Pular para o conteúdo principal

Led: quando a desinformação vira Fake News!

Olá!

Você está no Blog da Codlux®.

É sempre um prazer recebê-lo por aqui para informar-lhe, sempre da maneira mais simples possível, todos os assuntos relevantes relacionados a Tecnologia Led para iluminação de ambientes.
Nós fazemos isto com enorme paixão, compromisso e responsabilidade nas fontes consultadas, aliados ao conhecimento e aprendizado diários no ramo de atividade que atuamos em nosso negócio: Projetos Luminotécnicos.

Temos o cuidado em realmente passar a nossos clientes e leitores, a tranquilidade necessária para quando fizerem uso da tecnologia Led em suas casas e empresas.

Não somos um blog que dá dicas de projetos de iluminação. E não é porque simplesmente não o queremos e sim, porque seria quase a mesma coisa que, se por exemplo quando seu automóvel quebrasse, você corresse atrás de um site aleatoriamente para fazer todo e qualquer conserto por conta própria. Já imaginou o tempo seu perdido em aprendizagem e riscos certeiros pela pura falta de conhecimento e experiência quanto aos equipamentos corretos a serem trocados em seu veículo? Não, definitivamente isso não vale a pena... Por este motivo, brincamos que "Led não é banana" para sairmos por aí comprando e usando assim de qualquer jeito, sem projeto, sem conhecimento, sem compromisso e responsabilidade com o nosso investimento. E como dizem nossos avós, "Dinheiro não aceita desaforo".

Pois bem, por que chegamos até aqui nesta conversa?
Em 16 de maio deste ano (anteontem) uma matéria da CNN replicada pelo site Hypescience - e que agora está correndo a internet rapidamente em sites confiáveis como o G1 (este, replicou a mesma matéria 2 meses seguidos!) - nos chamou muito a atenção. Até o Archdaily Brasil (sim, pasmem!!) entrou também nesta onda furada dia 13 de Agosto com uma matéria muito "rasa" a respeito!

Diz a chamada da CNN:

"Luzes LED podem danificar os olhos e atrapalhar o sono".
...
Assim mesmo. De maneira alarmista e quase irresponsável!

Encurtando, a matéria informa que "um relatório da ANSES (Agência Francesa de Alimentos, Saúde e Segurança Ambiental e Ocupacional), acusa a iluminação LED de poder danificar a retina do olho e perturbar o ritmo biológico e sono". O texto fala em "novas evidências" sobre a exposição de curto prazo à luz azul de alta intensidade aumentar o risco de degeneração macular conforme a idade. 

Ele trata exclusivamente da iluminação que preenche nossos ambientes e não das realmente nocivas luzes led emitidas pelas telas de smartphones, tablets, tvs, computadores e outros gadgets que (todos estes sim) ficam grudados em nossas caras, quase tocando nosso nariz e emitindo luz azul e brilho prejudiciais a nossa visão - principalmente a das crianças!  

Mas veja bem, curiosamente a própria ANSES também diferencia os tons da luz em Led em seu relatório para salvaguardar que, a temperatura de cor “branca quente” (3.000K) desta mesma tecnologia, tem menores riscos de prejuízo aos olhos tidos como fracos, pois para ela são "semelhantes à iluminação tradicional" (leia-se antigas lâmpadas incandescente e derivadas).

Todos estes fatos já foram tratados muito mais detalhadamente aqui no blog - e de maneira bem menos dramática!

O citado estudo também relata que "outras fontes de iluminação LED" como lanternas, faróis de automóveis e brinquedos que usem uma luz Led mais branca e mais “fria” são as mais prejudiciais (!). 

Gianluca Tosini, da Escola de Medicina Morehouse em Atlanta (EUA), disse que a luz pode realmente danificar os olhos, mas apenas se os comprimentos de onda estiverem abaixo de 455 nanômetros e a intensidade for bastante alta: “Existem fotorreceptores de luz azul na retina que se comunicam diretamente com o relógio circadiano do cérebro”, conta Tosini. “É verdade que a exposição à luz à noite afeta o sono e os ritmos circadianos, principalmente inibindo a síntese do hormônio melatonina, promotor do sono”. No entanto, ele também afirma que alguns estudos mostraram que a exposição à luz azul no meio do dia pode ter efeitos benéficos na medida em que aumenta o estado de alerta. "Acredito que mais estudos são necessários sobre este tema”, completa Tosini. 

Esta declaração vai de encontro aos vários posts aqui do Blog sobre o Led e o nosso ritmo circadiano - leia mais a respeito nas postagens dedicadas ao tema AQUI.

Também Janet Sparrow, professora de ciências oftálmicas da Universidade de Columbia (EUA), concorda com isso, afirmando que a luz azul ajuda os indivíduos a manter os ritmos diários que permitem o sono.
Por outro lado, a retina “acumula moléculas fluorescentes geralmente referidas como lipofuscina”, explica Sparrow. “Estes compostos tornam-se mais abundantes com a idade e são sensíveis à luz azul”.

E a matéria da CNN segue citando  "evidências iniciais" da pesquisa que sugerem uma sensibilidade prejudicial à luz Led, que pode levar a respostas ópticas doentias a longo prazo. E "entrega" que a ANSES também tenta se redimir do seu alarme ridiculamente exagerado em relação ao Led "recomendando" uma exposição baixa a curto prazo da luz azul em crianças e adolescentes cujos olhos não a filtrem totalmente e possam ser particularmente sensíveis aos danos do LED 6.000K.

"Gente, isto é projeto luminotécnico!"


A agência só esqueceu de dizer que há décadas já é sabido que uma luz fluorescente antiga em salas de aula por exemplo, pisca (flica) tanto (e tão imperceptívelmente) que causa fortíssimas dores de cabeça em algumas crianças e adultos (além de iluminarem bem menos que o Led, dificultando a concentração nos estudos). A ANSES também aconselha que apenas dispositivos LED de "baixo risco" (?) estejam disponíveis para os consumidores e, que a luminosidade dos faróis em Led dos carros seja reduzida - recomendação esta que, coincidentemente, nos remete a uma das últimas postagens do Blog este mês tratando do Maio Amarelo, onde também citamos outra organização européia que, do mesmo modo que a francesa, parece não ser muito simpática ao uso de Led nos automóveis (leia mais AQUI).
 
Bem, bem, bem, o que dizer disso tudo?

Oh, nada muito além de afirmarmos que, a matéria da CNN soa vaga, dissonante, contraditória e também completamente desnecessária.
Estamos postando há 3 anos aqui no Blog da Codlux® a mesma mensagem sempre: Led tem que ter estudo, especificação de produto correto e acompanhamento fiel em seu pós venda, pois sua vida útil pode passar facilmente dos 10 anos.

Para você que não é leitor do Blog - e mesmo para que quem acompanha nossas postagens possa também reler - recomendamos o post abaixo que desmistifica o medo em fazermos uso diário e permanente da tecnologia Led na iluminação em nosso dia-a-dia (clique/toque no texto ou imagem abaixo):

Vantagens da Luz em Led Para a Sua Saúde



Esta postagem de 24 de Abril de 2017 já alertava que, corria na internet uma falsa notícia de que a Luz Led fazia mal para a saúde. Destacamos nela então a fala do dermatologista do Hospital Albert Einstein, Dr. Beni Grinblat, desmontando:

"Se estamos falando das lâmpadas que estamos colocando em casa, não tem problema nenhum. As Lâmpadas mais comuns, que são usadas em residências, são seguras... inclusive pessoas com manchas de pele que naturalmente sofrem mais danos quando expostas a luzes artificiais serão mais afetadas pelas lâmpadas convencionais que as de Led".


Existem vários comprimentos de onda de luz que não são visíveis a olho nu, mas que podem sim representar sérios perigos. Por exemplo, os raios ultravioleta (UV) e a luz infravermelha.

A luz azul porém, é muito menos perigosa que as demais. Além disso, as luzes Led emitem tanta luz azul quanto qualquer outra lâmpada emitindo na mesma proporção de comprimentos de onda, sejam mais curtos ou longos. A luz "cool", que é como a luz do dia, tem um tom azul. Na verdade, a luz solar é 10 vezes mais brilhante que a luz Led usual, o que significa que estamos muito mais expostos a luz azul estando ao ar livre.

Como já demonstramos aqui em várias outras publicações a respeito do efeito da Luz em Led nos SERES VIVOS de um modo geral (bebês, crianças, jovens em idade escolar, adultos, idosos, animais e até plantas), sugerimos a você o marcador SAÚDE CODLUX (ou os seus destaques, acessando também codlux.com/dicas), contendo as principais postagens que derrubam por completo o tom alarmista (beirando fake news) da matéria da CNN - que tenta até sem muito sucesso (especialistas em iluminação por exemplo não se convencerão nunca dela) fazer uma saudação a outrora gastona e ineficiente antiga luz de iluminação pública (imagem 1 abaixo) em comparação a moderna e sustentável iluminação em Led (imagem 2 abaixo) nas ruas e estradas mundo afora.



Você continua com dúvidas em relação ao seu projeto de iluminação em led?

Mais um enorme motivo para consultar um especialista em luminotécnica e Luz em Led especificamente. Porque sempre continuarão espalhando por aí desinformação em sua cabeça. E o seu bolso precisa estar muito bem informado antes de abrir-se a qualquer proposta... 
Por aqui, garantiremos a você continuar o combate a toda e qualquer FAKE NEWS relacionada ao Led na iluminação de ambientes - como em nossa resposta ao site G1:

"A notícia é alarmista e desnecessária, beirando a Fake News! Informar-se corretamente sobre o uso adequado da iluminação de ambientes com a tecnologia Led é altamente recomendado, principalmente para aqueles que fazem uso dela sem aplicação dos devidos estudos luminotécnicos - obrigatoriamente exigidos para evitar-se erros e exageros que, aí sim (como tudo na vida aliás) podem prejudicar o ritmo circadiano do usuário. #ProcureSaber..."



Certos estão os nossos pais que não nos cansam de alertar: tudo o que é demais ou enjoa ou faz mal. 
E assim como muitas coisas na vida, com o Led também não é diferente. Pense nisto.

Robson Giro - Especial para a Codlux® - Luz em Led

Fontes: Hypescience, CNN, Money Control


Codlux® - Luz em Led

Luz é Função. Estamos empenhados nisso.


LEIA TAMBÉM
As Vantagens da Luz em Led Para a Sua Saúde

A aplicação de equipamentos Led no trato de nosso corpo e bem estar 
Cérebro

O efeito do Led em nosso órgão
Coronavírus

Informações importantes e os produtos Led que já existem para prevenção
Led UV-C:

Tudo o que você precisa saber!




Postagens mais visitadas deste blog

Como evitar ERROS GROTESCOS na instalação?

Olá!
Hoje voltaremos a falar sobre Erros de Projetos. Agora mais precisamente, no tocante a instalação de alguns equipamentos especificados, principalmente aqueles que necessitarem de uma Adequação e Desenvolvimento por parte do profissional em luminotécnica quando da correta escolha dos produtos de iluminação artificial com tecnologia Led para o seu projeto !

Via de regra, grande parte das adaptações criadas pelo Light Designer responsável no projeto encomendado vão de encontro a um desejo pessoal do seu cliente. Isto consequentemente acarretará, por exemplo, em equipamentos que não harmonizarão com o desenho original da peça disponível no mercado: formas, cores, potência da luz, meios de fixação/instalação etc, tudo pode ter que ser mudado naquele equipamento "X" devido a uma escolha pessoal do proprietário do imóvel, tendo contudo que manter-se não só a qualidade na iluminação local como também, a garantia do produto. E é aí que a coisa pode começar a pegar: instaladore…

O Batata floresce!

Olá! Dia 17 de Agosto é o Aniversário de nosso amado bairro de Pinheiros aqui na cidade de São Paulo. Preparamos este super post especialmente para você que deseja morar, trabalhar, se divertir ou mesmo conhecer um dos primeiros bairros da segunda maior cidade da América Latina em 2020, onde a população já passa dos 20 milhões e a riqueza gerada, beira a casa dos US$530 bilhões ao ano. E Pinheiros hoje ilustra bem este progresso todo: uma edição da revista Veja São Paulo de Janeiro de 2019 destacava matéria especial sobre um grande empreendimento a ser erguido no Largo da Batata, região do bairro de onde está localizada a Codlux®: o Faria Lima Plaza


O projeto arquitetônico em questão é assinado pelo escritório de arquitetura Kohn Pedersen Fox Associates (KPF) e, tem potencial para se tornar um grande ícone do mercado imobiliário.









A localização, trata-se do último terreno vazio no Largo da Batata: com  9.000 metros quadrados (imagens abaixo) e bem ao lado do metrô Faria Lima (linha 4 …

Trilho Suspenso: Solução simples e sofisticada

Olá!



#AdequaçãoEdesenvolvimentoqual empresa em iluminação oferece isto a todos os seus clientes de maneira incondicional?
Seja em sua casa ou empresa, a Codlux® vai aonde nenhuma outra pode (ou não quer) ir: solução para aquilo que está em sua mente, adaptada as disponibilidades atuais do mercado e sem custos exorbitantes - você simplesmente não tem que pagar a mais por isto.Nosso Atendimento e Pós-venda estão fazendo a diferença para centenas de clientes atendidos, como o do caso deste video, que queria também em seu projeto um simples trilho eletrificado, pousado longe do teto, acima de sua mesa de jantar no terraço mas com sofisticação, sem cabos ou fios aparentes.

O expertise dos profissionais da Codlux® no mercado da iluminação foram fundo: do design a fabricação do produto, passando pelo conhecimento certo dos insumos para encontrar a finalização perfeita, de bom gosto e com muita resistência.

Esta é a Codlux®. Luminotécnica e design acessível a você!


Veja agora a preparação de…