Pular para o conteúdo principal

A Força do Led na Terra! E na sua Casa...

Fontana Di Trevi, Roma.

Fevereiro de 2017 
Esta fonte é um dos charmes de Roma para quem caminha entre as ruas da capital italiana.
A iluminação dourada que vem de seus tradicionais Lampiões dá o tom nostálgico e glamoroso.
Mas isto logo irá mudar!
A cidade trocará este sistema antigo por lâmpadas de LED.
O objetivo é economizar na conta de luz em milhões de euros, segundos as autoridades.
Há quem diga que a nova iluminação é muito clara e desconfortável: o arquiteto renomado Paoplo Portoghesi, da Universidade La Sapienza, chamou a decisão de "um insulto à sensibilidade e inteligência" dos romanos, por intervir num aspecto sensível da cidade.
- É um grande erro - disse, ao 'Telegraph', Salvatore Nicastro, garçom de um café no centro histórico de Roma. A visão de "La Dolce Vita" dos Anos 50 está comprometida, segundo ele.

2014.
Algo parecido ocorre em Porto Alegre com a nova Iluminação Led a ser instalada na Avenida Borges de Medeiros: os icônicos postes da década de 40 (imagens abaixo) foram retirados e serão substituídos por modernas luminárias Led em seu canteiro central.

Isto levantou dúvidas quanto ao destino dos postes históricos outrora instalados no local - uma investigação foi aberta pelo Ministério Público para averiguar o caso.
Segundo a prefeitura, as 12 peças antigas serão restauradas e retornarão, mas desta vez na calçada da avenida. Não há previsão para isto acontecer tão cedo.

Marginal Pinheiros

2015.
A Marginal do Pinheiros em São Paulo ganha nova iluminação em Led. 
991 novos postes e 1.860 luminárias no lado direito, 803 postes e 1.346 luminárias no lado esquerdo da via expressa. 
A principal razão do projeto foi a necessidade de manter as características de iluminância mínima dos pontos de acordo com normas da ABNT. 

Cidade de Los Angeles

O projeto Cities at Night, analisou as fotos noturnas da Terra no Google Maps mostrando como a iluminação em led em cidades como Los Angeles (imagem acima) criam o fenômeno chamado "poluição luminosa", que é o excesso de luz em um ambiente e tem vários efeitos negativos - dentre eles alterar o ciclo de sono das pessoas, que passam a dormir menos e pior, modificar o ecossistema de animais noturnos, reduzir drasticamente a nossa visualização das estrelas durante a noite e prejudicar as próprias imagens dos satélites com uma "nata branca" que tira sua nitidez e precisão.
Uma iluminação pública feita de maneira errada contribui para esta poluição luminosa como postes mal posicionados, de altura incorreta e com seu foco de luz voltado para todos os lados em vez de para baixo por exemplo.
Uma clara visão de projeto mal feito!


Raul Lima, membro da Comissão de Investigação Européia Lost Of The Night Network que tem como objetivo conscientizar as pessoas no uso correto das luzes de led em relação as suas temperaturas de cor, principalmente a luz branca, alerta:

"Em algumas cidades européias há diferenças gritantes e desproporcionais em sua iluminação. Porto, em Portugal é menor que Berlim e mesmo assim, possui muito mais luz que a capital alemã. Em outras cidades do país você consegue ainda enxergar a Via Lactea, na Cidade do Porto desde 1984 não se pode mais ter esta mesma visão. E as luzes brancas (6000 K) são as grandes culpadas por isto. O seu uso exagerado pode também ser prejudicial a saúde, o que não ocorre com luzes na faixa dos 3000k por exemplo, uma temperatura de cor mais segura".
Península Ibérica - Portugal e Espanha vistos a noite do Espaço por lentes da Agencia Espacial Européia

Caminho Irreversível

Até 2020, 70% de toda a iluminação pública será de LEDs. Bem instalada ou não. E a incoerência parece também afetar este bom uso do Led nas grandes cidades.
Veja por exemplo, o caso dos faróis exclusivos não para veículos ou pedestres comuns mas sim, para os indivíduos 24 horas conectados:

Eles mesmos, os usuários massivos dos celulares, smartphones e tablets que nas ruas, não largam os olhos de suas telas (também em led!) enquanto caminham. Eles chegam a 17% e tem entre 25 e 32 anos.
As cidades de Colônia e Augsburgo na Alemanha e também Rosário, na Argentina instalaram "faróis" para estes transeuntes que, na verdade, nada mais são do que faixas de luzes em led acesas nos pisos a beira das guias e calçadas para alertar a estes desavisados sobre o óbvio: prestarem toda a atenção nas faixas de pedestres!
E se esta moda que ainda está em estudo pegar, mesmo sendo benéfica para ajudar a proteger vidas, estaremos então falando de mais luzes led apontando para cima, mais poluição luminosa. 

Dubai, Emirados Árabes Unidos
2017
O Oriente Médio se tornará um dos mercados de mais rápido crescimento em Iluminação LED.
Em toda a cidade espera-se enormes oportunidades de crescimento para as empresas, conclui a equipe da Energy & Environment da Frost & Sullivan.
O Conselho de Cooperação do Golfo (GCC) comprometeu-se a reduzir sua produção de carbono na Terra e demanda por eletricidade até 2025, com metas claramente estabelecidas.
Uma das medidas mais fáceis para atingir este objetivo é a renovação da iluminação nos edifícios e a nível de cidade, apresentar um forte potencial de mercado para diodos emissores de luz (LED) na região.
Várias medidas estão sendo implementadas, como a adoção de padrões globais de eficiência energética, a imposição de tarifas de importação adicionais (e mesmo a proibição total) de lâmpadas de iluminação comuns e a promoção de luzes LED.
Facilitar esta evolução gerará uma queda constante nos preços dos produtos LED e dará melhoria no desempenho.
Suganya Rajan, analista de pesquisa de Meio Ambiente da Energy E relata:

"À medida que a digitalização da luz, da conectividade e da convergência impactam a indústria global de LED, as empresas de iluminação terão que adaptar seus modelos de negócios, desenvolver uma nova abordagem de mercado e criar mais valor para crescer".

Os fabricantes de equipamentos locais irão se beneficiar do aumento do negócio que virá a sua maneira de fabricantes globais de fontes de luz LED e poderão alavancar seus pontos fortes para alcançar clientes e empresas locais.
A digitalização da luz na região é uma Mega Tendência que verá um aumento
na adoção ao curto prazo.
O Reino da Arábia Saudita, Qatar e Kuwait irá testemunhar um dos maiores crescimentos nos próximos anos devido a mega projetos planejados na região, como a sede do Qatar a Copa do Mundo da FIFA 2022 e também a modernização de 75% dos sistemas de iluminação com dispositivos em LED nas estradas, ruas e parques do país, com o objetivo de conseguir economias de até 300 gigawatts-hora (GWh) ne consumo de energia até 2030.

"Projetos residenciais em larga escala para atender a falta de moradias e substituição da iluminação ineficiente das ruas na região também impulsionarão a demanda por LED", observou Rajan.


Fontes: O Globo, Infraestrutura Urbana, Tecmundo, RTP PT, Arch Daily, Market Watch, Newswire

Com este exemplos, citamos o Enorme Poder de Iluminação que o Led tem e as consequências benéficas de seu uso na vida das nações e consequentemente das pessoas.
Sem dúvida alguma, LED é mais que tendência. É necessidade.
E também pode trazer exageros, como quase a maioria das coisas boas aliás.
'Exagero' este no caso da Iluminação em Led não só em proporções Globais mas também Locais (sua Residência ou Negócio).
Como tudo na vida, o que é Bom tem que ser Medido, Calculado, Quantificado, Certificado a exaustão para que o benefício não se converta em malefícios.
O Led veio para ficar de vez.
Sempre que indicamos produtos em Led a nossos Clientes, orientamos ao máximo sobre a sua Força e aplicações quanto as temperaturas de cor por exemplo, que tem na cor branca e amarela Funções específicas ignoradas pela maioria deles.

Luz Branca= Serviço
Luz Amarela= Conforto

O video do Tecmundo logo abaixo completa a ilustração deste texto muito bem em relação a isto: cidades como São Paulo ou Los Angeles não abrirão mão de uma Iluminação Pública mais Sustentável e Poderosa.

A Fontana Di Trevi que nos desculpe mas antes das atuais lâmpadas comuns, a iluminação a gás era usada para destacá-la.
Depois vieram as lâmpadas incandescentes.
E hoje o Led pede passagem.
É o avanço inevitável da tecnologia.
Bem implantado, ele iluminará mais e gastará menos recursos, sendo eficiênte e sustentável.
Mas poderá causar também incômodo aos habitantes e turistas, se feito por um projeto equivocado.
Agora, depois de todos estes atuais exemplos, vamos voltar no tempo e na História para ver como a aplicação de novas tecnologias sempre impactaram as civilizações?

25 de novembro de 1816

"Dando um gás" na Iluminação de teatro.
A Gaslight ilumina o teatro da rua Chestnut da Filadélfia.

Os patronos do teatro vivem em uma era das maravilhas: luzes que queimam "sem pavio ou óleo".
Pouco depois da sua construção, o New Theatre foi referido como uma das Sete Maravilhas da América e tornou-se o primeiro teatro americano a ser iluminado por aparelhos de gás, em vez de lâmpadas à luz de velas ou a óleo.
O comerciante Charles Kugler queria levar a Filadélfia a maravilha moderna que iluminava como as ruas de Londres.
Ele montou uma demonstração de gás no Peale's Museum.
A iluminação típica na época era de lâmpadas de vela ou de baleia. A era do carvão estava saindo caro caro e escassa.
O primeiro local teatral criado pela foi construído entre 1792 e 1805 com um custo de US $ 30.000 (cerca de US $ 600.000 hoje).
Um dos arquitetos era Benjamin Henry Latrobe, que também estava trabalhando no edifício do Capitólio dos EUA em Washington, DC. Kugler enfrentou alguma oposição.
Alguns filadelfianos denunciaram obras de gás como um perigo para uma saúde pública e segurança, que emitiria um mau cheiro que era desagradável e insalubre. Além disso, a luz do gás, eles disseram, usaria oxigênio e afetaria os pulmões. Temiam também uma explosão que matasse as pessoas. Em solidariedade, gerentes de teatros, unidos, promoviam "estarem felizes em serem os primeiros a apresentar esse sistema de iluminação e se certificar que sua segurança, brilho e limpeza perfeitamente superior eram expressados ​​satisfatoriamente pelo público". O Chestnut Street Theater queimou em 1820 (quatro anos depois), em um incêndio suspeito que destruiu o teatro junto com sua biblioteca, música, cenário e figurinos. A causa do fogo permaneceu um mistério desde que o prédio estava vago por vários dias. Pode ter sido incêndio criminoso, ou ...

Fontes: Chestnut Street Theatre Project, Wired (by Randy Alfred)

Medo de errar?
O mesmo pode acontecer com você. Claro que, medida as devidas proporções, pois sua casa ou negócio não pegarão fogo por causa do Led, estamos comparativamente falando aqui de erros de projetos, sejam por falta de expertise ou exageros que passam até desapercebidos.
Sempre que pensar em Led, consulte antes um Especialista no assunto.
Sua função é evitar que erros possam trazer-lhe desconfortos ou prejudicar todo o seu investimento.
E a Codlux está aqui para isto.
São Profissionais da Iluminação preparados e capacitados para desenvolverem o seu Projeto mediante as suas reais necessidades.
Sem incoerências técnicas. Sem exageros de Luz. Sem aditivos de produtos desnecessários. Sem custo alto, fora da realidade.

Consulte-nos.

Robson Giro via Codlux - Luz em Led




Download

Mais lidas

Ring Light Codlux® - Poderosa, Exclusiva e Edição Limitada!

Beauty Light, Makeup artist, MakeUp, Maquiagem, Youtuber, Cabeleireiros...  Estas são as hashtags que mais bombam na internet atualmente.
E o nome disso é o sucesso absoluto alcançado pelos chamados Influenciadores.
São eles agora que ditam as regras não só do que você vai usar mas principalmente, como deverá usar!
Tutorials e mais tutorials se espalham de graça pela rede para quem quiser atualizar-se com as tendências, inadiáveis.
Porque o tempo voa. Você não quer esperar.

Foi pensando nisso que o expertise da Codlux® em Adequação e Desenvolvimento encontrou a solução ideal e, principalmente, mais econômica para a falta de uma Ring Light de qualidade e com preço imbatível no mercado:

Apresentamos a
RING LIGHT CODLUX® 



Uma solução em Led profissional para um equipamento surpreendentemente eficaz! O alcance potente e difuso da Ring Light Codlux® deixa as makes e videos com o efeito de Luz ideal para que a sua ideia ganhe Vida e Brilho de verdade!
Em salões de Cabeleireiros, ela é usada…

Lâmpada Led com INMETRO vale a partir de hoje para todos!

Hoje é dia 17 de janeiro de 2018.

Uma data importante para o mercado da iluminação e principalmente para você consumidor: a partir de hoje, lâmpadas em led não poderão mais ser comercializadas para o consumidor final sem o selo e respectiva certificação do INMETRO, segundo sua portaria de nº144/2015. Esta medida vem sendo anunciada desde 2015 e implementada ao londo de 2016 e 2017 para aí sim, ser finalizada neste ano de 2018.

Visando maior segurança e confiabilidade do produto para o consumidor/usuário final, seguiu-se um cronograma rígido para o fim da comercialização de lâmpadas led sem o selo do INMETRO e as seguintes datas limites tiveram que ser seguidas:

- 17 de fevereiro de 2016 - prazo máximo para colocar as mercadorias no porto de origem rumo ao Brasil

- 17 de outubro de 2016 - prazo máximo para o fabricante/importador vender para o lojista

- 17 de setembro de 2017 - prazo máximo para o grande lojista/atacadista vender para o pequeno lojista/consumidor final

- 17 de janeir…

Erros de Projeto: precisamos conversar sobre isso.

Uma publicação compartilhada por Codlux - Luz em LED (@cod_lux) em Out 6, 2017 às 3:16 PDT
A coisa não está fácil pra ninguém.
Economizar hoje, agora, deixou de ser apenas mais uma opção para tornar-se a realidade inadiável quando se tratar da execução de nossos Projetos de Vida.

No caso da Iluminação de ambientes, podemos agora mesmo estar gastando muito, mas muito mais dinheiro que imaginamos quando pensamos somente em economizar.
Como?

A Codlux® preparou este post especial sobre o assunto aqui no Blog para ajudar você a ficar alerta a alguns erros básicos que podem ser cometidos em um Projeto Luminotécnico.

Juntamos em uma compilação as melhores citações ao tema postadas aqui neste Blog, com dicas de nossos profissionais Andre Caixeta e Marcos Britto.

Aproveite a leitura e um bom planejamento de projeto para você, juntamente é claro, com o nosso expertise: o desenvolvimento de projetos da Codlux®.



Foi no dia 17 de Abril de 2017 que criamos o Blog Codlux®.
De lá pra cá, já foram pu…

Água: pura, simples... e finita!

Hoje é dia 22 de março, importantíssima data em que se comemora o Dia Internacional da Água.

Todos nós sabemos como é importante cuidarmos da Água em nosso planeta e o quanto se faz necessário compartilharmos todo Alerta importante, por mais óbvios que possam parecer.
Achamos até que, por causa desta mesma obviedade, as pessoas deixam passar certos cuidados básicos com a Água, como evitar o seu desperdício, tomar cuidado com toda água contaminada, cobrar dos governos e das empresas atitudes mais responsáveis no trato dos recursos hídricos etc...

A Codlux® preparou este post especial sobre um assunto tão importante aqui no Blog para ajudar você a orientar-se melhor quanto ao urgente alerta global.
Abordaremos com números e dicas todos os aspectos do tema e atualizaremos a postagem regularmente.
Porque o nosso tempo está ficando cada vez mais curto para solucionarmos as futuras crises que já se alinham no horizonte de nossa civilização moderna.
Ajude a preservar este recurso tão vita…

Interfab Retail Design & Industry e Torre Forte Comunicação Visual

Interfab Retail Design & Industry e Torre Forte Comunicação Visual:
Usando nossos Insumos em PCBs Led para seus Clientes. Duas grandes empresas no ramo do Marketing Corporativo e Comunicação Visual escolheram a Codlux para fornecer componentes Led a seus produtos e serviços.






Nossa sinalização visual e a de outras empresas foram confeccionadas pela Torre Forte também usando estes PCBs.







Em nossos escritórios, usamos os PCBs pousados em perfilados e voltados para o teto com efeito de iluminação indireta. A reflexão de sua luz preenche muito bem os ambientes de forma difusa, eficiente e muito confortante.





PCB 10W em Led - equivalente a 40W de uma lâmpada fluorescente.



Os Módulos de 3 Leds também são muito procurados devido a seu baixíssimo consumo e fácil aplicação nas mais diversas finalidades.

Showroom Codlux®: Em exposição e a sua disposição.

A CODLUX® ESTÁ SEMPRE ACESSÍVEL PARA VOCÊ. 

Visite-nos! 
A Codlux - Luz em Led, tem o seu Showroom localizado no bairro de Pinheiros - ao lado da estação de Metrô Faria Lima (Linha 4 Amarela).

Seu horário de funcionamento é de segunda a sexta, das 09h00 as 18h00. Lá você pode entrar em contato direto com os nossos profissionais em luminotécnica e também conhecer muitos dos produtos disponíveis em nosso site codlux.com.

Uma publicação compartilhada por Codlux - Luz em LED (@cod_lux) em Set 14, 2017 às 7:35 PDT


Caso necessite agendar uma visita fora do horário comercial, pode solicitá-la previamente por telefone (sujeito a confirmação).

ENCONTRE-NOS!
A Codlux® situa-se em uma região revitalizada na cidade de São Paulo:


Rua Cardeal Arcoverde nº 2859, Pinheiros - São Paulo - SP

CEP 05407-004

Entre a Estação Faria Lima do Metrô no Largo da Batata

e o Shopping Eldorado.


Segunda a Sexta, das 09h00 as 18h00

Pagamento: Boleto, Depósito Bancário, Rede Shop e principais Cartões de Crédito.

Contate-…

A Codlux® precisa da Sua Opinião

Nós da Codlux - Luz em Led somos profissionais que prezamos pela Atenção Máxima dedicada aos Nossos Clientes.

Sabemos que suas dúvidas, por mais simples que sejam, tem por trás um anseio na certeza em estarem realmente tomando a decisão correta, o que nos Encoraja cada vez mais a Aprimorarmos nosso Aprendizado Diário para sanar todas as questões que possam envolver seus Projetos Luminotécnicos, com a Garantia que Profissionais com mais de 15 Anos no Mercado da Iluminação podem oferecer.

E o meio para isto tudo é o nosso Pós-Venda.

Ele continua aqui, também neste Canal.

Por Gentileza, deixe sua Dúvida, Crítica, Opinião, Sugestão ou Mensagem clicando na imagem acima.

Se preferir, envie um e-mail para o nosso SAC: sac@codlux.com

A Codlux - Luz em Led está sempre Acessível para você.

Furto de LED

Antes de começarmos a falar sobre o assunto, preste bem atenção nestas notícias:


Pega ladrão de led!!!
23/05/2017



Um homem de 21 anos foi preso pela Polícia após ter furtado lâmpadas de led em dois estabelecimentos comerciais da cidade de Manhuaçu na madrugada de terça-feira dia 23/05 em uma loja do Centro da cidade. O autor foi identificado pelos policiais conduzido à delegacia, mas a lâmpada já havia sido vendida. Na madrugada seguinte ele agiu novamente mas, desta vez, policiais estavam de patrulha no bairro e viram que o indivíduo portava-se de forma suspeita ao perceber a presença da PM, sendo abordado e uma luminária de led encontrada com ele, que afirmou que havia retirado a lâmpada de um poste que fica em frente a um hotel. O autor foi preso novamente e conduzido à delegacia onde foi autuado.


Ciclovia em Curitiba tem iluminação Led roubada!
09/08/2017



Bandidos serraram os postes (!!!) para levarem as peças de um lote furtado (36 unidades até agora) avaliado em R$64,4 mil.
A solu…

Volta às Aulas Codlux®

Está chegando a Volta às Aulas.

Em São Paulo, o ano letivo se dará em 1º de fevereiro e o primeiro semestre terminará dia 27 de junho para todas as cerca de 5 mil unidades de Ensino Fundamental, Médio e Educação de Jovens e Adultos.
Já as aulas regulares do segundo semestre têm começo agendado para 1º de agosto.

Para garantir o cumprimento dos 200 dias letivos, previstos na Lei de Diretrizes e Bases (LDB), as escolas encerraram a programação pedagógica dia 20 de dezembro último.

As escolas recebem matrículas de novos alunos interessados em ingressar na rede estadual durante todo o ano letivo. Para fazer o cadastro, basta se dirigir à unidade de ensino mais próxima e preencher o formulário. É indicada a apresentação de documento de identidade (certidão de nascimento e RG) e comprovante de residência. No caso de alunos menores de idade, o cadastro deve ser feito por pais ou responsáveis.


Prioridades

Se você é um pai ou mãe, isso significa despesas para compras de materiais e mensalidad…