Pular para o conteúdo principal

Alagamento, raios e estouros na rede elétrica: seu Led aguenta?



Olá!

O verão brasileiro 2018/2019 terminará no dia 20 de março de 2019, às 18h57.
As 18h58 do dia 20 de março de 2019 inicia-se oficialmente o Outono no Brasil.
A transição entre o verão e inverno é marcada pelo Outono, com mudanças rápidas nas condições de tempo no país:
-nevoeiros e geadas no Sul e Sudeste
-aumento de chuvas no Norte, Nordeste e leste do Nordeste
-temperaturas mais amenas em algumas áreas das Regiões Sul, Sudeste e parte da Região Centro-Oeste

Em São Paulo (como também em outras regiões do Brasil) o finzinho do verão 2019 trouxe chuva intensa nas áreas metropolitanas (foi o fevereiro mais chuvoso dos últimos 15 anos na capital paulista), alagando ruas, avenidas e derrubando centenas de árvores (mais de 400 no mês passado!).
A interrupção no fornecimento de energia foi sanada rapidamente em alguns locais da cidade mas, em outros, expôs a dificuldade em fazê-lo devido ao excesso de fios de terceiros nos postes da concessionária de energia.



Em janeiro deste ano, tivemos também um evento violento com a explosão de um transformador (imagem acima), que deixou moradores sem energia elétrica na Zona Sul de São Paulo. Após uma forte chuva com vento, o transformador de energia elétrica explodiu, deixando parte dos imóveis sem luz na Vila Gumercindo, zona sul de São Paulo.



Em fevereiro, incontáveis raios poderosíssimos (ao todo 20.000 nos últimos 3 meses) atingiram a cidade, como o super-raio (imagem acima) registrado por câmeras instaladas no alto de um prédio da zona oeste da capital paulista. Na primeira vez que este super-raio tocou o solo em Cotia (cidade da Grande São Paulo), sua descarga elétrica foi de 109 mil amperes, percorrendo logo em seguida 22 quilômetros a 700 KM por segundo, até tocar no solo do bairro da Vila Romana - com uma descarga oito vezes mais intensa do que a de um raio comum: 249 mil amperes!

-Água e alagamentos;
-Interrupção abrupta no fornecimento de energia;
-Desequilíbrio nas voltagens ao restabelecer-se a rede elétrica;
-Explosões nas linhas de transmissão de energia;
-Raios intensos atacando toda a cidade...

Seu Led está preparado para isto tudo em tão pouco tempo?

Talvez não. Ou, definitivamente não! Senão, vejamos:

Água e alagamentos

O Led para estar bem resguardado contra alagamentos, submersão aquática completa e mesmo chuvas constantes, deve estar normatizado por um fator, um índice de proteção (denominado IP) bem alto. Já abordamos a respeito desta questão no Blog, que você pode conferir em postagem original AQUI.

Interrupção abrupta no fornecimento de energia

Isto não é muito bom para o Led. Componentes eletrônicos encontrados em seu interior como os capacitores e mesmo os drivers, podem facilmente ser afetados por uma constante variação de tensão muito alta vinda da rede elétrica. Fazer o devido aterramento nos Leds externos ajuda a combater esta variação na tensão extra elevada que sai da concessionária de energia elétrica direto para os equipamentos de iluminação de sua casa ou negócio.

Desequilíbrio nas voltagens ao restabelecer-se a rede elétrica

O Led nas não faz milagres. Devido a garantia destes produtos não cobrir eventos como alterações abruptas nas voltagens vindas da rede elétrica via concessionária, deve-se comunicar a empresa fornecedora responsável logo após o ocorrido e exigir o ressarcimento financeiro para o caso da queima de um produto em Led externo instalado corretamente. Para isto, um profissional capacitado deverá medir o quanto está entrando de energia no seu relógio medidor - dentre outros procedimentos - para que se comprove a inconsistência no fornecimento da energia.

Explosões nas linhas de transmissão de energia

Não é uma regra pré-estabelecida mas, dependendo a distância que sua casa ou empresa estiver da rede transmissora de energia vinda das usinas hidrelétricas ou termelétricas (e mesmo sub-estações), uma explosão muito forte que percorra a fiação pública pode danificar os componentes internos do seu equipamento em Led externo. Mas isso é algo muito raro de acontecer.

Raios intensos atacando toda a cidade 

O seu relógio medidor de energia não filtra nem impede que uma inadvertida descarga elétrica potente passe tranquilamente por ele. Logo, raios fortes e frequentes em dias de tempestades farão muito mal ao seu equipamento em Led externo se este não estiver devidamente aterrado. Verifique sempre o procedimento com o seu instalador.

Conclusão

O que podemos acrescentar e reforçar é que, ao adquirir um equipamento em Led de má qualidade e com garantia mínima de 3 meses, eventos violentos como os dos últimos meses de verão - sejam eles ocorridos naturalmente ou pela interferência humana - com certeza estressarão ao máximo os componentes eletrônicos dos produtos com qualidade duvidosa, danificando-os irreparavelmente. E, dependendo a intensidade e frequência destes eventos, até produtos de alta qualidade podem vir a sofrer perdas em sua eficiência energética no futuro - em vez de durarem 10, 15 anos, não suportarão 3 anos de uso contínuo sem apresentarem problemas como piscar frequentemente ou acender só de vez em quando, até parar de funcionar de vez.

Evite então comprar Led por impulso e sem orientação profissional. Proteja o seu dinheiro e fique em segurança com o melhor que um equipamento em Led de qualidade e garantia estendida pode oferecer. O profissional em luminotécnica e especialista em iluminação em Led o ajudará muito bem neste sentido.

Robson Giro - especial para a Codlux® Luz em Led
Fontes: INPE/CPTE, G1



Codlux® - Luz em Led

Luz é Função. Estamos empenhados nisso.

LEIA TAMBÉM: 
Chuva e Led combinam? Sim e não...

Saiba se o seu equipamento resiste


Postagens mais visitadas deste blog

Faria Lima Plaza: o Batata floresce!

Olá! Dia 17 de Agosto é o Aniversário de nosso amado bairro de Pinheiros aqui na cidade de São Paulo . Preparamos este super post especialmente para você que deseja morar, trabalhar, se divertir ou mesmo conhecer um dos primeiros bairros da segunda maior cidade da América Latina em 2020, onde a população já passa dos 20 milhões e a riqueza gerada, beira a casa dos US$530 bilhões ao ano. E Pinheiros hoje ilustra bem este progresso todo: uma edição da revista Veja São Paulo de Janeiro de 2019 destacava em matéria especial, um grande empreendimento a ser erguido no Largo da Batata , região do bairro de onde está localizada a Codlux®: o  Faria Lima Plaza .  O projeto arquitetônico em questão é assinado pelo famoso escritório de arquitetura  Kohn Pedersen Fox Associates  (KPF), que tem vários outros 'skyscrapers' marcantes ao redor do mundo - imagens abaixo.  O Faria Lima Plaza tem o mesmo potencial em se tornar um grande e marcante ícone arquitetônico do mercado imobiliário pa

Lar Inteligente 360º

Olá! Durante quatro semanas, especialistas e fornecedores vão apresentar virtualmente temas inéditos e soluções tecnológicas. É o  Lar inteligente 360º , um projeto online da  AURESIDE - Associação Brasileira de Automação Residencial e Predial . O objetivo é difundir conhecimento e promover debates com uma audiência seletiva e de forte influencia nos processos decisórios de projetos residenciais, tanto novos como na sua adequação de uso. Em todos os dias de palestras, haverão também apresentações de projetos, produtos e soluções para casas inteligentes e conectadas.  UM ENCONTRO VIRTUAL SOBRE TECNOLOGIA E O FUTURO DE NOSSAS CASAS! De 15 de setembro a 8 de outubro   Palestrantes:  Para conhecer melhor o programa e fazer sua inscrição gratuita, visite:   https://larinteligente.com.br/evento-online A Codlux® está acompanhando tudo e atualizará oportunamente esta postagem com as novidades mais importantes mostradas no evento, aguarde! ATUALIZAÇÃO EM 14/10/20 Acesse o resumo rápido do que j

Verão Codlux®

Olá!  😀  " Tava aflita já né minha filha?"   Pois ele chegou!!  Estamos no VERÃO ! 🌞 ✈️🏖🌊🤽‍♀️⚽️🏊‍♂️🍉🍸  Mesmo com a pandemia, Sabendo se Cuidar ,  dá para Aproveitar 👍🏻 E não se preocupe: a tecnologia Led economiza energia e também, não esquenta a iluminação de sua casa ou empresa. Mas, lembre-se de poupar toda água que puder nesta época de veraneio. Assim, não faltará recursos para continuar mantendo a sua higienização e de todos em dia. Rapidamente então, vamos aproveitar e lembrar aqui as melhores DICAS DE VERÃO  - novas ou já publicadas pelo Blog - para você se cuidar e cuidar bem de tudo na estação mais vibrante do ano. Também, atualizaremos esta postagem sempre que houverem mais informações e novidades. Acompanhe!  Como me previno do coronavírus no Verão? Estudos e especialistas especularam em Novembro de 2020 que o coronavírus teria mais dificuldade de se espalhar com a temperatura alta, resistindo bem menos tempo no calor. Isso porém foi colocado em dúvida n