Pular para o conteúdo principal

UIA 2021 RIO Expo

Olá!


Dia 08 de Novembro é o "Dia Mundial do Urbanismo". 
E falando em urbanismo, o Brasil está este ano* e também em 2020 nos holofotes: você sabia que a cidade do Rio de Janeiro tornou-se em 2019 a Capital Mundial da Arquitetura?

*(postagem originalmente publicada em 8 de Novembo de 2019)

CIDADES DO FUTURO  



Sim, a partir de agora, as cidades que sediarem o 'Congresso Mundial da UIA (União Internacional dos Arquitetos)', realizado a cada três anos, serão também designadas pela UNESCO como Capital Mundial da Arquitetura. O presidente do IAB (Instituto de Arquitetos do Brasil), Nivaldo de Andrade, ressaltou que será a primeira vez que o Brasil recebe o Congresso Mundial de Arquitetos. Ele destacou também que:



“O Rio é uma referência da arquitetura, sendo a terra de tantos arquitetos e paisagistas mundialmente conhecidos como Oscar Niemeyer, Roberto Burle Marx, Lucio Costa, que ajudaram a construir a paisagem urbana do Rio. A cidade é também uma referência de desafios contemporâneos para os arquitetos e de experiências positivas no campo do urbanismo, a exemplo dos programas de urbanização de favelas. Podemos dizer que o Rio sintetiza características encontradas em cidades não só do Brasil, mas de diversos países do mundo”. 


O Rio de Janeiro foi selecionado em 2014 para sediar o Congresso Mundial da Arquitetura de 2020.



Eventos como esse colaboram para o cumprimento de duas importantes agendas de desenvolvimento das Nações Unidas: a principal delas, a Agenda 2030, sobretudo em seu Objetivo de Desenvolvimento Sustentável 11 (ODS 11), que tem como foco as cidades e os assentamentos humanos. Na imagem, a roda gigante Rio Star, inaugurada dia 6 de Dezembro de 2019 como a maior da América Latina.



A Representante e Diretora da UNESCO no Brasil, Marlova Jovchelovitch Noleto, ressaltou:

“Ter o Rio como a primeira Capital Mundial da Arquitetura é um fato a ser celebrado pelo país, uma vez que a cidade se tornará o palco de uma série de eventos, em 2020, para tratar de temas importantes para o desenvolvimento como cultura, planejamento urbano, mobilidade, obras públicas e a construção de cidades mais inclusivas. Além desse título, a cidade ainda é reconhecida por abrigar dois sítios do Patrimônio Mundial Cultural – Rio de Janeiro, paisagens cariocas entre a montanha e o mar e Sítio Arqueológico Cais do Valongo”.


O presidente do Comitê Executivo do 27º Congresso Mundial da UIA, Sérgio Magalhães, complementou:

“Arquitetos e urbanistas, acadêmicos, estudiosos e produtores de cultura de todo o mundo estarão reunidos no Rio de Janeiro em 2020 para chamar a atenção da sociedade e dos governos do mundo sobre as questões urbanas de interesse global, a fim de construir uma agenda positiva para os próximos anos. Conhecendo o valor e os desafios do espaço urbano, podemos alcançar respostas e soluções capazes de conduzir a um futuro mais justo”.


A Codlux® parabeniza hoje todos os profissionais comprometidos com um mundo melhor para todos: urbanistas, paisagistas, engenheiros e arquitetos engajados com a cidadania e sustentabilidade em seus projetos! 🎂 A todos vocês, o nosso Muito Obrigado! 🙏

codlux.com

Robson Giro, especial para a Codlux® - Luz em Led

Fonte: UNESCO

ATUALIZAÇÃO EM 16/09/2020 



O tão aguardado Congresso Mundial de Arquitetos que aconteceria na cidade do Rio de Janeiro também foi afetado pela pandemia do coronavírus: a 27ª edição do evento (UIA2020RIO) que estava prevista para acontecer ainda este ano - de 19 a 23 de Julho - agora, acontecerá somente no ano que vem, entre 19 e 22 de Julho de 2021 - ano do centenário do Instituto dos Arquitetos do Brasil. Os organizadores esperavam a participação de mais de 60 países e já tinham a confirmação de cerca de 50 palestrantes - 7 keynote speakers de 17 países. A expectativa original era de que o evento atrairia ao Rio de Janeiro entre 15 mil e 20 mil participantes, configurando-se como um dos maiores eventos corporativos da cidade em 2020. Um dos principais temas previstos para discussão no UIA2020RIO aliás, Saúde Urbana, deverá ganhar um novo enfoque, de modo a abarcar discussões sobre a Arquitetura e o Urbanismo diante das necessidades surgidas por epidemias como o coronavírus. Sérgio Magalhães, presidente do Comitê Executivo do UIA2020RIO comentou a época das novas mudanças:

"A discussão da saúde urbana, que já era um tema forte nesta edição, ganha nova dimensão agora. Desde os projetos para hospitais até o saneamento básico, passando pela discussão dos espaços urbanos em tempos de epidemia, temos muito o que debater"


Agora, o evento se chamará UIA2021RIO Expo 


O LOCAL

Pier Mauá

Localizado no coração do Porto Maravilha, com uma área de 40 mil m2, o Píer Mauá receberá o congresso e a feira. Sediando importantes acontecimentos como o Rio +20 e a Casa Brasil na Olímpiada 2016, o local já se consolidou como um dos mais conceituados espaços para realização de grandes eventos na Cidade Maravilhosa ao longo dos últimos 20 anos.



FEIRA DE PRODUTOS E SERVIÇOS

Cidades múltiplas, cheias de contrastes, de possibilidades, de desigualdades e de acertos. São muitos os mundos urbanos a exigir atenção específica, para a qual a Arquitetura, em sua ampla dimensão, tem responsabilidade jamais exagerada. Nossas ações de planejamento, de projeto e de construção interessam a todos esses mundos e sobre cada um têm repercussão. A UIA 2021 RIO EXPO, quer trazer o que de melhor e mais inovador para sua feira na área de produtos e serviços.
Serão 10 mil metros quadrados a serem explorados pelos visitantes.



Serão 10 mil metros quadrados a serem explorados pelos visitantes.
Serão mais de 10 horas por dia de muita informação, debates e rodadas de conversas.

ARENA DO CONHECIMENTO

Arena do Conhecimento é um espaço para palestras de temas sobre o universo da arquitetura, urbanismo, mobilidade, produtos e serviços inovadores com o intuito de debater assuntos importantes para o futuro das cidades.
Serão mais de 10 horas diárias de muita informação, debates e rodadas de conversas.

NETWORKING CAFÉ

Uma boa feira, tem que ter aquele espaço para fazer um networking, conhecer pessoas interessantes, trocar cartões, verificar o e-mail, resolver pendências do escritório e carregar o seu celular.
Localizado em 2 pontos estratégicos da feira e trazendo o conceito de espaços colaborativos, o Networking Café promete ser um dos espaços mais concorridos da EXPO.



CIDADE FELIZ

O espaço HAPPY CITY será uma dose diária do Rio de Janeiro para todos os frequentadores da EXPO.
Com a Baia de Guanabara como quintal, este espaço da expo terá uma bela exposição de fotografias e reportagens de estudantes sobre as maravilhas arquitetônicas do Rio de Janeiro, grandes marcas da gastronomia carioca e boa música.
Ambiente preparado e perfeito para a hora do almoço, sendo uma opção diferenciada durante os 4 dias de evento.
Já no final de cada dia, um espaço descontraído e com ajuste da cena carioca, agitando um excelente Happy Hour para descontrair ou fazer Networking.

EXPOSIÇÃO MARAVILHAS ARQUITETÔNICAS DO RIO



Exposição “Maravilhas Arquitetônicas do Rio de Janeiro” será o resultado do concurso feito com novos fotógrafos e estudantes de jornalismo buscando as 20 melhores imagens e editores sobre pontos marcantes de nossa cidade.
Eles se transmitem 20 impressões expostos durante 30 dias na Loja Conceito da EXPO e durante a UIA 2021 RIO EXPO.

UIA PLAZA

Espaço de 1.000 m², destinado aos membros da União Internacional dos Arquitetos e seus parceiros de todo o Mundo. Serão mais de 30 representa expondo trabalhos e ideias melhorados a qualidade dos conteúdos da EXPO.

INOVACITY

O futuro das cidades sob a ótica da Inovação 



O INOVACITY é um fórum permanente que trata do futuro das cidades a partir da inovação. Discutimos temas de interesse coletivo como Urbanismo, Transformação Digital, Inclusão, Mobilidade, Gestão e Governança. Junte-se pra as discussões suprapartidárias de alto nível conectadas com os objetivos de desenvolvimento sustentável – ODS – estabelecidos pela Assembleia Geral das Nações Unidas.

A Codlux® atualizará esta postagem para as novidades do evento. Aguarde! 


Codlux® - Luz em Led

LEIA TAMBÉM 
LpS Digital Awards 2020

Celebrando profissionais, produtos e indústria Led no evento 
IES Illumination Awards 2020

Veja os projetos vencedores da Edição deste ano!
IES NYC Lumen Awards 2020

Veja os 14 Projetos Vencedores
37th Annual IALD Awards

Acompanhe todas as obras premiadas e inspire-se! 
CES 2020 

Os produtos em Led Inteligente mais legais lançados na Feira 

Postagens mais visitadas deste blog

Como evitar ERROS GROTESCOS na instalação?

Olá!
Hoje voltaremos a falar sobre Erros de Projetos. Agora mais precisamente, no tocante a instalação de alguns equipamentos especificados, principalmente aqueles que necessitarem de uma Adequação e Desenvolvimento por parte do profissional em luminotécnica quando da correta escolha dos produtos de iluminação artificial com tecnologia Led para o seu projeto !

Via de regra, grande parte das adaptações criadas pelo Light Designer responsável no projeto encomendado vão de encontro a um desejo pessoal do seu cliente. Isto consequentemente acarretará, por exemplo, em equipamentos que não harmonizarão com o desenho original da peça disponível no mercado: formas, cores, potência da luz, meios de fixação/instalação etc, tudo pode ter que ser mudado naquele equipamento "X" devido a uma escolha pessoal do proprietário do imóvel, tendo contudo que manter-se não só a qualidade na iluminação local como também, a garantia do produto. E é aí que a coisa pode começar a pegar: instaladore…

O Batata floresce!

Olá! Dia 17 de Agosto é o Aniversário de nosso amado bairro de Pinheiros aqui na cidade de São Paulo. Preparamos este super post especialmente para você que deseja morar, trabalhar, se divertir ou mesmo conhecer um dos primeiros bairros da segunda maior cidade da América Latina em 2020, onde a população já passa dos 20 milhões e a riqueza gerada, beira a casa dos US$530 bilhões ao ano. E Pinheiros hoje ilustra bem este progresso todo: uma edição da revista Veja São Paulo de Janeiro de 2019 destacava matéria especial sobre um grande empreendimento a ser erguido no Largo da Batata, região do bairro de onde está localizada a Codlux®: o Faria Lima Plaza


O projeto arquitetônico em questão é assinado pelo escritório de arquitetura Kohn Pedersen Fox Associates (KPF) e, tem potencial para se tornar um grande ícone do mercado imobiliário.









A localização, trata-se do último terreno vazio no Largo da Batata: com  9.000 metros quadrados (imagens abaixo) e bem ao lado do metrô Faria Lima (linha 4 …

Trilho Suspenso: Solução simples e sofisticada

Olá!



#AdequaçãoEdesenvolvimentoqual empresa em iluminação oferece isto a todos os seus clientes de maneira incondicional?
Seja em sua casa ou empresa, a Codlux® vai aonde nenhuma outra pode (ou não quer) ir: solução para aquilo que está em sua mente, adaptada as disponibilidades atuais do mercado e sem custos exorbitantes - você simplesmente não tem que pagar a mais por isto.Nosso Atendimento e Pós-venda estão fazendo a diferença para centenas de clientes atendidos, como o do caso deste video, que queria também em seu projeto um simples trilho eletrificado, pousado longe do teto, acima de sua mesa de jantar no terraço mas com sofisticação, sem cabos ou fios aparentes.

O expertise dos profissionais da Codlux® no mercado da iluminação foram fundo: do design a fabricação do produto, passando pelo conhecimento certo dos insumos para encontrar a finalização perfeita, de bom gosto e com muita resistência.

Esta é a Codlux®. Luminotécnica e design acessível a você!


Veja agora a preparação de…