Pular para o conteúdo principal

10 Anos de intervenções bem legais com o Led!

Olá! Nós já mostramos AQUI para você o que apareceu de legal e também de muito estranho no mundinho dos objetos em Led. Foram 27 produtos que marcaram presença num período de 10 anos: de 2008 a 2018.



Agora, iremos além e novamente voltamos no tempo para buscar as melhores intervenções e performances com iluminação pra você lembrar, curtir e se inspirar: de 2010 a 2020, veja o que as mentes mais brilhantes fizeram por aí no sedutor mundo da projeção e outros equipamentos em Led - porque, nenhuma outra luz gera hoje tanta criatividade e possibilidades como ela! Clicando em "mais detalhes", você é redirecionado a uma 'página referência' do evento para o seu melhor entendimento. Esta postagem é uma verdadeira celebração ao Diodo Emissor de Luz. Assista ao teaser, deleite-se e boa leitura! 



2010


LED - Light Exhibition Design

mais detalhes

Festival de Luz tem como destaques para Fabio Novembre e Karim Rashid. Usando a luz como ferramenta e a cidade como tela, dois trabalhos no Festival de Luz Led de 2010 em Milão se envolveram com ideias de tempo, memória e modernidade. Em 'ieri, oggi, domani' (ontem, hoje, amanhã) do designer italiano Fabio Novembre, o autor recriou em Led as formas das típicas e tradicionais roupas penduradas em varais, que iluminavam a rua e, nas palavras do artista, comparavam estas formas penduradas a 'bandeiras de uma nova Itália, feita de moda, estilo e alegria de viver'


"Ieri, oggi, domani" (Ontem, hoje, amanhã) de Fabio Novembre

Já a peça Dnarim, do designer nova-iorquino Karim Rashid suspendeu uma espiral de luz em Led acima da calçada, numa forma que lembrou o DNA. Cores mudavam quase que imperceptivelmente em todo o espectro, do rosa ao vermelho, roxo e azul. Mais de 600.000 luzes em Led foram usadas para esta exposição de 2010, permanecendo na cidade até 10 de Janeiro de 2011. 



"Dnarim" de Karim Rashid



200º aniversário da Oktoberfest de Munique

mais detalhes

A&O e OSRAM montaram um espetacular show de luzes. Com os projetores de xenônio Falcon e tecnologia de luz em Led, as empresas Osram e A&O Technology transformaram o Monumento da Baviera e o Panteão Ruhmeshalle em uma exibição de luz única para marcar o jubileu do Festival Oktoberfest. De 1 a 4 de Outubro de 2010 mais de 8.000 lâmpadas em Led e de xenônio iluminaram o Ruhmeshalle e o céu da maior feira do mundo, todas as noites. 





2011

Halloween Light Show 2011 - Party Rock Anthem

mais detalhes

Nada mais a dizer sobre este incrível Halloween com um show de luzes acontecendo na fachada desta casa e coreografado com megahits como "Party Rock Anthem" de LMFAO ou "Thriller", de Michael Jackson! Os vídeos com o tema Halloween do usuário KJ92508 são tão famosos quanto os shows de luzes natalinas criados ao longo dos anos por seu canal. “Party Rock” foi visto por mais de 2 milhões de telespectadores em 2011 e, agora em 2020 já está na casa dos 15 milhões. Abóboras cantantes, lápides,  luzes estroboscópicas, inundações e milhares de luzes dão um espetáculo a parte. Quase todas as luzes são em Led RGB. 





Light Festival 2011, Bélgica

mais detalhes

Em 2009 ocorreu o primeiro Festival das Luzes de Ghent, uma rota turística de 5 km de arte em luz que permite aos viajantes re-compreender a cidade medieval de Ghent através do espetáculo da iluminação. Kaat Heirbrant, chefe do Festival disse que
"As noites são mais longas do que o dia no inverno e, as pessoas começam a ansiar pela chegada da primavera. Colocamos luz na vida das pessoas."
Como o Festival das Luzes de Ghent é realizado apenas a cada 3 anos , atrai um grande número de viajantes, que esperam o momento em que as luzes se acendam nas noites de inverno e revelem obras como as "Tulipas Amarelas em Led", a intervenção com "Objetos Luminosos" ou "Projeções em Castelos", exibidos na edição 2011 do evento. 







As luzes de Avicii 

mais detalhes

Esta abertura do mega DJ Avicii num sábado do dia 19 Fevereiro de 2011 no Festival Jaarbeurs, Bélgica, já entrou para a história da Dance Music. Tyler Haruta diria posteriormente quando o entrevistou para Magnetic Mag em 24 de Outubro do mesmo ano: 

"... Quando perguntei que música ele ouvia no seu tempo de folga, ele respondeu que 'nenhuma', preferindo o silêncio depois de ser bombardeado com música toda hora, o dia todo. Em meio a grande atenção, agitação da mídia e da indústria, elogios sem fim de seus colegas e fãs, 'Tim Berg' tenta manter a sua atitude humilde e otimista, agindo como se fosse um oceano calmo, que emite 'ondas' para um litoral distante... Não tenho certeza se 'Tim Berg' já tornou-se definitivamente o aclamado 'Avici' ou, se está passando por isso justamente agora. Mas uma coisa é certa: o mundo ainda não está pronto para que ele se cale".  



As músicas de Avicii tomariam conta das paradas a partir do começo dos anos 2010, como bem lembraria Nick Yopko, do EDM.com anos mais tarde:  

"Em 28 de Outubro de 2011 o DJ Avicii lançou o que se tornaria uma das canções mais monumentais da história da EDM: "Levels". Mesmo anos depois, é difícil ver as palavras escritas pela "música eletrônica" sem que "Levels" nos venha à mente; uma melodia imediatamente reconhecível, onde os fãs seguiram rapidamente a nova faixa, conquistando DJs e programas de rádio em todo o mundo. "Levels" não foi apenas aclamada pela crítica mas também, obteve grande sucesso comercial. Acabou chegando ao topo das paradas de dança em oito países e foi platina em onze deles, com status de multi-platina."  



Em abril de 2018, DJ Avicii foi encontrado morto em seu quarto de hotel em Muscat, fato confirmado depois como um suicídio. Ele tinha apenas 28 anos e esta tragédia abalou a cena global da EDM (Electronic Dance Music). A abertura em Jaarbeurs nos fará celebrar para sempre o legado de Tim Bergling, o 'Tim Berg' - ou simplesmente, Avicii. 

Árvore de Natal da Lagoa Rodrigo de Freitas


aumente a imagem

Em 2011, o Natal do Rio de Janeiro flutuou sobre as águas da Lagoa Rodrigo de Freitas com a linda Árvore de Natal acesa em 26 de Novembro. Tinha 85 metros de altura e foi considerada a maior estrutura flutuante do mundo pelo Guinness Book (o Livro dos Recordes). 11 flutuadores sustentavam a sua base de 810 metros quadrados. A iluminação em Led junto a queima de fogos davam o brilho mágico ao monumental adorno natalino carioca. Com inauguração no calendário oficial da cidade ocorrida em 1996, a Árvore de Natal da Lagoa só deixou de ser montada em 2016 e 2017 por falta de recursos e, também agora em 2020 por conta do coronavírus. Logo abaixo, você assiste a um video inaugural da Árvore feito por Magno Torres



2012

Surf noturno com luzes em Led  

mais detalhes

A surpreendente ação noturna de surfe iluminado. 





Em 2015, a Band Originale voltou a filmar surfistas profissionais como Axi Munian e Jerome Sahyoun surfando em suas pranchas Led e roupas neoprene numa escura noite de Fevereiro na costa marroquina. 

mais detalhes






2013 

A Luz é a própria exposição na Hayward Gallery

mais detalhes

Intervenções sensoriais sobre o poder da luz ganharam aqui uma bela e divertida exposição. O ponto central desse show atencioso não foi realmente o uso da luz na arte em si mas, como a luz nos serve apropriadamente para uma mudança pós-minimalista da obra de arte no próprio ambiente. Na maior parte, os trabalhos se esforçaram em moldar o espaço ao redor ou invocar uma resposta em um nível fisiológico, onde padrões aleatórios subiam e se propagavam em cascatas de luzes em Led tipo ficção científica.






2014 

O show de luzes em Led no Halloween do Empire State Building

mais detalhes

Em 31 de outubro de 2014, o Empire State Building sincronizou suas famosas torres de Led com os sucessos do Halloween que foram transmitidos pelas estações de rádio Z100 e 103.5 KTU da iHeartMedia.





Toboágua de Led


mais detalhes

O The Black Hole em Bremerhaven, Alemanha parecia uma viagem no tempo e deixava qualquer um doidão. Ele não era um toboágua qualquer. Você deslizava totalmente no escuro iluminado somente por luzes em Leds coloridas, que criavam efeitos variados como se você estivesse viajando no tempo com cores piscando por todos os lados, lembrando um pouco a icônica série de ficção científica dos anos 60, "O Túnel do Tempo" - que infelizmente para muitos de nós com mais de 50 aqui no Brasil, era exibida ainda em preto e branco... 






Iluminando um viaduto com lustre

mais detalhes

As passagens sombrias criadas por vias elevadas estão entre as partes menos amigáveis das nossas cidades. Um lustre de 5 metros de altura foi aprovado pelo conselho da cidade de Vancouver, no Canadá, para iluminar uma dessas passagens esquecidas. Seria esta uma ideia meio que brilhante demais?  



O artista Rodney Graham concebeu a peça para a ponte Granville Street e está sendo pago por uma construtora como parte de um projeto de condomínio construído nas proximidades. 



A escultura é uma réplica de design do século 18 mas, em vez de pedaços de cristais que ficariam precariamente pendurados no viaduto, fazendo-os vibrar e quebrar constantemente, o lustre foi feito com um polímero transparente e luz em Led, girar lentamente ao longo do dia. 



Mas parece que a atração com cara de Las Vegas não foi bem recebida por parte da população de Vancouver pois, esse viaduto serve como lar para moradores de rua e parte da elite canadense não gostou da ideia, preferindo ter usado os quase US$ 900.000 (mais de 5 milhões de reais em cotação do dia 28/10/2020) investidos no projeto em um programa de limpeza do espaço. Com certeza, trata-se do "lustre-iluminação pública" mais caro do mundo!  



2016 

A mesa Led que toca 'Billie Jean'!

mais detalhes

Esta mesa incrível usa lâmpadas Led para criar música à medida que as lâmpadas são adicionadas nela e lentamente assim, se transformar em "Billie Jean" de Michael Jackson.






Uma pista de gelo com 8 km de Leds em Londres 

mais detalhes

O LuminoCity Ice Rink Canary Wharf foi inaugurado em Londres com mais 500.000 lâmpadas Led individuais, abrangendo mais de 8 km. Eren Ellwood, Diretor Executivo do Run Wild Media Group disse a época:
"Eu diria que provavelmente colocaríamos o investimento em mais de £ 1,5 milhão." 
A pista ficou aberta até o final de Fevereiro no Canada Square Park










O carro da Lexus com mais de 40.000 Leds


mais detalhes

Este Lexus tem um número obsceno de luzes em Led incorporadas a sua carroceria. Ele é chamado de Lexus LIT IS e produz 175.000 lumens com as suas 41.999 luzinhas - é realmente um espetáculo lindo de se ver! Cada luz pode pulsar e mudar a sua cor de acordo com a música executada, criando exibições impressionantes. Infelizmente o carro não esteve à venda porque tratava-se de uma edição super especial do modelo. Já pensou? 









1.400 luzes em Led nas Cataratas do Niágara

mais detalhes

Em 2016, quase 20 anos desde o último grande investimento em iluminação de queda, as lâmpadas de xenônio existentes foram substituídas por uma nova tecnologia de iluminação LED com eficiência energética. Essas novas luzes fornecem mais do que o dobro dos níveis de iluminação anteriores, iluminação programável e um espectro mais amplo de cores. As novas luzes também preenchem lacunas para fornecer um efeito de iluminação mais consistente.








As lâmpadas Led em um drone que criaram efeitos extraordinários


mais detalhes

Um grupo de entusiastas de tecnologia substituíram as lâmpadas normais de um drone por lâmpadas LED de 1000 watts e captaram imagens fantásticas. Com iluminação potente, o cenário filmado por este drone à noite ficou completamente diferente - as imagens saíram mais nítidas e com cores mais vivas. Os drones têm-se revelado muito úteis para os amantes de fotografia e vídeo por conseguirem captar imagens extraordinárias a partir de novos ângulos ou distâncias. Um problema comum, no entanto, é a falta de iluminação, que prejudica a qualidade das imagens. Este vídeo, realizado por uma empresa especializada em produção de vídeos do Utah, nos EUA, parece mostrar como resolver o problema. E os especialistas deixam dicas a quem quiser seguir os seus passos. No vídeo publicado no YouTube, explicam que compraram as lâmpadas LED pela internet e que estas foram baratas, e que não tiveram dificuldades em montá-las. Instalaram ainda um sistema que permite mudar as cores e a luminosidade das lâmpadas, para um efeito mais engraçado. 














20 drones formam um balé de 16.500 Leds

mais detalhes

A empresa MicroAd criou uma coreografia de drones para promover na época o novo serviço que estava oferecendo. O espetáculo foi filmado na frente do Monte Fuji no Japão e tinha como objetivo mostrar a popularização dos espetáculos de drones com o seu serviço Sky Magic. Ao todo, foram utilizadas 20 aeronaves autônomas equipadas com um total de 16.500 Leds. Além dos drones, músicos também participaram da apresentação fornecendo parte da trilha sonora tocada em shamisens - instrumentos de corda tradicionais japoneses. A MicroAd acredita que no futuro, performances semelhantes poderão ser usadas em eventos e datas comemorativas para substituir por exemplo, exibições de fogos de artifícios. 








Rosas luminosas

mais detalhes

Milhares de rosas brancas em Led iluminaram o Festival das Lanternas de Hong Kong, celebrando a tradição e o amor no Dia dos Namorados! Voluntários montaram a exibição florida no Victoria Harbour, com milhares de rosas brancas brilhantes de Led marcando o primeiro destino da turnê mundial inaugural do Light Rose Garden.








'Vila Butantan' em São Paulo recebeu o primeiro grafite de Led do Brasil 

mais detalhes

Foi em São Paulo - mais precisamente no famoso 'outrora truck food' e hoje remodelado espaço Vila Butantan - que se criou o primeiro Grafite de Led do Brasil. A intervenção do artista plástico Roberto Bieto foi feita em parceria com a empresa Brilia e o engenheiro de luz Fabio Stasiak. Mesmo com o local agora fechado por conta do coreonavírus, a obra até hoje chama a atenção de quem passa por lá a pé ou de bike para acessar o outro lado da Marginal Pinheiros pela Ponte Eusébio Matoso por exemplo. 






2017 

Snowboarders descem montanha usando luzes em Led

mais detalhes

Snowboarders desceram uma montanha austríaca na escuridão total usando luzes em Led. Vestidos com roupas de Leds, performaram suas luzes em uma das pistas de Mayrhofen, Áustria, para marcar o fim do primeiro dia do Festival de Música Snowbombing . Os performers caíram na escuridão realizando acrobacias ao longo do caminho, também para promover os novos alto-falantes portáteis XB40 da Sony. 








Kayakers desceram cachoeira usando luzes em Led

mais detalhes

Os kaiakers norte-americanos se filmaram descendo remando uma cachoeira em condições de escuridão total usando luzes em Led. Brendan Wells, 22, fez a incrível filmagem enquanto remava pelas corredeiras no rio White Salmon e no Outlet Creek, no estado de Washington. O kaiaker profissional pode ser visto filmando o seu irmão Todd, jogando água no ar com luzes em Leds brilhantes enquanto desliza pelas corredeiras. Brendan disse na ocasião:
“Eu remo aqui com meu irmão regularmente e nos divertimos muito. Com a ajuda de amigos, instalamos luzes em Led em nossos caiaques, remos e outros equipamentos. Foi uma experiência muito psicodélica. Nunca senti nada assim antes, ver a 'filmagem de nossa filmagem' noturna com Leds foi incrível!”









Foi a Nike que criou a 'primeira pista de corrida em Led' no mundo

mais detalhes

mais detalhes

A Nike criou uma arena pop-up que está sendo apontada como a primeira pista de corrida de LED do mundo. O “Estádio Unlimited” apresenta uma parede contínua de painéis de LED que se alinham ao longo da pista de 200 metros. Pacers virtuais seguem ao lado de corredores, colocando-os em uma competição contra eles mesmos. Os atletas são rastreados por uma etiqueta RFID fixada em seus calçados. Assim que completam a primeira volta, uma versão digital do atleta aparece na parede ao lado deles correndo no tempo da volta anterior. Se um atleta bater o seu tempo anterior, o marcapasso virtual será atualizado com o novo tempo, motivando os corredores a continuarem se esforçando. Os avatares ficam maiores à medida que os atletas correm mais rápido e mais longe ao longo da pista em forma de oito, que pode acomodar uma corrida de até 30 pessoas. A pista de corrida de alta tecnologia da Nike foi um evento de lançamento para o lançamento do Lunar Epic, seu mais recente tênis, relata o Designboom . O layout foi projetado para imitar a pegada do tênis. A arena deslumbrante, que ocupa um quarteirão inteiro em Manila, Filipinas, foi uma colaboração entre a BBH Singapore e a Birdman, uma produtora. 











Surfistas encararam o desafio de surfar à noite em Bali com luzes em Led

mais detalhes

Nas Ondas de Bali, surfistas encaram o desafio de surfar à noite.











Monumentos ao redor do mundo iluminaram-se de verde para apoiar o Acordo Climático de Paris

mais detalhes

Entrou em vigor em 2020 o pacto que estabelece um plano de ação global para colocar o mundo no caminho certo para evitar as mudanças climáticas perigosas, chamado de Acordo de Paris. Os Estados Unidos vergonhosamente não apoiaram a idéia nem assinou o pacto, fazendo com que várias cidades ao redor do mundo se unissem para provar o seu compromisso em serem' verdes' - literalmente. Na noite de 1º de Junho, luzes verdes iluminaram o exterior dos principais monumentos e pontos de referência no planeta, desde a fachada ornamentada da prefeitura de Paris à arquitetura de inspiração clássica do Edifício Wilson em Washington DC. Este luminoso espetáculo internacional mostrou não apenas o apoio das cidades ao Acordo de Paris mas também, a seriedade de sua solidariedade. 






Parque japonês transformado em Luz

mais detalhes

Artistas transformaram um gigantesco parque japonês em floresta psicodélica de luz em Led. O coletivo de arte japonesa TeamLab transformou um parque de quase 500 mil quadrados no Japão em uma luminosa “Floresta Onde os Deuses vivem”. A enorme instalação de arte apresentou 14 obras distintas que usaram luzes, projeções, sensores e som para interagirem enquanto os visitantes caminhavam pelo local.







Os drones para Lady Gaga no céu do Super Bowl

Como não citar a final do futebol americano de 2017, que trouxe uma surpresa bastante tecnológica dentro do pequeno show de Lady Gaga: 300 drones desenhando o céu de Houston no início da apresentação, feita no topo do estádio. Luzes em Led brilhavam e dançavam sozinhas no céu e acabaram a apresentação formando a bandeira dos Estados Unidos.





A carcaça nos equipamentos eram feitas de plástico e de um tipo de espuma projetado para suavizar impactos. Para criar o visual brilhante no céu, cada um desses drones foi equipado com diodos LED capazes de reproduzir quatro bilhões de combinações de cores. Detalhe: como há leis que proíbem qualquer drone de voar próximo a estádios, durante este Super Bowl toda a parte externa foi gravada uma semana antes, com Lady Gaga utilizando o mesmo vestido, com os mesmos drones e cantando a mesma canção - tudo sincronizado no evento com a apresentação ao vivo de Gaga. Logo, as pessoas que estavam no estádio não viram a apresentação dos drones ao vivo mas sim, somente em clipes exibidos simultaneamente pelos telões.



2018

As atrações do festival "Light Night Leeds"

mais detalhes

Os visitantes do "Light Night Leeds", um festival anual de artes e luz, em Leeds, Inglaterra podem interagir com as instalações durante o evento. Esta bela edição do festival ocorreu em dois dias, entre 4 e 5 de Outubro. 














O meteórico bloco "Minha Luz é de LED"


mais detalhes

O bloco de rua carioca "Minha Luz é de Led" é a mais pura representação livre do poder criativo cultural com tecnologia LED no Brasil. Sem regras pré definidas para os foliões, a ordem aqui é usar bem a imaginação na fantasia luminosa e respeitar o colega mais próximo na brincadeira.



Em 9 de Março de 2019 o Carnaval Oficial da cidade de São Paulo contou pela primeira vez com a presença do bloco, o que agitou as noites paulistanas com suas fantásticas fantasias Led hipnoticamente luminosas, transformando a folia na cidade em uma verdadeira RAVE! O local foi a Praça Dom José Gaspar, no Vale do Anhangabaú (República). 



Mas, em 2020 as autoridades do Rio proibiriam o "Minha Luz é de Led" de desfilar. O bloco mais luminoso do Brasil não pôde apresentar-se na cidade do Rio de Janeiro em 2020. Apesar dos esforços dos organizadores para cumprir todas as exigências legais, o "Minha Luz é de Led" não conseguiu a autorização da Polícia Militar e anunciou em rede social que não desfilaria neste ano. Em comunicado, o bloco citou que:

"... a Polícia Militar vetou o desfile do bloco, alegando que em 2019 os foliões fecharam a saída do Túnel 450 (que fica na altura da Praça Marechal Âncora)".

Logo depois como bem sabemos, veio a pandemia do coronavírus e suas regras de isolamento social, que impediram outras ações do bloco no país. Agora com o carnaval do Rio de Janeiro também previamente cancelado em 2021 e toda a nova abordagem para evitar aglomerações, vejamos como o "Minha Luz é de Led" vai se sair ano que vem. Esperamos que bem. Em nome da Alegria! O vídeo abaixo é uma compilação (via publicações do canal de Guigga Tomaz) das apresentações do bloco entre 2018 e 2019. 




2019


Drones criam desenho Led sobre salinas da Bolívia

mais detalhes

Em julho, Reuben Wu e mais dois companheiros fizeram uma viagem de uma semana pela Bolívia, capturando algumas das paisagens mais deslumbrantes do país.  Estendendo-se por mais de 4.000 milhas quadradas do Altiplano da América do Sul (planície alta), Salar de Uyuni é a maior planície de sal do mundo. Além das fotografias de paisagem mais tradicionais, Wu criou vários aeróglifos  brilhantes que flutuam misteriosamente no céu, pilotando drones equipados com Leds em padrões precisos. De volta ao seu estúdio, ele usou um software para mexer nas imagens até chegar ao produto final. Wu pensa na fotografia como "pintura com luz" e não fetichiza a autenticidade: 
Para mim, tudo é uma ferramenta”, diz ele. “A câmera é uma ferramenta, o computador é uma ferramenta. Contanto que a tecnologia e as ferramentas não sobrecarreguem a visão.”









A Floresta de lâmpadas com luzes que te acompanham

mais detalhes

A equipe japonesa do estúdio de arte e tecnologia TeamLab é conhecida por suas incríveis instalações imersivas que exploram a relação entre os humanos e o mundo por meio da arte. Graças ao museu de arte digital TeamLab Borderless em Tóquio, os visitantes podem explorar sua visão de luz e cor diariamente. Uma das instalações mais marcantes do museu é a Floresta das Lâmpadas Ressonantes. A instalação interativa consiste em milhares de lâmpadas de vidro Murano que acompanham os movimentos dos visitantes com a luz que emitem, homenageando por exemplo as célebres cerejeiras em flor no Japão. Ao tecer gradações de cores juntas, o TeamLab visa imitar a tradição japonesa Kasane no Irome para criar cores. 







O campo de luz Sensorio

mais detalhes

O aclamado artista britânico Bruce Munro cria suas paisagens iluminadas há mais de 15 anos. Sua arte visa destacar a experiência humana compartilhada por meio de obras brilhantes interconectadas. Com o Campo de Luz SensorioMonro modificou a paisagem ondulante da região vinícola da Califórnia com 60.000 lâmpadas Leds movidas a energia solar. À medida que se espalham pelos 15 acres da área, elas formam a maior instalação de Munro
“Espero que a experiência permita que as pessoas relaxem e aproveitem a experiência compartilhada e saiam com um sentimento de paz interior e harmonia, uma paisagem suavemente iluminada emoldurada por um céu estrelado. Eu encorajaria as pessoas a se inspirarem na natureza porque ela realmente contém todas as respostas”. 

Campo de Luz Sensorio provou ser tão popular que a instalação permaneceu em exibição até 30 de Junho de 2020. Outras exposições e edifícios estão previstos no local, com inauguração prevista para 2021. As futuras novas atrações em Sensorio incluirão um hotel e um centro de conferências. 






Natal com 1 milhão de Leds no Largo da Batata

mais detalhes

Com investimento de 13 milhões de reais, a programação da Prefeitura de São Paulo para o Natal na cidade foi mais gorda em 2019: o Festival de Natal foi até o dia 23 de Dezembro e o Largo da Batata teve destaque, com um show de luzes grandioso. Entre as novidades, 1 milhão de lâmpadas Led iluminaram o nosso querido Largo da Batata, sendo instaladas em um prédio local e também nas Árvores de Natal espalhadas pela praça e arredores. Durou até o dia 6 de Janeiro de 2020.




Mosteiro de São Bento teve projeções em vídeo sobre o nascimento de Jesus, mapeadas por etapas do nascimento segundo a Bíblia: a estrela que guiou os três reis magos, exibição de ouro, mirra e incenso.



Os já famosos Ônibus Natalinos da cidade também saíram em 2019 da Vila Matilde, Pacaembu, Limão e Santo Amaro nos fins de semana, deixando o trânsito da cidade mais brilhante e festivo nesta época do ano.  





2020

A Live do Alok 

mais detalhes 

DJ Alok
foi o segundo convidado do projeto Em Casa da TV Globo em Maio de 2020. Os fãs da música eletrônica e de tecnologia, de games, famosos e até os moradores do prédio em que Alok mora pararam ver sua live na noite daquele sábado (2 de Maio). A live do DJ chegou a ser um dos assuntos mais comentados no Twitter e gerou ATÉ memes com E.T.s. O show do DJ fez parte do projeto Em Casa, da Globo e teve show pirotécnico para promover a balada eletrônica transmitida direto de seu apartamento, ao lado da mulher Romana Novais e do filho Ravi. Ao longo do show, vários artistas apareceram para alertar sobre os procedimentos que deveriam ser adotados para se precaver da Covid-19. Pelas redes sociais, famosos e anônimos também comentaram sobre o show do artista: 
"Muito do bem. Dá até para ver os raios de amor saindo da casa dele",
escreveu Whindersson Nunes, em seu perfil no Twitter.
Os internautas também não deixaram por menos:
"Pensando na conta de luz do Alok", disse uma fã.
Também surgiram memes de que as luzes eram mensagens para os E.T.s.
"Os alienígenas vendo as luzes do universo e sem entender nada. Calma gente, é da live do Alok", escreveu um internauta.
Compuseram o setlist hits autorais como "Hear Me Now", momento no qual o DJ chamou a mulher, que estava com o filho do casal, Ravi:
"O convidado mais especial da noite. Nosso filhote Ravi", disse Alok.
O artista também tocou uma canções mais executadas no momento "Don't Start Now", de Dua Lipa, que fez muito sucesso na casa do BBB 20. 















ATUALIZAÇÃO EM 02/11/2020 

Porto Alegre foi a cidade escolhida para a estreia das ações de divulgação do especial de fim de ano de Alok, chamado ALIVE, que será realizado em 5 de Dezembro.



Na noite de Domingo do dia 1º de Novembro, um poderoso laser iluminou por algumas horas o céu da capital gaúcha direto do heliponto do Hotel Novotel Porto Alegre Três Figueiras. A ativação remota foi feita pelo próprio DJ, em sincronia com a música Alive.
“Essa caravana propõe um momento de reflexão para as pessoas enquanto olham para o céu, podendo conectá-las através desse laser. Afinal, enxergamos melhor o caminho quando o iluminamos, e é com essa mesma luz que podemos construir um ciclo de boas vibrações para uma nova jornada”,
diz o comunicado divulgado pela produção de Alok.

As ativações da contagem regressiva para o especial ainda passarão por outras nove cidades, escolhidas com ajuda dos fãs nas redes sociais depois dos apelos do DJ: 
Eu ouvi vocês! Vamos ativar o laser em mais uma cidade! Qual?



As próximas confirmadas são: Florianópolis (2/11), Rio de Janeiro (4/11), Belo Horizonte (5/11), Brasília (7/11), Goiânia (8/11), Salvador (10/11), Recife (12/11) e Manaus (14/11). Os locais dos shows de laser em cada cidade foram selecionados pensando no acesso do maior número de pessoas à experiência, evitando aglomeração devido à pandemia da Covid-19. Basta olhar para o alto e curtir o momento. O especial de final de ano (ALIVE) será no dia 5 de Dezembro! 

O céu de Edimburgo iluminado por 'luzes fantasmas' em locais vazios

mais detalhes

Quem esteve fora de casa no sábado à noite do dia 8 de Agosto pôde se surpreender quando o céu acima de suas cabaças se iluminou de repente, com centenas de luzes brilhantes, 'perfurado' por mais de 260 holofotes poderosos para marcar o lançamento do Festival Internacional de Edimburgo - que englobou apresentações artísticas musicais e teatrais. Às 21h30 daquele sábado, muitos locais como teatros e salas de concerto em toda a cidade lançaram poderosos raios de luz para o céu, pulsando por trás de suas portas e fechadas. Os projetores em Led foram concebidos para serem claramente visíveis, mesmo se o céu estivesse nublado ou chuvoso e assim, serem melhor vistos à distância para ajudar a evitar que grandes multidões se reunissem em um único local. As luzes foram exibidas por aproximadamente três horas a partir das 21h30. Luzes fantasmas, vindas de repente do nada, apontando para o céu e pontos históricos de Edimburgo. 










Beco do Batman recebeu festival com projeções de luzes em seus grafites 

mais detalhes
 

A região da Vila Madalena recebeu terceira edição do 'Festival de Luzes de São Paulo', com projeções de artistas nos muros, árvores e até no chão. O evento voltado para a arte digital e o videomapping foi transmitido nas redes sociais e contou com trabalhos da dupla VJ Suave e da artista Elka Andrello. Em 2020 uma das novidades contemplaram o já conhecidos Beco do Batman. 








O Festival Glow

mais detalhes


O Glow Light Art Festival é um festival de light art no espaço público de Eindhoven, Holanda. Com 35 famosos artistas nacionais e internacionais da luz, obras de arte leves são conectadas por uma rota, que também leva a inúmeros eventos paralelos criados por artistas e suas  artes inovadoras e únicas. É o culminar de um, dois ou até mais anos de trabalho, experimentação e aperfeiçoamento juntos. Cada edição tem um tema específico que é apresentado aos artistas para incorporá-lo a sua obra de arte, dando uma interpretação própria e livre. O festival acontece presencialmente todo mês de Novembro. Exceto este ano, onde a participação do público foi cancelada por causa do coronavírus. Tradicionalmente, GLOW atrai muitos visitantes, de 45.000 pessoas em 2006 para mais de 770.000 em 2019.



Em 2020, uma homenagem ao evento foi lançada para marcar as datas de 12 a 14 de Novembro e lembrar que não estamos sozinhos, que precisamos de luz, precisamos de vida. Chamada de "Conectando os Pontos", 1.000 lâmpadas Leds projetadas pelo artista da luz Ivo Schoofs espalharam luz na cidade. Além disso, mais de 20.000 lâmpadas feitas artesanalmente por moradores de Eindhoven e do resto do mundo foram penduradas nas janelas de suas casa.



Um projeto de 20.000 artistas, liderado pelo designer Hugo Vrijdag teve como resultado um mar de metáforas sobre as quais qualquer um, e todos, podem projetar seus pensamentos sobre uma pessoa, um sonho, uma visão, uma opinião ou uma ideia. O que quer que venha à mente, junto a um lindo céu azul salpicado de pontos vermelhos fixos e flutuantes, iluminou a cidade de dentro para fora, para criar uma experiência inesquecível e comovente que todos puderam desfrutar. 



A magia do Atelier des Lumières 


O Atelier des Lumières (Oficina de Luzes) produz exposições extremamente envolventes. Situado em uma antiga fundição em Paris, França, o Atelier des Lumières é um centro de arte único, que apresenta peças clássicas e modernas usando a música e o vídeo, onde obras de arte são projetadas em todas as superfícies do espaço para uma experiência impactante. Veja amostras do que já foi exibido nas exposições e, imagine-se em um lugar assim.  

Salvador Dalí 





Pierre-Auguste Renoir







Antoni Gaudí







Vincent van Gogh










Festival das Luzes de Berlim

mais detalhes


A edição 2020 do Berlin Festival of Lights reuniu mais de 100 obras este ano. A 16ª edição do Festival das Luzes é dedicada à solidariedade e à adesão à pandemia do coronavírus. Os marcos de Berlim estiveram mais uma vez no centro do Festival, como a fantástica projeção no Portão de Brandenburgo.



Para garantir que o público durasse pouco e não formasse grandes multidões, o Festival deste ano não contou com longas instalações. Se a reunião fosse muito grande, as luzes eram desligadas por um curto período de tempo até que os grupos de visitantes reduzissem novamente.

A Potsdamer Platz foi um dos locais centrais do Festival deste ano. Os destaques foram o coração superdimensionado da artista australiana Zara Pasfield, cisnes animados iluminados dançando, bem como projeções de grande formato na Torre Kollhoff e na Torre do Fórum.



O marco mais alto de Berlim também fez parte do Festival. A icônica Torre de TV - a estrutura mais alta da Alemanha - foi banhada por luz colorida.



Em 17 de setembro, ela também brilhou em laranja como parte da iniciativa global de segurança ao paciente da Organização Mundial da Saúde (OMS). O Museu Bode (centro) na Ilha dos Museus formou a superfície de projeção de uma obra de arte com cores primárias fortes em amarelo, vermelho e azul.

O festival deste ano foi projetado mais uma vez na Catedral de Berlim, que tem sido um local de instalação todos os anos.



Também localizado na Ilha dos Museus ao longo da famosa avenida Unter den Linden, uma curta caminhada na Catedral apresentava os destaques do Festival. 

Na espaçosa Bebelplatz, o espectador tornou-se parte de uma obra de arte de 180 graus, de acordo com o lema do Festival de 2020: "Nós brilhamos juntos".



Os edifícios que circundam a praça foram iluminados, da Ópera Estatal à Catedral de Santa Edwiges e, do Hotel de Roma à Faculdade de Direito da Universidade de Humboldt.

O Hotel de Roma é um dos hotéis de luxo da capital e, mais uma vez, ofereceu uma superfície de projeção para o Festival de Berlin. Construído no final do século 19 como a sede do Dresdner Bank, ele funciona hoje como um hotel desde 2006.



Seu terraço oferece uma boa vista do centro de Berlim e da instalação de luz na Bebelplatz.

A Faculdade de Direito faz parte da instalação de 180 graus da Bebelplatz. O edifício histórico data do século 18 e foi encomendado pelo rei prussiano Frederico, o Grande. Ela serviu por muito tempo como uma biblioteca antes de abrigar a Faculdade de Direito da renomada Universidade Humboldt, desde 1969.



O Festival das Luzes também convidou os visitantes a explorarem e desfrutarem de vários bairros da capital - o que ajudou a evitar grandes aglomerações de pessoas no centro de Berlim. Além do Museu Berggruen, o Palácio de Charlottenburg também brilhou em cores.



Assim que as luzes de Natal foram acesas em Berlim no último dia 23 de Novembro, Papai Noel apareceu circulando tranquilamente de bicicleta por uma simpática alameda da cidade.



A capital da Alemanha é mundialmente conhecida pelo Festival das Luzes, realizado todos os anos de Setembro a Novembro, quando cerca de 100 monumentos e pontos turísticos são iluminados, promovendo um magnífico espetáculo noturno espalhado por mais de 160 quilômetros quadrados em toda a metrópole, antecipando as Festas Natalinas. E, assim como o Festival não foi cancelado pela pandemia do coronavírus, ela também não impediu que Berlim resplandecesse para desejar Boas Festas a seus habitantes, mesmo que a maioria deles ainda permaneçam em casa.



MENÇÃO ESPECIAL

O "Obrigado" emocionante da Coréia do Sul!

mais detalhes

Centenas de drones iluminaram o céu noturno em Seul para uma exibição espetacular de mensagens motivacionais e de conscientização enquanto o mundo ainda lutava mais arduamente contra a pandemia do coronavírus em Julho de 2020. Trezentos veículos aéreos não tripulados foram programados para formar imagens acima do rio Han - que atravessa a capital sul-coreana - para este flash mob. O show começou com mensagens lembrando as pessoas das principais medidas de precaução, incluindo o uso de máscaras, lavar as mãos e manter uma distância de dois metros de outras pessoas. Os drones criaram imagens de uma máscara cercada por partículas de coronavírus, movendo-se rapidamente para formar duas mãos e gotículas de água contra o céu escuro da noite. O programa de 10 minutos, mudou depois para mensagens de gratidão aos médico e enfermeiros na linha de frente da pandemia, bem como a todos os sul-coreanos por seus esforços coletivos. "OBRIGADO", escreviam os drones no céu ao lado de um formato de coração com a mensagem: "Anime-se, República da Coreia." O evento organizado pelo governo numa noite de sábado (4 de Julho) não foi anunciado com antecedência em consideração às regras de distanciamento social e assim, evitar aglomerações.








Pessoas ficaram deslumbradas com as ondas iluminadas da Califórnia

mais detalhes 

Não é Led. Mas quem frequentou as praias da Califórnia nos Estados Unidos no período das noites de Maio teve uma grata surpresa da Natureza: ondas bioluminescentes quebram diante de seus olhos, criando deslumbrantes efeitos de luz. Na costa sul da Califórnia o evento ocorre há alguns anos devido ao histórico volume de chuvas, aumentando a quantidade de algas responsáveis por esse efeito neon: os microscópicos fitoplânctons, organismos que provocam a maré vermelha. À noite, as algas propiciam um show de luzes, que brilham mais em águas muito turbulentas. 





Durante a noite, quando esses fitoplânctons são agitados emitem o brilho azul como forma de evitar predadores. A quantidade de pessoas atraídas por este lindo espetáculo da Natureza preocupou alguns moradores locais devido a aglomeração de pessoas na praia nesse período de coronavírus. Mas também há quem considere isso como um alívio diante as restrições severas da pandemia. A melhor forma de ver o efeito bioluminescente é em uma praia escura e pelo menos duas horas depois do por do sol. Mas essa visibilidade não é garantida. 



2021

Ciência e Arte no destaque e realce a Natureza

mais detalhes 

O Studio Roosegaarde revelou este ano o Grow, uma instalação de luz de 20.000 metros quadrados projetada para destacar a beleza da agricultura e, ao mesmo tempo, melhorar o crescimento da safra. O estúdio com sede em Rotterdam e liderado pelo designer Daan Roosegaarde  usou luzes vermelhas, azuis e ultravioletas para transformar um campo em uma obra de arte dinâmica. Além de criar um lindo espetáculo visual, a instalação serve como um protótipo de como certas "receitas leves" podem ser usadas para aumentar o crescimento das plantas e reduzir o uso de pesticidas em até 50%. Apesar de ser um país relativamente pequeno, a Holanda é um dos maiores produtores mundiais de vegetais - perdendo apenas para os Estados Unidos - e, se estabeleceu como pioneira em técnicas agrícolas altamente eficientes. 






A pesquisa sugere que certas combinações de luz podem não apenas fortalecer o metabolismo das plantas mas também, criar resistência a pragas e doenças. Embora a tecnologia tenha sido usada em estufas, Roosegaarde viu uma oportunidade de testar o seu potencial em maior escala. Seu estudio criou o Grow com LEDs de alta densidade posicionados em diferentes pontos do campo de cultivo. Os dispositivos se movem para cima e para baixo, distribuindo a luz uniformemente pelo campo. Conforme se movimentam, criam padrões de 'dança luminosa' hipnóticos de se assistir. O efeito é semelhante ao de algumas outras instalações de grande escala que Roosegaarde criou no passado, como o Waterlicht - que imitou o efeito da aurora boreal como forma de destacar uma planície. No entanto, o designer vê no Grow um projeto de público maior. O plano, é levá-lo ao redor do mundo com diferentes 'receitas light', formuladas para atender a diferentes culturas. O objetivo de Roosegaarde é ajudar a acelerar a aplicação desta ciência e também, criar uma apreciação mais universal para o importante papel dos agricultores, que ele descreve como heróis.   

“Quero projetar coisas que deixem as pessoas curiosas sobre o futuro, não tristes ou loucas... Luz é minha linguagem. Luz não é decoração, é ativação e é comunicação."

O projeto Grow foi encomendado pelo grupo holandês Rabobank para o programa permanente de artistas residentes da instituição financeira. A ambição é que este projeto percorra os 40 países onde a marca atua - que inclui o Brasil. 



Fontes: Veja SP, Niagara Falls State Park, USA Today, Design Boom, AO Technology, CBS Local, Extra, Terra, Showmetech, Exame, Veja, DW.com, LightNOW      

Robson Giro, especial para a Codlux® - Luz em Led 

Codlux® - Luz em LED

Luz é Função. Estamos empenhados nisso. 

LEIA TAMBÉM

10 Anos de coisas legais com o Led - e outras, nem tanto!

Tudo o que o Led produziu de útil e bizarro até 2018
Objetos LED do Desejo

Os mais interessantes que amamos listar 
A Luz na Arte

Dicas para destacar e proteger a sua coleção
Led Inteligente

Em 2019 a Iluminação Inteligente vingou. E nós contamos tudo para você 
A Moda e o Led

Curiosidades e um alerta sério do Led no vestuário e acessórios 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Chuva e Led combinam? Sim e não...

Olá! É época de chuvas fortes em boa parte do Brasil. Inclusive no nordeste este ano, as águas caíram em Alagoas por exemplo enchendo regiões inteiras e desabrigando milhares de famílias. Com todo o respeito as vítimas, é um momento também para lembrarmos da fragilidade do Led em relação a uma possível exposição constante a umidade e água. Basicamente, o uso da iluminação em Led deve primeiramente considerar o seu local de aplicação: se o equipamento será de interno ou externo. Resumindo de forma bem didática, todo equipamento Led que não tiver uma certificação de proteção "IP65 e/ou IP66", deve ser usado em áreas internas - protegido da umidade, vapores de água, respingos, chuvas, alagamentos e submersão. Estas são regras básicas que, obrigatoriamente, devem ser aplicadas as Lâmpadas para soquetes diversos, aos plafons para embutir em gesso ou laje, as fitas em Led etc. Para uso fora de ambientes fechados como um Refletor Led por exemplo, existe a devida norma técnica

Perfilados: o detalhe essencial no Design Industrial de ambientes

Olá! Hoje vamos continuar a linha de postagens para o design arquitetônico industrial no interior de ambientes residenciais e corporativos. E o destaque agora vai para ele, um equipamento simples e de custo acessível, mas que faz toda a diferença para literalmente sustentar e dar "leveza" a iluminação: o perfilado! O QUE É? Imagens: Pinterest Criados originalmente para a suspensão e alimentação de circuitos e equipamentos de iluminação, ventilação, som ambiente ou, passagem de outros fios e cabos elétricos, telefônicos, dados etc nas construções industriais e comerciais, são destinados a instalações fixas ou suspensas justamente por terem uma aplicação muito flexível. COMO SÃO? Fabricados em chapa de aço pré galvanizado, pintura eletrostática, galvanização à fogo, alumínio ou aço inoxidável, eles são conhecidos tecnicamente como "eletrocalhas". Os melhores para o uso em design de interiores são aqueles mais resistentes, livres de rebarbas e que també

Codlux® no Pinterest: inspire-se como nós!

Olá! Está pensando em um projeto de iluminação e quer ir direto ao ponto, sem textão? Então, filtre o que você quer por imagens: acesse ideias e outros pins sobre Iluminação Led salvos na pasta "Luz em LED",  no Pinterest da Codlux®.  São muitas imagens para você consultar e se inspirar.  https://br.pinterest.com/codlux/luz-em-led/ Inspire-se, como nós! Siga o pincode abaixo e aproveite! Pincode Codlux® Codlux® - Luz em Led Luz é Função! Estamos empenhados nisso.