Pular para o conteúdo principal

A Luz na Arte

Olá! Quando pensamos atualmente em iluminação, buscamos por um bom desempenho energético, utilizando a maior quantidade de luz natural possível junto a, consequentemente, uma boa qualidade na iluminação artificial. 
O Lighting Design (design de iluminação) se desenvolve nesta direção. 
Christopher Cuttle, renomado lighting designer de âmbito mundial, chegou a propor como alternativa considerarmos também até a luz refletida pelas superfícies de uma sala por exemplo, como fonte de iluminação.
Para poder descobrir e compreender os princípios da luz na arte e como conceber e produzir boas instalações para espaços arquitetônicos simples ou complexos ao redor do mundo - que também incluam uma iluminação correta e acolhedora - cientistas de conservação em museus e galerias têm buscado estudos mais claros quanto aos possíveis danos que a luz de um modo geral pode infligir em um objeto de arte e, em que llighting os designers podem ajudar para melhor exibir e proteger estes preciosos itens.

E quando falamos da iluminação para os nossos objetos de arte? 

A Codlux® preparou com todo o carinho esta publicação super especial sobre a Luz na Arte, para você poder se informar e se inspirar no seu projeto de iluminação! Assista ao nosso video intro e, boa leitura. 



Os visitantes de uma galeria - ou observadores de um item artístico instalado em sua residência ou empresa por exemplo - querem não só ver o objeto mas também, obter uma compreensão da sua natureza e a do artista quando na intenção em criá-lo. A interação da luz no objeto de arte pode ser uma fonte tanto de experiência visual como também de degradação da obra. 
Como estes padrões de iluminação interagem com a arte e influenciam em nosso processo de percepção visual junto ao objeto em elementos como leveza, coragem, textura e brilho?

Forma, cor e luz 

Uma obra de arte pode ser considerada um objeto que foi elaborado
para interagir com a luz.
Um artista que aplica tinta sobre uma tela, está adicionando a ela pigmentos que, sendo substâncias químicas com propriedades de absorver certas bandas selecionadas no espectro da luz incidente sobre a sua superfície, consequentemente modificam este espectro na luz refletida.
Existem tecnologias e técnicas de aplicação capazes de modificar ainda mais as interações da luz com as obras de arte, dando textura às camadas de tinta e afetando a incidência da luz sobre elas.
Em esculturas, a iluminação que se projeta sobre o mármore por exemplo, deve ser bem controlada para que a luz refletida em sua superfície não seja exagerada. Grosso modo, o mármore tem uma textura opaca, o que pode gerar padrões fortes de luz e sombra. Como ele também pode ser alisado ou polido, mostra quando tal, reflexos espetacularmente brilhantes. Nos longos períodos de trabalho em estúdios, os estudantes de arte estão sempre preocupados com o desenvolvimento e gerenciamento no controle da interação da luz com sua obra.
Para que as obras de arte sejam efetivamente bem exibidas, a iluminação deve ter o potencial de revelar os atributos visuais sobre o qual ela foi originalmente concebida.
A iluminação para arte requer um Lighting Designer que compreenda a mídia artística e ainda, saiba como ela reage às interações com a luz, permitindo que todos os seus atributos visuais artísticos sejam então revelados ao espectador.

Luz e visão na Arte

A luz é um fluxo de fótons, onde um fóton é uma partícula elementar de energia radiante. No vácuo, todos os fótons viajam na mesma velocidade (velocidade da luz). A taxa de vibração pode variar em uma vasta gama e, essa diferença faz com que os fótons tenham propriedades muito diferentes.
Uma densidade luminosa incidente de um lúmen por quadrado é igual a um lux, e esta é a unidade de iluminância.


A curva em forma de sino mostrada na figura acima foi estabelecida por pesquisas, empregando observadores humanos e representa uma resposta visual típica para um observador. Quando a luz é incidente sobre uma superfície, a densidade do poder radiante pode ser medida em watts por metro quadrado (W/m2). O poder radiante é avaliado como lumens (lm), e a densidade de lúmens incidentes é dada em lux (h), onde um lux é igual a um lúmen por metro quadrado. Desta forma, em vez de ser fisicamente uma quantidade de calor, o lúmen é uma quantidade psicofísica. Conforme padrão internacional definido desde 1924, um lux será sempre um lux, não importando em que parte do mundo você encontre-se como um observador.

A refletância é a densidade luminosa incidente de um lúmen por metro quadrado. Os valores de refletância são fatores importantes no design da iluminação. Deve-se levar em conta a luz refletida, a luz transmitida e a luz emitida por um material auto-luminoso.
Existe outra medida de iluminação mais especializada, que trata a luz em diferentes elementos dentro do nosso campo de visão, chamada luminância. Ela define a intensidade luminosa de um elemento em uma direção específica  relacionada à área projetada, pelo que chamamos de "candelas por metro quadrado" (cd/m2).
Conforme diminuímos muito os níveis de luz em um ambiente, causamos uma perda mais gradual em nossa habilidade de discriminarmos os detalhes finos e as verdadeiras cores de um alvo a ser observado.
Nossa visão fotópica consegue uma excelente discriminação de cor, enquanto a visão escotópica deixa as cores nos parecerem sempre iguais. Quando nossa visão é adaptada dentro da faixa escotópica, o poder radiante na retina é insuficiente para estimular nosso cone receptivo. A visão humana depende inteiramente das hastes (que percebem e capturam os sinais de luz, determinado brilhos e sombras). Embora hajam 120 milhões de receptores de hastes em cada uma de nossas retinas, grande parte deles estão conectados a grupos neurais, sacrificando a resolução de nossa sensibilidade - o que torna impossível fixar a visão sobre uma pequena área de interesse. A não uniformidade na distribuição dos fotorreceptores da retina afeta significativamente a nossa visão específica.
Nossos olhos não devem ser pensados ​​como dispositivos de imagens, a exemplo de câmeras digitais, mas sim como incansáveis instrumentos rastreadores de busca. Juntos, nossos olhos cobrem em pouco mais de 180 graus o plano visual horizontal, com uma baixa resolução. Quando um evento chama a nossa atenção, nossa cabeça gira e nossos olhos se fixam a ele, isto é, cada olho se alinha para focar a zona de interesse em sua fovea - região central da retina do olho humano onde se concentram os cones e onde se forma a imagem, que será então transmitida ao cérebro. Os músculos que giram os nossos olhos, os submetem a uma série de movimentos rápidos, resultando na varredura da área local pela fovea. Este é o processo que nos permite formar rapidamente uma impressão geral de um ambiente desconhecido, redirecionar a nossa atenção para os itens de interesse e, depois aí sim, examiná-los melhor em uma alta resolução.

Imagem: fontes de luz em caixa de vidro 

Ao mesmo tempo, nossa atenção também pode ser atraída para o elemento mais brilhante em nosso campo de visão, particularmente onde haja uma fonte de alto brilho aparecendo perto do item de interesse, trazendo como resultado um desconforto por causa do excesso de brilho.
Detalhes refletidos nos objetos de arte são cruciais para revelar-nos a qualidade das superfícies observáveis, mas grandes fontes de luz direcionadas a um objeto também podem reduzir a nossa visibilidade quanto ao seu detalhe, lançando um véu luminoso sobre parte ou totalidade do "alvo" observado.
Em meio a tanta "bagunça", quando nada em especial chamar a nossa atenção, haverá um tipo de informação mista em nossa observação, não deixando assim olharmos para a peça artística com outras "coisas" pedindo simultaneamente a nossa atenção visual. Não teremos espaços neutros na imagem vista para que nossos olhos possam descansar e, desse modo, a mensagem da obra de arte em questão não será perfeitamente entendida.
Um exemplo para esta situação são esculturas cobertas por redomas de vidro altamente refletivas (ilustração acima). 
Para evitar a probabilidade de que muitos reflexos ocorram ao redor do objeto de arte em exibição, é necessário garantir um "fosqueamento" na superfície de seus materiais de suporte (como a redoma de vidro).  
Não é necessário exibir objetos de arte contra fundos escuros. Embora eles possam ajudar no contraste para observação, os fundos escuros também capturam demais a nossa atenção e fornecem uma aparência muito estimulante, levando novamente a sensação de desconforto e sobrecarga visual.

Em uma observação artística, é necessário sempre distinguirmos todos os contextos que nos revelam os detalhes finos entre os objetos exibidos e seus arredores. E o olho humano está muito bem preparado para isso.

Observadores humanos são capazes de distinguir 10 milhões de diferentes tipos de cores.

Na observação da arte pelo olho humano, o chamado IRC (índice de reprodução de cor) também é fundamental na aplicação correta da luz para o objeto de arte. Um IRC entre >90 e >100 é o recomendável para todos equipamentos em LED usados em Museus e galerias de arte. E, como sempre, é muito importante que estes valores estejam corretos, para que a aparência dos materiais coloridos empregados no objeto de arte nos pareça a mais natural possível.
A visão geral no tom do objeto, dependerá muito da temperatura de cor usada na sua iluminação, ou CCT (temperatura de cor correlacionada), que é definida em Kelvin (K). Os efeitos gerais da temperatura de cor na iluminação podem ser classificados como quentes, intermediários (neutros) ou frios.
A escala "K" de temperatura de cor (kelvin) é a usada para definir o tom da iluminação em LED de modo que, à medida que o nível desta temperatura de cor aumenta em sua numeração, a aparência das cores no objeto de arte também vai mudando - de quente para média, de média para a fria e assim sucessivamente - dependendo do equipamento LED que estiver sendo utilizado.
Se aplicarmos uma lâmpada de 2.700K (kelvin) para iluminar a tela de arte em uma sala por exemplo, sua luz no objeto terá aparência claramente amarelada.
Se um CCT (temperatura de cor) escolhido for muito alto para que a iluminação de uma tela de arte coincida com a luz do dia (6.000K), então provavelmente ela não irá combinar muito bem a noite e, vice-versa. Isso significa que pelo menos em algum momento no decorrer do dia, a iluminação desta tela nos parecerá dar um tom de cor acromática (desbotada) em sua superfície, forjando uma aparência não natural nas suas verdadeiras cores. Uma "nata" esbranquiçada cobrirá o objeto de arte, descaracterizando-o na visão do observador.



Todo excesso de luz reduz a nossa visibilidade ao item de interesse.
Isso é uma deficiência e o seu efeito aumenta com o chegar da idade, dificultando a nossa clareza como observador ao longo da vida.
Uma pessoa jovem pode levar até 40 minutos para se adaptar completamente a uma luz muito baixa. Comparado com um jovem de 20 anos, apenas metade da mesma luz que o faz observar um objeto atingirá a retina de um mesmo observador local con 50 anos e, só um terço desta citada luz será absorvida por uma pessoa no mesmo local com 65 anos. Os 3 indivíduos verão então a mesma obra de arte de 3 maneiras bem distintas.
Um estudo de Knoblauch (1.997) particularmente relevante para a iluminação em museus, examinou os efeitos da idade avançada na iluminação e a sua capacidade de percepção das cores. O teste Farnsworth-Munsell para discriminação de até 100 tons cores, apontou por exemplo que, pessoas idosas podem ver melhor basicamente os tons verdes, em suas diferentes nuances entre o amarelo-verde e o azul-verde. Os pesquisadores perceberam também que os efeitos do envelhecimento da nossa visão está relacionado a um menor nível de iluminação no ambiente e esforço extra realizado pelos olhos no rastreamento periférico. Então, um mesmo quadro de arte por exemplo não deveria ser iluminado em um ambiente com usuário idoso da mesma forma que seria para um usuário com uma idade mais jovem. As percepções artísticas de ambos serão diferentes. E, a iluminação em geral tem um efeito profundo nas percepções das pessoas sobre os seus arredores. Muitas vezes, espaços mal iluminados são tidos como certos, ou no mínimo, mal percebidos. E a arte, que se aproveita muito do conceito de espacialidade, também será prejudicada nestes casos. É aí que entra em ação o verdadeiro projeto de iluminação. 

Considere também na casa ou empresa que fizer uso da Arte 

-Utilize luminárias corretas para ajudar a distinguir o objeto de arte no ambiente. Equipamentos com emissão de luz direcional e possibilidade de poder trocar suas lâmpadas LED são os mais indicados - como os modernos spots para trilho eletrificado. A enorme vantagem deste conjunto é a flexibilidade na sua instalação: por ser móvel (não fixo a um único ponto de energia/luz), o mesmo equipamento pode ser transferido do teto para uma parede, dependendo o objeto de arte que se queira iluminar. E se a luz ficar muito forte, fraca ou mesmo apresentar algum defeito, é só trocar a lâmpada LED, e não o conjunto todo.



-Temperaturas de cor (K), reprodução de cores (IRC) e posicionamento são técnicas básicas a serem implantadas na iluminação de arte.


-Crie um efeito dramático, sutil ou surreal em seu ambiente, considerando não apenas a peça em si mas também, como ela interage no espaço circundante


-Ao iluminar a obra de arte, procure adotar uma luz fria no fundo e uma luz quente na peça para fidelizar as cores e contrastes.


-Evite sempre que possível a interferência causada por efeitos de espelhos e acabamentos decorativos muito brilhantes no ambiente que expõe Arte. 


-Use uma fonte de luz focal na peça de arte que seja três vezes a intensidade (brilho) da iluminação no ambiente, para ajudar a acentuar o objeto de Arte sem que a luz sobre ele se pareça muito fraca.


-Em um quadro de arte, posicione a luz a um ângulo de 30 graus na peça. Para um quadro maior, adicione 5 graus no ângulo para evitar sombras. Reduza em 5 graus na posição se quiser acentuar a textura de uma pintura (imagem).



-Algumas obras de arte têm sensibilidade ao calor, a radiação UV (ultra violeta) ou Infravermelho (IR). Elas devem ser mantidas bem longe do Sol e demais fontes de calor, para melhor preservação ao longo do tempo.


-O LED é muito econômico. Sua eficiência energética é a melhor dentre quaisquer produtos de iluminação existentes atualmente. Logo, se houver a necessidade de sua casa ou empresa manter acesos por longos períodos a luz em LED sobre um objeto de arte, fique tranquilo: o gasto será menor em até 90% se comparado a uma lâmpada dicroica comum por exemplo. E sua arte continuará esplendorosa e protegida da degradação.


-Nunca use lâmpadas halógenas para iluminar o seu objeto de Arte pois, elas projetam uma luz carregada de muito calor que deteriora rapidamente a peça. Na Europa, estas lâmpadas já foram até proibidas de serem fabricadas desde setembro de 2016. Leia mais a respeito AQUI


-Cuidado com os tons! Evite o chamado 'desbotamento' nas peças de Arte causado por manchas luminosas de cores diferentes das do objeto exposto. Também na Arte, peças com tons de cores frias (preto, branco, cinza, azul, alguns rosa, lilás etc) pedem sobre elas uma luz (foco) de cor fria (de 5.500K a 6500K); e as com tons de cores quentes (vermelho, amarelo, verde, marrom etc) pedem luz de cor variando do quente ao neutro (2.500K a 4500K). Veja um exemplo AQUI.

A experiência da Capela Sistina 

A comunidade do museus sempre reconheceu as dificuldades práticas, o alto custo e a não sustentabilidade para se manter uma umidade relativa e temperatura ideais nos ambiente de exibição de artes - onde um único padrão somente, não é o mais adequado ou necessário para todos os objetos reunidos na mesma coleção.
Em 2008, o Instituto Internacional de Conservação (IIC) apresentou a primeira de uma série de discussões em mesas redondas, denominadas Diálogos para o Novo Século: Discussões sobre a conservação do patrimônio cultural em um mundo em mudança.
"Mudanças climáticas e coleções de museus" explorou como tema as mudanças climáticas e seus potenciais efeitos sobre o patrimônio cultural mundial.
E, destas discussões, nasceu um de seus melhores experimentos: a Capela Sistina, lugar que abriga o maior conjunto fixo de obras de arte da história  Tesouros como os de Michelangelo, Botticcelli, Pinturicchio, Perugia e Signorelli encontram-se reunidos nela. 



O local ganhou no ano de 2014 uma vida nova, não só depois de uma recente restauração mas também, do grande reavivamento proporcionado por uma moderna iluminação e ventilação. A empresa alemã Osram, na ocasião equipou a Capela Sistina em Roma com novíssimos equipamentos de iluminação em LED.
Após finalmente 500 anos, os níveis da iluminação do conjunto foram elevados e, seu consumo de energia caiu para menos de 60% comparado ao sistema de iluminação antigo.
A coloração do patrimônio artístico foi toda customizada e adaptada cientificamente, com aparelhos de alta precisão - conforme a coloração original das pinturas de Michelangelo - permitindo que sua arte fosse iluminada uniformemente e sem brilho direto ou ofuscante aos olhos dos visitantes.
Quando pintou estes afrescos no início do século XVI, o gênio renascentista Michelangelo contava durante o dia com o interminável sol italiano, fluindo através das altas janelas da capela para iluminar a sua representação de “A Criação” no teto e o seu monumental “Juízo Final” na parede do altar. Mas na década de 1980, quando as autoridades dos museus do Vaticano perceberam que a radiação ultravioleta vinda da luz do sol estava causando o desaparecimento das cores originais nos afrescos, todas as janelas foram cobertas. Uma iluminação de baixo nível instalou-se então, tornando difícil de se ver toda a beleza das imagens ali expostas - mesmo depois de uma trabalhosa restauração (imagem abaixo) nos afrescos originais. 




A esperança era de que um projeto luminotécnico com luz em LED eficiente proporcionasse uma melhor experiência na visualização e, ao mesmo tempo, minimizasse a degradação progressiva das obras, especialmente porque já era sabido que o LED não emite energia danosa na faixa de raios UV e nem fornece calor como outras fontes de iluminação convencionais - a luz do LED é sempre fria, não desbota pigmentos delicados nas pinturas e ainda  reduz o aquecimento no conjunto arquitetônico em até 50%.
Especialistas em medição de reprodução de cores da empresa inicialmente analisaram, junto a técnicos do Vaticano, a pigmentação dos afrescos sem qualquer contato físico em 280 pontos das pinturas renascentistas do artista italiano, para determinar o espectro de luz refletida e assim, controlar os quatro canais de cores (vermelho, verde, azul e branco quente) para de fato apresentar os afrescos como Michelangelo os via realmente há 500 anos atrás.
A equipe especificou então uma temperatura de cor de 3.500 K (Kelvin) para a Capela Sistina.
As luzes foram instaladas fora do campo de visão humano, embaixo das janelas, assegurando que elas fossem emitidas na mesma direção que a luz natural do dia. Refletores potentes em LED também foram posicionados estrategicamente para ocasiões especiais, como as missas e os eventos públicos com o Papa.
Até então, a arte do conjunto era insuficientemente enxergada de acordo com a entrada da luz do dia e, limitada por restrições tecnológicas muito conservadoras.
Uma iluminância de aproximadamente 50 a 100 lux (anteriormente era de 5 a 10 lux) garantiu então que a arte de Michelangelo fosse afinal claramente discernida, mas com um mínimo de envelhecimento e degradação possíveis.




Além da qualidade na iluminação, a economia foi outro ganho que se deu não só em função da mera instalação dos componentes em LED mas também, no planejamento do projeto luminotécnico como um todo, que iluminou a capela com grande precisão e sem desperdícios de luz e energia necessária para acendê-la.
Especialistas de outros grandes museus e galerias ao redor do mundo que também implantaram a iluminação em LED em seus espaços ficaram impressionados.
Relatórios da National Gallery e também da National Portrait Gallery (Londres) constataram que, com base em experimentos em diversas alas do museu, a tecnologia LED oferecia vantagens muito claras - embora os benefícios da economia de energia com o LED fossem evidentes. Testes produziram um inesperado consenso entre o diretor, curadores e conservadores da Capela Sistina em relação às qualidades estéticas da luz em LED, que foi considerada muito superior ao sistema de iluminação de tungstênio existente anteriormente.
O LED tende a produzir uma luz suave e difusa, que não super enfatizava a superfície nas pinturas, sendo que a ‘frieza’ relativa de sua iluminação correspondia mais fielmente à luz natural filtrada.

Para Elizabeth Lev, historiadora de arte e especializada em Vaticano, "...sempre houve um sistema de iluminação na Capela Sistina, é claro, mas ele era mais para a sua manutenção e, na verdade, depois de um tempo ele acabou se tornando um obstáculo para a melhor compreensão das nuances nas cores de Michelangelo. Este novo sistema LED agora ilumina tudo: recoloca os fios de ouro nas 400 pinturas, aquece as sibilas [personagens da mitologia greco-romana] brilhantes e os profetas de Michelangelo no teto, além de trazer de volta para a luz os elementos antes escondidos pelas sombras. O efeito mais notável é a valorização do halo de luz em torno de Jesus no “Juízo Final”. A maioria dos visitantes nem imagina que, por anos e anos, vimos essas mesmas obras espetaculares sob uma luz muito escura",  completa Elizabeth ao jornal Independent.




Hoje, a mesma empresa responsável por todo este avanço tecnológico também já iluminou externamente a Praça de São Pedro no Vaticano e, ainda para o final deste ano de 2018, inaugurará uma nova iluminação na Basílica de São Pedro - tudo com a alta tecnologia da iluminação em LED.

Você pode conferir o resultado no início deste short logo abaixo, que mostra um tour realizado na grande nave por turistas brasileiros no ano de 2019. No fim do short você também vê uma intro da exposição "Michelangelo - o mestre da Capela Sistina", que está sendo realizada em São Paulo no MIS (Museu da Imagem e do Som) desde 25 de Janeiro de 2023. 




ATUALIZAÇÃO EM 30 DE JANEIRO DE 2023
 

Michelangelo, o mestre da Capela Sistina

A cidade de São Paulo está apresentando uma grande exposição imersiva sobre Michelangelo e a Capela Sistina. Nela, o público encontra reproduções do famoso teto da Capela Sistina e também, espaços dedicados a arquitetura, história e curiosidades sobre o icônico templo religioso católico, além de uma seção dedicada ao conclave, reunião de cardeais que escolhe um novo papa. 
Realizada no MIS Experience, unidade do Museu da Imagem e do Som voltada para experiências interativas, a exposição "Michelangelo: o mestre da Capela Sistina" teve início oficial dia 28 de Janeiro de 2023, onde as projeções em larga escala tiram o fôlego dos amantes da Arte. Ao todo, são 14 salas com recursos altemente tecnológicos de animação e sonorização digital que remetem o observador a um ambiente imersivo para tentar criar, com a máxima fidelidade de imagens e cores, a sensação de estar presente na Capela Sistina, localizada no Vaticano. Nos mil m² de exposição há também uma maquete que reproduz os afrescos de Michelangelo no teto da capela e ainda, réplicas de algumas esculturas bem conhecidas do artista que foram reproduzidas pelo Instituto de Arte de Florença, na Itália: "Madonna da Escada" e "Pietà Rondanini" são os destaques. Todos os itens exibidos são homologados em sua fidelidade por instituições italianas oficiais, criadas para preservar o legado artístico de Michelangelo. 

A mostra "Michelangelo: o mestre da Capela Sistina" tem duração de uma hora aproximadamente e, ocorre de 28 de Janeiro a 30 de Abril de 2023 de terça a sexta (das 10h às 18h. Aos sábados das 10h às 19h). Aos domingos, das 10h às 18h. 
Local:
MIS Experience
Rua Cenno Sbrighi, 250 - Água Branca
Entrada:
venda de ingressos pelo site  
https://michelangelocapelasistina.com.br/sao-paulo/ 
e também, nas bilheterias do museu. 

A Codlux® esteve presente na inauguração da mostra "Michelangelo: o mestre da Capela Sistina" dia 28 de Janeiro e, está atualizando esta publicação com mais informações e fotos do evento. Mas, você pode agora mesmo ver tudo o que captamos em nossas lentes neste video super especial, produzido por nós durante a visita na experiência imersiva do MIS Experience. Acompanhe abaixo:  


Veja mais imagens em fotos no dia do evento e, observe também, como a organização da mostra dispôs os equipamentos de iluminação em LED para destaque nos objetos de Arte exibidos. 

Fotos e video: Codlux® 

Entrada 


Esculturas e Objetos 


















Cartas e Poemas




Pinturas e Desenhos 














DICA: observe as imagens dispostas no teto da exposição por mais tempo, para ter uma experiência imersiva parecida como se estivéssemos na própria Capela Sistina. 




Projeções (assista ao video)


DICA: leve um pano TNT ou toalha de banho finos para poder deitar-se no chão sobre eles, de frente ao teto e assim, ter uma experiência imersiva mais completa e higiênica. 


Gostou da publicação? Confira também no video abaixo, como foram alguns dos preparativos para a mostra Michelangelo, o mestre da Capela Sistina



Conclusão "A Luz na Arte"

Todo projeto luminotécnico tem que conciliar a real Função da Luz no ambiente com a sua decoração, que inclui aí as peças de obras de Arte.
Se a iluminação for para um lugar específico a exposição de Arte, esta tarefa ficará em tese, mais fácil pois será considerada a função exibição artística no local do projeto luminotécnico.
Caso seja em locais híbridos como residências ou empresas, com muitas alas dedicadas a peças de arte, outros fatores deverão ser considerados na humanização destes ambientes, sem que haja conflito em relação as atividades ali executadas. Um bom gerenciamento de projeto luminotécnico será sempre necessário para evitar possíveis erros. Considerando o valor financeiro ou emocional agregado ao investimento feito em peças de Arte, não faz nenhum sentido que estes objetos sejam iluminados de qualquer maneira, correndo risco inclusive de deterioração.

Para evitar possíveis exageros no calibramento luminotécnico - que pode errar ou para mais ou para menos na aplicação da luz em ambientes de exibição de Arte - quanto mais detalhadas forem as informações e medições realizadas nestes locais, maior será a sua exatidão e consequente harmonização. 
O Lighting Designer para a iluminação em LED - profissional especializado em luminotécnica - desenvolve a elaboração de campos de luz tridimensionais que criam as corretas hierarquias luminosas relacionadas ao campo visual de cada elemento dentro de um ambiente e cenário artístico. 
Quando você fornecer a ele tudo o que precisa para planejar um conceito de design de luz - desde a compreensão de como a iluminação influenciará a sua percepção humana nos ambientes, até a engenharia completa para soluções eficientes e eficazes em equipamentos LED - o projeto luminotécnico terá tido então todo o sentido para a sua proposta originalmente pensada.
Sem erros.
E com a sua arte devidamente destacada e protegida, assim como a obra de Michelangelo. 
Neste  ponto, você também pode contar com a experiência dos profissionais da Codlux®.



"A arte é muito parecida com a vida: onde quer que você coloque a maior parte de sua atenção, é onde as pessoas vão olhar." 

Jane Conner-ziser (fotógrafa)     

"La noche" - Ernest Carrier (1.860)

Esta publicação é dedicada à memória do Museu Nacional do Rio de Janeiro.

           

Veja mais sobre erros de projetos AQUI
Veja mais sobre exageros no LED AQUI.
Veja mais sobre a Arte e a Luz AQUI.

Compilação by Robson Giro, originalmente criada em 8 de Agosto de 2018 para a Codlux® - Luz em LED

Fontes: Brasil Alemanha News, Architalia, O Globo, G1, MIS (Museu da Imagem e do Som) 
Literatura: Light for Art's Sake - Christopher Cuttle (mais citações do profissional AQUI)


LEIA OFFLINE: 
Baixe o arquivo em PDF desta postagem para ver ou compartilhar: 

Baixe o arquivo em MHTML desta postagem para vê-la no Chrome:

QUER SABER TUDO SOBRE A LUZ NA ARTE? ENTÃO VEJA MAIS!  
Nosso Blog dá excelentes dicas para você não errar na hora de destacar o seu objeto de arte. Confira: 
LED no Antiquário
Um 'antes e depois' surpreendente 
 Dia do Decorador
Dicas para os seus bibelôs
Destacando o estúdio em casa 
Os cuidados na "Função da Luz" 

Erros de Projeto 
Precisamos conversas sobre isso!


GOSTA DO ESTILO INDUSTRIAL? ENTÃO VEJA MAIS!  
Nosso Blog está recheado de excelentes sugestões em projetos e produtos Codlux® para você também se inspirar na sua casa e empresa: 
👉Escritório estilo Industrial
Outra belíssima solução de Andre Caixeta neste projeto

👉Aços Gerdau 
Nova identidade com luz da Codlux® 
👉Eletrotubos 
O refinamento no design industrial de ambientes

👉Studio Bello Visual 
Confira o retrofit acessível neste salão de cabeleireiros 
👉Bar na Consolação 
Luz e sombra com design industrial na medida certa 
👉Scout Satellite
Codlux® lança Spot e perfil linear no mesmo produto

👉Perfil Scout Codlux® 
Veja as opções em sobrepor ou em modo suspenso

👉Trilho Suspenso 
Solução simples e sofisticada 
👉Trilho Suspenso direto e indireto 
Ouça as dicas no podcast

👉Trilho Suspenso em Niterói 
Codlux® destaca loja no Rio de Janeiro
👉Spot Fênix Industrial 
A solução ideal para lâmpadas LED
👉LED linear para alvenaria 
Conheça a solução da Codlux®

Codlux® - Luz em LED

Luz é Função. Estamos empenhados nisso. 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Chuva e Led combinam? Sim e não...

Olá! É época de chuvas fortes em boa parte do Brasil. Inclusive no nordeste este ano, as águas caíram em Alagoas por exemplo enchendo regiões inteiras e desabrigando milhares de famílias. Com todo o respeito as vítimas, é um momento também para lembrarmos da fragilidade do Led em relação a uma possível exposição constante a umidade e água. Basicamente, o uso da iluminação em Led deve primeiramente considerar o seu local de aplicação: se o equipamento será de interno ou externo. Resumindo de forma bem didática, todo equipamento Led que não tiver uma certificação de proteção "IP65 e/ou IP66", deve ser usado em áreas internas - protegido da umidade, vapores de água, respingos, chuvas, alagamentos e submersão. Estas são regras básicas que, obrigatoriamente, devem ser aplicadas as Lâmpadas para soquetes diversos, aos plafons para embutir em gesso ou laje, as fitas em Led etc. Para uso fora de ambientes fechados como um Refletor Led por exemplo, existe a devida norma técnica

Perfilados: o detalhe essencial no Design Industrial de ambientes

Olá! Hoje vamos continuar a linha de postagens para o design arquitetônico industrial no interior de ambientes residenciais e corporativos. E o destaque agora vai para ele, um equipamento simples e de custo acessível, mas que faz toda a diferença para literalmente sustentar e dar "leveza" a iluminação: o perfilado! O QUE É? Imagens: Pinterest Criados originalmente para a suspensão e alimentação de circuitos e equipamentos de iluminação, ventilação, som ambiente ou, passagem de outros fios e cabos elétricos, telefônicos, dados etc nas construções industriais e comerciais, são destinados a instalações fixas ou suspensas justamente por terem uma aplicação muito flexível. COMO SÃO? Fabricados em chapa de aço pré galvanizado, pintura eletrostática, galvanização à fogo, alumínio ou aço inoxidável, eles são conhecidos tecnicamente como "eletrocalhas". Os melhores para o uso em design de interiores são aqueles mais resistentes, livres de rebarbas e que també

Codlux® no Pinterest: inspire-se como nós!

Olá! Está pensando em um projeto de iluminação e quer ir direto ao ponto, sem textão? Então, filtre o que você quer por imagens: acesse ideias e outros pins sobre Iluminação Led salvos na pasta "Luz em LED",  no Pinterest da Codlux®.  São muitas imagens para você consultar e se inspirar.  https://br.pinterest.com/codlux/luz-em-led/ Inspire-se, como nós! Siga o pincode abaixo e aproveite! Pincode Codlux® Codlux® - Luz em Led Luz é Função! Estamos empenhados nisso.