Pular para o conteúdo principal

10 Anos de coisas legais com o Led - e outras, nem tanto!

Olá! 2020 chegou voando! A tecnologia Led - até então uma estranha desconhecida em nossas vidas há 10, 15 anos atrás - parece que não se contenta mais agora em 'apenas' iluminar os ambientes ou exibir conteúdos em nossas telas todas. Ao longo do tempo, ela foi conquistado mais e mais espaço nas pesquisas e desenvolvimento científicos mundo afora e, conforme os seus benefícios iam sendo descobertos, surgiam os mais variados produtos a serem aplicados hoje na saúde, esporte, estética, moda, entretenimento etc - o que gerou uma enorme gama de equipamentos fora daquela outrora função exclusiva da iluminação artificial. E o Led quer mais: ele irá mudar até o modo como nos conectamos a Internet, com o Li-Fi, contribuindo assim de vez também na IA (Inteligência Artificial) e IoT (Internet das Coisas). Porque Luz agora também é pura conexão! Mas, o que tínhamos antes de tudo isso? Quais equipamentos em Led surgiram no embalo de sua popularidade e cujo os propósitos a princípio, não eram os mesmos que os de uma simples lâmpada? Acompanhe as invenções mais úteis e as mais malucas já lançadas em 10 Anos.

O Led venceu! Nunca antes na história da humanidade uma fonte de luz criada artificialmente foi tão versátil, tão flexível em seu uso e tão bem explorada e aproveitada por suas propriedades benéficas como aquela produzida hoje pelo Diodo Emissor de Luz, o popular LED. E também, nunca antes uma luz artificial foi tão abusadamente inserida como um adorno em nossos corpos, de maneira tão fútil. A Codlux® separou uma seleção de itens bem curiosos que flertaram orgulhosamente com o Led (ou também lhes causaram um certo nível de constrangimento num primeiro momento) por pelo menos os últimos 10 anos, merecendo agora em 2020 a nossa "menção honrosa" - ou por sua enorme utilidade ou, pelo seu puro atrevimento mesmo. Citamos aqui neste post algumas das coisas mais legais criadas com a tecnologia Led - que continuam aí hoje, inspirando soluções futuras - e outras que tentaram vingar, mas agora estão no passado (talvez ainda na mão de seus desenvolvedores). Todas estas invenções no entanto, já fazem parte do legado a ser celebrado pelo 'Diodo Emissor de Luz'. E nós adoramos contar estas histórias para você que, com certeza, já usou ou ouviu falar algo de pelo menos uma delas. Confira. 

27 PRODUTOS EM LED QUE MARCARAM PRESENÇA DE 2008 A 2018

 2008 

1-) Patinho de Banheira Led - e adeus ao de borracha! (Novembro de 2008)

Você já usou um deles quando criança? Pois um dispositivo que funciona como uma lanterna, uma vela, que diz a temperatura da água do seu banho e ainda dá o brilho mais favorito de todos - luzes em Led - divertiria o seu banho hoje? Bem, todas as respostas estão neste pequeno produto. Chama-se Led Bath Light! Uma luz de banho em Led. Sua principal função é atuar como um "dispositivo de água do banho", fazendo com que toda a banheira brilhe de acordo com a temperatura com vários modos: modo Lanterna, modo Cor e modo Vela.



Enquanto estiver no banho, o Led Bath Light mostra a temperatura com cores números listados ao redor do anel. O modo Lanterna exibe uma luz sólida brilhante usada como uma fonte simples de luz direta. O modo de Cor torna este produto o seu companheiro techno favorito no banho, à medida que a luz se move num espectro de diferentes tons coloridos. O modo Vela faz com que a luz imite uma vela tremulante, relaxando ou criando um clima romântico a dois. Os ajustes de cor e brilho podem ser feitos em qualquer um desses modos. E tem ainda uma base de carregamento!


Pura diversão em Led!

2-) Papel de Parede Led - definido como "Uau!" (Abril de 2008)

O efeito deste papel de "parede emissor de luz" quando é 'ligado', impressiona. Um jovem designer empreendedor da Holanda inventou o que deve ser o melhor em iluminação doméstica - um papel de parede Led. O papel de parede luminescente é uma criação de Jonas Samson, que o projetou e o enviou como parte de sua pós-graduação no último ano de faculdade. O Inventor desta maravilha explica melhor como tudo funciona: "O material base é fabricado com um produto comercialmente disponível por várias empresas. O que fiz no entanto, foi aplicar essa tecnologia de uma maneira diferente".



Aprofundando mais, Samson revelou que o papel de parede é construído "prensando" várias camadas que se combinam para produzir a luz: "A camada traseira é uma solução à base de prata que conduz eletricidade, enquanto a camada acima contém pigmentos de fósforo que se acendem. Além disso, há uma camada condutora flexível e transparente, com um papel de parede comum colocado na parte superior para atuar como o acabamento final, tipo uma camada visual externa", explicou. O resultado quando ligado é uma parede de luz visualmente deslumbrante, que pode ser desligada e ligada como uma lâmpada normal. Embora Samson tenha revelado sua criação ao público no ano passado, o próximo salão de design de interiores "Salone Internazionale del Mobile" de Milão, onde ele está exibindo a criação, parece pronto para tornar a invenção em algo já disponível para quem puder pagar. Ah, sim, o preço... Bem, considerando que tudo é projetado do zero e feito sob encomenda, não há custos definidos para a instalação do papel de parede emissor de luz de Samson. Dito isto, Samson diz que 6.000 euros pode ser considerado um "preço inicial" básico.


Sem palavras. Um Luxo só!

 2009 

3-) Lâmpada de Bolso Led (Junho de 2009)

A "lâmpada cartão de crédito" da Brando preenche o vazio na sua carteira. Sob medida para caber dentro de um slot de cartão de crédito vago, a mais recente oferta da Brando é uma luz em LED que se desdobra com bom gosto em forma de uma lâmpada.



Você pode ver com ironia a ideia de substituir o dinheiro plástico por uma bugiganga fofa e limitada como a Card Bulb Brando, mas você realmente acredita que essa gracinha o impedirá de dar sempre uma olhadinha em sua pequena luz quando acesa?


Decida também você se isto é realmente uma solução útil ou apenas mais uma inutilidade sofisticada, porque nós já amamos!

4-) Lâmpada Alienígena Led - a inimitável! (Outubro de 2009)

Você já deve ter visto por aí a "Alien Abduction Lamp", ou "lâmpada de abdução alienígena". Do conceito inicial ao protótipo final,  seu último lote produzido foi enviado para a Europa e Austrália / Nova Zelândia, a um custo de US$ 100 cada unidade. Aqui está ela em toda a sua glória pronta para ser desejada, em aço e cobre. A luminária vem com "alienígenas" que brilham no escuro do seu 'cockpit' no disco voador e um "abduzível" bovino removível, além de três opções de luz em Led para a economia de energia: pulsante, ligado e desligado. A criação foi vendida como parte de uma edição limitada de 2000 unidades, acompanhada de uma assinatura gravada da designer Lasse Klein. Acreditava-se que ela poderia se tornar disponível em uma loja de presentes perto de você. mas o site (onde outrora podia se visualizar a peça em 3D) não responde mais a pedidos de encomendas.



Aqui estão alguns dos "recursos" desta lâmpada:
Leds de economia de energia;
Feixe Perspex de alta qualidade;
Vaca abduzível removível;
Cockpit verde/amarelo brilhante;
Alienígenas que brilham no escuro no cockpit;
Corpo em aço de alta qualidade com fantástico acabamento em pérola negra;
Antena UFO de controle de 3 estágios, on / off e pulse;
Base ultra antiderrapante com grama falsa real.
Esta edição limitada exclusiva conta ainda com um poster e certificado de autenticidade especialmente impresso e, não está mais disponível em nenhum outro lugar.


Uma pena não estar mais a venda pois, já teríamos comprado uma...

 2011 

5-) Led Bucal, a estranha moda japonesa (Janeiro de 2011)

Que a ideia é estranha ninguém dúvida, porém esta invenção já virou moda no Japão anos atrás. Criado pelos designers japoneses Motoi Ishibashi e Daito Manabe, este "Led Dental" foi desenvolvido inicialmente como um experimento para ser usado apenas em um comercial da coleção de inverno de uma famosa loja de roupas japonesa.




As próteses são fixadas nos seus dentes como uma espécie de protetor com uma lâmpada e, quando você sorri a luz muda de cor. Apesar de não estarem disponíveis para compra, Ishibashi e Manabe fizeram workshops pelo Japão ensinando as pessoas a produzir seus próprios Led's bucais. De acordo com o Daily Mail, as colegiais japonesas que adotaram a ideia anunciaram o produto como “uma verdadeira festa na sua boca”.


O que nos deixa um pouco receosos é a usabilidade e higienização de algo assim...

 2012 

6-) Camiseta Led - interativa com estampa de Leds (Agosto de 2012)

A Cute Circuit, em parceria com a Ballantine’s criou um protótipo de camiseta inteligente com display de Leds. O produto chamado de T-shirt OS, faz com que a peça de roupa se conecte a um smartphone e, por meio dele, à internet, mudando sua estampa conforme a vontade do usuário ou pelas atualizações no Twitter, Facebook, Instagram ou music player.



A camiseta também possui uma câmera (!) e posta fotos automaticamente nas redes sociais. E, sim claro, é 100% lavável de acordo com os criadores. O projeto ainda não tinha uma previsão de lançamento oficial, mas a Cute Circuit afirmou que o protótipo é caro mas, com uma alta demanda, conseguiria tornar a peça acessível.


A ideia de customização de mensagens e imagens em uma camiseta é algo que nos fascina: crianças perdidas ou pessoas acidentadas seriam as mais beneficiadas com uma dessas.

 2013 

7-) Cubo de Gelo Led (Janeiro de 2013)

Um estudante de 23 anos do MIT inventou cubos de gelo com Led que fiscalizam o quanto de bebida alcoólica você ingere. Dhairya Dand, de 23 anos, bebia demais em festas durante a noite e, algumas horas depois logo se via em um hospital - só acordando depois do apagão causado pelo álcool. Dand, abalado pelos eventos, usou-se como própria inspiração para inventar o Cheers, um conjunto de cubos de gelo Led que alertam os bebedores se eles estão consumindo muito álcool. Os cubos de gelo - que interagem à música ambiente enquanto você dança na festa - ficam verdes, amarelos ou vermelhos, dependendo de quanto você beber. Amarelo é um alerta, enquanto o Vermelho é um sinal claro para deixar o copo de lado. Os cubos contam com um acelerômetro e um cronômetro para detectar o nível de intoxicação alcoólica em uma pessoa. Os cubos também podem se conectar ao telefone celular do bebedor para alertar um amigo de que o usuário já bebeu demais.



Dand, pesquisador do Media Lab do MIT, que passou três semanas desenvolvendo os cubos de gelo, disse: "Meus amigos brincaram quando eu disse a eles que iria fazer esses cubos de gelo em reflexão ao que passei nas festas anteriores". Todo o dispositivo custou a Dand apenas US$50 para ser criado. Seus amigos a princípio ficaram hesitantes em relação à ideia, mas agora estão mais entusiasmados com os cubos. Dand diz que "Todo mundo quer uma dúzia deles agora."


Excelente sacada! 

8-) Segunda Pele Led (Fevereiro de 2013) 

Peles em Led, implantes em Led... bem, já vimos muito disso por aí. Mas este dispositivo, de um milímetro de espessura, permite a pacientes comunicarem seus dados clínicos com um médico a distância, explica o seu inventor, Takao Someya, professor da Universidade de Tóquio.



Colado na palma ou no dorso da mão, o aparelho também pode servir para enviar mensagens aos pacientes para que não se esqueçam de tomar a medicação, ou para permitir que crianças se comuniquem com seus parentes quando estiverem longe. É muito útil em um Japão que envelhece, pois permite estabelecer uma vigilância contínua e não invasiva as pessoas idosas dependentes. "Como o dispositivo é elástico, permite colar uma tela a coisas com superfícies complexas, como a pele", ressalta o inventor. Pode ser utilizado também por esportistas para monitorar o ritmo cardíaco, comprovar rotas  ou por funcionários no recebimento de instruções de trabalho sem interromper a atividade. A estimativa de comercialização da invenção é de três anos.


Apesar de meio grotesca ainda, é uma ideia bem louvável.

9-) Vassoura Led (Maio 2013)

Uma luminária LED bem diferente que surgiu em vários sites confundiu a cabeça de muitas pessoas. Trata-se de uma vassoura com fitas Led RGB que fica encostada em uma parede qualquer, como se tivessem sido abandonadas por um faxineiro.



Chamada de Mood Broom, a criação dos designers Pēteris Zilbers e Mārtiņš Straupe’s tem cores que podem ser trocadas por um controle remoto. Irônico ou não, a vassoura não serve para varrer o chão: a piaçava da vassoura é na verdade feita de plástico.


Ok... Está mais para uma pegadinha ou intervenção do que algo realmente prático.

10-) A Camisola Led que mostra às pessoas como você realmente se sente (Dezembro de 2013)

A camisola GER Mood Sweater se propõe a "ler" as emoções humanas, refletindo cores de luz em Led específicas no tecido branco da peça, que mais parece uma gol brilhante futurista e folgada. Desenvolvido pela empresa de design Sensoree com sede em São Francisco, a camisola contém um tipo de sensor conhecido como Galvanic Extimacy Responder.



Você usa os sensores em suas mãos, semelhante à tecnologia de teste de detector de mentiras. As emoções correspondentes às cinco cores claras são tranquilas ou zen, que denunciam você como relaxado, excitado, nervosa, apaixonado ou feliz. Kristin Neidlinger, fundadora e designer-chefe da Sensoree, descreve a criação: "... ela visa revelar a percepção sensorial para você e para os outros. Em vez de tecnologia inteligente, criamos tecnologia 'sensível' ou Sensoree, que é intuitiva, responsiva e ilumina os sentidos. Acredito que a tecnologia pode nos tornar mais conscientes. Com roupas responsivas, você pode animar seu corpo e aumentar a comunicação consigo mesmo". Uma edição limitada de 100 blusas esteve disponível para pré-encomenda no site da Sensoree.


Nós aqui ficamos nos perguntando se não seria melhor e mais fácil, continuar expressando os nossos sentimentos e emoções com uma boa conversa em vez de usar uma luz! Porque para nos emudecer, já basta o celular...  

 2014 

11-) Casamento Led (Novembro de 2014)

A artista Sheika Lateefa Bint Maktoum sabia que queria um casamento memorável. Mais que isso, fantástico. E para criar esse sonho, a DesignLab Events foi contratada e aí a mágica aconteceu. O briefing era: o casamento dos sonhos para célebres convidados lembrarem dele para sempre e, a DesignLab tinha a licença criativa de propor qualquer coisa, desde que fosse incrível.



O resultado foi uma cerimônia fantástica para muitos e muitos convidados, com uma decoração de um contos de fadas e um céu surreal 3D com 15.000 luzes de LED, 65.000 cristais Swarovski e 4.000 tsurus. Embora sonho não tenha preço, não conseguimos nem imaginar quanto custou esse conto de fadas.


É lindo, é maravilhoso, uma ideia deslumbrante! O único "porém" é a nossa constante preocupação com o excesso de mediocridade e massificação da tecnologia Led para coisas e eventos que durem apenas algumas horas ou alguns dias... Fica a dica para o seu casamento: ele será responsavelmente sustentável?

12-) Lâmpada Musical Led (Novembro de 2014)

Antes mesmo das "lâmpadas Led com caixinha" invadirem a Rua Santa Ifigênia em São Paulo, uma startup da Califórnia já juntava todos os apetrechos necessários para a ambientação de uma festa em apenas um objeto. A PLAYBULB foi uma lâmpada de Led que na época funcionava com uma enorme variedade de cores diferentes, também contendo auto falantes acoplados. Ela funcionava em qualquer bocal de lâmpada E27, o que garantia que você pudesse usá-la também como uma lâmpada principal da sala ou até no abajur. Hoje, você a encontra no site da Mipow.
.


O equipamento se conectava com o smartphone, que controla uma ou mais lâmpadas do tipo. Com um aplicativo você pode escolher as músicas e os efeitos visuais que ela permitir, que vão desde o pisca pisca até o efeito arco-íris. A campanha do PLAYBULB  para a sua produção foi um sucesso e arrecadou US$ 57 mil no Kickstarter, quase 6 vezes o pedido inicial.


Para nós, é algo completamente sem sentido acender uma lâmpada que faça barulho. Perdoamos apenas as ambulâncias.

 2015 

13-) Luva Led para ciclistas (Maio de 2015)

Quem anda de bicicleta no trânsito sabe que, muitas vezes, ser visto pode fazer a diferença entre a vida e a morte.


A Zackees é uma luva para ciclistas que conta com luzes Led para avisar aos motoristas para qual lado você está virando, aumentando a sua segurança nas ruas. As luzes Led são bem brilhantes, assim você pode visto mesmo na maior escuridão. O preço é US$ 95,31 na Amazon.


Simplesmente indispensável para a boa segurança de você, ciclista!

14-) Chuveiro Led inteligente (Fevereiro de 2016)

Se você é uma daquelas pessoas que passa tempo demais no banho e não sabe quantos minutos (e litros de água) já se foram, talvez seja necessário apelar para uma ajudinha. O Hydrao é um chuveiro não só inteligente, mas também econômico e sem vergonha de dar uma "bronca" no dono. Com um sistema de Leds acoplado, ele muda de cor durante a ducha e indica quando já está na hora de sair.



As cores surgem de acordo com a água já gasta:
Verde: 9,84 litros gastos
Azul: 49,2 litros
Vermelho: 189 litros
No último estágio, a luz também pisca, para indicar o perigo de gastar tanto líquido assim para se lavar. O Hydrao é pareado com o smartphone por Bluetooth e gera relatórios sobre seus banhos, além de fazer o cálculo automático do gasto em dinheiro após cada banho — só para assustar você mais um pouco. O Hydrao custa US$ 99 (R$ 400) e tem previsão de lançamento para 2016 na Europa.


Taí um produto SUPER sustentável que nós simplesmente amamos!

15-) Fibra para Tecido Led (Março de 2016)

Os e-tecidos, ou tecidos eletrônicos, prometem no futuro coisas como computadores de vestir e roupas capazes de recarregar celulares e outros aparelhos portáteis. Mas já há quem pense em telas incorporadas na própria roupa, o que tem levado ao desenvolvimento de Leds em formato de fibras flexíveis. A maior esperança contudo veio com os OLEDs, os Leds feitos de compostos orgânicos, mas ninguém até agora conseguiu fazê-los funcionar direito sobre fibras que possam ser usadas para tecer nossas roupas.



LEC. Zhitao Zhang, da Universidade de Fudan, na China, criou então um novo componente que já nasce projetado para ser um tecido. Zhang batizou o novo componente de LEC - Light Emitting Electrochemical Cell, ou célula eletroquímica emissora de luz. Cada LEC é formado por um fio muito fino recoberto com nanopartículas de óxido de zinco e camadas de um polímero eletroluminescente, junto a uma camada transparente de nanotubos de carbono. O protótipo emite por enquanto apenas as cores azul e amarelo, mas a equipe afirma que será simples chegar ao verde e ao vermelho para viabilizar a fabricação de telas tecidos coloridos - ou telas em tecidos coloridos. O desafio maior será aumentar a vida útil das células emissoras de luz, porque os primeiros protótipos perderam o brilho rapidamente com o uso no dia a dia.


Mais uma daquelas boas ideias para tornar as nossas roupas bem mais inteligentes. É torcer para ver.

 2016 

16-) Moda Led que acende o seu visual (Fevereiro de 2016)

O VFILES, um portal de moda on-line colaborou com a XO, empresa de tecnologia por trás do traje voador de Lady Gaga para criar uma linha de tecnologia vestível, a ser exibida na New York Fashion Week.




Esta jaqueta e mochila por exemplo iluminam-se através de tecidos de fibra óptica. Esse poderia ser o futuro dos wearables? O VFILES, que tem fãs como Rihanna, A$ AP Rocky, CL etc, criou sua primeira linha de tecnologia vestível denominada VFILES XO e é um dos destinos mais relevantes para a moda na era digital, onde a geração Z define as tendências. Além disso, era convincente que uma marca, vista principalmente como fornecedora de roupas de rua, estivesse entrando no espaço tecnológico. Um raro momento de moda.


Apesar de ser uma roupa Led não inteligente e que 'apenas acenda', gostamos disso também!

17-) Pele Eletrônica Led (Abril de 2016)

Imagine ter um rastreador de fitness que funciona como uma tatuagem temporária. Ou um dispositivo de monitoramento que os médicos podem colar diretamente em um órgão doente. Ou um relógio tão discreto que parece embutido no seu pulso. Todas essas são possibilidades de longo prazo para a pele eletrônica (ou e-skin) - material ultra-fino e ultra-elástico que pode imitar a flexibilidade da pele humana desenvolvido pela Universidade de Tóquio com diodos emissores de luz de polímeros orgânicos (PLEDs) - pequenas folhas de luzes que economizam energia - em três cores: vermelho, verde e azul. Quando atingidas por pulsos elétricos, essas luzes acendem e apagam, imitando pixels em uma tela comum. Na primeira foto por exemplo, você pode ver sete barras vermelhas que formam letras e números, como uma tela de calculadora na sua mão. Na segunda foto, você pode ver um logotipo da Universidade que se acende e escurece em diferentes níveis de energia.



De fato, hoje em dia já é possível fabricar dispositivos de monitoramento super finos, do tipo tatuagem, que duram semanas. Mas estudo das PLEDs é apenas uma contribuição para a busca maior por um e-skin realmente pronta para uso ao consumidor final.


Já pensou, comprar uma pele eletrônica super fina que ilumine o nosso rosto a ponto de nunca envelhecer-nos? Ou, melhor ainda: que armazene informações e funções digitais em nosso corpo sem a necessidade das telas dos celulares?

18-) Fósforos Led - metade da utilidade de um fósforo comum (Maio de 2016)

É meio importante para as pessoas que usarem fósforos. Como melhorar um fósforo? A Matchbox Instruments levou isso tão a sério que resolveu lançar um pacote descartável de fósforos Led para emergências, com uma duração de bateria de 8 horas - que pode ser ligada e desligada para economizar energia - por cerca de US$29 o pacote. Tudo sem chama, sem fogo, sem faísca - apenas luz.



E é aí que a coisa toda pega e ridiculariza esta "brilhante" ideia: o fogo nos deu civilização. Se você está perdido no deserto apenas com essa bobagem de Led, você estará literalmente perdido. Sem fogo, sem sobrevivência, pois o tal “fósforo” é na verdade nada mais que uma mini-lanterna Led, descartável e com autonomia finita, custando 30 dólares para você perder - e que depois com certeza trocaria alegremente por um fósforo de verdade, para o momento em que precisasse acender uma fogueira, uma vela ou seu fogão no caso de a energia acabar.


A invenção Led idiota do milênio...

19-) Sanitário Led (Junho de 2016)

Para você, mulher que precisa dividir o banheiro da casa com um homem, essa pode ser a solução para o fim das surpresas desagradáveis. Para por fim à desculpa masculina de "não consegui mirar no vaso" e o manter o banheiro limpo por mais tempo, eis que surge a lâmpada Led para vasos sanitários. Com sensor de movimento, ela é ativada sempre que a tampa da privada é erguida.



O produto é feito com plástico ABS e acende a qualquer movimento realizado próximo ao vaso. A luz precisa de duas pilhas AA para funcionar, permanece acesa durante 30 segundos e pode ser facilmente fixada à tampa. Se a compra é verdadeiramente útil ou não, só o tempo dirá.


Nós já gostamos disso sim pois, receber aquela luz toda nos olhos ao acendermos uma lâmpada Led no banheiro só para mirar a privada realmente nos irrita quando voltamos para a cama. Sem contar a preservação da higiene no chão, já que não erraremos mais o alvo... 

 2017 

20-) Luminária de Sopro Led (Maio de 2017)

Combinando eletrônica, programação e física, Xinyue Yang criou a "Breeze" - uma lâmpada portátil, feita com fita de Led e um sensor que identifica qualquer mudança no movimento do ar, se propondo a reproduzir a experiência de acender um fogo na natureza, quando é preciso criar atrito entre duas varetas (ou uma pedra e uma vareta) e assoprar para induzir o fogo (alguém aí lembrou do fósforo Led? rsrsrs).



A biomecânica da luminária de Yang dispensa os gravetos, mas exige que o usuário sopre a lâmpada lentamente para que ela acenda e fique cada vez mais forte e brilhante. Já um sopro muito forte apaga a lâmpada. Além disso, como fazemos com velas, é possível acender outra luminária "Breeze" apenas encostando uma na outra. Usando a "Breeze" no jardim é possível entregar ao vento a missão de ligá-la e desliga-la, criando uma interação inovadora entre forma e função, tecnologia e natureza.


A última hipótese aliás acreditamos ter salvo por pouco a invenção do ridículo: ter um jardim responsivo ao frescor da brisa com uma luz em Led parece pura magia! Mais cênico, impossível.

21-) Smartphone com Traseira Led (Maio de 2017)

Um celular já é puro Led por natureza. Uma bela e fascinante e completa tela interativa em Led aliás. Talvez, o ápice no desenvolvimento do Diodo Emissor De Luz, desde a sua invenção na década de 50. Poderíamos então melhorar ainda mais essa ideia absoluta? a Alcatel acreditou que sim.



O smartphone A5 LED da empresa chamou a atenção na MWC 2017 pela capinha traseira extra com 34 lâmpadas em Led fornecida junto com o aparelho que, como seu nome indica, faz com que os Leds coloridos deem liberdade ao usuário para personalizar o telefone com um "show" de luzes diferentes para cada chamada recebida: ligações importantes, mensagens, alarmes e alertas de mídia social, além de combinações Leds diferentes para cada momento, incluindo configurações nas luzes que podem se movimentar de acordo com a música tocada. Lançado com preço inicial de R$ 1.000,00, apesar de divertido não vingou muito e hoje, você pode encontrá-lo a preços mais baratos por aí.


"Chover no molhado" o define. Será por isso que depois dele, nada igual apareceu novamente?   

22-) Cílios Led (Junho de 2017)

Os cílios de Led abaixo são ativados pelo movimento de nossa cabeça, como inclinar ou assentir. Um fio fino que você coloca atrás da orelha o conecta ao controlador atrás da cabeça. A fabricante afirma que o equipamento é resistente às intempéries e não emite calor perceptível. Eles são reutilizáveis ​​e custam US$40. Foi apresentado a você agora o f.lashes. "Muito prazer!" SQN...



Em Agosto de 2017 vários especialistas em oftalmologia alertaram para possíveis riscos à saúde que poderiam advir da colagem destas luzes nas pálpebras. Com uma exposição tão próxima e constante aos raios UV das luzes, os usuários corriam risco de desenvolver catarata e degeneração macular, afirmou Naris Kitnarong, especialista no departamento de oftalmologia do Siriraj Hospital, Tailândia.



As cataratas envolvem o cristalino do olho e a degeneração macular é a deterioração de parte da retina do olho. Ambos levam à eventual perda de visão. Não está claro quanto tempo de uso seria necessário nestas tiras de Led para aumentar o risco das doenças oculares graves. Mas algo interessante que o Kitnarong citou foi que, os cílios Led, como também toda fita Led, emitem um baixo nível de calor dissipável na direção da pele dos olhos da pessoa que causam uma "secura", uma desidratação que acelera o desenvolvimento de rugas no uso regular do equipamento.



E, como em toda moda brilhante, os imitadores sem marca chegaram ao mercado com a mesma rapidez. Sites atacadistas, como o Alibaba, já exibem sósias chinesas que custam cerca de US$2 por peça. Um deles vem da Anpu , fabricante chinesa de whitelabel que também vende sapatos de Led e spinners iluminados. Outros, como o Mooxury, vendem imitações de cílios para o mercado ocidental da Amazônia, numa demonstração clara de que o mercado pode não estar tão preocupado assim com a sua saúde.



Em janeiro de 2018 foi anunciado um projeto para novos pares de cílios postiços a serem usados em shows e festas - estes, mudariam de cor de acordo com a música executada. Pesando aproximadamente apenas 0,2 grama, os novos cílios postiços apresentados recebem ondas eletromagnéticas para emissão da sua luz em Led. A aplicação é fácil e promete ser a nova sensação nas festas e shows. A novidade nesse tipo de cílios postiços é que diferente dos já lançados anteriormente, não precisarem usar controle ligado por fios, escondido sob os cabelos. O apresentado pela Universidade Ritsumeikan (Quioto) e empresa japonesa Shiseido, tem uma antena de cerca de 3 cm, com uma cor próxima à da pele, tornando-a quase imperceptível. A Shiseido fez o pedido de desenvolvimento para a universidade - equipe do professor Takakuni Dose, da faculdade de ciências e tecnologia, que desenvolve o produto, apresentado para a imprensa aplicado a um manequim (foto acima), sem uma data marcada para o seu lançamento no mercado.


Enfim, seja qual for a versão para a proposta deste produto, continuamos achando um absurdo a simples ideia de arriscar a integridade de seus olhos e visão por causa de um capricho luminoso como esse.

23-) Unha Led - Nail Display, uma mini-tela de Led (2017)

Apresentado em Taiwan, a ideia deste protótipo é deixar a unha transparente ao usá-lo em telas minúsculas e também nos editores de imagem e video, como uma extensão de telas de celulares e mesmo um controle remoto acionado por gestos no dedo para tocadores de música e filmes.



A imagem acima dá uma ideia da aplicação, que não tem data prevista de lançamento no mercado. Seria este o futuro fim definitivo das manicures?


Acreditamos ser esta uma invenção mais útil aos postos de trabalho que necessitem de muita 'interatividade manual' do que uma tola solução estética.

24-) Chicote Led (Julho 2017)

Você precisaria de um? O Chicote de luz em Led promete se destacar no clube! Hum, mas qual clube  ...? Vamos deixar isso para decidir. Se no passado os clubbers introduziram cílios de Led e coloração de cabelo tipo neon, porque não agregar agora também um chicote? Por que não dançar agora também com um chicote "PixelWhip", de luzes em Led?



O chicote tem 80 fibras de Led presas a uma alça, como num sabre de luz e conta com 17 padrões de cores diferentes que mudam pressionando um botão na alça. Gire, enrole em seu próprio corpo e dane de qualquer maneira! Imagine agora usar uma combinação deles com os cílios de Led e a coloração neon, mais a camiseta Led, o tênis Led.. mas espere!! Você terá bateria para tudo isso? E, se você estiver girando isso em um clube normal, poderia ser expulso? É um risco a se correr, em nome do fetiche.


Acredite: você fará mais sucesso e estará mais inserido na cena se desfilar isso junto com a sua parafernália Led toda no bloco de rua carioca "Minha Luz é de Led" - onde quanto mais Luz você emanar, melhor! De qualquer modo, ninguém aqui jamais usaria isso por aí!

 2018 

25-) Máscara Led (Junho de 2018)

O uso de máscaras Led já é muito conhecido na estética, principalmente aqui no Brasil. Elas visam aumentar a produção de colágeno e regenerar as células da pele. Este modelo utilizado pela Ella Di Rocco, em Londres, conta com uma configuração de luz certa, que é especificamente para rejuvenescimento da pele. Aqui, a máscara é combinada com um tratamento facial chamado cronocare.



"A Chronocare é baseada em nanotecnologia, o que significa que há fotossomos no creme que são ativados com a luz em Led", diz a executiva de marketing Sonia Milena Brilli. "Ao colocar a máscara de Led depois, os fotossomos e os ingredientes ativos do creme são intensificados." O tratamento da luz vermelha inclui uma limpeza facial e uma massagem facial. Custa £250 (US $ 333). Os tratamentos com máscara de LED são populares entre as celebridades como Jessica Alba, Kate Hudson Kourtney Kardashian e Chrissy Teigen, que inclusive já postaram fotos usando a máscara em suas redes sociais.


Led, luxo e vaidade juntos a serviço da beleza! Quem nunca?...

26-) Cabine Led para secagem de esmalte gel (Abril de 2018)

Continuando no salão, é para eles que foi criado mais este equipamento Led. Depois das unhas postiças de acrílico, fibra e porcelana, outra técnica, que dá a elas aspecto bem mais natural, tem conquistado clientes nos salões de beleza. Trata-se da esmaltação com secagem em cabine Led, sucesso de público nos Estados Unidos e em países da Europa, como a Inglaterra e a Itália, graças ao seu efeito duradouro, pois o brilho e o esmalte são mantidos por muito mais tempo. Com preços entre 90 e 150 reais, o método funciona assim: cortam-se e limpam-se as unhas, e a cutícula é retirada, como no processo tradicional. Em seguida, a profissional passa uma lixa de polir e higieniza a região mais uma vez, para remover qualquer resquício de produto que impeça a aderência do verniz. Na hora da pintura é que está o segredo da história. A técnica com secagem em cabine luminosa garante unhas perfeitas por até três semanas.



Com esta técnica, é muito mais difícil de borrar, lascar ou craquelar o revestimento. É o que há de mais moderno no mercado, usado por famosas como Suzana Pires, Fátima Bernardes e Patrícia Poeta. A atriz Ana Cecília Albuquerque (do filme Os Farofeiros) também aderiu à técnica Led e diz ser “...impressionante como as unhas ficam intactas, sem descascar ou perder o brilho em dois ou três dias como acontece com a versão normal...elas parecem mais firmes”. Para remover o esmalte no entanto é utilizado um produto específico, disponível apenas nos salões que usam o método.


Pelo menos agora suas mãos visitarão o salão com menor frequência!

27-) Balões Led (Abril de 2018)

Fechamos esta série especial de 'coisinhas em Led' agora, com o atual símbolo máximo da massificação barata desta tecnologia: os Balões de Led! Apesar de terem tomado 2016 de assalto no seu lançamento, eles continuam fazendo sucesso ainda hoje em decorações de festas e agitação nas ruas das capitais brasileiras. Criados na China, tem modelos descartáveis, acesos por dez horas e com longa duração, carregados por pilhas.



Bastante utilizados nas viradas de ano em 2016 e 2017, explodiram em popularidade também nos carnavais de rua de 2018 e 2019. Os balões transparentes com Leds em seu interior são encontrados em badaladas como as das Rua Oscar Freire e Avenida Paulista, a um custo de R$30,00 a unidade.


O problema deles é a alta descartabilidade dos 'equipamentos', que são usados na maioria das vezes apenas uma vez e vão, depois de estourados ou "apagados", diretamente para o lixo comum - o que é ERRADO, pois como todo produto Led, deve ser descartado como um reciclável eletrônico! Então, a beleza e simpatia dos balõezinhos terminam por aqui, pois ao parar no meio ambiente e degradar a Natureza, perdem completamente a sua graça...

 Bônus 2019 

Citação Especial: Esculturas de Luz como Arte (Novembro de 2019)

A ideia de usar Leds como fonte de iluminação em uma obra de arte atraiu o light designer colunista da Furniture Lighting Decor, Randall Whitehead até Portland, no Oregon (EUA) para visitar a exposição do artista Dave Meeker. Randall (abaixo) descreveu assim a experiência:

A obra de Dave Meeker usa Leds de cores frias e incorpora gelatina teatral para criar essas intrincadas sobreposições de cores. Algumas "esculturas" são bastante fortes e visualmente impressionantes, enquanto outras usam uma paleta de cores mais sutis, que evocam as estações do ano. Estas esculturas de luz são bastante atraentes. Você não pode deixar de ser atraído por elas, que lembram pinturas de Mondrian com seu layout de grade e o bloqueio de cores. Mas possuem também um estilo próprio, moderno. O artista usa as sobreposições de cores para criar um padrão com uma quantidade surpreendente de profundidade e complexidade. Até os espaços negativos têm o seu próprio senso de lugar dentro da escultura. Vejamos o que Dave Meeker diz sobre o seu trabalho:

"Laddie with a Pladdie" - Dave Meeker

“Quero que as pessoas tenham um momento para sonhar acordado... desliguem os telefones e foquem em 'não focar'... vejam a visão de longo prazo que leva a uma visão mais clara e a um melhor entendimento. É uma exposição sobre lançar luz em tempos sombrios. Aqui no inverno, com essa forte 'brisa política' que aumenta o frio, as peças oferecem uma escotilha de fuga. Estou propondo uma fuga para a beleza. Deixe o escuro para trás; deixe seus olhos se ajustarem à cor e intensidade da LUZ. Elas podem nos levar a uma vantagem maior, estendendo seu alcance e oferecendo novas linhas de visão. A escalada pode não ser fácil, mas já estamos prontos para ela. Estou pedindo aos espectadores que escapem comigo, deixando a luz, a cor e a beleza liderarem. Juntos, podemos nos ajudar a sair deste lugar alienígena e escuro..."


Nada poderia ilustrar tão bem a finalização deste post como a inspirada criação luminosa de Dave Meeker.

Se você também lembra de alguma coisa interessante feita com o Led e que não seja apenas para iluminar, conte-nos nos comentários! Atualizaremos esta postagem com a sua dica. E esperemos para ver o que mais nos aguarda para os próximos "10 Anos de coisas legais com o Led"!


Robson Giro especial para a Codlux® - Luz em Led

Fontes: Time, Yanko Design, TechRadar, Techcrunch, Mashabe, The Verge, Popular ScienceBusiness Insider, Veja, G1, TudoCelular, Portal Mie, Gizmodo Japão, Olhar Digital, Engadget, Wired, Inovação Tecnológica, Casa Vogue, Canaltech, Estadão, Digital Drops, Furniture Lighting Decor  

Codlux® - Luz em Led

Luz é Função. Estamos empenhados nisso.



LEIA TAMBÉM:
10 Anos de intervenções bem legais

De 2010 a 2020, o que de mais brilhante fizeram no mundo com o Led!
A Moda e o Led

Curiosidades e um alerta sério ao usarmos o Led no vestuário e acessórios 
As Vantagens da Luz em Led Para a Sua Saúde

A aplicação de equipamentos Led no trato de nosso corpo e bem estar
Retrospectiva 2019 Codlux®

No apagar das luzes este ano, o que  foi destaque em Led no Blog da Codlux®, na internet e nas redes sociais?

Led Inteligente

Em 2019 Iluminação Inteligente fincou raízes no país. E nós contamos tudo para você
Led UV-C:

Tudo o que você precisa saber!
CES 2020 

Os produtos em Led Inteligente mais legais lançados na Feira 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Chuva e Led combinam? Sim e não...

Olá! É época de chuvas fortes em boa parte do Brasil. Inclusive no nordeste este ano, as águas caíram em Alagoas por exemplo enchendo regiões inteiras e desabrigando milhares de famílias. Com todo o respeito as vítimas, é um momento também para lembrarmos da fragilidade do Led em relação a uma possível exposição constante a umidade e água. Basicamente, o uso da iluminação em Led deve primeiramente considerar o seu local de aplicação: se o equipamento será de interno ou externo. Resumindo de forma bem didática, todo equipamento Led que não tiver uma certificação de proteção "IP65 e/ou IP66", deve ser usado em áreas internas - protegido da umidade, vapores de água, respingos, chuvas, alagamentos e submersão. Estas são regras básicas que, obrigatoriamente, devem ser aplicadas as Lâmpadas para soquetes diversos, aos plafons para embutir em gesso ou laje, as fitas em Led etc. Para uso fora de ambientes fechados como um Refletor Led por exemplo, existe a devida norma técnica

Perfilados: o detalhe essencial no Design Industrial de ambientes

Olá! Hoje vamos continuar a linha de postagens para o design arquitetônico industrial no interior de ambientes residenciais e corporativos. E o destaque agora vai para ele, um equipamento simples e de custo acessível, mas que faz toda a diferença para literalmente sustentar e dar "leveza" a iluminação: o perfilado! O QUE É? Imagens: Pinterest Criados originalmente para a suspensão e alimentação de circuitos e equipamentos de iluminação, ventilação, som ambiente ou, passagem de outros fios e cabos elétricos, telefônicos, dados etc nas construções industriais e comerciais, são destinados a instalações fixas ou suspensas justamente por terem uma aplicação muito flexível. COMO SÃO? Fabricados em chapa de aço pré galvanizado, pintura eletrostática, galvanização à fogo, alumínio ou aço inoxidável, eles são conhecidos tecnicamente como "eletrocalhas". Os melhores para o uso em design de interiores são aqueles mais resistentes, livres de rebarbas e que també

Codlux® no Pinterest: inspire-se como nós!

Olá! Está pensando em um projeto de iluminação e quer ir direto ao ponto, sem textão? Então, filtre o que você quer por imagens: acesse ideias e outros pins sobre Iluminação Led salvos na pasta "Luz em LED",  no Pinterest da Codlux®.  São muitas imagens para você consultar e se inspirar.  https://br.pinterest.com/codlux/luz-em-led/ Inspire-se, como nós! Siga o pincode abaixo e aproveite! Pincode Codlux® Codlux® - Luz em Led Luz é Função! Estamos empenhados nisso.