Pular para o conteúdo principal

Dia Internacional da Luz 2021

16 de Maio - DIA INTERNACIONAL DA LUZ



Olá! Dia 16 de Maio é o Dia Internacional da Luz. Em 2020, o evento foi caracterizado por comemorações online e híbridas, rendendo um notável sucesso: houve celebrações em 69 países, atingindo uma audiência de mais de 750.000 espectadores. 



Durante o ano de 2020, vimos mais do que nunca a importância da credibilidade na ciência. Há uma grande necessidade de conscientizar o público de que a ciência e a tecnologia, fornecem não apenas a compreensão para pandemias como também, conhecimento de medidas preventivas, tratamentos e ferramentas de diagnóstico para combatê-las. 

A mensagem para o Dia Internacional da Luz em 2021



Agora no dia 16 de Maio de 2021, o Dia Internacional da Luz oferecerá também a oportunidade de ouvir palestrantes internacionais para um público ainda muito maior. A ênfase do Dia Internacional da Luz em 2021 será na melhoria dos meios de divulgação e interação entre a ciência e a sociedade. Um exemplo de parceria importante neste evento é a estreita colaboração com a União Astronômica Internacional para promover um engajamento público mais amplo com a ciência e destacar a maravilha da Luz do cosmos. O síncrotron SESAME localizado na Jordânia, é outro projeto emblemático da UNESCO que fornece um olhar visionário de ciência e diplomacia trabalhando juntas. SESAME (Luz Síncrotron para Ciência Experimental e Aplicações no Oriente Médio) foi inaugurado em 16 de maio de 2017 e, o Dia Internacional da Luz anual, que cai no mesmo dia, é uma ocasião maravilhosa para refletir sobre o tremendo progresso que está sendo feito. 



O SESAME é uma fonte de luz de terceira geração, incomparável na região, que oferece a cientistas e pesquisadores um centro científico de excelência. O SESAME também tem como objetivo fornecer equipamentos tecnológicos de ponta para pesquisadores da região, ajudando a conter a fuga de cérebros para outros países. É também um excelente exemplo de diplomacia científica, pois o projeto reúne representantes de Chipre, Egito, Irã, Israel, Jordânia, Paquistão, Palestina e Turquia, bem como acordos de cooperação com muitos outros parceiros internacionais. 

Celebrando os 'Alunos da Luz'

Desde o início do planejamento para o Ano Internacional da Luz em 2009, milhares de voluntários ajudam a organizar eventos e realizar atividades de divulgação em todo o mundo. Antes do Dia Internacional da Luz em 2021, foram traçados pela organização do evento os perfis de alguns desses voluntários maravilhosos e comprometidos em suas atividades, carreiras e histórias inspiradoras no Dia Internacional da Luz. Clique na imagem para acessá-los: 


#TrustScience for #LightDay2021 

Você também pode juntar-se aos milhares de apoiadores da ciência - incluindo educadores, cientistas, engenheiros, profissionais de saúde, ganhadores do Prêmio Nobel, entusiastas da ciência, organizações, estudantes e pessoas ao redor do mundo que contam com soluções fornecidas pela ciência e tecnologia.

A sociedade em geral está enfrentando uma série de desafios que afetam sua confiança na ciência. Os últimos 12 meses demonstraram abertamente a importância das soluções baseadas em evidências - em campos que vão da saúde à engenharia. O Dia Internacional da Luz é uma celebração anual das Nações Unidas que aumenta a conscientização global sobre a importância da ciência e da tecnologia da Luz em áreas como comunicações, desenvolvimento sustentável, ação climática e saúde. 
A mensagem do Dia Internacional da Luz deste ano - Confie na Ciência - incentiva os cientistas e o público em geral a assinar e apoiar uma declaração afirmando a sua confiança na ciência e a importância da confiança pública no processo científico.
Agora é a hora de todos nós prometermos o nosso apoio a ciência. 
Pedimos a todos os apoiadores do Dia Internacional da Luz que se juntem na assinatura do Compromisso Trust Science, que reforça o papel crucial do processo científico na melhoria de nossa qualidade de vida. 
Por meio da ciência, experimentamos, nos perguntamos e resolvemos os problemas do mundo real. Comemore o Dia Internacional da Luz com a sua promessa em "Confiar na Ciência", clicando na imagem abaixo:   


Campeões da Ciência

Conheça alguns dos apoiadores deste compromisso que estão trabalhando em inovações que melhoram as nossas vidas:  



Feliz Dia Internacional da Luz para todos nós! 


Esta publicação é em memória a Bruno Covas, prefeito de São Paulo falecido hoje vítima de câncer (16/05/21). 

Em 14 de Maio de 2021, Bruno Covas deixou sua última carta pública, por ocasião da adesão do vice-governador de São Paulo, Rodrigo Garcia, ao seu partido. Destacamos os trechos marcantes do documento: 

"Minhas companheiras e meus companheiros,

Espero que estejam bem e protegidos.

Gostaria de em primeiro lugar agradecer a todo carinho, a todas as orações e energia positiva que vocês têm me enviado. Lamento não conseguir responder a tantas mensagens, sintam-se todos abraçados. O apoio e o suporte de vocês têm sido decisivos no meu tratamento. Venho seguindo à risca as orientações da minha equipe médica e, de cabeça erguida, enfrentado os desafios que a vida me impõe. A luta é dura e árdua, mas não esmoreço e sigo em frente.

Esses últimos meses têm sido muito desafiadores para todos nós. A pandemia da Covid-19 tem cobrado um preço caro dos brasileiros e vamos caminhando para contabilizar 430 mil mortos. Uma tragédia sem precedentes que já deixa e vai deixar muitas marcas na nossa história. As consequências são catastróficas: vidas interrompidas, famílias em sofrimento, negócios em dificuldade, desemprego, pobreza e, lamentavelmente, a fome. Faço esse preâmbulo pois é exatamente sobre o que se trata o dia de hoje: política. A solução para nossos problemas só será enfrentada pela via da política, pela via democrática, pela seriedade com que os governos trabalham e realizam políticas públicas. 

... [todos] podem se orgulhar de todo o esforço que nossos governos, no estado de São Paulo e nos municípios, incluindo a nossa Capital, têm feito para enfrentar a pandemia. Das vacinas em produção e desenvolvimento pelo Instituto Butantan, à expansão vertiginosa da infraestrutura hospitalar, o fortalecimento do SUS em nosso estado é uma realidade.

Em contraposição ao governo federal, que vem desdenhando da vida e da saúde dos brasileiros ao longo da pandemia, o partido e seus aliados vêm demonstrando na prática aquilo que é sua vocação: responsabilidade pública, colocar a população, sobretudo a mais pobre, em primeiro lugar, cuidar de gente, fazer um trabalho técnico e baseado em evidências e na ciência, tomar atitudes difíceis e enfrentar as adversidades sempre com respeito, dignidade e defendendo a democracia.

... O momento do Brasil demanda de todos nós espírito público, unidade, agregação, somar e não dividir, não deixar nenhum interesse pessoal sobrepujar o interesse coletivo. 

...Vejo nesse ato um resgate da história do nosso partido, inclusive para além das razoes que já mencionei, vejo um resgate do nosso manifesto de fundação.

... Seja bem-vindo, Rodrigo Garcia. 

Muito obrigado!

Bruno Covas"




Descanse em Paz Bruno Covas 🙏🏻.

Você partiu no "Dia Internacional da Luz" e, não poderia mesmo ser diferente: os bons vão sempre primeiro. Homens públicos como você serão cada dia mais raros. Obrigado pelo seu exemplo de doação inabalável na pandemia. Sua coragem e determinação, fizeram a diferença entre a vida e a morte para os paulistanos. R.I.P.

Codlux® - Luz em LED

Luz é Função. Estamos empenhados nisso.  

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Chuva e Led combinam? Sim e não...

Olá! É época de chuvas fortes em boa parte do Brasil. Inclusive no nordeste este ano, as águas caíram em Alagoas por exemplo enchendo regiões inteiras e desabrigando milhares de famílias. Com todo o respeito as vítimas, é um momento também para lembrarmos da fragilidade do Led em relação a uma possível exposição constante a umidade e água. Basicamente, o uso da iluminação em Led deve primeiramente considerar o seu local de aplicação: se o equipamento será de interno ou externo. Resumindo de forma bem didática, todo equipamento Led que não tiver uma certificação de proteção "IP65 e/ou IP66", deve ser usado em áreas internas - protegido da umidade, vapores de água, respingos, chuvas, alagamentos e submersão. Estas são regras básicas que, obrigatoriamente, devem ser aplicadas as Lâmpadas para soquetes diversos, aos plafons para embutir em gesso ou laje, as fitas em Led etc. Para uso fora de ambientes fechados como um Refletor Led por exemplo, existe a devida norma técnica

Perfilados: o detalhe essencial no Design Industrial de ambientes

Olá! Hoje vamos continuar a linha de postagens para o design arquitetônico industrial no interior de ambientes residenciais e corporativos. E o destaque agora vai para ele, um equipamento simples e de custo acessível, mas que faz toda a diferença para literalmente sustentar e dar "leveza" a iluminação: o perfilado! O QUE É? Imagens: Pinterest Criados originalmente para a suspensão e alimentação de circuitos e equipamentos de iluminação, ventilação, som ambiente ou, passagem de outros fios e cabos elétricos, telefônicos, dados etc nas construções industriais e comerciais, são destinados a instalações fixas ou suspensas justamente por terem uma aplicação muito flexível. COMO SÃO? Fabricados em chapa de aço pré galvanizado, pintura eletrostática, galvanização à fogo, alumínio ou aço inoxidável, eles são conhecidos tecnicamente como "eletrocalhas". Os melhores para o uso em design de interiores são aqueles mais resistentes, livres de rebarbas e que també

Codlux® no Pinterest: inspire-se como nós!

Olá! Está pensando em um projeto de iluminação e quer ir direto ao ponto, sem textão? Então, filtre o que você quer por imagens: acesse ideias e outros pins sobre Iluminação Led salvos na pasta "Luz em LED",  no Pinterest da Codlux®.  São muitas imagens para você consultar e se inspirar.  https://br.pinterest.com/codlux/luz-em-led/ Inspire-se, como nós! Siga o pincode abaixo e aproveite! Pincode Codlux® Codlux® - Luz em Led Luz é Função! Estamos empenhados nisso.