Pular para o conteúdo principal

Codlux® Explica de Inverno: o pernilongo, o inverno e o Led

Pernilongos

Você pode agora mesmo estar tremendo de tanto frio, afinal, entramos no inverno brasileiro. Alguns meses de inverno porém dificilmente atrapalharão um simples mas perigoso mosquito de sangue frio.
Então, o que realmente acontece com o ele durante o inverno? O mosquito é muito resiliente. Acredite ou não, os mosquitos não morrem simplesmente durante os meses mais frios. Com base em evidências fósseis, os cientistas dizem que o atual mosquito que temos hoje está praticamente inalterado há pelo menos 46 milhões de anos. Isso significa que ele sobreviveu a era glacial de 2,5 milhões de anos atrás, e ileso! 

Os mosquitos são transmissores de numerosas doenças, incluindo malária, febre amarela, dengue, encefalite, Chikungunya, vírus do Nilo Ocidental e a Zika (a mais nova doença transmitida por mosquitos que causa preocupação mundial crescente). Os casos de dengue aumentaram 599% no país em um ano: dados do Ministério da Saúde mostraram que o número de casos da doença aumentou em sete vezes de janeiro até o fim de agosto de 2019 em relação ao mesmo período de 2018, um crescimento de quase 600%. O maior número de casos foi registrado em Minas Gerais. A vida de um mosquito macho é de até 10 dias e depois, ele morre logo após o acasalamento - os machos nunca passam disso. Já as fêmeas dos mosquitos passam os meses mais frios inativas, em locais protegidos como troncos ocos ou tocas de animais. É justo dizer que o mosquito fêmea entra em um período de dormência, semelhante a um urso ou esquilo hibernando no inverno. Ela pode hibernar por até seis meses seguidos! Enquanto os mosquitos adultos machos logo acabarão morrendo, as últimas fêmeas adultas do outono depositarão seu lote final de ovos para a próxima geração e em lugares que contenham no mínimo 2,5 cm de água (os mosquitos precisam de apenas meia polegada de água parada ou água suficiente para encher um tampão de refrigerante). Estes ovos recém-depositados entrarão em um estado de diapausa, um processo que suspende seu desenvolvimento durante os meses mais frios. Os ovos recém-depositados sobrevivem ao inverno porque podem suportar vários meses sem água, bem como condições frias. O mosquito que sobreviveu ao estágio inicial de ovo aguardará até que as temperaturas aumentem e eles voltem a se ativar. Embora os mosquitos possam estar fora da sua vista, eles estarão esperando tranquilos pela primavera - a medida que as temperaturas começam a subir e as chuvas voltam, os ovos são re-submersos a superfície e eclodem, para iniciar então a próxima geração dos insetos. Um estudo realizado pelo American Journal of Tropical Medicine and Hygiene encontrou evidências de que uma fêmea infectada pelo Zika vírus pode passar esta doença a seus filhotes. Como as espécies fêmeas de mosquitos Aedes que carregam o Zika no inverno o passam para o ovo na estação, surgirão mais adultos doentes na primavera seguinte para iniciarem a próxima geração infectada de mosquitos irritantes que, sem dúvida, procurarão os seres humanos como sua fonte de alimento e, consequentemente, transmitir a doença - conforme observado em um estudo recente publicado no American Journal of Tropical Medicine and Hygiene.

Moscas

Moscas podem carregar 351 tipos de bactérias. E até espalhar gastrite e outras doenças graves! No caso da varejeira, também conhecida como mosca verde, são 316 tipos de microrganismos. Moscas urbanas costumam carregar mais bactérias do que as que as encontradas em zonas rurais. Durante seus voos, eles acabam se alimentando de tudo que é tipo de detrito. Restos como fezes, animais mortos e matéria orgânica em decomposição estão recheados de micróbios, que ficam grudados em suas asas e patas e podem se desprender na próxima aterrissagem. Embora as moscas possam ser um incômodo na maioria das vezes ao ano, elas tendem a se tornar mais problemáticas no frio, já que o outono se transformou em inverno. Buscando abrigo da geada e do vento, elas vêm para dentro de casa e se preparam para o inverno.

Elas costumam entrar através de lacunas nos telhados, sótãos e beirais e se instalam em espaços quentes, voltados para o sol. O ambiente aquecido e com fartura de alimentos (sejam frescos, sobras ou lixo) aliado a luz atraente faz com que as moscas infectem todo o lugar com suas patas repletas de bactérias.

Cupins

Aqui não temos necessariamente um risco a saúde mas sim, ao bolso!
Cupins são atraídos pela luz artificial tanto quanto qualquer outro inseto voador.
E podem causar uma infestação em sua casa, comendo todo tipo de madeira e até concreto!

Segundo o professor de ecologia da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Geraldo Fernandes, cupins não são considerados ‘mosquitinhos’:
“É importante ressaltar que todos os mosquitos têm duas asas, sem exceção. Esses bichos que invadem as casa são de um grupo chamado térmitas, ou seja, cupins. Que se cuidem as madeiras”, diz o professor.
De acordo com ele, as infestações estão associadas aos períodos de acasalamento dos cupins e à construção de novos ninhos:
“Eles fazem o chamado ‘voo nupcial’, onde os machos fecundam as fêmeas e, depois, retiram as próprias asas e procuram madeira para formar o ninho”, conta.
Fernandes ressalta que esses insetos não fazem mal algum: “O único prejuízo que causam é econômico, já que comem a madeira de móveis e das árvores.”
De acordo com o professor, em determinadas épocas há uma explosão populacional de insetos. Por isso, há a tendência de ter os ‘danados mosquitinhos’ rodeando as lâmpadas da casas de agora em diante:
“Algumas espécies são atraídas pelas ondas de luz, afinal os seus voos são orientados pela lua. Com a inserção das luzes artificiais, esses bichos ficam desorientados e acabam rodeando as lâmpadas e nossas residências e empresas”, explica.


Prevenção contra os insetos 

-Torne sua casa menos convidativa mantendo janelas e portas bem fechadas.

-Verifique e retenção de água que pode conter ovos de mosquitos depositados durante os meses mais quentes. Esses itens podem ser vasos de flores, bebedouros de animais, pneus, coberturas de grade e outros objetos onde a água possa ser coletada.

-Desobstrua calhas, conserte qualquer cano ou torneira com vazamento do lado de fora, faça furos no fundo de balanços de pneus e barris para permitir a drenagem de água e garantir que latas estejam fechadas hermeticamente e que tampas não sejam viradas para cima.

-Aplique repelente de insetos, picaridina ou óleo de eucalipto-limão ao passar muito o tempo ao ar livre, especialmente em áreas que não ficam muito frias. Certifique-se de aplicar o repelente conforme indicado na embalagem.

-Lembre-se que moscas são atraídas para espaços bem iluminados, então use cortinas para bloquear a luz sempre que necessário.

-Limpe qualquer derramamento de comida ou líquidos

-Armazene o lixo em recipientes limpos e com tampa

-Remova e descarte quaisquer insetos mortos

-Limpe todo excremento animal, pois isso atrai moscas

-Seque qualquer água parada ou estagnada

-Use LED

Os LEDs que você tem em sua casa não atraem insetos.

Imagine mariposas saltando de suas janelas a noite toda enquanto você se senta à mesa da cozinha, mosquitos zunindo em volta do lustre, pequenos pontos pretos em suas luminárias suspensas, etc...
Aqui está o porque: a maioria dos insetos é atraída pelos raios ultravioleta (luz com comprimentos de onda entre 400 e 320 nanômetros) emitidos por fontes de luz convencionais.

Convenientemente, apenas luzes em LED não emitem luz nesta faixa em excesso.

O LED que emite menos luz azul ajuda a proteger as pessoas contra doenças transmitidas por insetos, de acordo com cientistas especializados nos efeitos ambientais da luz artificial.

O cientista Travis Longcore, professor de ciências espaciais da Universidade do Sul da Califórnia, trabalhou em uma nova pesquisa feita em conjunto com a Universidade de Bristol e revelou que as luzes LED domésticas são muito menos atraentes para os insetos como pernilongos do que as lâmpadas tradicionais de filamento ou fluorescentes: "Ficamos surpresos com o número de moscas atraídas pelas tradicionais lâmpadas de tungstênio. Não sabemos por que isso acontece, mas sabemos que alguns insetos usam sinais térmicos para encontrar hospedeiros de sangue quente à noite, então talvez eles sejam atraídos pelo o calor emitido da lâmpada de filamento", diz.

Outro estudo feito pelo Dr. Longcore e publicado na Philosophical Transactions da Royal Society mostrou que as lâmpadas fluorescentes atraíram, de longe, maior número de insetos que as de LED.



Nós da Codlux® pudemos comprovar tudo isto na prática: na semana que antecedeu o inverno, nosso showroom foi infestado por pernilongos.

Assim que abríamos a empresa (portas e janelas), dezenas deles se manifestavam loucamente todos os dias.
Inseticidas eram perfume para eles, sem efeito prático.
Até que começamos a deixar algumas luzes led acesas estrategicamente a noite. Como o seu consumo é insignificante no período, não surtiria prejuízo na conta de energia.
E a ação deu muito certo!
Os pernilongos simplesmente sumiram!
Para comprovar a tese, deixamos um dia as luzes de novo apagadas. E no dia seguinte lá estavam todos eles alvoroçados novamente nos escritórios da Codlux®.

O que prova que o Led inibe potencialmente a proliferação de insetos nos ambientes, ajudando na prevenção de doenças como a Dengue a também as causadas pelo Zika vírus e outras bactérias. Segundo o Ministério da Saúde, só os casos de Dengue crescem 224% em 2019 no Brasil. Foram registrados 229.064 casos nas primeiras 11 semanas de 2019 (até 16 de março). No mesmo período de 2018 foram registrados 62,9 mil casos de Dengue. Também houve aumento de 67% no número de mortes pela doença, passando de 37 para 62 mortes em comparação a 2018. Os casos de Zika também aumentaram no período: 2.062 casos da doença contra 1.908 em 2018 no mesmo período, porém sem ocorrência de mortes até a finalização da checagem.

Então, led é sim muito mais benéfico para a saúde do que muita gente pensa.

Outras vantagens que o led pode propiciar para a sua saúde você lê AQUI.

Aproveite a Programação Gratuita de Férias do Instituto Butantan e leve seus filhos para aprenderem muito mais sobre este tema! Saiba como AQUI.


Compilação by Robson Giro especial para a Codlux® - Luz em Led.

Fontes: NYT, BBC, Rentokil, The Spruce, Pest World, BH AZ, G1, Superinteressante

Comentários

AS MAIS LIDAS

Como evitar ERROS GROTESCOS na instalação?

Olá!
Hoje voltaremos a falar sobre Erros de Projetos. Agora mais precisamente, no tocante a instalação de alguns equipamentos especificados, principalmente aqueles que necessitarem de uma Adequação e Desenvolvimento por parte do profissional em luminotécnica quando da correta escolha dos produtos de iluminação artificial com tecnologia Led para o seu projeto !

Via de regra, grande parte das adaptações criadas pelo Light Designer responsável no projeto encomendado vão de encontro a um desejo pessoal do seu cliente. Isto consequentemente acarretará, por exemplo, em equipamentos que não harmonizarão com o desenho original da peça disponível no mercado: formas, cores, potência da luz, meios de fixação/instalação etc, tudo pode ter que ser mudado naquele equipamento "X" devido a uma escolha pessoal do proprietário do imóvel, tendo contudo que manter-se não só a qualidade na iluminação local como também, a garantia do produto. E é aí que a coisa pode começar a pegar: instaladore…

Ring Light Codlux® - Poderosa, Exclusiva e Edição Limitada!

Beauty Light, Makeup artist, MakeUp, Maquiagem, Youtuber, Cabeleireiros...
Estas são as hashtags que mais bombam na internet atualmente.
E isso é resultado do sucesso absoluto alcançado pelos chamados Influenciadores.
São eles agora que ditam as regras não só do que você vai usar mas, principalmente, como usar! Tutorials e mais tutorials se espalham de graça pela rede para quem quiser atualizar-se rápido com as últimas tendências. Porque o tempo voa. E você não quer esperar.

Foi pensando nisso que o expertise da Codlux® em Adequação e Desenvolvimento encontrou a solução ideal e, principalmente, mais econômica para a falta de uma Ring Light verdadeiramente de qualidade e com preço imbatível no mercado:

Apresentamos a poderosa RING LIGHT CODLUX®



Uma solução em Led profissional para um equipamento surpreendentemente eficaz!

O alcance potente e difuso da luz emitida pela Ring Light Codlux® deixa suas makes e videos com o efeito ideal, fazendo com que a sua ideia ganhe Vida e Brilho de ve…

Carnaval 2019 em Pinheiros

Olá!

Abram alas para a Alegria!
O Carnaval 2019 já pede passagem hoje aqui em Pinheiros e em toda a cidade de São Paulo!



São dezenas de Blocos de Rua que irão esquentar o pré-carnaval para a Grande Folia de Fevereiro.
No destaque, teremos o famoso evento "Minha Luz é de Led", festa criada no Rio e que vem a São Paulo pela primeira vez para agitar o nosso Carnaval de uma maneira única.



A ideia mistura boa música com um espetáculo visual de luzes, iluminando a noite da metrópole e animando os foliões com muito pop e funk. Também é uma ótima opção para quem capricha no visual carnavalesco! O encontro acontecerá no pós-Carnaval de sábado, dia 9 de março, a partir das 19h, na Praça Dom José Gaspar.

Então não esqueça:
-Prepare Corpo e Mente
-Não deixe de comer
-Use roupa leve
-Beba muita água
- E RESPEITE os colegas ao lado!



Dito isso, simbóra cair na Alegria!

Abaixo, você confere toda a programação carnavalesca para o nosso querido bairro de Pinheiros e, no final do post, uma d…

Força Brumadinho!

A Codlux® demonstra todo o seu pesar e sentimento as famílias vitimadas pelo trágico acontecimento em #Brumadinho. Esperamos nas atitudes das autoridades competentes a devida criminalização dos responsáveis, suporte e indenização a população afetada e, acima de tudo em Deus, o conforto a imensa tristeza pela perda de seus entes queridos.

Erros de Projeto: precisamos conversar sobre isso.

Olá!

A coisa não está fácil pra ninguém.
Economizar hoje, agora, deixou de ser apenas opção para tornar-se uma realidade inadiável quando se tratar executar nossos Projetos de Vida. No caso da Iluminação de ambientes, podemos agora mesmo estar gastando muito, mas muito mais dinheiro do que imaginamos quando pensamos somente em economizar. Como?

A Codlux® preparou este post especial sobre o assunto aqui no Blog para ajudar você a ficar alerta a alguns erros básicos que podem ser cometidos em um Projeto Luminotécnico. Juntamos em uma compilação, as melhores citações ao tema já postadas no Blog, com as dicas de nossos profissionais Andre Caixeta e Marcos Britto. Aproveite a leitura e um bom planejamento de projeto para você, juntamente é claro, com o expertise para desenvolvimento de projetos da Codlux®.

Foi no dia 17 de Abril de 2017 que criamos o Blog da Codlux®. De lá pra cá, já foram publicadas mais de 100 postagens com dicas, notícias e informações sobre cidadania e sustentabilid…

Lâmpada Led com INMETRO vale a partir de hoje para todos!

Hoje é dia 17 de janeiro de 2018.

Uma data importante para o mercado da iluminação e principalmente para você consumidor: a partir de hoje, lâmpadas em led não poderão mais ser comercializadas para o consumidor final sem o selo e respectiva certificação do INMETRO, segundo sua portaria de nº144/2015. Esta medida vem sendo anunciada desde 2015 e implementada ao londo de 2016 e 2017 para aí sim, ser finalizada neste ano de 2018.

Visando maior segurança e confiabilidade do produto para o consumidor/usuário final, seguiu-se um cronograma rígido para o fim da comercialização de lâmpadas led sem o selo do INMETRO e as seguintes datas limites tiveram que ser seguidas:

- 17 de fevereiro de 2016 - prazo máximo para colocar as mercadorias no porto de origem rumo ao Brasil

- 17 de outubro de 2016 - prazo máximo para o fabricante/importador vender para o lojista

- 17 de setembro de 2017 - prazo máximo para o grande lojista/atacadista vender para o pequeno lojista/consumidor final

- 17 de janeir…

A Força do Led na Terra! E na sua Casa...

Olá! Vamos falar um pouco do poder de iluminação que a tecnologia Led proporciona em nossas vidas? Antes porém, voltemos no tempo para recordar alguns fatos interessantes a respeito:


Fontana Di Trevi, Roma. Fevereiro de 2017 
Esta fonte é um dos charmes de Roma para quem caminha entre as ruas da capital italiana. A iluminação dourada que vem de seus tradicionais Lampiões dá o tom nostálgico e glamoroso. Mas isto logo irá mudar! A cidade trocará este sistema antigo por lâmpadas de LED. O objetivo é economizar na conta de luz em milhões de euros, segundos as autoridades. Há quem diga que a nova iluminação é muito clara e desconfortável: o arquiteto renomado Paoplo Portoghesi, da Universidade La Sapienza, chamou a decisão de "um insulto à sensibilidade e inteligência" dos romanos, por intervir num aspecto sensível da cidade.
- É um grande erro - disse, ao 'Telegraph', Salvatore Nicastro, garçom de um café no centro histórico de Roma. A visão de "La Dolce Vita" …

Água: pura, simples... e finita!

Hoje é dia 22 de março, importantíssima data em que se comemora o Dia Internacional da Água.

Todos nós sabemos como é importante cuidarmos da Água em nosso planeta e o quanto se faz necessário compartilharmos todo Alerta importante, por mais óbvios que possam parecer.
Achamos até que, por causa desta mesma obviedade, as pessoas deixam passar certos cuidados básicos com a Água, como evitar o seu desperdício, tomar cuidado com toda água contaminada, cobrar dos governos e das empresas atitudes mais responsáveis no trato dos recursos hídricos etc...

A Codlux® preparou este post especial sobre um assunto tão importante aqui no Blog para ajudar você a orientar-se melhor quanto ao urgente alerta global.
Abordaremos com números e dicas todos os aspectos do tema e atualizaremos a postagem regularmente.
Porque o nosso tempo está ficando cada vez mais curto para solucionarmos as futuras crises que já se alinham no horizonte de nossa civilização moderna.
Ajude a preservar este recurso tão vita…

Interfab Retail Design & Industry e Torre Forte Comunicação Visual

Interfab Retail Design & Industry e Torre Forte Comunicação Visual:
Usando nossos Insumos em PCBs Led para seus Clientes. Duas grandes empresas no ramo do Marketing Corporativo e Comunicação Visual escolheram a Codlux para fornecer componentes Led a seus produtos e serviços.






Nossa sinalização visual e a de outras empresas foram confeccionadas pela Torre Forte também usando estes PCBs.







Em nossos escritórios, usamos os PCBs pousados em perfilados e voltados para o teto com efeito de iluminação indireta. A reflexão de sua luz preenche muito bem os ambientes de forma difusa, eficiente e muito confortante.





PCB 10W em Led - equivalente a 40W de uma lâmpada fluorescente.



Os Módulos de 3 Leds também são muito procurados devido a seu baixíssimo consumo e fácil aplicação nas mais diversas finalidades.

Furto de LED

Antes de começarmos a falar sobre o assunto, preste bem atenção nestas notícias:


Pega ladrão de led!!!
23/05/2017



Um homem de 21 anos foi preso pela Polícia após ter furtado lâmpadas de led em dois estabelecimentos comerciais da cidade de Manhuaçu na madrugada de terça-feira dia 23/05 em uma loja do Centro da cidade. O autor foi identificado pelos policiais conduzido à delegacia, mas a lâmpada já havia sido vendida. Na madrugada seguinte ele agiu novamente mas, desta vez, policiais estavam de patrulha no bairro e viram que o indivíduo portava-se de forma suspeita ao perceber a presença da PM, sendo abordado e uma luminária de led encontrada com ele, que afirmou que havia retirado a lâmpada de um poste que fica em frente a um hotel. O autor foi preso novamente e conduzido à delegacia onde foi autuado.


Ciclovia em Curitiba tem iluminação Led roubada!
09/08/2017



Bandidos serraram os postes (!!!) para levarem as peças de um lote furtado (36 unidades até agora) avaliado em R$64,4 mil.
A solu…