Pular para o conteúdo principal

Luz e sombra com design industrial

Olá! A partir desta segunda-feira os bares, restaurantes e casas noturnas da cidade de São Paulo voltam as suas atividades com algumas restrições (até as 17H00 no máximo), depois de um longo período de quarentena. É um verdadeiro alívio para os empresários e trabalhadores do setor, como os deste novo bar localizado no bairro da Consolação e atendido por Andre Caixeta. E, é ele mesmo quem nos narra mais detalhes deste eficaz projeto luminotécnico com pegada industrial e, já entregue, só aguardando o retorno dos seus clientes no dia 6 de Julho.

Boa leitura! 



"Neste projeto, eu usei uma proposta que era de pouca luz com iluminação bem intimista, para proporcionar um momento de certa intimidade e interação entre as pessoas presentes. Muitas linhas de Led para fazer, em sua maioria, balizamento para o palco e as escadas. Também, muitas peças de sobrepor usadas em eletrodutos pois, não havia quase nada para embutir em gesso." 




"Uma das dificuldade de foi a dimerização das fitas. Em outras partes, aplicou-se muito o conceito de iluminação indireta com conforto visual, pouca luz direta nos trabalhos, balizamento com luz indireta em arandelas e alguns pendentes. "


Uso de cromoterapia na área do Bar com a Canaleta de Sobrepor Scutum e Luz RGB, com acionamento por controle remoto. 





Canaleta de Sobrepor Scutum de 18W/m em 3000K 








Iluminação em perfilado: aqui, o Spot Nova, especialmente adaptado para fixação em perfilado de aço  


Iluminação rebatida em ambiente de descompressão/relaxamento, com pendente usando 4 lâmpadas Led T8 de 60cm em 3000K. 
 



Iluminação indireta, com Arandelas Vega e o Sobrepores Drako de 18W em 3000K na eletrocalha. 



Arandelas sobrepostas às caixinhas de energia 4x2, via eletrotubos - uma vantajosa solução para iluminação sem intervenção de alvenaria na parede, proporcionada pelo uso do Design Industrial na luminotécnica. Arandela Vega II de 5W em 3000K. 




"Outro desafio foi o balizamento da escada, que não tinha muito acesso e também, pedia uma dimerização devido ao ofuscamento (ocorrido mesmo com o uso de difusor no perfil da fita Led)."






Balizamento dimerizável na escada, com Fita Led de 18W/m em 3000K 

"O auxílio extra com refletores Ursa Decor de 30 e 50W foi necessário para que se rebatesse a luz no teto curvo."




Solução para iluminação em ambientes curvos: rebatimento de luz feito com refletores Ursa Decor de 30W em 3000K

"Nos andares superiores de convivência e espetáculos, o luminotécnico usou os efeitos da iluminação cênica em RGB e também, spots trilho para as outras áreas de bar e shows." 


Balizamento em RGB: canaleta Scutum de Sobrepor com proteção IP65  

"Outro detalhe é que, o primeiro e o segundo andar tem ocorrência de umidade, com áreas úmidas muito grandes no espaço inteiro; mas já estávamos acostumados a fazer iluminação em áreas úmidas em banheiros ou saunas de grandes clubes. Nos banheiros, usou-se spots híbridos (já vem com o Led e o driver embutidos e protegidos para suportar umidade) com temperatura de cor em 3000k, acompanhando um padrão de hotelaria."  



Iluminação dos banheiros com Spot de embutir Cain com 5W, em 3000K 


Embutido Spot Cain de 5W em 3000K nos banheiro com claraboias 


Eletricista Bartolomeu, usando laser para conferir os distanciamentos especificados no projeto para a instalação dos equipamentos técnicos 


Eletricista Armando, especializado em soldas minuciosas para as fitas Led a serem instaladas 

"Hoje, o cliente está bem satisfeito e, continuamos a oferecer-lhe o nosso pós-venda, tendo já retornado duas vezes (antes da tão esperada reabertura em São Paulo) para resolver por exemplo pequenos detalhes, como nas fitas Led e em algumas fontes. No mais, todas as peças instaladas estão indo muito bem na especificação de seu uso, conforme esperado." 
 
Andre Caixeta 



Codlux® - Luz em LED

Luz é Função. Estamos empenhados nisso. 

LEIA TAMBÉM

Escritório estilo Industrial 

Veja a belíssima solução de Andre Caixeta para este projeto 
Eletrotubos: refinamento para o Design Industrial de ambientes

Mais de 60 imagens em um resultado lindíssimo! 
Perfilados: o detalhe essencial no Design Industrial de ambientes
Conheça e leia mais de 20 Dicas no Blog! 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Chuva e Led combinam? Sim e não...

Olá! É época de chuvas fortes em boa parte do Brasil. Inclusive no nordeste este ano, as águas caíram em Alagoas por exemplo enchendo regiões inteiras e desabrigando milhares de famílias. Com todo o respeito as vítimas, é um momento também para lembrarmos da fragilidade do Led em relação a uma possível exposição constante a umidade e água. Basicamente, o uso da iluminação em Led deve primeiramente considerar o seu local de aplicação: se o equipamento será de interno ou externo. Resumindo de forma bem didática, todo equipamento Led que não tiver uma certificação de proteção "IP65 e/ou IP66", deve ser usado em áreas internas - protegido da umidade, vapores de água, respingos, chuvas, alagamentos e submersão. Estas são regras básicas que, obrigatoriamente, devem ser aplicadas as Lâmpadas para soquetes diversos, aos plafons para embutir em gesso ou laje, as fitas em Led etc. Para uso fora de ambientes fechados como um Refletor Led por exemplo, existe a devida norma técnica

Perfilados: o detalhe essencial no Design Industrial de ambientes

Olá! Hoje vamos continuar a linha de postagens para o design arquitetônico industrial no interior de ambientes residenciais e corporativos. E o destaque agora vai para ele, um equipamento simples e de custo acessível, mas que faz toda a diferença para literalmente sustentar e dar "leveza" a iluminação: o perfilado! O QUE É? Imagens: Pinterest Criados originalmente para a suspensão e alimentação de circuitos e equipamentos de iluminação, ventilação, som ambiente ou, passagem de outros fios e cabos elétricos, telefônicos, dados etc nas construções industriais e comerciais, são destinados a instalações fixas ou suspensas justamente por terem uma aplicação muito flexível. COMO SÃO? Fabricados em chapa de aço pré galvanizado, pintura eletrostática, galvanização à fogo, alumínio ou aço inoxidável, eles são conhecidos tecnicamente como "eletrocalhas". Os melhores para o uso em design de interiores são aqueles mais resistentes, livres de rebarbas e que també

Codlux® no Pinterest: inspire-se como nós!

Olá! Está pensando em um projeto de iluminação e quer ir direto ao ponto, sem textão? Então, filtre o que você quer por imagens: acesse ideias e outros pins sobre Iluminação Led salvos na pasta "Luz em LED",  no Pinterest da Codlux®.  São muitas imagens para você consultar e se inspirar.  https://br.pinterest.com/codlux/luz-em-led/ Inspire-se, como nós! Siga o pincode abaixo e aproveite! Pincode Codlux® Codlux® - Luz em Led Luz é Função! Estamos empenhados nisso.