Pular para o conteúdo principal

Crianças: as dicas na iluminação em Led

Olá! A luz desempenha um papel importante na definição do espaço interior e posicionamentos bem planejados e eficazes nos ambientes, aumentando tanto o apelo visual quanto a praticidade para as suas funções. Já abordamos neste sentido aqui no Blog vários temas relacionados a função e relação da luz em Led em bebês, idosospets, além da volta às aulas e vantagens do led para a nossa saúde - e até mesmo para as nossas plantas! Agora, na Semana da Criança dedicamos este post a todas elas, as mais crescidinhas e sempre espertas, que correm pra lá e pra cá com muita energia! Veja as melhores informações e dicas. E boa leitura! Ah, e um excelente Dia das Crianças a todos vocês! 



Entre todos os espaços de uma casa, o quarto das crianças é a área que requer atenção especial durante o projeto luminotécnico. Por mais que você se sinta atraído por paredes fofas de desenhos animados e por mobília lúdica, também precisa se concentrar nos equipamentos de iluminação corretos, para tornar o lugar mais apropriado para o seu filho. Luzes em Led corretamente especificadas para o quarto das crianças afetarão positivamente a produtividade e o humor de seus filhos, de maneira excelente. Você pode criar um lugar maravilhoso para seus pequeninos. Uma sala por exemplo onde eles possam dormir e brincar durante os primeiros anos de sua vida, antes dela se tornar um espaço cheio de aventuras para aprender, descobrir e encontrar amigos. As lâmpadas em Led para os nossos filhos podem criar um ambiente excitante, que ilumina a sua imaginação, criando uma atmosfera acolhedora, calma e que defina o cenário perfeito para uma boa noite de sono. Porque toda criança merece um quarto dos sonhos. Você deve estar se perguntando como conseguir tudo isso? Usando luzes em Led adequadamente indicadas para o quarto das crianças, que possamos aumentar ou diminuir a intensidade da luz com interruptores independentes ou dimmers por exemplo. Aqui estão algumas maneiras de como você pode usar luzes em Led para o quarto das crianças: 

MESA DE ESTUDO


Seja fazendo lição de casa, desenho ou brincando, as crianças passam muito tempo em suas mesas. Com a lâmpada Led de mesa correta, você pode iluminar perfeitamente o local de trabalho de seus pequeninos, garantindo o brilho adequado para criar um ambiente produtivo de trabalho e aprendizado.
Na mesa de estudo, coloque um equipamento de mesa (pendente ou luminária) com lâmpadas em Led do tipo branco morno/neutro ou branco frio (4.000k ou 6.000K). A altura recomendada para este tipo de iluminação é de cerca de 30 a 35 cm acima do tampo da mesa, para as crianças poderem se concentrar adequadamente. A área de estudo é um local que requer iluminação de tarefa para melhor visibilidade, concentração e absorção de informações pelo cérebro. Você também pode usar fitas Led coloridas na borda da mesa para destacá-la quando as crianças não estiverem realmente estudando nela, a fim de evitar distrações. Certifique-se de que esta luz é suave e livre de reflexos para proteger os olhos sensíveis das crianças pequenas. Segundo pesquisadores da Philips Lighting (atual Signify), luzes em Led colocadas em uma mesa de cabeceira ou teto com o personagem favorito de seu filho, não só garantem muita diversão no quarto da criança como também proporcionam uma melhor orientação e bons sonhos à noite. Escolha para isso sempre materiais seguros para crianças, que incluam tintas não tóxicas e partes não removíveis. 

LUZ GERAL DO QUARTO

O quarto de uma criança é uma área especial em qualquer casa. A tensão a que seus olhos tenros estão sujeitos é fenomenal, dados os variados meios de entretenimento aos quais eles estão expostos. Os quartos das crianças precisam de luzes suaves que reduzam a fadiga ocular. Use diferentes luzes divertidas durante o entretenimento e, na hora de dormir, alterne para luzes mais confortáveis, ​​façam as crianças se sentirem seguras e protegidas à noite. Use luz em Led na cor "luz do dia" (6.000K) no teto do quarto das crianças para uma forte iluminação geral e, em outros pontos estratégicos, luz em Led "branca neutra" (4.000K) enquanto elas estudam ou fazem atividades intensivas. Adicione também um pouco de diversão nos períodos de estresse da criança, usando luzes em Led coloridas que mudem de cor suavemente. 


Destaque as prateleiras: adicionar uma fita led não apenas as tornará atraente para as crianças como as motivará a mantê-la organizada. Acrescente luzes em Led às estantes dos livros e brinquedos para uma estética atraente e motivacional, ajudando as crianças a se orgulharem de suas coleções e desejarem mantê-las arrumadas. Os quartos das crianças precisam ser decorados com arranjos de luzes calmas,  que não sejam nem muito claras nem muito escuras. As luzes muito fracas para o quarto das crianças podem afetar a visão espacial e periférica delas e, por outro lado, as luzes muito muito brilhantes causam um excesso de estímulo.  Lembre-se de sempre diminuir progressivamente as luzes em Led do quarto das crianças até o final do dia, com uma temperatura de cor em 3.000K ou 4.000K, a fim de evitar que seus filhos sejam super estimulados. Luzes de conforto (branco quente 3.000K) também dão às crianças maior sensação de segurança, o que permite um sono melhor e facilita um descanso saudável. Além disso tudo, uma iluminação com Luz em Led integrada pode durar até 15.000 horas (o que equivale a 15 anos de funcionamento com base de uso médio em 3 horas ao dia e com pelo menos 13.000 ciclos de ativação/desativação. E você não terá que se preocupar com manutenção ou substituição da lâmpada por exemplo, tendo no ambiente de sua casa uma luz perfeita.

LUZ NOTURNA


Definir uma temperatura de cor (K=Kelvin) da luz para uma intensidade baixa à noite ajuda seu filho a dormir bem a medida que as horas de sono vão chegando, mudando para isso os tons da iluminação do quarto dele para um tom suave em baixa intensidade - ideal para ajudar crianças a relaxarem. Um amarelo quente ou rosa suave permite que elas durmam bem, mas o padrão de sono do seu filho pode ser interrompido por uma luz forte. Portanto luzes suaves e mais quentes são as mais recomendadas para um berçário por exemplo. Os interruptores das luzes (aquelas que estejam diretamente na direção da criança) devem estar sempre ao alcance da cama do seu filho para que ele possa usar estas luzes do quarto no meio da noite, quando precisarem ir ao banheiro ou mesmo desligá-las se sentirem algum incômodo. Outra dica super bacana é usar arandelas direcionáveis, que mudam o seu foco nas paredes de uma luz direta para indireta, vice-versa ou ambas - dependendo a necessidade de luz no ambiente ou necessidade de conforto da criança, sem precisar para isso instalar dimerização ou automação caras. Como a Arandela Direzione, que você confere AQUI.

DICAS RÁPIDAS

-Troque toda luz incandescente do quarto dos bebês e das crianças maiores por uma luz em Led equivalente na sua iluminação. Além de gastarem muita energia e serem ineficientes energeticamente (iluminam menos!), as lâmpadas incandescentes e também as dicroicas antigas:
-esquentam demais, gerando desconforto e desbotando a decoração - e mesmo queimando literalmente livros em prateleiras caso muito próximas a eles 
-atraem insetos e risco de doenças 
-são de vidro e podem estourar e quebrar, causando cortes nas crianças. O Led é feito de material termoplástico 


-Independentemente da iluminação pontual que usamos para destacar um elemento decorativo ou ajudar no sono das crianças em seus quartos, uma iluminação central de alta eficiência luminosa deve se fazer presente nos quartos delas. Isto auxilia em sua segurança e organização, além de contribuir na higienização local. Use sempre pelo menos uma luminária de temperatura de cor  6.000K, na proporção do tamanho linear do quarto. Por exemplo, num quarto de 4m X 4m com um pé direito (medida do piso ao teto) de 2,90m, esta luz central deve estar entre 18W e 25W em led (no máximo!). Vale lembrar que o Led na temperatura de cor 6.000K também ajuda a combater a S.A.D. (Síndrome do Transtorno Afetivo Sazonal) ou "Blue de Inverno", um tipo leve de depressão que afeta crianças e adultos e ocorre em regiões muito frias, com dias cinzentos de pouca luz solar - principalmente no Inverno. 


-Potência é sempre relacionada a gasto mas, nem sempre significa eficiência! Quando falamos de 18W de potência em Led por exemplo, estamos confiando que aquele produto tem realmente uma força em iluminar de 18W reais! Mas, como existem marcas de qualidade duvidosa, você poderá estar consumindo de fato 18W (gastando 18W de energia por hora toda vez que ligar o equipamento) porém, tendo um resultado luminoso pífio, de 9 ou 10W (!) por exemplo devido a baixa qualidade ou má construção da luminária ou lâmpada. Por isto, não basta apenas ir as compras cegamente: o profissional em luminotécnica é o mais indicado não só para fazer as medições necessárias da luz em Led nos ambientes como, principalmente, indicar produtos robustos de qualidade incontestável e com garantia e pós-venda contínuos para a sua durabilidade.


-Lembre-se de que, como o Led dura muitos anos, ter um equipamento de alta qualidade tem que estar aliado a um projeto luminotécnico confiável! Isto é fundamental na iluminação do quarto de seu filho para que o seu desenvolvimento seja sadio e também tenha conforto e segurança durante todo este período de uso do equipamento. Você pode ter um bebê hoje, iluminar seu quarto com um excelente produto em Led e só trocá-lo quando seu filho completar 15 anos por exemplo (!). Já pensou se ele estiver crescendo esse período todo com uma luz inadequada? A Codlux® te ajuda neste sentido! 

Robson Giro
especial para a Codlux® - Luz em Led

Fontes: Philips, Svarochi  

Codlux® - Luz em Led

Luz é Função. Estamos empenhados nisso.
Baixe o arquivo em PDF desta postagem: 

LEIA TAMBÉM 
O Led e seu Bebê

Saiba como aplicar!
Volta às Aulas Codlux®

A importância da luz correta no ensino
Cérebro

O efeito do Led em nosso órgão 
S.A.D.

Saiba o que é o Transtorno Afetivo Sazonal
Led UV-C:

Tudo o que você precisa saber!
Coronavírus

Informações importantes e os produtos Led que já existem para prevenção
Escritório, Home Office e a Iluminação em Led 

A COVID-19 mudará os escritórios para sempre?
As Vantagens da Luz em Led Para a Sua Saúde

A aplicação de equipamentos Led no trato de nosso corpo e bem estar
Led: quando a desinformação vira Fake News!

No ano em que as fake news foram destaque, nem o Led ficou de fora da desinformação. A Codlux® ajudou você a entender melhor todas as mentiras contadas sobre a Iluminação em Led, disseminadas de maneira irresponsável em 2019



Postagens mais visitadas deste blog

Como evitar ERROS GROTESCOS na instalação?

Olá!
Hoje voltaremos a falar sobre Erros de Projetos. Agora mais precisamente, no tocante a instalação de alguns equipamentos especificados, principalmente aqueles que necessitarem de uma Adequação e Desenvolvimento por parte do profissional em luminotécnica quando da correta escolha dos produtos de iluminação artificial com tecnologia Led para o seu projeto !

Via de regra, grande parte das adaptações criadas pelo Light Designer responsável no projeto encomendado vão de encontro a um desejo pessoal do seu cliente. Isto consequentemente acarretará, por exemplo, em equipamentos que não harmonizarão com o desenho original da peça disponível no mercado: formas, cores, potência da luz, meios de fixação/instalação etc, tudo pode ter que ser mudado naquele equipamento "X" devido a uma escolha pessoal do proprietário do imóvel, tendo contudo que manter-se não só a qualidade na iluminação local como também, a garantia do produto. E é aí que a coisa pode começar a pegar: instaladore…

O Batata floresce!

Olá! Dia 17 de Agosto é o Aniversário de nosso amado bairro de Pinheiros aqui na cidade de São Paulo. Preparamos este super post especialmente para você que deseja morar, trabalhar, se divertir ou mesmo conhecer um dos primeiros bairros da segunda maior cidade da América Latina em 2020, onde a população já passa dos 20 milhões e a riqueza gerada, beira a casa dos US$530 bilhões ao ano. E Pinheiros hoje ilustra bem este progresso todo: uma edição da revista Veja São Paulo de Janeiro de 2019 destacava matéria especial sobre um grande empreendimento a ser erguido no Largo da Batata, região do bairro de onde está localizada a Codlux®: o Faria Lima Plaza


O projeto arquitetônico em questão é assinado pelo escritório de arquitetura Kohn Pedersen Fox Associates (KPF) e, tem potencial para se tornar um grande ícone do mercado imobiliário.









A localização, trata-se do último terreno vazio no Largo da Batata: com  9.000 metros quadrados (imagens abaixo) e bem ao lado do metrô Faria Lima (linha 4 …

Trilho Suspenso: Solução simples e sofisticada

Olá!



#AdequaçãoEdesenvolvimentoqual empresa em iluminação oferece isto a todos os seus clientes de maneira incondicional?
Seja em sua casa ou empresa, a Codlux® vai aonde nenhuma outra pode (ou não quer) ir: solução para aquilo que está em sua mente, adaptada as disponibilidades atuais do mercado e sem custos exorbitantes - você simplesmente não tem que pagar a mais por isto.Nosso Atendimento e Pós-venda estão fazendo a diferença para centenas de clientes atendidos, como o do caso deste video, que queria também em seu projeto um simples trilho eletrificado, pousado longe do teto, acima de sua mesa de jantar no terraço mas com sofisticação, sem cabos ou fios aparentes.

O expertise dos profissionais da Codlux® no mercado da iluminação foram fundo: do design a fabricação do produto, passando pelo conhecimento certo dos insumos para encontrar a finalização perfeita, de bom gosto e com muita resistência.

Esta é a Codlux®. Luminotécnica e design acessível a você!


Veja agora a preparação de…