Pular para o conteúdo principal

A Cor do Ano Pantone 2021

Olá! Pantone anuncia a Cor do Ano 2021: 

PANTONE 17-5104 Ultimate Gray + PANTONE 13-0647 Iluminador 



As cores Pantone de 2021 despertam a esperança no desespero. Em 2020, a cor escolhida pela Pantone no ano, o Classic Blue, provou ser assustadoramente premonitiva. Anunciado semanas antes da descoberta do primeiro caso de Covid-19, é a usada nas máscaras de médicos em todo o mundo. O planeta inteiro ficou melancolicamente BLUE. Agora, a equipe de analistas de tendências da marca de tintas dos Estados Unidos selecionou dois tons - Ultimate Grey e Illuminating - sendo a segunda vez em duas décadas que a Cor do Ano vem em dupla. 



A explicação da Pantone

"Um casamento de cores transmitindo uma mensagem de força e esperança que é duradoura e edificante".
Assim é definida a seleção das duas cores independentes que destacam-se como diferentes elementos, reunindo-se para expressar uma mensagem de força e esperança que é duradoura e edificante, transmitindo a ideia de que não se trata de uma cor ou de uma pessoa mas, de mais de uma. A união do Ultimate Grey duradouro com o amarelo vibrante Illuminating, expressa uma mensagem de positividade apoiada pela fortaleza.



Prático e sólido como uma rocha mas, ao mesmo tempo caloroso e otimista, esta é uma combinação de cores que nos dá resiliência e esperança. Precisamos nos sentir encorajados e elevados, isso é essencial para o espírito humano. Como neste mural do artista Jason Naylor.



Uma polêmica na tradição do design 

Usados por designers de moda, gráficos e de interiores, os serviços de correspondência de cores do Pantone Institute são um recurso para prever paletas que podem ser populares entre os consumidores. 



Este ano porém, a combinação foi comparada nas redes sociais aos tons de coletes de segurança, marcações rodoviárias, a gritante melancolia urbana doentia, fachada brutalista, sol frio e cimento. A Vogue por exemplo, descreveu a escolha simplesmente como “muito estranha”.

A Pantone afirma no entanto que, suas escolhas neste ano são “uma mensagem de felicidade apoiada pela fortaleza”. Mas algumas leituras mais escuras do Ultimate Grey ou um tom claro de pomba, que eles comparam a “seixos na praia e elementos naturais”, não são difíceis de se encontrar por aí: as calças de corrida que todos nós vestimos todas as manhãs; a mesmice dos dias se misturando; o piso de vinil de uma enfermaria de UTI. A segunda escolha 'iluminante' é um amarelo-ouro, que a Pantone descreve como “brilhante e alegre”, “cintilante com vivacidade” e “imbuída de energia solar”. É a primeira vez em mais de uma década que um tom de amarelo é escolhido. Em 2009, quando selecionaram um amarelo mais quente, o Mimosa, disseram que “nenhuma outra cor expressa mais esperança e segurança do que o amarelo”. Muita coisa pode ter mudado em 10 anos, mas parece que a interpretação da Pantone para o amarelo não mudou. 

Em entrevista à Vogue, os analistas de tendências da Pantone explicaram que selecionaram duas cores porque, “tornou-se evidente que nunca haveria uma cor que pudesse expressar tudo o que precisava ser expresso depois de 2020". Em 2016, quando eles selecionaram o Quartzo Rosa - uma tonalidade que ficou mais conhecida como Rosa Millennial - emparelhado com um azul suave Serenity, esta escolha dupla representou “bem-estar” e “movimentos em direção à igualdade e fluidez de gênero”. As escolhas da cor do ano da Pantone costumam fazer uma declaração social - a crise climática foi um claro ponto de partida para a escolha do Living Coral em 2019 e também, do tom Greenery de 2017. Em setembro deste ano, a marca de tinta lançou ainda um tom vibrante de vermelho na tentativa de acabar com os estigmas em torno da menstruação. 

É a primeira vez que uma tonalidade acromática (cinza) foi selecionada e, a segunda vez que duas cores foram escolhidas. Em 2016, os tons rosa pálido e azul, Quartzo Rosa e Serenidade, quebraram a norma ao serem apresentados em gradiente. Tons de azul serenos fizeram várias aparições nas últimas duas décadas, mas a única outra vez em que um tom amarelo otimista foi selecionado foi durante outra crise econômica generalizada: para 2009, Pantone escolheu a animada Mimosa, projetando uma sensação de esperança enquanto a Grande Recessão de 2008 que abalou as Américas do Norte, do Sul e da Europa. A escolha do ano passado, Classic Blue , ofereceu uma sensação de tranquilidade enquanto o mundo se movia para uma nova década, bem como um bálsamo para sentimentos de instabilidade e inquietação. Ele foi selecionado pouco antes de a COVID-19 se tornar uma crise internacional. 

PANTONE 17-5104 Ultimate Gray + PANTONE 13-0647 Iluminante,

PANTONE 17-5104 Ultimate Grey é o tom emblemático de elementos sólidos e confiáveis ​​que são eternos e fornecem uma base firme. As cores dos seixos na praia e os elementos naturais cuja aparência envelhecida realça a capacidade de resistir ao teste do tempo no Ultimate Grey, que garante tranquilamente, estimulando sentimentos de compostura, estabilidade e resistência. 


PANTONE 13-0647 Illuminating é um amarelo brilhante e alegre cintilando com vivacidade, um tom amarelo caloroso imbuído a energia solar. 

Duas cores independentes que destacam como diferentes elementos se unem para se apoiarem no Pantone Color of the Year 2021. Prático e sólido, mas ao mesmo tempo aconchegante e otimista, a união do PANTONE 17-5104 Ultimate Gray + PANTONE 13-0647 Iluminante é força e positividade que encapsula sentimentos mais profundos, com a promessa de algo ensolarado e amigável. Precisamos sentir que tudo ficará mais brilhante - isso é essencial para o espírito humano. À medida que as pessoas procuram maneiras de se fortalecer com energia, clareza e esperança para superar a incerteza contínua, 'sombras' animadas e encorajadoras satisfazem nossa busca por vitalidade.



Encorajando o espírito, a combinação de PANTONE 17-5104 Ultimate Gray + PANTONE 13-0647 destaca nossa necessidade inata de ser visto, de ser visível, de ser reconhecido, de ter nossas vozes ouvidas. É uma combinação de cores cujos laços com o insight, inovação e intuição e respeito pela sabedoria, experiência e inteligência inspiram a regeneração, pressionando-nos em direção a novas formas de pensamento e conceitos.

"É uma combinação que mostra a resiliência, o otimismo, a esperança e a positividade de que precisamos, conforme redefinimos, renovamos, reimaginamos e reinventamos",

disse Laurie Pressman, vice-presidente do Pantone Color Institute, em uma videochamada. 

Confira a harmonização nas paletas de tendências: 

Aviary (Aviário)


Aviary é um grupo alegre e animado de cores emblemáticas de uma rica plumagem vibrante e atraente de pássaros. PANTONE 17-5104 Ultimate Grey traz um elemento natural para esta paleta otimista de brilhos alegres que inclui PANTONE 13-0647 Iluminador, enquanto o contraste de um PANTONE 11-4201 Cloud Dancer branco elevado injeta drama.

Enlightenment (Iluminação)


Evocativa de um espaço hipnótico que expande nossa mente para outro reino, a história das cores da juventude e do futuro no Iluminismo estimula nosso desejo de reimaginar. A combinação de PANTONE 17-5104 Ultimate Grey e PANTONE 13-0647 Illuminating combina sabedoria e experiência com nosso desejo de avançar em direção a novas maneiras de pensar e revelar novos insights, enquanto um cristal de chumbo metálico prateado PANTONE 20-0087 adiciona um brilho de luar.

Intrigue (Intriga)

Um potpourri cativante de cores, Intrigue abraça uma fusão de influências. Peculiar e vigorosamente individualista, mas ao mesmo tempo exibindo um apelo universal, a resistência intemporal da Intriga é intensificada pela adição do sólido e confiável PANTONE 17-5104 Ultimate Grey e do amarelo brilhante PANTONE 13-0647 Iluminante, um tom amarelo simbólico de luz solar.

Orbital

O fervor para explorar viagens interestelares se reflete em Orbital, uma paleta de tons metálicos cintilantes encontrados nas hipnotizantes galáxias do espaço sideral. A imagem dourada da PANTONE 20-0040 Luxe Lemon brilha com vitalidade enquanto a PANTONE 20-0005 Chrome imita o brilho cintilante das estrelas.

Sun and Shadow (Sol e Sombra)

O resiliente PANTONE 17-5104 Ultimate Grey e o esperançoso PANTONE 13-0647 Iluminador injetam força e positividade em uma paleta de tons terrestres. Sem idade e sem gênero, a história das cores em Sun and Shadow transmite uma narrativa da beleza primitiva que nos cerca.

A Cor do Ano Codlux® 2021

Pois bem. Polêmica ou não, a escolha da Cor do Ano 2021 também nos remete aqui na Codlux® a lhe indicar "A Luz do Ano 2021" que 'converse' simultaneamente com os novos tons da Pantone para o ano que vem.  E, sem dúvida alguma, manteremos em 2021 o branco neutro em 4000K na mesma posição de 2020: no design de interiores, este espectro de temperatura de cor aliado a um fiel nível de IRC, não amarelará o cinza e nem sobrecarregará o dourado, como seria no uso do branco quente em 3000k. Tão pouco, dará um ar pálido ao Iluminador, se fosse usada uma luz branca fria em 6000K - apesar desta ser útil para suavizar e dar brilho ao Ultimate Grey

Então, escolha as suas texturas e se jogue na proposta Pantone com mais segurança, mantendo a fidelidade dos tons e espírito da Cor do Ano 2021 com a Luz branca neutra em 4000K no destaque da sua decoração! 

E que 2021 seja um ano incrivelmente lindo para todos nós!  🙏

Robson Giro - especial para a Codlux® - Luz em Led

Fontes: Pantone, The Guardian, CNN 

Codlux® - Luz em Led

Luz é Função. Estamos empenhados nisso.


LEIA TAMBÉM:
O Paradoxo na Iluminação em Led 

Na iluminação de ambientes com luz em Led, 
nem tudo pode parecer o que é! Saiba o por que.  
Erros de Projeto: precisamos conversar sobre isso 

 Juntamos neste post um resumão com as melhores dicas do Blog, compiladas da experiência nos atendimentos de nossos profissionais Andre Caixeta e Marcos Britto para ajudar você a ficar alerta a alguns erros básicos que possam ser cometidos no seu projeto de iluminação!
A Luz na Arte

O efeito da tecnologia Led em sua arte, decoração e conforto como espectador
Dia do Decorador - Post Especial

Dicas para o uso da luz em Led na decoração e ainda, uma matéria super especial do The New York Times  
Dicas para o "Dia do Decorador"

Quando uso luz em Led quente, fria, não ofuscante ou pontual para a decoração de minha casa ou empresa? Leia no Blog
Semana da Decoração Codlux® 

Acesse exclusivamente em seu Instagram mais 4 Super Dicas da Codlux® sobre a Luz em Led no Design de Interiores 
E a Iluminação nos Banheiros hoje? 

16 Super Dicas no uso da iluminação em Led - mais os melhores produtos da Codlux® para aplicar no seu Toilete 

Postagens mais visitadas deste blog

Faria Lima Plaza: o Batata floresce!

Olá! Dia 17 de Agosto é o Aniversário de nosso amado bairro de Pinheiros aqui na cidade de São Paulo . Preparamos este super post especialmente para você que deseja morar, trabalhar, se divertir ou mesmo conhecer um dos primeiros bairros da segunda maior cidade da América Latina em 2020, onde a população já passa dos 20 milhões e a riqueza gerada, beira a casa dos US$530 bilhões ao ano. E Pinheiros hoje ilustra bem este progresso todo: uma edição da revista Veja São Paulo de Janeiro de 2019 destacava em matéria especial, um grande empreendimento a ser erguido no Largo da Batata , região do bairro de onde está localizada a Codlux®: o  Faria Lima Plaza .  O projeto arquitetônico em questão é assinado pelo famoso escritório de arquitetura  Kohn Pedersen Fox Associates  (KPF, que tem vários 'skyscraper' marcantes ao redor do mundo) e, tem potencial para se tornar um grande ícone do mercado imobiliário. O edifício conta com 40.937 m2 (440.643 pés quadrados) de área BOMA, dis

Lar Inteligente 360º

Olá! Durante quatro semanas, especialistas e fornecedores vão apresentar virtualmente temas inéditos e soluções tecnológicas. É o  Lar inteligente 360º , um projeto online da  AURESIDE - Associação Brasileira de Automação Residencial e Predial . O objetivo é difundir conhecimento e promover debates com uma audiência seletiva e de forte influencia nos processos decisórios de projetos residenciais, tanto novos como na sua adequação de uso. Em todos os dias de palestras, haverão também apresentações de projetos, produtos e soluções para casas inteligentes e conectadas.  UM ENCONTRO VIRTUAL SOBRE TECNOLOGIA E O FUTURO DE NOSSAS CASAS! De 15 de setembro a 8 de outubro   Palestrantes:  Para conhecer melhor o programa e fazer sua inscrição gratuita, visite:   https://larinteligente.com.br/evento-online A Codlux® está acompanhando tudo e atualizará oportunamente esta postagem com as novidades mais importantes mostradas no evento, aguarde! ATUALIZAÇÃO EM 14/10/20 Acesse o resumo rápido do que j

Refletores em Led: na medida para a sua calçada

Olá! Muitas pessoas se perguntam quantos Watts em Led são necessários para iluminar sua calçada. Bem, aqui no Showroom Técnico da Codlux® por exemplo (que está localizado em uma área muito movimentada do Bairro de Pinheiros - bem ao lado do coração da região, o badalado "Largo da Batata") optamos por usar em nossos mais de 5 metros de calçamento, duas peças de refletores em Led branco frio 6000K com 30W cada (em detalhes nas imagens abaixo), voltados para baixo, com a intenção de iluminar bem o passeio e dar mais segurança e visibilidade, tanto aos pedestres quanto aos frequentadores dos Bares locais. Se fosse uma residência, apenas uma peça deste refletor bastaria para iluminar a entrada de uma garagem por exemplo. Mas em áreas comerciais, quanto mais iluminação a noite melhor. Se a sua casa tiver os mesmos 5,60 metros de nossa frente, você pode optar (se desejar espalhar melhor a luz), por dois refletores de 20W cada, posicionados um em cada lado do imóvel. Vo