Pular para o conteúdo principal

UIA 2021 RIO Expo

Olá!


Dia 08 de Novembro é o "Dia Mundial do Urbanismo". 
E falando em urbanismo, o Brasil está este ano* e também em 2020 nos holofotes: você sabia que a cidade do Rio de Janeiro tornou-se em 2019 a Capital Mundial da Arquitetura?

*(postagem originalmente publicada em 8 de Novembo de 2019)

CIDADES DO FUTURO  



Sim, a partir de agora, as cidades que sediarem o 'Congresso Mundial da UIA (União Internacional dos Arquitetos)', realizado a cada três anos, serão também designadas pela UNESCO como Capital Mundial da Arquitetura. O presidente do IAB (Instituto de Arquitetos do Brasil), Nivaldo de Andrade, ressaltou que será a primeira vez que o Brasil recebe o Congresso Mundial de Arquitetos. Ele destacou também que:



“O Rio é uma referência da arquitetura, sendo a terra de tantos arquitetos e paisagistas mundialmente conhecidos como Oscar Niemeyer, Roberto Burle Marx, Lucio Costa, que ajudaram a construir a paisagem urbana do Rio. A cidade é também uma referência de desafios contemporâneos para os arquitetos e de experiências positivas no campo do urbanismo, a exemplo dos programas de urbanização de favelas. Podemos dizer que o Rio sintetiza características encontradas em cidades não só do Brasil, mas de diversos países do mundo”. 


O Rio de Janeiro foi selecionado em 2014 para sediar o Congresso Mundial da Arquitetura de 2020.



Eventos como esse colaboram para o cumprimento de duas importantes agendas de desenvolvimento das Nações Unidas: a principal delas, a Agenda 2030, sobretudo em seu Objetivo de Desenvolvimento Sustentável 11 (ODS 11), que tem como foco as cidades e os assentamentos humanos. Na imagem, a roda gigante Rio Star, inaugurada dia 6 de Dezembro de 2019 como a maior da América Latina.



A Representante e Diretora da UNESCO no Brasil, Marlova Jovchelovitch Noleto, ressaltou:

“Ter o Rio como a primeira Capital Mundial da Arquitetura é um fato a ser celebrado pelo país, uma vez que a cidade se tornará o palco de uma série de eventos, em 2020, para tratar de temas importantes para o desenvolvimento como cultura, planejamento urbano, mobilidade, obras públicas e a construção de cidades mais inclusivas. Além desse título, a cidade ainda é reconhecida por abrigar dois sítios do Patrimônio Mundial Cultural – Rio de Janeiro, paisagens cariocas entre a montanha e o mar e Sítio Arqueológico Cais do Valongo”.


O presidente do Comitê Executivo do 27º Congresso Mundial da UIA, Sérgio Magalhães, complementou:

“Arquitetos e urbanistas, acadêmicos, estudiosos e produtores de cultura de todo o mundo estarão reunidos no Rio de Janeiro em 2020 para chamar a atenção da sociedade e dos governos do mundo sobre as questões urbanas de interesse global, a fim de construir uma agenda positiva para os próximos anos. Conhecendo o valor e os desafios do espaço urbano, podemos alcançar respostas e soluções capazes de conduzir a um futuro mais justo”.


A Codlux® parabeniza hoje todos os profissionais comprometidos com um mundo melhor para todos: urbanistas, paisagistas, engenheiros e arquitetos engajados com a cidadania e sustentabilidade em seus projetos! 🎂 A todos vocês, o nosso Muito Obrigado! 🙏

codlux.com

Robson Giro, especial para a Codlux® - Luz em Led

Fonte: UNESCO

ATUALIZAÇÃO EM 16/09/2020 



O tão aguardado Congresso Mundial de Arquitetos que aconteceria na cidade do Rio de Janeiro também foi afetado pela pandemia do coronavírus: a 27ª edição do evento (UIA2020RIO) que estava prevista para acontecer ainda este ano - de 19 a 23 de Julho - agora, acontecerá somente no ano que vem, entre 19 e 22 de Julho de 2021 - ano do centenário do Instituto dos Arquitetos do Brasil. Os organizadores esperavam a participação de mais de 60 países e já tinham a confirmação de cerca de 50 palestrantes - 7 keynote speakers de 17 países. A expectativa original era de que o evento atrairia ao Rio de Janeiro entre 15 mil e 20 mil participantes, configurando-se como um dos maiores eventos corporativos da cidade em 2020. Um dos principais temas previstos para discussão no UIA2020RIO aliás, Saúde Urbana, deverá ganhar um novo enfoque, de modo a abarcar discussões sobre a Arquitetura e o Urbanismo diante das necessidades surgidas por epidemias como o coronavírus. Sérgio Magalhães, presidente do Comitê Executivo do UIA2020RIO comentou a época das novas mudanças:

"A discussão da saúde urbana, que já era um tema forte nesta edição, ganha nova dimensão agora. Desde os projetos para hospitais até o saneamento básico, passando pela discussão dos espaços urbanos em tempos de epidemia, temos muito o que debater"


Agora, o evento se chamará UIA2021RIO Expo 


O LOCAL

Pier Mauá

Localizado no coração do Porto Maravilha, com uma área de 40 mil m2, o Píer Mauá receberá o congresso e a feira. Sediando importantes acontecimentos como o Rio +20 e a Casa Brasil na Olímpiada 2016, o local já se consolidou como um dos mais conceituados espaços para realização de grandes eventos na Cidade Maravilhosa ao longo dos últimos 20 anos.



FEIRA DE PRODUTOS E SERVIÇOS

Cidades múltiplas, cheias de contrastes, de possibilidades, de desigualdades e de acertos. São muitos os mundos urbanos a exigir atenção específica, para a qual a Arquitetura, em sua ampla dimensão, tem responsabilidade jamais exagerada. Nossas ações de planejamento, de projeto e de construção interessam a todos esses mundos e sobre cada um têm repercussão. A UIA 2021 RIO EXPO, quer trazer o que de melhor e mais inovador para sua feira na área de produtos e serviços.
Serão 10 mil metros quadrados a serem explorados pelos visitantes.



Serão 10 mil metros quadrados a serem explorados pelos visitantes.
Serão mais de 10 horas por dia de muita informação, debates e rodadas de conversas.

ARENA DO CONHECIMENTO

Arena do Conhecimento é um espaço para palestras de temas sobre o universo da arquitetura, urbanismo, mobilidade, produtos e serviços inovadores com o intuito de debater assuntos importantes para o futuro das cidades.
Serão mais de 10 horas diárias de muita informação, debates e rodadas de conversas.

NETWORKING CAFÉ

Uma boa feira, tem que ter aquele espaço para fazer um networking, conhecer pessoas interessantes, trocar cartões, verificar o e-mail, resolver pendências do escritório e carregar o seu celular.
Localizado em 2 pontos estratégicos da feira e trazendo o conceito de espaços colaborativos, o Networking Café promete ser um dos espaços mais concorridos da EXPO.



CIDADE FELIZ

O espaço HAPPY CITY será uma dose diária do Rio de Janeiro para todos os frequentadores da EXPO.
Com a Baia de Guanabara como quintal, este espaço da expo terá uma bela exposição de fotografias e reportagens de estudantes sobre as maravilhas arquitetônicas do Rio de Janeiro, grandes marcas da gastronomia carioca e boa música.
Ambiente preparado e perfeito para a hora do almoço, sendo uma opção diferenciada durante os 4 dias de evento.
Já no final de cada dia, um espaço descontraído e com ajuste da cena carioca, agitando um excelente Happy Hour para descontrair ou fazer Networking.

EXPOSIÇÃO MARAVILHAS ARQUITETÔNICAS DO RIO



Exposição “Maravilhas Arquitetônicas do Rio de Janeiro” será o resultado do concurso feito com novos fotógrafos e estudantes de jornalismo buscando as 20 melhores imagens e editores sobre pontos marcantes de nossa cidade.
Eles se transmitem 20 impressões expostos durante 30 dias na Loja Conceito da EXPO e durante a UIA 2021 RIO EXPO.

UIA PLAZA

Espaço de 1.000 m², destinado aos membros da União Internacional dos Arquitetos e seus parceiros de todo o Mundo. Serão mais de 30 representa expondo trabalhos e ideias melhorados a qualidade dos conteúdos da EXPO.

INOVACITY

O futuro das cidades sob a ótica da Inovação 



O INOVACITY é um fórum permanente que trata do futuro das cidades a partir da inovação. Discutimos temas de interesse coletivo como Urbanismo, Transformação Digital, Inclusão, Mobilidade, Gestão e Governança. Junte-se pra as discussões suprapartidárias de alto nível conectadas com os objetivos de desenvolvimento sustentável – ODS – estabelecidos pela Assembleia Geral das Nações Unidas.

A Codlux® atualizará esta postagem para as novidades do evento. Aguarde! 

Codlux® - Luz em LED

Luz é Função. Estamos empenhados nisso.

LEIA TAMBÉM 
LpS Digital Awards 2020

Celebrando profissionais, produtos e indústria Led no evento 
IES Illumination Awards 2020

Veja os projetos vencedores da Edição deste ano!
IES NYC Lumen Awards 2020

Veja os 14 Projetos Vencedores
37th Annual IALD Awards

Acompanhe todas as obras premiadas e inspire-se! 
CES 2020 

Os produtos em Led Inteligente mais legais lançados na Feira 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Chuva e Led combinam? Sim e não...

Olá! É época de chuvas fortes em boa parte do Brasil. Inclusive no nordeste este ano, as águas caíram em Alagoas por exemplo enchendo regiões inteiras e desabrigando milhares de famílias. Com todo o respeito as vítimas, é um momento também para lembrarmos da fragilidade do Led em relação a uma possível exposição constante a umidade e água. Basicamente, o uso da iluminação em Led deve primeiramente considerar o seu local de aplicação: se o equipamento será de interno ou externo. Resumindo de forma bem didática, todo equipamento Led que não tiver uma certificação de proteção "IP65 e/ou IP66", deve ser usado em áreas internas - protegido da umidade, vapores de água, respingos, chuvas, alagamentos e submersão. Estas são regras básicas que, obrigatoriamente, devem ser aplicadas as Lâmpadas para soquetes diversos, aos plafons para embutir em gesso ou laje, as fitas em Led etc. Para uso fora de ambientes fechados como um Refletor Led por exemplo, existe a devida norma técnica

Perfilados: o detalhe essencial no Design Industrial de ambientes

Olá! Hoje vamos continuar a linha de postagens para o design arquitetônico industrial no interior de ambientes residenciais e corporativos. E o destaque agora vai para ele, um equipamento simples e de custo acessível, mas que faz toda a diferença para literalmente sustentar e dar "leveza" a iluminação: o perfilado! O QUE É? Imagens: Pinterest Criados originalmente para a suspensão e alimentação de circuitos e equipamentos de iluminação, ventilação, som ambiente ou, passagem de outros fios e cabos elétricos, telefônicos, dados etc nas construções industriais e comerciais, são destinados a instalações fixas ou suspensas justamente por terem uma aplicação muito flexível. COMO SÃO? Fabricados em chapa de aço pré galvanizado, pintura eletrostática, galvanização à fogo, alumínio ou aço inoxidável, eles são conhecidos tecnicamente como "eletrocalhas". Os melhores para o uso em design de interiores são aqueles mais resistentes, livres de rebarbas e que també

Codlux® no Pinterest: inspire-se como nós!

Olá! Está pensando em um projeto de iluminação e quer ir direto ao ponto, sem textão? Então, filtre o que você quer por imagens: acesse ideias e outros pins sobre Iluminação Led salvos na pasta "Luz em LED",  no Pinterest da Codlux®.  São muitas imagens para você consultar e se inspirar.  https://br.pinterest.com/codlux/luz-em-led/ Inspire-se, como nós! Siga o pincode abaixo e aproveite! Pincode Codlux® Codlux® - Luz em Led Luz é Função! Estamos empenhados nisso.