Pular para o conteúdo principal

Quais produtos em Led você pode aplicar agora?

Olá! O distanciamento social está impedindo você de realizar aquela reforma ou retrofit (substituição) na iluminação de sua casa ou empresa?



Pois saiba que, com certas dicas bem simples - e algumas um pouquinho mais complexas - você já pode ter a luz que realmente necessita, usando determinados equipamentos em Led. Já para outras soluções, só mesmo contratando um profissional.  

O coronavírus afetou toda a cadeia econômica no planeta com as quarentenas. No Brasil, algumas atividades porém mantiveram-se ativas por meio de decretos, como as lojas de materiais para construção e de elétrica, que vendem também pela internet quase tudo o que você precisar. Mas isto não significa que você terá todos os produtos ou mesmo um profissional sempre a sua disposição na instalação de sua desejada iluminação. Eletricistas e gesseiros por exemplo, podem ser impedidos de trabalhar em seu condomínio. E você terá que continuar em casa ou na empresa, executando tarefas "normalmente", só que muitas vezes, sob o efeito de uma iluminação inapropriada para uma determinada atividade como trabalhar, estudar, higienizar, inspecionar/fiscalizar etc. Isso tudo, sem poder realizar obras com quebradeiras ou movimentação de diversos profissionais no imóvel.

O que fazer então nestes casos urgentes, onde uma Luz correta pode se fazer necessária em tempos de confinamento? Aqui vão então algumas dicas úteis para que você continue ativo em seus afazeres diários, sem causar muitos danos a sua produtividade por causa do efeito de uma luz incorreta. 

Olhando para tantas opções em equipamentos de iluminação a disposição por aí, fica difícil para o consumidor final diferenciar o que é de fácil instalação ou não. As vezes, uma peça aparentemente simples em seu formato e função pose ser de montagem bem complexa e outra, mais "robusta", apenas uma peça "plugue e use".  Ilustraremos aqui os exemplos mais típicos. Importante: estas não são dicas ou tutoriais de "como fazer" mas sim, uma abordagem genérica o para seu conhecimento dos vários graus de dificuldade que a instalação de alguns tipos de produtos de iluminação em Led podem oferecer. Vamos a elas!  

Facilidade: instalada diretamente por você e sem complicação



As peças com este indicativo são os equipamentos de maior facilidade em sua instalação - praticamente plug and play (conecte e use).

-Luzes USB 


Ter uma Luz em Led que conecte-se a entrada USB do seu notebook, celular ou power bank é quase uma regra praticamente obrigatória para emergências. 



Com elas sempre a mão, você evita surpresas nos casos de black-out no condomínio ou na cidade. E a maioria delas também acende conectadas a um carregador de celular, caso necessite de uma luz a mais. 

-Luzes de apoio 


Crianças o tempo todo em casa, indo dormir até bem tarde e idosos acordados na madrugada durante o distanciamento social. 



As luzes de apoio ligadas em tomadas próximas ao rodapé das paredes dão mais segurança no trânsito dos corredores de passagem, evitando acidentes. É plugar e usar. 

-Lanternas 

Luz tipo COB (direcionável), Recarregável, mais de 10 horas de autonomia, 150 metros de alcance, bivolt (110-220v), plug direto para tomada, led indicador: estas são só umas das grandes vantagens dos atuais modelos de lanternas em Led. 



Disponibilizar uma destas em casa ou na empresa é indispensável para ter sempre a mão um equipamento super útil em situações de emergência. Escolha a sua e garanta-se. 

-Lâmpadas


As lâmpadas são o melhor exemplo de instalação rápida para uma emergência: por serem bivolt (110-220v), é só rosqueá-las no bocal correspondente e pronto, a Luz em Led já estará disponível.



Verifique o tipo certo para cada bocal. Atenção para algumas lâmpadas do tipo filamento Led: o casquilho (parte de metal da Lâmpada que entra rosqueado ao bocal ligado na rede elétrica) de alguns modelos são muito frágeis e podem soltar-se com uma força excessiva.

-Luminárias de Leitura 


As Luminárias de leitura são ótimas para ajudar na concentração do home office e estudos. 



Dê preferência a modelos pequenos, recarregáveis e de haste flexível, que ajudam a otimizar o foco luminoso sem ofuscar a visão do usuário. 

-Luminárias de Mesa 

Luminárias de Mesa também auxiliam no home office e nos estudos porém, contam com a grande vantagem de poder usar nelas uma luz mais forte, que pode ser trocada conforme a necessidade devido ao seu bocal para lâmpadas E27, as mais comuns de se encontrar no mercado. Além disso, seu design é moderno e muito versátil, com articulações que ajudam no redirecionamento da Iluminação. 


-Abajures


Abajur é aquela peça decorativa bem ao gosto do usuário, que também ilumina suavemente uma cabeceira de cama, escritório ou living. Normalmente eles vem sem a lâmpada.



Em outros modelos híbridos, já contam com o Led embutido no próprio equipamento. Escolha o seu, ligue e desfrute a Luz.

-Colunas


Colunas são os super abajures, altos, de cúpulas grandes e luz um pouco mais forte. Também o gosto pessoal do usuário dá o tom na escolha e, assim como um abajur, pode ou não vir com as lâmpadas.



Bem posicionada de maneira a auxiliar na iluminação deficiente, é uma opção muito charmosa, inclusive para áreas externas cobertas.

-Ring Light 


Ring lights de alta potência como a Ring Light Codlux® também são muito indicadas como fonte auxiliar de Luz difusa (ampla e bem espalhada), por serem potentes, portáteis e muito leves. 



E depois do uso, é só desconectar a lâmpada, enrolar o cabo de energia, recolher o tripé e guardar. 

-Fita Led (básica)


Fitas de Led ajudam a reforçar a iluminação de móveis, pias, sancas de gesso, espelhos e até TVs e Home Theaters.



A dica para uma instalação sem erros é fornecer a medida correta dos metros a serem usados, para que ela seja entregue já cortada, soldada e com a fonte correta. Depois, é só tirar a fita do adesivo, colar, plugar na fonte adequada e acender.

-Iluminação Solar


Tanto em casa quanto na empresa, equipamentos em Led com bateria e célula solar são muito práticos para serem instalados sem ajuda de um eletricista.



Escolha o local que faça Sol, fixe os parafusos e tenha uma iluminação externa eficiente, que ajudará também na segurança do imóvel.

-Acessórios (básicos)


Muitos acessórios simples para Iluminação em Led podem ser adquiridos por você em casos de aplicação ou substituição devido a perdas, danos ou defeitos. 



É o caso de controles remotos para fitas Led, drivers externos de luminárias de acesso (aquelas não instaladas em tetos) que estejam queimados ou caixas de assistentes de voz como Alexa da Amazon ou Nest do Google para gerenciar uma iluminação inteligente. No caso dos drivers, adquira exatamente o mesmo (leia as especificações no driver supostamente avariado) e, entes da troca, verifique se a energia elétrica local está devidamente DESLIGADA! 

Facilidade: instalada por você com orientação técnica  



As peças com este indicativo são equipamentos com um grau de dificuldade pequeno em sua instalação, pedindo bem mais informações do produto na hora de sua compra. Normalmente elas exigirão uma furação no teto ou parede e conexão da fiação a eletricidade - o que alerta toda a ATENÇÃO e SEGURANÇA do usuário: desligamento da rede elétrica local e escada adequada.

-Arandelas 


Arandelas podem ser instaladas interna ou externamente, dependendo o nivel de proteção contra água, calor e poeira.



Aqui você pode tentar instalar por exemplo um modelo de Luz indireta no seu quarto, quarto do bebê, living, hall de entrada ou corredor de acesso. Os modelos mais atuais já incorporam o Led no equipamento. Para evitar quebradeira e barulho, o uso de fita elétrica para ligá-las a rede é recomendado. Depois, é só dar acabamento com massa corrida e pintar com a mesma cor de tinta da parede. 

-Pendentes


Os pendentes são os clássicos da iluminação que tem seu charme único, podem "descer" direto da caixinha elétrica ou bocal do teto para o seu "alvo" luminoso - um balcão na cozinha americana, acima da mesa de trabalho ou de estudos e também na mesa da sala de jantar.



Caso não exista um ponto de alimentação acessível, faça também o mesmo uso da fita elétrica para esta conexão.

-Sobrepores


Os Sobrepores são muito fáceis de instalar: em painéis redondos ou quadrados por exemplo, é só fazer dois furinhos no teto para fixar o seu "pé-de-galinha", realizar a conexão do driver externo junto a rede elétrica, parafusar a peça no suporte (pé-de-galinha) e pronto! A instalação já estará completada.



Use-os para complementar ou substituir qualquer iluminação geral que você considere deficiente no ambiente, seja ele em teto de laje ou de gesso - desde que, para isso, no local esteja disponível um ponto de elétrica.

-Spots Trilho


Spots Trilho são muito sofisticados, dão um ar moderno aos ambientes e vão direto ao ponto na iluminação: destaque de paredes, elementos 3D, obras de arte, móveis, plantas etc.



A instalação é simples: conecte o trilho eletrificado a rede elétrica, parafuse a barra no teto ou parede e encaixe os spots na sua posição preferida. Faça o encaixe dos spots com muito cuidado para não danificar os seus conectores. E NUNCA os instale muito baixo: os trilhos são eletrificados e podem causar curto-circuitos se molhados ou choques elétricos se tocados acidentalmente. 

-T5 Calha


Simples, potentes e duráveis. As lâmpadas tubulares T5 com calha são perfeitas para pias de cozinhas, laterais de espelhos, sancas, cortineiros, paredes ou tetos (em uma iluminação linear) e muito mais.



Podem ser encaixadas uma a uma, através de seus pequeninos adaptadores, sem a necessidade de puxar uma longa fiação. Para tanto, basta que a primeira unidade desta T5 esteja alimentada na rede elétrica local - as demais acenderão automaticamente! 

-Luzes Inteligentes


Para os amantes das últimas tendências tecnológicas como a Casa Conectada, produtos smarts como as lâmpadas Led Inteligentes são, além de práticas, muito divertidas de instalar, bastando para isso uma conexão Bluetooth ou Wi-Fi e os acessórios exigidos (se for o caso).



Tudo sem furos, barulho ou sujeira. Existem de lâmpadas e abajures a painéis inteligentes, controlados por assistentes de voz como Alexa ou Google Assistente. Pesquise a melhor plataforma para você (Android, IOS) e entre de vez na Era da Internet das Coisas.

-Luzes de Emergência


Se aquele black-out em seu condomínio ou cidade durar muitas horas, a Luz em Led USB alimentada pelo seu notebook ou power bank não resolverá muito pois, logo findará a sua capacidade.



Nestes casos, o melhor é ter sempre já instalado na casa ou empresa uma Iluminação de Emergência, que pode durar até 24 horas dependendo o modelo é muito fácil de instalar.

-Acessórios 


Alguns equipamentos em Led, apesar de apresentarem um pequeno grau de dificuldade na sua instalação, podem exigir acessórios especiais para o pleno funcionamento, como controles remotos, conectores e fontes (para fitas em Led) ou canoplas e prensa-cabos (para pendentes).



Se você tiver paciência e seguir as orientações de montagem corretamente, não será algo muito complicado de se fazer. Tome cuidado com a rede elétrica local: ela sempre deve estar DESLIGADA durante a instalação. 


Facilidade: instalada por um eletricista



As peças com este indicativo são equipamentos com um grau de dificuldade maior em sua instalação. Exigem mão de obra de um profissional de elétrica com profundo conhecimento em equipamentos de iluminação em Led. Porém, não pedem quebradeira geral em alguns casos.

-Refletores


Normalmente instalados nas áreas externas, trarão no máximo a inconveniência do barulho de uma furadeira para fixação do suporte.



A dificuldade aqui é montar uma rede para o fio terra e livrar o equipamento de possíveis alagamentos.

-Dimmerizáveis


A instalação de dimmers para controlar mecanicamente (via interruptores dedicados) a intensidade da Luz nos ambientes, pede testes de compatibilidade entre a Lâmpada ou Luminária Led e o interruptor rotativo adquirido, para que a ação de dimerizar seja efetuada corretamente.



Nem toda lâmpada Led dimeriza e, nem toda lâmpada Led dimerizável é compatível com qualquer dimmer - um bom eletricista instalador de Led sabe disso e orienta-o sobre qual a melhor indicação para o produto. 

-Embutidos (no caso de forros de gesso já existentes) ou reftrofit de embutidos (substituição de equipamentos que não sejam de Led) 


Se na casa ou empresa houver forro, trocar uma iluminação antiga (que não seja ainda em Led) ou substituir um Led fraco existente, não serão tarefas complicadas a um profissional, visto que a infraestrutura já estará toda lá: teto de gesso, furos (nichos), fiação elétrica etc.



A dica aqui é verificar se a parte do equipamento que que encaixa e o buraco no teto (nicho) são do mesmo tamanho. Este buraco pode até ser um pouco menor (neste caso, o profissional conseguirá "alargá-lo" um pouco mais manualmente) mas, se for maior, a peça não irá segurar no teto.  

-Fita led (complexa)


Instalar 5 metros de fita led com a sua respectiva fonte em um único local, não é a mesma coisa que instalar diferentes metros de fitas em diversos espaços para várias funções (como ambientes que pedem uma luz branca, luz amarela e luz colorida, com seus devidos controles remotos). 


Para os perfis embutidos ou de sobrepor em alumínio ou polietileno, há também a necessidade por exemplo de cálculos, recortes precisos em madeira ou alvenaria, soldas e testes "in loco", além de cuidados delicados na instalação e outras providências que um usuário comum não saberá lidar.

-Lâmpadas Tubulares T8 fluorescentes e retrofit com reatores


Lâmpadas tubulares fluorescentes comuns são perigosas na manipulação por conterem mercúrio no seu interior - o que em caso de quebra acidental, liberam gases nocivos a saúde humana.



Além disso, elas vem acompanhadas de reatores, que devem ser descartados quando trocadas por tubulares em Led de potência correspondente. NUNCA faça esta instalação ou manutenção: deixe o serviço a cargo de um profissional experiente. 

-Lâmpadas Dicroicas e ARs halógenas com reatores e transformadores

Estes tipos de lâmpadas, a exemplos da tabulares fluorescentes, vem acompanhadas de reatores e transformadores que também devem ser descartados na troca pelas equivalentes em Led.



Este processo também é perigoso se manipulado pelo usuário comum, devido ao alto risco de choques elétricos durante a substituição.

Bem, dito tudo isso, agora já sabe se aquele equipamento de iluminação que você mesmo deseja colocar em casa é de fácil ou complexa instalação. Mas, não esqueça: todos os produtos para iluminação de ambientes, principalmente os equipamentos em Led, devem ter a sua especificação indicada por um profissional em Luminotécnica, também conhecido como Light Designer. Isto evita problemas como:
- produto de baixa qualidade,
- excesso de luz,
- ofuscamento,
- potência desnecessária
- gasto exagerado de energia,
- temperatura de cor errada,
- falta de garantia robusta
- inexistência de suporte pós-venda.

E, seja para uma instalação realizada por você ou por um profissional, a Codlux® alerta sempre a todos os seus clientes a tomarem muito cuidado com os possíveis acidentes e também, orienta toda venda realizada para a preservação do equipamento adquirido e a devida manutenção de sua Garantia:



neste sentido, a cartilha Dicas de Garantia oferece informações valiosas para todos os usuários e instaladores em geral. Você pode ler ou baixá-la AQUI

E não esqueça: em caso de dúvidas, é só nos chamar: 

codlux.com/contato 

Boa instalação. E continue se cuidando. Logo, tudo voltará muito melhor. 

Robson Giro, especial para a Codlux® - Luz em Led 



Codlux® - Luz em Led

Luz é Função. Estamos empenhados nisso. 

LEIA TAMBÉM: 

Led UV-C:

Tudo o que você precisa saber!



Postagens mais visitadas deste blog

O Batata floresce!

Olá! Dia 17 de Agosto é o Aniversário de nosso amado bairro de Pinheiros aqui na cidade de São Paulo . Preparamos este super post especialmente para você que deseja morar, trabalhar, se divertir ou mesmo conhecer um dos primeiros bairros da segunda maior cidade da América Latina em 2020, onde a população já passa dos 20 milhões e a riqueza gerada, beira a casa dos US$530 bilhões ao ano. E Pinheiros hoje ilustra bem este progresso todo: uma edição da revista Veja São Paulo de Janeiro de 2019 destacava matéria especial sobre um grande empreendimento a ser erguido no Largo da Batata , região do bairro de onde está localizada a Codlux®: o  Faria Lima Plaza .  O projeto arquitetônico em questão é assinado pelo famoso escritório de arquitetura  Kohn Pedersen Fox Associates  (KPF, que tem vários 'sky scraper' marcantes ao redor do mundo) e, tem potencial para se tornar um grande ícone do mercado imobiliário. A localização, trata-se do último terreno vazio no Largo da Batata :

Trilho Suspenso: Solução simples e sofisticada

Olá! #AdequaçãoEdesenvolvimento :  qual empresa em iluminação oferece isto a todos os seus clientes de maneira incondicional? Seja em sua casa ou empresa, a Codlux® vai aonde nenhuma outra pode (ou não quer) ir: solução para aquilo que está em sua mente, adaptada as disponibilidades atuais do mercado e sem custos exorbitantes - você simplesmente não tem que pagar a mais por isto.Nosso Atendimento e Pós-venda estão fazendo a diferença para centenas de clientes atendidos, como o do caso deste video, que queria também em seu projeto um simples trilho eletrificado, pousado longe do teto, acima de sua mesa de jantar no terraço mas com sofisticação, sem cabos ou fios aparentes. O expertise dos profissionais da Codlux® no mercado da iluminação foram fundo: do design a fabricação do produto, passando pelo conhecimento certo dos insumos para encontrar a finalização perfeita, de bom gosto e com muita resistência. Esta é a Codlux®. Luminotécnica e design acessível a você!

Lar Inteligente 360º

Olá! Durante quatro semanas, especialistas e fornecedores vão apresentar virtualmente temas inéditos e soluções tecnológicas. É o  Lar inteligente 360º , um projeto online da  AURESIDE - Associação Brasileira de Automação Residencial e Predial . O objetivo é difundir conhecimento e promover debates com uma audiência seletiva e de forte influencia nos processos decisórios de projetos residenciais, tanto novos como na sua adequação de uso. Em todos os dias de palestras, haverão também apresentações de projetos, produtos e soluções para casas inteligentes e conectadas.  UM ENCONTRO VIRTUAL SOBRE TECNOLOGIA E O FUTURO DE NOSSAS CASAS! De 15 de setembro a 8 de outubro   Palestrantes:  Para conhecer melhor o programa e fazer sua inscrição gratuita, visite:   https://larinteligente.com.br/evento-online A Codlux® está acompanhando tudo e atualizará oportunamente esta postagem com as novidades mais importantes mostradas no evento, aguarde! ATUALIZAÇÃO EM 14/10/20 Acesse o resumo rápido do que j