Pular para o conteúdo principal

Gerdau: nova identidade com Luz da Codlux®

Olá! Hoje tem super postagem aqui no Blog Codlux®. Apresentamos finalmente o nosso projeto luminotécnico para a Gerdau Brasil - Produtora de Aço, iniciado no final do ano passado e finalizado em Fevereiro nos escritórios da empresa na região de Pinheiros, São Paulo.  



Importante antes porém destacar aqui que, mesmo com a finalização do projeto ocorrida em Fevereiro de 2020, o fechamento da Gerdau no período de férias coletivas (Dezembro de 2019) coincidiu o seu retorno justamente com a crise do coronavírus no início deste ano, nos impedindo assim de obter imagens dos ambientes prontamente acabados - o que agora pode até transparecer neste post que eles ainda estejam esperando um ou outro detalhe, como movelaria. Mas na verdade, a pandemia mudou um pouco a ideia original para os espaços do projeto arquitetônico, adaptando-os hoje ao 'novo normal' com o retorno dos colaboradores da empresa as atividades locais desde o mês de Julho. Mesmo assim, descreveremos este projeto fielmente como ele foi pensado em 2019 pela arquitetura e, adequado e especificado no luminotécnico por Marcos Britto, que o descreve em detalhes a seguir. Se preferir, ouça o audio em podcast AQUI. Boa leitura. E inspire-se! 



PROJETO
 



Imagens: Marcos Britto trabalhando na planta todos os detalhes do projeto luminotécnico. 

A Gerdau é um cliente que já tem uma linguagem moderna, trabalha em seus escritórios corporativos com ambientes coloridos e salas muito bem integradas onde normalmente, os colaboradores não tem o seu lugar marcado: a cada dia eles podem acomodar-se onde for mais conveniente, podendo trabalhar até nas áreas de lanchonete e refeitório - espaços onde justamente o nosso projeto começou. 


Imagem: planta do projeto 'in loco'. 

O refeitório teria que ser integrado a uma nova área de trabalho. Para isso, foi contratado pela Gerdau um escritório de arquitetura que desenhou o projeto. Mas, a arquitetura não ficou com a parte executiva: consequentemente, a Gerdau precisaria de um parceiro que ela confiasse e que já tivesse lhe prestado trabalhos satisfatórios em iluminação. 


Imagem: escritórios da Gerdau em Pinheiros.

A Codlux® já havia trabalhado para a Gerdau em execuções anteriores porém, com projetos menos complexos. Dessa vez, a proposta foi desafiadora: a empresa que já é moderna, queria ir além. 



A Gerdau é uma empresa bem iluminada. O novo projeto luminotécnico se atentaria a forma alegre, colorida e luminosa as quais os seus escritórios se propõem. 


Imagem: escritórios da Gerdau em Pinheiros.

O novo projeto removeria toda estrutura aparente no pé-direito para torná-lo mais satisfatório aos olhos, como vemos no preview abaixo.



A partir desse briefing, o desenho proposto pela arquitetura passou a não mais sincronizar com a complexa estrutura existente por cima do antigo forro, fazendo com que todo projeto luminotécnico encomendado tivesse que caminhar agora 'just in time'. 


Imagem: Marcos Britto nos escritórios da Gerdau em Pinheiros.

A partir daí, a Codlux® manteve reuniões contínuas durante a obra, onde foram apresentadas as soluções para o luminotécnico - o que facilitou enormemente o seu entendimento junto aos diversos profissionais envolvidos quanto a instalação da iluminação em Led especificada. 



Imagens: Marcos Britto nos escritórios da Gerdau em Pinheiros.

DESMONTANDO O FORRO 


Imagem: escritórios da Gerdau em Pinheiros.

O projeto original da arquitetura contemplava a luminotécnica perfeita, desconsiderando o teto com forro de gesso existente para em seguida, conectar os equipamentos de iluminação em Led a serem instalados junto as estruturas que sustentariam os perfilados. No momento em que se começou a retirar este forro de gesso, a própria estrutura do prédio com suas vigas e colunas agora aparentes, não permitiria mais posicionar as peças de iluminação exatamente no ponto onde a arquitetura escolhera na planta original. Então, iniciou-se aí a primeira discussão importante no projeto de iluminação, que até então não tinha um 'plano B' para o desenho estrutural: ficou a cargo da Codlux® criar toda a nova estrutura que acomodaria a instalação dos equipamentos em Led solicitados pela arquitetura contratada. 



A parte do desenho estrutural e da correção luminotécnica foi tendo, na medida em que se começou a trabalhar com as retiradas do teto, muitas intervenções. O pé-direito realmente se revelou bem 'poluído'. Quando 'derrubaram' tudo, as equipes se deparam com situações que nem imaginariam por se tratar de um edifício relativamente novo: fios fora de eletrotubos, tubulações vazando, tubos de ar condicionado soltos sem calefação etc. 




Neste momento, a Codlux® também teve que corrigir algumas falhas luminotécnicas com relação ao fluxo luminoso especificado para as mesas/áreas de trabalho, onde algumas delas não estavam sendo devidamente favorecidas. 




A Codlux® permaneceu na Gerdau durante quase toda a execução da obra e em alternados períodos do dia e também da noite para assim, poder acompanhar em tempo real e com extrema exatidão todas as alterações necessárias nas estruturas de perfilados, eletrocalhas e eletrotubos. 



A cada placa de gesso ou descarte do forro que as equipes desciam, descobria-se mais uma novidade, mais um contraponto ou algo que poderia ajudar ou interferir negativamente na instalação da iluminação em Led. 




Este trabalho foi tão intenso que nossa equipe teve que afastar-se um pouco das demais para que as mesmas pudessem realizar as suas devidas reformas estruturais como limpeza, pintura e reestruturação dos eletrotubos por exemplo. 

PERFILADOS, ELETROTUBOS E ELETROCALHAS



Toda a estrutura metálica, todo o caminho da elétrica e de comunicação (audio e video) foi completamente redesenhado pela Codlux® para atender ao projeto luminotécnico. 



A esta altura já começaríamos a identificar na futura nova estrutura o caminho por onde iria passar a iluminação em Led que havíamos especificado. Neste processo, o distanciamento entre luminárias - cálculo exigido para aferir o ângulo de abertura correto a cada uma delas - deveria ser rigorosamente respeitado. Mas, quando começou-se a prender a estrutura perfilada no teto, defrontamo-nos com tubos e canos 'inesperados', o que nos fazia ter que mudar o design inicialmente imaginado duas, três, até quatro vezes seguidas. 



Com tudo já redesenhado e os pontos de instalação redefinidos, voltamos a trabalhar com a estruturação, agora junto a equipe de elétrica - onde os perfilados, eletrotubos e eletrocalhas precisavam começar a serem energizados. 







Conseguindo trabalhar tudo isso, terminava a montagem da tubulação e, a partir daí seria a vez da sua pintura - porque a arquitetura (numa solução muito bem pensada) escolheu 'suavizar' o design industrial de toda a estrutura metálica nos eletrotubos, eletrocalhas e eletrodutos instalados com a cor branca, valorizando ainda mais os equipamentos em Led e a sua consequente refletância no ambiente, aumentando consideravelmente assim o fluxo luminoso. 









Os eletrotubos caminharam pelo teto rígido para poder passar a fiação elétrica nos pendentes. A partir deles conectamos os perfilados, que também receberiam a fiação nos pendentes Cassini e nas peças de sobrepor. Os eletrotubos também 'andaram' para poder levar a fiação até as Cabines de Meeting e rasgos no Drywall que ainda iriam ocorrer.  



Este trabalho nas calhas, eletrotubos e perfilados para a passagem da fiação elétrica, de áudio, vídeo e comunicação (rede, dados) também foi gerenciado pela Codlux® para que não houvessem conflitos, ruídos, perdas elétricas ou outros possíveis danos durante (e após!) a instalação dos equipamentos de iluminação em Led, evitando assim prejuízos no seu bom funcionamento e consequentemente, mantendo a preservação da garantia. 



Quando se olhasse agora para o teto, todo o desenho lá em cima para a parte elétrica e de dados redefinidos pela Codlux® respeitaria não mais o que tinha sido planejado no projeto original da arquitetura mas sim, o que foi sendo descoberto aos poucos na retirada do forro. 


O que se conseguiu recuperar do teto depois que ele passou pelas equipes de ar-condicionado, acústica, TI, corpo de bombeiros, pintura e hidráulica, tornaram o pé-direito agora bem mais mais leve, mais 'soft', onde começaríamos então a ter maior noção do espaço geral, do caminho a ser trabalhado em toda aquela área livre. Teríamos minimamente que respeitar agora o que a arquitetura desenhou para os posicionamentos dos pendentes porém, não mais em 100% pois o próprio teto já não era o mesmo: quem o comparasse com a proposta da planta original, logo perceberia que não daria mais para respeitá-la fielmente. E, num primeiro momento, não era possível entender onde colocar determinada peça no novo emaranhado de tramas metálicas. Mas, conseguiríamos! 

CABINES DE MEETING   



Com o ambiente agora um pouco mais 'limpo' daquela bagunça toda, já poderíamos começar a entender as 'baias' que, na verdade, são chamadas pela Gerdau de 'Cabines de Meeting', por onde as pessoas fariam reuniões dentro do próprio refeitório. Trata-se de uma cabine compartilhada por duas pessoas, onde reuniões em grupos maiores realmente não podem ocorrer (como nos antigos boxes de negociação de empresas como Carrefour). 



A 'Adequação e Desenvolvimento' da Codlux® - aliada a sua assessoria contínua junto a equipe de elétrica - foram fundamentais para que as cabines ficassem iluminadas como o proposto pela arquitetura: o acompanhamento dos cortes e soldagens nas fitas Led por exemplo (uma preocupação constante em nossos projetos) garantiu a sua correta montagem antes de serem instaladas. 


Imagem: Marcos Britto nos escritórios da Gerdau em Pinheiros.




Outro desafio na iluminação ocorreu com relação aos perfis para as fitas Led a serem usados nas paredes em Drywall das Cabines de Meeting. A Codlux® teve que inovar ali: o projeto não queria rodapés e sim, cantoneiras que formassem um rodateto de luz. 






Então, a Codlux® ousou de verdade, como a arquitetura queria: foram usados rodapés instalados no teto mas de maneira invertida, onde assim criaria-se um rodateto: em vez de direcionar a luz para baixo (como um rodapé convencional faria para uma marcação de balizamento no piso), o rodapé posicionado agora de ponta-cabeça faria uma marcação de luz para cima, proporcionando a incidência de iluminação indireta, rebatida no teto das 'baias'. 




Aqui, a parte mais delicada na instalação das Cabines de Meeting: a supervisão rigorosa da Codlux® junto a equipe de elétrica para que as fitas Led já cortadas e soldadas fossem corretamente ajustadas em suas devidas fontes de alimentação de energia, evitando perdas luminosas ou flicker (tremulação). 




Por que essa disposição na luz deveria acontecer desta maneira? 



Nas Cabines de Meeting, foram planejados dois tipos de iluminação: uma 'soft' onde os usuários poderiam se beneficiar de uma 'luz de descanso' para se sentar, conversar, bater papo, acertar uma tratativa ou negociação sem necessidade de escrita ou leitura e,  




... outra mais intensa caso precisassem enxergar um pouco melhor pois, bem no meio da Cabine de Meeting, logo sobre a mesa está posicionado um segundo ponto de iluminação, desta vez mais forte e em temperatura de cor 4000K, acesa especialmente para quando fizerem uso de um laptop, tablet, leitura e escrita de notas e documentos ou mesmo, visualização de books e catálogos. 











As pessoas envolvidas em uma negociação poderiam então nestes espaços mais reservados, começar o seu bate-papo com uma luz agradável e, a partir do momento que tivessem que ler contratos, papéis ou mexer com suas telas, teriam também a opção de acender a luz de apoio bem sobre a mesa. 




LANCHONETE 



Como a Gerdau é uma empresa bem moderna e pensa sempre em 'integrar tudo com tudo', há no ambiente de refeitório espaço para uma lanchonete, onde as pessoas possam também comprar um lanche, um chocolate, um suco, um chá, um café ou sentar-se por ali mesmo e fazer sua refeição rapidamente. 



A lanchonete também teve que ser integrada a linguagem do refeitório, 'conversando' com a iluminação geral do espaço. 



Em seu interior, embutidos Drako retangulares foram instalados no teto de gesso. 





Um perfil em Led foi adicionado acima da vitrine para distribuir luz num fluxo e área maiores. 






Na lanchonete a Codlux® preservou a temperatura de cor 3000k e 4000K: 4000K para área de serviço, 3000K para as vitrines, paredes, partes em madeira e área de alimentação. O uso do perfil para fita Led teve como um dos seus propósitos também promover uma luz intensa e difusa acima da vitrine, porém de maneira discreta. 



A temperatura de cor para a Luz em Led especificada na Lanchonete destaca e 'aviva' a mobília em madeira, gerando maior sensação de conforto visual. 




O nível de luz no ambiente está excelente e integra-se agora ao espaço do refeitório, área que também conta com bastante luz natural. 





MESÃO 



Quando esta grande mesa chegou ao ambiente do refeitório, a posição prevista para a sua iluminação não estava de acordo com a que era apresentada na planta. 



Neste momento, resolver o problema foi adequação pura da Codlux®, onde a partir daí a distribuição dos pontos de luz sobre a grande mesa foi sendo, centímetro a centímetro, alterada: a peça era um pouco diferente do que estava desenhado na movelaria e, dessa forma, alguns de seus 'cantos' poderiam ficar sem luz se não fossem recalculadas as posições dos pendentes pois, o projeto original da arquitetura contemplava outra área útil. 



Iluminação é sempre muito importante: a adaptação da Codlux® para a luz sobre a grande mesa a tornou multi-uso: via de regra, ela seria apenas uma mesa para refeição mas, também agora, nada impede uma pessoa de sentar-se para trabalhar com uma luz realmente adequada. E se neste caso não houvesse tido um pós-venda 'in loco' como o oferecido pela Codlux®? Como teria sido resolvida esta questão?... 




COPA E SERVIÇO 



Também foi reformada no ambiente de refeitório a antiga Copa, logo ao fundo do grande salão. Nela, estão localizadas geladeira, freezer, microondas, máquinas de café, máquina de refrigerante, uma grande pia para serviço e self-service. 



Um grande rasgo no DryWall acomodaria um perfil para fita Led na área de serviço. 



A especificação de produtos feita pela da Codlux® para o projeto luminotécnico também se preocupou com a iluminação na Copa, que deveria ser discreta e direcionada mais ao serviço sobre a pia, como normalmente se faz hoje em uma residência. 




Pontos de iluminação mais a frente do serviço de Copa foram adicionados, como se fossem marcações posicionadas para destacar também o acabamento em madeira. 



Com esta parte já instalada, houve a necessidade de se rever as alturas em nossos pendentes Cassini, regulando também o distanciamento de suas lâmpadas dentro dos tubos e ampliando o ângulo de abertura porque, quanto mais se recua o Led para dentro de seu corpo, mais se fecha o ângulo luminoso proporcionado pelo equipamento. Por isso, regulou-se o ângulo de abertura a um nível de maior eficiência luminosa, principalmente sobre a grande mesa. 



SOBREPORES 



Existem espalhados por toda a estrutura metálica peças para marcação de luz, como os sobrepores em Led especialmente adaptados neste projeto pela 'Adequação e Desenvolvimento' da Codlux®: neles, foi preciso desmontá-los, retirar o corpo que os tornavam pendentes para só depois, instalá-los como equipamentos sobrepor para atender perfeitamente a necessidade de balizamento local. 





No processo de instalação, desmontagem e adequação geral da iluminação em Led, muitas outras peças que naturalmente foram feitas para serem instaladas em forro de gesso ou em laje tiveram também que ser, assim como os sobrepores, adaptadas para os perfilados e posteriormente remontadas.  



Posicionados estrategicamente nos perfilados do ambiente de refeitório, os sobrepores redondos 'pontuais' também marcam a frente de cada 'baia' nas Cabines de Meeting. 




Outros, na frente de toda a área de Copa, agem como uma espécie de balizamento, marcando um 'caminho' no piso e também, reforçando a luz de serviço. 



PENDENTES 



A iluminação geral em Led instalada no teto de forma difusa também incorreu a 'Adequação e Desenvolvimento' da Codlux®. As peças especificadas originalmente pela arquitetura não estariam disponíveis no mercado em tempo hábil. Existia um 'deadline' que não seria possível cumprir. A Codlux® então mais uma vez, aproveitando-se da 'ousadia' solicitada pelo cliente, também ousou: adquiriu luminárias duplas, desmontou-as, separou-as e remontou-as agora como luminárias 'single', criando assim em vez de um, dois equipamentos distintos e harmônicos em Led para dessa forma, atender a necessidade do cliente. Todas as luminárias redondas foram distribuídas no espaço de acordo com o projeto original porém, não foram criadas a princípio para este escopo. Trouxemos num produto pendente duplo, algo que nem o cliente e nem a arquitetura estavam esperando: eles pensavam num primeiro momento apenas em uma iluminação 'circle single' direta, voltada somente para baixo e direcionada sobre as mesas.





Indo muito além desta consideração, a Codlux® encontrou no mercado um pendente com iluminação direta e indireta que reacendeu, chamou mais atenção para o teto seu design industrial que agora, ficou mais destacado, mais evidenciado, mostrando exatamente a perfeição de todo o trabalho das outras equipes que o repararam. E realmente, é raro proporcionar em reformas por exemplo, uma tubulação de ar condicionado central bonita. Mas eles conseguiram, ficou bem interessante com a iluminação em Led destacando muito bem o design industrial no novo ambiente de refeitório. E a Codlux® usou exatamente o teto 'clean' para redirecionar mais luz para baixo com os pendentes circulares, fazendo um oportuno reflexo na luz indireta emitida por eles. 

Os pendentes circulares vinham num conjunto de dois anéis dentro de uma canopla grande: um anel de 60 cm e um anel de 40 cm. A Codlux® separou as peças e confeccionou novas canoplas menores para o anel de 40 cm, que era preso em três pontos por cabos de aço. 



Ao desanexar o pendente menor, foram confeccionados para eles canoplas menores no mesmo design do pendente maior para criar assim as novas peças individuais completas. Na canopla maior manteve-se o anel de 60 cm, usando porém tampinhas para neutralizar os furos extras (agora inúteis) por onde os anéis de 40 cm eram originalmente pendurados. 



Foi um trabalho conjunto com nossos fornecedores de estamparia, repuxo e pintura. 



Todos os pendentes redondos foram presos no teto de concreto. Só foram presos na estrutura de perfilados os Pendentes Cassini e os sobrepores de pontuação.








Depois de toda esta adaptação, a Codlux® também participou da parte de instalação dos equipamentos de iluminação em Led. Excetuando o processo de limpeza, nossa equipe esteve presente na Gerdau até o momento em que deixamos tudo funcionando e aceso. 






Imagem: Marcos Britto no acompanhamento do projeto. 

A partir de tudo limpo, os sacos plásticos saem das luminárias circulares e pendentes Cassini, as fitas crepes são retiradas das paredes por causa da tinta e a movelaria é posicionada. 








Também os pendentes Cassini (abaixo) foram readequados porque, existiu uma coisa muito complicada no projeto: a grande mesa 'orgânica', cuja estrutura onde se prenderiam estes pendentes era geométrica, quadradinha, retangular. Com uma mesa assim, parecendo uma ameba e um teto geométrico cheio de contratempos, muitos pontos não 'batiam' com a necessidade de luz. Porém, ainda existia o desafio de colocar os pendentes nesse teto geométrico respeitando a forma orgânica da mesa.





Tínhamos agora uma estrutura quadriculada onde teriam que ser escolhidos os pontos de instalação corretos para quando o observador visse as peças penduradas, tivesse uma sensação de 'curva'. Foi algo desafiador porque uma estrutura em forma de linhas, barras e bem quadrada numa mesa orgânica teria que posicionar os pendentes de forma também orgânica, respeitando o desenho da mesa que, nem sempre, seguiria o mesmo caminho direcionado pelo tubo. A adequação da Codlux® pensou neste caso não só na estética visual que a arquitetura queria mas também, na função luminotécnica para 'luz e sombra' que estava fluindo no ambiente. A grande mesa também seria usada como uma mesa de trabalho, onde então teve-se que realmente fazer uma grande adequação no projeto para iluminá-la por inteiro. 




Já neste momento aqui, depois de tudo instalado, posicionado e, não dando mais para respeitar tanto assim o projeto da arquitetura, tivemos que reposicionar as alturas dos pendentes, de forma a não baterem na cabeça de ninguém que estivesse na pequena arquibancada. 




A Codlux® teve que mudar alguns modelos, abrir o ângulo de abertura em outros e aumentar o número de peças em certas situações, principalmente nos tubulares, como o nosso Pendente Cassini.  



A 'arquibancadinha' serve para se bater um papo, é um lugar de pura descontração. 






Eficiência energética, excelente fluxo luminoso, conforto visual, respeito as texturas amadeiradas, exuberância no verde: as potências corretas e temperaturas de cor mais 'quentes' da iluminação em Led especificada pela Codlux® finalizaram este belíssimo projeto com o sucesso desejado por todos os envolvidos. 



A nova área de refeitório da Gerdau é também hoje um espaço comercial, onde os usuários locais que já retornaram do distanciamento social imposto pelo coronavírus e que não estejam em home office, podem marcar seus meetings com qualquer outro colaborador, fornecedor ou cliente para então, encontrá-los neste ambiente agora mais agradável e, melhor iluminado pela Codlux®.  


"Realmente foi um grande desafio. Agradecemos pela participação da Codlux®, que altamente capacitados suportaram o projeto do início ao fim."  

Edi Carlos de Lima 
Corporate Security & Facilities 
Gerdau Brasil 



CONSIDERAÇÕES FINAIS


por Marcos Britto
 

"A sorte que nós tivemos neste projeto é que as equipes técnicas que a Gerdau escolheu e que não eram indicadas pela arquitetura contratada (mas de seu pleno conhecimento) se entrosaram muito bem: a equipe de pintura respeitava a de gesso, a de gesso respeitava a de elétrica, a de elétrica respeitava a de hidráulica. Eu como responsável pelo luminotécnico encontrei uma equipe de elétrica muito boa, tivemos contato 2 ou 3 vezes com o engenheiro elétrico que sanou todas as nossas dúvidas e, a arquitetura entendeu a partir deste momento que ela não precisaria mais estar participando disso, dando-nos total liberdade no comando da iluminação. O cliente também confiou de uma maneira incrível na equipe da Codlux®, houve uma parceria intensa de verdade. A partir desse projeto, a Gerdau [antes da pandemia] começou sua nova expansão, a abrir novos andares em outra avenida importante da cidade de São Paulo e já nos contatou, onde estamos com o projeto em andamento - este agora sim, desde o início junto a arquitetura para evitar as 'surpresas' descritas aqui no projeto da publicação. Eles perceberam a necessidade do projeto arquitetônico ser 'fatiado' da maneira correta, não procurando o expertise da Codlux® apenas no final. 

O projeto luminotécnico deve andar junto ao gerenciamento de projeto em um todo, como sempre orientamos no Blog da Codlux®. Num projeto, a equipe de arquitetura geralmente pensa muito no efeito final, pensa muito no design interior e deixa a obra toda a cargo de um 'executivo' - contratado ou não por ela. Mas, no anteprojeto a arquitetura já deve ter as considerações de todas as equipes técnicas envolvidas antes mesmo do início dos trabalhos (do pessoal da hidráulica passando pelos bombeiros, ar-condicionado ou engenharia civil responsável pela própria construção da edificação) que a alerte: "olha, aqui não pode quebrar porque existe uma parede estrutural; não se deve furar aqui porque tem uma coluna," etc. 

Existem neste projeto da Gerdau, pontos na laje do ambiente de refeitório marcados com X ou com linhas que significam claramente: "não se pode fazer alterações aqui!". A arquitetura não saberia antecipadamente disso porque o teto estava todo fechado com gesso. Quem poderia alertar isto a ela? Qualquer um com entendimento na engenharia que construiu o edifício ou, o escritório responsável que fornecesse as informações pertinentes ou uma planta técnica bem mais precisa. No anteprojeto é preciso antecipar-se a tudo isso porque, quando se apresenta o projeto final ao cliente e este gosta muito do que vê, ele fechando imediatamente a proposta só descobrirá os contratempos depois onde, a arquitetura responsável será obrigada a conversar novamente com ele e dizer: "olha, eu te mostrei um anteprojeto que não vai dar para ser executado da maneira acertada porque descobri só agora, depois que você gostou, algumas coisas que não poderiam acontecer". Fica claro portanto não só para o cliente como também para o escritório de arquitetura que se ele não trabalhar com um 'executivo' próprio, o ideal é que todos todas as equipes envolvidas no projeto estejam reunidas antes da apresentação do anteprojeto ao cliente. Além disso, outras possíveis mudanças ainda podem acontecer antes dele se tornar um projeto a ser executado por completo como: satisfação, gosto, posicionamento e necessidades do cliente; e não apenas os imprevisíveis contratempos de uma obra. A arquitetura deve prever antecipadamente tudo isso - a não ser é claro que o cliente peça/imponha inesperadamente uma coisa muito diferente, direcionando para um ponto que a arquitetura não esperava e, de novo, fazendo-a contatar as equipes envolvidas no projeto para pontuar por exemplo: "Olha, essa sala não seria nada, agora vai ser. Preciso urgentemente saber dela". De todo modo, o gerenciamento do anteprojeto será a parte mais importante antes da execução.

Hoje em dia 'se trabalha' muito em um projeto sem anteprojeto definido. E aí não havendo isso, o projeto ficará muito bem desenhado, as coisas ficarão muito bonitas no 3D mas, com certeza, correndo sério risco de terminarem pouco eficientes 'luminotecnicamente' falando. O luminotécnico tem que estar presente antes e durante a sua execução, como o que foi especificado e acompanhado pela Codlux® para a Gerdau, onde o projeto findou-se com a satisfação total do cliente: 
- O nível de luz ficou perfeito.
- O grupo de arquitetos quando em visita a obra, ficou bastante empolgado e muito satisfeito com a rapidez e velocidade que o projeto andou
 - A Adequação e Desenvolvimento da Codlux® mais uma vez marcaram presença: muito do que foi especificado no projeto original teve que ser adaptado. Tudo o que foi pedido pela arquitetura teve que ser pesquisado junto aos nossos fornecedores, onde peças equivalentes obtiveram desempenho igual e até superior àquelas inicialmente solicitadas."

 Marcos Britto
Codlux® - Luz em Led

Quer mais imagens do projeto da Gerdau? Assista ao Making Of  (com direito a barulho bom de obra😄): 



Codlux® - Luz em Led

Luz é Função. Estamos empenhados nisso. 

LEIA TAMBÉM
Gerdau: 

Embutido Antaris e retrofit de Luz

AS MAIS LIDAS

Como evitar ERROS GROTESCOS na instalação?

Olá!
Hoje voltaremos a falar sobre Erros de Projetos. Agora mais precisamente, no tocante a instalação de alguns equipamentos especificados, principalmente aqueles que necessitarem de uma Adequação e Desenvolvimento por parte do profissional em luminotécnica quando da correta escolha dos produtos de iluminação artificial com tecnologia Led para o seu projeto !

Via de regra, grande parte das adaptações criadas pelo Light Designer responsável no projeto encomendado vão de encontro a um desejo pessoal do seu cliente. Isto consequentemente acarretará, por exemplo, em equipamentos que não harmonizarão com o desenho original da peça disponível no mercado: formas, cores, potência da luz, meios de fixação/instalação etc, tudo pode ter que ser mudado naquele equipamento "X" devido a uma escolha pessoal do proprietário do imóvel, tendo contudo que manter-se não só a qualidade na iluminação local como também, a garantia do produto. E é aí que a coisa pode começar a pegar: instaladore…

Ring Light Codlux® - Poderosa, Exclusiva e Edição Limitada!

Olá! Beauty Light, Makeup artist, MakeUp, Maquiagem, Youtuber, Cabeleireiros...
Estas são as hashtags que mais bombam na internet atualmente.
E isso é resultado do sucesso absoluto alcançado pelos chamados Influenciadores.
São eles agora que ditam as regras não só do que você vai usar mas, principalmente, como usar! Tutoriais e mais tutoriais se espalham de graça pela rede para quem quiser atualizar-se rápido com as últimas tendências. Porque o tempo voa. E você não quer esperar.

Foi pensando nisso que o expertise da Codlux® em Adequação e Desenvolvimento encontrou a solução ideal e, principalmente, mais econômica para a falta de uma Ring Light verdadeiramente de qualidade e com preço imbatível no mercado:

Apresentamos a poderosa RING LIGHT CODLUX®



Uma solução em Led profissional para um equipamento surpreendentemente eficaz!

O alcance potente e difuso da luz emitida pela Ring Light Codlux® deixa suas makes e videos com o efeito ideal, fazendo com que a sua ideia ganhe Vida e Brilho …

Trilho Suspenso: Solução simples e sofisticada

Olá!



#AdequaçãoEdesenvolvimentoqual empresa em iluminação oferece isto a todos os seus clientes de maneira incondicional?
Seja em sua casa ou empresa, a Codlux® vai aonde nenhuma outra pode (ou não quer) ir: solução para aquilo que está em sua mente, adaptada as disponibilidades atuais do mercado e sem custos exorbitantes - você simplesmente não tem que pagar a mais por isto.Nosso Atendimento e Pós-venda estão fazendo a diferença para centenas de clientes atendidos, como o do caso deste video, que queria também em seu projeto um simples trilho eletrificado, pousado longe do teto, acima de sua mesa de jantar no terraço mas com sofisticação, sem cabos ou fios aparentes.



O expertise dos profissionais da Codlux® no mercado da iluminação foram fundo: do design a fabricação do produto, passando pelo conhecimento certo dos insumos para encontrar a finalização perfeita, de bom gosto e com muita resistência.

Esta é a Codlux®. Luminotécnica e design acessível a você!


Veja agora a preparação d…

Coronavírus: informações, precauções, mercado e Led disponível

Olá. O mundo não fala (nem teme) outra coisa senão a ameaça do coronavírus. Muito você já deve ter lido por aí sobre o assunto para se prevenir - e isso é um excelente sinal! Mas, e quanto ao mercado, a economia e o bom andamento de nossos projetos em 2020? Como e o quanto essa doença afetará na prática nossas vidas mundo afora e aqui no Brasil? Por exemplo, poderá faltar equipamentos em Led num período próximo? Fomos atrás destas e outras respostas - em virtude da importância do tema, informamos que esta publicação (originalmente postada no dia 3 de Fevereiro de 2020) será periodicamente ATUALIZADA. Fique atento!
A PRODUÇÃO DE LED ESTÁ PARADA NA CHINA?



Sim. Devido ao surto de coronavírus na China, o governo central estendeu o feriado de ano novo até o dia 3 de fevereiro de 2020: todas as províncias da China registraram ao menos um caso de coronavírus, o que desencadeou medidas excepcionais como quarentenas em dez cidades, incluindo Wuhan, o epicentro do surto, onde vivem 11 milhões d…

O Batata floresce!

Olá! Dia 17 de Agosto é o Aniversário de nosso amado bairro de Pinheiros aqui na cidade de São Paulo. Preparamos este super post especialmente para você que deseja morar, trabalhar, se divertir ou mesmo conhecer um dos primeiros bairros da segunda maior cidade da América Latina em 2020, onde a população já passa dos 20 milhões e a riqueza gerada, beira a casa dos US$530 bilhões ao ano. E Pinheiros hoje ilustra bem este progresso todo: uma edição da revista Veja São Paulo de Janeiro de 2019 destacava matéria especial sobre um grande empreendimento a ser erguido no Largo da Batata, região do bairro de onde está localizada a Codlux®: o Faria Lima Plaza


O projeto arquitetônico em questão é assinado pelo escritório de arquitetura Kohn Pedersen Fox Associates (KPF) e, tem potencial para se tornar um grande ícone do mercado imobiliário.








A localização, trata-se do último terreno vazio no Largo da Batata: com  9.000 metros quadrados (imagens abaixo) e bem ao lado do metrô Faria Lima (linha 4 …

Carnaval 2019 em Pinheiros

Olá!

Abram alas para a Alegria!
O Carnaval 2019 já pede passagem hoje aqui em Pinheiros e em toda a cidade de São Paulo!



São dezenas de Blocos de Rua que irão esquentar o pré-carnaval para a Grande Folia de Fevereiro.
No destaque, teremos o famoso evento "Minha Luz é de Led", festa criada no Rio e que vem a São Paulo pela primeira vez para agitar o nosso Carnaval de uma maneira única.



A ideia mistura boa música com um espetáculo visual de luzes, iluminando a noite da metrópole e animando os foliões com muito pop e funk. Também é uma ótima opção para quem capricha no visual carnavalesco! O encontro acontecerá no pós-Carnaval de sábado, dia 9 de março, a partir das 19h, na Praça Dom José Gaspar.

Então não esqueça:
-Prepare Corpo e Mente
-Não deixe de comer
-Use roupa leve
-Beba muita água
- E RESPEITE os colegas ao lado!



Dito isso, simbóra cair na Alegria!

Abaixo, você confere toda a programação carnavalesca para o nosso querido bairro de Pinheiros e, no final do post, uma d…

Furto de LED

Antes de começarmos a falar sobre o assunto, preste bem atenção nestas notícias:


Pega ladrão de led!!!
23/05/2017



Um homem de 21 anos foi preso pela Polícia após ter furtado lâmpadas de led em dois estabelecimentos comerciais da cidade de Manhuaçu na madrugada de terça-feira dia 23/05 em uma loja do Centro da cidade. O autor foi identificado pelos policiais conduzido à delegacia, mas a lâmpada já havia sido vendida. Na madrugada seguinte ele agiu novamente mas, desta vez, policiais estavam de patrulha no bairro e viram que o indivíduo portava-se de forma suspeita ao perceber a presença da PM, sendo abordado e uma luminária de led encontrada com ele, que afirmou que havia retirado a lâmpada de um poste que fica em frente a um hotel. O autor foi preso novamente e conduzido à delegacia onde foi autuado.


Ciclovia em Curitiba tem iluminação Led roubada!
09/08/2017



Bandidos serraram os postes (!!!) para levarem as peças de um lote furtado (36 unidades até agora) avaliado em R$64,4 mil.
A solu…

CES 2020

Olá! A Consumer Electronics Show está chegando! Ela ocorrerá agora, de 7 a 10 de Janeiro de 2020 em Las Vegas, Nevada (EUA).


A CES® é o maior e mais influente evento tecnológico do mundo - verdadeiro campo de provas para tecnologias inovadoras e players globais, onde as maiores marcas negociam e conhecem novos parceiros. A Feira atrai os maiores líderes empresariais e pensadores pioneiros do mundo nas tendências tecnológicas disruptivas, que estão mudando o consumo de conteúdo, entretenimento e comportamento nas pessoas. Como o maior e mais influente evento tecnológico do planeta, a CES® 2020 representa todo o escopo do mercado global de tecnologia:

- IA
-IoT
-5G
-Casa Inteligente
-Cidades Inteligentes
-Saúde Digital
-Tecnologia de Veículos
-AR / VR
-Robótica e outros.

Com participação de 61% de todas as marcas globais da Fortune, a CES 2020 quer migrar as indústrias para além do seu espaço tecnológico tradicional, reforçando a ideia de que todas as empresas são agora "uma só emp…

Iluminação em Led para Idosos: recomendações importantes!

Olá! A população de pessoas idosas no Brasil e no mundo cresce a cada ano.
Hoje em dia elas trabalham, consomem, namoram, acessam o mundo virtual...
Estão enfim, mais inseridas nas realidades atuais da vida, principalmente nos cuidados com o corpo e a mente. A Codlux® preparou este post super dedicado a aqueles que, mais que merecidamente, devem ter toda a nossa atenção e carinho quando o assunto for Iluminação em Led.

Leia agora os principais motivos e dicas para você ficar atento ao tema.

ILUMINAÇÃO EM LED PARA IDOSOS
Recomendações importantes!

Uma breve história da longevidade atual 



A população da Terra atingiu em 2018 algo entre 7,5 e 7,6 bilhões de pessoas, e chegará em 2050 a 9,8 bilhões para, em seguida, 11,2 bilhões em 2100.
Deste montante, o número de pessoas com 60 anos ou acima irá mais que dobrar, passando dos 962 milhões hoje para 2,1 bilhões em 2050, e mais que o triplo em 2100: 3,1 bilhões.

Em 2030, o Brasil terá a quinta população mais idosa do mundo.

Segundo dados d…

Apresentamos a Canaleta em barra Scutum da Codlux®

A Codlux® apresenta sua canaleta em barra Scutum.
O nome vem do latim "scutum", que quer dizer "escudo" - uma alusão a proteção contra respingos d'agua e poeira que o produto dá ao led que pode ser inserido em seu interior. São vários formatos e medidas - excelentes para embutir em móveis, forros, cantos escuros e onde mais você precisar.
E além de admitir a luz em led, se quiser usá-la como sobrepor (lajes, vigas, ferro etc), sua base de fixação pode ser por parafuso, rebite, cola ou fita dupla face.




Indicado para instalação em forros de Gesso, Madeira, PVC, Tetos Rígidos ou Vigas de Aço ou Concreto.
Garantia de 1 Ano.



Sua superfície slim pode vir antiofuscante (para uma luz mais suave e difusa) ou cristalina, de luz mais forte (propiciando uma maior abrangência do led). 

A potência de consumo varia até 14W por metro instalado.


A temperatura de cor (da luz em led) disponível pode ser de 6000k (branco frio), 3000k (branco quente) ou RGB (multicolorido).
Seu us…