Pular para o conteúdo principal

LED: quando a desinformação vira Fake News!

Olá!

Você está no Blog da Codlux®.

É sempre um prazer recebê-lo por aqui para informar-lhe, sempre da maneira mais simples possível, todos os assuntos relevantes relacionados a Tecnologia LED para iluminação de ambientes.
Nós fazemos isto com enorme paixão, compromisso e responsabilidade nas fontes consultadas, aliados ao conhecimento e aprendizado diários no ramo de atividade que amamos atuar em nosso negócio: Projetos Luminotécnicos.

Temos o cuidado em realmente passar a nossos clientes e leitores, a tranquilidade necessária para quando fizerem uso da tecnologia LED em suas casas e empresas.

Não somos um blog que dá dicas de projetos de iluminação. E não o somos não porque não queremos e sim, porque seria quase a mesma coisa que se, por exemplo, quando seu automóvel quebrasse você corresse atrás de um site aleatoriamente para fazer todo e qualquer conserto por conta própria. Já imaginou o tempo seu perdido em aprendizagem e riscos certeiros pela pura falta de conhecimento e experiência quanto aos equipamentos corretos a serem trocados em seu veículo? Não, definitivamente isso não vale a pena... Por este motivo, brincamos que "LED não é banana" para sairmos por aí comprando e usando assim de qualquer jeito, sem projeto, sem conhecimento, sem compromisso e responsabilidade com o nosso investimento. E como dizem nossos avós, "Dinheiro não aceita desaforo".

Pois bem, por que chegamos até aqui nesta conversa?
Em 16 de maio deste ano (anteontem) nos chamou muito a atenção uma matéria da CNN replicada pelo site Hypescience - e que agora está correndo a internet rapidamente em sites confiáveis como o G1 (este, replicou a mesma matéria 2 meses seguidos!). Até o Archdaily Brasil (sim, pasmem!!) entrou também nesta onda furada dia 13 de Agosto com uma matéria muito "rasa" a respeito!

Diz a chamada da CNN:

"Luzes LED podem danificar os olhos e atrapalhar o sono".
...
Assim mesmo. De maneira alarmista e quase irresponsável!

Encurtando, a matéria informa que "um relatório da ANSES (Agência Francesa de Alimentos, Saúde e Segurança Ambiental e Ocupacional), acusa a iluminação LED de poder danificar a retina do olho e perturbar o ritmo biológico e sono". O texto fala em "novas evidências" sobre a exposição de curto prazo à luz azul de alta intensidade aumentar o risco de degeneração macular conforme a idade. 

Ele trata exclusivamente da iluminação que preenche nossos ambientes e não das realmente nocivas luzes LED emitidas pelas telas de smartphones, tablets, tvs, computadores e outros gadgets que (todos estes sim) ficam grudados em nossas caras, quase tocando nosso nariz e emitindo luz azul e brilho prejudiciais a nossa visão - principalmente a das crianças!  

Mas veja bem, curiosamente a própria ANSES também diferencia os tons da luz em LED em seu relatório para salvaguardar que, a temperatura de cor “branca quente” (3.000K) desta mesma tecnologia, tem menores riscos de prejuízo aos olhos tidos como fracos, pois para ela são "semelhantes à iluminação tradicional" (leia-se antigas lâmpadas incandescente e derivadas).

Todos estes fatos já foram tratados muito mais detalhadamente aqui no blog - e de maneira bem menos dramática!

O citado estudo também relata que "outras fontes de iluminação LED" como lanternas, faróis de automóveis e brinquedos que usem uma luz LED mais branca e mais “fria” são as mais prejudiciais (!). 

Gianluca Tosini, da Escola de Medicina Morehouse em Atlanta (EUA), disse que a luz pode realmente danificar os olhos, mas apenas se os comprimentos de onda estiverem abaixo de 455 nanômetros e a intensidade for bastante alta: “Existem fotorreceptores de luz azul na retina que se comunicam diretamente com o relógio circadiano do cérebro”, conta Tosini. “É verdade que a exposição à luz à noite afeta o sono e os ritmos circadianos, principalmente inibindo a síntese do hormônio melatonina, promotor do sono”. No entanto, ele também afirma que alguns estudos mostraram que a exposição à luz azul no meio do dia pode ter efeitos benéficos na medida em que aumenta o estado de alerta. "Acredito que mais estudos são necessários sobre este tema”, completa Tosini. 

Esta declaração vai de encontro aos vários posts aqui do Blog sobre o LED e o nosso ritmo circadiano - leia mais a respeito nas postagens dedicadas ao tema AQUI.

Também Janet Sparrow, professora de ciências oftálmicas da Universidade de Columbia (EUA), concorda com isso, afirmando que a luz azul ajuda os indivíduos a manter os ritmos diários que permitem o sono.
Por outro lado, a retina “acumula moléculas fluorescentes geralmente referidas como lipofuscina”, explica Sparrow. “Estes compostos tornam-se mais abundantes com a idade e são sensíveis à luz azul”.

E a matéria da CNN segue citando "evidências iniciais" da pesquisa que sugerem uma sensibilidade prejudicial à luz LED, que pode levar a respostas ópticas doentias a longo prazo. E "entrega" que a ANSES também tenta se redimir do seu alarme ridiculamente exagerado em relação ao LED "recomendando" uma exposição baixa a curto prazo da luz azul em crianças e adolescentes cujos olhos não a filtrem totalmente e possam ser particularmente sensíveis aos danos do LED 6.000K.

"Gente, isto é projeto luminotécnico!"


A agência só esqueceu de dizer que há décadas já é sabido que uma luz fluorescente antiga em salas de aula por exemplo, pisca (flica) tanto (e tão imperceptivelmente) que causa fortíssimas dores de cabeça em algumas crianças e adultos (além de iluminarem bem menos que o LED, dificultando a concentração nos estudos). A ANSES também aconselha que apenas dispositivos LED de "baixo risco" (?) estejam disponíveis para os consumidores e, que a luminosidade dos faróis em LED dos carros seja reduzida - recomendação esta que, coincidentemente, nos remete a uma das últimas postagens do Blog este mês tratando do Maio Amarelo, onde também citamos outra organização europeia que, do mesmo modo que a francesa, parece não ser muito simpática ao uso de LED nos automóveis (leia mais AQUI).
 
Bem, bem, bem, o que dizer de tudo isso?

Oh, nada muito além de afirmarmos que, a matéria da CNN soa vaga, dissonante, contraditória e também completamente desnecessária.
Estamos postando há 3 anos aqui no Blog da Codlux® a mesma mensagem sempre: LED tem que ter estudo, especificação de produto correto e acompanhamento fiel em seu pós venda, pois sua vida útil pode passar facilmente dos 10 anos.

Para você que não é leitor do Blog - e mesmo para que quem acompanha nossas postagens possa também reler - recomendamos o post abaixo que desmistifica o medo em fazermos uso diário e permanente da tecnologia LED na iluminação em nosso dia-a-dia (clique/toque no texto ou imagem abaixo):

Vantagens da Luz em LED Para a Sua Saúde



Esta postagem de 24 de Abril de 2017 já alertava que, corria na internet uma falsa notícia de que a luz em LED fazia mal para a saúde. Destacamos nela então a fala do dermatologista do Hospital Albert Einstein, Dr. Beni Grinblat, desmontando:

"Se estamos falando das lâmpadas que estamos colocando em casa, não tem problema nenhum. As Lâmpadas mais comuns, que são usadas em residências, são seguras... inclusive pessoas com manchas de pele que naturalmente sofrem mais danos quando expostas a luzes artificiais serão mais afetadas pelas lâmpadas convencionais que as de LED".


Existem vários comprimentos de onda de luz que não são visíveis a olho nu, mas que podem sim representar sérios perigos. Por exemplo, os raios ultravioleta (UV) e a luz infravermelha.

A luz azul porém, é muito menos perigosa que as demais. Além disso, as luzes LED emitem tanta luz azul quanto qualquer outra lâmpada emitindo na mesma proporção de comprimentos de onda, sejam mais curtos ou longos. A luz "cool", que é como a luz do dia, tem um tom azul. Na verdade, a luz solar é 10 vezes mais brilhante que a luz LED usual, o que significa que estamos muito mais expostos a luz azul estando ao ar livre.

Como já demonstramos aqui em várias outras publicações a respeito do efeito da luz em LED nos SERES VIVOS de um modo geral (bebês, crianças, jovens em idade escolar, adultos, idosos, animais e até plantas), sugerimos a você o marcador SAÚDE CODLUX (ou os seus destaques, acessando também codlux.com/dicas), contendo as principais postagens que derrubam por completo o tom alarmista (beirando fake news) da matéria da CNN - que tenta até sem muito sucesso (especialistas em iluminação por exemplo não se convencerão nunca dela) fazer uma saudação a outrora gastona e ineficiente antiga luz de iluminação pública (imagem 1 abaixo) em comparação a moderna e sustentável iluminação em LED (imagem 2 abaixo) nas ruas e estradas mundo afora.



Você continua com dúvidas em relação ao seu projeto de iluminação em LED?

Mais um enorme motivo para consultar um especialista em luminotécnica e luz em LED especificamente. Porque sempre continuarão espalhando por aí desinformação em sua cabeça. E o seu bolso precisa estar muito bem informado antes de abrir-se a qualquer proposta. Por aqui, garantiremos a você continuar o combate a toda e qualquer FAKE NEWS relacionada ao LED na iluminação de ambientes - como em nossa resposta ao site G1:

"A notícia é alarmista e desnecessária, beirando a Fake News! Informar-se corretamente sobre o uso adequado da iluminação de ambientes com a tecnologia LED é altamente recomendado, principalmente para aqueles que fazem uso dela sem aplicação dos devidos estudos luminotécnicos - obrigatoriamente exigidos para evitar-se erros e exageros que, aí sim (como tudo na vida aliás) podem prejudicar o ritmo circadiano do usuário. #ProcureSaber..."



Certos estão os nossos pais que não nos cansam de alertar: tudo o que é demais ou enjoa ou faz mal. E assim como muitas coisas na vida, com o LED também não é diferente. Pense nisto.

ATUALIZAÇÃO EM 31/08/22

Matéria publicada hoje no portal R7 destacou que "a luz emitida por telas de celulares e computadores pode acelerar nosso envelhecimento". Pesquisadores da Oregon State University fizeram um estudo publicado na revista científica Frontiers in Aging associando a exposição à chamada 'luz azul' a uma série de efeitos prejudiciais em ampla gama de células, incluindo os neurônios. 

Tudo certo até este parágrafo, não fosse um pequeno detalhe: o site declara que "todos os dispositivos usados no nosso dia a dia (smartphones, tablets, televisões, computadores) emitem a chamada luz azul, por meio da iluminação de LED." 

ERRADO! 

Cuidado com a discriminação da ILUMINAÇÃO LED: uma coisa não tem nada a ver com a outra! 

Luz LED emitida por gadgets e outros dispositivos é algo bem diferente da iluminação em LED aplicada nos ambientes com um projeto luminotécnico correto e qualificado. Iluminação LED não faz mal algum as pessoas quando especificada corretamente, tanto em sua temperatura de cor (Kelvin) como na potência (watts) e humanização (função da luz) dos equipamentos usados. 


Porque NINGUÉM fica com uma lâmpada ou luminária LED esfregada na cara 24 horas por dia como no caso vemos hoje no uso das TELAS! Aí caro leitor, não tem jeito mesmo, desarranja não só o nosso ritmo circadiano como também, incorre em outros prejuízos como os dessas novas observações na pesquisa americana. 

Robson Giro, especial* para a Codlux® - Luz em LED

*Postagem publicada originalmente em 18 de Maio de 2019. 
Fontes: Hypescience, CNN, Money Control, R7 

Codlux® - Luz em Led

Luz é Função. Estamos empenhados nisso.
LEIA TAMBÉM
As vantagens da luz em LED para a sua Saúde
A aplicação de equipamentos LED no trato de nosso corpo e bem estar 

Cérebro
O efeito do LED em nosso órgão

Varíola dos Macacos e o LED UV-C
Proteção eficaz?
Coronavírus
Informações importantes e os produtos LED que já existem para prevenção

LED UV-C
Tudo o que você precisa saber!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Chuva e Led combinam? Sim e não...

Olá! É época de chuvas fortes em boa parte do Brasil. Inclusive no nordeste este ano, as águas caíram em Alagoas por exemplo enchendo regiões inteiras e desabrigando milhares de famílias. Com todo o respeito as vítimas, é um momento também para lembrarmos da fragilidade do Led em relação a uma possível exposição constante a umidade e água. Basicamente, o uso da iluminação em Led deve primeiramente considerar o seu local de aplicação: se o equipamento será de interno ou externo. Resumindo de forma bem didática, todo equipamento Led que não tiver uma certificação de proteção "IP65 e/ou IP66", deve ser usado em áreas internas - protegido da umidade, vapores de água, respingos, chuvas, alagamentos e submersão. Estas são regras básicas que, obrigatoriamente, devem ser aplicadas as Lâmpadas para soquetes diversos, aos plafons para embutir em gesso ou laje, as fitas em Led etc. Para uso fora de ambientes fechados como um Refletor Led por exemplo, existe a devida norma técnica

Perfilados: o detalhe essencial no Design Industrial de ambientes

Olá! Hoje vamos continuar a linha de postagens para o design arquitetônico industrial no interior de ambientes residenciais e corporativos. E o destaque agora vai para ele, um equipamento simples e de custo acessível, mas que faz toda a diferença para literalmente sustentar e dar "leveza" a iluminação: o perfilado! O QUE É? Imagens: Pinterest Criados originalmente para a suspensão e alimentação de circuitos e equipamentos de iluminação, ventilação, som ambiente ou, passagem de outros fios e cabos elétricos, telefônicos, dados etc nas construções industriais e comerciais, são destinados a instalações fixas ou suspensas justamente por terem uma aplicação muito flexível. COMO SÃO? Fabricados em chapa de aço pré galvanizado, pintura eletrostática, galvanização à fogo, alumínio ou aço inoxidável, eles são conhecidos tecnicamente como "eletrocalhas". Os melhores para o uso em design de interiores são aqueles mais resistentes, livres de rebarbas e que també

Codlux® no Pinterest: inspire-se como nós!

Olá! Está pensando em um projeto de iluminação e quer ir direto ao ponto, sem textão? Então, filtre o que você quer por imagens: acesse ideias e outros pins sobre Iluminação Led salvos na pasta "Luz em LED",  no Pinterest da Codlux®.  São muitas imagens para você consultar e se inspirar.  https://br.pinterest.com/codlux/luz-em-led/ Inspire-se, como nós! Siga o pincode abaixo e aproveite! Pincode Codlux® Codlux® - Luz em Led Luz é Função! Estamos empenhados nisso.