Pular para o conteúdo principal

O fim das Lâmpadas Halógenas na Europa!

LÂMPADAS HALÓGENAS são banidas de vez na Comunidade Européia! 



Desde o dia 1º de setembro, ficou proibida em definitivo a comercialização de lâmpadas tipo halógenas em toda a Comunidade Européia.
A medida - iniciada em 2008 - teve prazo de 10 anos para adaptação de toda a cadeia produtiva e consumidora. Em 2016, elas já haviam sido proibidas de serem produzidas, tendo no último sábado sua data final para consumidores ainda adquirí-las no mercado.



Com isso, espera-se uma economia regional de energia em toda a Europa unificada de até 20%, com a substituição gradativa por lâmpadas Led - mais eficientes energeticamente em comparação às halógenas, pois duram 10X mais e consomem 6,6X menos. Não estão abrangidas na normativa, lâmpadas para fins especiais, de eletrodomésticos ou de semáforos.

Pesquisas sobre halógenas e o câncer

Uma matéria da revista americana TIME de Abril de 1992 já alertava: "Cuidado com lâmpadas de halogéneo".

O conteúdo afirmava que:

"...A tecnologia poderia ser tão ruim quanto a luz solar para causar câncer de pele... À medida que a camada de ozônio diminui, as pessoas podem gastar mais tempo dentro de casa para evitar os cânceres de pele e as cataratas que podem resultar de uma luz ultravioleta que atinge a superfície da Terra com o Sol. Essa estratégia pode sair pela culatra. Como a luz solar, as luzes de quartzo-halogênio de alta intensidade usadas cada vez mais em residências e escritórios emitem luz ultravioleta e visível, e agora há evidências de que elas também podem causar câncer de pele.
Dois cientistas da Universidade de Gênova, na Itália, observaram que os raios provenientes de lâmpadas de quartzo-halogênio devidamente desprotegidas podem induzir mutações no DNA de algumas bactérias, gerando um tipo de mutação genética que é uma das causas de câncer..."

Vemos então que a notícia é muito bemvinda!

É o Consumo Consciente dando seus passos rumo a redução de emissão de carbono na atmosfera e Economia de fato Sustentável, além da preservação da saúde das pessoas.
A gente só agradece 🙏.


Você pode ler mais sobre o que foi publicado no Blog a respeito de Lâmpadas Halógenas logo abaixo:

-Codlux® Explica de Inverno: saiba mais sobre o Led nesta estação!
-A Luz na Arte  

Codlux® - Luz em Led
Luz é Função! Estamos empenhados nisso. 

LEIA TAMBÉM
 
A Luz na Arte

Dicas para destacar e proteger a sua coleção 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Chuva e Led combinam? Sim e não...

Olá! É época de chuvas fortes em boa parte do Brasil. Inclusive no nordeste este ano, as águas caíram em Alagoas por exemplo enchendo regiões inteiras e desabrigando milhares de famílias. Com todo o respeito as vítimas, é um momento também para lembrarmos da fragilidade do Led em relação a uma possível exposição constante a umidade e água. Basicamente, o uso da iluminação em Led deve primeiramente considerar o seu local de aplicação: se o equipamento será de interno ou externo. Resumindo de forma bem didática, todo equipamento Led que não tiver uma certificação de proteção "IP65 e/ou IP66", deve ser usado em áreas internas - protegido da umidade, vapores de água, respingos, chuvas, alagamentos e submersão. Estas são regras básicas que, obrigatoriamente, devem ser aplicadas as Lâmpadas para soquetes diversos, aos plafons para embutir em gesso ou laje, as fitas em Led etc. Para uso fora de ambientes fechados como um Refletor Led por exemplo, existe a devida norma técnica

Floresta Viva (Josefina)

Olá! A Codlux® apresenta para você nesta publicação, o projeto luminotécnico desenvolvido para o restaurante Josefina, hoje conhecido como Floresta Viva Pizza Bar e Restaurante . Acompanhe logo após o video intro, todo o desenrolar de mais este case Codlux® nas palavras de nosso lighting designer e responsável pelo projeto de iluminação,  Marcos Britto .  Veja, leia e inspire-se, como nós!  Marcos Britto, Codlux®   A Augusta de Andrade Arquitetura & Interiores solicitou a nossa colaboração neste projeto de iluminação. Ele não era de budget muito alto então, não tínhamos muita intervenção na especificação a ser aprovada pelo cliente. Porém no andar inferior, um teto em laje somado ao fato de se trabalhar com iluminação pontual foi de execução um pouco mais complicada, a princípio. Ali, tivemos que acrescentar alguns pontos de luz, mas não todos os que realmente gostaríamos de ver no ambiente: enquanto o profissional instalador trabalhava no local, encontrou obstáculos na infraestru

Duplex no Morumbi

Olá! Neste projeto luminotécnico especificado por  Marcos Britto da Codlux® em Novembro de 2019, os constantes entraves pandêmicos e até alguns erros de projeto provenientes do longuíssimo 'delay' nos confinamentos demandou muito mais tempo que o previsto para um acompanhamento perfeito nas instalações dos equipamentos LED entregues. De fato, a pandemia de 2020 foi devastadora para muitas famílias, com perdas irreparáveis de entes queridos e readaptações drásticas no ritmo de vida urbano das populações globais - inclusive no que disse respeito a planos, metas e expectativas. Não poderia ser diferente neste caso. Como a Codlux® lidou com esta situação toda é o que você irá acompanhar daqui em diante.   Localizado no bairro do Morumbi em São Paulo, a especificação luminotécnica aplicada aos apartamentos deste conjunto de edifícios na verdade, atendeu duas unidades de 250 m² cada que agora, contam com a correta iluminação da Codlux®. O primeiro dos apartamentos já foi completamen