Pular para o conteúdo principal

Amazon, Apple e Google se unem para melhorar a sua casa conectada!

Olá! 



Temos uma grande notícia nesta quinta-feira! Dia 18 de Dezembro (quarta-feira) as gigantes da tecnologia Amazon, Google, Apple e Zigbee Alliance (usada pela Philips) anunciaram uma parceria de integração completa entre os seus sistemas inteligentes para as casas conectadas - mercado que cresce 23,5% ao ano. Com isso, a fechadura eletrônica da Amazon por exemplo que não consegue comunicar-se com o assistente Google Home, terá este problema resolvido. É comum também hoje um celular iPhone da Apple não poder enviar ordens a aparelhos inteligentes da Google na sua casa conectada e vice-versa. O “Project Connected Home over IP” (Projeto Casa Conectado sobre IP) está sendo desenvolvido justamente para resolver todas estas questões, dando aos mais diversos dispositivos inteligentes das marcas participantes, total segurança, confiabilidade e facilidade de uso, fazendo com que todos eles se conversem simultaneamente na nuvem.



A inclusão da Zigbee no projeto é um grande destaque, já que a empresa trabalha com uma linguagem de protocolo usada nos equipamentos de Iluminação em Led Inteligentes de empresas bem conhecidas como Samsung (SmartThings), Schneider Electric, Signify (Philips Hue), IKEA, NXP Semiconductors e Resideo. O primeiro foco serão os dispositivos de segurança como alarmes de fumaça, fechaduras eletrônicas, sistemas de alarmes sonoros e cortinas inteligentes, com prazo de lançamento para daqui a dois anos aproximadamente. Só a Amazon tem mais de 60% do segmento de 'smart speakers' - caixas acústica autônomas com assistentes de voz integrado - nos Estados Unidos, seguida pela Google com 29% e HomePod da Apple, com somente 5%. O país ainda é o principal mercado dos lares conectados no planeta, com 40% de sua população usando alto-falantes inteligentes em suas casas e empresas. A pequenina caixinha Echo da Amazon vai gerar algo entre 18 e 19 milhões de dólares de faturamento agora, em 2020/21. Na Google, esta receita é prevista em torno de 8,2 milhões de dólares. Os últimos meses de 2019 marcaram a chegada no Brasil dos primeiros lançamentos de peso no campo das casas inteligentes, como o Echo Dot e o Nest Mini, a um custo hoje de R$ 350,00 cada. Por enquanto, apenas o HomePod da Apple não tem sua versão lançada no Brasil. Algo que deve mudar em breve. No final de 2019, a Codlux® dedicou massivamente as postagens do Blog ao tema "Iluminação Inteligente", com informações e reviews exclusivos que você acessa logo abaixo. E para 2020 vem mais! Tudo para deixar você melhor atualizado com a Iluminação em Led na sua casa inteligente. Fique ligado!

ATUALIZAÇÃO EM 12/05/2021

O “Project Connected Home over IP” - em desenvolvimento desde 2019 - mudará de nome em 2021: ele será chamado agora de Matter, e terá mais detalhes apresentados no Google I/O 2021 (que será realizado dias 18 e 20 de Maio de 2021).



Amazon, Apple e Google (apoiadores da aliança fundada em 2019) irão apresentar soluções em dispositivos domésticos inteligentes a partir deste ano, onde o Matter integrará estes aparelhos em um único ecossistema de casa conectada, com a criação de um padrão que funcione em dispositivos compatíveis com a Alexa, Google Assistente e Siri, entre outros. A ideia é que o padrão possibilite a comunicação de dispositivos em redes cada vez mais complexas, para que todos os aparelhos 'falem a mesma língua' - independentemente da marca.

Assim, consumidores de diferentes marcas poderão ficar tranquilos ao comprarem lâmpadas, câmeras, fechaduras ou qualquer outro produto inteligente de fabricantes 'concorrentes' associados a este novo protocolo, sem se preocupar com a compatibilidade para tudo isso. A mudança do nome para Matter foi anunciada em um evento que contou com líderes de smart speakers da Amazon e do Google, do Samsung SmartThings, Signify (antiga Philips Lighting) e Comcast. O padrão Matter vem sendo desenvolvido em projeto de código aberto livre de royalties no GitHub. Para além da facilidade de uso, as empresas também têm o desafio de torná-lo seguro e confiável. O Google irá detalhar mais sobre a Matter durante a conferência anual para desenvolvedores, o Google I/O, marcada para o dia 18 de Maio. O site Edison Report também confirmou hoje que a Signify (Philips Iluminação) será compatível com o Matter - como por exemplo, em produtos como o hub de iluminação inteligente Philips Hue Bridge.



A empresa também anunciou na Holanda que, todas as luzes e acessórios inteligentes Philips Hue, existentes e novos, serão compatíveis com o Matter através de uma atualização de software. A Signify tem participado periódica e ativamente das demonstrações e testes do Matter na interoperabilidade com o sistema Zigbee, usado hoje nos seus produtos Philips Hue. Espera-se que o Matter seja lançado no último trimestre de 2021, sendo que as atualizações de software na linha Philips Hue estará disponível globalmente logo após o lançamento do Matter

Robson Giro - especial para a Codlux® Luz em Led 

Fontes: Canaltech, Exame, Terra, Edison Report    



Codlux® - Luz em Led

Luz é Função. Estamos empenhados nisso.

LEIA TAMBÉM:
Led Inteligente - Além da Lâmpada

Explicando Assistentes e acessórios para a Casa Conectada. 
Led Inteligente - Um início de conversa


Saiba mais sobre o mercado da Iluminação Inteligente na tecnologia Led.
Led Inteligente - O que temos hoje?

Veja alguns modelos de equipamentos inteligentes de iluminação em Led já lançados/disponíveis no mercado. 
APAGÃO "inteligente"

Livre-se disso!
Dispositivos inteligentes: 

Alguns podem parar até 2021 
Escritório, Home Office e a Iluminação em Led 

A COVID-19 mudará os escritórios para sempre?
Led Inteligente - Falando sobre Segurança

Informações e dicas para a Internet das Coisas
Led Inteligente - Philips Hue no Shopping Eldorado

Mora ou está em Pinheiros, São Paulo? Aproveite então para conhecer! 
Nossa Wishlist de Natal

Os melhores presentes para você e sua casa conectada. 
CES 2020 

Os produtos em Led Inteligente mais legais lançados na Feira!

Fique atento a este marcador do blog: Iluminação Inteligente

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Chuva e Led combinam? Sim e não...

Olá! É época de chuvas fortes em boa parte do Brasil. Inclusive no nordeste este ano, as águas caíram em Alagoas por exemplo enchendo regiões inteiras e desabrigando milhares de famílias. Com todo o respeito as vítimas, é um momento também para lembrarmos da fragilidade do Led em relação a uma possível exposição constante a umidade e água. Basicamente, o uso da iluminação em Led deve primeiramente considerar o seu local de aplicação: se o equipamento será de interno ou externo. Resumindo de forma bem didática, todo equipamento Led que não tiver uma certificação de proteção "IP65 e/ou IP66", deve ser usado em áreas internas - protegido da umidade, vapores de água, respingos, chuvas, alagamentos e submersão. Estas são regras básicas que, obrigatoriamente, devem ser aplicadas as Lâmpadas para soquetes diversos, aos plafons para embutir em gesso ou laje, as fitas em Led etc. Para uso fora de ambientes fechados como um Refletor Led por exemplo, existe a devida norma técnica

Perfilados: o detalhe essencial no Design Industrial de ambientes

Olá! Hoje vamos continuar a linha de postagens para o design arquitetônico industrial no interior de ambientes residenciais e corporativos. E o destaque agora vai para ele, um equipamento simples e de custo acessível, mas que faz toda a diferença para literalmente sustentar e dar "leveza" a iluminação: o perfilado! O QUE É? Imagens: Pinterest Criados originalmente para a suspensão e alimentação de circuitos e equipamentos de iluminação, ventilação, som ambiente ou, passagem de outros fios e cabos elétricos, telefônicos, dados etc nas construções industriais e comerciais, são destinados a instalações fixas ou suspensas justamente por terem uma aplicação muito flexível. COMO SÃO? Fabricados em chapa de aço pré galvanizado, pintura eletrostática, galvanização à fogo, alumínio ou aço inoxidável, eles são conhecidos tecnicamente como "eletrocalhas". Os melhores para o uso em design de interiores são aqueles mais resistentes, livres de rebarbas e que també

Codlux® no Pinterest: inspire-se como nós!

Olá! Está pensando em um projeto de iluminação e quer ir direto ao ponto, sem textão? Então, filtre o que você quer por imagens: acesse ideias e outros pins sobre Iluminação Led salvos na pasta "Luz em LED",  no Pinterest da Codlux®.  São muitas imagens para você consultar e se inspirar.  https://br.pinterest.com/codlux/luz-em-led/ Inspire-se, como nós! Siga o pincode abaixo e aproveite! Pincode Codlux® Codlux® - Luz em Led Luz é Função! Estamos empenhados nisso.