Pular para o conteúdo principal

Alagamento, raios e estouros na rede elétrica: seu Led aguenta?



Olá!

O verão brasileiro 2018/2019 terminará no dia 20 de março de 2019, às 18h57.
As 18h58 do dia 20 de março de 2019 inicia-se oficialmente o Outono no Brasil.
A transição entre o verão e inverno é marcada pelo Outono, com mudanças rápidas nas condições de tempo no país:
-nevoeiros e geadas no Sul e Sudeste
-aumento de chuvas no Norte, Nordeste e leste do Nordeste
-temperaturas mais amenas em algumas áreas das Regiões Sul, Sudeste e parte da Região Centro-Oeste

Em São Paulo (como também em outras regiões do Brasil) o finzinho do verão 2019 trouxe chuva intensa nas áreas metropolitanas (foi o fevereiro mais chuvoso dos últimos 15 anos na capital paulista), alagando ruas, avenidas e derrubando centenas de árvores (mais de 400 no mês passado!).
A interrupção no fornecimento de energia foi sanada rapidamente em alguns locais da cidade mas, em outros, expôs a dificuldade em fazê-lo devido ao excesso de fios de terceiros nos postes da concessionária de energia.



Em janeiro deste ano, tivemos também um evento violento com a explosão de um transformador (imagem acima), que deixou moradores sem energia elétrica na Zona Sul de São Paulo. Após uma forte chuva com vento, o transformador de energia elétrica explodiu, deixando parte dos imóveis sem luz na Vila Gumercindo, zona sul de São Paulo.



Em fevereiro, incontáveis raios poderosíssimos (ao todo 20.000 nos últimos 3 meses) atingiram a cidade, como o super-raio (imagem acima) registrado por câmeras instaladas no alto de um prédio da zona oeste da capital paulista. Na primeira vez que este super-raio tocou o solo em Cotia (cidade da Grande São Paulo), sua descarga elétrica foi de 109 mil amperes, percorrendo logo em seguida 22 quilômetros a 700 KM por segundo, até tocar no solo do bairro da Vila Romana - com uma descarga oito vezes mais intensa do que a de um raio comum: 249 mil amperes!

-Água e alagamentos;
-Interrupção abrupta no fornecimento de energia;
-Desequilíbrio nas voltagens ao restabelecer-se a rede elétrica;
-Explosões nas linhas de transmissão de energia;
-Raios intensos atacando toda a cidade...

Seu Led está preparado para isto tudo em tão pouco tempo?

Talvez não. Ou, definitivamente não! Senão, vejamos:

Água e alagamentos

O Led para estar bem resguardado contra alagamentos, submersão aquática completa e mesmo chuvas constantes, deve estar normatizado por um fator, um índice de proteção (denominado IP) bem alto. Já abordamos a respeito desta questão no Blog, que você pode conferir em postagem original AQUI.

Interrupção abrupta no fornecimento de energia

Isto não é muito bom para o Led. Componentes eletrônicos encontrados em seu interior como os capacitores e mesmo os drivers, podem facilmente ser afetados por uma constante variação de tensão muito alta vinda da rede elétrica. Fazer o devido aterramento nos Leds externos ajuda a combater esta variação na tensão extra elevada que sai da concessionária de energia elétrica direto para os equipamentos de iluminação de sua casa ou negócio.

Desequilíbrio nas voltagens ao restabelecer-se a rede elétrica

O Led nas não faz milagres. Devido a garantia destes produtos não cobrir eventos como alterações abruptas nas voltagens vindas da rede elétrica via concessionária, deve-se comunicar a empresa fornecedora responsável logo após o ocorrido e exigir o ressarcimento financeiro para o caso da queima de um produto em Led externo instalado corretamente. Para isto, um profissional capacitado deverá medir o quanto está entrando de energia no seu relógio medidor - dentre outros procedimentos - para que se comprove a inconsistência no fornecimento da energia.

Explosões nas linhas de transmissão de energia

Não é uma regra pré-estabelecida mas, dependendo a distância que sua casa ou empresa estiver da rede transmissora de energia vinda das usinas hidrelétricas ou termelétricas (e mesmo sub-estações), uma explosão muito forte que percorra a fiação pública pode danificar os componentes internos do seu equipamento em Led externo. Mas isso é algo muito raro de acontecer.

Raios intensos atacando toda a cidade 

O seu relógio medidor de energia não filtra nem impede que uma inadvertida descarga elétrica potente passe tranquilamente por ele. Logo, raios fortes e frequentes em dias de tempestades farão muito mal ao seu equipamento em Led externo se este não estiver devidamente aterrado. Verifique sempre o procedimento com o seu instalador.

Conclusão

O que podemos acrescentar e reforçar é que, ao adquirir um equipamento em Led de má qualidade e com garantia mínima de 3 meses, eventos violentos como os dos últimos meses de verão - sejam eles ocorridos naturalmente ou pela interferência humana - com certeza estressarão ao máximo os componentes eletrônicos dos produtos com qualidade duvidosa, danificando-os irreparavelmente. E, dependendo a intensidade e frequência destes eventos, até produtos de alta qualidade podem vir a sofrer perdas em sua eficiência energética no futuro - em vez de durarem 10, 15 anos, não suportarão 3 anos de uso contínuo sem apresentarem problemas como piscar frequentemente ou acender só de vez em quando, até parar de funcionar de vez.

Evite então comprar Led por impulso e sem orientação profissional. Proteja o seu dinheiro e fique em segurança com o melhor que um equipamento em Led de qualidade e garantia estendida pode oferecer. O profissional em luminotécnica e especialista em iluminação em Led o ajudará muito bem neste sentido.

Robson Giro - especial para a Codlux® Luz em Led
Fontes: INPE/CPTE, G1



Codlux® - Luz em Led

Luz é Função. Estamos empenhados nisso.

LEIA TAMBÉM: 
Chuva e Led combinam? Sim e não...

Saiba se o seu equipamento resiste


Postagens mais visitadas deste blog

Faria Lima Plaza: o Batata floresce!

Olá! Dia 17 de Agosto é o Aniversário de nosso amado bairro de Pinheiros aqui na cidade de São Paulo . Preparamos este super post especialmente para você que deseja morar, trabalhar, se divertir ou mesmo conhecer um dos primeiros bairros da segunda maior cidade da América Latina em 2020, onde a população já passa dos 20 milhões e a riqueza gerada, beira a casa dos US$530 bilhões ao ano. E Pinheiros hoje ilustra bem este progresso todo: uma edição da revista Veja São Paulo de Janeiro de 2019 destacava em matéria especial, um grande empreendimento a ser erguido no Largo da Batata , região do bairro de onde está localizada a Codlux®: o  Faria Lima Plaza .  O projeto arquitetônico em questão é assinado pelo famoso escritório de arquitetura  Kohn Pedersen Fox Associates  (KPF, que tem vários 'skyscraper' marcantes ao redor do mundo) e, tem potencial para se tornar um grande ícone do mercado imobiliário. O edifício conta com 40.937 m2 (440.643 pés quadrados) de área BOMA, dis

Lar Inteligente 360º

Olá! Durante quatro semanas, especialistas e fornecedores vão apresentar virtualmente temas inéditos e soluções tecnológicas. É o  Lar inteligente 360º , um projeto online da  AURESIDE - Associação Brasileira de Automação Residencial e Predial . O objetivo é difundir conhecimento e promover debates com uma audiência seletiva e de forte influencia nos processos decisórios de projetos residenciais, tanto novos como na sua adequação de uso. Em todos os dias de palestras, haverão também apresentações de projetos, produtos e soluções para casas inteligentes e conectadas.  UM ENCONTRO VIRTUAL SOBRE TECNOLOGIA E O FUTURO DE NOSSAS CASAS! De 15 de setembro a 8 de outubro   Palestrantes:  Para conhecer melhor o programa e fazer sua inscrição gratuita, visite:   https://larinteligente.com.br/evento-online A Codlux® está acompanhando tudo e atualizará oportunamente esta postagem com as novidades mais importantes mostradas no evento, aguarde! ATUALIZAÇÃO EM 14/10/20 Acesse o resumo rápido do que j

Refletores em Led: na medida para a sua calçada

Olá! Muitas pessoas se perguntam quantos Watts em Led são necessários para iluminar sua calçada. Bem, aqui no Showroom Técnico da Codlux® por exemplo (que está localizado em uma área muito movimentada do Bairro de Pinheiros - bem ao lado do coração da região, o badalado "Largo da Batata") optamos por usar em nossos mais de 5 metros de calçamento, duas peças de refletores em Led branco frio 6000K com 30W cada (em detalhes nas imagens abaixo), voltados para baixo, com a intenção de iluminar bem o passeio e dar mais segurança e visibilidade, tanto aos pedestres quanto aos frequentadores dos Bares locais. Se fosse uma residência, apenas uma peça deste refletor bastaria para iluminar a entrada de uma garagem por exemplo. Mas em áreas comerciais, quanto mais iluminação a noite melhor. Se a sua casa tiver os mesmos 5,60 metros de nossa frente, você pode optar (se desejar espalhar melhor a luz), por dois refletores de 20W cada, posicionados um em cada lado do imóvel. Vo