Pular para o conteúdo principal

A Moda e o Led

Olá! Economizar Recursos Naturais com Poupança de Energia, maior Eficiência, Durabilidade e Reciclagem dos seus componentes. Esta é a verdadeira Proposta do LED para as nossas vidas e para o Planeta. Mas, de uns anos pra cá o Led também está sendo considerado "MODA"! E no sentido literal de hit, sensação do momento, seja em roupas ou acessórios, usados principalmente pelos jovens e pelas pessoas mais 'descoladas'. 



Este apelo ao luminoso, ao eletrônico, cria uma identidade fortíssima para as gerações pré e pós millennials - e o led está também no seu "terceiro olho de Rá" com o sempre onipresente smartphone, um emissor de luz Led 24 horas nos rostos (problema há muito tempo já debatido por aí). E se você quiser além da brilhante tela touch, também um Led piscante incorporado ao seu aparelho celular, saiba que já existe esta opção. Vê-se aliás led piscando hoje em dia em todos os lugares: nos veículos, nos esquis, no surf, em drones, no mar. Até nos cilios e na boca! E não muito recentemente, no vestuário em geral. E qual a novidade nisso?

Bem, como a customização de roupas e adereços é algo extremamente fácil de se conseguir atualmente, pipocam dia a dia muita coisa legal mas também, muita geringonça e badulaques em led criados para iluminar o "ID" desta moçada. O belíssimo efeito da Luz em Led principalmente a noite encanta e hipnotiza a todos, seja nas ruas, nos desfiles, nas telas de cinema, nas redes sociais: é like garantido!



E é aí que alertamos para uma contradição que pode afetar a boa imagem do Diodo Emissor de Luz (LED): o descarte indiscriminado que essa massificação na 'moda' via produção em larga escala de variados itens em Led pode causar. O uso do Led na iluminação em si tem também outras funções bem nobres além daquelas já citadas aqui no primeiro parágrafo:

-a substituição de lâmpadas antigas e de baixa eficiência energética (ação que chamamos de retrofit) e a
-implementação em todo e qualquer novo Projeto Luminotécnico, salvo raras exceções de uso (como ambientes que exijam luzes com elevado índice de calor, pois a luz em Led é sempre fria).

Hoje, uma única boa lâmpada de Led pode durar de 6 a 13 anos, iluminando um ambiente inteiro para várias pessoas, famílias e comunidades. Mas não é bem o caso de uma camiseta ou de um tênis Led por exemplo, cujas funções são meramente estéticas. Eles são produzidos aos milhões e feitos para durarem uma temporada, uma febre, uma moda apenas. Estão no vestuário, nos pets, no carnaval, nas festas e baladas, no corpo através de implantes etc. Dos pés a cabeça, uma única pessoa pode estar trajando ao mesmo tempo calçados, camisetas, bonés, tudo em led! Sem contar seus telefones e relógios conectados - também com telas Led...



E nem estamos falando de certas customizações caseiras, dos tutoriais no YouTube, das dicas no Instagram, da busca por calças, bolsas, jaquetas, roupa íntima e sabe-se lá mais o que você pode encontrar pesquisando "roupa led" no Google. Então, todo cuidado com o descarte destes materiais "fashion" deve ser redobrado! 

O Led como iluminação foi (e deve ser!) pensado para reciclar. E sua camiseta, seu calçado, seu implante em Led? Uma lâmpada é acesa e apagada várias vezes todos os dias. Mas você não repete a mesma roupa nem durante a semana. As finalidades aqui são bem diferentes. Mas o princípio para o ciclo de vida do Led, é sempre o mesmo! Por exemplo: Led e água são duas coisas que não combinam! 
Uma lâmpada de uso interno fica protegida da chuva e intempéries. Só que você não vai a festas de guarda-chuva e, ainda tem que lavar a roupa luminosa da sujeira depois do uso contínuo. A certificação para um refletor Led de uso externo por exemplo - que pode ficar ao relento tomando chuva - é de IP65, IP66 ou IP67.  Já para Led de piscinas, pisos e áreas que ficam constantemente alagadas, a certificação é de IP68. Você sabe qual a certificação de seu vestuário led? 

Se sua roupa em led não possui certificação alguma, muito provavelmente ela foi pensada para ser descartada o mais rápido que se imagina e, mesmo se for certificada, durará bem menos que uma lâmpada Led. E tem também a Garantia que, para todo bom produto em Led, deveria ser de no mínimo 1 ano. Mas sabemos que por aí via de regra ela não passa de 3 meses até mesmo para lâmpadas, que dirá para componentes usados em um vestuário ou acessório. A falta de Garantia e Assistência Técnica aceleram mais ainda esta ciranda de desperdício e degradação não prevista para o Led. 

Falando em desperdício, você consegue imaginar a quantidade de energia extra que precisamos para manter todos estes Leds acesos em nossos corpos? A quantidade de baterias que precisam ser fabricadas para alimentar esta moda e depois, serem corretamente descartadas? Em um mundo onde dia após dia a preocupação é constante com os seus recursos naturais e energéticos, esta é mais uma incoerência com o verdadeiro propósito do Led e seu veio de sustentabilidade.

O que você deve fazer então para evitar o descarte incorreto de um vestuário Led?


1 - Na hora da compra pergunte-se sempre:
Eu preciso disso? Se a resposta for sim, refaça a pergunta:
Eu realmente usarei isto? São regras básicas do Consumo Consciente que ajudam-nos a controlar melhor os resíduos lançados no Meio Ambiente.

2 - Tome cuidado com o seu vestuário em Led.
Você não é um objeto. Não fica parado igual uma lâmpada. Você movimenta-se o tempo todo. O risco de dano também é real. Faça seu Led durar o suficiente para não ser dispensado por mau uso. Evite molha-lo e tome cuidado com vazamentos de pilhas e baterias.

3 - Queimou o Led?
Bem, isto não é motivo para jogar o tênis, a camiseta ou a jaqueta fora. Continue usando mesmo assim: retire pilhas, baterias, fios e outros componentes que possam vazar ou reagir mal a lavagem. A Customização de Roupas é também uma excelente dica e pode ser algo divertido e relaxante.

4 - Não tem jeito? Enjoou?

Que tal fazer uma doação a uma entidade beneficente? Talvez esta seja a única vantagem que a Moda em Led tenha de fato sobre as lâmpadas: a sua reutilização! Uma lâmpada Led quando queima, apesar de ser um eletrônico como um rádio, um celular etc, não tem conserto pois não é possível achar componentes de reposição devido a sua produção ser na maioria das vezes feita na China. Um tênis led sem funcionar vai Alegrar muitas pessoas carentes.

5 -Além de queimado, irreparável (sem condições de uso)
Bom, neste caso, aplica-se a chamada "última forma". Separe os componentes de seu vestuário Led em sacos individuais para tecido, plástico, cobre (fios) etc e leve a um posto de coleta público para a sua devida e correta Reciclagem. Jamais misture-os com o lixo orgânico! A parte LED do seu vestuário luminoso é considerada um eletrônico. Por este motivo, deve ser descartada como tal.

6 - Cobre, zele, exija
o descarte e reciclagem corretos para os produtos da "Moda Led". Não misture os materiais recicláveis com os não recicláveis! Ajude a manter o Planeta funcionando perfeitamente!


Veja abaixo alguns exemplos da massificação do Led na Moda  



1 - Carnaval
O bloco Minha Luz é de Led do Rio de Janeiro vestiu em seus integrantes no carnaval de 2017, fantasias que acendiam graças a pequenas lâmpadas de led, além de tênis que piscavam no contato com o chão.



Também a musa da escola de samba Águia de Ouro em São Paulo, desfilou com fantasia de Led, assim como a Rainha da escola Viradouro no Rio, que usou uma fantasia de Led que custou modestos R$ 20 mil! 



2 - Camisetas

Cute Circuite é um protótipo de camiseta inteligente com display de Leds que interage com o Twitter, Facebook, Instagram ou music player através de aplicativos no smartphone. Também possui câmera, posta fotos e é 100% lavável. Ainda em projeto de financiamento coletivo, a peça não tem previsão de lançamento oficial.



3 - Tênis
Nem só do Led pisca-pisca vistos nas Olimpíadas do Rio 2016 (cujas buscas pelo calçado aumentaram 605% depois do evento) ou de maluquices do tipo "amarre sozinho" vive hoje o novo mundinho dos tênis. Dependendo do modelo, eles agora podem piscar no ritmo da música, recarregar no computador ou tomada, ter autonomia de bateria para até 8 horas etc. Já outros, não são recarregáveis, tem bateria fixa e sem a possibilidade de troca e são muito mais sensíveis a água que os modelos mais robustos para este tipo certo de proteção. E alguns deles ainda podem também estampar o que você quiser nos seus pés.

Veja a tela Led customizável do Vixole Matrix, que pode ser personalizada com imagens estáticas ou em movimento via aplicativo. O projeto de financiamento coletivo é do Indiegogo. A tendência de calçados Led ganhou força quando a delegação britânica desfilou com tênis luminoso na cerimônia de encerramento das Olimpíadas no Brasil em 2016. 

4 - Luvas
A Zackees, uma luva para ciclistas é uma peça que conta com luzes Led para avisos aos motoristas do seu lado esquerdo que aumenta a segurança nas ruas. Como luzes Led são muito brilhantes, você poderá ver e ser visto mesmo na maior escuridão. 


5 - Interação
Dois dispositivos podem se comunicar secretamente agora usando a luz Led. A Disney Research descobriu uma aplicação perfeita para isto nas lâmpadas que iluminam seu vestido compatível com a tecnologia: quando ele é tocado por uma varinha especial (que também contém uma lâmpada Led em sua ponta), a mágica acontece! 



6 - Pets
No site de financiamento coletivo Kickstarter está o Disco Dog, uma roupa para cães cravejada com 256 Leds que podem exibir padrões de animação e textos como "cão perdido" por exemplo. Tudo controlado por um aplicativo no smartphone. Você pode ler mais sobre o Led e o seu Pet AQUI.

7 - Implantes
E a moda em Led não para mesmo. As vezes até, extrapola, como inserir luzes de Led em seu corpo (!)
Os pioneiros desta façanha foram o grupo de biohackers Grindhouse Wetware. O aparelho Northstar V1 criado por eles tem quase o tamanho de uma moeda grande e ilumina a pele com efeitos de tatuagens e de bioluminescência. O único problema é a intervenção cirúrgica (necessária para aplicá-lo) pois, se a bateria acabar, pra trocar só operando novamente. 



8 - Bonés

A empresa Cosmedical promete tratamento contra a calvície com o boné Capellux. A "boina" contém até 198 pontos de led que, segundo a empresa, usada diariamente durante 12 minutos evita a queda de cabelos. E a criadora lembra também que o seu uso apenas não substitui um tratamento dermatológico (ufa!)...



9 - Bolsas
A Schutz entra na onda dos wearables com uma novidade que chega às lojas em breve. Trata-se de uma linha de bolsa com dois modelos: Clutch e Crossbody, que possuem um painel frontal de Led interativo com animações alternadas, além de uma bateria que pode ser carregada na tomada.



ATUALIZAÇÃO EM 02/09/2020

10 - Saúde 
Lady Gaga apresentou-se no MTV Video Music Awards este domingo (30/08), exibindo uma esplendorosa coleção de máscaras, como a que emitia 'ondas sonoras' digitalizadas, piscando em luzes Led - uma espécie de 'focinho' rosa industrial, num trabalho personalizado do designer espanhol Cecilio Castrillo.



A pop star dançou sozinha, fez coreografias com dançarinos e até um dueto com Ariana Grande. 



Esta performance já entra para a História recente como icônica, por traduzir não só tudo aquilo o que o mundo passa atualmente com o coronavírus mas, principalmente, a força do nosso desejo em voltarmos o mais rápido (e seguramente!) possível a 'normalidade'.



E o Led piscando nervoso na 'boca' de Gaga reforça ainda mais esta mensagem! "Mascare", dizia ela usando a impressionante cobertura facial no VMA 2020.

Mas, talvez Gaga também gostasse muito da máscara Led animada Led Matrix Mask, criada pela estilista Chelsea Klukas, da Lumen Couture. A empresa tem uma linha inteira de 'moda tecnológica', incluindo vestidos, moletons e fantasias e, a ideia das máscaras era torná-las um pouco mais divertidas. E o mais legal desta história foi que a Lumen Couture doou os lucros das vendas das máscaras até Junho de 2020 - cerca de US$ 5.000 - para o fundo de ajuda COVID-19 da Organização Mundial de Saúde.



 A Led Matrix Mask tem uma tela fina de Led controlada por aplicativo, onde se exibe desenhos, texto personalizado como "mantenha distância" e até entradas de voz por microfone. O tecido é respirável e seus componentes internos podem ser removidos para lavar a máscara ou usá-la como uma máscara comum de pano. Inclui uma bateria e um cabo de carregamento.

 

"A parte mais complicada de projetar roupas com componentes de iluminação LED é onde e como esconder suas baterias. Existem alguns truques em que você pode esconder no vestido com uma saia fofa por exemplo mas, se você quiser fazer algo elegante e colado no corpo, é um desafio. As máscaras têm sido de longe o nosso item mais vendido mas, mal podemos esperar para voltarmos aos shows, onde as pessoas poderão tocar e experimentar pessoalmente nossas roupas com Led, poderão chegar mais perto para ver a magia pois é difícil mostrar isso por meio de vídeo. A pessoa que veste moda é parte da história e, não transmite essa história tão bem em uma tela plana de PC ou celular" ,

diz Chelsea Klukas. “

11- Música

Experimentações com o Led na música pop já ocorreram bem antes. Vamos relembrar alguns modelitos? Comecemos com o lindo vestido da Katy Perry para o Gala MET em Agosto de 2016.  



A seguir, vem o vestido tech de Rihanna para a turnê “Last Girl On Earth”, iniciada em Abril de 2010. 


Em Março de 2017, o designer londrino Moritz Waldemeyer criou este belíssimo capacete para Jay Kay, vocalista do Jamiroquai, com 'escamas' que se moviam e iluminavam individualmente. 



Jay Kay
já é popularmente bem conhecido pelos seus chapéus extremamente elaborados e, este em Led foi usado no videoclipe oficial da faixa-título do álbum Automaton, lançado naquele mesmo ano. 

Waldemeyer, nascido na Alemanha, criou anteriormente efeitos de laser para o videoclipe Lights, da estrela pop Ellie Goulding, um terno de laser (imagem abaixo) para o cantor Bono do U2 (traje com 240 lasers criado para a turnê 360°) e um conjunto de guitarras customizadas para a banda Ok Go .



Vamos mais para trás ainda nas citações da Luz em Led na moda? Os nervosos vestidos a laser desenhados por Hussein Chayalan para a famosa marca de cristais Swarovski foram apresentados na coleção primavera-verão 2008 de Chayalan, chamada Readings. 



São inspirados na antiga adoração do sol e no status de celebridade contemporânea. Centenas de lasers móveis estavam embutidos nas roupas, junto com cristais que projetavam os raios de luz vermelha. 

E hoje, o que temos de realmente usável, vestível? 

12- Consumo em massa

Os mais belos Looks em Led para você se inspirar - e pirar!

Depois dessa energia toda no Show de Gaga, nos empolgamos para mostrar os looks mais loucos em roupas e acessórios Led (minimamente usáveis, claro) de algumas marcas para você inspirar-se e também brilhar na night! Só não se esqueça da sustentabilidade, seguindo as dicas postadas AQUI do 'porque e como' customizar e reciclar a roupa e acessório Led descartados. Nosso planeta vai agradecer muito por isso 🌍.  

LEDCLOTHING


Full color Led light up Tron suit 

ETERESHOP 


Infinity Mirror Led Light Up Party - Dress Skirt Costume Clothing


Glow stage rock wear suit Led


Modern Galaxy Dress Costume  

GOOD TO GLOW GEAR 







LIGHT UP YOUR LIFE LLC


Led Windbreaker


Transparent Led Costume

Aos pouquinhos, o mundo vai voltando ao que era depois de quase seis meses de isolamento, só que bem mais atento. O coronavírus está perdendo a guerra para a responsabilidade cidadã! E é com essa energia positiva da Moda em Led - já destacada aqui no Blog há mais de 3 anos* - que desejamos um ótimo retorno a você 😁, sua família 👪 🐕 🐈 🐥 🐠 e Amigos 😎. 


Cuidem-se! Curem o mundo 🌍. Estamos voltando todos nós agora bem melhores e mais FORTES ✊. 

Robson Giro 
especial* para a Codlux® - Luz em Led

Fontes: Gizmodo Brasil, Boing Boing, Tecmundo, MIT, O Globo, Distr. Leoni, Engadget, UOL, Vogue Brasil, Bom Dia Rio, Capricho, Dezeen, The Verge 


*postagem originalmente publicada em 24 de Abril de 2017 e atualizada em 02 de Setembro de 2020.

Codlux® - Luz em Led

Luz é Função. Estamos empenhados nisso.

LEIA TAMBÉM: 
Objetos LED do desejo

Os itens em Led mais legais que amamos listar 
Economia Circular no LED

Saiba tudo para não ser enganado! 
Reciclagem Já! 

Informe-se sobre o que pode e o que não pode reciclar! 
Consumo Consciente
 
Como mudar os nossos hábitos?
Como economizar energia elétrica? 

Veja mais de 80 Dicas! 
Seu Led aguenta?

Publicação sobre alagamento, raios e estouros nas redes elétricas 

10 Anos de intervenções bem legais 

De 2010 a 2020, o que de mais brilhante fizeram no mundo com o Led!
10 Anos de coisas legais com o Led - e outras, nem tanto!

Tudo o que o Led produziu de útil e bizarro até 2018 
Led Inteligente - O que temos hoje?

Veja modelos de equipamentos inteligentes lançados/disponíveis no mercado 
  
Led UV-C:

Tudo o que você precisa saber!
As Vantagens da Luz em Led Para a Sua Saúde

A aplicação de equipamentos Led no trato de nosso corpo e bem estar

Postagens mais visitadas deste blog

Faria Lima Plaza: o Batata floresce!

Olá! Dia 17 de Agosto é o Aniversário de nosso amado bairro de Pinheiros aqui na cidade de São Paulo . Preparamos este super post especialmente para você que deseja morar, trabalhar, se divertir ou mesmo conhecer um dos primeiros bairros da segunda maior cidade da América Latina em 2020, onde a população já passa dos 20 milhões e a riqueza gerada, beira a casa dos US$530 bilhões ao ano. E Pinheiros hoje ilustra bem este progresso todo: uma edição da revista Veja São Paulo de Janeiro de 2019 destacava em matéria especial, um grande empreendimento a ser erguido no Largo da Batata , região do bairro de onde está localizada a Codlux®: o  Faria Lima Plaza .  O projeto arquitetônico em questão é assinado pelo famoso escritório de arquitetura  Kohn Pedersen Fox Associates  (KPF), que tem vários outros 'skyscrapers' marcantes ao redor do mundo - imagens abaixo.  O Faria Lima Plaza tem o mesmo potencial em se tornar um grande e marcante ícone arquitetônico do mercado imobiliário pa

Lar Inteligente 360º

Olá! Durante quatro semanas, especialistas e fornecedores vão apresentar virtualmente temas inéditos e soluções tecnológicas. É o  Lar inteligente 360º , um projeto online da  AURESIDE - Associação Brasileira de Automação Residencial e Predial . O objetivo é difundir conhecimento e promover debates com uma audiência seletiva e de forte influencia nos processos decisórios de projetos residenciais, tanto novos como na sua adequação de uso. Em todos os dias de palestras, haverão também apresentações de projetos, produtos e soluções para casas inteligentes e conectadas.  UM ENCONTRO VIRTUAL SOBRE TECNOLOGIA E O FUTURO DE NOSSAS CASAS! De 15 de setembro a 8 de outubro   Palestrantes:  Para conhecer melhor o programa e fazer sua inscrição gratuita, visite:   https://larinteligente.com.br/evento-online A Codlux® está acompanhando tudo e atualizará oportunamente esta postagem com as novidades mais importantes mostradas no evento, aguarde! ATUALIZAÇÃO EM 14/10/20 Acesse o resumo rápido do que j

Verão Codlux®

Olá!  😀  " Tava aflita já né minha filha?"   Pois ele chegou!!  Estamos no VERÃO ! 🌞 ✈️🏖🌊🤽‍♀️⚽️🏊‍♂️🍉🍸  Mesmo com a pandemia, Sabendo se Cuidar ,  dá para Aproveitar 👍🏻 E não se preocupe: a tecnologia Led economiza energia e também, não esquenta a iluminação de sua casa ou empresa. Mas, lembre-se de poupar toda água que puder nesta época de veraneio. Assim, não faltará recursos para continuar mantendo a sua higienização e de todos em dia. Rapidamente então, vamos aproveitar e lembrar aqui as melhores DICAS DE VERÃO  - novas ou já publicadas pelo Blog - para você se cuidar e cuidar bem de tudo na estação mais vibrante do ano. Também, atualizaremos esta postagem sempre que houverem mais informações e novidades. Acompanhe!  Como me previno do coronavírus no Verão? Estudos e especialistas especularam em Novembro de 2020 que o coronavírus teria mais dificuldade de se espalhar com a temperatura alta, resistindo bem menos tempo no calor. Isso porém foi colocado em dúvida n