Pular para o conteúdo principal

CES 2021

Olá! 

Com esta chamada, as CES 2021 anunciou o seu evento: 

"11 a 14 de Janeiro de 2021
ESTAMOS
PRONTOS"




Esta será a 51ª edição da CES, organizada pela CTA (Consumer Technology Association). A diferença em relação às edições anteriores do evento mais importante da indústria eletrônica mundial, é que desta vez a exibição será totalmente online. A CES 2021 mantém por tradição, ser o primeiro grande evento sobre o mundo dos eletrônicos em 2021.

Normalmente para acompanhar todas as novidades da feira seria necessário uma equipe de cobertura fixada na cidade de Las Vegas, Estados Unidos, para avaliar todos os produtos apresentados. Porém este ano, as melhores e mais recentes tecnologias serão mostradas exclusivamente online por causa da pandemia da COVID-19. 

Paulo Higa
 do site Tecnoblog havia levantado uma questão importante em 24 de Abril de 2020 sobre a origem da pandemia do coronavírus nos Estados Unidos: teria a COVID-19 invadido o país através da CES 2020? O evento reuniu naquele momento, 170 mil pessoas-  incluindo participantes chineses de Wuhan: mais de 100 vindos da cidade identificada como o epicentro inicial da doença. Logo depois do encerramento da CES 2020, várias pessoas que participaram dela apresentaram fortíssimos sintomas gripais como febre alta, suor frio e calafrios. Não havia uma certeza mas, muitos especialistas afirmaram posteriormente ter convicção de que o coronavírus já circulava na CES 2020, uma vez que a disponibilidade de testes era baixa ou inexistente quando os participantes, vindos de mais de 160 países, relataram os primeiros sintomas. 

Em 2021 será a primeira vez que a CES não terá os seus famosos e amplos estandes, com milhares de visitantes circulando entre eles. Mesmo assim, espera-se importantes anúncios. Cerca de 1.000 expositores (menos de um quarto do total da CES 2020) oferecerão mais de 1.000 horas de apresentações, cobrindo desde os segmentos tradicionais (áudio, vídeo, smart tvs, smartphones, câmeras, eletrodomésticos) como as novidades mais esperadas em robôs, automação, drones, blockchain, 5G, fintechs, e matéria quântica. 

A CES 2021 ocorrerá entre os dias 11 e 14 de Janeiro, sendo aberta oficialmente às 12h30 da segunda-feira do dia 11/01 (horário de Brasília), com transmissão online somente para os jornalistas já credenciados. De 12 a 14/01, haverá apresentações de produtos para o público, com exigência de um cadastramento prévio. No primeiro dia do show haverá palestras da AMD, General Motors e Verizon, além de conferências de imprensa da LG, Sony e Samsung. A programação completa do primeiro dia de imprensa em 11 de Janeiro será: 



Segunda-feira, 11 de Janeiro: manhã
7h – 7h30 EST – Hisense
8h – 8h30 EST – LG Electronics e Bosch
9h – 9h30 EST – Samsung Electronics e HERE Technologies
10:00 – 10:30 EST – Panasonic e Philips e Skyworth
11h00 – 11h30 EST – Canon e TCL e Mercedez-Benz

Segunda-feira, 11 de Janeiro: tarde
Meio-dia – 12:30 EST – Magna International e Kohler
13h – 13h30 EST – Intel/Mobileye
14h00 – 14h30 EST – OMRON Healthcare
15h00 – 15h30 EST – Tendências de tecnologia 2021 da Caterpillar e do CTA para observar
16h00 – 16h30 EST – Schneider Electric e Taiwan Tech Arena
17h – 17h30 EST – Sony

A CES® 2021 reunirá ainda digitalmente, outras empresas líderes de pensamento, formuladores de políticas, mídia e a comunidade de tecnologia mais ampla para o lançamento de produtos, construção de marcas e formação de parcerias. Os webinars dos inovadores de tecnologia incluirão nomes como:  

Mary Barra
CEO
General Motors 

Corie Barry
CEO
Best Buy 

Molly Battin
Vice President, Marketing
Delta Air Lines 

Anne Chow
CEO
AT&T Business 

Keith Enright
Chief Privacy Officer
Google 

Thomas L. Friedman
Author and Journalist
The New York Times 

Bridget Karlin
Global Managing Director, CTO and VP
IBM 

Damien Kieran

Chief Privacy Officer
Twitter 

Doug McMillon
President and CEO
Walmart 

Michael Miebach
CEO
Mastercard 

Kenny Mitchell

CMO
Snap Inc. 

Dr. David Rhew
Chief Medical Officer & VP of Healthcare, Worldwide Commercial Business
Microsoft 

Dr. Lisa Su
AMD
President and CEO 

Anne Toth
Director, Alexa Trust
Amazon Alexa 

Nick Tran
Head of Global Marketing
TikTok 

Hans Vestberg
Chairman and CEO
Verizon 

Jen Wong
COO
Reddit 



O que se espera ocorrer este ano é que, as maiores marcas hospedem os seus próprios anúncios, transmitindo-os ao vivo enquanto as empresas menores gerenciem as suas apresentações dentro da própria plataforma online da CES. Dessa forma, a maioria dos eventos permanecerá aberta ao público - mas alguns serão pagos, de forma que apenas os participantes credenciados na CES 2021 poderão acessá-los. As inscrições para a CES 2021 já estão disponíveis para o público no site do CES. Em termos de custo para o público médio, o evento planeja cobrar uma taxa de US$ 149 (R$ 787,55 em cotação do dia 06/01/21). A taxa se aplica à maioria dos participantes - incluindo varejistas - mas, como nos anos anteriores, jornalistas e analistas credenciados estarão isentos do pagamento dessa taxa de inscrição. 

A Codlux® apresentará para você aqui neste post, as melhores revelações da CES 2021 na iluminação inteligente e casa conectada. Fique atento. 

Coronavírus 

ATUALIZAÇÃO EM 11/01/2021

O contexto da COVID-19 chamou a atenção nos produtos da empresa coreana LG.



Comuns na Ásia, os purificadores de ar da linha PuriCare ganharam espaço destacado na apresentação desta segunda feira, com destaque para o modelo portátil para ser levado na bolsa e,



outro em forma de máscara.





Além disso a linha branca como geladeiras e lava-roupas foi apresentada também com recursos de esterilização e eliminação de agentes alergênicos, incluindo um tipo de aspirador de pó manual. o CordZero.



Os novos eletrônicos da LG apresentam ainda recursos de IA e sensores para a identificação correta dos tecidos e roupas, que ajudam em uma melhor escolha nos ciclos de lavagens. O refrigerador InstaView por exemplo possui, além destes recursos, uma grande tela de visualização para poder se enxergar o que há dentro do equipamento, sem abri-lo a toda hora - conservando assim a temperatura interior e economizando energia elétrica. A geladeira também atende comandos de voz para por exemplo, abrir ou fechar a porta.  



ATUALIZAÇÃO EM 13/01/2021 

Targus mostrou o seu UV-C LED Disinfection Light. O equipamento com lâmpada ultravioleta faz uma varredura de 5 minutos a cada hora para destruir o DNA dos microrganismos presentes no alvo vasculhado, eliminando patógenos perigosos da superfície dos dispositivos como teclados, mouses e celulares nas estações de trabalho individuais - PCs, Notebooks e Tablets do escritório ou Home Office.



Quando a desinfecção começa, o aparelho emite um feixe roxo indicando seu uso. O sistema de segurança presente desliga automaticamente o equipamento (através de seus sensores de movimento) se um usuário estiver usando o computador. Depois de cinco minutos, o aparelho tenta retomar o ciclo de desinfecção. A peça também pode ser usada para desinfetar qualquer outro pequeno objeto. 

Era só questão de tempo até que as máscaras se tornassem um acessório obrigatório. E o sensor Halo embutido na máscara AirPop Active + Smart por exemplo, monitora a qualidade do ar na sua localização atual, quais poluentes ele filtrou e quando você deve trocar o filtro.



No Modo Ativo, ele também rastreia suas respirações por minuto e respirações por ritmo, que você pode verificar no telefone. A máscara é lavável e o sensor tem uma bateria substituível. 

Já a Razer revelou seus famosos dispositivos conceituais na CES deste ano. Um dele foi o Projeto Hazel Mask: uma máscara facial de plástico transparente com iluminação Led RGB e amplificador de voz embutidos.



Em tempos de jovens rebeldes que não querem usas máscaras de jeito nenhum, taí uma excelente oportunidade para seduzi-los a fazê-lo... 

A máscara da Binatone, MaskFone, está fazendo sua estreia oficial na CES 2021. Ela combina:



- uma máscara de tecido lavável na máquina,
- um filtro N95,
- um microfone embutido e
- fones de ouvido conectados, para que você possa colocá-los conforme necessário e experimente chamadas telefônicas mais claras.
Você pode prender os fones no clipe magnetizado da máscara. A máscara é compatível com comandos da Alexa e Google Assistant. Custa US $ 50 e vem com três filtros PM 2.5. Os pacotes de reposição custaram $ 20. E já estão disponível para encomenda.

Robôs

A LG apresentou também um robô voltado ao mercado corporativo que usa raios UV-C para esterilização de ambientes. O robô CLOi UV-C Robot finaliza esta linha desinfectante com seu design e sensores ultra modernos na varrição de vírus e bactérias nocivas.  



Na onda dos "robozinhos" de limpeza, o lançamento da LG é o Jetbot90 AI+. Ele identifica e classifica objetos e decide onde limpar, com o uso de sensores de profundidade e 3D Lidar, e câmeras, servindo quase como uma babá eletrônica para pets. O Jetbot90 AI+ também identifica objetos frágeis para que eles não sejam acertados durante a limpeza.




Já a empresa também sul-coreana Samsung, apresentou os seus robôs-conceito assistentes da linha BOT Handy para o uso doméstico e também, 






o BOT Care para o uso doméstico ou, em hotéis e hospitais. 




ATUALIZAÇÃO EM 13/01/2021

O Cutii da CareClever é um dos primeiros robôs companheiros que está praticamente pronto para ser lançado oficialmente agora em 2021. Ele atende a várias necessidades de pessoas idosas como companhia, conexão e ajuda logística. Ele é exclusivamente móvel.



Você não precisa ir até a sala de estar para ativar por voz um dispositivo colocado em uma mesa, ele faz isto por você. E se você cair, o Cutii fa´ra uma chamada o seu contato de emergência, solicitando ajuda urgente. Ele também pode lembrá-lo das aulas programadas, desligar as luzes, acompanhá-lo até a porta ou, se despedir na sua caminhada diária. 

Iluminação 

ATUALIZAÇÃO EM 13/01/2021

A nova lâmpada Nobi se parece com uma lâmpada de teto comum, é cheia de sensores para identificar quedas, enviar alertas, ajudar a prevenir e monitorar a atividades dos moradores, fazendo lembretes importantes a eles. A lâmpada inteligente tem quatro sensores RGB e usa a luz infravermelha para observar os locais, com a ajuda também de sensores de movimento para verificar se os moradores acordam em horas pouco usuais.




Seu brilho enfraquece conforme o usuário for deitar e aumenta suavemente se ele se levantar, graças aos sensores e inteligência artificial embarcada, que entende diferentes posições como sentar e deitar. Este recurso na Nobi reconhece móveis para sabe se a pessoa está numa cama ou no chão. Numa queda, ele pergunta se a pessoa caiu. Se a resposta for “não”, ok. Se for "sim", ele envia alertas programados às pessoas ou instituições pré-definidas, permitindo que alguém da família, cuidador ou outro serviço de emergência conversem com o acidentado pela Nobi. A Nobi também possui um sistema de alarme contra invasões, se conectando a outros equipamentos inteligentes como fechaduras, para abrir a porta se alguém precisar entrar em casa. No futuro, a Nobi também identificará/sincronizará padrões para calendários, posologias de remédios ou períodos de caminhadas. O sistema completo da Nobi vai custar a partir de US$ 2.499, mais US$ 19 mensais - variando  conforme o tamanho da casa/empresa. 

Já a a Xiaomi apresentou a linha Yeelight com quatro novas lâmpadas inteligentes, compatíveis com o Razer Chroma RGB e Overwolf. A lâmpada Led Yeelight Smart W3 E26/27 por exemplo, possui 16 milhões de opções, recursos de sincronização com jogos e músicas e bocal E26/27, os mais comuns do mercado. Além disso, conta com suporte tanto ao Razer Chroma RGB e Overwolf, garantindo assim compatibilidade com configurações criadas para gamers em aplicativos relacionados. 



O melhor equipamento para casa inteligente apresentado na CES 2021 eleito pelo site Wired foi a Kohler Stillness Bath, que combina elementos de uma banheira tradicional de imersão japonesa com luxuosa piscina infinita. Esta banheira funda e quadrada tem elementos inteligentes que incluem: 



- sistema para encher a banheira na profundidade e temperatura de sua preferência;
- torre de Experiência, que dispensa névoa atmosférica e óleos essenciais calmantes;
- experiência Infinity, que transborda água tilintante em uma coroa de madeira hinoki; 
- Iluminação Led imersiva 
Em um ano em que todos nós tivemos que lutar para usar cada centímetro do espaço habitável em nossas minúsculas (ou não tão minúsculas) residências enquanto nos protegíamos da pandemia, o 'Banho Quietismo' do equipamento pode transformaria o banheiro em uma clareira úmida e serena de floresta. 

O Lutron Outdoor Plug é uma tomada externa inteligente de US $ 80, construída para se conectar sem fio ao seu telefone, resistindo a intempéries. Basta conectá-la à energia e emparelhá-la com a ponte Lutron e aplicativo da empresa no seu dispositivo Android ou iOS. Em seguida, conecte o que quiser nela: 



- luzes do pátio,
- luzes festivas,
- bombas d'água,
- decorações de gramado e
- infláveis ​​que agitam o braço. 
Você poderá usar o aplicativo para ligar e desligar o plug esterno ou, ligar e desligar automaticamente os equipamentos conectados em horários específicos, incluindo o pôr do sol. Ela é essencialmente à prova d'água, poeira, calor e neve. Funciona com os assistentes autônomos Ring, Amazon Alexa, Apple HomeKit e Google Assistant nos respectivos controles de voz. É preciso uma ponte Lutron conectada ao roteador para usar o Outdoor Plug. À venda a partir de Março na Amazon, Best Buy, Home Depot e Lowe's, bem como em alguns distribuidores elétricos e de A/V. 

ATUALIZAÇÃO EM 14/01/2021

A Signify também apresentou no último dia da CES 2021, novidades para a sua linha Philips Hue com o lançamento de um novo interruptor, dimmer e barra de luz externa. O novo interruptor de parede chega para impedir que as lâmpadas inteligentes Hue sejam desligadas acidentalmente se alguém clicar no interruptor, fazendo que luz inteligente possa gerenciada somente pelo celular.





Ele companha bateria com autonomia de até 5 anos. Em relação ao preço, o Hue Wall Switch Module vai ser comercializado por US$ 39,95 (R$ 209,00 em cotação do dia 14/01/2021) e US$ 69,95 (R$ 367,00 em cotação do dia 14/01/2021) no kit com dois switches. Na iluminação externa, a ribalta Philips Hue Amarant é uma alternativa bem interessante na ambientação colorida (RGB) ao ar livre, custando US$ 169,99 (R$ 891,00 em cotação do dia 14/01/2021).





Para funcionar corretamente, ela requer uma ponte Hue específica, disponível a partir de Março. O conhecido Interruptor Magnético Philips Hue recebeu uma atualização, sendo agora removível e acoplado na parede por meio de uma placa, a US$ 24,99.  



Mundo melhor

A recicladora Lasso foi apresentada na CES 2021 como uma maneira moderna de receber, tratar e encaminhar os seus descartáveis. Segundo a fabricante, ela é o primeiro aparelho doméstico de reciclagem para ambientes domésticos fechados. Pública há pouco mais de um ano, a  máquina está em desenvolvimento há mais de 10. A ideia é que você alimente a Lasso com os seus restos recicláveis ​​(plástico, vidro e metal) para que ela limpe-os com vapor, remova etiquetas para evitar contaminação, separe os materiais de maneira inteligente e em seguida, moa tudo silenciosamente antes de depositar na caixa de armazenamento interna.



Assim que a Lasso ficar cheia (3 a 8 vezes por ano mais ou menos), você recebe uma notificação via aplicativo para agendar a coleta. A garantia de reciclagem doméstica significa que todos os seus materiais tartados serão reaproveitados e, não vão acabar em aterros sanitários ou nos oceanos. As encomendas da Lasso já estão disponíveis e o preço, provavelmente será de US $ 3.500. A empresa prevê entregar as primeiras unidades em 2022. 

Gardyn é um gadget doméstico para cultivo de culturas folhosas dentro de casa. A máquina de jardinagem doméstica é projetada para permitir que os produtores caseiros cultivem folhas verdes frescas com a ajuda da Inteligência Artificial. Estreando na CES 2021, o jardim inteligente está disponível para pedidos desde Março de 2020, quando interrupções na cadeia de abastecimento, compras e entregas de alimentos causaram pânico e abalaram vários países. Com mais de1,5m de altura, é muito maior (e mais caro!) do que outros jardins hidropônicos para cultivo de plantas sem terra. Mas também, deve produzir muito mais alimentos. 





As sementes são armazenadas em copos “yCubes” e, as torres verticais armazenam até 30 variedades de plantas, incluindo coentro, hortelã, couve e tomate. O Gardyn emparelha com um aplicativo que usa IA para monitorar a vegetação, gerenciar sua temperatura e controlar sua luz. Tudo o que o usuário deve fazer é encher o jarro de água uma vez a cada 30 dias, quando os vegetais deverão estar prontos para colheita em algumas semanas. Por US $ 60 por mês, você pode alimentar uma família de quatro pessoas com hortaliças caseiras - economizando de 30 a 50% em sua conta mensal de alimentos, de acordo com a empresa. Os preços começam em $ 899, ou $ 44 por mês e, os equipamentos devem ser enviados até Fevereiro de 2021. 

A CES 2021 (Consumer Electronic Show) terminou ontem, dia 14 de Janeiro. Mas, neste vídeo do site c|net você ainda confere outras novidades apresentadas que marcaram o evento, como drones gigantes, telas roláveis etc. 

 

Até a próxima edição, em 2022! 

Fontes: Revista Home Theater, Showmetech, CES, Terra, Engadget, IG, Olhar Digital, Wired, The Washington Post, Tudocelular, c|net  

Codlux® - Luz em LED

Luz é Função. Estamos empenhados nisso. 

Leia/Baixe o artigo em PDF 
Guia Casa Inteligente CES 2021 by c|net



LEIA TAMBÉM 
CES 2024
A edição da Inteligência Artificial!
CES 2023
Destacamos para você os lançamentos do Lighting
CES 2022
As atualizações do Lighting 

Os produtos em Led Inteligente mais legais lançados na Feira 
CES 2019 

Os destaques da Feira para a casa conectada em 2019 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Chuva e Led combinam? Sim e não...

Olá! É época de chuvas fortes em boa parte do Brasil. Inclusive no nordeste este ano, as águas caíram em Alagoas por exemplo enchendo regiões inteiras e desabrigando milhares de famílias. Com todo o respeito as vítimas, é um momento também para lembrarmos da fragilidade do Led em relação a uma possível exposição constante a umidade e água. Basicamente, o uso da iluminação em Led deve primeiramente considerar o seu local de aplicação: se o equipamento será de interno ou externo. Resumindo de forma bem didática, todo equipamento Led que não tiver uma certificação de proteção "IP65 e/ou IP66", deve ser usado em áreas internas - protegido da umidade, vapores de água, respingos, chuvas, alagamentos e submersão. Estas são regras básicas que, obrigatoriamente, devem ser aplicadas as Lâmpadas para soquetes diversos, aos plafons para embutir em gesso ou laje, as fitas em Led etc. Para uso fora de ambientes fechados como um Refletor Led por exemplo, existe a devida norma técnica

Perfilados: o detalhe essencial no Design Industrial de ambientes

Olá! Hoje vamos continuar a linha de postagens para o design arquitetônico industrial no interior de ambientes residenciais e corporativos. E o destaque agora vai para ele, um equipamento simples e de custo acessível, mas que faz toda a diferença para literalmente sustentar e dar "leveza" a iluminação: o perfilado! O QUE É? Imagens: Pinterest Criados originalmente para a suspensão e alimentação de circuitos e equipamentos de iluminação, ventilação, som ambiente ou, passagem de outros fios e cabos elétricos, telefônicos, dados etc nas construções industriais e comerciais, são destinados a instalações fixas ou suspensas justamente por terem uma aplicação muito flexível. COMO SÃO? Fabricados em chapa de aço pré galvanizado, pintura eletrostática, galvanização à fogo, alumínio ou aço inoxidável, eles são conhecidos tecnicamente como "eletrocalhas". Os melhores para o uso em design de interiores são aqueles mais resistentes, livres de rebarbas e que també

Codlux® no Pinterest: inspire-se como nós!

Olá! Está pensando em um projeto de iluminação e quer ir direto ao ponto, sem textão? Então, filtre o que você quer por imagens: acesse ideias e outros pins sobre Iluminação Led salvos na pasta "Luz em LED",  no Pinterest da Codlux®.  São muitas imagens para você consultar e se inspirar.  https://br.pinterest.com/codlux/luz-em-led/ Inspire-se, como nós! Siga o pincode abaixo e aproveite! Pincode Codlux® Codlux® - Luz em Led Luz é Função! Estamos empenhados nisso.