Pular para o conteúdo principal

Alagamento, raios e estouros na rede elétrica: seu LED aguenta?



Olá!

O verão brasileiro 2018/2019 terminará no dia 20 de março de 2019, às 18h57.
As 18h58 do dia 20 de março de 2019 inicia-se oficialmente o Outono no Brasil.
A transição entre o verão e inverno é marcada pelo Outono, com mudanças rápidas nas condições de tempo no país:
-nevoeiros e geadas no Sul e Sudeste
-aumento de chuvas no Norte, Nordeste e leste do Nordeste
-temperaturas mais amenas em algumas áreas das Regiões Sul, Sudeste e parte da Região Centro-Oeste

Em São Paulo (como também em outras regiões do Brasil) o finzinho do verão 2019 trouxe chuva intensa nas áreas metropolitanas (foi o fevereiro mais chuvoso dos últimos 15 anos na capital paulista), alagando ruas, avenidas e derrubando centenas de árvores (mais de 400 no mês passado!).
A interrupção no fornecimento de energia foi sanada rapidamente em alguns locais da cidade mas, em outros, expôs a dificuldade em fazê-lo devido ao excesso de fios de terceiros nos postes da concessionária de energia.



Em janeiro deste ano, tivemos também um evento violento com a explosão de um transformador (imagem acima), que deixou moradores sem energia elétrica na Zona Sul de São Paulo. Após uma forte chuva com vento, o transformador de energia elétrica explodiu, deixando parte dos imóveis sem luz na Vila Gumercindo, zona sul de São Paulo.



Em fevereiro, incontáveis raios poderosíssimos (ao todo 20.000 nos últimos 3 meses) atingiram a cidade, como o super-raio (imagem acima) registrado por câmeras instaladas no alto de um prédio da zona oeste da capital paulista. Na primeira vez que este super-raio tocou o solo em Cotia (cidade da Grande São Paulo), sua descarga elétrica foi de 109 mil amperes, percorrendo logo em seguida 22 quilômetros a 700 KM por segundo, até tocar no solo do bairro da Vila Romana - com uma descarga oito vezes mais intensa do que a de um raio comum: 249 mil amperes!

-Água e alagamentos;
-Interrupção abrupta no fornecimento de energia;
-Desequilíbrio nas voltagens ao restabelecer-se a rede elétrica;
-Explosões nas linhas de transmissão de energia;
-Raios intensos atacando toda a cidade...

Seu Led está preparado para isto tudo em tão pouco tempo?

Talvez não. Ou, definitivamente não! Senão, vejamos:

Água e alagamentos

O Led para estar bem resguardado contra alagamentos, submersão aquática completa e mesmo chuvas constantes, deve estar normatizado por um fator, um índice de proteção (denominado IP) bem alto. Já abordamos a respeito desta questão no Blog, que você pode conferir em postagem original AQUI.

Interrupção abrupta no fornecimento de energia

Isto não é muito bom para o Led. Componentes eletrônicos encontrados em seu interior como os capacitores e mesmo os drivers, podem facilmente ser afetados por uma constante variação de tensão muito alta vinda da rede elétrica. Fazer o devido aterramento nos Leds externos ajuda a combater esta variação na tensão extra elevada que sai da concessionária de energia elétrica direto para os equipamentos de iluminação de sua casa ou negócio.

Desequilíbrio nas voltagens ao restabelecer-se a rede elétrica

O Led nas não faz milagres. Devido a garantia destes produtos não cobrir eventos como alterações abruptas nas voltagens vindas da rede elétrica via concessionária, deve-se comunicar a empresa fornecedora responsável logo após o ocorrido e exigir o ressarcimento financeiro para o caso da queima de um produto em Led externo instalado corretamente. Para isto, um profissional capacitado deverá medir o quanto está entrando de energia no seu relógio medidor - dentre outros procedimentos - para que se comprove a inconsistência no fornecimento da energia.

Explosões nas linhas de transmissão de energia

Não é uma regra pré-estabelecida mas, dependendo a distância que sua casa ou empresa estiver da rede transmissora de energia vinda das usinas hidrelétricas ou termelétricas (e mesmo sub-estações), uma explosão muito forte que percorra a fiação pública pode danificar os componentes internos do seu equipamento em Led externo. Mas isso é algo muito raro de acontecer.

Raios intensos atacando toda a cidade 

O seu relógio medidor de energia não filtra nem impede que uma inadvertida descarga elétrica potente passe tranquilamente por ele. Logo, raios fortes e frequentes em dias de tempestades farão muito mal ao seu equipamento em Led externo se este não estiver devidamente aterrado. Verifique sempre o procedimento com o seu instalador.

Conclusão

O que podemos acrescentar e reforçar é que, ao adquirir um equipamento em Led de má qualidade e com garantia mínima de 3 meses, eventos violentos como os dos últimos meses de verão - sejam eles ocorridos naturalmente ou pela interferência humana - com certeza estressarão ao máximo os componentes eletrônicos dos produtos com qualidade duvidosa, danificando-os irreparavelmente. E, dependendo a intensidade e frequência destes eventos, até produtos de alta qualidade podem vir a sofrer perdas em sua eficiência energética no futuro - em vez de durarem 10, 15 anos, não suportarão 3 anos de uso contínuo sem apresentarem problemas como piscar frequentemente ou acender só de vez em quando, até parar de funcionar de vez.

Evite então comprar Led por impulso e sem orientação profissional. Proteja o seu dinheiro e fique em segurança com o melhor que um equipamento em Led de qualidade e garantia estendida pode oferecer. O profissional em luminotécnica e especialista em iluminação em Led o ajudará muito bem neste sentido.

Robson Giro - especial para a Codlux® Luz em Led
Fontes: INPE/CPTE, G1



Codlux® - Luz em Led

Luz é Função. Estamos empenhados nisso.

LEIA TAMBÉM: 
Chuva e Led combinam? Sim e não...

Saiba se o seu equipamento resiste


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Chuva e Led combinam? Sim e não...

Olá! É época de chuvas fortes em boa parte do Brasil. Inclusive no nordeste este ano, as águas caíram em Alagoas por exemplo enchendo regiões inteiras e desabrigando milhares de famílias. Com todo o respeito as vítimas, é um momento também para lembrarmos da fragilidade do Led em relação a uma possível exposição constante a umidade e água. Basicamente, o uso da iluminação em Led deve primeiramente considerar o seu local de aplicação: se o equipamento será de interno ou externo. Resumindo de forma bem didática, todo equipamento Led que não tiver uma certificação de proteção "IP65 e/ou IP66", deve ser usado em áreas internas - protegido da umidade, vapores de água, respingos, chuvas, alagamentos e submersão. Estas são regras básicas que, obrigatoriamente, devem ser aplicadas as Lâmpadas para soquetes diversos, aos plafons para embutir em gesso ou laje, as fitas em Led etc. Para uso fora de ambientes fechados como um Refletor Led por exemplo, existe a devida norma técnica

Perfilados: o detalhe essencial no Design Industrial de ambientes

Olá! Hoje vamos continuar a linha de postagens para o design arquitetônico industrial no interior de ambientes residenciais e corporativos. E o destaque agora vai para ele, um equipamento simples e de custo acessível, mas que faz toda a diferença para literalmente sustentar e dar "leveza" a iluminação: o perfilado! O QUE É? Imagens: Pinterest Criados originalmente para a suspensão e alimentação de circuitos e equipamentos de iluminação, ventilação, som ambiente ou, passagem de outros fios e cabos elétricos, telefônicos, dados etc nas construções industriais e comerciais, são destinados a instalações fixas ou suspensas justamente por terem uma aplicação muito flexível. COMO SÃO? Fabricados em chapa de aço pré galvanizado, pintura eletrostática, galvanização à fogo, alumínio ou aço inoxidável, eles são conhecidos tecnicamente como "eletrocalhas". Os melhores para o uso em design de interiores são aqueles mais resistentes, livres de rebarbas e que també

Codlux® no Pinterest: inspire-se como nós!

Olá! Está pensando em um projeto de iluminação e quer ir direto ao ponto, sem textão? Então, filtre o que você quer por imagens: acesse ideias e outros pins sobre Iluminação Led salvos na pasta "Luz em LED",  no Pinterest da Codlux®.  São muitas imagens para você consultar e se inspirar.  https://br.pinterest.com/codlux/luz-em-led/ Inspire-se, como nós! Siga o pincode abaixo e aproveite! Pincode Codlux® Codlux® - Luz em Led Luz é Função! Estamos empenhados nisso.