Pular para o conteúdo principal

Codlux® Explica de Inverno: saiba o que é o SAD (Transtorno Afetivo Sazonal)

O Transtorno Afetivo Sazonal (SAD) 
Quando escurece e o humor se apaga.

O inverno está chegando. 

Para alguns, isso é uma boa notícia. O inverno traz dias de muito frio e a temporada de férias, com dias longos e noites mais longas ainda. 
A Codlux® antecipou a celebração da chegada da estação com um post especial falando sobre o Led, o frio e sua relação de funcionamento (clique na imagem abaixo para acessar).


Muitos de nós já ouvimos falar do "azul de inverno", ou SAD, um tipo leve de "depressão" que ocorre no inverno e em regiões e de clima muito frio.
Mas o que você pode não saber é que esta pode ser uma condição médica mais real do que você imagina.
O nome oficial é "Transtorno Afetivo Sazonal" (SAD, ou Seasonal Affective Disorder, em inglês) e afeta milhares de pessoas todos os invernos (cerca de cinco por cento da população) a cada ano. Essa condição (uma espécie de resquício da hibernação humana que nossos ancestrais praticavam milhões de anos atrás) começa a se estabelecer à medida que os dias vão ficando mais curtos e mais escuros.

Muitos profissionais colocam uma grande culpa do SAD na falta da luz do dia. Isso é obviamente mais comum nos meses de inverno, quando as pessoas passam mais tempo dentro de casa. Os dias de inverno são cinzentos e tristes e as noites de inverno são longas. Muitas pessoas acordam no escuro, trabalham o dia todo fechadas em suas salas e vão para casa no escuro, vendo muito raramente a luz do sol - a falta de luz solar não compromete só a sua saúde (como a conhecida falta de vitamina D) ou o seu bronzeado, mas pode arruinar principalmente o seu humor.


A explicação está em nossos olhos: em sua retina estão os receptores, que não são responsáveis pela visão real, mas fornecem uma maneira diferente de se comunicar com o cérebro. Quando eles lhes enviam certos sinais, fazem com que o cérebro liberte a serotonina, "hormônio da felicidade" - uma razão pela qual você se sente tão bem no sol do verão.
No inverno mal iluminado, por outro lado, a melatonina do "hormônio do sono" é que é a mais produzida, fazendo com que as pessoas se sintam cansadas e exaustas.


Quando muito dentro de casa, a responsabilidade pelos sintomas da SAD também pode ser colocada em uma iluminação fraca, que aumenta os hormônios nocivos em nosso corpo, afetando o sono. Com níveis muito mais altos de melatonina, dormimos menos, causando sinais de depressão.

O que ajuda?

Muito exercício ao ar livre, recomendam os médicos.
E qualquer pessoa que não tenha tempo, oportunidade e mesmo dificuldades para fazê-lo, pode obter a ajuda realmente considerável da luz artificial, com as chamadas "lâmpadas de luz do dia" e assim, aumentarem o seu bem-estar.
Os médicos também são conhecidos por receitar "caixas de luz" em alguns casos para oferecer artificialmente aos pacientes os benefícios da luz do dia.
Juntar a terapia da luz a exercícios físicos, saindo de casa o máximo possível durante o dia está na lista de dicas para combater este problema de inverno.

Segundo o Dr. Andreas Wojtysiak - cronobiologista na Osram,

"Essas lâmpadas simulam o espectro de luz da luz do dia e contêm mais luz do espectro luz azul para a verde. Na iluminação convencional, especialmente em casa, muitas vezes a luz "quente" é preferida e nela, os comprimentos de onda curtos da faixa azul-ciano não são tão fortemente representados como na luz natural do dia. Embora isso seja confortável, afeta o corpo, mas não é particularmente danoso. As lâmpadas de luz natural realmente oferecem benefícios médicos, afinal de contas , o ritmo biológico dos seres humanos é significativamente influenciado pela luz durante o dia. A luz certa nos torna mais eficientes durante o dia, sem atrapalhar o nosso sono. Pelo contrário, quem recebe luz correta o suficiente e boa durante o dia é mais apto para as atividades diárias e geralmente consegue dormir melhor à noite. A luz artificial quente prepara-nos bem para uma boa noite de sono. Mas se você passa muito tempo no interior de casa durante o dia com esta luz amarela, deve considerar a luz natural de alta qualidade, mais fria, que também ajuda a ativar mais rapidamente o corpo de quem estiver sempre muito cansado pela manhã e tiver problemas para se levantar e mesmo executar suas atividades dentro de casa", explica.

Para o Dr. Wojtysiak, o que distingue as lâmpadas de luz do dia das lâmpadas convencionais é que "a partir de certos comprimentos de onda, a luz natural pode ser replicada muito bem. Isto é especialmente possível com boas lâmpadas LED.
A dinâmica (diferenças na emissão) da luz do dia porém é muito maior: não só o brilho do alvorecer e do crepúsculo variam contínua e fluentemente mas também até mesmo uma "pesada" nuvem pode, de repente, "escurecer" esta luz do dia a qualquer momento e, uma dinâmica assim tão grande, obviamente não é desejada na iluminação de uma casa", conclui.

Hoje estamos olhando mais atentamente para as lâmpadas de LED que curam a "Depressão de Inverno". E a temperatura da cor é crucial.


Lâmpadas e luminárias são classificadas de acordo com a sua temperatura de cor correta, que é classificada em Kelvin e fornece uma medida da impressão colorida da fonte de luz. Por exemplo, as lâmpadas de luz natural têm uma temperatura de cor de 5300 a 6500 Kelvin. Em termos simples, quanto menos Kelvin, mais "quente" será o tom, a cor da luz. A cor da luz quente - que percebemos como "confortável" - é entre 2000 a 3300 Kelvin. Lâmpadas comerciais têm uma temperatura de cor branca quente de cerca de 2700 Kelvin. A cor da luz neutra - por exemplo, na iluminação de escritórios - é de cerca de 3300 a cerca de 5300 Kelvin. As lâmpadas de luz natural - usadas, por exemplo, em fábricas e lojas - são 5300 Kelvin (ou ainda mais altas).
Essa luz é bem recomendada para terapia.
Mas, na dificuldade em achá-la, pode-se usar as de temperatura 6.000 kelvin.

Se você deseja obter mais energia de luz, pode recorrer aos chamados painéis de luz do dia. Estes dispositivos irradiam com um brilho de até 10.000 lux (para comparação: uma luz de escritório fornece cerca de 500 lux.) e ajudam a distribuir melhor os "raios azuis de manhã".
O "National Treatment Guide Depression" recomenda-os mesmo para terapia.

Outras alternativas podem ajudá-lo a combater o SAD - também chamados de "azuis do inverno". Então, considere também:

COZINHA 

-O inverno é uma época popular para cozinhar e assar na cozinha. Se isso é uma verdade em sua casa, então é uma ótima oportunidade para substituir as lâmpadas antigas por LEDs branco frio (6.000 Kelves). A melhor maneira de combater a irritante falta de energia e o desejo de se aconchegar com carboidratos é simplesmente obter mais luz natural.
-Coma bem - é imperativo que você mantenha uma dieta saudável e equilibrada e não ceda ao desejo por comida "pesada" ou industrializada quando o clima está muito frio. Fique em movimento - exercícios e atividades ativas podem ajudar a combater os sinais de depressão. Um bônus adicional é que isso faz com que você fique do lado de fora de casa e exposto a mais luz solar.

LUMINÁRIAS  
Ficar em frente a um abajur, uma luminária de leitura ou uma ring light de luz branca fria por cerca de 30 minutos enquanto você faz sua rotina normal (aplicar maquiagem, tomar café da manhã, ler o jornal etc.) pode ajudar a aliviar seus sintomas sazonais de depressão. O truque é obter essa exposição extra de luz logo no início do dia para fazer o seu corpo pensar que ainda está em seu ciclo de primavera e verão, baixando os sintomas da depressão e ajudando-o a voltar ao seu estado original. As melhores lâmpadas para combater a SAD são as lâmpadas de espectro de luz do dia, por isso, não se contente com menos.

VENTILADOR DE TETO 
Outra coisa que causa um blue de inverno é a queima constante de lâmpadas, e a vibração excessiva do seu aparelho de ventilação com iluminação embutida instalado no teto é um bom exemplo disso. Quando uma pá do ventilador se desequilibra, o ventilador começa a tremer. Essa vibração o agita e, com o passar do tempo, danifica os componentes da lâmpada (normalmente uma tipo bulbo ou milho), levando sua vida útil a diminuir consideravelmente. O mesmo problema é comum com lâmpadas em abridores de portas de garagem. Você pode tentar uma lâmpada de serviço em Led para corrigir este problema pois suportam um pouco melhor estas vibrações que as incandescentes e fluorescentes.

SOQUETES 
A pequena aba de metal na parte inferior de um soquete de lâmpada é a conexão "quente" que fornece corrente elétrica para a lâmpada. São conhecidos como E27, E14 etc, dependendo o tipo de lâmpada. Se o soquete for empurrado demais para baixo, ele pode falhar ao tentar fazer o contato com a lâmpada. Para remediar esta situação, destarrache a lâmpada, desligue a energia e então use uma madeira de palito de picolé para dobrar a guia até cerca de 1/8 de polegada. Caso não surta efeito, troque o soquete por um de melhor conexão.

JARDIM

Depois de um verão com intensos jogos de bola no gramado, é chegada a hora perfeita para inspecionar a iluminação do seu jardim. Você pode verificar se os equipamentos nele instalados ainda estão posicionados corretamente, substituir as lâmpadas defeituosas e assegurar-se que todos os temporizadores estão configurados corretamente.

LIMPEZA

Dê uma boa limpeza na iluminação. Luminárias limpas projetam melhor a luz e operam com mais eficiência. Antes de limpar, desligue a energia da unidade. Insetos - antes de trabalhar em um equipamento, certifique-se de que nenhuma vespa construiu nela sua casa. Se for o caso, chame um profissional para a remoção adequada. Use limpador de vidros para limpar todos os globos decorativos. Puxe as teias de aranha ou sujeira da lâmpada e use um pano macio e úmido para limpar o acabamento ao redor.

SUBSTITUIÇÃO 
Cheque todos os equipamentos de iluminção para se certificar de que as suas lâmpadas ainda estão funcionando. Se não, agora é o momento certo para mudar para lâmpadas de LED, que duram um tempo extremamente longo, fazendo substituições futuras de lâmpadas a cada 10 anos em média. Não se preocupe com as temperaturas de inverno: os LEDs realmente funcionam melhor no frio!




A terapia da luz também pode ajudar aqueles que trabalham em turnos ou experimentam o jet lag (descompensação ou disritmia circadiana, alteração do ritmo biológico do corpo). Produtos de terapia de luz incluem lâmpadas de mesa, lâmpadas de assoalho, caixas de luz, simuladores de amanhecer, lâmpadas especiais e até mesmo viseiras iluminadas. A ideia por trás da terapia da luz - também conhecida como fototerapia ou terapia de luz brilhante - é bastante simples: a exposição a luzes internas especiais que emitam luz de espectro total simulando a luz do sol, ativa certas substâncias químicas em seu cérebro que, segundo os pesquisadores, desempenham um papel fundamental na regulação do humor. A luz também ajuda a ajustar os ritmos circadianos (ou senso de 24 horas) do corpo.

Em uma entrevista com Alfred Lewy, MD, PhD e professor emérito de psiquiatria na Oregon Health & Science University (OHSU), ele explica que embora a luz solar natural seja geralmente melhor para manter o "blues" da SAD sob controle, durante os dias mais curtos do solstício de inverno, você pode precisar aumentar a luz necessária com a ajuda da tecnologia. 
Ele diz que para a maioria das pessoas, a manhã é o momento mais importante para obter a exposição à essa luz. 
Como o interesse no campo da terapia da luz cresce a cada dia, o mesmo acontece com o número de produtos disponíveis.


Por saber-se que a maioria das luzes de Led não exigem aprovação ou regulamentação pela Food and Drug Administration (FDA), é importante entender bem as opções disponíveis antes de fazer por aí uma compra inadvertidamente.
Muitas luzes emitem luz branca, às vezes com um brilho azulado amarelo ou frio mais quente. Alguns oftalmologistas avisam que muita luz azul pode causar danos na retina. Embora nenhuma pesquisa tenha confirmado com precisão essa alegação, é recomendado evitar expor prolongada e diretamente a sua visão a quaisquer produtos que emitam luz azul altamente concentrada.


Conclusão.

Nós não estamos aqui "professando" que a iluminação LED irá tratar todos os sintomas do SAD, mas é positivo ver que ela pode ajudar e muito as pessoas de forma muito eficaz: mudar para o LED contribui em animá-las mais neste inverno e também diminui suas contas de luz, além de reduzir suas emissões de carbono no planeta, tornando-o mais sustentável. 

Então você estará indo muito bem em todos os aspectos se tentar seguir por este caminho. Consulte sempre para isso a orientação profissional de um especialista em Led e Luminotécnica.


Compilação by Robson Giro - especial para a Codlux® Luz em Led.

Fontes: Lane Tech Sales, Led Hut, High Lights Electrical, kichler, Notre-Planete, smart-wohnen.de

Comentários

AS MAIS LIDAS

Ring Light Codlux® - Poderosa, Exclusiva e Edição Limitada!

Beauty Light, Makeup artist, MakeUp, Maquiagem, Youtuber, Cabeleireiros...
Estas são as hashtags que mais bombam na internet atualmente.
E isso é resultado do sucesso absoluto alcançado pelos chamados Influenciadores.
São eles agora que ditam as regras não só do que você vai usar mas, principalmente, como usar! Tutorials e mais tutorials se espalham de graça pela rede para quem quiser atualizar-se rápido com as últimas tendências. Porque o tempo voa. E você não quer esperar.

Foi pensando nisso que o expertise da Codlux® em Adequação e Desenvolvimento encontrou a solução ideal e, principalmente, mais econômica para a falta de uma Ring Light verdadeiramente de qualidade e com preço imbatível no mercado:

Apresentamos a poderosa RING LIGHT CODLUX®



Uma solução em Led profissional para um equipamento surpreendentemente eficaz!

O alcance potente e difuso da luz emitida pela Ring Light Codlux® deixa suas makes e videos com o efeito ideal, fazendo com que a sua ideia ganhe Vida e Brilho de ve…

Carnaval 2019 em Pinheiros

Olá!

Abram alas para a Alegria!
O Carnaval 2019 já pede passagem hoje aqui em Pinheiros e em toda a cidade de São Paulo!



São dezenas de Blocos de Rua que irão esquentar o pré-carnaval para a Grande Folia de Fevereiro.
No destaque, teremos o famoso evento "Minha Luz é de Led", festa criada no Rio e que vem a São Paulo pela primeira vez para agitar o nosso Carnaval de uma maneira única.



A ideia mistura boa música com um espetáculo visual de luzes, iluminando a noite da metrópole e animando os foliões com muito pop e funk. Também é uma ótima opção para quem capricha no visual carnavalesco! O encontro acontecerá no pós-Carnaval de sábado, dia 9 de março, a partir das 19h, na Praça Dom José Gaspar.

Então não esqueça:
-Prepare Corpo e Mente
-Não deixe de comer
-Use roupa leve
-Beba muita água
- E RESPEITE os colegas ao lado!



Dito isso, simbóra cair na Alegria!

Abaixo, você confere toda a programação carnavalesca para o nosso querido bairro de Pinheiros e, no final do post, uma d…

Força Brumadinho!

A Codlux® demonstra todo o seu pesar e sentimento as famílias vitimadas pelo trágico acontecimento em #Brumadinho. Esperamos nas atitudes das autoridades competentes a devida criminalização dos responsáveis, suporte e indenização a população afetada e, acima de tudo em Deus, o conforto a imensa tristeza pela perda de seus entes queridos.

Lâmpada Led com INMETRO vale a partir de hoje para todos!

Hoje é dia 17 de janeiro de 2018.

Uma data importante para o mercado da iluminação e principalmente para você consumidor: a partir de hoje, lâmpadas em led não poderão mais ser comercializadas para o consumidor final sem o selo e respectiva certificação do INMETRO, segundo sua portaria de nº144/2015. Esta medida vem sendo anunciada desde 2015 e implementada ao londo de 2016 e 2017 para aí sim, ser finalizada neste ano de 2018.

Visando maior segurança e confiabilidade do produto para o consumidor/usuário final, seguiu-se um cronograma rígido para o fim da comercialização de lâmpadas led sem o selo do INMETRO e as seguintes datas limites tiveram que ser seguidas:

- 17 de fevereiro de 2016 - prazo máximo para colocar as mercadorias no porto de origem rumo ao Brasil

- 17 de outubro de 2016 - prazo máximo para o fabricante/importador vender para o lojista

- 17 de setembro de 2017 - prazo máximo para o grande lojista/atacadista vender para o pequeno lojista/consumidor final

- 17 de janeir…

A Força do Led na Terra! E na sua Casa...

Fontana Di Trevi, Roma.
Fevereiro de 2017 
Esta fonte é um dos charmes de Roma para quem caminha entre as ruas da capital italiana.
A iluminação dourada que vem de seus tradicionais Lampiões dá o tom nostálgico e glamoroso.
Mas isto logo irá mudar!
A cidade trocará este sistema antigo por lâmpadas de LED.
O objetivo é economizar na conta de luz em milhões de euros, segundos as autoridades.
Há quem diga que a nova iluminação é muito clara e desconfortável: o arquiteto renomado Paoplo Portoghesi, da Universidade La Sapienza, chamou a decisão de "um insulto à sensibilidade e inteligência" dos romanos, por intervir num aspecto sensível da cidade.
- É um grande erro - disse, ao 'Telegraph', Salvatore Nicastro, garçom de um café no centro histórico de Roma. A visão de "La Dolce Vita" dos Anos 50 está comprometida, segundo ele.

2014.
Algo parecido ocorre em Porto Alegre com a nova Iluminação Led a ser instalada na Avenida Borges de Medeiros: os icônicos postes…

Erros de Projeto: precisamos conversar sobre isso.

Uma publicação compartilhada por Codlux - Luz em LED (@cod_lux) em Out 6, 2017 às 3:16 PDT
A coisa não está fácil pra ninguém.
Economizar hoje, agora, deixou de ser apenas opção para tornar-se uma realidade inadiável quando se tratar executar nossos Projetos de Vida.

No caso da Iluminação de ambientes, podemos agora mesmo estar gastando muito, mas muito mais dinheiro do que imaginamos quando pensamos somente em economizar.
Como?

A Codlux® preparou este post especial sobre o assunto aqui no Blog para ajudar você a ficar alerta a alguns erros básicos que podem ser cometidos em um Projeto Luminotécnico.

Juntamos em uma compilação as melhores citações ao tema postadas aqui no Blog, com as dicas de nossos profissionais Andre Caixeta e Marcos Britto.

Aproveite a leitura e um bom planejamento de projeto para você juntamente é claro, com o expertise no desenvolvimento de projetos da Codlux®.



Foi no dia 17 de Abril de 2017 que criamos o Blog Codlux®.
De lá pra cá, já foram publicadas mais de …

Água: pura, simples... e finita!

Hoje é dia 22 de março, importantíssima data em que se comemora o Dia Internacional da Água.

Todos nós sabemos como é importante cuidarmos da Água em nosso planeta e o quanto se faz necessário compartilharmos todo Alerta importante, por mais óbvios que possam parecer.
Achamos até que, por causa desta mesma obviedade, as pessoas deixam passar certos cuidados básicos com a Água, como evitar o seu desperdício, tomar cuidado com toda água contaminada, cobrar dos governos e das empresas atitudes mais responsáveis no trato dos recursos hídricos etc...

A Codlux® preparou este post especial sobre um assunto tão importante aqui no Blog para ajudar você a orientar-se melhor quanto ao urgente alerta global.
Abordaremos com números e dicas todos os aspectos do tema e atualizaremos a postagem regularmente.
Porque o nosso tempo está ficando cada vez mais curto para solucionarmos as futuras crises que já se alinham no horizonte de nossa civilização moderna.
Ajude a preservar este recurso tão vita…

Interfab Retail Design & Industry e Torre Forte Comunicação Visual

Interfab Retail Design & Industry e Torre Forte Comunicação Visual:
Usando nossos Insumos em PCBs Led para seus Clientes. Duas grandes empresas no ramo do Marketing Corporativo e Comunicação Visual escolheram a Codlux para fornecer componentes Led a seus produtos e serviços.






Nossa sinalização visual e a de outras empresas foram confeccionadas pela Torre Forte também usando estes PCBs.







Em nossos escritórios, usamos os PCBs pousados em perfilados e voltados para o teto com efeito de iluminação indireta. A reflexão de sua luz preenche muito bem os ambientes de forma difusa, eficiente e muito confortante.





PCB 10W em Led - equivalente a 40W de uma lâmpada fluorescente.



Os Módulos de 3 Leds também são muito procurados devido a seu baixíssimo consumo e fácil aplicação nas mais diversas finalidades.

Furto de LED

Antes de começarmos a falar sobre o assunto, preste bem atenção nestas notícias:


Pega ladrão de led!!!
23/05/2017



Um homem de 21 anos foi preso pela Polícia após ter furtado lâmpadas de led em dois estabelecimentos comerciais da cidade de Manhuaçu na madrugada de terça-feira dia 23/05 em uma loja do Centro da cidade. O autor foi identificado pelos policiais conduzido à delegacia, mas a lâmpada já havia sido vendida. Na madrugada seguinte ele agiu novamente mas, desta vez, policiais estavam de patrulha no bairro e viram que o indivíduo portava-se de forma suspeita ao perceber a presença da PM, sendo abordado e uma luminária de led encontrada com ele, que afirmou que havia retirado a lâmpada de um poste que fica em frente a um hotel. O autor foi preso novamente e conduzido à delegacia onde foi autuado.


Ciclovia em Curitiba tem iluminação Led roubada!
09/08/2017



Bandidos serraram os postes (!!!) para levarem as peças de um lote furtado (36 unidades até agora) avaliado em R$64,4 mil.
A solu…

A Codlux® precisa da Sua Opinião

Nós da Codlux - Luz em Led somos profissionais que prezamos pela Atenção Máxima dedicada aos Nossos Clientes.

Sabemos que suas dúvidas, por mais simples que sejam, tem por trás um anseio na certeza em estarem realmente tomando a decisão correta, o que nos Encoraja cada vez mais a Aprimorarmos nosso Aprendizado Diário para sanar todas as questões que possam envolver seus Projetos Luminotécnicos, com a Garantia que Profissionais com mais de 15 Anos no Mercado da Iluminação podem oferecer.

E o meio para isto tudo é o nosso Pós-Venda.

Ele continua aqui, também neste Canal.

Por Gentileza, deixe sua Dúvida, Crítica, Opinião, Sugestão ou Mensagem clicando na imagem acima.

Se preferir, envie um e-mail para o nosso SAC: sac@codlux.com

A Codlux - Luz em Led está sempre Acessível para você.