Pular para o conteúdo principal

O Paradoxo na Iluminação em Led

Olá! Você sabe o que é um Paradoxo?

Segundo a Wikipédia,

"Um paradoxo é uma declaração aparentemente verdadeira que leva a uma contradição lógica, ou a uma situação que contradiz a intuição comum. Em termos simples, um paradoxo é "o oposto do que alguém pensa ser a verdade"
.

Ou seja, trocando em miúdos, é um tipo de desafio a alguma verdade dita estabelecida que sugere: "nem tudo é o que parece ser". E na iluminação de ambientes com luz em Led, vemos isto a todo instante. Como na imagem preto e branco logo abaixo: parece que está tudo certo com ela não é? Mas será que está mesmo??



Projetos honestos mas, muitas vezes equivocados na aplicação correta do que nós da Codlux® denominamos "Função da Luz", são muito recorrentes por aí. O que reforça sempre a suspeita de terem sido concebidos sem a devida orientação de um profissional em Luminotécnica - o Light Designer.

Já demos no Blog Codlux® inúmeros exemplos de onde, nas situações mais diversas, alguns erros em projetos de iluminação passam desapercebidos na sua implantação mas, quando chegada a hora de apreciar o seu resultado final, revelam-se um verdadeiro Frankenstein ou mula-sem-cabeça, que incomodam e chateiam nossa satisfação plena - afinal, passaremos então a conviver com uma iluminação em Led (se de excelente qualidade e correta instalação) por no mínimo 10 Anos! Esteja ela certa ou errada.

O exemplo simples da mesma imagem logo abaixo (só que agora devidamente em cores) demonstra isso de maneira muito clara: nela, vemos o enorme impacto que uma simples troca equivocada de lâmpada Led especificada em um projeto causou! A imagem é de um apartamento localizado no bairro da Aclimação, atendido por Marcos Britto.

A luz correta indicada para o belo pendente da foto em questão foi na temperatura de cor branca quente (3000K), mas enviaram erroneamente ao cliente uma lâmpada branca fria (6000K). A indicação de uma luz 3000K neste pendente se deu para melhor conforto e relaxamento na hora do descanso e também, evitar fadiga ocular e desarranjo no ritmo circadiano do casal, que seriam ocasionados por uma possível luz de temperatura de cor 6000K muito próxima ao campo de visão dos usuários.

E eis que, quando a intrometida luz Led 6000K foi colocada no pendente, denunciou sem o menor pudor a descaracterização da cor fria escolhida para as paredes do quarto (um cinza claro) ocasionada pela incidência da luz quente (3000K). Nós gostamos tanto do que presenciamos neste equívoco que resolvemos publicá-lo aqui no blog através desta postagem.



Olhe para a foto e observe que, sob o efeito da luz amarela (branca quente 3000K) instalada no nicho da cabeceira da cama, a parede mudou completamente de cor! Ganhou um tom bege (imagem abaixo), não esperado para o projeto.



Agora olhe novamente a foto reparando na luz fria 6000K que está sendo emitida pelo pendente.



Ela iluminou a parede mas não descaracterizou o tom de sua cor, como vemos abaixo.



Porque isto aconteceu? Porque uma cor ou textura de parede fria, pede uma luz ambiente (a luz geral, aquela mais forte que iluminará de fato a área total do cômodo e não as luzes focais ou de destaque como a do pendente) também fria, para que não ocorra o efeito "nata de luz" amarelada que vimos na foto.

Neste projeto, o cliente foi indicado a usar luz quente 3000K nas luzes de apoio para que tivesse o repouso adequado, e luz branca fria 6000K na iluminação central para destacar a parede cinza. Porém, a luz central (principal) do cômodo escolhida pelo proprietário também foi a branca quente 3000K.

Algum problema nisso? Sim, a estética.

Mas, visto que o quarto não é uma área de convivência social no imóvel e, por isso mesmo, não precisa necessariamente ter luz branca fria para destacar melhor a parede cinza, a decisão passa a ser totalmente aceitável por ser de cunho privativo e pessoal. A noite, o cinza da parede não aparecerá; em compensação, o relaxamento estará sempre garantido com o cômodo inundado com uma luz em Led branca quente 3000K. Agora, se este "erro" tivesse ocorrido em uma sala de estar, com paredes ou farta decoração em tons frios como o cinza, azul, lilás etc, haveria sim um prejuízo, por menor que fosse (dependendo também da potência em watts da iluminação em led instalada no local) em suas superfícies com a incidência de uma luz na temperatura de cor 3000K.

Solução?

A mesma sugerida para o quarto da foto: manter a luz branca fria 6000K na iluminação geral para que ela alcance as paredes e decoração de tons frios e, simultaneamente,  pontuar de maneira estratégica com luz focal ou indireta em 3000K toda decoração de tons quentes (vermelho, amarelo, verde, marrom etc) e também, pontos sensíveis como áreas de relaxamento (tela da TV, sofás e cadeiras de descanso etc) para evitar-se o ofuscamento que uma luz pontual branca fria 6000K pode causar a visão direta.

Como vimos aqui, se uma simples lâmpada led mal indicada (por mais aparentemente fraca que pareça) pode arruinar toda experiência visual não só de paredes mas também, de quadros, texturas, papéis de parede, flores, adornos, tapeçaria, movelaria e tudo mais que for decorativo em sua casa ou empresa, imagine o caos que muitos equipamentos com a temperatura de cor e potências erradas instalados juntos podem trazer!

A harmonia perfeita entre a real "Função da Luz" e os produtos em Led especificados em um ambiente no seu projeto luminotécnico é crucial para que fatos como este sejam evitados.
E é aí que pode aparecer o tal paradoxo que citamos no título da postagem: contradições como esta devem sempre ser observadas e citadas no projeto, cabendo então a você cliente (e não ao profissional contratado) a decisão final.

Por isso, procure sempre a orientação de um profissional em Luminotécnica.
Apenas ele pode garantir a luz em Led correta em seu projeto que harmonize seu corpo e o seu habitat.

Consulte-nos:

codlux.com/contato 

A Codlux® é para todos. Projetos e produtos acessíveis.



Codlux® - Luz em Led

Luz é Função! Estamos empenhados nisso.

LEIA TAMBÉM 
A Luz na Arte

Dicas para destacar e proteger a sua coleção 

Postagens mais visitadas deste blog

Faria Lima Plaza: o Batata floresce!

Olá! Dia 17 de Agosto é o Aniversário de nosso amado bairro de Pinheiros aqui na cidade de São Paulo . Preparamos este super post especialmente para você que deseja morar, trabalhar, se divertir ou mesmo conhecer um dos primeiros bairros da segunda maior cidade da América Latina em 2020, onde a população já passa dos 20 milhões e a riqueza gerada, beira a casa dos US$530 bilhões ao ano. E Pinheiros hoje ilustra bem este progresso todo: uma edição da revista Veja São Paulo de Janeiro de 2019 destacava em matéria especial, um grande empreendimento a ser erguido no Largo da Batata , região do bairro de onde está localizada a Codlux®: o  Faria Lima Plaza .  O projeto arquitetônico em questão é assinado pelo famoso escritório de arquitetura  Kohn Pedersen Fox Associates  (KPF, que tem vários 'skyscraper' marcantes ao redor do mundo) e, tem potencial para se tornar um grande ícone do mercado imobiliário. O edifício conta com 40.937 m2 (440.643 pés quadrados) de área BOMA, dis

Lar Inteligente 360º

Olá! Durante quatro semanas, especialistas e fornecedores vão apresentar virtualmente temas inéditos e soluções tecnológicas. É o  Lar inteligente 360º , um projeto online da  AURESIDE - Associação Brasileira de Automação Residencial e Predial . O objetivo é difundir conhecimento e promover debates com uma audiência seletiva e de forte influencia nos processos decisórios de projetos residenciais, tanto novos como na sua adequação de uso. Em todos os dias de palestras, haverão também apresentações de projetos, produtos e soluções para casas inteligentes e conectadas.  UM ENCONTRO VIRTUAL SOBRE TECNOLOGIA E O FUTURO DE NOSSAS CASAS! De 15 de setembro a 8 de outubro   Palestrantes:  Para conhecer melhor o programa e fazer sua inscrição gratuita, visite:   https://larinteligente.com.br/evento-online A Codlux® está acompanhando tudo e atualizará oportunamente esta postagem com as novidades mais importantes mostradas no evento, aguarde! ATUALIZAÇÃO EM 14/10/20 Acesse o resumo rápido do que j

Refletores em Led: na medida para a sua calçada

Olá! Muitas pessoas se perguntam quantos Watts em Led são necessários para iluminar sua calçada. Bem, aqui no Showroom Técnico da Codlux® por exemplo (que está localizado em uma área muito movimentada do Bairro de Pinheiros - bem ao lado do coração da região, o badalado "Largo da Batata") optamos por usar em nossos mais de 5 metros de calçamento, duas peças de refletores em Led branco frio 6000K com 30W cada (em detalhes nas imagens abaixo), voltados para baixo, com a intenção de iluminar bem o passeio e dar mais segurança e visibilidade, tanto aos pedestres quanto aos frequentadores dos Bares locais. Se fosse uma residência, apenas uma peça deste refletor bastaria para iluminar a entrada de uma garagem por exemplo. Mas em áreas comerciais, quanto mais iluminação a noite melhor. Se a sua casa tiver os mesmos 5,60 metros de nossa frente, você pode optar (se desejar espalhar melhor a luz), por dois refletores de 20W cada, posicionados um em cada lado do imóvel. Vo