Pular para o conteúdo principal

Que lição a criação de animais com Led pode nos ensinar?


Olá!

Em maio deste ano (2019) o mercado soube da absorção de duas importantes empresas tecnológicas do setor alimentício pela Signify - antiga Philips Lighting. E procurou também entender, quais as vantagens que levariam a gigante mundial do ramo da iluminação a fechar este até então "estranho" negócio. Neste post você fica sabendo dos detalhes e ainda, a relação desta notícia com o uso da iluminação em Led em nosso dia-a-dia: que lição a criação/produção de animais com Led pode nos ensinar?

AGROPECUÁRIA

Com a iluminação avançando muito na horticultura hoje em dia, a Signify deu atenção igual aos animais, adquirindo este ano duas empresas especializadas em "iluminação interna em Led sintonizável", destinada a assegurar uma criação animal mais saudável, melhor alimentada e menos estressada. A maior empresa de iluminação do mundo diz que o acordo para adquirir a Once Inc. (Plymouth, MN) e a iLOX (Vechta, Alemanha) deve se concretizar ainda este ano. As empresas compradas constroem sistemas de iluminação voltados para a criação de aves, porcos, peixes e outros animais, para que estes engordem bem.

A Once Inc. por exemplo, afirma que seus sistemas proprietários de foto-biologia são projetados para influenciar processos biológicos desejáveis ​​e alcançar assim melhores resultados - estes sistemas, chamados de "AgriShift", levam a um aumento significativo de peso e melhor conversão alimentar entre os frangos criados em ambientes fechados e, uma vez "sintonizada" a iluminação dos celeiros para "vermelhas" (tanto de manhã quanto à noite), simulam diariamente as cores do sol, necessária para a boa atividade biológica nos animais de cativeiro. Esta combinação de nascer e pôr do sol, segundo a empresa, recria um ambiente natural aprimorado para reduzir o estresse, usando uma variedade de espectros de luz em Led, incluindo vermelhos e azuis, cujo resultado “torna as aves mais calmas, menos agressivas e coloca mais energia em seu crescimento”.



Já a iLOX, descreve sua iluminação Led regulável de modo semelhante, observando que um de seus objetivos é "garantir o bem-estar dos animais e a qualidade duradoura do produto durante a sua criação". A empresa foi fundada como uma empresa independente em 2007 e afirma ser hoje a única a fabricar sistemas de iluminação específicos para espécies animais. Ela possui neste sentido, 43 patentes e outras 178 patentes pendentes, num portfólio que provavelmente ajudou a chamar a atenção da Signify - que, ao possuir também um grande banco de patentes em muitas áreas de iluminação, quer aproveitar para obter mais receitas com as 2 aquisições (mais de 1000 empresas hoje pagam a Signify por propriedade intelectual relacionada as suas luminárias e lâmpadas, por exemplo).

As captações da Signify na iluminação centrada em animais, ecoa a como uma expansão da indústria da iluminação em "sistemas sintonizáveis", orientados em torno de ritmos circadianos humanos e em outros sistemas - como os já voltados atualmente para o cultivo/colheita de plantas por exemplo.

“Com essa aquisição, adicionamos know-how, tecnologia e conhecimento em iluminação animal que complementam a nossa atual experiência na iluminação para horticultura”, diz Bill Bien da Signify, líder em iluminação para a agricultura. “Este próximo passo no desenvolvimento do nosso negócio agrícola atende às necessidades alimentares globais da crescente população mundial, liberando ainda mais o potencial da luz em Led para uma vida mais brilhante e um mundo melhor.”

(ATUALIZAÇÃO EM 17/02/21)

AQUICULTURA


De acordo com a ONU, quase 90% dos estoques de peixes marinhos do mundo estão agora totalmente explorados, superexplorados ou esgotados. Há necessidade de políticas sensatas para conservar os estoques de peixes combinadas com a piscicultura responsável. A iluminação LED da Signify está ajudando a The Kingfish Company a acelerar o crescimento de peixes 'ecologicamente corretos'.



Os produtos da linha otimizam o crescimento de peixes e a conversão alimentar na primeira instalação de aquicultura terrestre sustentável do mundo para peixes, a Yellowtail. As luzes fornecem iluminação eficaz e com baixo consumo de energia para os grandes tanques e permitem que a Kingfish atinja uma produção 30% maior do que o projetado. A instalação está equipada com sistemas proprietários de recirculação de aquicultura (RAS) e usa água do mar e energia 100% renovável para fornecer alimentos saudáveis e sem antibióticos, como o Dutch Yellowtail e o Kingfish. 

Os peixes precisam de luz para crescer da melhor forma. A iluminação não é apenas necessária para ver os outros peixes e alimentos fornecidos, mas também é a única maneira dos peixes determinarem a hora e a estação doa no. Tanques maiores e mais profundos, com peixes que crescem em condições variáveis ​​de água, criam desafios para a distribuição real de luz. Por meio de óticas específicas desenvolvidas, a luz é distribuída de forma homogênea por todo o tanque, evitando manchas escuras. A eletrônica dentro das luzes imita o nascer e o pôr do sol. As luzes de cultivo têm uma receita de luz ideal para trazer luz suficiente para dentro do tanque, aumentando a visibilidade do alimento e de cada um.



Isso reduz o estresse, melhora a taxa de conversão alimentar e permite que os peixes cresçam da melhor forma. Com a expectativa de que a população mundial aumente para 10 bilhões de pessoas até 2050, também espera-se que a demanda por proteína à base de peixes suba rapidamente. Os peixes cultivados em instalações de aquicultura podem oferecer uma contribuição importante para atender a essa necessidade e, as luzes em LED podem ajudar a melhorar o seu bem-estar, ao mesmo tempo que resultam em melhor crescimento e menores custos para os piscicultores. 

SUA PLANTA, SEU PET, SUA CASA

Esta notícia nos remete as postagens de nosso Blog relacionadas a iluminação em Led na biologia em geral, como a sua ação direta em ANIMAIS DOMÉSTICOSPLANTAS e até INSETOS - valendo também para nós, seres humanos, o mesmo processo de "indução luminosa" aplicada nestas situações citadas, como por exemplo em BEBÊSCRIANÇASIDOSOS, pessoas que sofrem do S.A.D. etc.

O re-ajuste do RITMO CIRCADIANO na vida animal via iluminação artificial em Led deve ser cuidadosamente pensado, medido e aplicado por um profissional qualificado que entenda não só dos estudos necessários em luminotécnica como também, da qualidade inquestionável dos equipamentos especificados para este fim - além claro de sua durabilidade. E, quando dizemos isto, estamos na realidade preocupados com possíveis implicações na má equalização/sintonia do espectro de Luz para a iluminação artificial  dos mais diversos espaços com a tecnologia LED. Se esta manipulação for feita de maneira equivocada, atrapalhará o nosso Ritmo Circadiano, trazendo consequências como por exemplo: 

- uma luz incorreta para o relaxamento (receber, assistir TV, repousar)
- uma luz incorreta para o trabalho (escritórios, fábricas, pontos de venda, home office)
- uma luz incorreta para o estudo (faculdades, escolas infantis, lição de casa)
- uma luz incorreta para a segurança (áreas externas, pisos fabris, luzes de emergência)
- uma luz incorreta para preparação de alimentos (manipulação, higienização)
- uma luz incorreta para o design de interiores (superfícies em madeira, tecidos, texturas, paredes)
- uma luz incorreta para as artes (quadros, tapeçaria, espelhados) etc.

Em cada um dos casos acima citados, nossos olhos adaptam-se o tempo todo as condições de luminosidade local para enviar ao nosso cérebro, informações de adequação devidamente ajustadas.
Os profissionais do Lighting Design devem portanto, antever e considerar como uma manipulação do Ritmo Circadiano através da implantação da luz artificial em Led sugerida se manifestará e afetará os usuários locais, para que então crie-se a máxima harmonia possível entre função e necessidade luminosa específicas a cada ambiente. 

O interesse agora da poderosa Signify no segmento da produção de alimentos via "manipulação circadiana" só comprova a complexidade deste tema - já bem tratado aqui no Blog: se a sintonia calculada da poderosa e eficiente Luz em LED avança agora em direção a sua mesa - e não estamos falando de um lindo pendente de luz quente destacando seu prato na sala de jantar mas sim, do que literalmente está dentro deste prato - poderemos dizer então que estaremos, num futuro não tão distante, "comendo" luz? 

Claro que não é bem assim mas, é fato que a lição a ser observada na criação/produção animal com a tecnologia LED é a seguinte: o diodo emissor de luz (LED) avança agora em direção a nossa alimentação e, devemos sempre procurar entender de que maneira isto também poderia nos afetar (comparativamente falando). As declarações das empresas adquiridas pela Signify ao menos procuram nos tranquilizar em relação a isso: "é tudo apenas sobre produção de alimentos". Mas, considerando que ficamos hoje o tempo todo em nossas casas e escritórios com computadores, tvs e telefones grudados na cara e, se então diariamente ao usarmos os atuais equipamentos em Led de uma maneira errada (num período de sua vida útil de 10 anos), também 'engordaríamos demais'? Ficaríamos muito relaxados ou então, passivos como "frangos em cativeiro"? Ou, no caso contrário, permaneceríamos muito alertas e concentrados demais? 

A manipulação da luz artificial em Led na produção animal em gigantesca escala acendeu-nos este alerta! Logo, pense sempre na responsabilidade que é, ao planejar ou revisar um projeto de iluminação, não ter também em sua casa ou empresa o auxílio do profissional em luminotécnica com profundo conhecimento em produtos de iluminação artificial com tecnologia Led. Pois (medida as devidas finalidades), se até o alimento que consumimos hoje precisa fazer uso dele, imagine então você, sua família e seus funcionários!

A Codlux® te ajuda neste processo.

Robson Giro especial para a Codlux® - Luz em Led

Fontes: Signify, Leds Magazine, LEDinside



Codlux® - Luz em Led

Luz é Função. Estamos empenhados nisso. 
LEIA TAMBÉM: 
O Led e o Sabor

Veja como os seus pratos podem ficar ainda mais destacados
Agosto

Cuidando muito bem do seu Pet
O Led e as Plantas

Tire suas dúvidas sobre o Led no mundo VERDE!
Insetos

Eles não gostam de Led! 

Postagens mais visitadas deste blog

Faria Lima Plaza: o Batata floresce!

Olá! Dia 17 de Agosto é o Aniversário de nosso amado bairro de Pinheiros aqui na cidade de São Paulo . Preparamos este super post especialmente para você que deseja morar, trabalhar, se divertir ou mesmo conhecer um dos primeiros bairros da segunda maior cidade da América Latina em 2020, onde a população já passa dos 20 milhões e a riqueza gerada, beira a casa dos US$530 bilhões ao ano. E Pinheiros hoje ilustra bem este progresso todo: uma edição da revista Veja São Paulo de Janeiro de 2019 destacava em matéria especial, um grande empreendimento a ser erguido no Largo da Batata , região do bairro de onde está localizada a Codlux®: o  Faria Lima Plaza .  O projeto arquitetônico em questão é assinado pelo famoso escritório de arquitetura  Kohn Pedersen Fox Associates  (KPF), que tem vários outros 'skyscrapers' marcantes ao redor do mundo - imagens abaixo.  O Faria Lima Plaza tem o mesmo potencial em se tornar um grande e marcante ícone arquitetônico do mercado imobiliário pa

Lar Inteligente 360º

Olá! Durante quatro semanas, especialistas e fornecedores vão apresentar virtualmente temas inéditos e soluções tecnológicas. É o  Lar inteligente 360º , um projeto online da  AURESIDE - Associação Brasileira de Automação Residencial e Predial . O objetivo é difundir conhecimento e promover debates com uma audiência seletiva e de forte influencia nos processos decisórios de projetos residenciais, tanto novos como na sua adequação de uso. Em todos os dias de palestras, haverão também apresentações de projetos, produtos e soluções para casas inteligentes e conectadas.  UM ENCONTRO VIRTUAL SOBRE TECNOLOGIA E O FUTURO DE NOSSAS CASAS! De 15 de setembro a 8 de outubro   Palestrantes:  Para conhecer melhor o programa e fazer sua inscrição gratuita, visite:   https://larinteligente.com.br/evento-online A Codlux® está acompanhando tudo e atualizará oportunamente esta postagem com as novidades mais importantes mostradas no evento, aguarde! ATUALIZAÇÃO EM 14/10/20 Acesse o resumo rápido do que j

Verão Codlux®

Olá!  😀  " Tava aflita já né minha filha?"   Pois ele chegou!!  Estamos no VERÃO ! 🌞 ✈️🏖🌊🤽‍♀️⚽️🏊‍♂️🍉🍸  Mesmo com a pandemia, Sabendo se Cuidar ,  dá para Aproveitar 👍🏻 E não se preocupe: a tecnologia Led economiza energia e também, não esquenta a iluminação de sua casa ou empresa. Mas, lembre-se de poupar toda água que puder nesta época de veraneio. Assim, não faltará recursos para continuar mantendo a sua higienização e de todos em dia. Rapidamente então, vamos aproveitar e lembrar aqui as melhores DICAS DE VERÃO  - novas ou já publicadas pelo Blog - para você se cuidar e cuidar bem de tudo na estação mais vibrante do ano. Também, atualizaremos esta postagem sempre que houverem mais informações e novidades. Acompanhe!  Como me previno do coronavírus no Verão? Estudos e especialistas especularam em Novembro de 2020 que o coronavírus teria mais dificuldade de se espalhar com a temperatura alta, resistindo bem menos tempo no calor. Isso porém foi colocado em dúvida n