Pular para o conteúdo principal

IES NYC revela os 14 vencedores do Lumen Awards 2020

7 de julho de 2020



O IES NYC revelou no dia 7 de julho de 2020 os 14 vencedores do Lumen Awards 2020. A premiação é um programa da seção do IES (Illuminating Engineering Society) na cidade de Nova York (IESNYC) e, é reconhecida como a maior, mais antiga e prestigiada competição de prêmios de iluminação no mundo. 



O Lumen Awards foi criado originalmente em 1968. Na edição deste ano, foram adotados como critérios a paixão, esforço extraordinário e desenvoltura em iluminação para reconhecer, honrar e celebrar a experiência e a engenhosidade no design de iluminação. Os vencedores são tradicionalmente anunciados e celebrados no Lumen Gala, com a presença de centenas de participantes. Este ano porém, o 'gala' programado anualmente em Junho não ocorreu devido a pandemia da COVID-19. Acompanhe a seguir os vencedores anunciados online e, inspire-se!  

PRÊMIO DE EXCELÊNCIA
TWA Hotel and Event Center
New York, NY
LIGHTING DESIGN
Cooley Monato Studio














A obra-prima arquitetônica de Eero Saarinen, de 1962, Jet Age, no Aeroporto JFK, o TWA Flight Center, foi transformada e expandida em um hotel e centro de eventos. A adesão a uma estética moderna de meados do século levou à renovação e ao reaproveitamento da estrutura de referência em concreto e vidro. Cooley Monato foi responsável por todas as novas áreas e pelo salão de baile de 1962 no Flight Center. Edifícios duplos com 250 salas estão conectados por um centro de eventos subterrâneo de quase 4.700 metros quadrados, construído diretamente abaixo do centro histórico de vôo. Com profundidades de acesso limitadas, a solução de iluminação, principalmente indireta, evoca a geometria dos anos 60, com a tecnologia Led em 2700K regulável para imitar as antigas lâmpadas incandescentes do período. Com quase 4.700 metros quadrados sem acesso à luz do dia, o Constellation Ballroom hospeda pingentes com 1,8 metros diâmetro, auxiliados por downlights cilíndricos retroiluminados. O salão de baile de 1962 abriga versões menores do mesmo pingente. Mais de 10 quilômetros de fita Led de 1,5W/m estão embutidos em todas as áreas do centro de eventos, áreas de circulação do hotel e quartos. Iluminação linear de maior potência integra-se aos detalhes arquitetônicos como em tetos mais altos ou aqueles que exigem maiores níveis de iluminação, combinando-se com fontes focadas e elementos decorativos da época, como arandelas e holofotes.

PRÊMIO DE EXCELÊNCIA
Chandler History Museum: Infinite Shade
Chandler, AZ
LIGHTING DESIGN
DLR Group








Um pátio ao ar livre conecta o novo Chandler Museum e o renovado McCullough-Price House, apresentando uma obra de arte pública intitulada Infinite Wave. Este dossel de aço inoxidável escovado feito pelo artista Jeff Zischke, fornece interesse e sombra durante o calor do dia. À noite, a iluminação arquitetônica da instalação anima a praça com um show de luzes multicoloridas e dinâmicas. Os equipamentos de mudança de cor em RGBW iluminam indiretamente as barbatanas reflexivas em tons brilhantes. O acabamento do piso foi coordenado com cor clara para otimizar a iluminação das aletas texturizadas. Dentro da entrada do museu, as paredes são lavadas seletivamente em Luz 3000K, para aumentar o efeito. As luminárias estão localizadas no dossel apontadas diretamente para baixo de maneira econômica e eficiente, consumindo menos energia e usando apenas 36 equipamentos de instalação simples. A iluminação de todo o volume do espaço cria uma experiência emocionante e imersiva, à medida que os visitantes atravessam a praça, adicionando uma nova dimensão a essa peça central do campus do museu.

PRÊMIO AO MÉRITO
Vessel
New York, NY
LIGHTING DESIGN
L'Observatoire International









Aninhado entre torres de vidro nos limites de Manhattan, fica o Vessel - "A Embarcação". Com 154 lances de escada, 2.500 degraus e 80 patamares, o monumento interativo serve como o coração da Hudson Yards, o maior empreendimento privado dos EUA. Estabelecendo a estrutura de treliça como peça social central do complexo, bem como um espaço íntimo de reflexão, o design de sua iluminação destaca-se da vista. Do lado de fora, o brilho quente na "pele de aço" polida cobre o "navio". As cenas circadianas de transição do dia para a noite aprimoram as mudanças naturais da luz do dia. À medida que o sol se põe, o Vessel emite um brilho quente, acentuando a cada inclinação e patamar da escada, enquanto à noite fica azul, iluminando-o como um farol escultural à beira-mar. Por dentro, a iluminação acentua a paleta cinza da estrutura, reforçando sua posição dentro do contexto urbano. A iluminação aumenta a experiência de mudar continuamente as perspectivas, à medida que os visitantes 'navegam' na instalação. Subir e descer estas escadas, cria um ritmo pessoal em cada visitante, uma reverberação que ecoa no equilíbrio da luz e da escuridão.

PRÊMIO AO MÉRITO
The Well
New York, NY
LIGHTING DESIGN
BOLD, LLC










Um clube de bem-estar baseado na sociedade para o indivíduo urbano, The Well é um oásis da cacofonia da cidade de Nova York. A iluminação é etérea e calma. Ao inundar os espaços com luz indireta, criou-se a ilusão de uma abundância de luz natural, mesmo não existindo nenhuma. Os vários estúdios usam fontes de luz aparentes para proporcionar um ar de leveza e contemplação aos interiores limpos e trazer terapia ao ritmo circadiano. Os vestiários são revestidos com iluminação embutida sob balcões e superfícies flutuantes. O coração do clube apresenta mais de 300 conchas em forma de 'mão', complementadas por uma suave iluminação arquitetônica. No geral, os espaços inspiram conectividade, consciência e imaginação.

PRÊMIO AO MÉRITO
Royal Caribbean Terminal at PortMiami
Miami, FL
LIGHTING DESIGN
Focus Lighting








Milhares de passageiros de Miami cruzam o saguão e a estrutura de estacionamento do terminal da Royal Caribbean tem a sensação de uma imagem com dois navios passando a noite. E esse conceito ganha mais vida com a iluminação, que mostra as formas geométricas e arrojadas do edifício. Uma linha de luz de 340 metros define o terminal na beira da água, com Leds montados em um recorte dentro do paredão para proteger os equipamentos de atracação dos navios. Os holofotes RGBW lavam o exterior, além de 117 metros de Leds que mudança de cor, montados na coroa do edifício. Os holofotes montados nos tetos do segundo e terceiro andares, iluminam as superfícies verticais internas, servindo como pano de fundo visual artístico cintilante e visível através de toda a extensão dos vidros. A programação das luzes permite que o terminal exiba composições de cores exclusivas para eventos especiais, mas na maioria das noites os espectadores veem um azul e branco desbotando sutilmente, em uma exibição fascinante com cerca de uma hora.

PRÊMIO AO MÉRITO
KOMA
Singapura 
LIGHTING DESIGN
Focus Lighting










O design do KOMA é inspirado em várias pedras de toque folclórico japonês. Substituindo metade de um antigo espaço de teatro, o restaurante possui tetos de 9 metros de altura e um plano aberto. A luz revela elementos de recursos e detalhes arquitetônicos importantes, enquanto equilibra cuidadosamente luz e sombra, em contrastes impressionantes que evocam mistério e admiração. Os hóspedes entram por uma passagem dramaticamente iluminada, mas acolhedora, inspirada nos portões 'torii' do Santuário Fushimi Inari, em Kyoto. Trinta e um arcos laranja são iluminados por luzes em Led brancas, montadas na superfície coberta com filtros laranja ao pé de cada torii. A iluminação desigual e intencionalmente direcionada imita o caráter natural de um santuário real. No interior, um sino central de 3,4 metros com 20 faces esculpidas foi pintado, usando uma técnica de maquiagem de alto contraste. A equipe de iluminação solicitou essa alteração para melhorar drasticamente sua profundidade e definição. Paredes onduladas de ripas ao redor da sala de jantar principal são iluminadas com luz de fita Led curvada nos dois eixos. Luzes de destaque embutidas marcam os painéis e as mesas. Lâmpadas Led personalizadas e acessórios decorativos criam uma experiência gastronômica lindamente composta.

PRÊMIO AO MÉRITO
Hudson Yards Financial Services 
New York, NY
LIGHTING DESIGN
Lighting Workshop













O design dessa sede de serviços financeiros de 26 mil metros quadrados que abrange oito andares no Hudson Yards, gira em torno da ideia de que um ambiente inspirador incentivará uma nova dinâmica de colaboração. Os funcionários fazem pausas, conversam, olham arte e assistem notícias juntos. Esses modos de união visam estimular novas estratégias de negócios bem-sucedidas, onde desenvolveu-se um design de iluminação onde permitisse que tarefas diversas coexistam sem problemas. A composição de 'lavagens' difusas da luz; cenas de luminosas e iluminação íntima de baixo nível, humanizam o ambiente de trabalho em larga escala. Durante todo o processo, esforçou-se para suavizar os efeitos das fontes de luz no teto, incluindo o de madeira. Uma luz contínua com lente de PVC 'lava' a parede em cada andar, destacando a coleção de arte moderna do cliente. No piso principal da recepção, os tetos de fibra de vidro personalizados equipados com fontes indiretas, imitam a filtragem da luz natural. As salas de reuniões apresentam tetos luminosos que criam impacto visual e mantém a iluminação suave e confortável, minimizando o reflexo em paredes extensas.

PRÊMIO AO MÉRITO
Comcast Technology Center
Philadelphia, PA
LIGHTING DESIGN
Tillotson Design Associates Inc.










O design do Comcast Technology Center foi guiado pelos princípios do progresso tecnológico, com cercas de madeira iluminadas calorosamente que enfatizam a forma retilínea. Espaços de escritório futuristas inspiram colaboração e inovação. Um anfiteatro está equipado com sistema de iluminação capaz de hospedar qualquer coisa, de encontros informais a fóruns profissionais. A fachada é acentuada com uma lâmina de luz que se projeta para o céu, como um farol para a metrópole urbana. Ribaltas com incorporadas ao longo do vidro translúcido. No topo da torre, o luz do vidro muda a fim de obscurecer a estrutura interior e difundir luzes verticais, pontuando uma presença marcante no horizonte da Filadélfia.

PRÊMIO AO MÉRITO
Center for Health and Well-Being, Winter Park
Winter Park, FL
LIGHTING DESIGN
Cline Bettridge Bernstein Lighting Design







O Center for Health and Well-Being de Winter Park é complexo e elegante. O centro abriga uma variedade de áreas de condicionamento físico, salas de aula e recursos da comunidade, todos ligados pela peça central do projeto, de 1486 metros quadrados com um teto alto de 13 metros. A iluminação deste vasto teto de madeira usa apenas dois tipos de luminárias para destacar a sua forma dramática e ondulada, garantindo a visibilidade no exterior. Pingentes grandes e decorativos em cada extremidade  fornecem escala e marcam zonas, como espaços de reunião. Pequenas luzes de destaque iluminam o primeiro andar, a varanda e as colunas. A iluminação quente dá vida à paleta de materiais naturais e,  apesar da complexidade e engenharia de uso, a iluminação enganosamente simples do projeto é serena e acolhedora.

CITAÇÃO DE CONSCIENTIZAÇÃO AMBIENTAL
WATERLICHT
New York, NY
LIGHTING DESIGN
Studio Roosegaarde
Daan Roosegaarde








WATERLICHT é uma paisagem dos sonhos em poesia da água, onde uma 'inundação virtual' encontram as alturas do nível do mar ao gelo polar. É uma experiência coletiva de admiração que nos lembra da importância da água e do impacto das mudanças climáticas. O WATERLICHT foi criado como uma obra de arte dinâmica e específica para o site do Dutch District Water Board Rijn & IJssel, Museumplein em Amsterdã. Exibido em cidades de todo o mundo, o trabalho foi a peça central do Ano da Água da Universidade de Columbia, que celebrou o recurso mais precioso do planeta. Combinando Leds, lentes e neblina, o WATERLICHT cria uma camada de luz em constante mudança - uma inundação virtual influenciada pelo vento e pela chuva. Por três noites em outubro de 2019, os nova-iorquinos mergulharam no seu brilho atravessando espaços ou deitando sob as ondas, imaginando como queriam que o seu futuro fosse...  

CITAÇÃO PARA USO INESPERADO DA LUZ
Salvage Swings
New York, NY
LIGHTING DESIGN
TM Light







Este divertido e convidativo pavilhão de verão foi criado usando painéis de madeira laminada com sucata em um parque da cidade de Nova York. A instalação compreendeu 12 estruturas que enquadram a módulos individuais, convidando a atividades individuais e brincadeiras cooperativas na Ilha Roosevelt. A abordagem do design de iluminação funcionou nas escalas micro e macro. A iluminação linear Led embutida nas aberturas entre os balanços incentivou a curiosidade e a interação entre os diferentes módulos e forneceu ampla iluminação para brincadeiras noturnas, onde o pavilhão tornou-se uma espécie de lanterna as margens do East River, sendo visível de Manhattan ao Queens.

CITAÇÃO PARA O USO CRIATIVO DA COR
Paradise Club at The Times Square EDITION
New York, NY
LIGHTING DESIGN
Fisher Marantz Stone, Inc.







O Paradise Club é um espetáculo inventivo de alta produção perfeitamente adequado para a Times Square. O projeto exigiu flexibilidade total para que a iluminação arquitetônica e a teatral fossem mescladas em um único universo com controle digital. A parede traseira do palco é uma tela de vídeo de alta resolução; o teto é uma 'explosão estelar' em RGB, acionada por vídeo de baixa resolução e projetada sob medida com compreende milhares de pixels individuais. As paredes laterais de vidro com arte retroiluminada completam o ambiente envolvente, programados por DMX. A sala é completada com murais misteriosamente destacados e luzes direcionadas a cada mesa. Mas a inovação e os desafios deste projeto são "invisíveis", refletidos na programação de controle e na integração total de todas as diversas fontes.

CITAÇÃO DE LUZ DO DIA SUSTENTÁVEL
Mwabwindo School
Mwabwindo Village, Zambia
LIGHTING DESIGN
Renfro Design Group, Inc.







Sob o sol implacável da savana africana, projetar uma escola em uma vila remota com pouca energia elétrica significava priorizar o conforto dos ocupantes, enquanto aproveitava-se o sol para iluminar o interior do edifício. Com recursos limitados, em vez das soluções tradicionais optou-se por estudos e intervenções arquitetônicas para colher uma luz do dia útil e confortável. Inúmeros estudos sobre a luz do dia determinaram como a arquitetura poderia filtrar e redirecionar a iluminação em todo o espaço, equilibrando a luz do dia e o conforto durante todo o ano todo. Um dispositivo permeável à luz do dia - sob a forma de uma parede de tijolos perfurada e artesanal - quebra os corredores escuros e contrastantes introduzindo a luz do dia nos espaços da sala de aula. Aberturas nos tetos das salas de aula e paredes pintadas de branco criam um ambiente energizado e agradável para os alunos. As árvores plantadas na borda oeste do local fornem sombra adicional ao ar livre até o entardecer, quando o sol africano é o mais severo.

CITAÇÃO PARA PROJETO DE LUZ DO DIA
Glenstone
Potomac, MD
LIGHTING DESIGN
Arup







Essa expansão de quase 19.000 metros quadrados em 230 acres de colinas e bosques integra arte, arquitetura e paisagem para uma experiência inigualável ao visitante. A luz do dia e a conexão com o exterior foram os principais impulsionadores de todo o projeto e, formaram uma base para o layout, o posicionamento e o design dos 11 espaços dispostos em torno da passagem central. Cada cômodo possui condições de iluminação individualizadas, ajustadas às obras de arte específicas locais instaladas. As salas dispostas ao redor da passagem permitem que o visitante passe por diferentes níveis de luz do dia, com pontos de descanso entre as galerias. A entrada de cada espaço é projetada em torno de uma progressão de luz e sombra. Nas galerias, abordagens para a luz do dia são fornecidas por um monitor de dupla camada que gera iluminação uniforme e moderada, permitindo que as mudanças na iluminação externa do ambiente sejam sutilmente visíveis na forma de claraboias. A iluminação suave e uniforme muda de brilho com a hora do dia e a estação do ano, criando uma experiência dinâmica.

2020 pode ter sido muito complicado também para o mercado da Iluminação mas, isto não significou em hipótese alguma que ele não tenha nos revelado as belas surpresas do setor! 

Fontes da compilação deste post: Edison Report, IES NYC 

 

Codlux® - Luz em LED

Luz é Função. Estamos empenhados nisso. 

LEIA TAMBÉM 
LpS Digital Awards 2020

Celebrando profissionais, produtos e indústria Led no evento
IES Illumination Awards 2020

Veja os projetos vencedores da Edição deste ano!
37th Annual IALD Awards

Acompanhe todas as obras premiadas e inspire-se!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Chuva e Led combinam? Sim e não...

Olá! É época de chuvas fortes em boa parte do Brasil. Inclusive no nordeste este ano, as águas caíram em Alagoas por exemplo enchendo regiões inteiras e desabrigando milhares de famílias. Com todo o respeito as vítimas, é um momento também para lembrarmos da fragilidade do Led em relação a uma possível exposição constante a umidade e água. Basicamente, o uso da iluminação em Led deve primeiramente considerar o seu local de aplicação: se o equipamento será de interno ou externo. Resumindo de forma bem didática, todo equipamento Led que não tiver uma certificação de proteção "IP65 e/ou IP66", deve ser usado em áreas internas - protegido da umidade, vapores de água, respingos, chuvas, alagamentos e submersão. Estas são regras básicas que, obrigatoriamente, devem ser aplicadas as Lâmpadas para soquetes diversos, aos plafons para embutir em gesso ou laje, as fitas em Led etc. Para uso fora de ambientes fechados como um Refletor Led por exemplo, existe a devida norma técnica

Perfilados: o detalhe essencial no Design Industrial de ambientes

Olá! Hoje vamos continuar a linha de postagens para o design arquitetônico industrial no interior de ambientes residenciais e corporativos. E o destaque agora vai para ele, um equipamento simples e de custo acessível, mas que faz toda a diferença para literalmente sustentar e dar "leveza" a iluminação: o perfilado! O QUE É? Imagens: Pinterest Criados originalmente para a suspensão e alimentação de circuitos e equipamentos de iluminação, ventilação, som ambiente ou, passagem de outros fios e cabos elétricos, telefônicos, dados etc nas construções industriais e comerciais, são destinados a instalações fixas ou suspensas justamente por terem uma aplicação muito flexível. COMO SÃO? Fabricados em chapa de aço pré galvanizado, pintura eletrostática, galvanização à fogo, alumínio ou aço inoxidável, eles são conhecidos tecnicamente como "eletrocalhas". Os melhores para o uso em design de interiores são aqueles mais resistentes, livres de rebarbas e que també

Codlux® no Pinterest: inspire-se como nós!

Olá! Está pensando em um projeto de iluminação e quer ir direto ao ponto, sem textão? Então, filtre o que você quer por imagens: acesse ideias e outros pins sobre Iluminação Led salvos na pasta "Luz em LED",  no Pinterest da Codlux®.  São muitas imagens para você consultar e se inspirar.  https://br.pinterest.com/codlux/luz-em-led/ Inspire-se, como nós! Siga o pincode abaixo e aproveite! Pincode Codlux® Codlux® - Luz em Led Luz é Função! Estamos empenhados nisso.