Pular para o conteúdo principal

Perfilados: o detalhe essencial no Design Industrial de ambientes


Olá!

Hoje vamos continuar a linha de postagens para o design arquitetônico industrial no interior de ambientes residenciais e corporativos. E o destaque agora vai para ele, um equipamento simples e de custo acessível, mas que faz toda a diferença para literalmente sustentar e dar "leveza" a iluminação: o perfilado!

O QUE É?



Imagens: Pinterest

Criados originalmente para a suspensão e alimentação de circuitos e equipamentos de iluminação, ventilação, som ambiente ou, passagem de outros fios e cabos elétricos, telefônicos, dados etc nas construções industriais e comerciais, são destinados a instalações fixas ou suspensas justamente por terem uma aplicação muito flexível.

COMO SÃO?

Fabricados em chapa de aço pré galvanizado, pintura eletrostática, galvanização à fogo, alumínio ou aço inoxidável, eles são conhecidos tecnicamente como "eletrocalhas". Os melhores para o uso em design de interiores são aqueles mais resistentes, livres de rebarbas e que também atendam as normas rígidas para instalações elétricas.


Imagem: Showroom Técnico Codlux®

As medidas mais comuns dos perfilados são: 19x38mm, 38x38mm ou 38x76mm em comprimentos de 6 metros. Todo perfilado possui ao menos dois furos nas pontas (no caso dos perfilados lisos) para encaixe de outros perfilados ou acessórios. Os perfilados que têm furos em todo o seu comprimento (servem para ventilação dos fios e cabos e fixação de acessórios) são chamados de perfilados perfurados. Seus furos são igualmente distribuídos em toda a extensão da peça.

PARA QUE SERVEM?


Imagem: Bandeirantes Perfis

O uso de perfilados em qualquer tipo de instalação é uma solução inteligente, prática e eficaz. Tudo isso porque os perfilados são peças padronizadas e intercambiáveis, podendo ser montadas conforme a sua necessidade.


Imagem: Showroom Técnico Codlux®

 Os perfilados são vendidos separadamente e a junção de suas peças formam um sistema completo e organizado. Por serem aparentes, tem sua manutenção e inspeção periódica bem acessíveis, além de serem práticos no caso de uma possível ampliação/upgrade dos sistemas para qual foram destinados - algo parecido com os modernos trilhos eletrificados para spots em Led.



QUEM USA?

Os perfilados ganharam também a atenção dos arquitetos e decoradores nas áreas residenciais e de convivência.


Imagem: Pinterest


Imagens: Casa Vogue 

Imagem: Instagram 

Aqui no Showroom Técnico da Codlux®, optamos também por usar os perfilados perfurados como suporte para iluminação indireta no escritório. Veja nas imagens abaixo:










Fizemos uso deles inclusive na exposição de alguns equipamentos de iluminação em Led (imagens abaixo).










E, como gostamos demais da sua praticidade e efeito na iluminação, também os indicamos nos projetos luminotécnicos desenvolvidos aos nossos clientes - veja alguns exemplos nas imagens abaixo:













Se você pretende usar perfilados em seu projeto, veja aqui algumas dicas úteis:

-Qual a altura que posso instalar?

Normalmente é recomendável o uso de perfilados nos casos de:-
1-) Pés-direitos (medida do piso ao teto) altos (3m. acima). Quanto mais alto o teto, maior o impacto da instalação. Porém, nos pés-direitos tradicionais (até 2,75m) o perfilado pode dar muito destaque ao ambiente se for instalado diretamente no gancho longo (acessório de fixação) que mede entre 16 e 18cm (veja a primeira foto da postagem ou clique AQUI), evitando assim o uso de uma longa barra roscada (acessório de fixação)
2-) Tetos rígidos firmes (lages, estruturas metálicas etc). Estruturas maciças dão maior segurança a peça instalada
3-) Áreas com infra-estrutura aparente (elétrica, hidráulica, gás, dados etc). O perfilado nasceu para a tomada e interruptor expostos!
4-) Atenção: NÃO É RECOMENDADO o uso de perfilados em forros de gesso! O seu peso, somado ao dos acessórios e posteriores equipamentos a serem instalados nele, sobrecarregarão a estrutura da cobertura, fazendo-a ceder. Caso queira ainda assim, instale primeiro todos os suportes de fixação dos perfilados e parte elétrica antes da aplicação do gesso, protegendo-os contra a sujeira da obra. É recomendado neste tipo de instalação, um espaçamento (nicho) de ø2cm no mínimo entre a barra roscada ou cabo de aço (acessórios) e o gesso, a fim de evitar-se atrito entre este e o perfilado (o movimento da estrutura pesada causado por ventos, manutenção etc, poderão rachar o seu teto de gesso) 


-Posso pintar? De que cor?

Claro, você pode pintar normalmente os perfilados. Mas:
5-) Use fundo preparador e tinta ideais para isso. Assim você mantém a conservação da peça
6-) A cor você escolhe: pinte de branco se quiser disfarçá-lo no ambiente ou, dê vida a eles com uma cor que combine com você e sua decoração. Até o preto fica muito bonito - está super na moda, basta dar uma olhada no Pinterest para confirmar
7-) Nunca use tinta brilhante! Reflexos indesejáveis poderão arruinar a experiência e harmonia do design industrial com outros equipamentos aparentes
8-) Pinte também todos os acessórios do perfilado (cuidado com a barra roscada, use uma tinta mais rala): cada detalhe aparente realmente importa no design industrial. Veja um exemplo de como pintar AQUI
9-) Se você tem uma parede cinza, um piso com cimento queimado ou mesmo muitos detalhes cromados ou inox em sua casa ou empresa, então não pinte o perfilado! Ele combinará ainda melhor permanecendo "ao natural" (caso ainda queira uma cor, no máximo pinte-o todo de branco, cinza clarinho ou preto)
10-) A Codlux® possui para seus projetos, fornecedores em pintura personalizada como eletrostática (pintura a pó em cores básicas como preto, branco, cinza etc) e líquida (colorida e vibrantes)

-Ele aguenta peso?

Sim. Por isso mesmo, indicamos sua instalação em tetos rígidos. Mas não abuse:
11-) Existem perfilados de diversas espessuras para suportar muitos equipamentos juntos
12-) Para o uso residencial, podem ser aplicados os mais finos
13-) Verifique com o instalador a distância ideal entre os pontos de fixação do perfilado: 2m. no máximo

-Quais equipamentos em led combinam com o perfilado?

Praticamente todos. Por permitir a possibilidade de fixação de vários acessórios, você pode instalar em um perfilado:
14-) De uma simples lâmpada bulbo até equipamentos um pouco mais pesados, como refletores - ambos em Led
15-) E é aí que o projeto luminotécnico entra: ele vai harmonizar o design industrial com o equipamento em Led ideal no ambiente, para que você tenha exatamente a eficiência luminosa que precisar, sem gastar mais por isso
16-) Spots híbridos (aqueles que já vem com o Led) ou convencionais (aceitam diversas lâmpadas Led) são um exemplo de peças normalmente usadas nos perfilados
17-) Lâmpadas tubulares, tiras metálicas (PCBs) e até fitas em Led, também podem ser usadas de forma linear, criando um belo efeito de luz direta, indireta ou ambas (conforme o caso)
18-) Pendentes ficam muito modernos em perfilados (inclusive com suas canoplas), principalmente os coloridos
19-) Sobrepores em led? Use e abuse do perfilado ao usá-los como quiser: redondos, quadrados... ou,
20-) OUSE! Porque também não usar um embutido (peças finas indicadas para gesso) em um perfilado? O design industrial lhe permite isso, justamente por valorizar a "transparência" dos equipamentos no seu espaço

-E a limpeza?

Muita poeira pode prejudicar não só as conexões daquilo que fará uso do perfilado como também, a emissão da luz nos equipamentos em Led instalados no ambiente. Por isso, limpe também o perfilado de 6 ou, 9 em 9 meses. Mas CUIDADO! Antes de fazê-lo:
21-) Faça durante o dia, com janelas e portas abertas
22-) Desligue a chave de energia elétrica local no relógio/disjuntores
23-) Pare imediatamente a limpeza assim que observar fios descascados ou sem fita isolante
24-) Não use água, panos úmidos ou ensopados
25-) Não use nenhum produto de limpeza
26-) Tire o pó com um espanador de pena, que não tem fiapos e por isso, não enrosca na fiação elétrica
27-) Se for usar um aspirador de pó, certifique-se de que a energia elétrica de onde está o perfilado encontra-se devidamente desligada. Aspire em baixa velocidade, para não desacomodar a fiação elétrica no perfilado

Pronto! Seu perfilado já está integrado a iluminação de seu ambiente e em perfeitas condições de uso.

Você também gosta do Design Industrial?

Consulte a Codlux® para saber como aplicar melhor os perfilados na iluminação em Led de sua casa ou empresa. Temos todos os equipamentos e acessórios para iluminação em Led disponíveis ao Design Industrial. Consulte-nos:

codlux.com/contato



Robson Giro especial para a Codlux® - Luz em Led

Codlux® - Luz em Led

Luz é Função! Estamos empenhados nisso.

LEIA TAMBÉM 

Luz e sombra com design industrial

Confira este eficaz projeto com proposta no Design Industrial
Eletrotubos: refinamento para o Design Industrial de ambientes

Mais de 60 imagens em um resultado lindíssimo!
Escritório estilo Industrial

Veja a belíssima solução de Andre Caixeta para este projeto 
Dicas para Decoração

A Luz certa no seu objeto do desejo 

Postagens mais visitadas deste blog

Faria Lima Plaza: o Batata floresce!

Olá! Dia 17 de Agosto é o Aniversário de nosso amado bairro de Pinheiros aqui na cidade de São Paulo . Preparamos este super post especialmente para você que deseja morar, trabalhar, se divertir ou mesmo conhecer um dos primeiros bairros da segunda maior cidade da América Latina em 2020, onde a população já passa dos 20 milhões e a riqueza gerada, beira a casa dos US$530 bilhões ao ano. E Pinheiros hoje ilustra bem este progresso todo: uma edição da revista Veja São Paulo de Janeiro de 2019 destacava em matéria especial, um grande empreendimento a ser erguido no Largo da Batata , região do bairro de onde está localizada a Codlux®: o  Faria Lima Plaza .  O projeto arquitetônico em questão é assinado pelo famoso escritório de arquitetura  Kohn Pedersen Fox Associates  (KPF), que tem vários outros 'skyscrapers' marcantes ao redor do mundo - imagens abaixo.  O Faria Lima Plaza tem o mesmo potencial em se tornar um grande e marcante ícone arquitetônico do mercado imobiliário pa

Lar Inteligente 360º

Olá! Durante quatro semanas, especialistas e fornecedores vão apresentar virtualmente temas inéditos e soluções tecnológicas. É o  Lar inteligente 360º , um projeto online da  AURESIDE - Associação Brasileira de Automação Residencial e Predial . O objetivo é difundir conhecimento e promover debates com uma audiência seletiva e de forte influencia nos processos decisórios de projetos residenciais, tanto novos como na sua adequação de uso. Em todos os dias de palestras, haverão também apresentações de projetos, produtos e soluções para casas inteligentes e conectadas.  UM ENCONTRO VIRTUAL SOBRE TECNOLOGIA E O FUTURO DE NOSSAS CASAS! De 15 de setembro a 8 de outubro   Palestrantes:  Para conhecer melhor o programa e fazer sua inscrição gratuita, visite:   https://larinteligente.com.br/evento-online A Codlux® está acompanhando tudo e atualizará oportunamente esta postagem com as novidades mais importantes mostradas no evento, aguarde! ATUALIZAÇÃO EM 14/10/20 Acesse o resumo rápido do que j

Verão Codlux®

Olá!  😀  " Tava aflita já né minha filha?"   Pois ele chegou!!  Estamos no VERÃO ! 🌞 ✈️🏖🌊🤽‍♀️⚽️🏊‍♂️🍉🍸  Mesmo com a pandemia, Sabendo se Cuidar ,  dá para Aproveitar 👍🏻 E não se preocupe: a tecnologia Led economiza energia e também, não esquenta a iluminação de sua casa ou empresa. Mas, lembre-se de poupar toda água que puder nesta época de veraneio. Assim, não faltará recursos para continuar mantendo a sua higienização e de todos em dia. Rapidamente então, vamos aproveitar e lembrar aqui as melhores DICAS DE VERÃO  - novas ou já publicadas pelo Blog - para você se cuidar e cuidar bem de tudo na estação mais vibrante do ano. Também, atualizaremos esta postagem sempre que houverem mais informações e novidades. Acompanhe!  Como me previno do coronavírus no Verão? Estudos e especialistas especularam em Novembro de 2020 que o coronavírus teria mais dificuldade de se espalhar com a temperatura alta, resistindo bem menos tempo no calor. Isso porém foi colocado em dúvida n