Pular para o conteúdo principal

A Moda e o Led

Economizar Recursos Naturais com Poupança de Energia, maior Eficiência, Durabilidade e Reciclagem dos seus componentes.

Esta é a verdadeira Proposta do LED para as nossas vidas e para o Planeta.
Mas de uns anos pra cá, o Led também pode ser considerado "MODA"!
E no sentido literal de hit, de sensação do momento, seja nas roupas ou nos acessórios, usados principalmente pelos jovens e pelas pessoas descoladas.



Este apelo ao luminoso, ao eletrônico, cria uma identidade fortíssima para as gerações pré e pós millennials. E o led está também no "terceiro olho de Rá" delas, com o sempre onipresente smartphone - um emissor de luz led 24 horas em seus rostos (problema ha muito tempo já debatido por aí). E se você quiser além da tela touch um Led piscando incorporado ao seu aparelho celular, saiba que agora também existe esta opção (tsc).

Vê-se led piscando hoje em dia em todos os lugares: nos veículos, nos esquis, no surf, em drones, no mar. Até nos cilios e na boca!
E não muito recentemente, no vestuário em geral.

E qual a novidade nisso?

Bem, como a customização de roupas e adereços é algo extremamente fácil de se conseguir atualmente, pipocam dia a dia muita coisa legal mas também, muita geringonça e badulaques em led criados para iluminar o "ID" desta moçada.

O belíssimo efeito da Luz em Led principalmente a noite encanta e hipnotiza a todos, seja nas ruas, nos desfiles, nas telas de cinema, nas redes sociais: é Like garantido!



E é aí que alertamos para uma contradição que pode afetar a boa imagem do Diodo Emissor de Luz (LED): o descarte indiscriminado que essa massificação na 'moda' via produção em larga escala de variados ítens em Led pode causar.

O uso do Led na Iluminação em si tem também outras Funções bem Nobres além daquelas já citadas aqui no primeiro parágrafo: a substituição de lâmpadas antigas e de baixa eficiência energética (ação que chamamos de retrofit) e Implementação em todo e qualquer novo Projeto Luminotécnico, salvo raras exceções de uso (como ambientes que exijam luzes com elevado índice de calor, pois a luz em Led é sempre fria).

Hoje uma única boa lâmpada de led pode durar de 6 a 13 anos iluminando um ambiente inteiro para várias pessoas, famílias e comunidades.

Não é bem o caso de uma camiseta ou de um tênis led por exemplo cujas funções são meramente estéticas. Eles são produzidos aos milhões e feitos para durarem uma temporada, uma febre, uma moda apenas.

Estão no vestuário, nos pets, no carnaval, nas festas e baladas, no corpo através de implantes etc.

Dos pés a cabeça, uma única pessoa pode estar trajando ao mesmo tempo calçados, camisetas, bonés, tudo em led! Sem contar seus telefones e relógios conectados - também com telas led...



E nem estamos falando de certas customizações caseiras, dos tutoriais no Youtube, das dicas no Instagram, da busca por calças, bolsas, jaquetas, roupa íntima e sabe-se lá mais o que você pode encontrar pesquisando "roupa led" no Google.

Então, todo cuidado com o descarte destes materiais "fashion" deve ser redobrado!

O Led como Iluminação foi pensado para - e deve! - ser reciclado.

E sua camiseta, seu calçado, seu implante em led?

Uma lâmpada é acesa e desligada várias vezes todos os dias.

Mas você não repete a mesma roupa nem durante a semana. As finalidades aqui são bem diferentes. Mas o princípio para ciclo de vida do Led, o mesmo!

Por exemplo: Led e Água são duas coisas que não combinam!

Uma lâmpada de uso interno fica protegida da chuva e intempéries.

Só que você não vai a festas de guarda-chuva, mas tem que lavar a roupa luminosa da sujeira devido o uso contínuo.

A certificação para um Refletor Led de uso externo por exemplo - que pode ficar ao relento tomando chuva - é de IP65 ou IP66.

Já para Led de piscinas, pisos e áreas que ficam constantemente alagadas, a certificação é de IP68.

Você sabe qual a certificação de seu vestuário led?

Se sua roupa em led não possui certificação alguma, muito provavelmente ela foi pensada para ser descartada mais rápido que se imagina e, mesmo se for certificada, durará bem menos que uma lâmpada led.

E tem também a Garantia que, para todo bom produto em Led deveria ser de no mínimo 1 ano. Mas sabemos que por aí via de regra ela não passa de 3 meses até mesmo para lâmpadas, que dirá para componentes usados em vestuário.

A falta de Garantia e Assistência Técnica aceleram mais ainda esta ciranda de desperdício no Led.

Falando em desperdício, você consegue imaginar a quantidade de Energia extra que precisamos para manter todos estes Leds acesos em nossos corpos? A quantidade de baterias que precisam ser fabricadas para alimentarem esta moda e depois serem corretamente descartadas?

Em um Mundo onde a Preocupação com os seus Recursos Naturais e Energéticos são constantes em nosso dia-a-dia, esta é mais uma incoerência com o verdadeiro propósito do Led e seu veio de Sustentabilidade.

O que você deve fazer então para evitar o descarte incorreto de um vestuário Led?


1- Na hora da compra pergunte-se sempre:
Eu preciso disso?
Se a resposta for sim, refaça a pergunta:
Eu realmente usarei isto?
São regras básicas do Consumo Consciente que ajudam-nos a controlar melhor os resíduos lançados no Meio Ambiente.

2- Tome cuidado com o seu vestuário em Led.
Você não é um objeto.
Não fica parado igual uma lâmpada.
Você movimenta-se o tempo todo. O risco de dano também é real.
Faça seu Led durar o suficiente para não ser dispensado por mau uso.
Evite molha-lo e tome cuidado com vazamentos de pilhas e baterias.

3- Queimou o Led?
Bem, isto não é motivo para jogar o tênis, a camiseta ou a jaqueta fora.
Continue usando mesmo assim: retire pilhas, baterias, fios e outros componentes que possam vazar ou reagir mal a lavagem.
A Customização de Roupas é também uma excelente dica e pode ser algo divertido e relaxante.

4- Não tem jeito? Enjoou?

Que tal fazer uma doação a uma entidade beneficente?
Talvez esta seja a única vantagem que a Moda em Led tenha de fato sobre as lâmpadas: a sua reutilização!
Uma lâmpada Led quando queima, apesar de ser um eletrônico como um rádio, um celular etc; não tem conserto pois não é possível achar componentes de reposição devido a sua produção ser na maioria das vezes feita na China.
Um tênis led sem funcionar vai Alegrar muitas pessoas carentes.

5-Além de queimado, irreparável (sem condições de uso)
Bom, neste caso, aplica-se a chamada "última forma".
Separe os componentes de seu vestuário led em sacos individuais para tecido, plástico, cobre (fios) etc e leve a um posto de coleta público para a sua devida e correta Reciclagem.
Jamais misture-os com o lixo orgânico!
A parte LED do seu vestuário luminoso é considerada um eletrônico. Por este motivo, deve ser descartada como tal.

6- Cobre, zele, exija
o descarte e reciclagem corretos para os produtos da "Moda Led".
Não misture os materiais recicláveis com os não recicláveis!
Ajude a manter o Planeta funcionando perfeitamente!


Veja abaixo alguns exemplos da massificação do Led na Moda:



1 - Carnaval
O Bloco Minha Luz no Rio de Janeiro vestiu em seus integrantes no carnaval de 2017 fantasias que acendiam graças a pequenas lâmpadas de led, além de tênis que piscavam no contato com o chão.
A musa da Águia de Ouro em São Paulo desfilou com fantasia de LED, assim como a Rainha da Viradouro no Rio usou uma fantasia de LED que custou modestos R$ 20 mil!



2 - Camisetas

Cute Circuite é um protótipo de camiseta inteligente com display de LEDs que interage no Twitter, Facebook, Instagram ou music player através de aplicativo no smartphone.
Também possui uma câmera, posta fotos e é 100% lavável.
Ainda em projeto, não tem previsão de lançamento oficial.



3 - Tênis
Nem só do led pisca-pisca vistos nas Olimpíadas do Rio 2016 (cujas buscas pelo calçado aumentaram 605% depois do evento) ou de maluquices do tipo "amarre sozinho" vive o novo mundinho dos tênis agora. Dependendo do modelo, podem piscar no ritmo da música, recarregar no computador ou tomada, ter autonomia de bateria para até 8 horas etc. Já outros, não são recarregáveis, tem bateria fixa e sem a possibilidade de troca e são muito mais sensíveis a água que os modelos com este tipo certo de proteção.
E agora eles também podem estampar o que quiser nos seus pés.


Veja a tela Led customizável do Vixole Matrix que pode ser personalizada com imagens estáticas ou em movimento via aplicativo.
O projeto de financiamanto coletivo é do Indiegogo.
A tendência de calçados led ganhou força quando a delegação britânica desfilou o tênis luminoso na cerimônia de encerramento das Olimpíadas no Brasil.

4 - Luvas
A Zackees, uma luva para ciclistas é uma peça que conta com luzes LED para avisos de motoristas no seu lado esquerdo, aumentando a sua segurança nas ruas. Como luzes LED são muito brilhantes, você poderá ver e ser visto mesmo na maior escuridão.



5 - Interação
Dois dispositivos podem se comunicar secretamente usando a luz LED.
E a Disney Research descobriu uma aplicação para isto nas lâmpadas que iluminam um vestido compatível com a tecnologia quando ele é tocado por uma varinha que também contém uma lâmpada LED em sua ponta.



6 - Pets
No site de financiamento coletivo Kickstarter está o Disco Dog, uma roupa para cães cravejada com 256 LEDs que podem exibir padrões de animação e textos como "cão perdido", tudo controlado por um aplicativo no smartphone. Você pode ler mais sobre o Led e seu Pet AQUI.


7 - Implantes
E a moda em led não para mesmo.
As vezes até, extrapola, como inserir luzes de LED em seu corpo (!)
Os pioneiros desta façanha foram o grupo de biohackers Grindhouse Wetware.
O aparelho Northstar V1 tem quase o tamanho de uma moeda grande e ilumina a pele com efeitos de tatuagens e de bioluminescência.
O único problema é intervenção cirúrgica pois, se a bateria acabar, pra trocar só operando novamente.



8 - Bonés

A empresa Cosmedical promete tratamento a calvície com o boné Capellux.
A "boina" contém até 198 pontos de led que, segundo a empresa, usada diariamente durante 12 minutos, evita a queda de cabelos. E a criadora lembra também que o seu uso apenas não substitui o tratamento dermatológico (ufa!)...



9 - Bolsas
A Schutz entra na onda dos wearables com uma novidade que chega às lojas em breve. Trata-se de uma linha de bolsa com dois modelos - clutch e crossbody - que possuem um painel frontal de LED interativo com animações alternadas, além de uma bateria que pode ser carregada na tomada.



Robson Giro via Codlux® - Luz em Led

Fontes dos produtos: Gizmodo Brasil, Boing Boing, Tecmundo, MIT, O Globo, Distr. Leoni, Engadget, UOL, Vogue Brasil




Codlux® - Luz em Led

Luz é Função. Estamos empenhados nisso.


LEIA TAMBÉM:





AS MAIS LIDAS

Como evitar ERROS GROTESCOS na instalação?

Olá!
Hoje voltaremos a falar sobre Erros de Projetos. Agora mais precisamente, no tocante a instalação de alguns equipamentos especificados, principalmente aqueles que necessitarem de uma Adequação e Desenvolvimento por parte do profissional em luminotécnica quando da correta escolha dos produtos de iluminação artificial com tecnologia Led para o seu projeto !

Via de regra, grande parte das adaptações criadas pelo Light Designer responsável no projeto encomendado vão de encontro a um desejo pessoal do seu cliente. Isto consequentemente acarretará, por exemplo, em equipamentos que não harmonizarão com o desenho original da peça disponível no mercado: formas, cores, potência da luz, meios de fixação/instalação etc, tudo pode ter que ser mudado naquele equipamento "X" devido a uma escolha pessoal do proprietário do imóvel, tendo contudo que manter-se não só a qualidade na iluminação local como também, a garantia do produto. E é aí que a coisa pode começar a pegar: instaladore…

Ring Light Codlux® - Poderosa, Exclusiva e Edição Limitada!

Olá! Beauty Light, Makeup artist, MakeUp, Maquiagem, Youtuber, Cabeleireiros...
Estas são as hashtags que mais bombam na internet atualmente.
E isso é resultado do sucesso absoluto alcançado pelos chamados Influenciadores.
São eles agora que ditam as regras não só do que você vai usar mas, principalmente, como usar! Tutoriais e mais tutoriais se espalham de graça pela rede para quem quiser atualizar-se rápido com as últimas tendências. Porque o tempo voa. E você não quer esperar.

Foi pensando nisso que o expertise da Codlux® em Adequação e Desenvolvimento encontrou a solução ideal e, principalmente, mais econômica para a falta de uma Ring Light verdadeiramente de qualidade e com preço imbatível no mercado:

Apresentamos a poderosa RING LIGHT CODLUX®



Uma solução em Led profissional para um equipamento surpreendentemente eficaz!

O alcance potente e difuso da luz emitida pela Ring Light Codlux® deixa suas makes e videos com o efeito ideal, fazendo com que a sua ideia ganhe Vida e Brilho …

Trilho Suspenso: Solução simples e sofisticada

Olá!



#AdequaçãoEdesenvolvimentoqual empresa em iluminação oferece isto a todos os seus clientes de maneira incondicional?
Seja em sua casa ou empresa, a Codlux® vai aonde nenhuma outra pode (ou não quer) ir: solução para aquilo que está em sua mente, adaptada as disponibilidades atuais do mercado e sem custos exorbitantes - você simplesmente não tem que pagar a mais por isto.Nosso Atendimento e Pós-venda estão fazendo a diferença para centenas de clientes atendidos, como o do caso deste video, que queria também em seu projeto um simples trilho eletrificado, pousado longe do teto, acima de sua mesa de jantar no terraço mas com sofisticação, sem cabos ou fios aparentes.



O expertise dos profissionais da Codlux® no mercado da iluminação foram fundo: do design a fabricação do produto, passando pelo conhecimento certo dos insumos para encontrar a finalização perfeita, de bom gosto e com muita resistência.

Esta é a Codlux®. Luminotécnica e design acessível a você!


Veja agora a preparação d…

Coronavírus: informações, precauções, mercado e Led disponível

Olá. O mundo não fala (nem teme) outra coisa senão a ameaça do coronavírus. Muito você já deve ter lido por aí sobre o assunto para se prevenir - e isso é um excelente sinal! Mas, e quanto ao mercado, a economia e o bom andamento de nossos projetos em 2020? Como e o quanto essa doença afetará na prática nossas vidas mundo afora e aqui no Brasil? Por exemplo, poderá faltar equipamentos em Led num período próximo? Fomos atrás destas e outras respostas - em virtude da importância do tema, informamos que esta publicação (originalmente postada no dia 3 de Fevereiro de 2020) será periodicamente ATUALIZADA. Fique atento!
A PRODUÇÃO DE LED ESTÁ PARADA NA CHINA?



Sim. Devido ao surto de coronavírus na China, o governo central estendeu o feriado de ano novo até o dia 3 de fevereiro de 2020: todas as províncias da China registraram ao menos um caso de coronavírus, o que desencadeou medidas excepcionais como quarentenas em dez cidades, incluindo Wuhan, o epicentro do surto, onde vivem 11 milhões d…

O Batata floresce!

Olá! Dia 17 de Agosto é o Aniversário de nosso amado bairro de Pinheiros aqui na cidade de São Paulo. Preparamos este super post especialmente para você que deseja morar, trabalhar, se divertir ou mesmo conhecer um dos primeiros bairros da segunda maior cidade da América Latina em 2020, onde a população já passa dos 20 milhões e a riqueza gerada, beira a casa dos US$530 bilhões ao ano. E Pinheiros hoje ilustra bem este progresso todo: uma edição da revista Veja São Paulo de Janeiro de 2019 destacava matéria especial sobre um grande empreendimento a ser erguido no Largo da Batata, região do bairro de onde está localizada a Codlux®: o Faria Lima Plaza


O projeto arquitetônico em questão é assinado pelo escritório de arquitetura Kohn Pedersen Fox Associates (KPF) e, tem potencial para se tornar um grande ícone do mercado imobiliário.








A localização, trata-se do último terreno vazio no Largo da Batata: com  9.000 metros quadrados (imagens abaixo) e bem ao lado do metrô Faria Lima (linha 4 …

Carnaval 2019 em Pinheiros

Olá!

Abram alas para a Alegria!
O Carnaval 2019 já pede passagem hoje aqui em Pinheiros e em toda a cidade de São Paulo!



São dezenas de Blocos de Rua que irão esquentar o pré-carnaval para a Grande Folia de Fevereiro.
No destaque, teremos o famoso evento "Minha Luz é de Led", festa criada no Rio e que vem a São Paulo pela primeira vez para agitar o nosso Carnaval de uma maneira única.



A ideia mistura boa música com um espetáculo visual de luzes, iluminando a noite da metrópole e animando os foliões com muito pop e funk. Também é uma ótima opção para quem capricha no visual carnavalesco! O encontro acontecerá no pós-Carnaval de sábado, dia 9 de março, a partir das 19h, na Praça Dom José Gaspar.

Então não esqueça:
-Prepare Corpo e Mente
-Não deixe de comer
-Use roupa leve
-Beba muita água
- E RESPEITE os colegas ao lado!



Dito isso, simbóra cair na Alegria!

Abaixo, você confere toda a programação carnavalesca para o nosso querido bairro de Pinheiros e, no final do post, uma d…

Furto de LED

Antes de começarmos a falar sobre o assunto, preste bem atenção nestas notícias:


Pega ladrão de led!!!
23/05/2017



Um homem de 21 anos foi preso pela Polícia após ter furtado lâmpadas de led em dois estabelecimentos comerciais da cidade de Manhuaçu na madrugada de terça-feira dia 23/05 em uma loja do Centro da cidade. O autor foi identificado pelos policiais conduzido à delegacia, mas a lâmpada já havia sido vendida. Na madrugada seguinte ele agiu novamente mas, desta vez, policiais estavam de patrulha no bairro e viram que o indivíduo portava-se de forma suspeita ao perceber a presença da PM, sendo abordado e uma luminária de led encontrada com ele, que afirmou que havia retirado a lâmpada de um poste que fica em frente a um hotel. O autor foi preso novamente e conduzido à delegacia onde foi autuado.


Ciclovia em Curitiba tem iluminação Led roubada!
09/08/2017



Bandidos serraram os postes (!!!) para levarem as peças de um lote furtado (36 unidades até agora) avaliado em R$64,4 mil.
A solu…

CES 2020

Olá! A Consumer Electronics Show está chegando! Ela ocorrerá agora, de 7 a 10 de Janeiro de 2020 em Las Vegas, Nevada (EUA).


A CES® é o maior e mais influente evento tecnológico do mundo - verdadeiro campo de provas para tecnologias inovadoras e players globais, onde as maiores marcas negociam e conhecem novos parceiros. A Feira atrai os maiores líderes empresariais e pensadores pioneiros do mundo nas tendências tecnológicas disruptivas, que estão mudando o consumo de conteúdo, entretenimento e comportamento nas pessoas. Como o maior e mais influente evento tecnológico do planeta, a CES® 2020 representa todo o escopo do mercado global de tecnologia:

- IA
-IoT
-5G
-Casa Inteligente
-Cidades Inteligentes
-Saúde Digital
-Tecnologia de Veículos
-AR / VR
-Robótica e outros.

Com participação de 61% de todas as marcas globais da Fortune, a CES 2020 quer migrar as indústrias para além do seu espaço tecnológico tradicional, reforçando a ideia de que todas as empresas são agora "uma só emp…

Iluminação em Led para Idosos: recomendações importantes!

Olá! A população de pessoas idosas no Brasil e no mundo cresce a cada ano.
Hoje em dia elas trabalham, consomem, namoram, acessam o mundo virtual...
Estão enfim, mais inseridas nas realidades atuais da vida, principalmente nos cuidados com o corpo e a mente. A Codlux® preparou este post super dedicado a aqueles que, mais que merecidamente, devem ter toda a nossa atenção e carinho quando o assunto for Iluminação em Led.

Leia agora os principais motivos e dicas para você ficar atento ao tema.

ILUMINAÇÃO EM LED PARA IDOSOS
Recomendações importantes!

Uma breve história da longevidade atual 



A população da Terra atingiu em 2018 algo entre 7,5 e 7,6 bilhões de pessoas, e chegará em 2050 a 9,8 bilhões para, em seguida, 11,2 bilhões em 2100.
Deste montante, o número de pessoas com 60 anos ou acima irá mais que dobrar, passando dos 962 milhões hoje para 2,1 bilhões em 2050, e mais que o triplo em 2100: 3,1 bilhões.

Em 2030, o Brasil terá a quinta população mais idosa do mundo.

Segundo dados d…

Apresentamos a Canaleta em barra Scutum da Codlux®

A Codlux® apresenta sua canaleta em barra Scutum.
O nome vem do latim "scutum", que quer dizer "escudo" - uma alusão a proteção contra respingos d'agua e poeira que o produto dá ao led que pode ser inserido em seu interior. São vários formatos e medidas - excelentes para embutir em móveis, forros, cantos escuros e onde mais você precisar.
E além de admitir a luz em led, se quiser usá-la como sobrepor (lajes, vigas, ferro etc), sua base de fixação pode ser por parafuso, rebite, cola ou fita dupla face.




Indicado para instalação em forros de Gesso, Madeira, PVC, Tetos Rígidos ou Vigas de Aço ou Concreto.
Garantia de 1 Ano.



Sua superfície slim pode vir antiofuscante (para uma luz mais suave e difusa) ou cristalina, de luz mais forte (propiciando uma maior abrangência do led). 

A potência de consumo varia até 14W por metro instalado.


A temperatura de cor (da luz em led) disponível pode ser de 6000k (branco frio), 3000k (branco quente) ou RGB (multicolorido).
Seu us…