Pular para o conteúdo principal

Eletrotubos: refinamento para o Design Industrial de ambientes

Olá!


Já havíamos mostrado AQUI a você nossas dicas de iluminação para a instalação de perfilados em ambientes que desejam ter uma boa pegada no Design Industrial.

Hoje vamos mostrar a você outra solução - um pouco diferente - que também remete-nos ao mesmo estilo minimalista e "crú" de uma instalação com perfilados para este tipo de ambiente. Os ELETROTUBOS.

O eletrotubo é um equipamento da 'linha elétrica fechada', circular ou não, cuja função é acomodar em seu interior condutores como os de elétrica, dados, audio, video, telefonia etc para a sua devida isolação, permitindo também uma fácil alocação ou retirada desta fiação. Devem ser resistentes a impactos e ao fogo.



Também chamados eletrodutos ou 'conduítes', eles protegem a rede elétrica de empresas, casas e indústrias contra curtos circuitos, falta de isolamento e outras ocorrências externas que possam danificar uma fiação em geral. Os eletrotubos metálicos galvanizados ou de alumínio, são os preferidos pelos Light Designers por acomodar, em uma ambientação industrial, os terminais de conexão dos equipamentos para iluminação em Led como lâmpadas, spots, pendentes, luminárias etc.



Suas conexões possibilitam encaixar tanto as caixas de tomadas e interruptores quanto os bocais para lâmpadas, luminárias, trilhos eletrificados, canoplas e demais acessórios complementares no projeto de iluminação.

Porém, a sua instalação é um pouco mais delicada e complexa que a dos perfilados pendulares, pelo fato do eletrotubo não se limitar ao teto dos ambiente e precisar, com suas curvas, 'descer' toda a rede tubular aparente em colunas, paredes e até rodapés e piso - conseguindo assim levar a fiação diversa aos pontos determinados na planta de maneira segura e sem necessidade de quebradeira, sujeira, reboco, acabamento ou mão de obra extra. Outra enorme vantagem do eletrotubo é a fácil manutenção e ampliação das redes inseridas nele.



Neste projeto estrutural desenvolvido por Marcos Britto a um jovem casal de atores de São Paulo, todo o acompanhamento junto aos profissionais de elétrica foi rigorosamente cumprido, a fim de garantir a correta instalação dos equipamentos de iluminação em Led adquiridos para esta 'proposta industrial'. Os cálculos no posicionamento levaram em consideração não só a coerência estética para os caminhos a serem percorridos pelos eletrotubos nos ambientes como também, a correta distribuição luminosa dos produtos em Led instalados na 'trilha metálica'. Em projetos luminotécnicos desta natureza, deve-se aliar a necessidade de Luz com a criatividade no desenho da tubulação - harmonia indispensável para o bom Design Industrial.



Também é fundamental a segurança: o profissional de elétrica tem que ser minuciosamente cuidadoso no isolamento de toda a fiação, para que não haja 'fuga' de corrente que ocasione choques elétricos - os disjuntores a serem usados junto aos eletrotubos, devem ser aqueles que façam uso do Sistema DR (a exemplo deste apartamento), muito mais sensíveis a menor interferência indevida na instalação elétrica. O aterramento então nestes casos é obrigatório: o fio-terra deve estar devidamente conectado na rede compatível para proteger usuários e equipamentos.




PREPARAÇÃO 

Foram dias de preparação e medições extensivas, furos e parafusos fixados, centenas de metros de fios passados até se chegar ao resultado esperado. Acompanhe nas imagens abaixo.











































FINALIZAÇÃO

Repare como a impecável distribuição dos eletrotubos para os pontos de iluminação no projeto estrutural de Marcos Britto deu delicadeza, robustez e modernidade ao conjunto.



























Esta é uma das vantagens do eletrotubo bem instalado no Design Industrial: fluidez orgânica metálica atraente, funcional e.. econômica! Caso o casal não desejasse o Design Industrial mas, optasse em instalar os spots exatamente nos mesmos pontos deste teto rígido (lage), o gasto com mão de obra e acabamento seriam maiores. E, por se tratar de um apartamento, a maioria dos condomínios não permitem alterações estruturais deste tipo (muitos cortes no teto para passar conduítes plásticos), o que exigiria o rebaixamento do pé-direito com gesso - e mais gastos ainda com materiais e mão de obra.

Com certeza, inspiração ao talentoso casal de atores não faltará agora em sua nova residência, tanto para a peça que acabaram de estrear semana passada em São Paulo quanto as suas futuras produções.

ATUALIZAÇÃO EM 17 DE ABRIL DE 2020

E a motivação para praticarem exercícios físicos em casa nesta época de distanciamento social por causa do coronavírus só aumentou com esta iluminação incentivadora, conforme mostram postagens do cliente em suas redes sociais (identidade e privacidade devidamente preservadas).







ATUALIZAÇÃO EM 09 DE FEVEREIRO DE 2021  

Os toques finais na decoração do apartamento ganharam o seu devido destaque com a luz em LED direcionada dos spots (posicionados de maneira estratégica) diretamente a seus devidos 'alvos'. E, mesmo quando apagados, os equipamentos valorizam este incrível design de interior com pegada industrial. Realmente, ficou tudo muito incrível! O eletrotubo faz uma enorme diferença ao 'acabamento fino'. 













ATUALIZAÇÃO EM 01/03/21 

E quando o pior acontece, é hora de chamar novamente a Codlux®! 

Mas, nem tudo 'pode ser flores' na aplicação do design industrial de interiores para um projeto de iluminação em LED!

Assim como aconteceu com um projeto anterior finalizado ano passado pela Codlux®, o proprietário deste apartamento também delegou a terceiros a estrutura para acomodar o sistema de ar condicionado na residência. Confiando que a empresa contratada faria o projeto da mesma forma e excelência com que a Codlux® executou o projeto luminotécnico local, o que se viu em andamento durante a empreitada foi um verdadeiro show de horrores para a proposta industrial:  

- tubos de PVC aparentes 'passeando' pelas paredes  
- presilhas metálicas simples sendo usadas para fixar a tubulação 
- isolantes térmicos presos grosseiramente com lacres plásticos
 (fita hellerman) a mostra, que criavam volumes horrorosos  por onde passava 
- quebra-quebra desnecessário nas paredes para acomodar tubulação e,
- uma estética final completamente equivocada para o que foi inicialmente pensado! 


Tudo isto - somado ao estresse da obra - trouxe enorme decepção e frustração ao dono do imóvel. 










Em Dezembro de 2020, a Codlux® foi novamente procurada para sanar estas dificuldades no projeto de ar condicionado: 

Eletrocalhas instaladas com precisão junto ao teto rígido (laje) abriram todo o caminho para que os dutos de refrigeração e drenos sutilmente 'pousassem' de modo alinhado e plano na estrutura metálica, passando assim desapercebidos nos ambientes e conversando adequadamente com os eletrodutos da iluminação em LED e demais elementos aparentes.  





Agora sim, o design industrial está completo no interior do apartamento. 
O expertise da Codlux® resolveu o que poderia ter sido um completo desastre! 
A Harmonia nos elementos brutalistas foi salva. 













Importante aqui ressaltar a total confiança dos proprietários no gerenciamento da Codlux® a este projeto luminotécnico como um todo, visto que os atores estiveram inicialmente ausentes no acompanhamento por causa de sua agenda super lotada, justamente nesta fase sensível da obra.



Claro, nem precisamos dizer que eles se encantaram com o resultado tão esperado e tão desejado. E isto para nós, é muito gratificante!



A Codlux® orienta todo o processo de instalação nos projetos luminotécnicos encomendados por seus clientes. A Garantia e pós-venda Codlux® são os melhores do mercado da iluminação de ambientes.

Consulte um orçamento sem compromisso:

codlux.com/contato

Codlux® - Luz em Led

Luz é Função! Estamos empenhados nisso.

LEIA TAMBÉM 
Luz e sombra com design industrial

Confira este eficaz projeto com proposta no Design Industrial
Perfilados: o detalhe essencial no Design Industrial de ambientes
Conheça e leia mais de 20 Dicas no Blog! 
Escritório estilo Industrial

Veja a belíssima solução de Andre Caixeta para este projeto 
Dicas para Decoração

A Luz certa no seu objeto do desejo 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Chuva e Led combinam? Sim e não...

Olá! É época de chuvas fortes em boa parte do Brasil. Inclusive no nordeste este ano, as águas caíram em Alagoas por exemplo enchendo regiões inteiras e desabrigando milhares de famílias. Com todo o respeito as vítimas, é um momento também para lembrarmos da fragilidade do Led em relação a uma possível exposição constante a umidade e água. Basicamente, o uso da iluminação em Led deve primeiramente considerar o seu local de aplicação: se o equipamento será de interno ou externo. Resumindo de forma bem didática, todo equipamento Led que não tiver uma certificação de proteção "IP65 e/ou IP66", deve ser usado em áreas internas - protegido da umidade, vapores de água, respingos, chuvas, alagamentos e submersão. Estas são regras básicas que, obrigatoriamente, devem ser aplicadas as Lâmpadas para soquetes diversos, aos plafons para embutir em gesso ou laje, as fitas em Led etc. Para uso fora de ambientes fechados como um Refletor Led por exemplo, existe a devida norma técnica

Perfilados: o detalhe essencial no Design Industrial de ambientes

Olá! Hoje vamos continuar a linha de postagens para o design arquitetônico industrial no interior de ambientes residenciais e corporativos. E o destaque agora vai para ele, um equipamento simples e de custo acessível, mas que faz toda a diferença para literalmente sustentar e dar "leveza" a iluminação: o perfilado! O QUE É? Imagens: Pinterest Criados originalmente para a suspensão e alimentação de circuitos e equipamentos de iluminação, ventilação, som ambiente ou, passagem de outros fios e cabos elétricos, telefônicos, dados etc nas construções industriais e comerciais, são destinados a instalações fixas ou suspensas justamente por terem uma aplicação muito flexível. COMO SÃO? Fabricados em chapa de aço pré galvanizado, pintura eletrostática, galvanização à fogo, alumínio ou aço inoxidável, eles são conhecidos tecnicamente como "eletrocalhas". Os melhores para o uso em design de interiores são aqueles mais resistentes, livres de rebarbas e que també

Codlux® no Pinterest: inspire-se como nós!

Olá! Está pensando em um projeto de iluminação e quer ir direto ao ponto, sem textão? Então, filtre o que você quer por imagens: acesse ideias e outros pins sobre Iluminação Led salvos na pasta "Luz em LED",  no Pinterest da Codlux®.  São muitas imagens para você consultar e se inspirar.  https://br.pinterest.com/codlux/luz-em-led/ Inspire-se, como nós! Siga o pincode abaixo e aproveite! Pincode Codlux® Codlux® - Luz em Led Luz é Função! Estamos empenhados nisso.