensando em auxiliar você na organização e cuidados para deixar a sua casa e empresa mais bonitas e seguras neste fim de ano. Principalmente quando você for fazer uso da iluminação em Led.

O LED MAIS QUE PRESENTE NO NATAL

Como sabemos, as lâmpadas incandescentes foram eliminadas de nosso cotidiano nos últimos anos devido a sua ineficiência energética. Elas usavam seis vezes mais quantidade de watts (consumo) que os atuais Leds e duravam 197.000 horas a menos que eles!



À medida que as luzes incandescentes desapareciam, iam sendo substituídas pelos Leds. Os equipamentos em Led economizam dinheiro em custos de energia e, com eles, você agora não precisa mais se preocupar com o superaquecimento rápido como era na época das lâmpadas decorativas antigas. Mas, até as luzes em Led - que são plásticas, simples e mais eficientes - têm certas restrições. Então, entender o …

Lâmpada Led com INMETRO vale a partir de hoje para todos!

Hoje é dia 17 de janeiro de 2018.

Uma data importante para o mercado da iluminação e principalmente para você consumidor: a partir de hoje, lâmpadas em led não poderão mais ser comercializadas para o consumidor final sem o selo e respectiva certificação do INMETRO, segundo sua portaria de nº144/2015. Esta medida vem sendo anunciada desde 2015 e implementada ao londo de 2016 e 2017 para aí sim, ser finalizada neste ano de 2018.

Visando maior segurança e confiabilidade do produto para o consumidor/usuário final, seguiu-se um cronograma rígido para o fim da comercialização de lâmpadas led sem o selo do INMETRO e as seguintes datas limites tiveram que ser seguidas:

- 17 de fevereiro de 2016 - prazo máximo para colocar as mercadorias no porto de origem rumo ao Brasil

- 17 de outubro de 2016 - prazo máximo para o fabricante/importador vender para o lojista

- 17 de setembro de 2017 - prazo máximo para o grande lojista/atacadista vender para o pequeno lojista/consumidor final

- 17 de janeir…

A Força do Led na Terra! E na sua Casa...

Olá! Vamos falar um pouco do poder de iluminação que a tecnologia Led proporciona em nossas vidas? Antes porém, voltemos no tempo para recordar alguns fatos interessantes a respeito:


Fontana Di Trevi, Roma. Fevereiro de 2017 
Esta fonte é um dos charmes de Roma para quem caminha entre as ruas da capital italiana. A iluminação dourada que vem de seus tradicionais Lampiões dá o tom nostálgico e glamoroso. Mas isto logo irá mudar! A cidade trocará este sistema antigo por lâmpadas de LED. O objetivo é economizar na conta de luz em milhões de euros, segundos as autoridades. Há quem diga que a nova iluminação é muito clara e desconfortável: o arquiteto renomado Paoplo Portoghesi, da Universidade La Sapienza, chamou a decisão de "um insulto à sensibilidade e inteligência" dos romanos, por intervir num aspecto sensível da cidade.
- É um grande erro - disse, ao 'Telegraph', Salvatore Nicastro, garçom de um café no centro histórico de Roma. A visão de "La Dolce Vita" …