Pular para o conteúdo principal

CES 2023 - Especial Lighting

Olá! A CES 2023 começa amanhã dia 5 de Janeiro e vai até o dia 8, apresentando ao mundo o melhor da tecnologia mais avançada. A Codlux® cobre o evento desde 2019, apontando o que de mais interessante observamos nas diversas áreas do setor tecnológico para o consumidor final. 
Este ano porém, devido ao fato de o conhecimento na casa conectada/inteligente em geral estar bem mais avançado que em anos atrás, focaremos então agora na iluminação em si e nos seus produtos inovadores propriamente ditos. O pré-release da CES 2023 ocorreu antes da sua abertura oficial, com o CES Unveiled

Nele, foram apresentadas em primeira mão novidades também para o Lighting, que você confere aqui agora no Blog da Codlux®: veja tudo aquilo que mais nos chamou a atenção para esta edição da CES. 

Pegue um atalho assistindo ao video: 


GE Lighting 
GE Lighting apresentou novas versões das lâmpadas e plugues inteligentes Direct Connect da GE Lighting. Elas oferecerão suporte ao Matter já este ano, podendo ser flexionadas em várias formas decorativas e usadas como luzes de corda tipo neon LED tradicionais. 
Com predefinições animadas que mudam de cor e capacidade de sincronizar a iluminação com qualquer música que esteja tocando, os produtos da linha GE Lighting possuem suporte para comandos de voz via Amazon Alexa e Google Assistant, além de integração com Schlage, que permitirá aos usuários criar automações de iluminação no aplicativo Cync da marca. No entanto, os produtos não suportam o Apple HomeKit, o que mantém o Siri fora do lançamento. A GE Lighting diz que procurará resolver isso ainda este ano adicionando o suporte para Matter, novo padrão universal de casa inteligente que oferece simultaneamente suporte para Alexa, Google e Apple de uma só vez. Esses produtos compatíveis com o Matter substituirão as versões anteriores assim que chegarem às prateleiras das lojas. Produtos Cync produzidos anteriormente não estão planejados para receber atualizações no Matter por enquanto, o qua significa que os produtos Cync existentes provavelmente são proibidos para o Matter, ocasionando alguns problemas aos usuários nos gadgets que eles já compraram. A GE Lighting também mencionou uma nova integração com o Schlage Encode Smart Wi-Fi Deadbolt e o Encode Plus Smart Wi-Fi Deadbolt. 
Painéis de parede em forma de hexágono semelhantes ao que a Nanoleaf oferece também estão em andamento. Também estão chegando novas lâmpadas inteligentes e refletores padrão capazes de exibir várias cores ao mesmo tempo.  Outras revelações de novos produtos ​​incluem vários equipamentos de efeitos dinâmicos, como os Smart Hexagon Panels, Smart Neon-Shape Lights e as Smart Bulbs. 
Todos os produtos acima não precisam funcionar por meio de um hub e podem ser configurados e conectados via aplicativo Cync e, ainda este ano, no Matter. A empresa não está planejando atualizar seus produtos existentes, infelizmente. As novidades devem chegar às lojas em Março com preços que variam de US$ 20 a US$ 200.


Osram

A AMS OSRAM é definida hoje por sua especialização em tecnologias de sensores e emissores voltados a mobilidade. 
Na CES 2023 a marca mostra muitos destaques em várias áreas de aplicação automotiva, incluindo o monitoramento de motoristas (via 3D, LiDAR e sensores de imagem) e novos desenvolvimentos em iluminação interna e externa para veículos. Está previsto também nesta edição da CES lançamentos de produtos para robótica, tratamento em LED UV-C, automação residencial e predial, horticultura|agri-tech LED e outras soluções avançadas para o cultivo de alimentos de maneira inteligente, fácil e sustentável.


Nanoleaf 

A Nanoleaf, marca por trás da icônica iluminação LED geométrica montada em paredes está apresentando uma série de novos produtos esta semana com muitas inovações tecnológicas . 
O primeiro deles é o Sense + Controls, que a Nanoleaf está chamando de seu primeiro “aprendiz para interruptores de luzes inteligentes”. A linha de dispositivos – que inclui o Smart Light Switch com fio, o Wireless Smart Light Switch e o Nala Learning Bridge – já funciona com o Matter.


Todos os novos produtos Sense+ Controls possuem sensores de movimento e iluminação ambiente para automatizar rotinas, enquanto a inteligência artificial 'Nala Learning Bridge' aprende a conectar os dispositivos Thread, incluindo Nanoleaf’s a Wi-Fi ou ethernet – funcionando como uma luz noturna que muda de cor com um brilho suave.


A Nanoleaf revelou também o Nanoleaf 4D, um kit de retroiluminação ambiente (e compatível com Matter) para TVs de tela grande. 

Semelhante ao AmbiVision da Philips e outros sistemas semelhantes, o Nanoleaf 4D conta com uma faixa de luz LED e uma câmera para gravar o que está acontecendo na tela e “estender” a imagem iluminando os LEDs correspondentes. 


O Nanoleaf 4D possui quatro modos de tela, com 50 zonas endereçáveis ​​na faixa de luz de cinco metros e vem com suportes de encaixe, bem como adesivos para fácil (em teoria) instalação. 
Já o Nanoleaf Skylight é uma luminária modular de montagem sobrepor no teto que funciona com o Matter, juntamente com os controles Sense+ e o Nanoleaf 4D. 

Vindo em um fator de forma de LED RGBW modular quadrado que oferece 16 milhões de cores, o Skylight pode ser organizado com outros Skylights para criar designs aéreos e vem com recursos para ajustar o brilho, cores e temperaturas de cor e definir horários. 



Yeelight

A lâmpada-cubo inteligente Yeelight Cube pode ser montada como 'tijolos', oferecendo diversão multidimensional RGB com interações flexíveis, graças ao novo protocolo Matter. Esses blocos podem ser montados na mesa do usuário para uma personalização bem emocionante. 

A Yeelight Cube possui ainda um modo relógio, bem útil e que deixa qualquer ambiente com um ar mais que moderno. 

Twinkly 
A italiana Twinkly apresentou sua linha de produtos recém-lançados, como o Twinkly Squares, um mosaico interativo feito de deslumbrantes "mega" pixels dispostos na parede. Outros produtos exibidos da marca incluiram Strings, Flex e Dots. As novidades contam com sincronização de áudio precisa, espelhamento de tela, controle em tempo real e sincronização RGBfy. 


Mui Lab

Que tal controlar vários sistemas inteligentes na sua casa conectada em uma superfície touch amadeirada totalmente integrada ao Matter? 

O Mui Board 2nd Gen quando não está em uso, parece um pedaço de madeira comum. Mas, em funcionamento, a placa exibe um temporizador de luz onde o usuário pode então desenhar com os dedos uma linha na superfície do quadro para indicar quanto tempo deseja que as luzes da casa permaneçam acesas antes de escurecer e desligar, com uma linha mais longa indicando um desligamento posterior. 

A versão mais recente da placa adiciona o novo padrão doméstico inteligente Matter, que permite conectar-se a uma ampla gama de dispositivos planejados para suportar o padrão. A interface Mui Board de segunda geração deve começar a ser vendida ainda este ano. 
Há um monte de outras coisas diferentes para controlar em sua casa, como suas cortinas, qualidade do ar, monitorarmento, sistemas de ventilação ou aquecimento e resfriamento e, claro, um controle bastante básico de suas luzes como acender ou apagar. Super simples, e já pelo Matter!  

Aquara 


A Aqara, uma das fornecedoras líderes de produtos domésticos inteligentes expande seu portfólio de produtos em 2023 com adição de sensores inovadores, fechaduras, campainhas de vídeo e fitas LED. A LED Strip T1 é uma fita de luzes RGB CCT multiuso que visa enriquecer experiências de iluminação inteligente para os usuários Aqara. Ela produz até 16 milhões de cores vibrantes e luz branca endereçável, com efeitos gradiente. HomeKit, Alexa e Google Home são suportados pela LED Strip T1 e, espera-se ainda o suporte ao Matter por meio de um hub Aqara compatível a ser adicionado após seu lançamento. A LED Strip T1 é baseada em Zigbee, o que significa menor consumo de energia e rede Wi-Fi doméstica menos congestionada, além de servir como um repetidor que aprimora a rede Zigbee. 

Govee 

A Govee ​​apresentou a M1, uma fita LED muito legal certificada para o Google Home e também já integrada ao Matter.  Desse modo, ela funcionará com tudo, incluindo o Apple HomeKit. A marca também lançou o novo hub switchbot, atualizado para também oferecer suporte ao Matter.  

Eria
Várias empresas apresentaram suas propostas de iluminação com produtos compatíveis ao protocolo Matter na CES 2023. Dentre elas está a AduroSmart e sua linha inteligente ERIA. São vários tipos de lâmpadas e fitas LED controladas por aplicativo, Google Home, Alexa e Siri compatíveis entre si no gerenciamento simples de suas funções. 

Ficou curioso em saber mais sobre o Matter?
Acesse AQUI a nossa publicação especial que esclarece absolutamente tudo sobre o novo padrão para a sua casa conectada/inteligente.

LG  


A geladeira MoodUP da LG pode ficar transparente com um toque rápido. Esta é uma geladeira grande e robusta, com vários painéis LED diferentes que podem mudar de cor via aplicativo. Os painéis suportam 22 cores na parte de cima e 19 na de baixo. Há até um alto-falante Bluetooth embutido que toca música e muda as luzes de cor para interagir com a canção que estiver tocando. Deixe uma porta aberta por muito tempo e o painel LED piscará até você fechá-la. Aproxime-se da geladeira e os LEDs piscarão para atendê-lo. E talvez o mais interessante: se vocêtocar em um dos painéis, ele ficará transparente, permitindo que você veja o que está dentro da geladeira. 
Continue ligado nesta publicação para as atualizações LED mais importantes a serem apresentadas na edição 2023 da CES. 

Robson Giro especial para a Codlux® - Luz em LED 

Fontes: CES, C|Net, Digital Trends, Android Police, AMS|Osram, teg6, Apple Insider, Silicon, 9to5mac, Homekit Authority, Mashable, PR Newswire   

Codlux® - Luz em LED

Luz é Função. Estamos empenhados nisso. 

LEIA TAMBÉM 
CES 2022
As atualizações do Lighting 
CES 2021

A volta em formato digital 

Os produtos em Led Inteligente mais legais lançados na Feira 
CES 2019 

Os destaques da Feira para a casa conectada em 2019 

TOP PUBLICAÇÕES

Lar Inteligente 360º

Olá! Durante quatro semanas, especialistas e fornecedores vão apresentar virtualmente temas inéditos e soluções tecnológicas. É o  Lar inteligente 360º , um projeto online da  AURESIDE - Associação Brasileira de Automação Residencial e Predial . O objetivo é difundir conhecimento e promover debates com uma audiência seletiva e de forte influencia nos processos decisórios de projetos residenciais, tanto novos como na sua adequação de uso. Em todos os dias de palestras, haverão também apresentações de projetos, produtos e soluções para casas inteligentes e conectadas.  UM ENCONTRO VIRTUAL SOBRE TECNOLOGIA E O FUTURO DE NOSSAS CASAS! De 15 de setembro a 8 de outubro   Palestrantes:  Para conhecer melhor o programa e fazer sua inscrição gratuita, visite:   https://larinteligente.com.br/evento-online A Codlux® está acompanhando tudo e atualizará oportunamente esta postagem com as novidades mais importantes mostradas no evento, aguarde! ATUALIZAÇÃO EM 14/10/20 Acesse o resumo rápido do que j

Faria Lima Plaza: o Batata floresce!

Olá! Dia 17 de Agosto é o Aniversário de nosso amado bairro de Pinheiros aqui na cidade de São Paulo . Preparamos este super post especialmente para você que deseja morar, trabalhar, se divertir ou mesmo conhecer um dos primeiros bairros da segunda maior cidade da América Latina em 2020, onde a população já passa dos 20 milhões e a riqueza gerada, beira a casa dos US$530 bilhões ao ano. E Pinheiros hoje ilustra bem este progresso todo: uma edição da revista Veja São Paulo de Janeiro de 2019 destacava em matéria especial, um grande empreendimento a ser erguido no Largo da Batata , região do bairro de onde está localizada a Codlux®: o  Faria Lima Plaza . O projeto arquitetônico em questão é assinado pelo famoso escritório de arquitetura  Kohn Pedersen Fox Associates  (KPF), que tem vários outros 'skyscrapers' marcantes ao redor do mundo - imagens abaixo.  O Faria Lima Plaza tem o mesmo potencial em se tornar um grande e marcante ícone arquitetônico do mercado imobiliário pau

Codlux® no Pinterest: inspire-se como nós!

Olá! Está pensando em um projeto de iluminação e quer ir direto ao ponto, sem textão? Então, filtre o que você quer por imagens: acesse ideias e outros pins sobre Iluminação Led salvos na pasta "Luz em LED",  no Pinterest da Codlux®.  São muitas imagens para você consultar e se inspirar.  https://br.pinterest.com/codlux/luz-em-led/ Inspire-se, como nós! Siga o pincode abaixo e aproveite! Pincode Codlux® Codlux® - Luz em Led Luz é Função! Estamos empenhados nisso. 

Verão Codlux®

Olá!  😀  " Tava aflita já né minha filha?"   Pois ele chegou!!  Estamos no VERÃO ! 🌞 ✈️🏖🌊🤽‍♀️⚽️🏊‍♂️🍉🍸  Mesmo com a pandemia, Sabendo se Cuidar ,  dá para Aproveitar 👍🏻 E não se preocupe: a tecnologia Led economiza energia e também, não esquenta a iluminação de sua casa ou empresa. Mas, lembre-se de poupar toda água que puder nesta época de veraneio. Assim, não faltará recursos para continuar mantendo a sua higienização e de todos em dia. Rapidamente então, vamos aproveitar e lembrar aqui as melhores DICAS DE VERÃO  - novas ou já publicadas pelo Blog - para você se cuidar e cuidar bem de tudo na estação mais vibrante do ano. Também, atualizaremos esta postagem sempre que houverem mais informações e novidades. Acompanhe!  Como me previno do coronavírus no Verão? Estudos e especialistas especularam em Novembro de 2020 que o coronavírus teria mais dificuldade de se espalhar com a temperatura alta, resistindo bem menos tempo no calor. Isso porém foi colocado em dúvida n

Sumirê Lapa, São Paulo

Olá! Espelhamos aqui o Projeto de Andre Caixeta para a Perfumaria Sumirê  (unidade da da Lapa, São Paulo), em 2017. Luz em LED pontual e direta foi usada para destacar o seu excelente Mix de Produtos. O Resultado foi tão bom que estendeu-se posteriormente a outras filiais da rede. Acompanhe nas imagens.  Gemini, Hubble, Fadil Iris Gemini, Hubble, Fadil Canaleta Scutum  CONTINUAÇÃO EM 2020 Postagem originalmente publicada em 03/05/2017. Codlux® - Luz em LED Luz é Função. Estamos empenhados nisso. 

Retrospectiva Codlux® 2020

Olá! Quem diria que, num ano tão doido e 'arrastado' como foi 2020, chegaríamos enfim do outro lado desta conturbada travessia com um certo alívio. Este ano não era pra ser bem assim.  Todas as previsões feitas em 2019 apontavam uma certa melhoria nos números econômicos e sociais para 2020. E também muitos anos antes, num típico exercício de futurologia o site The Next Web em 27 de Janeiro de 2014 (onde você estava?) tentava nos prever como seria o ano de 2020. Baseado no livro "Shift 2020"  de autoria de  Rudy De Waele , um artigo no site compilou diversas previsões sobre como seria a vida seis anos depois, através de uma ampla gama de pensadores e agentes do setor de tecnologia. Dentre algumas destas certezas estavam:  “Haverá mais robôs usados ​​como terapeutas, companheiros, assistentes e até amigos para ajudar as pessoas no seu dia a dia." ( Ariane Van de Ven , especialista em tendências globais da Telefonica I + D ) “Os governos municipais farão trocas co

Expo Bella 2021

Olá! Dia 28 de Julho foi a vez da Codlux® conhecer mais de pertinho os lindos lançamentos da Edição Especial Expo Bella 2021 .  Em um belo showroom totalmente novo, a Bella Iluminação nos apresentou peças incríveis, em um evento presencial seguro (com pré-agendamento) para evitar aglomerações devido a pandemia.  Os lighting designers  Marcos Britto  e  André Caixeta  estiveram presentes no novo showroom da Bella Iluminação, junto a um representante da empresa.  Disponibilizamos agora para você, algumas imagens do que vimos no  Lançamento da Linha 2021 . ARANDELAS   PENDENTES SOBREPORES TERMOPLÁSTICO   Quer mais detalhes dos produtos? Assista ao video abaixo:  Gostou das novidades? Então marque  também um horário em nosso Showroom Técnico para discutir o seu projeto de iluminação, já com o Catálogo Linha 2021 da Bella Iluminação em mãos. Nossos profissionais explicarão a você todos os detalhes das aplicações para cada novo produto lançado no seu projeto luminotécnico. Inspire-se como

Chuva e Led combinam? Sim e não...

Olá! É época de chuvas fortes em boa parte do Brasil. Inclusive no nordeste este ano, as águas caíram em Alagoas por exemplo enchendo regiões inteiras e desabrigando milhares de famílias. Com todo o respeito as vítimas, é um momento também para lembrarmos da fragilidade do Led em relação a uma possível exposição constante a umidade e água. Basicamente, o uso da iluminação em Led deve primeiramente considerar o seu local de aplicação: se o equipamento será de interno ou externo. Resumindo de forma bem didática, todo equipamento Led que não tiver uma certificação de proteção "IP65 e/ou IP66", deve ser usado em áreas internas - protegido da umidade, vapores de água, respingos, chuvas, alagamentos e submersão. Estas são regras básicas que, obrigatoriamente, devem ser aplicadas as Lâmpadas para soquetes diversos, aos plafons para embutir em gesso ou laje, as fitas em Led etc. Para uso fora de ambientes fechados como um Refletor Led por exemplo, existe a devida norma técnica

Tokyo 2020

Olá! 😀 As Olimpíadas 2020 🥇 em Tokyo no Japão🎎 começaram muito bem para o Brasil, com Marta fazendo 2 gols na goleada ⚽️ de 5 X 0 contra a China no Estádio Miyagi - em jogo da primeira rodada do Grupo F na estreia do futebol feminino nos jogos. Nossa torcida está com toda Equipe Olímpica e também, estamos na maior FÉ em Arthur Nory na Ginástica Masculina🤸🏻‍♂️! Lembramos que em 2019, Arthur Nory 🏅 conquistou o ouro em barra fixa no Mundial de Ginástica com uma grande apresentação em Stuttgart, recebendo o título mundial da categoria! Veja no video:   A belíssima  Tocha Olímpica  das Olimpíadas de Tokyo nos inspira nestes tempos duros de desafio e enfrentamento, onde os jogos esportivos motivam a todos nós em alcançar a VITÓRIA em nossas vidas! Como bem lembrou Thomas Bach em seu discurso na abertura dia 23 de Julho: “Hoje é um momento de esperança. Sim, é muito diferente do que todos nós imaginamos, mas vamos valorizar este momento porque finalmente estamos todos aqui junt

Perspectiva Codlux® 2022

Olá! Nossa 2ª  Perspectiva Codlux®  para a iluminação de ambientes está pronta para você apreciar! Fomos buscar algumas das informações mais relevantes disponíveis que irão ajudar você ancorar as decisões para 2022 na casa, trabalho e tecnologia. Além disso agora, as melhores fontes consultadas estarão sinalizadas logo início do texto, como uma forma adicional de combate as fake news.  Boa leitura e, inspire-se como nós!  Design de Produto O que se espera como tendências para o ano de 2022?  A edição 2021 da mostra em São Paulo revelou o desejo de arquitetos e lighting designers para 2022 em especificar mais a iluminação indireta, sem muitos spots ou linhas LED cortando tetos e paredes.  Seguindo a tendência de tons terrosos, o bege e a madeira pedirão uma luz LED bem mais delicada nas superfícies do interiores e também nos 'truques'.  Peças com mais personalidade e funcionalidade serão destaque!  O site Designboom destacou como tendência em 2022 a loja da Haydon - Beauty Coll