Pular para o conteúdo principal

Chuva e Led combinam? Sim e não...

Olá! É época de chuvas fortes em boa parte do Brasil.


Inclusive no nordeste este ano, as águas caíram em Alagoas por exemplo enchendo regiões inteiras e desabrigando milhares de famílias. Com todo o respeito as vítimas, é um momento também para lembrarmos da fragilidade do Led em relação a uma possível exposição constante a umidade e água. Basicamente, o uso da iluminação em Led deve primeiramente considerar o seu local de aplicação: se o equipamento será de interno ou externo. Resumindo de forma bem didática, todo equipamento Led que não tiver uma certificação de proteção "IP65 e/ou IP66", deve ser usado em áreas internas - protegido da umidade, vapores de água, respingos, chuvas, alagamentos e submersão. Estas são regras básicas que, obrigatoriamente, devem ser aplicadas as Lâmpadas para soquetes diversos, aos plafons para embutir em gesso ou laje, as fitas em Led etc.



Para uso fora de ambientes fechados como um Refletor Led por exemplo, existe a devida norma técnica que protege todos os componentes localizados dentro destes equipamentos contra as intempéries. E o que significam exatamente os tais números 65 e 66?

O sistema de avaliação de proteção IP é um padrão definido pela norma internacional IEC 60529, que classifica o grau de proteção fornecido pelo corpo/carcaça de equipamento elétrico contra objetos sólidos (como poeira) e líquidos (água, óleo, etc.). Uma lâmpada ou outro produto de luz em Led é um equipamento eletrônico antes de mais nada e o grau de proteção para todo equipamento deste tipo é indicado com um sistema de 2 dígitos (veja tabela abaixo).


O primeiro número corresponde ao grau de proteção fornecido contra objetos sólidos (poeira etc).
O segundo número corresponde o grau de proteção fornecido contra líquidos (da simples umidade a chuvas torrenciais ou submersão completa).

A classificação IP66 portanto, corresponde a um produto que é completamente à prova de poeira e também, protegido contra jatos de água potentes.

Temos além disso,  a proteção IP68 - esta indicada por exemplo a peças em Led que serão instaladas dentro de piscinas e também em pisos externos e jardins. Nestes dois casos, existe a submersão (com ou sem pressão) e, assim como nos relógios a prova d'água, deve-se saber a metragem que estas peças em Led podem suportar abaixo d'água, sem oxidar ou se romper com facilidade. Refletores em Led não foram feitos para serem instalados em piscinas ou em áreas onde corra-se o risco de alagamento - quando houver chuvas fortes por exemplo. O recomendado é sempre antes da sua instalação, verificar através de um histórico meteorológico recente, o quanto a água pode subir em épocas de chuva constantes e aí então, medir uma margem de segurança de 30 cm acima desta verificação: se alaga 1 metro por exemplo, instale o equipamento em Led acima de 1,30 m no mínimo.

Com a Codlux® você pode ficar tranquilo: em nosso site codlux.com/produtos temos as especificações completas para todos os itens disponíveis em catálogo. Quando uma peça for certificada para uso externo, haverá a sua correspondente informação, como no exemplo abaixo:


Para obter mais informações sobre produtos com proteção a chuva e outras intempéries, entre em contato conosco:

codlux.com/contato

Robson Giro - especial para a Codlux - Luz em Led

Consultas: Oldham Gas, Digimed

Codlux® - Luz em Led

Luz é Função. Estamos empenhados nisso.

LEIA TAMBÉM
Alagamento, raios e estouros na rede elétrica 

Seu Led está preparado para isto tudo?

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Floresta Viva (Josefina)

Olá! A Codlux® apresenta para você nesta publicação, o projeto luminotécnico desenvolvido para o restaurante Josefina, hoje conhecido como Floresta Viva Pizza Bar e Restaurante . Acompanhe logo após o video intro, todo o desenrolar de mais este case Codlux® nas palavras de nosso lighting designer e responsável pelo projeto de iluminação,  Marcos Britto .  Veja, leia e inspire-se, como nós!  Marcos Britto, Codlux®   A Augusta de Andrade Arquitetura & Interiores solicitou a nossa colaboração neste projeto de iluminação. Ele não era de budget muito alto então, não tínhamos muita intervenção na especificação a ser aprovada pelo cliente. Porém no andar inferior, um teto em laje somado ao fato de se trabalhar com iluminação pontual foi de execução um pouco mais complicada, a princípio. Ali, tivemos que acrescentar alguns pontos de luz, mas não todos os que realmente gostaríamos de ver no ambiente: enquanto o profissional instalador trabalhava no local, encontrou obstáculos na infraestru

Duplex no Morumbi

Olá! Neste projeto luminotécnico especificado por  Marcos Britto da Codlux® em Novembro de 2019, os constantes entraves pandêmicos e até alguns erros de projeto provenientes do longuíssimo 'delay' nos confinamentos demandou muito mais tempo que o previsto para um acompanhamento perfeito nas instalações dos equipamentos LED entregues. De fato, a pandemia de 2020 foi devastadora para muitas famílias, com perdas irreparáveis de entes queridos e readaptações drásticas no ritmo de vida urbano das populações globais - inclusive no que disse respeito a planos, metas e expectativas. Não poderia ser diferente neste caso. Como a Codlux® lidou com esta situação toda é o que você irá acompanhar daqui em diante.   Localizado no bairro do Morumbi em São Paulo, a especificação luminotécnica aplicada aos apartamentos deste conjunto de edifícios na verdade, atendeu duas unidades de 250 m² cada que agora, contam com a correta iluminação da Codlux®. O primeiro dos apartamentos já foi completamen