Pular para o conteúdo principal

Led Inteligente - Além da Lâmpada

Olá! 

Estamos em sérios tempos de distanciamento social, imposto pela pandemia do coronavírus. Mas nem por isso, o mundo está parado. E ele continua se perguntando:

A Inteligência Artificial vai substituir o raciocínio humano?



Continuamos nossa série de postagens sobre Iluminação inteligente em 2020, citando um artigo muito interessante do ArchDaily Brasil (leia na íntegra AQUI) que destaca:

"É inegável que a inteligência artificial está transformando a maneira como projetamos e construímos nossos edifícios e cidades.... até 2050, a incorporação de tais avanços tecnológicos serão amplamente sentidos em todos os aspectos da nossa vida cotidiana... atualmente, a IA já é uma realidade que usa algoritmos para nos sugerir filmes e séries, artigos e notícias, músicas ou podcasts, sugestões de rotas de viagem, veículos, otimização e economia de energia, logística em armazenamento e suprimento de mercadorias etc... [Mas,] como Alex Hern colocou em seu artigo publicado pelo The Guardian no início deste ano, a 'Tecnologia em 2050 salvará a humanidade ou nos destruirá?'" 


Bem, deixemos este exercício de futurologia para os especialistas. O que sabemos agora, hoje, é que em veículos autônomos por exemplo, o uso da IA nos seus sistemas de navegação já tem uma taxa de acidentes muito menor do que aqueles ocorridos exclusivamente pela direção humana. Também em diagnósticos clínicos, a IA detecta precocemente doenças como câncer ou Alzheimer. Aplicada também em gadgets como o Apple Watch, avisam ao usuário sobre possíveis ocorrências de infartos ou, em caso de acidentes, chamam os devidos serviços de emergência. E a IA aprende rápido. Mas muito rápido mesmo: as três grandes e principais assistentes pessoais virtuais da atualidade estão agora falando o bom português do Brasil. A Siri da Apple, a Alexa da Amazon e o Google Assistente da Google disputam atualmente a preferência dos usuários brasileiros para as suas casas e empresas conectadas. Veja o que cada uma das assistentes tem de destaque:  

Siri



-Dispositivos compatíveis: apenas produtos Apple, ou seja, iPhone, Mac, Apple TV, HomePod, Apple Watch, iPod e iPad.
-Idiomas: 23
-Comandos para invocar: Oi, Siri, ou através do botão de início ou o botão de liga/desliga
App para download: não, já está integrado no sistema operacional (se não estiver, o app de atalhos está disponível para download)

A Apple está se esforçando em melhorar a Siri aos poucos. Sua interface é simples, assim como os seus comandos, que funcionam muito bem. Sua voz é uma das mais naturais e, dependendo do conteúdo que você está buscando, ela vai responder com uma voz mais amigável ou mais séria. A Siri também entende os comandos para controle do dispositivo, seja executando um aplicativo, enviando uma mensagem no WhatsApp ou para reproduzir uma canção no Apple Music. Na maioria das buscas, ela apresenta o que encontrou na internet sobre o tema, e sobre os apps de terceiros, muitos são compatíveis, mas com comandos bem limitados. Com um ecossistema fechado, nem todos os acessórios inteligentes funcionam com o HomeKit da Apple. Logo, verifique se o gadget que você quer comprar para a sua casa inteligente conta com a certificação para a Siri da Apple. Em compensação, quando compatíveis, todos os objetos se integram muito bem com a plataforma de controle da casa, permitindo a criação de rotinas que automatizam muitas tarefas, poupando o seu tempo. A Siri conta com atalhos de comandos e ações mais utilizados, permitindo um controle mais simples do dispositivo para os usuários mais experientes. Na prática, você pode por exemplo ativar o WiFi quando o dispositivo detectar que você já está em casa, ou controlar o Apple TV a partir da Siri. Por fim, você tem poucas configurações de customização da Siri como apenas mudar o idioma, escolher entre a voz de um homem ou uma mulher, permitir que apps acessem o assistente virtual e ajustar as respostas de voz. Nada mais. 

 Alexa 



-Dispositivos compatíveis: Android, iPhone, alto-falantes inteligentes, fones de ouvido, alguns computadores e tablets 
-Idiomas: 5
-Comando para invocar: Alexa, ou qualquer outro comando personalizado a partir do app
App para download: Sim, vem integrada em alguns dispositivos. 

No começo de sua existência, o alto-falante inteligente da Amazon não podia fazer muito além de abrigar o assistente digital Alexa. Até seus desenvolvedores não compreendiam completamente o potencial da Alexa no momento do seu lançamento. Porém em 2020, o controle por voz se tornou quase um pré-requisito para aparelhos domésticos inteligentes, e a agora Alexa possui integração com mais de 100.000 dispositivos. O Alexa Guard foi uma atualização de software simples que, além de ter atingido quase todos os dispositivos Echo em 2018, também forneceu uma visão crucial do futuro do assistente de voz da Amazon em nossas casas: o recurso observa simultaneamente o arrombamento de portas e janelas e aciona as luzes conectadas para simular uma casa ocupada e comunicada com sistemas de segurança como o ADT. O que começou como um gadget enigmático, agora está se posicionando no centro da casa inteligente. A assistente inteligente da Amazon é mais completa que a Siri na disponibilidade de dispositivos, e pode ser iniciada através da sua conta Amazon, sincronizando todas as opções de conta entre os dispositivos controlados. A Alexa também funciona através do seu aplicativo próprio. O app é simples e intuitivo e, permite a inclusão de outras pessoas na conta principal para controlar outros dispositivos, com resultados personalizados. Você pode ouvir música em diferentes serviços online e também, conectar todos os produtos Echo ou compatíveis com a Alexa, incluindo acessórios inteligentes como lâmpadas Led. A Alexa é invocada por um botão central e você pode perguntar qualquer coisa a ela. A resposta é sempre feita com uma voz amigável e natural. Até as buscas na web são feitas corretamente. E, claro, você pode consultar as suas compras realizadas na Amazon pela assistente. Um dos seus pontos fortes são as Skills, ou os aplicativos para a Alexa, que agregam diferentes comandos a assistente. As Skills estão disponíveis na loja de apps e se instalam com exibição na lista de comandos. Você também pode criar rotinas, com comandos personalizados na Alexa, que é compatível com serviços de terceiros também por causa das suas Skills. A maioria dos acessórios inteligentes hoje e serviços são compatíveis com a Alexa. A assistente da Amazon também permite modificar o comando de chamada para outro de sua preferência e escolher plataformas pré-determinadas para algumas atividades, entre outras tarefas. Ponto negativo? Precisa melhorar a integração com o comando de voz em alguns smartphones de diferentes marcas. 

Google Assistente 



-Dispositivos compatíveis: Android, iPhone, alto-falantes inteligentes, fones de ouvido, alguns computadores e tablets
-Idiomas: 20
-Comando para invocar: Ok Google ou Hey Google
-App para downlaod: Sim, vem integrado na maioria dos dispositivos Android. 

O Alexa e o Google Assistant sempre se preocuparam menos com "o que já fazemos" do que com "o que poderíamos estar fazendo". É uma abordagem mais voltada para o amanhã e que ressoa mais com o que as pessoas esperam do futuro. O Google criou sua tecnologia investindo em dispositivos como termostato, câmeras de segurança, campainhas e detectores de fumaça - agora todos integrados ao seu programa Works with Google Assistant e um pouco menos focados nos aspectos de "aprendizado" e mais voltados para a integração tecnológica à assistente de voz. Quando o Nest Learning Thermostat entrou no mercado de residências inteligentes há quase uma década, parecia mudar a forma como vimos a tecnologia de casas inteligentes. Com o tempo, o Nest aprenderia a se ajustar de acordo com nosso gosto. Fácil de instalar, o Nest Learning Thermostat aprendia as configurações de nosso aquecimento e refrigeração ao longo do tempo para que você não tivesse que programá-lo o tempo todo. A rede Wi-Fi e os aplicativos permitiam controlar e monitorar o gadget de longe. Porém ele era muito caro (US$ 250) e casas muito grandes poderiam precisar de mais de uma unidade. Hoje tudo mudou. O hardware Google encolheu e, o software Google se agigantou: aos poucos, o Google Assistente foi ganhando terreno e agora está presente em vários tipos de produtos. Ele possui uma grande quantidade de opções e ajustes. É um dos assistentes mais inteligentes, pois reconhece até os comandos mais complexos. Busca rapidamente por sites, responde perguntas de curiosidades e realiza ações de forma rápida. Ele sincroniza com a sua conta Google, deixando tudo na sua mão, onde você pode perguntar por eventos no seu calendário. O Voice Match reconhece o seu tom de voz e dá respostas personalizadas. O Google Assistente também é compatível com praticamente todos os acessórios inteligentes, permitindo a sincronização via seu app Home, com um controle bem simples. Não possui uma interface tão intuitiva como a do Apple HomeKit e os acessórios, não são tão bem controlados como na Siri por falhas de conexão eventuais. Por outro lado, o Google Assistente permite criar rotinas com serviços de terceiros para deixar o dia a dia mais prático. Sua interface é muito intuitiva e você pode fazer perguntas digitando ou por comandos de voz, exibindo informações gráficas para a resposta e em um tom minimalista. A interface mostra comandos compatíveis e vários ajustes e configurações. O Google Assistente também é compatível com a conversação contínua, recurso que só funciona com o Google Home e faz com que o microfone volte a ser ativado depois da resposta do assistente, permitindo que o usuário realize uma nova pergunta sem precisar utilizar o comando de invocação. Por fim, o assistente é compatível com o Google Lens, que reconhece objetos focalizados pela câmera, exibindo informações detalhadas sobre o objeto focalizado. Esse diferencial faz do Google Assistente um dos mais completos, inteligentes e compatível com praticamente todas as plataformas. O seu grande ponto negativo é a integração com os acessórios do lar inteligente. Apesar de ter um catálogo mais amplo, a forma de integração é muito mais complexa do que na Siri ou na Alexa. 

A Inteligencia Artificial em destaque desde a CES 2019  

A Codlux® já havia publicado AQUI, os principais lançamentos da CES 2019 para a iluminação em Led. Mas, esta edição da feira ficou marcada mesmo pela grande visibilidade oferecida para a Inteligência Artificial. E era difícil deixar essa tecnologia de fora do evento enquanto hoje, algumas das maiores empresas do setor (Apple, Microsoft, Amazon, Google, Intel) estão investindo pesado nesta tecnologia. A IBM por exemplo apresentou na CES 2019 o conceito de IA ampla, onde é possível aprender mais a partir de menos exemplos. Já a LG falou na feira sobre o conceito LG ThinQ e explicou que, apesar dos eletrodomésticos reduzirem em 75% o tempo dedicado às tarefas domésticas nos últimos 100 anos, o trabalho cognitivo aumentou significativamente. A Intel também anunciou na época a sua parceria com o Facebook para desenvolvimento de um chip de IA que seria lançado em algum momento no ano de 2019. A NVIDIA anunciava uma nova fase em sua parceria de anos com a Mercedes-Benz para desenvolver uma arquitetura de IA em seus veículos autônomos. A Qualcomm, apresentou a plataforma Snapdragon Automotive Cockpit Platform, que dotará veículos com processamento de voz e reconhecimento de objetos. Já a Kohler apresentou um “vaso sanitário inteligente”, com luz, alto-falantes e integração com Alexa, o Numi 2.0 Intelligent Toilet. A Samsung apresentou as suas novas plataformas robóticas com avanços em IA, como o Samsung Bot Care que ajuda os usuários na melhora de sua qualidade de vida. 

Sua casa inteligente, sua casa conectada

Casa inteligente e casa conectada são dois termos que ganharam força no Brasil desde o final de 2019, quando os alto-falantes inteligentes do Google e da Amazon desembarcaram oficialmente no país, abrindo o mercado para outros dispositivos conectados. Antes deles, haviam apenas produtos importados. Apesar de diferentes no conceito, os dois termos usam a internet para suas funções na casa: conectar uma TV, uma cafeteira, um ar-condicionado, lâmpadas, tomadas, etc. Mas há particularidades nestas ações. Uma casa conectada permite controlar dispositivos em uma residência ou empresa, usando para isso aplicativos específicos em celulares, tablets, computadores e até veículos, tudo junto com os assistentes virtuais autônomos através de seus comandos de voz. Você está no controle: a casa conectada é passiva em suas ações, que dependem da sua vontade ou programação prévia. Um Amazon Echo com Alexa ou um Nest Mini no Google Assistente por exemplo já permitem que uma casa esteja conectada aos vários dispositivos compatíveis nesse ecossistema. Já uma casa inteligente, também precisa de uma pré-configuração antes de poder funcionar sozinha. Mas depois disso, ela passa a executar as ações automaticamente e, principalmente, "aprender" com o usuário conforme o seu dia-a-dia é sincronizado na nuvem, como fazer com que as luzes acendam em determinado período ou presença, enviar um alerta no smartphone se for detectado algum movimento anormal na residência vazia, perguntar-lhe se deseja ligar a máquina de lavar roupas já que você ainda encontra-se no trabalho etc. Tudo a distância, sem voz, sem toque, sem re-programação em caso de falta de energia. Uma casa inteligente é uma casa conectada mas, uma casa conectada não é necessariamente uma casa inteligente: uma câmera de vigilância Wi-Fi lhe dá a visão em tempo real via internet do acontece dentro de casa, mas essa mesma câmera pode não funcionar ou interagir com alguns sistemas de automação inteligentes que, nestes casos, acendem luzes, ligam aparelhos de som e tvs para simular pessoas na residência e até mesmo, trancam todas as portas internas e janelas, ligando em seguida para você e também para a polícia - e não apenas disparando um simples alarme como faria uma câmera conectada, que pode até ter a sua fiação cortada e parar de funcionar. A casa inteligente é mais independente e "orgânica" neste sentido: ela é ativa. Uma coisa porém que tanto a casa conectada quanto a casa inteligente tem em comum é a questão da segurança: dispositivos - smarts ou não - que tenham conexão a internet são vulneráveis a ataques de criminosos virtuais como hackers, que roubam as informações contidas nos protocolos da rede doméstica para praticarem delitos como conseguir senhas de bancos e cartões ou ainda, vigiar remotamente a casa para praticar assaltos se ela estiver sozinha e puder ser desbloqueada com as informações roubadas por exemplo. Por isso, é extremamente importante não abandonar as verificações constantes de segurança nestes dispositivos e sistemas: leia AQUI informações importantes sobre a segurança na casa inteligente e também, acesse AQUI dicas valiosas para uma internet mais segura. 

Neste video do canal de Tiago Flores você tem uma maior noção de algumas das aplicações possíveis para a Casa Inteligente/Conectada: 



Produtos para a sua Casa Inteligente disponíveis no Brasil 

A Codlux® publicou em outras postagens desta série alguns produtos para Iluminação Inteligente a venda no Brasil e no exterior (leia AQUI). Hoje, com mais e mais pesquisas e desenvolvimento em andamento para softwares e hardwares na Inteligência Artificial mundo afora, a corrida pelo domínio de mercado também chegou ao nosso país. Os preços dos acessórios para Iluminação Inteligente no Brasil andaram caindo semanas atrás. Em 15 de Abril de 2020 por exemplo, foi possível observar uma redução de preços em alguns produtos smarts da Amazon logo após o seu lançamento, no final de 2019. Hoje, as tabelas voltaram a seus preços normais. O Alto-falante Inteligente Echo Dot 3ª Geração por exemplo, um dos maiores sucessos no site da Amazon no Brasil, voltou ao preço de R$ 349,00.


O modelo Echo Show 5 (alto-falante inteligente com tela touch de 5,5 ”) que estava com 20% de desconto, tem o seu preço hoje atualizado para R$ 599,00.



A Echo Show 8 porém só chegou ao Brasil em Março, com assistente Alexa e uma tela maior de 8 polegadas. Entre as principais diferenças em relação à versão menor estão, além da tela, o novo sistema de som que traz alto falante de neodímio de 2 polegadas e reforço nos graves, para reproduzir músicas e podcasts por meio de comandos de voz e assistir a filmes e séries no Amazon Prime Video com resolução HD.



Em relação às suas funções inteligentes, não há novidades em relação aos primeiros modelos mas, o recurso "Drop In" pode ser bem interessante: nele, o usuário realiza uma chamada direta com o dispositivo, acompanhando a movimentação local pela câmera do aparelho quando estiver longe de sua casa, ou avisar a alguém no quarto (que também tenha uma Echo Show 8) que a comida está pronta, por exemplo. Os dispositivos contam com integração ao app Alexa, sendo compatíveis com produtos como Philips Hue e Positivo Casa Inteligente - estes também controlados por meio de comandos de voz no Echo Show 8. Assim, não é necessário ter um celular em mãos para ligar as luzes ou ativar um robô aspirador por exemplo. A venda na Amazon Brasil por R$899,00.

A chegada também da linha Positivo Casa Inteligente no Brasil facilita - junto a outros dispositivos da marca instalados - para que a sua casa entre na era Smart Home de uma forma um pouco mais barata. A Smart Lâmpada Wi-Fi Positivo Casa Inteligente conta com alto brilho e é controlável diretamente do seu celular para o bocal padrão E27 que ela for instalada.  

Ela pode ser acessada por aplicativos como a Alexa ou o Assistente de voz da Google. O preço na Amazon Brasil é de R$ 84,99 (19/04/20). Já o Smart Plug Max Wi-Fi Positivo é um plug inteligente de fácil instalação em uma tomada comum e que conecta-se a rede Wi-Fi para gerenciar, a distância, os aparelhos inteligentes compatíveis do seu imóvel.


É possível por exemplo proteger com ele alguns aparelhos da casa das inadvertidas descargas elétricas e também, controlar o seu nível de consumo energético - como em fornos elétricos, aquecedores, secadores de cabelo e ferros de passar roupas etc, itens que consomem muita energia. O preço do dispositivo na Amazon Brasil baixou, de R$149,00 para R$139,00 (19/04/20).

Smart Lâmpada Spot Wi-Fi é uma lâmpada GU10 de luz direcional, que pode ser utilizada tanto na iluminação geral quanto no destaque focal da decoração. Sua potência é de 4,5 watts (equivalente a uma lâmpada dicroica comum de 20 a 50W, dependendo o modelo) e o fluxo luminoso é de 350 lúmens. Tem 16 ampères, é bivolt - você pode instalá-la em redes de 110 ou 220 volts - e controla a intensidade da luz pelo aplicativo da Positivo ou por comandos de voz em uma caixa autônoma (smart speaker) com Google Assistente ou Alexa.



A lâmpada suporta 16 milhões de cores, sendo que o branco é quente (3000 K), mais adequado para ambientes relaxantes. A Smart Lâmpada Spot Wi-Fi chegou ao Brasil com preço sugerido de R$ 99,00. Mas em 24 de Abril, já era possível encontrá-la por R$79,45 na Amazon Brasil - 29,55 reais mais barata que o valor oficial da Smart Lâmpada, de R$ 109. A grande sacada aqui é que você pode reaproveitar a infra-estrutura tanto do spot que já tem no forro de gesso como também, a fiação e soquetes da instalação de sua lâmpada Led comum GU10 para começar a usar imediatamente a Smart Lâmpada Spot Wi-Fi - tudo num simples plug and play!

Controle Universal Positivo Casa Inteligente é um aparelho que promete integrar a ele, todos os seus controles remotos um único controlador inteligente. Você pode controlar os aparelhos eletrônicos da sua casa de onde estiver. Basta ligar, conectar ao seu Wi-FI e escolher quais aparelhos você quer controlar. Ele pode ligar sua televisão e alterar o canal da sua TV a cabo através do celular, ajustar a temperatura do seu ar condicionado e administrar ainda outros dispositivos infravermelhos da sua casa, com o aplicativo Positivo Casa Inteligente.


Você pode criar no app regras e cenas para automatizar a sua casa e interagir com outros produtos da Positivo Casa Inteligente, ativando-os por comando de voz através do Google Assistente ou Alexa da Amazon. Você encontra hoje (24/04/20) o dispositivo Controle Universal Positivo Casa Inteligente na Amazon Brasil por R$145,00 - uma economia de R$ 24,00 comparado ao preço anunciado no site oficial da fabricante (R$ 169,00).

A Signify (Philips Iluminação) também traz ao Brasil o seu novo acessório inteligente da linha Philips Hue, o sensor de movimento inteligente Hue Motion Sensor. O dispositivo possibilita escolher qual configuração de luz deve ser acionada quando um movimento é identificado, além de controlar a intensidade da iluminação conforme a hora do dia. Movido a bateria, pode ser inserido em qualquer cômodo interno e ligar as luzes desejadas de cordo com a detecção de presença no ambiente. 


Após acabar o movimento, as luzes se apagam automaticamente para economizar energia. Entre as suas opções de gerenciamento, estão diferentes configurações para o dia ou para a noite. Isso significa que ao longo da manhã e da tarde, a intensidade da iluminação foca em ser mais nítida. Já nos períodos noturnos, a preferência é por uma luz mais suave.  A instalação pode ser feita em qualquer local – como superfícies metálicas, prateleira, mesa, parede ou teto e exige o uso da Bridge, o sistema de iluminação sem fio da marca. O produto está disponível para compra no país pela loja online oficial da Philips, a R$349,99.

Entre os novos produtos lançados no Brasil, vale destacar a lâmpada, o interruptor e o plugue inteligentes da Multilaser . A lâmpada inteligente da linha Liv é mais uma opção do tipo no mercado. Por meio de um app, o usuário pode desligar a luz a distância, caso tenha esquecido ao sair, ou até criar regras para que ela funcione em determinada hora.



A ideia com isso é evitar gastos desnecessários de energia, contribuindo para diminuir a conta de luz. Compatível com a integração dos principais assistentes virtuais, também será possível a sincronia com outros eletrônicos conectados, como as caixas autônomas Echo da Amazon ou Nest, do Google, assim como um Chromecast ou Fire TV Stick. Uma das boas funções é criar um único comando de voz para ligar a TV e a luz ao mesmo tempo ao chegar em casa. A lâmpada inteligente Liv tem 10W de potência, várias tonalidades de cor e chega às lojas com preço sugerido de R$ 109,99. O smart plugue tem preço de R$ 129,99. O interruptor será vendido a partir de R$ 139,99.  

A Intelbras também entra no mercado smart com o modelo de caixa autônoma inteligente Izy Speak, lançado oficialmente em Março com preço sugerido de R$ 429,00. O Izy Speak lembra o modelo Echo da Amazon e conta com a assistente pessoal Alexa - os comandos suportados são os mesmos dos Amazon Echo, assim como a compatibilidade com Skills de terceiros e o aplicativo para Android e iOS. 



Tanto o site da Amazon quanto o canal no YouTube da Intelbras informam que o dispositivo pode controlar, por comandos de voz, produtos da casa inteligente compatíveis com a Alexa - então, deduzimos que lâmpadas estejam incluídas nesta facilidade. O Izy Speak com seu formato de torre tem como diferencial bateria de 2.400 mAh, que pode durar até quatro horas e também proteção IPX4, resistente a umidade. A Intelbrás lançou ainda, em Maio deste ano, uma alternativa "Smart TV" para aparelhos que não possuam este recurso. O Smart Box TV IZY Play é um modelo que roda a versão mais atualizada do Android 9, dando acesso a Play Store para ser usado em games, aplicativos de streaming de vídeo e música, redes sociais, plataformas financeiras, apps de notícias e outros. Tem 2 portas USB e Bluetooth para  gamepads, teclados e mouses. 



IZY Play tem processador quad-core de 1 GB, 8 GB de armazenamento e saída HDMI para exibição de conteúdo Full HD ou, saída A/V para TVs mais antigas como as de tubo. Vem no pacote um controle remoto sem fio e, o melhor de tudo, a compatibilidade com o Google Assistente, para: 
- controlar outros dispositivos inteligentes da casa como lâmpadas e tomadas smarts compatíveis com o Google Home,
- realizar buscas na rede e escolher o que assistir através de um comando de voz.
Outra boa vantagem do equipamento é poder conectar a ele outros dispositivos como pendrives, joysticks e fones de ouvido pelo Bluetooth ou entradas USB. 


A Positivo também está ampliando a sua linha de casa inteligente no Brasil com o lançamento em Julho do Smart Vídeo Porteiro Wi-Fi. Ele vem com campainha, câmera HD e é instalado ao lado da porta. O preço sugerido nas lojas online do país gira em torno de R$ 650. O Smart Vídeo Porteiro Wi-Fi integra-se aos outros equipamentos da linha Positivo Casa Inteligente através do aplicativo da marca, disponível tanto para Android quanto iOS. Além disso tem integração com a assistente de voz Alexa para ser controlado pela Echo Show da Amazon. Em breve será possível reproduzir as imagens geradas pelo dispositivo também no Google Chromecast. 



Funciona com baterias - com uma entrada USB para 'alimentá-las', armazenando os arquivos no cartão de memória ou na nuvem. Ele também é resistente à poeira e respingos - inclusive na câmera - e seu aplicativo pode ampliar a imagem em até 8 vezes. O áudio bidirecional facilita a comunicação, onde por ela é possível ver uma pessoa 'do outro lado' mesmo no escuro. Tudo transmitido 24 horas ao dia para a tela do seu celular. 

O Ar Condicionado Portátil LG DUAL InverterVoice integra Google Assistente e Alexa, prometendo recursos inteligentes como a integração nestes assistentes de voz. Ele tem três modos de operação: refrigerar, desumidificar e ventilar, sem opção de aquecimento - talvez pensado para o calorão do Brasil. A capacidade de refrigeração é de 14.000 BTU. Ele é fácil de transportar, podendo ser colocado no carro e levá-lo para a praia por exemplo. 

O controle pode ser feito pelo belo painel ou controle remoto, simples e intuitivo. Mas o destaque mesmo aqui é o aplicativo LG ThinQ para Android ou iOS (padrão em diversos aparelhos de casa inteligente da LG) que usa a rede Wi-Fi para controlar o ar condicionado. Com o Google Assistente via comandos de voz, pode-se definir a temperatura pelo celular. Na Alexa este processo é um pouquinho mais demorado. Custa R$ 4.599,00.

Mirror-2 da Piero é um espelho inteligente redondo com touchscreen integrado. Com 50cm de diâmetro, possui iluminação em Led e painel de LCD de 13,3” Full HD. Entre as suas notáveis habilidades está a possibilidade de interação e controle do sistema de automação da Casa Inteligente, além da possibilidade de fazer streaming de câmeras de segurança, serviços de clima e tempo, agenda de compromissos, vídeos do Youtube ou áudio do Spotify. 

Sua conectividade também é possível via Bluetooth, WiFi e USB. Conta ainda com 2 alto-falantes de 2 watts cada incorporados, além de sensor de proximidade para ligar o seu display automaticamente. A fonte de alimentação é bivolt (110v-220v). A versão retangular tem 80cm X 60cm e vem com todas as funções da redonda (exceto a alça). Está disponível no Brasil através das revendas autorizadas da Som Maior Áudio e Vìdeo High End e tem garantia de 2 anos. 

E como o mundo da Casa Inteligente não é feito só de caixinhas autônomas (assistentes de voz) destacamos aqui para os audiófilos mais exigentes, o retorno da icônica marca de audio Hi-Fi Marantz, que volta oficialmente ao Brasil com o lançamento de seus novos receivers, através da distribuidora Disac. 

São modelos como o SR6014 (110Wx9), SR5014 (100Wx7), NR1710 (50Wx7, imagem acima) e NR1510 (50Wx5) - todos equipados com a tecnologia Heos de transmissão wireless multiroom para modelos Marantz ou Denon compatíveis, onde: 
- podem ser comandados por aplicativo ou assistentes de voz Google Assistente, Amazon Alexa ou Apple Siri 
- acessam serviços na internet pela rede Wi-Fi como streaming de audio via Spotify, Connect, Deezer, Tidal e Napster
- recebem áudio do iPhone ou iPad, via AirPlay 2
- reproduzem música nos formatos FLAC, ALAC, WAV 192/24 e DSD 5.6MHz
- tem conexões HDMI para sinais 4K, HDR10, Dolby Vision e eARC;
- entrada PHONO para toca-discos de vinil
- calibragem inteligente Audyssey MultEQ XT.
- possuem processadores Dolby Atmos e DTS:X (exceto no modelo NR1510)
- modos Dolby Height Virtualization e DTS Virtual:X 
Os modelos SR6014/5014 trazem DACs de 32 bits em todos os canais e o patenteado circuito HDAM, para reduzir ruídos e distorções  
Mais sofisticado, o SR6014 vem ainda com certificação IMAX Enhanced e três saídas HDMI (1 Zone 2)  
E diga adeus as caixinhas... 

Produtos para a sua Casa Inteligente disponíveis lá fora 

Muitas casas em reformas realizadas nos últimos 15, 20 anos ainda podem estar usando lâmpadas GU-10 convencionais, as famosas dicroicas incandescentes. Ao longo do tempo porém, estes embutidos evoluíram em sua instalação. A maioria deles atualmente são unidades independentes com luzes em Led a frente de um difusor de calor. Portanto, não há mais uma lâmpada GU-10 a ser trocada - eles são peças hibridas, únicas, que se encaixam dentro do nicho no teto através de molas, energizando-se num driver (bivolt ou não) e conectando-se assim diretamente à rede elétrica. Agora, eles também podem ser inteligentes!

Smart White Led Downlights 10W da linha Connect SmartHome, da empresa australiana Laser, é um embutido que pode ser ativado/controlado via Wifi, aplicativo Connect SmartHome/Tuya e assistente Google Home, onde se define ou diminui o seu brilho, cenas, horários ou temperaturas mínimas. A versão de luz branca fria sai a 29,95 AUD (R$36,92 em cotação do dia 27/07/20) e a RGB a 29,95 AUD (R$99,68 em cotação do dia 27/07/20) no site da fabricante. 

O interruptor-dimmer inteligente Aurora da Lutron foi eleito pelo site Cnet como o "Melhor Acessório de Iluminação Inteligente" em 2020. Ele foi desenvolvido como uma solução de acionamento simples para as lâmpadas inteligentes Philips Hue. Lâmpadas inteligentes são ótimas mas, o fato de as ligar/desligar via mensagens de voz, aplicativo ou automação pode não ser algo muito prático as vezes, princialmente se você mora com crianças ou hóspedes. 



Pensando nesta situação, o Aurora foi projetado para otimizar o acionamento das luzes controláveis Philips Hue. Você simplesmente o encaixa no interruptor de luz que esteja conectado às luzes Hue para poder ativá-las ou desativá-las diretamente na parede, sem com isso cortar o fornecimento de energia das lâmpadas (como ocorreria se desligasse o interruptor sem o Aurora), mantendo assim as suas configurações de automação e controles de voz para que elas continuem em "modo espera" - aguardando um novo acionamento por voz ou app no celular - mesmo quando apagadas. Disponível na Amazon americana por US$ 39 (R$ 204,36 em cotação de 19/04/20).

O Nanoleaf Smart Remote Control Kit já é um equipamento de design mais complexo. Alimentado por bateria e programável via Bluetooth, ele aciona diferentes cenas de iluminação apenas movimentando-o para um de seus 12 lados via acelerômetro embutido, com Leds que mudam de cor a cada função executada.



Gire-o e veja a mágica acontecer! Funciona com o HomeKit da Apple para controlar os equipamentos de iluminação inteligente da Nanoleaf. "Torça-o" por exemplo para ajustar o brilho dos painéis de luz da marca. Ele é praticamente um controle remoto de mesa, do tamanho aproximado de uma laranja. Não foi projetado para ser montado em uma parede. Ele também controla outros produtos compatíveis com o HomeKit. E você não precisa ter uma conexão wifi para fazê-lo funcionar. De design fantástico - como muitos os produtos NanoLeaf aliás - talvez seja um pouco confuso de usar, mas ele tem a grande e surpresa vantagem de poder ajustar qualquer cena luminosa da casa inteligente, incluindo as luzes Philips Hue e outros iDevices, tornando-se assim um ótimo controle remoto móvel para a casa em geral. Custa US$ 50 (R$ 262,00 em cotação de 19/04/20) na Amazon americana.

Os usuários Philips Hue também podem ser "mimados" quando se trata de opções de acessórios. Eles podem adicionar um controle remoto dimerizável sem fio Hue às lâmpadas ou sensores de movimento da marca. O Philips Hue Tap é um controle remoto circular, com quatro botões que podem acionar luzes ou cenas específicas das lâmpadas Philips Hue. 


E se você tiver uma Hue Bridge, também pode acionar outros dispositivos compatíveis com o HomeKit da Apple. Um diferencial bem bacana é que ele se alimenta da energia cinética vinda de cada botão pressionado - portanto sem baterias, sem recarga, apenas "carregado" pela força dos dedos. Custa US$ 40 (R$ 209,60 em cotação de 19/04/20) na Amazon americana. 

O Google Nest Thermostat E é um termostato inteligente com design simples e nova tela fosca de fundo. Com recursos comprovados de economia de energia, o Nest Thermostat E ajuda a economizar dinheiro, alterando a temperatura em ambientes de qualquer lugar - na praia, no escritório ou na cama. O Nest Thermostat funciona com a Alexa, com o Google Home e também outras marcas compatíveis.



O aplicativo Nest altera as temperaturas de qualquer lugar: em casa ou fora de casa, os aquecedores se apagam após a sua saída, para que não haja desperdício de energia se continuassem aquecendo ou refrigerando uma casa vazia. Ele pode alterar automaticamente a temperatura de manhã, quando você sai para o trabalho, à noite quando chega em casa, à noite quando vai dormir ou uma combinação dessas opções enquanto estiver de férias ou fora da cidade. US$ 160 (R$ 949,33 em cotação de 13/05/20) na Amazon americana. Nos Estados Unidos (Michigan) a empresa fornecedora de energia elétrica 'Consumers Energy está distribuindo 100.000 termostatos Google Nest para ajudar seus clientes a economizar. Os clientes que recebem o termostato inteligente terão o uso da energia gasta equacionado para horários fora do horário de pico, mantendo os usuários confortáveis ​​nos dias mais quentes do ano, diminuindo o consumo durante a tarde e o início da noite durante no verão, quando a demanda aumenta e a energia é mais cara. Este programa prevê maior colaboração no consumo consciente para que o estado de Michigan tome medidas de proteção ao meio ambiente, evitando assim a construção de três novas usinas de energia na próxima geração.

O Wemo Mini Smart Plug WiFi é um acessório inteligente que funciona com os principais assistentes pessoais virtuais. O aplicativo gratuito controla as luzes e outros aparelhos pelo telefone ou comando de voz na Alexa, Google Assistant ou Apple Home Kit através do Wi-Fi, sem a necessidade de um hub ou serviço de assinatura. Seu formato slim permite encaixar 2 Wemo Mini numa mesma tomada. O agendamento automático permite programar o ventilador para ligar antes de chegar em casa, sincronizar lâmpadas para cenas com o nascer, pôr do sol ou horários predefinidos, proteger a casa melhor como um temporizador, acender e apagar as luzes aleatoriamente para parecer que você está em casa.

Com o recurso IFTTT (If This, Then That) use um serviço gratuito baseado na Web que permite fazer coisas incríveis com o Wemo como ligar lâmpadas, cafeteiras, ventiladores e outros aparelhos eletrônicos quando chegar perto de casa ou desligá-los quando sair. Com o IFTTT, o Wemo Mini pode até acender as luzes quando seu time favorito marcar um gol! Basta conectar o Wemo Mini a uma tomada elétrica e, com o aplicativo, usar o Wemo para poder ligar e desligar os seus dispositivos e definir horários, sem preocupações e de qualquer lugar do mundo. US$ 17 (R$ 100,72 em cotação de 13/05/20) na Amazon americana. 

Suas persianas também podem ser controladas remotamente pela Alexa ou Google Home. E isto é perfeito quando automatizamos as luzes de casa mas não podemos ignorar a constante luz do sol vinda das janelas. Ao planejamos uma automação 'soft', devemos também considerar a automação de nossas janelas com cortinas e persianas inteligentes. E se isto for muito caro, já existe uma solução mais econômica: 


O Controlador de Persianas Verticais Zemismart usa a rede elétrica para ligar o seu pequeno motor e chip WiFi, permitindo então mudar o lado em que persianas verticais são operadas - sempre definindo os limites desta operação. Depois de devidamente 'emparelhadas', as cortinas/persianas podem agora ser operadas pelo controle remoto RF433, aplicativo Tuya e assistentes inteligentes como Alexa ou Google Assistente. Leva cerca de 2 a 3 segundos para que as persianas verticais abram e fechem completamente. Será preciso uma tomada elétrica nas proximidades do dispositivo para energizar o motor. No site da Zemismart por US 67,50 ( R$ 349,14 em cotação do dia 27/07/20).

LeakBot é um equipamento de monitoramento de água que encaixa fácil no cano externo da rede hidráulica. Compatível com Wi-Fi, o LeakBot sincroniza com o smartphone através de um aplicativo gratuito, alertando sobre um problema ocorrido e fornecendo orientações pelo app. A detecção avançada de vazamentos (seja um vazamento oculto ou um cano estourado) usa um sofisticado algoritmo para detectar e notificar você.



Não é necessário encanamento ou ferramentas extras. A tecnologia Thermi-Q mede com precisão as temperaturas do ar e da água e, se houver um vazamento, puxará água fria no exterior de sua casa, provocando queda bruta da temperatura. Quando um problema é detectado, orientações no aplicativo ajudam a diagnosticar o problema ou procurar assistência adicional. 29,98 € (R$ 191,64 em cotação de 13/05/20) na Amazon britânica. 

Quer realmente ter algo muito útil na sua cozinha inteligente? Experimente também adicionar a ela uma lata de lixo com comando de voz da Simplehuman. Zero contato, zero aproximação.



Exibidas primeiramente na CES 2017, elas podem abrir e fechar por meio de comandos verbais como: “lata fechada”, “lata aberta” ou “deixar aberta” (para o equipamento abrir, fechar ou permanecer aberto). Elas contam também com um sensor de movimento para abrir ou fechar.


Três microfones triangulam o som para maior precisão no reconhecimento de voz - mesmo em ambientes barulhentos e movimentados - de forma que a lata não abra até que se diga "lata aberta". O fechamento automaticamente é acionado após 10 minutos sem comandos. A versão Top também possui: 
- porta-refil de sacos plásticos para o lixo orgânico
- balde de plástico para o compartimento separado de lixo reciclável 
- revestimento antimicrobiano Agion, à prova de impressões digitais e que inibe o crescimento de bactérias, fungos, mofo e bolor no aço inoxidável escovado 
A venda por US$250 no site da fabricante (R$1.404,81 em cotação do dia 24/10/20). 

Descongelar legumes, fazer pipoca, cozinhar batatas e reaquecer arroz. Comandar tudo isso por voz agora já é possível com o Microondas AmazonBasics da Amazon. Para isso, basta ter um Amazon Echo e realizar as predefinições de voz de cozimento rápido. Um teclado simplificado permite que você peça ao Alexa para iniciar o microondas. De tamanho compacto, tem capacidade para 19 litros, 10 níveis de energia, timer, bloqueio para crianças e base giratória.

Basta dizer: "Alexa, reaqueça uma xícara de café" e o equipamento começará a reaquecer com as configurações apropriadas. Para começar a cozinhar, use a voz ou pressione o botão 'Ask Alexa' dizendo o tempo de cozimento: o botão ativará instantaneamente o seu Eco emparelhado, como se dissesse "Alexa". Pressionando o botão 'Ask Alexa' dizendo por exemplo "2 minutos" ou "legumes congelados", o microondas entenderá e cumprirá o comando solicitado. No site da Amazon americana sai por US 59 (R$ 303,54 em cotação do dia 27/07/20). 

O Facebook também é outra empresa de tecnologia que gasta muito com IA - quase US$ 8 bilhões por ano em pesquisa e desenvolvimento. Logo, o Facebook pode ter uma poderosa assistente pessoal virtual de AI no futuro. E vem trabalhando arduamente nisso há muito tempo. O Facebook já teve sua própria versão de Assistente Pessoal Virtual, inicialmente lançada para uso no Facebook Messenger. Ela era apoiada por uma equipe de humanos, que respondiam perguntas e realizavam ações que a dita inteligência artificial em questão ainda não conseguia lidar sozinha, bisbilhotando assim as conversas de bate-papo e intervindo com sugestões como filmes para assistir ou pessoas para vídeo-chat ou chamadas. Foi um escândalo! Pessoas e software xeretando você na rede social! O M lembrava-o sobre reuniões e sugeria um Uber para chegar lá. Se alguém no chat do Messenger lhe perguntasse: “Onde você está?”, o M apresentaria um botão de “enviar local” para ela com um toque. A ideia do M foi baseada na constante vigilância de cada palavra trocada no Facebook Messenger. Mas, o tempo passou... 

Atualmente, o Facebook vende um display inteligente chamado Portal, que usa dois assistentes virtuais. Um deles é a assistente Alexa da Amazon. O outro, é um segundo produto de assistente virtual do Facebook, também chamado de Portal, que pode ser usado no hardware para fazer chamadas e outras pequenas tarefas. O Facebook assim entra na briga das Assistentes Pessoais Virtuais Autônomas (acompanhadas de hardware) com a sua linha Portal, a venda no Estados Unidos. O destaque dos gadgets são as chamadas de vídeo inteligente nas telas dos modelos disponíveis. São eles:
Portal Mini 
Chamada de vídeo inteligente em uma tela HD de 8 "
De US$ 129 por 79

Portal 
Chamada de vídeo inteligente em uma tela HD de 10 "
De US$ 179 por 129

Portal + Chamada de vídeo inteligente na maior tela do Portal, de 15,6 "
De US$ 279 por 229

Portal TV
Chamada de vídeo inteligente na maior tela da casa, a sua TV
Por US$ 149 - Compre 2 e economize US$50

Características principais (consulte modelo)

- Fornecido com a Alexa Built-in
- Controle da casa inteligente
- Video porteiro
- Ouvir músicas favoritas
- Contar histórias através do Story Time, com efeitos de RA (Realidade Aumentada)
- Assista notícias
- Fazer chamadas de vídeo com contatos profissionais
- Fazer chamadas de vídeo no Messenger e WhatsApp com smartphones e tablets de seus familiares, mesmo que eles não tenham o Portal
- Desativação mecânica da câmera e do microfone
- Videochamadas com criptografia
- Câmera inteligente com aproximação e enquadramento automáticos no zoom para acompanhar a ação. Quando alguém entra na sala, a câmera inteligente é ampliada para manter todos à vista.
- Smart Sound, que aprimora a voz de quem está falando e minimiza o ruído de fundo

Antes mesmo de pensar em comprar o Portal, você tem que ser um usuário ativo do Facebook pois, a experiência não vai muito além da tela inicial, que pede o login no Facebook para continuar. Também precisará logar na Amazon para usar a Alexa, que serve como o cérebro principal por trás da interação IA - que aliás, funciona quase tão bem quanto nos alto-falantes Alexa, com todos os recursos da Amazon, desde perguntas até informações sobre o clima e controle de aparelhos domésticos inteligentes vinculados à sua conta como as... Lâmpadas Inteligentes! Os comandos de voz oferecem a conveniência de interagir com o monitor inteligente usando sua voz. E quando não está em uso, o Portal funciona como um porta-retrato digital para as fotos que você escolher no Facebook. Se os recentes escândalos de privacidade da rede social não o incomodam, esta pode ser uma boa escolha.

Outra boa opção para quem pensa em gerenciar os dispositivos dentro de casa - especialmente para controlar a casa inteligente sem precisar investir muito mais - pode ser o novo Lenovo Smart Tab M10 FHD Plus. O dispositivo vem com uma base que transforma o seu uso numa tela inteligente com o Google Assistente, controlando assim os principais recursos smarts de sua casa inteligente, como Lâmpadas compatíveis. A tela é de 10,3 polegadas FullHD. A base, acoplada a tela, dá recursos inteligentes via Google Assistente, como o controle de voz para gerir sua casa inteligente. É compatível com alto-falantes com Dolby Atmos para melhor experiência em musica, jogos e filmes. Tem também como destaques:



- Processador MediaTek Octa-Core 1,8 GHz
- Memória de até 4 GB
- Armazenamento de até 128 GB
- Entrada cartão SD para até 256 GB
- Entrada USB-C 2.0
- Microfone e saída para fone de ouvido
- Bateria para até 7 horas de navegação na Web
- Câmera de foco automático com 8 MP
- Reconhecimento facial avançado
- Modo específico a crianças, para gerenciar o uso por menores da casa
- Alerta para quando uma postura de uso no tablet não estiver correta
- WiFi AC e Bluetooth 5.0
- Estação de carregamento inteligente
- Modo Ambiente do Google Assistente para mãos-livres

Com previsão de lançamento no exterior a partir de Junho deste ano, o preço sugerido do Tablet é de 200 Euros (R$ 1.217,58 em conversão do dia 03/05/2020).

Quer algo mais ousado? O espelho de maquilhagem Impressions Vanity Hollywood Premiere Pro é lindo! Possui 15 Lâmpadas Bulbo em Led com interruptor e tomada USB de energia. Este modelo mais top, inclui alto-falantes Bluetooth sem fio com botões sensíveis ao toque e tela Led retroiluminada integrada ao vidro, além de ajuste de volume. Também permite verificar a temperatura ambiente para garantir que a maquiagem não 'derreta'.  

O equipamento oferece solução de iluminação difusa perfeita, num corpo robusto de alumínio que pode ser facilmente montado na parede com o kit pré-instalado ou mesmo, montado na base inclusa. Outros diferenciais são termostato digital, interruptor, 2 tomadas, espelho magnético redondo de 6,75" com ampliação em até 3X, modo de exibição do Led etc, alto-falantes Bluetooth sem fio. Disponível no site da Impressions Vanity Company. E, como espelho lembra não só higiene e limpeza mas também Beleza, olha que interessante este gadget da Sony: o Aromastic é um mini dispenser de aromas variados para ser usado em experiências audio-visuais pelo usuário. Muitos de nós podemos ter uma experiência familiar com um bom aroma de comida ou uma experiência que de repente, nos lembre memórias antigas, com um aroma similar. O difusor pessoal de aromas Aromastic tem corpo compacto para carregar-lo em qualquer lugar, apreciando o perfume pressionando um botão - seu cartucho pode conter vários aromas para serem trocados instantaneamente, de acordo com sua preferência ou personalizar o cartucho com seu perfume favorito. A proposta deste equipamento simples é agregar um outro sentido, o olfato, no uso diário de tvs e smartphones (focados apenas nos olhos e ouvidos) quando executamos músicas, videos ou leitura, aumentando a imaginação e transforma a experiência vivida em algo realmente novo.

Ao ler e simultaneamente usar um aroma equivalente, sua sensação poderá expandir você a uma história bem mais profunda, como a fragrância Aromastic "Perfume do Havaí", que nasceu de uma de cooperação do Conselho Estadual de Turismo do Havaí. Existem 5 aromas que o fazem sentir-se verdadeiramente no Havaí, incluindo o "Aroma de Niu", que remete ao côco.



Destaque também para as fragrâncias "Flores de Cerejeira", "Aroma da Floresta" (Himekomatsu), que cria a sensação de acampar e de piqueniques ou ainda, a possibilidade de poder fazer um cartucho com o seu próprio perfume favorito em algumas das fragrâncias disponíveis AQUI. Ainda não há versão para interação com assistentes pessoais virtuais como a Alexa, mas isto é uma questão de tempo (e necessidade), dependendo da aceitação do produto no mercado: imagine você dizer a sua assistente pessoal o que está lendo, assistindo ou ouvindo para que ela aplique a fragrância correspondente na hora certa, ajustando inclusive os níveis de iluminação no ambiente para uma experiência quase perfeita! Outra novidade para os fãs da Sony, famosa fabricante japonesa que trouxe ao mundo a música portátil com o seu icônico Walkman nos anos 80, é a LST-SE300, uma lâmpada bulbo em Led com  alto-falante e à prova d'água, que pode ser usada ao ar livre.   



Lançada dia 30 de Abril, possui um novo tipo de alto-falante sem fio que pode reproduzir música a partir de um Smartphone ou player com Bluetooth (Controladores de Mídia, Tablets, PCs etc). Mesmo que chova repentinamente ela continuará acesa e tocando normalmente pois é à prova d'água, bem útil para usar também no camping ou como alto-falante simples para pequenos eventos ao ar livre. Conecta-se a um soquete E26 (à prova d'água), sem necessidade de fiação ou carregamento. Boa para instalar em locais onde é difícil aplicar alto-falantes como cozinhas com gordura, banheiros úmidos ou mesmo espaços muito pequenos onde não dá para contar com um equipamento de áudio maior. O controle de luz conta com 192 tons variáveis, onde a música também muda a cor da lâmpada de acordo com a situação via aplicativo. Qualquer TV compatível com Bluetooth pode ser conectada a ela usando a função de sincronização labial.

Outras Características:



- Conexão base via soquete E26 ou E17 (usando adaptador disponível no mercado)
- 110 v
- 198g
- 6,6 W em Led dimerizável
- Temperatura de cor padrão em 2.700K (Kelvin)
- 192 tons de cores para combinar cenas
- Brilho de 520 lúmens (equivalente a 40W)
- Tipo de iluminação: difusa
- Modo de leitura com 32 etapas de escurecimento
- Função de "timer" para acordar com som e luz agradáveis no quarto
- Bluetooth 4.1
- Conexão Bravia (para TVs Sony)
- Conexão de um toque para dispositivos compatíveis com NFC
- Alto-falante 2W de potência
- Alto desempenho de graves no alto-falante
- Suporte ao modo "música estéreo" quando pareada a mais uma LST-SE300
- Codec de audio Apt-X adicionado aos codecs SBC e AAC
- Baixa taxa de compactação para tocar música com alta qualidade de som
- Certificação a prova d'água equivalente ao IPX4 (com uso de soquete à prova d'água)
- Itens incluídos: controle remoto (imagem acima), bateria de lítio para o controle remoto (já instalada no controle remoto para teste)
- Data de lançamento: 30 de abril de 2020
- Preço sugerido (Japão): 18.500 ienes (R$ 949,36 em conversão do dia 1/06/20)
- Página do produto: https://iot.sonynetwork.co.jp/lbs/



Com tantas qualidades, a LST-SE300 já é um sucesso de vendas e está completamente esgotada no site da Amazon Japan. É aguardar agora a entrega dos novos lotes do gadget.

Empolgou-se para a sua casa conectada? Então conheça também a pequena casa do futuro! A Nestron de Cingapura divulgou informações e fotos de seu mais novo protótipo para o Cube Two, uma pequena casa inteligente pré-fabricada com assistente de inteligência artificial proprietário. O Cube Two, que já está disponível para pré-encomenda, assemelha-se a pequenas casas de 24m quadrados. A Nestron diz que ele pode acomodar uma família de três ou quatro pessoas, com um design de conceito aberto e mais espaço dedicado à sala de estar. Por fora, parece um trailer moderno mas, por dentro, os elementos futuristas realmente brilham. A casa é totalmente mobilada e também conecta todos os dispositivos.



A maioria dos móveis vem embutidos e estão incluídos no preço base. Entre eles estão exaustor e pia na cozinha, mesa de jantar e sofá na sala de estar e rack de cama, guarda-roupa e balcão no quarto. Toda a estrutura tem cerca de 9 metros de comprimento e quase 4 metros de largura. Tem sala de estar, cozinha, banheiro, quarto e balcão de bar. O banheiro tem chuveiro, toalheiro e lavatório. A casa também possui eletrodomésticos inteligentes - a máquina de lavar, a geladeira, o ar condicionado e o fogão estão todos conectados. Até as luminárias estão integradas ao sistema. O assistente de IA Canny é o controle central de todos os aparelhos. Uma claraboia adiciona luz e expande mais o espaço. Com a integração da IA ​​e os elegantes móveis brancos, a pequena casa até parece uma mini nave espacial. A Nestron diz que o Cube Two aumenta o espaço útil em uma casa tradicional em 15%. O Cube Two está disponível para pré-encomenda e custa US$ 52.000 (R$ 308.235,20 em conversão do dia 13/05/20), com custos adicionais para os aparelhos elétricos complementares e outras personalizações. O envio para os EUA sai por US$ 8.000 adicionais (R$ 47.418,40 em conversão do dia 13/05/20). 

Para finalizar o post com 'chave de ouro', nada mais sugestivo em tempos de coronavírus do que a Smart Mask da Donut Robotics, uma máscara inteligente a ser usada por cima de uma máscara convencional que 'traduz' em tempo real (até 8 idiomas) tudo o que você diz direto para o seu smartphone ou também, para os robôs da empresa fabricante japonesa. 



Ela transmite a voz ao smartphone que por sua vez, realiza a escrita traduzida em minutos. Além disso, faz com que os robôs da marca realizem tarefas diretamente pelo comando de sua voz, sem precisar retirar a máscara se no ambiente também estiverem outras pessoas. 



Atualmente apenas sons e letras são usados mas, no futuro, os desenvolvedores prometem transmissão de sistemas de imagem (AR, VR, etc.). Uma integração com assistentes de voz para controlar as luzes seria muito bem-vinda também. O produto ainda não teve preço ou data de inicio de vendas revelados mas, espera-se algo para ainda este ano. 


Continue ligado neste post! Atualizaremos sempre que houverem novidades bem legais para a Iluminação Inteligente de sua casa conectada.

ATUALIZAÇÃO EM 19/10/20 

Apple finalmente lança nova versão mini do seu HomePod

O atual alto-falante inteligente da 'maçã' vem com preço de US$ 99 (R$556,77 em cotação do dia 19/10/20). Vai pegar? A má fama dos primeiros HomePods da Apple deveu-se aos seus preços altos e pouca compatibilidade com outros serviços. A Apple tenta agora mudar isso com o HomePod Mini, que custa hoje US$ 99 - contra os US$ 350 (R$ 1.969,17 em cotação do dia 19/10/20) cobrados pela versão de estréia disponível no mercado em 2017. Com esse preço, o HomePod Mini pode concorrer com o Echo, da Amazon e o Nest Audio do Google. Os concorrentes porém ainda têm aparelhos mais baratos e simples, como o Echo Dot e o Nest Mini que custam lá fora US$ 49 (R$ 275,87 em cotação do dia 19/10/20).


HomePod Mini vem com superfície sensível ao toque e luz multicolorida na parte de cima, nas cores branco e cinza espacial. Usados aos pares, oferecem som estéreo (nenhuma novidade até aí pois a Sony já oferecia este recurso em suas caixinhas Bluetooth SRS-XB10 em 2017). O HomePod Mini controla lâmpadas inteligentes compatíveis por meio dos comandos de voz da Siri, onde é possível criar cenas como apagar ou acender as luzes, além de trancar janelas e portas, controlar termostatos e outros itens da casa conectada. 


HomePod Mini também funciona como um hub doméstico, permitindo controlar os acessórios compatíveis HomeKit remotamente, como ver em video o que se passa na porta da frente da casa, fechar a garagem e outras ações por meio do app Home. Também se conecta ao iPhone para rastrear sua localização na casa ou pelo CarPlay. Uma novidade é poder mandar recados para quem também está em outro cômodo da casa com um HomePod Mini, sem precisar assim ficar gritando loucamente pelos ambientes - ação feita inclusive nos fones de ouvido AirPod, telefones iPhone e relógios Apple Watch. Os 3 microfones do aparelho só funcionam quando o iPhone do proprietário estiver com ele e, tudo o que for dito será criptografado. 



Através da Siri (assistente de voz da Apple) pode-se ainda configurar múltiplos alarmes, perguntar sobre a agenda do dia, revisar os lembretes, conferir a previsão do tempo, reconhecer diferentes membros da família e personalizar respostas a cada um deles - tudo isso mesmo com a música alta. Já os serviços de streaming musical disponíveis pra o HomePod Mini são o Pandora (não disponível no Brasil), Amazon Music, iHeartRadio e TuneIn rádios - nada de Spotify por enquanto! O HomePod Mini também envia o som da Apple TV para o(s) seu(s) altofalante(s), criando um efeito mais poderoso ao assistir filmes e clipes musicais. A pré-venda do HomePod Mini começa em 6 de novembro com entregas na semana de 16 de novembro. Ainda não há informações sobre preço ou disponibilidade no Brasil. 

Robson Giro, especial para a Codlux® - Luz em Led

Fontes: TargetHD, ArchDaily BR, Tecmundo, TudoCelular, Cnet, Tecnoblog, CNET, Portal Facebook, Computer World, Digital Trends, ASCII JP, The Guardian, Business Insider, Gizmodo Br, ABC 12, NotEnoughTECH, Ausdroid.net, Home Theater & Casa Digital, Techtudo 



Codlux® - Luz em Led

Luz é Função. Estamos empenhados nisso.

LEIA TAMBÉM
Codlux® App: nos 3 Anos do Blog,

vá direto ao ponto com os aplicativos Codlux®
Osram e Philips descontinuam suporte a produtos inteligentes

Verifique se você se enquadra nestas situações para manter a segurança de seus dados e funcionamento de sua Casa Inteligente! 
Philips Hue vulnerável: como se proteger disso?

Alguns produtos Philips Hue podem ser atacados por hackers! Saiba como se proteger.
Dia da Internet Segura!

A Codlux® preparou um mega post para prevenir você! 
APAGÃO "inteligente"

Livre-se disso!
Dispositivos inteligentes: 

Alguns podem parar até 2021
Led Inteligente - Falando sobre Segurança

Informações e dicas para a Internet das Coisas 
Led UV-C:

Tudo o que você precisa saber! 
Escritório, Home Office e a Iluminação em Led 

A COVID-19 mudará os escritórios para sempre?
Android 11 na Casa Inteligente

O controle nativo no SO do Google
Led Inteligente - Philips Hue no Shopping Eldorado

Confira nossa visita ao estande da marca!

Acompanhe o marcador do Blog:

ILUMINAÇÃO INTELIGENTE 



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Chuva e Led combinam? Sim e não...

Olá! É época de chuvas fortes em boa parte do Brasil. Inclusive no nordeste este ano, as águas caíram em Alagoas por exemplo enchendo regiões inteiras e desabrigando milhares de famílias. Com todo o respeito as vítimas, é um momento também para lembrarmos da fragilidade do Led em relação a uma possível exposição constante a umidade e água. Basicamente, o uso da iluminação em Led deve primeiramente considerar o seu local de aplicação: se o equipamento será de interno ou externo. Resumindo de forma bem didática, todo equipamento Led que não tiver uma certificação de proteção "IP65 e/ou IP66", deve ser usado em áreas internas - protegido da umidade, vapores de água, respingos, chuvas, alagamentos e submersão. Estas são regras básicas que, obrigatoriamente, devem ser aplicadas as Lâmpadas para soquetes diversos, aos plafons para embutir em gesso ou laje, as fitas em Led etc. Para uso fora de ambientes fechados como um Refletor Led por exemplo, existe a devida norma técnica

Perfilados: o detalhe essencial no Design Industrial de ambientes

Olá! Hoje vamos continuar a linha de postagens para o design arquitetônico industrial no interior de ambientes residenciais e corporativos. E o destaque agora vai para ele, um equipamento simples e de custo acessível, mas que faz toda a diferença para literalmente sustentar e dar "leveza" a iluminação: o perfilado! O QUE É? Imagens: Pinterest Criados originalmente para a suspensão e alimentação de circuitos e equipamentos de iluminação, ventilação, som ambiente ou, passagem de outros fios e cabos elétricos, telefônicos, dados etc nas construções industriais e comerciais, são destinados a instalações fixas ou suspensas justamente por terem uma aplicação muito flexível. COMO SÃO? Fabricados em chapa de aço pré galvanizado, pintura eletrostática, galvanização à fogo, alumínio ou aço inoxidável, eles são conhecidos tecnicamente como "eletrocalhas". Os melhores para o uso em design de interiores são aqueles mais resistentes, livres de rebarbas e que també

Codlux® no Pinterest: inspire-se como nós!

Olá! Está pensando em um projeto de iluminação e quer ir direto ao ponto, sem textão? Então, filtre o que você quer por imagens: acesse ideias e outros pins sobre Iluminação Led salvos na pasta "Luz em LED",  no Pinterest da Codlux®.  São muitas imagens para você consultar e se inspirar.  https://br.pinterest.com/codlux/luz-em-led/ Inspire-se, como nós! Siga o pincode abaixo e aproveite! Pincode Codlux® Codlux® - Luz em Led Luz é Função! Estamos empenhados nisso.