Pular para o conteúdo principal

Led Inteligente - Philips Hue no Shopping Eldorado

Olá!


Temos uma grande novidade para você que mora na região de Pinheiros, cidade de São Paulo: Philips Hue estará no Shopping Eldorado com um estande no "Átrio Jardins" (entre as escadas rolantes) que você não pode deixar de conhecer.


Venha se conectar com um sistema de iluminação inteligente para criar milhares de ambientes. De 21 a 27 de Novembro de 2019. A Codlux® estará lá e vai te contar tudo. Aguarde. Esta postagem será atualizada.

Como chegar? 



Não está na região de Pinheiros? A melhor maneira de chegar ao Eldorado é pela estação de trem localizada bem ao lado do shopping, a Hebraica-Rebouças da CPTM - que faz conexão com a Linha 4 Amarela do Metrô: desça na estação Pinheiros e pegue a conexão de trem sentido a próxima estação, a Hebraica-Rebouças.


Você pode descer também na estação Faria Lima da Linha 4 Amarela do Metrô e dirigir-se a Rua Cardeal Arcoverde, onde também está localizada a Codlux® e seguir até o Shopping Eldorado, logo abaixo dela. Tudo muito pertinho. Não perca!




Atualização em 21 de Novembro

Ao chegarmos hoje ao Shopping Eldorado, o estande da Philips ainda estava se preparando para abrir. Fomos Tomar um café para aguardar. Retornando, deparamo-nos com outro curioso estande que nos chamou muito a atenção: a "Loja da Dark Web" (trataremos a seguir).



Eu e o diretor da Codlux® Marcos Britto fomos atendidos por Edgar, gerente de produtos Philips Hue, que prontamente desculpou-se pelo atraso no estande devido as configurações no sistema ainda estarem em curso. Portanto, não pudemos testar hoje cedo os equipamentos da linha Philips Hue como pretendíamos. Mas ele conversou gentilmente conosco.



Vamos transcrever aqui os pontos mais importantes.

-A ideia do estande é uma ação que visa aproximar o futuro usuário de sistemas de iluminação inteligentes aos produtos Philips Hue.

-Uma equipe de 4 pessoas ficará disponível para atendimento ao público

-Serão demonstrados não somente os comandos mais sofisticados, que podem ser controlados a distância (fora de sua residência ou empresa) como também, os mais "simples", controlados internamente por Bluetooth.

-Todos os produtos apresentados no estande estão disponibilizados no site da Amazon brasileira - um QR code logo na entrada o leva a loja virtual oficial da Philips Hue através de seu celular.

-A garantia dos produtos Hue vendidos oficialmente no Brasil é de 2 anos.

-Já estão disponíveis também no Brasil, lâmpadas da linha Hue para soquetes GU10 e E27 (A19)

-Os equipamentos RGBs da linha não são do tipo RGBW porém, são de um branco com alta fidelidade e excelente IRC.

-A nova linha Hue disponibilizada agora no Brasil conta com Wi-Fi e Bluetooth integrados.

-Os produtos trazidos são compatíveis com a tecnologia que permite sincronização da luz dos equipamentos Philips Hue com as cenas exibidas na tela de sua TV, como jogos!



-O kit de fitas led LightStrip Plus vem com 2m cada.

-São vendidas separadamente para as fitas, emendas especiais para que elas possam ser unidas no máximo em até 10m - o que será considerado pelo sistema como 1 lâmpada.

-Cada hub Hue Bridge (ponte) pode conectar e controlar até 50 lâmpadas de uma só vez.

-Todos os novos itens da linha Hue trazidos agora ao Brasil são compatíveis com os assistentes de voz Alexa (Amazon), Siri (Apple) e Assistente (Google), sendo que a parceria (skills/habilidades) com a Amazon é atualmente a mais forte.

Atualização em 22 de Novembro





Voltamos no dia seguinte, desta vez a noite para conhecer e experimentar os produtos expostos no estande Philips Hue.



Fomos carinhosamente recebidos por Leandro e Camila. Inicialmente, Camila nos acolheu e demonstrou-nos os efeitos e interações da Fita LightStrip Plus na TV.



A embalagem do produto é grande, apesar de vir 2 metros de fita nela. A LightStrip Plus não possui proteção contra poeira ou umidade, mas vem com uma película que permite a limpeza com um espanador de penas ou pano macio seco.




As emendas nas fitas - usadas na montagem das asas personalizadas atrás do estande - são imperceptíveis, o que nos leva a crer que podem serem iguais as emendas de fitas em led tradicionais (que na Codlux® chamamos de "pente"). Para conexões em curva, existe um conector especial flexível. Não tínhamos um modelo destas emendas disponível para analisar.



Camila colocou vários videos do YouTube na tela, através do aplicativo Philips Hue em um laptop. A interação da fita com a TV requer uma Hue Bridge - que funciona normalmente com qualquer modelo de smart tv compatível. Um pequeno pedaço da fita estava instalado na TV.



Conforme a imagem na tela ia mudando de cor, aquela que mais predominava na cena exibida mudava suavemente o tom, tanto da fita LightStrip Plus instalada na base da TV, quanto na coluna a direita, que tinha uma lâmpada bulbo Philips Hue (e também outras espalhadas no estande).




As cenas "frias" exibidas mudavam a luz para um branco suave,



e aquelas onde o azul predominava, traziam uma luz difusa na mesma cor, que inundava as paredes do estande. Com videos musicais, as mudanças eram mais rápidas e aleatórias. Agora repare em algo que já tratamos aqui no Blog (a respeito de Home Theaters): não existe decoração, elementos 3D, fonte de luz adicional ou qualquer outro impeditivo atrás da TV principal do estande - observação que, se já é necessária em uma sala com iluminação em led convencional, imagine na iluminação inteligente em Led, que coloca este ponto como essencial para que a interação completa das cores com o que é exibido na tela se dê de maneira fluida e, assim , não prejudique toda a experiência audio-visual. A dica aqui então é: deixe sempre a parede do fundo da TV limpa e pintada com a cor mais clara possível. Pudemos também comprovar o que Edgar nos disse no dia 21: as lâmpadas bulbo Philips Hue RGBs realmente tem  um branco frio de alta fidelidade, com IRC satisfatório.



E os Kelvins vão do 2700K ao 6000K. Nossas mãos não ficaram brancas demais ou quase azuladas na temperatura de cor 6000K.



Leandro nos demonstrou em um tablet como as lâmpadas se relacionam no aplicativo Philips Hue para interagirem em grupos:



-o aplicativo tem duas sessões: uma para controlar as cores do RGB e outra para controlar a temperatura de cor do branco,
-é só arrastar com o dedo e montar uma cena para todas ou individualmente,
-no total, haviam 10 lâmpadas instaladas no estande (as fitas led também contam como uma lampada),
-até 10 lampadas/equipamentos, não há necessidade do hub (ponte)
-quando se liga o app, todas elas aparecem na tela,
-cada lâmpada tem o seu número,
-você pode programar para que uma lâmpada comece, independentemente, o dia acesa em 10% de sua capacidade e termine o dia por exemplo com 100%,
-em caso de queda de energia, você pode deixar programado o horário e local em que uma determinada lâmpada ou conjunto acenderão,
-não há opção da temperatura âmbar (2300K) nas lâmpadas, apenas um alaranjado.



CONCLUSÃO

Agora que observamos bem de perto as qualidades da linha Philips Hue disponível oficialmente no Brasil, ficamos mais a vontade para poder falar sobre ela pois, interagimos muito com toda a equipe do estande, onde inclusive Leonardo nos pareceu bastante satisfeito com todas as nossas boas intenções e questionamentos técnicos nesta ação da Philips Hue, declarando inclusive:

"A Philips está empolgada em trazer a marca Philips as novas gerações que, talvez desconheçam um pouco a história e legado da empresa holandesa, fundada em 1891 produzindo inicialmente lâmpadas de filamento de carbono."


Sentimos apenas não poder (novamente) experimentarmos as interações via comando de voz com a Alexa por exemplo. Leonardo nos disse que o motivo disso foi um problema técnico na rede do shopping (muito aberta e cheia de ruídos). Vamos ver se ainda conseguimos fazer mais este review - tomara que na sua visita você tenha mais sorte! Mas isto, de maneira alguma invalida esta grata experiência: recomendamos muito a todos que também desejam conhecer ou mesmo adquirir já produtos de iluminação inteligente em led, que não percam a oportunidade: arquitetos, decoradores, light designers e consumidores finais terão a sua disposição, todas as informações necessárias para analisar e montar os seus projetos de iluminação com muito mais clareza, principalmente aqueles de maior complexidade e que exijam harmonia perfeita entre ambientes autônomos (led inteligente) e não-autônomos (led convencional).




Você tem só até o dia 27 de Novembro para conferir tudo isso no Shopping Eldorado.

A Codlux® super recomenda!


Robson Giro - especial para a Codlux® - Luz em Led



Codlux® - Luz em LED

Luz é Função. Estamos empenhados nisso. 

LEIA TAMBÉM:
Led Inteligente - Além da Lâmpada

Explicando Assistentes e acessórios para a Casa Conectada. 
Led Inteligente - Um início de conversa


Saiba mais sobre o mercado da Iluminação Inteligente na tecnologia Led.
Led Inteligente - O que temos hoje?

Veja alguns modelos de equipamentos inteligentes de iluminação em Led já lançados/disponíveis no mercado.

Led Inteligente - Falando sobre Segurança

Informações e dicas para a Internet das Coisas
APAGÃO "inteligente"

Livre-se disso!
Dispositivos inteligentes: 

Alguns podem parar até 2021
Nossa Wishlist de Natal

Os melhores presentes para você e sua casa conectada. 
Amazon, Apple e Google se unem para melhorar a sua casa conectada!

Gigantes da tecnologia anunciam parceria inédita para integração de seus assistentes 
CES 2020 

Os produtos em Led Inteligente mais legais lançados na Feira! 
Android 11 na Casa Inteligente

O controle nativo no SO do Google

Fique atento a este marcador do blog: Iluminação Inteligente.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Chuva e Led combinam? Sim e não...

Olá! É época de chuvas fortes em boa parte do Brasil. Inclusive no nordeste este ano, as águas caíram em Alagoas por exemplo enchendo regiões inteiras e desabrigando milhares de famílias. Com todo o respeito as vítimas, é um momento também para lembrarmos da fragilidade do Led em relação a uma possível exposição constante a umidade e água. Basicamente, o uso da iluminação em Led deve primeiramente considerar o seu local de aplicação: se o equipamento será de interno ou externo. Resumindo de forma bem didática, todo equipamento Led que não tiver uma certificação de proteção "IP65 e/ou IP66", deve ser usado em áreas internas - protegido da umidade, vapores de água, respingos, chuvas, alagamentos e submersão. Estas são regras básicas que, obrigatoriamente, devem ser aplicadas as Lâmpadas para soquetes diversos, aos plafons para embutir em gesso ou laje, as fitas em Led etc. Para uso fora de ambientes fechados como um Refletor Led por exemplo, existe a devida norma técnica

Perfilados: o detalhe essencial no Design Industrial de ambientes

Olá! Hoje vamos continuar a linha de postagens para o design arquitetônico industrial no interior de ambientes residenciais e corporativos. E o destaque agora vai para ele, um equipamento simples e de custo acessível, mas que faz toda a diferença para literalmente sustentar e dar "leveza" a iluminação: o perfilado! O QUE É? Imagens: Pinterest Criados originalmente para a suspensão e alimentação de circuitos e equipamentos de iluminação, ventilação, som ambiente ou, passagem de outros fios e cabos elétricos, telefônicos, dados etc nas construções industriais e comerciais, são destinados a instalações fixas ou suspensas justamente por terem uma aplicação muito flexível. COMO SÃO? Fabricados em chapa de aço pré galvanizado, pintura eletrostática, galvanização à fogo, alumínio ou aço inoxidável, eles são conhecidos tecnicamente como "eletrocalhas". Os melhores para o uso em design de interiores são aqueles mais resistentes, livres de rebarbas e que també

Codlux® no Pinterest: inspire-se como nós!

Olá! Está pensando em um projeto de iluminação e quer ir direto ao ponto, sem textão? Então, filtre o que você quer por imagens: acesse ideias e outros pins sobre Iluminação Led salvos na pasta "Luz em LED",  no Pinterest da Codlux®.  São muitas imagens para você consultar e se inspirar.  https://br.pinterest.com/codlux/luz-em-led/ Inspire-se, como nós! Siga o pincode abaixo e aproveite! Pincode Codlux® Codlux® - Luz em Led Luz é Função! Estamos empenhados nisso.