Pular para o conteúdo principal

CES 2020

Olá! A Consumer Electronics Show está chegando! Ela ocorrerá agora, de 7 a 10 de Janeiro de 2020 em Las Vegas, Nevada (EUA).


A CES® é o maior e mais influente evento tecnológico do mundo - verdadeiro campo de provas para tecnologias inovadoras e players globais, onde as maiores marcas negociam e conhecem novos parceiros. A Feira atrai os maiores líderes empresariais e pensadores pioneiros do mundo nas tendências tecnológicas disruptivas, que estão mudando o consumo de conteúdo, entretenimento e comportamento nas pessoas. Como o maior e mais influente evento tecnológico do planeta, a CES® 2020 representa todo o escopo do mercado global de tecnologia:

- IA
-IoT
-5G
-Casa Inteligente
-Cidades Inteligentes
-Saúde Digital
-Tecnologia de Veículos
-AR / VR
-Robótica e outros.

Com participação de 61% de todas as marcas globais da Fortune, a CES 2020 quer migrar as indústrias para além do seu espaço tecnológico tradicional, reforçando a ideia de que todas as empresas são agora "uma só empresa de tecnologia". Com mais de 170.000 participantes, 4.500 expositores e mais de 1.100 indústrias líderes, o palco da CES - que já foi uma feira de tecnologia tradicional - evoluiu para um evento mundial comum a todas as indústrias. Os participantes da feira realizam uma média de 33 reuniões, poupando aos executivos cerca de 5,4 bilhões de quilômetros em viagens de negócios - a participação de executivos 'nível sênior' aumentou em mais de 100% desde 2008, com mais de 79.000 executivos seniores presentes na CES 2019. A CES é o local onde as marcas B2B e B2B2C vão tomar decisões, construir relacionamentos e formar parcerias. Cerca de 48% dos participantes pretendem fazer uma compra ou formar uma parceria estratégica no evento. A CES 2020 apresentará também palestras de líderes de empresas como Delta Air Lines, Daimler, NBC Universal, Samsung, American Express Travel, Avis, Pinterest, NFL, Discovery, Lenovo Research, Samsung, SoftBank Robotics, TCL, United Healthcare etc.

A Codlux® estará mais uma vez atenta a tudo o que acontecer de importante para a tecnologia Led em uma edição da CES - e de olho também na Iluminação Inteligente através dos lançamentos para a Inteligencia Artificial (IA) e Internet das Coisas (IoT).



O QUE VEM POR AÍ? 

Google 

Na edição 2019 o Google Assistente foi a grande estrela, onde a empresa apresentou sua integração com vários aparelhos em casas conectadas. Por isso, novidades sobre o assistente virtual da Alphabet também serão esperadas este ano.

Apple

A empresa da Maçã retorna a um evento CES depois de 28 anos. Na última vez que a Apple apareceu na feira, ela apresentou o seu então dispositivo avô dos tablets e pai do iphone, o Newton - em pré-estréia mais precisamente no ano de 1992 em Chicago. O gadjet foi um fracasso comercial e, talvez isso tenha amedrontado de vez a Apple a usar a CES (ou outra feira/evento) como vitrine para suas inovações. Desde então, todo o hipe em prol da maçã é criado por ela mesma, em espaços próprios. Não sabemos agora o que esperar da empresa nesta edição da CES, a não ser algo a respeito de alguma solução em software para seus produtos ou mesmo mais integração a internet das coisas e inteligência artificial com o seu Home Kit - e será isso mesmo que nos interessará visto que, além da marca ter um evento separado para o lançamento de seus smartphones e outros gadgets, não serão eles o nosso foco. Os rumores iniciais dão conta de uma discussão sobre privacidade. Esperamos realmente ter algo a mais que isso: Apple discutindo privacidade é a mesma coisa que Facebook falando sobre proteção de dados. Como bem disse Jonny Evans da Computerworld  em artigo de hoje (6/01), "...dados são ouro em pó, a proteção de dados é tudo e a carga regulatória de manipulação de dados está se tornando cada vez mais onerosa e, é por isso que a decisão da Apple de coletar o mínimo de dados possível para fornecer seus serviços deve ser imitada.". Será? Este mínimo pode realmente ser interpretado como 'obter mais eficazmente' todo ouro esperado pela Apple, como se passassem uma peneira na areia da mina para que, ao encontrá-lo, somente então ela pudesse usá-lo em benefício próprio... Proteger os dados é efetivamente importante, uma lição que todos os profissionais e empresas envolvidos devem tirar da CES 2020, mas sem malandragem, sem malícia!

Amazon

A Amazon se prepara para levar para a CES uma série de dispositivos e tecnologias, além das mais recentes inovações para a Alexa, Alexa Auto, Fire TV, Dash Replenishment, Ring e outras soluções da empresa, onde também será demonstrado ao público presente diversas criações de desenvolvedores baseadas na Alexa.

Microsoft

O que teremos de novo da Microsoft para a casa inteligente? Bem, enquanto não sabemos nada a respeito da própria empresa, a Lenovo apresentará nesta edição da CES sua solução ThinkSmart com a chegada do ThinkSmart View, uma tela inteligente no estilo do Assistente do Google, redirecionada para escritórios.



O sistema foi desenvolvido pelo Microsoft Teams e é basicamente um dispositivo de conferência de áudio e vídeo para equipes com soluções empresariais, que incluirá um par de fones de ouvido Bluetooth - um impulso interessante para a categoria de telas inteligentes corporativas, pois os fabricantes buscam vida além da cozinha e do quarto. Os benefícios incluem acesso rápido às reuniões das equipes e uma tampa física manual para preservar a privacidade de participantes e segredos empresariais. O ThinkSmart View tem previsão de lançamento este mês.

Italy Innovazioni

Um adaptador para esconder e proteger suas tomadas. Esta é a invenção da Italy Innovazioni. Com a crescente popularização das lâmpadas inteligentes, as tomadas comuns devem também sofrer algumas "mutações".


Estreando pela primeira vez na CES 2020, o Hide deve funcionar como uma capa protetora, que esconde as entradas comuns de uma tomada. Assim, além de proporcionar uma aparência melhor, o Hide mantém as tomadas protegidas de água e poeira e ainda evita choques.

AT&T 

Não há como o 5G não entrar na edição 2020 da CES. E embora a AT&T já tenha lançado recentemente sua rede 5G em Las Vegas nas últimas semanas, na verdade haverão telefones 5G reais para demonstrações de uso aos participantes da feira, num esforço em explicar como esta altíssima banda larga poderá mudar drasticamente os cenários cotidianos atuais, desde a simples reprodução de filmes em vídeo até a circulação de notícias, direção em carros autônomos, entretenimento móvel, realidade aumentada, máquinas para cuidados da saúde, meios de transporte, distribuição de energia, segurança pública, casa conectada etc.

Aeris


A Aeris - uma empresa líder na tecnologia para a Internet das Coisas (IoT) - estará chegando à CES 2020 com o seu desenvolvimento de conectividade Aeris Fusion IoT Network , a primeira solução de conectividade inteligente já pronta para o 5G. Em parceria com o Google Cloud Platform como o provedor de sua infraestrutura, a Fusion IoT Network promete responder de forma inteligente a todo este ambiente global mega conectado que está em rápida mudança.

GE

A CES 2020 está se definindo como o lugar onde finalmente abandonaremos o “hub” para nossos dispositivos Smart Home. A GE é um exemplo disso se realmente apresentar na CES 2020 o "C by GE", ou GE Hubless Smart Switch, que pode usar produtos de assistentes de voz para controlar suas lâmpadas inteligentes em Led, sem a necessidade de uma ponte, um "hub" para a sua conexão.



O sistema pode controlar pelo "C" as lâmpadas inteligentes, interruptores e dimmers da GE. O produto também pode ser colocado em qualquer parede com uma de fita adesiva de fácil instalação e remoção. Possui dimmer e inclui um sensor de movimentos (tudo sem fio) alimentados por bateria e controle remoto para dar ao Google Assistente ou ao Amazon Alexa as permissões necessárias de comandos.

Philips/Signify

A empresa holandesa gigante no ramo da iluminação tentará afastar seus rivais com uma nova linha de luzes internas e externas, que poderão estrear agora na CES 2020. Mas, para o azar dela - ou marketing - novas lâmpadas Philips Hue e outros equipamentos de uso externo foram revelados recentemente em um catálogo de produtos, vazado a apenas um mês da feira em Las Vegas.



Com a aproximação agora da CES 2020, a expectativa era de que a Philips anunciasse estes produtos vazados mais antecipadamente. O que não ocorreu. Então, vale a pena esperarmos para conferir se os rumores revelados pelo blog hueblog.de eram de fato reais ou apenas cortina de fumaça.

Samsung 

A gigante sul-coreana Samsung anunciou sua assistente Bixby em março de 2017 com o Galaxy S8 e posteriormente, outros eletrodomésticos da marca. Mais de dois anos depois a empresa anuncia um novo produto de IA, chamado Neon, que será apresentado na CES 2020.



Os detalhes do Neon são escassos no momento e a empresa esclareceu que que ele não é um substituto para a Bixby. E o que aparece nas mídias sociais sobre o Neon ajuda a confirmar isso: aparência de um "humano digital com inteligência artificial que replicará as emoções e a inteligência de nós, seres humanos reais", ou "NEON = HUMANO ARTIFICIAL". 

LG

Se em 2019 a sul-coreana LG surpreendeu a todos nós com a sua TV de tela completamente 'desenrolável', este ano ela apresenta 8 novos televisores com resolução de tela 8K na CES 2020 e, o mais interessante para nós é o suporte dos equipamentos a assistentes de voz como Alexa e Google Assistente, além da compatibilidade com HomeKit, AirPlay 2 e demais dispositivos IoT suportados.



A também sul-coreana Samsung apresenta a sua linha de TVs para 2020 que, a exemplo da LG, chegam compatíveis com a assistente de voz Alexa da Amazon. Os usuários poderão controlar dispositivos conectados, como tomadas e lâmpadas Led inteligentes ao simples comando de voz pela TV. O suporte ao Google Assistente do Google ainda não tem previsão de lançamento. 

CEA-Leti  

A comunicação LiFi tem vantagens significativas sobre o Wi-Fi, como velocidade de transmissão de dados e segurança de dados - porque simplesmente a luz não penetra nas paredes. Mas sua ampla adoção é restrita, principalmente devido à interferência entre dispositivos que usam as redes LiFi e o fraco desempenho. Até agora.



O primeiro sistema inteligente do mundo para redes de LiFi sem interferências será demonstrado na CES 2020. O Sistema da CEA-Leti detecta interferências e otimiza as taxas de transmissão de dados para cada dispositivo próximo. O sistema LiFi-multicell da CEA-Leti é o primeiro orquestrador inteligente que detecta automaticamente a interferência entre zonas de iluminação nas redes e otimiza as taxas de transmissão de dados para cada dispositivo próximo, gerenciando de forma assimétrica e independente a interferência de uplink / downlink. Na CES 2020, a CEA-Leti demonstrará o LiFi multicelular, que oferece várias vantagens como eliminar interferências e apoiar a cobertura de grandes áreas. Isso inclui uma conectividade ininterrupta para usuários que se deslocam em uma mesma rede e alocação justa de recursos entre usuários que estão sofrendo interferências e aqueles que não estão. A tecnologia CEA-Leti é capaz de fornecer taxas de transmissão de dados de até 150 Mb / s em distâncias de até três metros por Led. 

Novidades Nanoleaf

A Nanoleaf ganhou destaque na CES 2019 com os seus painéis de parede triangulares que mudam de cor e respondem a comandos de voz via Alexa, Siri e Google Assistente. Agora, a startup de iluminação inteligente apresenta na CES 2020 a Nanoleaf Learning Series, programada para estrear no início de 2021.



A série de produtos incluirá uma lâmpada inteligente que muda de cor, um interruptor dimmer inteligente e acessórios que podem acionar as luzes, como um sensor de movimento e o novo Nanoleaf Learning Gateway, que atua como um hub de plug-in para a conexão entre a nuvem da Nanoleaf e dispositivos compatíveis diversos. Juntamente com a Learning Series, a Nanoleaf também está anunciando novas versões de suas populares luzes de parede, projetadas para suportar configurações que apresentem mais misturas nas formas, com painéis triangulares, quadrados e hexagonais capazes de exibir várias cores cada um. 

LG

A LG vai apresentar seu sistema automatizado para cultivo interno de legumes na CES 2020. O aparelho exclusivo fará parte de sua lista de produtos linha branca, onde um sistema interno de colunas usa controles avançados da luz em Led, temperatura ambiente e irrigação, junto a pacotes de sementes e um aplicativo de monitoramento de crescimento, para ajudar os usuários a cultivar verduras ricas em nutrientes em suas próprias casas. Usando módulos flexíveis, o aparelho replica as condições externas ideais, combinando a temperatura dentro do gabinete isolado com a hora do dia.



Luzes Led, circulação de ar forçado e gerenciamento de água com pavio permitem que as sementes se transformem rapidamente em vegetais. O sistema é capaz de armazenar até 24 pacotes de sementes tudo-em-um (dependendo das variedades de pacotes de sementes usados), que a LG diz serem suficientes para fornecer a uma família de quatro pessoas produtos cultivados em casa. Além das sementes, os pacotes vem completos, contendo turfa e fertilizante, facilitando o plantio imediato. Os pacotes iniciais incluirão 20 variedades diferentes como alface e outros tipos de folhas: rúcula, chicória e manjericão.

CES HONOREE 2020



Alguns produtos já premiados pela CES por sua inovação também deverão estar presentes este ano em Las Vegas. Destacamos aqui os nossos preferidos:

Lutron

A Lutron é uma empresa veterana na iluminação dos setores comercial e residencial e sua história remonta décadas, com seus onipresentes interruptores dimerizáveis sendo encontrados em casas, apartamentos e edifícios comerciais em todos os lugares hoje em dia. Na CES 2020 a empresa demonstrará o adaptador para lâmpadas inteligente Aurora: um brilhante conceito minimalista no design. Sua função é simples: as casas mais antigas que desejarem pegar onda na IoT e tecnologia sem fio para também terem uma casa conectada com iluminação Led inteligente, dispõem agora desta opção que usa por exemplo uma lâmpada inteligente Philips Hue. Simplesmente parafuse-o na lâmpada pela sua tomada e pronto! Agora você tem uma lâmpada Led inteligente sem fio controlada que pode ligar, desligar e até escurecer sob o seu comando. Mas, e se alguém passar e esbarrar inadvertidamente pelo interruptor, isso poderia desligá-lo por acidente, matando a conexão da lâmpada sem fio?  Fique tranquilo: um lacre especialmente desenvolvido o mantém sempre travado na posição "ligado". 



Além disso, o dispositivo minimalista também possui comando de voz, funcionando com lâmpadas compatíveis a tecnologia Zigbee 3.0 ou Zigbee Light Link (lâmpadas inteligentes Philips Hue funcionarão perfeitamente) e Philips Hue bridge, tornando então a aplicação quase infinita nesse sistema. A bateria tem um ciclo de vida estimado em 3 anos com indicador de bateria fraca e o dimmer pode controlar até 12 lâmpadas Led inteligentes sem a necessidade de uma ponte ou hub. Esperamos realmente vê-lo em prática na CES. 

Dadam Micro

A Dadam Micro vai voltar a CES com o Puripot airLamp, um purificador de ar com lâmpada Led que aplica duas tecnologias verdes inovadoras e amigáveis ​​ao meio ambiente: 1) filtro de tecido não tecido à base de poliéster tratado com fotocatalisador TiO2 dopado com metano e, 2) fotocatalisador à base de luz visível e dióxido de titânio para remover vírus, bactérias e poeira nociva.



O filtro usado no dispositivo é feito de uma fibra à base de material inorgânico ecológico onde o seu desempenho não é deteriorado, mesmo após longas horas de uso, podendo ser lavado periodicamente para remover o pó acumulado. Sua eficiência é 50% melhor que os filtros comuns, destruindo as ligações moleculares e assim, aumentando a eficiência da limpeza do ar através da remoção de poluentes particulados e gasosos do ambiente, como poeira fina, gases orgânicos nocivos, bactérias, vírus, odor de tabaco, formaldeído, dióxido de nitrogênio, urina e muitas outras moléculas de hidrocarbonetos, enquanto desempenha o papel principal na iluminação eficiente em Led.

Icon AI

Este é Venus, o Smart Makeup Mirror (tipo uma Ring Light com espelho) da Icon AI, que vai dar as caras também na CES 2020. Além de oferecer o conforto de um 'Makeup Mirror', também impressiona com sua linguagem de design contemporâneo e recursos multifuncionais que incluem suporte ao assistente de voz Alexa e uma tela de 7" sensível ao toque, além de também poder ser usado como:



um alto-falante Bluetooth, um abajur de mesa, um imersor de realidade aumentada para sua make, um consultor para a sua pele e muitos outros recursos. Um verdadeiro sonho para as 'digital influencers'.


Estes foram os petisquinhos da CES 2020 que começa agora dia 7 para o público geral - mas terá uma 'premiere' a jornalistas no dia 5 de Janeiro (domingo). Acompanhe a atualização desta postagem e também o marcador Iluminação Inteligente no Blog para manter-se atualizado sobre tudo de bom que vai acontecer no evento para a iluminação em Led. Até mais!

ATUALIZAÇÃO 07/01/20

Mochila Tetris

A Mochila Pix possui uma tela de LED flexível e impermeável que vem com animações impressionantes em pixels. Você pode até usá-la por exemplo, para jogar Tetris.



A mochila requer um power bank potente para acender, mas você precisa obtê-lo separadamente. O produto foi apresentado agora (um mês após o anúncio oficial) na CES 2020.

Assistente do Google adiciona mais recursos em 2020 



O Google Assistente já faz muitas coisas como tocar música ou acender a sua lâmpada Led inteligente. Na CES deste ano foram anunciados mais recursos, como deixar notas adesivas digitais na tela; colocar contatos em discagem rápida; descobrir mais facilmente os dispositivos habilitados para o Assistente; programar um dispositivo inteligente para ligar, desligar ou iniciar automaticamente de maneira agendada, traduzir e ler artigos em voz alta em 42 idiomas etc. O Google revelou nesta CES que meio bilhão de pessoas em todo o mundo estão usando o seu Assistente (de smartphones a alto-falantes domésticos), ao mesmo tempo que luta com a Amazon para conquistar de vez a casa inteligente. Nos Estados Unidos, o Amazon Echo detém atualmente 70% do mercado de alto-falantes inteligentes, enquanto os produtos Google Home ficam com 'apenas' 25% deste mercado.

Novas luzes inteligentes da Lifx

A marca de iluminação australiana incluiu em seu catálogo novas lâmpadas de filamento Led e um interruptor king-size. As lâmpadas Lifx de estilo vintage estarão nas lojas na primavera norte-americana.



As lâmpadas vem com um comutador inteligente, que permitirá a você ligar ou desligar até quatro luzes conectadas nele a partir do aplicativo Lifx ou com os assistentes de voz Siri, Alexa ou Google Assistente - tudo via wi-fi, diretamente do roteador de sua casa e sem a necessidade de um hub/ponte adicionais.

As 'novidades' confirmadas da Philips 

Conforme vazamentos e rumores, a linha Philips Hue recebeu três novas luzes externas - holofote, arandela e luz de caminho. As luminárias da linha Outdoor Hue estrearam em 2018 e já contam com oito opções. Esses novos modelos oferecem mais estilo e facilidade no uso: os três novos equipamentos inteligentes já incluem Bluetooth, para que você não precise de um hub Hue para usá-los.



O aplicativo Hue também está recebendo uma atualização, que exibirá o nível de bateria dos acessório e recurso de zonas - uma maneira de agrupar as luzes nos ambientes. O app está saindo da sua versão beta e agora poderá funcionar com todas as luzes e acessórios compatíveis.

E os tais 'Humanos artificiais' da Samsung?

Como disse hoje James Vincent do The Verge, "... são apenas avatares digitais. O Projeto Neon é mais hype do que hiper-futurista... tão merecedor do apelido 'humano artificial' quanto a Siri ou o holograma de Tupac." Cada avatar do Neon é 'gerado computacionalmente' e manterá conversas com os usuários enquanto exibe 'emoções e inteligência', diz a empresa.



Suas semelhanças são modeladas a partir de humanos reais, gerarando 'expressões, diálogos e emoções' onde cada avatar (conhecido individualmente como “NEONs”) poderá ser personalizado para diferentes tarefas e ser capaz de responder a consultas com latência menor que alguns milissegundos. Eles não são apenas um meio visual para os assistentes de IA: use-os para os mais variados fins, como licenciar ou assinar um NEON como seu representante para um serviço virtual, consultor financeiro, prestador de serviços de saúde ou concierge, sendo possível usá-los também como âncoras de TV, porta-vozes ou atores de filmes, ou simplesmente, um companheiro e amigo. Ok. Mesmo o Project NEON da Samsung conseguindo criar "humanos artificiais" realmente impressionantes, achamos que o anúncio de Avatar 2 e sua apresentação visual revelada nesta CES 2020 nos empolgou bem mais... Mas, espere: nem tudo pode estar perdido!



A empresa também apresentou o Galaxy Home Mini - versão miniatura do alto-falante inteligente Galaxy Home padrão (ainda não lançado!) - que deve chegar às lojas ainda no começo deste ano, antes mesmo da versão tradicional anunciada em 2018. O Galaxy Home Mini usará a Bixby da Samsung para controlar dispositivos de IoT através da plataforma proprietária SmartThings, além de funcionar como um alto-falante doméstico usando a tecnologia de som da marca de áudio AKG.



Outra novidade da Samsung apresentada na feira foi a sua nova TV rotativa, a The Sero, que pode ser girada em uma posição vertical para parecer como a um smartphone gigante em sua sala de estar. Solução bem interessante, visto que aplicativos como o Instagram simplesmente se negam a trabalhar na posição horizontal no celular ou em um espelhamento de tela nas TVs e monitores por exemplo. O pareamento com os dispositivos móveis é feito por meio de NFC e o equipamento conta ainda com microfone embutido para receber comandos de voz para a Assistente Bixby, da Samsung. Agora, se você anseia por uma TV de altíssima resolução e design High-End/State Of Art, olhe para esta maravilha:



A Q950 da Samsung lançada agora na CES 2020 é uma TV 8K com corpo feito quase 99% de tela, o que significa que sua frente é quase inteiramente display, com exceção de um "queixo" fino na parte inferior. Esta TV tem apenas 15 milímetros de espessura. Outros recursos que amamos nas TVs 8K da Samsung a serem lançadas agora em 2020 é que elas incluirão um "mordomo digital" para controlar dispositivos domésticos, como as lâmpadas Led inteligentes, além de possuírem um recurso de rastreamento de saúde embutido e opção de usar a Assistente Bixby para definir protetores de tela ou controlar a TV por voz. Também haverá a possibilidade de compartilhar a tela do seu telefone na TV ao mesmo tempo que você estiver assistindo algo, numa espécie de picture-in-picture, seja num modo 'lado a lado' ou em outras 14 diferentes configurações possíveis. Top!

Espelho inteligente Poseidon



Espelhos inteligentes não são exatamente uma novidade. Mas a empresa francesa CareOS deu uma guinada nesse mercado ao desenvolver um ecossistema de espelhos inteligentes com a Internet das Coisas (IoT), anunciado agora na CES 2020. O Poseidon é mais do que um espelho que pode ser totalmente personalizável: ele age como um verdadeiro computador pessoal, onde o usuário consegue selecionar diferentes configurações de iluminação e quadros de cores, com moldura multitoque, sensor de luz ambiente e luzes em Led com variadas temperaturas de cor. O espelho inteligente inclui uma placa-mãe com chipset Qualcomm, USB, WiFi e Ethernet; possui uma câmera para uso em reconhecimento facial, aplicações de realidade aumentada (AR) e detecção de postura, além de vir com uma tampa na lente de acionamento manual, evitando invasão de privacidade por hackers - todas as informações são armazenadas localmente e não são compartilhadas na nuvem. Uma plataforma  AR testa diferentes estilos de cabelo e experimenta produtos de beleza com tutoriais em vídeo. A conexão com os aplicativos de saúde HealthKit e Google Fit ajuda no acompanhamento dos níveis de atividade física na tela. Termostatos inteligentes auxiliam no ajuste da temperatura do banheiro. A grande 'desvantagem' do Poseidon é o preço: de US$ 3.000 até US $ 6.000 - R$ 12.000 a R$ 24.000 na conversão direta.

ATUALIZAÇÃO 08/01/20

Conecte-se a sua casa inteligente diretamente de um automóvel Renault



A Renault apresentou hoje na CES 2020 um aplicativo que promete conectar os carros da marca a sua casa inteligente. Em parceria com Otodo, a solução de conectividade permitirá controlar dispositivos de sua residência (ou empresa) por meio de um app instalado na central de midia do carro, onde será possível criar cenários como "chegar em casa", fazendo assim com que as luzes em Led se acendam e a porta e persianas se abram para você - e vice-versa. Os cenários podem ser acionados automaticamente com base na distância entre seu o carro e a sua casa, de modo que em dias frios por exemplo, o termostato doméstico possa ser ligado automaticamente quando o veículo atingir uma determinada distância da residência. Tudo isso sem multas, acidentes e diretamente através de sua voz! Realmente, o futuro já chegou com a IoT e Inteligência Artificial.

A lâmpada de Thomas Edison - só que inteligente e barata!

A Sengled anunciou este ano na CES, novidades à sua linha residencial inteligente com preços acessíveis. Conhecida por vender dispositivos domésticos inteligentes bastante básicos com custo baixo e fáceis de usar a principiantes, a empresa lança as novas lâmpadas inteligentes Sengled de segunda geração, junto ao seu Sengled Smart Plug e também a terceira geração do Sengled Smart Hub - todos bem mais baratos que os principais concorrentes. A previsão de lançamento é de até o final deste ano. A lâmpada inteligente Edison Filament Sengled por exemplo, fica ótima em luminárias vintage (ou mesmo nas mais modernas, dependendo muito o seu gosto e criatividade pessoais).



A temperatura de cor é a 2100K, que proporciona um brilho amarelado bem suave. Esta não é a primeira lâmpada inteligente Edison de filamento disponível no mercado: a Philips Hue lançou uma no ano passado, a US$ 27,99. Já esta da Sengled sai a US$ 14,99 cada lâmpada, no kit com 2 unidades. A maioria dos produtos da Sengled (assim como outros dispositivos inteligentes mais baratos) não é compatível com Wi-Fi, o que significa que deve-se usar um hub/ponte de terceiros para conectá-los ao seu roteador, como o Amazon Echo Plus. Mas a Sengled também tem agora um hub próprio, que suporta tanto o Apple HomeKit para conectar a Siri, quanto a Alexa da Amazon e Google Assistente. O hub da Sengled custará US$ 29,99.

Lâmpada inteligente externa movida a energia solar 

As últimas luzes externas da empresa Ring lançadas na CES 2020 são agora movidas a energia solar. A Ring já tinha uma linha de acessórios para iluminação inteligente, mas é a primeira vez que a empresa oferece lâmpadas Led inteligentes próprias para uso externo, resistentes a intempéries (podem ser usadas dentro ou fora da casa, em uma luminária externa coberta por exemplo). As novas lâmpadas Led Ring Smart serão controladas pelo aplicativo Ring - ligue e desligue as luzes, dimerize, crie agendamentos personalizados para as suas cenas etc.



Esta linha de iluminação inteligente movida a energia solar conta com 3 produtos: Solar Floodlight, Solar Steplight e Solar Pathlight, todos ativados por sensores de movimento que também usam a energia do sol para o seu funcionamento. As lâmpadas estarão disponíveis em 1º de Abril de 2020.

ATUALIZAÇÃO 09/01/2

Água Inteligente 

O Flo by Moen é um sensor independente inteligente lançado na CES 2020 em conjunto pelas empresas Flo Technologies e Moen. Ele pode ser colocado em qualquer lugar da casa para alertar aos usuários quando for detectado uma 'alta umidade', ajudando assim a evitar danos e perdas por vazamentos de água, permitindo também identificar onde esta água pode estar 'escorrendo'.



Basta colocar o discreto sensor de 3,5” onde possa haver algum tipo de risco como no porão, lavanderia, sótão ou outras áreas suscetíveis a danos causados por água descontrolada ou mesmo, por fatores ambientais ou mau funcionamento no sistema hidráulico em geral. Se o Detector acusar presença fortuita de água, temperaturas congelantes ou alta umidade, ele alertará os usuários por meio de notificação via aplicativo Flo by Moen and Moen. Se os proprietários também tiverem em casa o equipamento Smart Water Shutoff - dispositivo que identifica vazamentos nos canos e locais de abastecimento de água na casa - ele desliga automaticamente o fornecimento principal, protegendo a casa contra danos maiores por exemplo. Super sustentável! 

Elétrica Inteligente

O mercado de energia doméstica está pronto para inovar. As nossas caixas de fusíveis não mudam há quase 100 anos e existem poucas startups que procuram fornecer melhores maneiras de integrar e gerenciar várias fontes de geração e armazenamento de eletricidade. À medida que as energias renováveis ​​e a eficiência energética continuam obtendo ganhos entre os consumidores preocupados com os seus custos (como a iluminação em Led), mais empresas buscam maneiras de oferecer aos clientes melhores maneiras de gerenciar a eletricidade que entra em suas casas.



Na CES 2020 a Schneider Electric apresentou a sua proposta com o Energy Center, um produto proprietário da empresa que faz parte da linha de dispositivos de gerenciamento de energia doméstica Square D. A empresa já fornece um amplo conjunto de serviços e tecnologias de gerenciamento de energia para clientes comerciais, industriais e também residenciais, mas está fazendo agora um esforço mais concentrado no mercado residencial dos EUA a partir de 2020 para buscar integrar baterias e inversores elétricos em seus equipamentos Energy Center ao longo deste ano. Atualmente, a marca também procura parceiros e desenvolvedores ao projeto. Considerando que os projetos de iluminação em Led da Codlux® já fazem uso dos dimerizadores Schneider, a notícia é muito boa: há a expectativa de que uma maior compatibilidade entre o gerenciamento da energia que entrar no quadro de força através do Energy Center e a iluminação dimerizável com os produtos da Schneider instalada nos ambientes, possa enfim proporcionar maior proteção e consequente durabilidade aos já duráveis equipamentos em Led de qualidade especificados nos projetos luminotécnicos desenvolvidos por nós. Esperamos pelo seu lançamento em breve também aqui no Brasil.

Dimmer Inteligente

A Brilliant ofereceu na CES 2020 novos produtos para a sua linha Brilliant Control: um novo switch e um plug inteligente. Ambos exigem que você já possua pelo menos um Brilliant Control; portanto, não são dispositivos independentes mas sim expansões para o Brilliant Sistem completo. Isso certamente tornará o sistema geral da Brilliant mais atraente para muitas pessoas, pois ele funciona com a Alexa e o Google Assistant, além de incluir integrações a dispositivos como Philips Hue, LIFX, TP-Link Lutron, Wemo, Ecobee, Honeywell, Kwikset, Schlage, Ring, Sonos e outros.



Os dispositivos Brilliant se comunicam por meio de Bluetooth e também se conectam à Internet por Wi-Fi. O que antes significava gastar milhares de dólares com um sistema de automação não-inteligente para iluminação Led em residências e empresas, com esta nova combinação de switch e plug-in inteligentes Brilliant Control, cada proprietário poderá agora experimentar mais acessivelmente todo o conforto, eficiência energética, e segurança convenientes de se viver em uma verdadeira casa inteligente. Uma característica interessante do dimmer é que ele inclui um sensor de movimento, permitindo muitos cenários interessantes de uso. Você pode tocar duas vezes no switch para acionar a casa inteligente ou determinada cena de iluminação em Led. O plugue é obviamente mais direto: um equipamento que você simplesmente conecta - realmente um plug and play. Os produtos estarão disponíveis param pré-venda e envio no primeiro trimestre de 2020. 

Speaker Inteligente com tela dobrável

2019 foi marcado como o ano do pontapé inicial para as telas dobráveis, principalmente em smarphones e tablets. Na CES 2020 não poderíamos esperar outra coisa senão uma enxurrada de empresas apresentando suas novas soluções para a proposta. Mas o que nos surpreendeu e tem a ver com a casa inteligente foi o lançamento na feira de um alto-falante inteligente 'dobrável' (ou quase!), o Mirage da fabricante Royole. A empresa aliás foi pioneira na categoria, sendo a primeira no mundo a apresentar um smartphone com tela dobrável, o FlexPai lançado na CES do ano passado, saindo na frente de modelos famosos lançados depois como o Galaxy Fold da Samsung e o Mate X da Huawei.



Diferente dos modelos do gênero que já existem no mercado, esta novidade da Royole traz a tecnologia de tela dobrável a um visor que fica em volta do corpo cilíndrico do aparelho. A tela curva do Mirage conta com resolução de 1.940 x 1.400 e tem 7.8 polegadas, com suporte a assistente de voz Alexa da Amazon - o que significa que você poderá controlar a sua iluminação inteligente em Led compatível. Além disso, o gadget conta ainda com uma câmera embutida de 5 MP. A novidade será anunciada oficialmente no segundo semestre de 2020 e as vendas devem começar logo após.

Robson Giro, especial para a Codlux® - Luz em Led

Fontes: Showmetech, Olhar Digital, Cnet, Globe Newswiren, SlashGear, GSM Arena, The Burn In, Business Wire, Dealerscope, Channelnews, Computer World, Mashable, The Verge, Business Insider, Canaltech, TechCrunch, Exame, UOL, Tecnoblog 

Codlux® - Luz em Led

Luz é Função. Estamos empenhados nisso.

LEIA TAMBÉM:
CES 2024
A edição da Inteligência Artificial!
CES 2023
Destacamos para você os lançamentos do Lighting 
CES 2022
As atualizações do Lighting 
CES 2021

A primeira e maior feira de tecnologia neste ano foi online
CES 2019. O que rolou de legal para a iluminação

Os destaques da Feira para a casa conectada em 2019
Led UV-C:

Tudo o que você precisa saber!
APAGÃO "inteligente"

Livre-se disso!


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Chuva e Led combinam? Sim e não...

Olá! É época de chuvas fortes em boa parte do Brasil. Inclusive no nordeste este ano, as águas caíram em Alagoas por exemplo enchendo regiões inteiras e desabrigando milhares de famílias. Com todo o respeito as vítimas, é um momento também para lembrarmos da fragilidade do Led em relação a uma possível exposição constante a umidade e água. Basicamente, o uso da iluminação em Led deve primeiramente considerar o seu local de aplicação: se o equipamento será de interno ou externo. Resumindo de forma bem didática, todo equipamento Led que não tiver uma certificação de proteção "IP65 e/ou IP66", deve ser usado em áreas internas - protegido da umidade, vapores de água, respingos, chuvas, alagamentos e submersão. Estas são regras básicas que, obrigatoriamente, devem ser aplicadas as Lâmpadas para soquetes diversos, aos plafons para embutir em gesso ou laje, as fitas em Led etc. Para uso fora de ambientes fechados como um Refletor Led por exemplo, existe a devida norma técnica

Perfilados: o detalhe essencial no Design Industrial de ambientes

Olá! Hoje vamos continuar a linha de postagens para o design arquitetônico industrial no interior de ambientes residenciais e corporativos. E o destaque agora vai para ele, um equipamento simples e de custo acessível, mas que faz toda a diferença para literalmente sustentar e dar "leveza" a iluminação: o perfilado! O QUE É? Imagens: Pinterest Criados originalmente para a suspensão e alimentação de circuitos e equipamentos de iluminação, ventilação, som ambiente ou, passagem de outros fios e cabos elétricos, telefônicos, dados etc nas construções industriais e comerciais, são destinados a instalações fixas ou suspensas justamente por terem uma aplicação muito flexível. COMO SÃO? Fabricados em chapa de aço pré galvanizado, pintura eletrostática, galvanização à fogo, alumínio ou aço inoxidável, eles são conhecidos tecnicamente como "eletrocalhas". Os melhores para o uso em design de interiores são aqueles mais resistentes, livres de rebarbas e que també

Codlux® no Pinterest: inspire-se como nós!

Olá! Está pensando em um projeto de iluminação e quer ir direto ao ponto, sem textão? Então, filtre o que você quer por imagens: acesse ideias e outros pins sobre Iluminação Led salvos na pasta "Luz em LED",  no Pinterest da Codlux®.  São muitas imagens para você consultar e se inspirar.  https://br.pinterest.com/codlux/luz-em-led/ Inspire-se, como nós! Siga o pincode abaixo e aproveite! Pincode Codlux® Codlux® - Luz em Led Luz é Função! Estamos empenhados nisso.