Pular para o conteúdo principal

Perfilados: o detalhe essencial no Design Industrial de ambientes


Olá!

Hoje vamos continuar a linha de postagens para o design arquitetônico industrial no interior de ambientes residenciais e corporativos. E o destaque agora vai para ele, um equipamento simples e de custo acessível, mas que faz toda a diferença para literalmente sustentar e dar "leveza" a iluminação: o perfilado!

O QUE É?



Imagens: Pinterest

Criados originalmente para a suspensão e alimentação de circuitos e equipamentos de iluminação, ventilação, som ambiente ou, passagem de outros fios e cabos elétricos, telefônicos, dados etc nas construções industriais e comerciais, são destinados a instalações fixas ou suspensas justamente por terem uma aplicação muito flexível.

COMO SÃO?

Fabricados em chapa de aço pré galvanizado, pintura eletrostática, galvanização à fogo, alumínio ou aço inoxidável, eles são conhecidos tecnicamente como "eletrocalhas". Os melhores para o uso em design de interiores são aqueles mais resistentes, livres de rebarbas e que também atendam as normas rígidas para instalações elétricas.


Imagem: Showroom Técnico Codlux®

As medidas mais comuns dos perfilados são: 19x38mm, 38x38mm ou 38x76mm em comprimentos de 6 metros. Todo perfilado possui ao menos dois furos nas pontas (no caso dos perfilados lisos) para encaixe de outros perfilados ou acessórios. Os perfilados que têm furos em todo o seu comprimento (servem para ventilação dos fios e cabos e fixação de acessórios) são chamados de perfilados perfurados. Seus furos são igualmente distribuídos em toda a extensão da peça.

PARA QUE SERVEM?


Imagem: Bandeirantes Perfis

O uso de perfilados em qualquer tipo de instalação é uma solução inteligente, prática e eficaz. Tudo isso porque os perfilados são peças padronizadas e intercambiáveis, podendo ser montadas conforme a sua necessidade.


Imagem: Showroom Técnico Codlux®

 Os perfilados são vendidos separadamente e a junção de suas peças formam um sistema completo e organizado. Por serem aparentes, tem sua manutenção e inspeção periódica bem acessíveis, além de serem práticos no caso de uma possível ampliação/upgrade dos sistemas para qual foram destinados - algo parecido com os modernos trilhos eletrificados para spots em Led.



QUEM USA?

Os perfilados ganharam também a atenção dos arquitetos e decoradores nas áreas residenciais e de convivência.


Imagem: Pinterest


Imagens: Casa Vogue 

Imagem: Instagram 

Aqui no Showroom Técnico da Codlux®, optamos também por usar os perfilados perfurados como suporte para iluminação indireta no escritório. Veja nas imagens abaixo:










Fizemos uso deles inclusive na exposição de alguns equipamentos de iluminação em Led (imagens abaixo).










E, como gostamos demais da sua praticidade e efeito na iluminação, também os indicamos nos projetos luminotécnicos desenvolvidos aos nossos clientes - veja alguns exemplos nas imagens abaixo:













Se você pretende usar perfilados em seu projeto, veja aqui algumas dicas úteis:

-Qual a altura que posso instalar?

Normalmente é recomendável o uso de perfilados nos casos de:-
1-) Pés-direitos (medida do piso ao teto) altos (3m. acima). Quanto mais alto o teto, maior o impacto da instalação. Porém, nos pés-direitos tradicionais (até 2,75m) o perfilado pode dar muito destaque ao ambiente se for instalado diretamente no gancho longo (acessório de fixação) que mede entre 16 e 18cm (veja a primeira foto da postagem ou clique AQUI), evitando assim o uso de uma longa barra roscada (acessório de fixação)
2-) Tetos rígidos firmes (lages, estruturas metálicas etc). Estruturas maciças dão maior segurança a peça instalada
3-) Áreas com infra-estrutura aparente (elétrica, hidráulica, gás, dados etc). O perfilado nasceu para a tomada e interruptor expostos!
4-) Atenção: NÃO É RECOMENDADO o uso de perfilados em forros de gesso! O seu peso, somado ao dos acessórios e posteriores equipamentos a serem instalados nele, sobrecarregarão a estrutura da cobertura, fazendo-a ceder. Caso queira ainda assim, instale primeiro todos os suportes de fixação dos perfilados e parte elétrica antes da aplicação do gesso, protegendo-os contra a sujeira da obra. É recomendado neste tipo de instalação, um espaçamento (nicho) de ø2cm no mínimo entre a barra roscada ou cabo de aço (acessórios) e o gesso, a fim de evitar-se atrito entre este e o perfilado (o movimento da estrutura pesada causado por ventos, manutenção etc, poderão rachar o seu teto de gesso) 


-Posso pintar? De que cor?

Claro, você pode pintar normalmente os perfilados. Mas:
5-) Use fundo preparador e tinta ideais para isso. Assim você mantém a conservação da peça
6-) A cor você escolhe: pinte de branco se quiser disfarçá-lo no ambiente ou, dê vida a eles com uma cor que combine com você e sua decoração. Até o preto fica muito bonito - está super na moda, basta dar uma olhada no Pinterest para confirmar
7-) Nunca use tinta brilhante! Reflexos indesejáveis poderão arruinar a experiência e harmonia do design industrial com outros equipamentos aparentes
8-) Pinte também todos os acessórios do perfilado (cuidado com a barra roscada, use uma tinta mais rala): cada detalhe aparente realmente importa no design industrial. Veja um exemplo de como pintar AQUI
9-) Se você tem uma parede cinza, um piso com cimento queimado ou mesmo muitos detalhes cromados ou inox em sua casa ou empresa, então não pinte o perfilado! Ele combinará ainda melhor permanecendo "ao natural" (caso ainda queira uma cor, no máximo pinte-o todo de branco, cinza clarinho ou preto)
10-) A Codlux® possui para seus projetos, fornecedores em pintura personalizada como eletrostática (pintura a pó em cores básicas como preto, branco, cinza etc) e líquida (colorida e vibrantes)

-Ele aguenta peso?

Sim. Por isso mesmo, indicamos sua instalação em tetos rígidos. Mas não abuse:
11-) Existem perfilados de diversas espessuras para suportar muitos equipamentos juntos
12-) Para o uso residencial, podem ser aplicados os mais finos
13-) Verifique com o instalador a distância ideal entre os pontos de fixação do perfilado: 2m. no máximo

-Quais equipamentos em led combinam com o perfilado?

Praticamente todos. Por permitir a possibilidade de fixação de vários acessórios, você pode instalar em um perfilado:
14-) De uma simples lâmpada bulbo até equipamentos um pouco mais pesados, como refletores - ambos em Led
15-) E é aí que o projeto luminotécnico entra: ele vai harmonizar o design industrial com o equipamento em Led ideal no ambiente, para que você tenha exatamente a eficiência luminosa que precisar, sem gastar mais por isso
16-) Spots híbridos (aqueles que já vem com o Led) ou convencionais (aceitam diversas lâmpadas Led) são um exemplo de peças normalmente usadas nos perfilados
17-) Lâmpadas tubulares, tiras metálicas (PCBs) e até fitas em Led, também podem ser usadas de forma linear, criando um belo efeito de luz direta, indireta ou ambas (conforme o caso)
18-) Pendentes ficam muito modernos em perfilados (inclusive com suas canoplas), principalmente os coloridos
19-) Sobrepores em led? Use e abuse do perfilado ao usá-los como quiser: redondos, quadrados... ou,
20-) OUSE! Porque também não usar um embutido (peças finas indicadas para gesso) em um perfilado? O design industrial lhe permite isso, justamente por valorizar a "transparência" dos equipamentos no seu espaço

-E a limpeza?

Muita poeira pode prejudicar não só as conexões daquilo que fará uso do perfilado como também, a emissão da luz nos equipamentos em Led instalados no ambiente. Por isso, limpe também o perfilado de 6 ou, 9 em 9 meses. Mas CUIDADO! Antes de fazê-lo:
21-) Faça durante o dia, com janelas e portas abertas
22-) Desligue a chave de energia elétrica local no relógio/disjuntores
23-) Pare imediatamente a limpeza assim que observar fios descascados ou sem fita isolante
24-) Não use água, panos úmidos ou ensopados
25-) Não use nenhum produto de limpeza
26-) Tire o pó com um espanador de pena, que não tem fiapos e por isso, não enrosca na fiação elétrica
27-) Se for usar um aspirador de pó, certifique-se de que a energia elétrica de onde está o perfilado encontra-se devidamente desligada. Aspire em baixa velocidade, para não desacomodar a fiação elétrica no perfilado

Pronto! Seu perfilado já está integrado a iluminação de seu ambiente e em perfeitas condições de uso.

Você também gosta do Design Industrial?

Consulte a Codlux® para saber como aplicar melhor os perfilados na iluminação em Led de sua casa ou empresa. Temos todos os equipamentos e acessórios para iluminação em Led disponíveis ao Design Industrial. Consulte-nos:

codlux.com/contato



Robson Giro especial para a Codlux® - Luz em Led

Robson Giro especial para a Codlux® - Luz em LED

Luz é Função. Estamos empenhados nisso. 

LEIA TAMBÉM 

Luz e sombra com design industrial

Confira este eficaz projeto com proposta no Design Industrial
Eletrotubos: refinamento para o Design Industrial de ambientes

Mais de 60 imagens em um resultado lindíssimo!
Escritório estilo Industrial

Veja a belíssima solução de Andre Caixeta para este projeto 
Dicas para Decoração

A Luz certa no seu objeto do desejo 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Chuva e Led combinam? Sim e não...

Olá! É época de chuvas fortes em boa parte do Brasil. Inclusive no nordeste este ano, as águas caíram em Alagoas por exemplo enchendo regiões inteiras e desabrigando milhares de famílias. Com todo o respeito as vítimas, é um momento também para lembrarmos da fragilidade do Led em relação a uma possível exposição constante a umidade e água. Basicamente, o uso da iluminação em Led deve primeiramente considerar o seu local de aplicação: se o equipamento será de interno ou externo. Resumindo de forma bem didática, todo equipamento Led que não tiver uma certificação de proteção "IP65 e/ou IP66", deve ser usado em áreas internas - protegido da umidade, vapores de água, respingos, chuvas, alagamentos e submersão. Estas são regras básicas que, obrigatoriamente, devem ser aplicadas as Lâmpadas para soquetes diversos, aos plafons para embutir em gesso ou laje, as fitas em Led etc. Para uso fora de ambientes fechados como um Refletor Led por exemplo, existe a devida norma técnica

Codlux® no Pinterest: inspire-se como nós!

Olá! Está pensando em um projeto de iluminação e quer ir direto ao ponto, sem textão? Então, filtre o que você quer por imagens: acesse ideias e outros pins sobre Iluminação Led salvos na pasta "Luz em LED",  no Pinterest da Codlux®.  São muitas imagens para você consultar e se inspirar.  https://br.pinterest.com/codlux/luz-em-led/ Inspire-se, como nós! Siga o pincode abaixo e aproveite! Pincode Codlux® Codlux® - Luz em Led Luz é Função! Estamos empenhados nisso.