Pular para o conteúdo principal

Atenção: Osram e Philips descontinuam suporte a alguns produtos inteligentes

Olá! O mês de Março inicia com uma notícia importante para usuários dos sistemas de iluminação inteligente da Philips e da Osram: ambas as empresas descontinuarão em definitivo entre este ano e 2021, o suporte e até soluções completas a alguns de seus produtos smarts.



Leia atentamente o texto abaixo e verifique se você se enquadra em alguma destas situações. Isto é de suma importância para manter a segurança de seus dados e também, o correto funcionamento de todo o seu sistema de Casa Inteligente

Philips descontinua o suporte a ponte Hue antiga

A Signify (Philips Iluminação), não suportará mais sua Bridge de primeira geração, era de 2012 (apenas o modelo da imagem abaixo) após 30 de Abril de 2020.

"Após abril de 2020, nenhuma atualização de software será disponibilizada para o Hue Bridge v1 e a compatibilidade com nossos serviços online será encerrada naquele momento" ,

twittou a conta da Philips Hue em resposta a uma pergunta sobre o próximo fim do suporte.



“O Hue Bridge v1 ainda pode ser controlado localmente através do aplicativo Philips Hue Bridge v1 dedicado.”

O tweet original perguntou à Philips Hue se a empresa reciclaria sua Bridge de geração antiga e

"...quando (vocês) farão as minhas lâmpadas pararem também de funcionar?"

A Signify respondeu "não possuir um programa de reciclagem" e sugeriu que, "atualizar um Bridge antigo para um equipamento da nova geração deve ser encarado como algo semelhante à atualizar um PC" (tsc). De acordo com sua política de fim do suporte, a Signify promete

"...fornecer as principais atualizações de software e recursos da plataforma por um período mínimo de apenas um ano a partir da data da compra, incluindo atualizações necessárias de segurança, qualidade e interoperabilidade, além de manter a compatibilidade com os serviços online e a versão mais recente do aplicativo móvel Hue por no mínimo de três anos.

Ou seja, depois disso, as atualizações ficam por sua conta. Quanto à geração original da Bridge, a Philips Hue/Signify diz que 

"... o fim do suporte já havia sido anunciado há um ano, quando deixamos de disponibilizar atualizações de software nos recursos da plataforma, continuando a lançar atualizações de segurança, qualidade e interoperabilidade nos anos seguintes mas, com o seu fim definitivo chegando agora, 30 de abril de 2020. A compatibilidade com os serviços online Philips Hue será encerrada então a partir deste mome
nto... O Hue Bridge v1 poderá ser controlado apenas localmente por meio do aplicativo Philips Hue Bridge v1 dedicado… Não recomendamos o uso do Hue Bridge v1 após 30 de abril de 2020 devido a possíveis problemas de segurança.”

Importante lembrar: se você possui este modelo abaixo (Hue Bridge v2):



não precisa fazer absolutamente nada!

No exterior, a Signify possui um código promocional para usuários do Bridge antigo (mas ele não será visível em seu aplicativo Hue se você não possuir estes equipamentos descontinuados). Nesse caso, abra o aplicativo Hue e navegue até Explorar> Atualize sua experiência do Hue. Talvez seja necessário comprar um pacote Hue com uma lâmpada Hue White e uma Color Ambiance, mas com a conveniência de uma Hue Bridge v2 gratuita (cujo preço normal é de US$ 89,99).

Osram descontinua o suporte ao seu sistema Lightify

A Osram também este mês anunciou que decidiu desativar o suporte de seu servidor para as lâmpadas inteligentes do sistema de iluminação Lightify. A Osram e seu distribuidor de sistemas LEDVANCE observaram que

"...os clientes agora estão usando soluções abrangentes de Smart Home, como assistentes inteligentes para controlar uma iluminação inteligente, em vez de usar um gateway ou sistema de controle de iluminação separado".

Portanto, a Osram desativará o servidor em nuvem que controla o gateway Lightify em 31 de Agosto de 2021. No início de 2019, a LEDVANCE encerrou as vendas do gateway, enquanto parte dos produtos Smart + ainda são vendidos com a marca Osram - esses produtos são compatíveis com um grande número das principais plataformas Smart Home existentes e são otimizados para serem controlados também por assistentes inteligentes (que estejam porém sob o gerenciamento de um padrão ZigBee) e, como consequência, continuarão trabalhando nessas plataformas. Os clientes do Lightify foram informados da descontinuidade este mês via email e também serão notificados por aplicativo. Os clientes têm um ano e meio para mudarem para uma plataforma alternativa de casa inteligente e assim, continuarem usando suas lâmpadas e luminárias inteligentes. Somente algumas funções locais nas lâmpadas ainda serão possíveis a partir de 31 de agosto de 2021.

Tendo vendido o seu negócio de lâmpadas domésticas em 2016 para a AMS (Áustria), a Osram continua sua jornada em se manter uma empresa de iluminação relevante, mesmo com o desligamento do servidor em nuvem Lightify.

É recomendável continuar usando estes produtos após o fim de seus suportes?

NÃO!

Pior que apresentarem possíveis falhas em seus funcionamentos devido ao fim dos suportes remotos de fábrica - mesmo possuindo compatibilidades válidas a assistentes autônomos de voz como Alexa ou Google Assistente para algumas funções básicas - ficar desprotegido contra futuros ataques de hackers criminosos é algo que, definitivamente, não vale a pena comparado a um upgrade de equipamento, que continuará mantendo a sua casa e empresa inteligentes bem seguros!

Robson Giro, especial para a Codlux® - Luz em Led

Fontes: Thurrott, LEDinside



Codlux® - Luz em Led

Luz é Função. Estamos empenhados nisso.

LEIA TAMBÉM 
Led Inteligente - Além da Lâmpada

Explicando Assistentes e acessórios para a Casa Conectada.
Philips Hue vulnerável: como se proteger disso?

Alguns produtos Philips Hue podem ser atacados por hackers! Saiba como se proteger.
Dia da Internet Segura!

A Codlux® preparou um mega post para prevenir você! 
Dispositivos inteligentes: 

Alguns podem parar até 2021
Led Inteligente - Falando sobre Segurança

Informações e dicas para a Internet das Coisas 
Led UV-C:

Tudo o que você precisa saber!
Android 11 na Casa Inteligente

O controle nativo no SO do Google
Led Inteligente - Philips Hue no Shopping Eldorado

Confira nossa visita ao estande da marca!

Acompanhe o marcador do Blog:

ILUMINAÇÃO INTELIGENTE 


Postagens mais visitadas deste blog

Como evitar ERROS GROTESCOS na instalação?

Olá!
Hoje voltaremos a falar sobre Erros de Projetos. Agora mais precisamente, no tocante a instalação de alguns equipamentos especificados, principalmente aqueles que necessitarem de uma Adequação e Desenvolvimento por parte do profissional em luminotécnica quando da correta escolha dos produtos de iluminação artificial com tecnologia Led para o seu projeto !

Via de regra, grande parte das adaptações criadas pelo Light Designer responsável no projeto encomendado vão de encontro a um desejo pessoal do seu cliente. Isto consequentemente acarretará, por exemplo, em equipamentos que não harmonizarão com o desenho original da peça disponível no mercado: formas, cores, potência da luz, meios de fixação/instalação etc, tudo pode ter que ser mudado naquele equipamento "X" devido a uma escolha pessoal do proprietário do imóvel, tendo contudo que manter-se não só a qualidade na iluminação local como também, a garantia do produto. E é aí que a coisa pode começar a pegar: instaladore…

O Batata floresce!

Olá! Dia 17 de Agosto é o Aniversário de nosso amado bairro de Pinheiros aqui na cidade de São Paulo. Preparamos este super post especialmente para você que deseja morar, trabalhar, se divertir ou mesmo conhecer um dos primeiros bairros da segunda maior cidade da América Latina em 2020, onde a população já passa dos 20 milhões e a riqueza gerada, beira a casa dos US$530 bilhões ao ano. E Pinheiros hoje ilustra bem este progresso todo: uma edição da revista Veja São Paulo de Janeiro de 2019 destacava matéria especial sobre um grande empreendimento a ser erguido no Largo da Batata, região do bairro de onde está localizada a Codlux®: o Faria Lima Plaza


O projeto arquitetônico em questão é assinado pelo escritório de arquitetura Kohn Pedersen Fox Associates (KPF) e, tem potencial para se tornar um grande ícone do mercado imobiliário.









A localização, trata-se do último terreno vazio no Largo da Batata: com  9.000 metros quadrados (imagens abaixo) e bem ao lado do metrô Faria Lima (linha 4 …

Trilho Suspenso: Solução simples e sofisticada

Olá!



#AdequaçãoEdesenvolvimentoqual empresa em iluminação oferece isto a todos os seus clientes de maneira incondicional?
Seja em sua casa ou empresa, a Codlux® vai aonde nenhuma outra pode (ou não quer) ir: solução para aquilo que está em sua mente, adaptada as disponibilidades atuais do mercado e sem custos exorbitantes - você simplesmente não tem que pagar a mais por isto.Nosso Atendimento e Pós-venda estão fazendo a diferença para centenas de clientes atendidos, como o do caso deste video, que queria também em seu projeto um simples trilho eletrificado, pousado longe do teto, acima de sua mesa de jantar no terraço mas com sofisticação, sem cabos ou fios aparentes.

O expertise dos profissionais da Codlux® no mercado da iluminação foram fundo: do design a fabricação do produto, passando pelo conhecimento certo dos insumos para encontrar a finalização perfeita, de bom gosto e com muita resistência.

Esta é a Codlux®. Luminotécnica e design acessível a você!


Veja agora a preparação de…