Pular para o conteúdo principal

São Paulo sem "Batata", Rio sem "Minha Luz..."

Olá!

O Carnaval de São Paulo já está aí! E o Largo da Batata aqui, na região de Pinheiros - zona oeste da cidade de São Paulo - simplesmente ferveu no Carnaval de 2019. Como aliás a exemplo de outros Carnavais passados que, desde 2013, época das manifestações políticas como o "Vem Pra Rua", lota as imediações em qualquer 'convocação virtual', seja pelo Facebook, Twitter ou WhatsApp.

Pois bem.

São Paulo: um Carnaval sem Batata



Agora, o acesso ao Largo da Batata não só está restrito como também, parcialmente "emparedado" durante os oito dias de programação oficial da folia de rua de São Paulo. Além destes bloqueios, os bares da região estão 'obrigados' a fechar as portas até as 22h - está proibida a circulação de pessoas nas ZAEs (Zonas de Atenção Especial) no horário entre as 20 e 22 horas. E para esta edição, a Prefeitura agora passa a considerar como 'ZAE' também o Largo da Batata e o Batatinha.


2020: Largo da Batata emparedado!

No carnaval de 2019, a Prefeitura chegou a mudar o trajeto dos dois últimos blocos que passariam pelo Largo da Batata após tumultos e permanência de público horas após o fim dos desfiles oficiais. Por causa disso agora, as pessoas que estiverem em bares poderão ficar até as 22 horas, horário determinado para o encerramento das atividades nesses locais. O controle de acesso a essas ruas  está sendo feito por meio de gradis metálicos com o apoio da CET (Companhia de Engenharia de Tráfego), PM (Polícia Militar) e GCM (Guarda Civil Metropolitana). O bloqueio no Largo da Batata e Batatinha se mantém durante todo o dia - o espaço será utilizado como centro operacional de equipes da Prefeitura e da PM; e o comércio ambulante está proibido. Já para os blocos que passarem pelo quadrilátero da Vila Madalena, só serão permitidos ambulantes. Serão pelo menos 796 desfiles na cidade.

Esclarecendo melhor o motivo desta mudança drástica

No Carnaval de 2019 aqui no Largo da Batata, os tumultos, roubos e desorganização ficaram fora de controle: pessoas - na maioria adolescentes mulheres vindas de outras regiões da cidade - foram assaltadas, agredidas, pisoteadas, abandonadas bêbadas ou drogadas em calçadas e sarjetas enquanto os blocos passavam. Pontos comerciais foram saqueados e incendiados, como uma casa do Norte na Rua Teodoro Sampaio. Tentativas de arrombamentos em portas metálicas de alguns bares ocorreram por causa de uma chuva forte - estabelecimentos que tinham seus toldos estendidos como o Bar "A kuka Vai Pegar" aqui na Rua Cardeal Arcoverde, foram os mais atacados por pessoas querendo entrar a força (mesmo com as portas fechadas) para se abrigarem. A estação Faria Lima do Metrô teve que ser fechada por super lotação e estouro em um dos vidros de sua fachada. Um verdadeiro caos!


Domingo, 3 Março de 2019: tumultos começam na Av Faria Lima com Rua dos Pinheiros   

Logo, não é de se estranhar pelo menos para nós comerciantes do Largo da Batata, esta mudança de planos para o Carnaval deste ano. E, se a Prefeitura de São Paulo não tivesse tomado esta atitude, o que aqui vos escreve testemunhou: sábado, dia 8 de Fevereiro de 2020, presenciei grupos fazendo baderna no Largo da Batata que, já estava sendo vigiado pela Guarda Civil Metropolitana. Garotos passavam por mim na rua gritando "arrastão", outro se dizia indignado por "não sair de bolsos cheios daqui hoje" etc... Quando os guardas viam essa correria, iam atrás com seus cassetetes para "acalmar" os mais abusadinhos - que, como ano passado, agora mesmo sem chuva queriam entrar a força nos estabelecimentos para escapar da vigilância. E o comércio em geral teve que baixar as portas novamente em plena 10H00 da manhã por causa de bagunça. A própria Codlux® operou muitas horas com as portas fechadas . Então, tudo se explica em 2020...

2020: Duas pessoas baleadas no Carnaval em Pinheiros!



Uma pessoa reagiu a uma tentativa de furto em Pinheiros simplesmente atirando contra o criminoso e acertando também uma mulher, na altura do número 867 da Rua Henrique Schaumann, nas imediações do Cemitério São Paulo. Um grupo de foliões presentes no local viram um jovem tentando arrancar a corrente de um rapaz que, teria sacado uma arma e atirado. A bala então atingiu a região da barriga do assaltante e, em seguida, também a coxa da integrante dos foliões. À noite, outras três pessoas foram feridas à faca na Rua Teodoro Sampaio, também em Pinheiros, durante uma briga generalizada.

Carnaval deste tipo, o Largo da Batata e a Cidade de São Paulo simplesmente dispensam...

Rio de Janeiro: "Minha Luz é de LED" é proibido de desfilar



O bloco mais luminoso do Rio não vai poder se apresentar na cidade do Rio de Janeiro em 2020. Apesar dos esforços dos organizadores para cumprir as exigências legais, o 'Minha Luz É de Led' não conseguiu autorização da Polícia Militar e anunciou em rede social nesta segunda-feira que não vai conseguir desfilar. O anúncio foi feito logo pela manhã. O comunicado cita que

"... a Polícia Militar vetou o desfile do bloco, alegando que em 2019 os foliões fecharam a saída do Túnel 450 (que fica na altura da Praça Marechal Âncora)"
.

Continua o comunicado:

"Fizemos realmente tudo que estava ao nosso alcance do ponto de vista burocrático e legal, mas não foi suficiente. Infelizmente não temos mais nenhuma alternativa, estamos de mãos atadas. Nós estamos muito tristes, arrasados. É um ano inteiro de trabalho jogado fora... pois por ser um bloco à noite com estrutura de palco, não se enquadrava mais como bloco. A mudança fez também aumentar o número de requisitos necessários para obter a autorização... estamos desde o ano passado, tentando nos regularizar, para dar ao público maior segurança e não prejudicar a cidade. Legalizar um bloco é muito difícil, além de ser muito caro. Tentamos fazer tudo certinho, mas esbarramos na PM."


Leia outro comunicado do bloco enviado dia 20 de Fevereiro pelo seu Instagram, a respeito de boatos sobre possíveis manifestações de protesto:



Em 2019 o 'Minha Luz É de Led' apresentou-se pela primeira vez na Cidade de São Paulo. A Codlux® publicou a notícia AQUI no Blog com muita animação, juntamente com a programação completa do Carnaval 2019 em Pinheiros - uma das postagens mais lidas do ano!

Agora em 2020, o que podemos tirar de lição nestes dois casos? Bem,

1º) - O Poder Público deve organizar melhor e garantir a segurança de todos os envolvidos em mega eventos como estes - não só a de foliões como também a de moradores e comerciantes locais

2º) -  A população, seja ela jovem ou adulta, não pode se esquivar de suas obrigações e responsabilidade enquanto cidadãos, tendo que respeitar o bem público e privado como desejasse que fosse na segurança e tranquilidade de suas casas ou empresas.

3º) - Estão corretos a Prefeitura de São Paulo e o "Minha Luz...": deu ruim, CANCELA!

Esperemos 2021 para saber se o Largo da Batata - e o "Minha Luz é de LED" - voltarão melhor ajustados para a brincadeira de Carnaval. Pelo bem da Alegria!


Robson Giro, especial para a Codlux® - Luz em LED

Fontes: R7, O Globo, G1

Codlux® - Luz em Led

Luz é Função! Estamos empenhados nisso.

LEIA TAMBÉM
O Batata floresce!

Os empreendimentos mais prósperos da região
Ring Light Codlux® - SUPER OFERTA para o CARNAVAL 2020!

Sua Make pode fazer toda a diferença neste Carnaval! 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Chuva e Led combinam? Sim e não...

Olá! É época de chuvas fortes em boa parte do Brasil. Inclusive no nordeste este ano, as águas caíram em Alagoas por exemplo enchendo regiões inteiras e desabrigando milhares de famílias. Com todo o respeito as vítimas, é um momento também para lembrarmos da fragilidade do Led em relação a uma possível exposição constante a umidade e água. Basicamente, o uso da iluminação em Led deve primeiramente considerar o seu local de aplicação: se o equipamento será de interno ou externo. Resumindo de forma bem didática, todo equipamento Led que não tiver uma certificação de proteção "IP65 e/ou IP66", deve ser usado em áreas internas - protegido da umidade, vapores de água, respingos, chuvas, alagamentos e submersão. Estas são regras básicas que, obrigatoriamente, devem ser aplicadas as Lâmpadas para soquetes diversos, aos plafons para embutir em gesso ou laje, as fitas em Led etc. Para uso fora de ambientes fechados como um Refletor Led por exemplo, existe a devida norma técnica

Perfilados: o detalhe essencial no Design Industrial de ambientes

Olá! Hoje vamos continuar a linha de postagens para o design arquitetônico industrial no interior de ambientes residenciais e corporativos. E o destaque agora vai para ele, um equipamento simples e de custo acessível, mas que faz toda a diferença para literalmente sustentar e dar "leveza" a iluminação: o perfilado! O QUE É? Imagens: Pinterest Criados originalmente para a suspensão e alimentação de circuitos e equipamentos de iluminação, ventilação, som ambiente ou, passagem de outros fios e cabos elétricos, telefônicos, dados etc nas construções industriais e comerciais, são destinados a instalações fixas ou suspensas justamente por terem uma aplicação muito flexível. COMO SÃO? Fabricados em chapa de aço pré galvanizado, pintura eletrostática, galvanização à fogo, alumínio ou aço inoxidável, eles são conhecidos tecnicamente como "eletrocalhas". Os melhores para o uso em design de interiores são aqueles mais resistentes, livres de rebarbas e que també

Codlux® no Pinterest: inspire-se como nós!

Olá! Está pensando em um projeto de iluminação e quer ir direto ao ponto, sem textão? Então, filtre o que você quer por imagens: acesse ideias e outros pins sobre Iluminação Led salvos na pasta "Luz em LED",  no Pinterest da Codlux®.  São muitas imagens para você consultar e se inspirar.  https://br.pinterest.com/codlux/luz-em-led/ Inspire-se, como nós! Siga o pincode abaixo e aproveite! Pincode Codlux® Codlux® - Luz em Led Luz é Função! Estamos empenhados nisso.