Pular para o conteúdo principal

O Led e seu Bebê

Olá! Dia 27 de julho é o Dia do Pediatra.



A data é comemorada no mesmo dia da fundação da Sociedade Brasileira de Pediatria, ocorrida em 27 de julho de 1910. A Codlux® parabeniza todos os profissionais da área! Nosso Muito Obrigado por cuidarem da saúde e do desenvolvimento de nossos pequenos! Aproveitamos a data para tratar de um assunto importante para as mamães e papais preocupados com a saúde de seu neném e também filhos mais crescidinhos: como a luz em Led atua nos recém nascidos e nas crianças maiores? Leia a seguir.

Tratamento da icterícia



Imagine você olhar pela janela de uma espaçonave e ver o planeta Terra passar diante de seus olhos a 17.500 quilômetros por hora, todos os dias, a cada 90 minutos! Essa é a visão diária dos astronautas da Estação Espacial Internacional. Por este motivo, a agência espacial americana NASA anda estudando luzes em Led destinadas a permitir que seus astronautas se ajustem melhor ao chamado fenômeno “dia de 90 minutos", experimentado na Estação Espacial Internacional orbital. Aqui em terra firme, a empresa aeronáutica Boeing incluiu recentemente equipamentos de luz em Led na cabine do novíssimo aparelho 787 Dreamliner, que diminui ou aumenta a intensidade de sua iluminação para ajustar-se ligeiramente ao ritmo circadiano dos passageiros nos voos transcontinentais, ajudando-os a se ajustarem mais facilmente ao jet lag (uma alteração do ritmo circadiano que ocorre em alguns usuários após mudanças do fuso horário em longas viagens de avião e que pode causar certos problemas físicos ou psíquicos). Visto isto - o modo como a tecnologia Led pode ajudar a regular a mente e o corpo em situações tão adversas como estas - nos perguntamos se o mesmo benefício poderia ser aplicado também aos nossos pequeninos bebês e crianças. Pois é o que muitos pesquisadores estão fazendo. E muito mais além disto. 

Lâmpadas em Led estão ajudando países como a Índia a tratarem melhor as doenças potencialmente fatais, como a icterícia em seus bebês - fazendo ainda com que seus hospitais economizem energia!  



Esta doença, muito comum em recém-nascidos, causa um característico amarelamento na pele e outros tecidos, sendo que os casos mais críticos podem ser fatais, causando danos cerebrais, perda de audição e outras anormalidades físicas. Essa condição - que afeta até 50% dos recém-nascidos - é especialmente um problema em economias emergentes como a da Índia, onde a cobertura e a tecnologia dos serviços de saúde são muito limitadas. Hospitais e creches do país estão usando cada vez mais essas luzes energeticamente eficientes para tratar a icterícia em bebês através da chamada Light Therapy - ou fototerapia - um tratamento com luz especial usada para ajudar o corpo a se livrar do excesso de bilirrubina. A fototerapia é realizada com lâmpadas Led especiais do tipo bili-light ou com um bili-cobertor: o bebê fica nu durante o tratamento para que a maior quantidade de pele possível seja exposta à esta luz, cobrindo os seus olhos para protegê-lo durante o tratamento. 
Através de um processo de foto-oxidação, a bilirrubina armazenada sob a pele do bebê é quebrada em outros produtos, que são facilmente expelidos ​​para fora do corpo do corpo.  A fototerapia para bebês usa raios de luz no espectro azul - encontrados em abundância nas lâmpadas Led - que são seguros e não têm os efeitos negativos que a exposição direta aos raios UVs vindos de uma lâmpada fluorescente teria por exemplo. Outros tratamentos a base de iluminação em Led também são usados em bebês e crianças além da icterícia, como a terapia da luz usada também para tratar o S.A.D. (transtorno sazonal afetivo) em bebês prematuros.

O Ritmo Circadiano nas crianças 



Quando atingem a idade de três a quatro meses, é comum que os bebês durmam a noite toda e, portanto, para que eles continuem dormindo por períodos mais longos nessas horas, é importante que os ajudemos a diferenciar a noite do dia. Para as crianças o sono profundo é particularmente crítico. Isso porque a maioria do desenvolvimento infantil ocorre durante o sono. 20% a 43% das crianças em todo o mundo enfrentam problemas para dormir e isso afeta vários aspectos de seu humor, bem-estar e crescimento. Bebê zangado demais pode estar relacionado ao seu mau humor - incluindo atenção, irritabilidade e comportamento. Uma pesquisa da Science of Mom apontou que vários bebês que dormem menos ganham mais gordura e correm maior risco de estarem acima do peso a partir dos três anos de idade. Existem muitas causas para a privação do sono em crianças mas, em muitos casos, as dificuldades do sono são o resultado de um relógio biológico fora de sincronia que pode ser causado, dentre outros motivos, por uma iluminação inadequada. Para acertar as coisas, os pais precisam redefinir esta sincronia, combinando a luz diurna e noturna no dia a dia do neném ou da criança.
À noite, uma luz azul (temperatura de cor 6.000K) que se lance inadvertidamente ao relógio biológico (ritmo circadiano) dos pequeninos, deixa-os muito fora de sintonia. Não só os adultos mas principalmente as crianças são afetadas pelo excesso da luz azul, que prejudica o seu sono e as fazem sofrer com isso. Pior ainda, pesquisas mostram que o problema pode contribuir a longo prazo para a ocorrência de tipos de diabetes, doenças cardíacas e obesidade.

Porém, o comprimento de onda azul 6.000K é muito benéfico durante o dia porque aumenta a atenção, os tempos de reação e o humor dos pequenos, seja em casa, nas creches ou nas escolas - a sua educação e aprendizado serão neste caso os maiores beneficiados por ela. Logo, deve-se atentar com um profissional especializado em iluminação em Led o tipo de luz correta a ser aplicada nos ambientes que os filhos vão passar a maior parte do tempo. E por falar em educação, a proliferação de eletrônicos como telas de computadores, tablets e dispositivos móveis só está aumentando mais e mais a exposição dos pequeninos a luz no comprimento de onda azul, especialmente depois do pôr do Sol. O Dr. Charles Czeisler, da Harvard Medical School já mostrava em 1981 que a luz do dia mantém o relógio interno de uma pessoa alinhado com o ambiente. O ritmo circadiano das pessoas que ficam acordadas até tarde é um pouco mais longo que de outros animais, como os das aves por exemplo (menor que 24 horas). Os animais, insetos, peixes e outros seres vivos são aliás as maiores vítimas da recente poluição luminosa, causada pelo uso indiscriminado da luz em Led no planeta, como as instaladas em vias públicas e edifícios modernos! Esta poluição descontrola o ritmo circadiano das criaturas, afetando sua migração, alimentação, reprodução etc.

As antigas lâmpadas tradicionais - o último vestígio da era do tubo de vácuo - produziam luz com gases ou fios quentes em seu interior. Os diodos emissores de luz atuais (Leds) são semicondutores que podem ser programados para emitirem luz em comprimentos de onda, cores e tons bem mais precisos. Isso é exatamente o que uma lâmpada LED correta fará. São as agora chamadas Lâmpadas Biológicas.
Exemplo: após o pôr-do-sol, usar lâmpadas led bulbo ou alguma outra iluminação suave em led que emita um comprimento de onda mais amarelado, ajuda a interromper o descompasso no ritmo circadiano da criança, não porque a induzirá ao sono, mas porque elas interferem menos com os hormônios do sono (melatonina) e neurônios que ajudam o corpo a adormecer, estimulando nele também a produção do hormônio do crescimento (conhecido como GH- Growth Hormone), que ocorre durante a primeira fase do sono profundo - aproximadamente meia hora após a criança dormir. Outro benefício importante que a luz suave em Led traz a criança em fase escolar inicial é o de não interferir no seu sono REM, quando acontecem os sonhos e onde as coisas que foram aprendidas durante o dia são processadas e armazenadas pelo cérebro. Se a criança dorme menos que o necessário, sua memória de curto prazo não é adequadamente processada e então, ela não conseguirá transformar em conhecimento tudo aquilo que foi aprendido durante o dia todo. Em outras palavras: se a criança não dorme o tempo realmente correto, terá muita dificuldade para aprender outras coisas novas. 

Pior, impossível...



Quando falamos dos benefícios que a iluminação em Led traz a todas as pessoas, inclusive as pequeninas, devemos nos lembrar dos atuais alarmes que denunciam a eminência de uma "epidemia global de cegueira" no horizonte de nossas crianças, por elas estarem bem mais expostas a celulares, tablets e outros dispositivos móveis (ou mesmo as enormes telas de TVs e computadores) que os seus pais ou avós. Este sim, é um fato de extrema urgência que devemos nos atentar AGORA, além claro da correta iluminação em ambientes para bebês e crianças. Os especialistas afirmam: horas gastas hoje olhando para as poderosas telas de Led 'vão roubar milhões de imagens dos pequenos décadas depois'. Segundo os estudos, enfrentaremos uma epidemia global de cegueira se continuarmos gastando horas e horas olhando para uma tela de luz azul. A exposição exagerada a luz de alta energia emitida pelas telas digitais está causando danos irreversíveis aos olhos de nossas crianças (e dos adultos também) ao deteriorar as suas retinas - camada sensível à luz na parte de trás do olho - e acelerando para mais adiante um processo de cegueira central. A renomada pesquisadora Celia Sanchez-Ramos, especialista em proteção e prevenção da visão diz que: 

"Não podemos abrir mão da tecnologia, mas ela deve ser usada de maneira adequada para não prejudicar nossos olhos. É de suma importância que adultos e pais ajam agora e protejam os menores de novos danos".  


Atualmente, existem aproximadamente 900 milhões de dispositivos com telas brilhantes em Led no planeta. Destes, 70 milhões são usados ​​por crianças nos EUA sem nenhuma proteção para os seus olhos, como uma tela ou óculos. Os resultados das pesquisas de Celia Sanchez descobriram que crianças receberam três vezes mais luz de curto comprimento de onda que adultos, devido aos seus braços mais curtos. Elas são expostas a luz de alta energia a uma distância muito menor do que um adulto usando o mesmo dispositivo. Mais de 2.000 crianças e jovens entre oito e 18 anos relataram que, em um dia normal, gastam aproximadamente 7,5 horas usando dispositivos com telas de Led nas escolas e no lazer. A preocupação é tão grave que no mês de agosto de 2018, a França criou uma lei específica, proibindo suas crianças e adolescentes menores de 15 anos de levarem às escolas smartphones ou tablets (uma das promessas da campanha do presidente francês Emmanuel Macron). Desde 2010 já existia uma lei que proibia o uso de smartphones nas aulas; a partir de agora porém, os celulares e tablets estão proibidos também em intervalos e durante as refeições. E como não bastasse tanta notícia preocupante, toma mais esta: o Led na Moda! Já abordamos aqui em postagem no blog sobre o uso indiscriminado do Diodo Emissor de Luz nas roupas, acessórios e até nos pets! Milhões de produtos em Led estão sendo produzidos para enfeitar crianças, adolescentes, adultos e agora, também animais (tsc), deturpando o veio sustentável da tecnologia. Tudo isso somado as telas dos celulares e computadores, que além dos estragos na retina também podem fazer com que nossos olhos fiquem secos, devido à redução da intermitência (piscar regularmente) enquanto olhamos para elas, como se estivéssemos num estado de hipnose. Conclusão: de nada adianta nos prevenirmos com os cuidados da luz em Led nos quartos de nossos pequeninos se eles estarão passando mais de 7 horas diárias agarrados a telas de dispositivos móveis, TVs, camisetas, bonés etc, tudo em Led, prejudicando além do seu ritmo circadiano (sono, aprendizado e crescimento), principalmente a sua visão a médio-longo prazo em sua vida. 

Fazendo bom uso da luz noturna 



Quais são os benefícios das luzes noturnas para bebês?

As luzes a noite têm muitos usos práticos, incluindo: conforto e sensação de segurança (muitas crianças têm medo do escuro); ajuda aos pais em enxergar bem à noite (para verificar o bebê); permitir que seu filhinho localize facilmente suas coisas (seu brinquedo ou cobertorzinho no escuro); Iluminar o trocador (para mudanças noturnas de fraldas). 

Mas, de que modo devemos aplicar a luz geral no quarto das crianças e bebês? 

Como em todos os ambientes em uma residência, a luz central dos quartos dos filhos menores também deve ser equivalente a sua potência (watts) pela proporção de sua área linear X e o seu pé direito (medida do piso ao teto). Em um quarto medindo por exemplo 4m X 4m x 2,90 (pé direito), o máximo em luz central a ser aplicada para este ambiente é um equipamento em Led que forneça, no máximo, 18 Watts de potência. Sua luz deve ser difusa (não focal e bem espalhada por todo o quarto) para melhor higienização e organização quando necessário. Neste caso inclusive, se quiser fazer uso de uma temperatura de cor 6.000K para enxergar melhor o ambiente por algum outro motivo, tudo bem. Contudo, paralelo a esta luz branca deve-se deixar o quarto mais aconchegante para quando não precisar mais desta luz central acesa, fazendo uso então de abajur ou arandelas infantis que permitam conectar uma lâmpada bulbo na temperatura de cor 3.000K, também de potência bem baixa. Evite sempre que puder os equipamentos híbridos (que vêm com o led incorporado). Assim você fica com a liberdade de trocar a lâmpada sempre que a considerá-la muito forte ou trocá-la em caso de defeito, sem precisar comprar um novo equipamento. Uma boa lâmpada Led pode acompanhar o seu filho até os seus 10, 13 anos. 

O bebê está chorando no quarto!...

Acender aquela luz central em Led de 18 Watts do quarto do bebê enquanto o checamos regularmente, faz com que cérebro tanto da mamãe quanto do papai se tornem mais alertas e tenham uma certa dificuldade em voltar a dormir depois. Uma luz de apoio em led de baixa wattagem no berço do seu bebê fornecerá iluminação suficiente para poder vê-lo sem acordá-lo. Use uma iluminação difusa de no máximo 3 watts. Uma luz indireta debaixo do berço como a fornecida por uma lâmpada pequenina ou fita led, ajudam muito também, fazendo com que você ao voltar para a sua cama, volte a dormir bem mais rápido. Muito cuidado para não deixar funcionando no quarto do bebê, brinquedos que possuam muitas luzinhas piscantes e coloridas (geralmente também em led). Isto o deixa despertado e ansioso por brincadeiras. Desligue tudo uma hora antes de botá-lo para dormir a noite. 

A importância do profissional em luminotécnica



Não custa nada lembrar mais uma vez aqui, como sempre fazemos na maioria de nossos posts: a luz do Led é muito, mas muito forte! Somente um profissional em luminotécnica e iluminação em Led pode garantir, com toda a segurança, que o projeto para o quarto de seu bebê ou filho maior irá ter o nível e quantidade de luz ideais para o seu bom desenvolvimento e conforto. Os estudos de equipamentos junto as devidas medições de luz para as necessidades ideais de lúmens no ambiente desejado, farão toda a diferença na qualidade e durabilidade da iluminação em Led nos locais onde seus filhos crescerão saudavelmente. É de suma importância valorizar a atuação deste profissional técnico para não ter surpresas desagradáveis mais adiante, seja pela falta ou pelo excesso da luz em Led no local - que acarretaria previsíveis danos, como os aqui já citados por especialistas no assunto. Além disso, também está nas atribuições do profissional em luminotécnica, a verificação da qualidade e garantia dos produtos - vitais para não se ter prejuízos financeiros no investimento do projeto pois, como sabemos - conforme inúmeros posts publicados aqui no Blog - um equipamento em Led de construção confiável deve durar por pelo menos 10 anos, sem apresentar nenhum defeito se instalado corretamente. A Codlux® conta com profissionais com mais de 15 anos no mercado da iluminação e também formação em estudos, adequação e desenvolvimento de produtos Led para projetos de iluminação, tendo neste período acompanhado tanto o processo de introdução quanto a recente normatização dos equipamentos em Led no Brasil. 

Considere também 



-Faça com que seus filhos desliguem seus componentes eletrônicos, incluindo a TV, uma ou duas horas antes de dormir para que seus corpos possam começar a produzir mais melatonina 
-Faça uso da regra 20-20-20 com seus filhos: para cada 20 minutos que eles estiverem olhando para uma tela digital, distancie seu olhar em 6 metros de distância dos dispositivos por 20 segundos ou mais, para que os músculos dos seus olhos relaxem.
-Se eles estiverem concluindo a lição de casa em um computador, use um filtro de cor âmbar na tela. Isso os ajudará a diminuir o seu brilho excessivo.
-Instale um aplicativo que aqueça automaticamente as cores na tela do computador ou celular em uso.
-Nunca compre lâmpadas sem o selo de certificação do INMETRO! Evite riscos para seus filhos! Leia mais a respeito sobre a Certificação do INMETRO para lâmpadas em Led no Brasil AQUI.
-Evite usar apenas temperaturas de cor branco frio (5.000 a 6.500K) nas luzes noturnas para os quartos. Intercale principalmente com luzes branco quente 3000K.
-Opte por temperatura de cor 3.000K a 4.000K nas luzes para o relaxamento e descanso de bebês e crianças pois, elas têm um comprimento de onda maior e não suprimem a liberação natural do hormônio do sono "melatonina".
-Biologicamente falando, a melhor iluminação para deixar acesa no berço de um recém-nascido é... nenhuma! Para um melhor sono possível, o bebê deve dormir numa penumbra ou completa escuridão, com no máximo uma luz de apoio no rodapé da parede.
-Se o bebê ou criança possuir o seu banheiro próprio, a iluminação a ser usada neste ambiente antes do pequeno usuário iniciar a sua idade escolar, deve ser na temperatura de cor variável entre 2.700 a 4.000K. Isto evita nele um pré contato a noite com uma luz em led muito forte e brilhante (como a em 6.000K), facilitando o devido relaxamento nas transições quarto-banheiro-quarto, mantendo estes ambientes iluminados uniformemente, algo muito necessário para que eles continuem a dormir tranquilos.
-Cochilos eventuais sempre devem acontecer à luz do dia. Levante as cortinas e persianas nos cochilos dos bebês para que elas não confundam o relógio biológico da criança e nem causem problemas com o seu sono noturno mais tarde.
-Devido a alta e acelerada penetração da tecnologia Led na vida das pessoas atualmente, consultas regulares a um oftalmologista devem estar sempre na agenda médica dos bebês, crianças maiores e adolescentes. 
-JAMAIS use uma luz UV-C no quarto do bebê como medida de desinfecção contra vírus como a COVID-19! Evite acidentes graves que podem afetar a sua visão prematura e pele!

Robson Giro especial para a Codlux® - luz em Led

Fontes: N.A.S.A., WebMD, The Wall Street Journal, Harvard Medical School, Brighten Your Mood, The New York times, LSGC Blog, Sleep Foundation, Huffington Post, Parent Guide, Cerebro & Mente.org, Daily Mail 


Codlux® - Luz em Led

Luz é Função. Estamos empenhados nisso.

Baixe o arquivo em PDF desta postagem: 


LEIA TAMBÉM 

Volta às Aulas - leia a postagem especial sobre o Led na educação de seus filhos AQUI



Crianças

As dicas na iluminação em Led 
Volta às Aulas Codlux®

A importância da luz correta no ensino
Cérebro

O efeito do Led em nosso órgão 
S.A.D.

Saiba o que é o Transtorno Afetivo Sazonal 
O Led e o Sabor

Veja como os seus pratos podem ficar ainda mais destacados
Led UV-C:

Tudo o que você precisa saber!
Varíola dos Macacos e o LED UV-C
Proteção eficaz?
Coronavírus

Informações importantes e os produtos Led que já existem para prevenção
Escritório, Home Office e a Iluminação em Led 

A COVID-19 mudará os escritórios para sempre?
As Vantagens da Luz em Led Para a Sua Saúde

A aplicação de equipamentos Led no trato de nosso corpo e bem estar
Led: quando a desinformação vira Fake News!

No ano em que as fake news foram destaque, nem o Led ficou de fora da desinformação. A Codlux® ajudou você a entender melhor todas as mentiras contadas sobre a Iluminação em Led, disseminadas de maneira irresponsável em 2019 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Chuva e Led combinam? Sim e não...

Olá! É época de chuvas fortes em boa parte do Brasil. Inclusive no nordeste este ano, as águas caíram em Alagoas por exemplo enchendo regiões inteiras e desabrigando milhares de famílias. Com todo o respeito as vítimas, é um momento também para lembrarmos da fragilidade do Led em relação a uma possível exposição constante a umidade e água. Basicamente, o uso da iluminação em Led deve primeiramente considerar o seu local de aplicação: se o equipamento será de interno ou externo. Resumindo de forma bem didática, todo equipamento Led que não tiver uma certificação de proteção "IP65 e/ou IP66", deve ser usado em áreas internas - protegido da umidade, vapores de água, respingos, chuvas, alagamentos e submersão. Estas são regras básicas que, obrigatoriamente, devem ser aplicadas as Lâmpadas para soquetes diversos, aos plafons para embutir em gesso ou laje, as fitas em Led etc. Para uso fora de ambientes fechados como um Refletor Led por exemplo, existe a devida norma técnica

Perfilados: o detalhe essencial no Design Industrial de ambientes

Olá! Hoje vamos continuar a linha de postagens para o design arquitetônico industrial no interior de ambientes residenciais e corporativos. E o destaque agora vai para ele, um equipamento simples e de custo acessível, mas que faz toda a diferença para literalmente sustentar e dar "leveza" a iluminação: o perfilado! O QUE É? Imagens: Pinterest Criados originalmente para a suspensão e alimentação de circuitos e equipamentos de iluminação, ventilação, som ambiente ou, passagem de outros fios e cabos elétricos, telefônicos, dados etc nas construções industriais e comerciais, são destinados a instalações fixas ou suspensas justamente por terem uma aplicação muito flexível. COMO SÃO? Fabricados em chapa de aço pré galvanizado, pintura eletrostática, galvanização à fogo, alumínio ou aço inoxidável, eles são conhecidos tecnicamente como "eletrocalhas". Os melhores para o uso em design de interiores são aqueles mais resistentes, livres de rebarbas e que també

Codlux® no Pinterest: inspire-se como nós!

Olá! Está pensando em um projeto de iluminação e quer ir direto ao ponto, sem textão? Então, filtre o que você quer por imagens: acesse ideias e outros pins sobre Iluminação Led salvos na pasta "Luz em LED",  no Pinterest da Codlux®.  São muitas imagens para você consultar e se inspirar.  https://br.pinterest.com/codlux/luz-em-led/ Inspire-se, como nós! Siga o pincode abaixo e aproveite! Pincode Codlux® Codlux® - Luz em Led Luz é Função! Estamos empenhados nisso.