Pular para o conteúdo principal

Chuva e Led combinam? Sim e não...

Olá! É época de chuvas fortes em boa parte do Brasil.


Inclusive no nordeste este ano, as águas caíram em Alagoas por exemplo enchendo regiões inteiras e desabrigando milhares de famílias. Com todo o respeito as vítimas, é um momento também para lembrarmos da fragilidade do Led em relação a uma possível exposição constante a umidade e água. Basicamente, o uso da iluminação em Led deve primeiramente considerar o seu local de aplicação: se o equipamento será de interno ou externo. Resumindo de forma bem didática, todo equipamento Led que não tiver uma certificação de proteção "IP65 e/ou IP66", deve ser usado em áreas internas - protegido da umidade, vapores de água, respingos, chuvas, alagamentos e submersão. Estas são regras básicas que, obrigatoriamente, devem ser aplicadas as Lâmpadas para soquetes diversos, aos plafons para embutir em gesso ou laje, as fitas em Led etc.



Para uso fora de ambientes fechados como um Refletor Led por exemplo, existe a devida norma técnica que protege todos os componentes localizados dentro destes equipamentos contra as intempéries. E o que significam exatamente os tais números 65 e 66?

O sistema de avaliação de proteção IP é um padrão definido pela norma internacional IEC 60529, que classifica o grau de proteção fornecido pelo corpo/carcaça de equipamento elétrico contra objetos sólidos (como poeira) e líquidos (água, óleo, etc.). Uma lâmpada ou outro produto de luz em Led é um equipamento eletrônico antes de mais nada e o grau de proteção para todo equipamento deste tipo é indicado com um sistema de 2 dígitos (veja tabela abaixo).


O primeiro número corresponde ao grau de proteção fornecido contra objetos sólidos (poeira etc).
O segundo número corresponde o grau de proteção fornecido contra líquidos (da simples umidade a chuvas torrenciais ou submersão completa).

A classificação IP66 portanto, corresponde a um produto que é completamente à prova de poeira e também, protegido contra jatos de água potentes.

Temos além disso,  a proteção IP68 - esta indicada por exemplo a peças em Led que serão instaladas dentro de piscinas e também em pisos externos e jardins. Nestes dois casos, existe a submersão (com ou sem pressão) e, assim como nos relógios a prova d'água, deve-se saber a metragem que estas peças em Led podem suportar abaixo d'água, sem oxidar ou se romper com facilidade. Refletores em Led não foram feitos para serem instalados em piscinas ou em áreas onde corra-se o risco de alagamento - quando houver chuvas fortes por exemplo. O recomendado é sempre antes da sua instalação, verificar através de um histórico meteorológico recente, o quanto a água pode subir em épocas de chuva constantes e aí então, medir uma margem de segurança de 30 cm acima desta verificação: se alaga 1 metro por exemplo, instale o equipamento em Led acima de 1,30 m no mínimo.

Com a Codlux® você pode ficar tranquilo: em nosso site codlux.com/produtos temos as especificações completas para todos os itens disponíveis em catálogo. Quando uma peça for certificada para uso externo, haverá a sua correspondente informação, como no exemplo abaixo:


Para obter mais informações sobre produtos com proteção a chuva e outras intempéries, entre em contato conosco:

codlux.com/contato

Robson Giro - especial para a Codlux - Luz em Led

Consultas: Oldham Gas, Digimed

Codlux® Luz em Led

LEIA TAMBÉM
Alagamento, raios e estouros na rede elétrica 

Seu Led está preparado para isto tudo?



Postagens mais visitadas deste blog

Como evitar ERROS GROTESCOS na instalação?

Olá!
Hoje voltaremos a falar sobre Erros de Projetos. Agora mais precisamente, no tocante a instalação de alguns equipamentos especificados, principalmente aqueles que necessitarem de uma Adequação e Desenvolvimento por parte do profissional em luminotécnica quando da correta escolha dos produtos de iluminação artificial com tecnologia Led para o seu projeto !

Via de regra, grande parte das adaptações criadas pelo Light Designer responsável no projeto encomendado vão de encontro a um desejo pessoal do seu cliente. Isto consequentemente acarretará, por exemplo, em equipamentos que não harmonizarão com o desenho original da peça disponível no mercado: formas, cores, potência da luz, meios de fixação/instalação etc, tudo pode ter que ser mudado naquele equipamento "X" devido a uma escolha pessoal do proprietário do imóvel, tendo contudo que manter-se não só a qualidade na iluminação local como também, a garantia do produto. E é aí que a coisa pode começar a pegar: instaladore…

Trilho Suspenso: Solução simples e sofisticada

Olá!



#AdequaçãoEdesenvolvimentoqual empresa em iluminação oferece isto a todos os seus clientes de maneira incondicional?
Seja em sua casa ou empresa, a Codlux® vai aonde nenhuma outra pode (ou não quer) ir: solução para aquilo que está em sua mente, adaptada as disponibilidades atuais do mercado e sem custos exorbitantes - você simplesmente não tem que pagar a mais por isto.Nosso Atendimento e Pós-venda estão fazendo a diferença para centenas de clientes atendidos, como o do caso deste video, que queria também em seu projeto um simples trilho eletrificado, pousado longe do teto, acima de sua mesa de jantar no terraço mas com sofisticação, sem cabos ou fios aparentes.



O expertise dos profissionais da Codlux® no mercado da iluminação foram fundo: do design a fabricação do produto, passando pelo conhecimento certo dos insumos para encontrar a finalização perfeita, de bom gosto e com muita resistência.

Esta é a Codlux®. Luminotécnica e design acessível a você!


Veja agora a preparação d…

Coronavírus: informações, precauções, mercado e Led disponível

Olá. O mundo não fala (nem teme) outra coisa senão a ameaça do coronavírus. Muito você já deve ter lido por aí sobre o assunto para se prevenir - e isso é um excelente sinal! Mas, e quanto ao mercado, a economia e o bom andamento de nossos projetos em 2020? Como e o quanto essa doença afetará na prática nossas vidas mundo afora e aqui no Brasil? Por exemplo, poderá faltar equipamentos em Led num período próximo? Fomos atrás destas e outras respostas - em virtude da importância do tema, informamos que esta publicação (originalmente postada no dia 3 de Fevereiro de 2020) será periodicamente ATUALIZADA. Fique atento!
A PRODUÇÃO DE LED ESTÁ PARADA NA CHINA?



Sim. Devido ao surto de coronavírus na China, o governo central estendeu o feriado de ano novo até o dia 3 de fevereiro de 2020: todas as províncias da China registraram ao menos um caso de coronavírus, o que desencadeou medidas excepcionais como quarentenas em dez cidades, incluindo Wuhan, o epicentro do surto, onde vivem 11 milhões d…