Pular para o conteúdo principal

A Moda e o Led

Economizar Recursos Naturais com Poupança de Energia, maior Eficiência, Durabilidade e Reciclagem dos seus componentes.

Esta é a verdadeira Proposta do LED para as nossas vidas e para o Planeta.
Mas de uns anos pra cá, o Led também pode ser considerado "MODA"!
E no sentido literal de hit, de sensação do momento, seja nas roupas ou nos acessórios, usados principalmente pelos jovens e pelas pessoas descoladas.



Este apelo ao luminoso, ao eletrônico, cria uma identidade fortíssima para as gerações pré e pós millennials. E o led está também no "terceiro olho de Rá" delas, com o sempre onipresente smartphone - um emissor de luz led 24 horas em seus rostos (problema ha muito tempo já debatido por aí). E se você quiser além da tela touch um Led piscando incorporado ao seu aparelho celular, saiba que agora também existe esta opção (tsc).

Vê-se led piscando hoje em dia em todos os lugares: nos veículos, nos esquis, no surf, em drones, no mar. Até nos cilios e na boca!
E não muito recentemente, no vestuário em geral.

E qual a novidade nisso?

Bem, como a customização de roupas e adereços é algo extremamente fácil de se conseguir atualmente, pipocam dia a dia muita coisa legal mas também, muita geringonça e badulaques em led criados para iluminar o "ID" desta moçada.

O belíssimo efeito da Luz em Led principalmente a noite encanta e hipnotiza a todos, seja nas ruas, nos desfiles, nas telas de cinema, nas redes sociais: é Like garantido!



E é aí que alertamos para uma contradição que pode afetar a boa imagem do Diodo Emissor de Luz (LED): o descarte indiscriminado que essa massificação na 'moda' via produção em larga escala de variados ítens em Led pode causar.

O uso do Led na Iluminação em si tem também outras Funções bem Nobres além daquelas já citadas aqui no primeiro parágrafo: a substituição de lâmpadas antigas e de baixa eficiência energética (ação que chamamos de retrofit) e Implementação em todo e qualquer novo Projeto Luminotécnico, salvo raras exceções de uso (como ambientes que exijam luzes com elevado índice de calor, pois a luz em Led é sempre fria).

Hoje uma única boa lâmpada de led pode durar de 6 a 13 anos iluminando um ambiente inteiro para várias pessoas, famílias e comunidades.

Não é bem o caso de uma camiseta ou de um tênis led por exemplo cujas funções são meramente estéticas. Eles são produzidos aos milhões e feitos para durarem uma temporada, uma febre, uma moda apenas.

Estão no vestuário, nos pets, no carnaval, nas festas e baladas, no corpo através de implantes etc.

Dos pés a cabeça, uma única pessoa pode estar trajando ao mesmo tempo calçados, camisetas, bonés, tudo em led! Sem contar seus telefones e relógios conectados - também com telas led...



E nem estamos falando de certas customizações caseiras, dos tutoriais no Youtube, das dicas no Instagram, da busca por calças, bolsas, jaquetas, roupa íntima e sabe-se lá mais o que você pode encontrar pesquisando "roupa led" no Google.

Então, todo cuidado com o descarte destes materiais "fashion" deve ser redobrado!

O Led como Iluminação foi pensado para - e deve! - ser reciclado.

E sua camiseta, seu calçado, seu implante em led?

Uma lâmpada é acesa e desligada várias vezes todos os dias.

Mas você não repete a mesma roupa nem durante a semana. As finalidades aqui são bem diferentes. Mas o princípio para ciclo de vida do Led, o mesmo!

Por exemplo: Led e Água são duas coisas que não combinam!

Uma lâmpada de uso interno fica protegida da chuva e intempéries.

Só que você não vai a festas de guarda-chuva, mas tem que lavar a roupa luminosa da sujeira devido o uso contínuo.

A certificação para um Refletor Led de uso externo por exemplo - que pode ficar ao relento tomando chuva - é de IP65 ou IP66.

Já para Led de piscinas, pisos e áreas que ficam constantemente alagadas, a certificação é de IP68.

Você sabe qual a certificação de seu vestuário led?

Se sua roupa em led não possui certificação alguma, muito provavelmente ela foi pensada para ser descartada mais rápido que se imagina e, mesmo se for certificada, durará bem menos que uma lâmpada led.

E tem também a Garantia que, para todo bom produto em Led deveria ser de no mínimo 1 ano. Mas sabemos que por aí via de regra ela não passa de 3 meses até mesmo para lâmpadas, que dirá para componentes usados em vestuário.

A falta de Garantia e Assistência Técnica aceleram mais ainda esta ciranda de desperdício no Led.

Falando em desperdício, você consegue imaginar a quantidade de Energia extra que precisamos para manter todos estes Leds acesos em nossos corpos? A quantidade de baterias que precisam ser fabricadas para alimentarem esta moda e depois serem corretamente descartadas?

Em um Mundo onde a Preocupação com os seus Recursos Naturais e Energéticos são constantes em nosso dia-a-dia, esta é mais uma incoerência com o verdadeiro propósito do Led e seu veio de Sustentabilidade.

O que você deve fazer então para evitar o descarte incorreto de um vestuário Led?


1- Na hora da compra pergunte-se sempre:
Eu preciso disso?
Se a resposta for sim, refaça a pergunta:
Eu realmente usarei isto?
São regras básicas do Consumo Consciente que ajudam-nos a controlar melhor os resíduos lançados no Meio Ambiente.

2- Tome cuidado com o seu vestuário em Led.
Você não é um objeto.
Não fica parado igual uma lâmpada.
Você movimenta-se o tempo todo. O risco de dano também é real.
Faça seu Led durar o suficiente para não ser dispensado por mau uso.
Evite molha-lo e tome cuidado com vazamentos de pilhas e baterias.

3- Queimou o Led?
Bem, isto não é motivo para jogar o tênis, a camiseta ou a jaqueta fora.
Continue usando mesmo assim: retire pilhas, baterias, fios e outros componentes que possam vazar ou reagir mal a lavagem.
A Customização de Roupas é também uma excelente dica e pode ser algo divertido e relaxante.

4- Não tem jeito? Enjoou?

Que tal fazer uma doação a uma entidade beneficente?
Talvez esta seja a única vantagem que a Moda em Led tenha de fato sobre as lâmpadas: a sua reutilização!
Uma lâmpada Led quando queima, apesar de ser um eletrônico como um rádio, um celular etc; não tem conserto pois não é possível achar componentes de reposição devido a sua produção ser na maioria das vezes feita na China.
Um tênis led sem funcionar vai Alegrar muitas pessoas carentes.

5-Além de queimado, irreparável (sem condições de uso)
Bom, neste caso, aplica-se a chamada "última forma".
Separe os componentes de seu vestuário led em sacos individuais para tecido, plástico, cobre (fios) etc e leve a um posto de coleta público para a sua devida e correta Reciclagem.
Jamais misture-os com o lixo orgânico!
A parte LED do seu vestuário luminoso é considerada um eletrônico. Por este motivo, deve ser descartada como tal.

6- Cobre, zele, exija
o descarte e reciclagem corretos para os produtos da "Moda Led".
Não misture os materiais recicláveis com os não recicláveis!
Ajude a manter o Planeta funcionando perfeitamente!


Robson Giro via Codlux - Luz em Led



Veja abaixo alguns exemplos da massificação do Led na Moda:



1 - Carnaval
O Bloco Minha Luz no Rio de Janeiro vestiu em seus integrantes no carnaval de 2017 fantasias que acendiam graças a pequenas lâmpadas de led, além de tênis que piscavam no contato com o chão.
A musa da Águia de Ouro em São Paulo desfilou com fantasia de LED, assim como a Rainha da Viradouro no Rio usou uma fantasia de LED que custou modestos R$ 20 mil!



2 - Camisetas

Cute Circuite é um protótipo de camiseta inteligente com display de LEDs que interage no Twitter, Facebook, Instagram ou music player através de aplicativo no smartphone.
Também possui uma câmera, posta fotos e é 100% lavável.
Ainda em projeto, não tem previsão de lançamento oficial.



3 - Tênis
Nem só do led pisca-pisca vistos nas Olimpíadas do Rio 2016 (cujas buscas pelo calçado aumentaram 605% depois do evento) ou de maluquices do tipo "amarre sozinho" vive o novo mundinho dos tênis agora. Dependendo do modelo, podem piscar no ritmo da música, recarregar no computador ou tomada, ter autonomia de bateria para até 8 horas etc. Já outros, não são recarregáveis, tem bateria fixa e sem a possibilidade de troca e são muito mais sensíveis a água que os modelos com este tipo certo de proteção.
E agora eles também podem estampar o que quiser nos seus pés.


Veja a tela Led customizável do Vixole Matrix que pode ser personalizada com imagens estáticas ou em movimento via aplicativo.
O projeto de financiamanto coletivo é do Indiegogo.
A tendência de calçados led ganhou força quando a delegação britânica desfilou o tênis luminoso na cerimônia de encerramento das Olimpíadas no Brasil.

4 - Luvas
A Zackees, uma luva para ciclistas é uma peça que conta com luzes LED para avisos de motoristas no seu lado esquerdo, aumentando a sua segurança nas ruas. Como luzes LED são muito brilhantes, você poderá ver e ser visto mesmo na maior escuridão.



5 - Interação
Dois dispositivos podem se comunicar secretamente usando a luz LED.
E a Disney Research descobriu uma aplicação para isto nas lâmpadas que iluminam um vestido compatível com a tecnologia quando ele é tocado por uma varinha que também contém uma lâmpada LED em sua ponta.



6 - Pets
No site de financiamento coletivo Kickstarter está o Disco Dog, uma roupa para cães cravejada com 256 LEDs que podem exibir padrões de animação e textos como "cão perdido", tudo controlado por um aplicativo no smartphone. Você pode ler mais sobre o Led e seu Pet AQUI.


7 - Implantes
E a moda em led não para mesmo.
As vezes até, extrapola, como inserir luzes de LED em seu corpo (!)
Os pioneiros desta façanha foram o grupo de biohackers Grindhouse Wetware.
O aparelho Northstar V1 tem quase o tamanho de uma moeda grande e ilumina a pele com efeitos de tatuagens e de bioluminescência.
O único problema é intervenção cirúrgica pois, se a bateria acabar, pra trocar só operando novamente.



8 - Bonés

A empresa Cosmedical promete tratamento a calvície com o boné Capellux.
A "boina" contém até 198 pontos de led que, segundo a empresa, usada diariamente durante 12 minutos, evita a queda de cabelos. E a criadora lembra também que o seu uso apenas não substitui o tratamento dermatológico (ufa!)...



9 - Bolsas
A Schutz entra na onda dos wearables com uma novidade que chega às lojas em breve. Trata-se de uma linha de bolsa com dois modelos - clutch e crossbody - que possuem um painel frontal de LED interativo com animações alternadas, além de uma bateria que pode ser carregada na tomada.



Fontes dos produtos: Gizmodo Brasil, Boing Boing, Tecmundo, MIT, O Globo, Distr. Leoni, Engadget, UOL, Vogue Brasil


Mais lidas

Ring Light Codlux® - Poderosa, Exclusiva e Edição Limitada!

Beauty Light, Makeup artist, MakeUp, Maquiagem, Youtuber, Cabeleireiros...  Estas são as hashtags que mais bombam na internet atualmente.
E o nome disso é o sucesso absoluto alcançado pelos chamados Influenciadores.
São eles agora que ditam as regras não só do que você vai usar mas principalmente, como deverá usar!
Tutorials e mais tutorials se espalham de graça pela rede para quem quiser atualizar-se com as tendências, inadiáveis.
Porque o tempo voa. Você não quer esperar.

Foi pensando nisso que o expertise da Codlux® em Adequação e Desenvolvimento encontrou a solução ideal e, principalmente, mais econômica para a falta de uma Ring Light de qualidade e com preço imbatível no mercado:

Apresentamos a
RING LIGHT CODLUX® 



Uma solução em Led profissional para um equipamento surpreendentemente eficaz! O alcance potente e difuso da Ring Light Codlux® deixa as makes e videos com o efeito de Luz ideal para que a sua ideia ganhe Vida e Brilho de verdade!
Em salões de Cabeleireiros, ela é usada…

Lâmpada Led com INMETRO vale a partir de hoje para todos!

Hoje é dia 17 de janeiro de 2018.

Uma data importante para o mercado da iluminação e principalmente para você consumidor: a partir de hoje, lâmpadas em led não poderão mais ser comercializadas para o consumidor final sem o selo e respectiva certificação do INMETRO, segundo sua portaria de nº144/2015. Esta medida vem sendo anunciada desde 2015 e implementada ao londo de 2016 e 2017 para aí sim, ser finalizada neste ano de 2018.

Visando maior segurança e confiabilidade do produto para o consumidor/usuário final, seguiu-se um cronograma rígido para o fim da comercialização de lâmpadas led sem o selo do INMETRO e as seguintes datas limites tiveram que ser seguidas:

- 17 de fevereiro de 2016 - prazo máximo para colocar as mercadorias no porto de origem rumo ao Brasil

- 17 de outubro de 2016 - prazo máximo para o fabricante/importador vender para o lojista

- 17 de setembro de 2017 - prazo máximo para o grande lojista/atacadista vender para o pequeno lojista/consumidor final

- 17 de janeir…

A Força do Led na Terra! E na sua Casa...

Fontana Di Trevi, Roma.
Fevereiro de 2017 
Esta fonte é um dos charmes de Roma para quem caminha entre as ruas da capital italiana.
A iluminação dourada que vem de seus tradicionais Lampiões dá o tom nostálgico e glamoroso.
Mas isto logo irá mudar!
A cidade trocará este sistema antigo por lâmpadas de LED.
O objetivo é economizar na conta de luz em milhões de euros, segundos as autoridades.
Há quem diga que a nova iluminação é muito clara e desconfortável: o arquiteto renomado Paoplo Portoghesi, da Universidade La Sapienza, chamou a decisão de "um insulto à sensibilidade e inteligência" dos romanos, por intervir num aspecto sensível da cidade.
- É um grande erro - disse, ao 'Telegraph', Salvatore Nicastro, garçom de um café no centro histórico de Roma. A visão de "La Dolce Vita" dos Anos 50 está comprometida, segundo ele.

2014.
Algo parecido ocorre em Porto Alegre com a nova Iluminação Led a ser instalada na Avenida Borges de Medeiros: os icônicos postes…

Erros de Projeto: precisamos conversar sobre isso.

Uma publicação compartilhada por Codlux - Luz em LED (@cod_lux) em Out 6, 2017 às 3:16 PDT
A coisa não está fácil pra ninguém.
Economizar hoje, agora, deixou de ser apenas mais uma opção para tornar-se a realidade inadiável quando se tratar da execução de nossos Projetos de Vida.

No caso da Iluminação de ambientes, podemos agora mesmo estar gastando muito, mas muito mais dinheiro que imaginamos quando pensamos somente em economizar.
Como?

A Codlux® preparou este post especial sobre o assunto aqui no Blog para ajudar você a ficar alerta a alguns erros básicos que podem ser cometidos em um Projeto Luminotécnico.

Juntamos em uma compilação as melhores citações ao tema postadas aqui neste Blog, com dicas de nossos profissionais Andre Caixeta e Marcos Britto.

Aproveite a leitura e um bom planejamento de projeto para você, juntamente é claro, com o nosso expertise: o desenvolvimento de projetos da Codlux®.



Foi no dia 17 de Abril de 2017 que criamos o Blog Codlux®.
De lá pra cá, já foram pu…

Água: pura, simples... e finita!

Hoje é dia 22 de março, importantíssima data em que se comemora o Dia Internacional da Água.

Todos nós sabemos como é importante cuidarmos da Água em nosso planeta e o quanto se faz necessário compartilharmos todo Alerta importante, por mais óbvios que possam parecer.
Achamos até que, por causa desta mesma obviedade, as pessoas deixam passar certos cuidados básicos com a Água, como evitar o seu desperdício, tomar cuidado com toda água contaminada, cobrar dos governos e das empresas atitudes mais responsáveis no trato dos recursos hídricos etc...

A Codlux® preparou este post especial sobre um assunto tão importante aqui no Blog para ajudar você a orientar-se melhor quanto ao urgente alerta global.
Abordaremos com números e dicas todos os aspectos do tema e atualizaremos a postagem regularmente.
Porque o nosso tempo está ficando cada vez mais curto para solucionarmos as futuras crises que já se alinham no horizonte de nossa civilização moderna.
Ajude a preservar este recurso tão vita…

Interfab Retail Design & Industry e Torre Forte Comunicação Visual

Interfab Retail Design & Industry e Torre Forte Comunicação Visual:
Usando nossos Insumos em PCBs Led para seus Clientes. Duas grandes empresas no ramo do Marketing Corporativo e Comunicação Visual escolheram a Codlux para fornecer componentes Led a seus produtos e serviços.






Nossa sinalização visual e a de outras empresas foram confeccionadas pela Torre Forte também usando estes PCBs.







Em nossos escritórios, usamos os PCBs pousados em perfilados e voltados para o teto com efeito de iluminação indireta. A reflexão de sua luz preenche muito bem os ambientes de forma difusa, eficiente e muito confortante.





PCB 10W em Led - equivalente a 40W de uma lâmpada fluorescente.



Os Módulos de 3 Leds também são muito procurados devido a seu baixíssimo consumo e fácil aplicação nas mais diversas finalidades.

Showroom Codlux®: Em exposição e a sua disposição.

A CODLUX® ESTÁ SEMPRE ACESSÍVEL PARA VOCÊ. 

Visite-nos! 
A Codlux - Luz em Led, tem o seu Showroom localizado no bairro de Pinheiros - ao lado da estação de Metrô Faria Lima (Linha 4 Amarela).

Seu horário de funcionamento é de segunda a sexta, das 09h00 as 18h00. Lá você pode entrar em contato direto com os nossos profissionais em luminotécnica e também conhecer muitos dos produtos disponíveis em nosso site codlux.com.

Uma publicação compartilhada por Codlux - Luz em LED (@cod_lux) em Set 14, 2017 às 7:35 PDT


Caso necessite agendar uma visita fora do horário comercial, pode solicitá-la previamente por telefone (sujeito a confirmação).

ENCONTRE-NOS!
A Codlux® situa-se em uma região revitalizada na cidade de São Paulo:


Rua Cardeal Arcoverde nº 2859, Pinheiros - São Paulo - SP

CEP 05407-004

Entre a Estação Faria Lima do Metrô no Largo da Batata

e o Shopping Eldorado.


Segunda a Sexta, das 09h00 as 18h00

Pagamento: Boleto, Depósito Bancário, Rede Shop e principais Cartões de Crédito.

Contate-…

A Codlux® precisa da Sua Opinião

Nós da Codlux - Luz em Led somos profissionais que prezamos pela Atenção Máxima dedicada aos Nossos Clientes.

Sabemos que suas dúvidas, por mais simples que sejam, tem por trás um anseio na certeza em estarem realmente tomando a decisão correta, o que nos Encoraja cada vez mais a Aprimorarmos nosso Aprendizado Diário para sanar todas as questões que possam envolver seus Projetos Luminotécnicos, com a Garantia que Profissionais com mais de 15 Anos no Mercado da Iluminação podem oferecer.

E o meio para isto tudo é o nosso Pós-Venda.

Ele continua aqui, também neste Canal.

Por Gentileza, deixe sua Dúvida, Crítica, Opinião, Sugestão ou Mensagem clicando na imagem acima.

Se preferir, envie um e-mail para o nosso SAC: sac@codlux.com

A Codlux - Luz em Led está sempre Acessível para você.

Furto de LED

Antes de começarmos a falar sobre o assunto, preste bem atenção nestas notícias:


Pega ladrão de led!!!
23/05/2017



Um homem de 21 anos foi preso pela Polícia após ter furtado lâmpadas de led em dois estabelecimentos comerciais da cidade de Manhuaçu na madrugada de terça-feira dia 23/05 em uma loja do Centro da cidade. O autor foi identificado pelos policiais conduzido à delegacia, mas a lâmpada já havia sido vendida. Na madrugada seguinte ele agiu novamente mas, desta vez, policiais estavam de patrulha no bairro e viram que o indivíduo portava-se de forma suspeita ao perceber a presença da PM, sendo abordado e uma luminária de led encontrada com ele, que afirmou que havia retirado a lâmpada de um poste que fica em frente a um hotel. O autor foi preso novamente e conduzido à delegacia onde foi autuado.


Ciclovia em Curitiba tem iluminação Led roubada!
09/08/2017



Bandidos serraram os postes (!!!) para levarem as peças de um lote furtado (36 unidades até agora) avaliado em R$64,4 mil.
A solu…

Volta às Aulas Codlux®

Está chegando a Volta às Aulas.

Em São Paulo, o ano letivo se dará em 1º de fevereiro e o primeiro semestre terminará dia 27 de junho para todas as cerca de 5 mil unidades de Ensino Fundamental, Médio e Educação de Jovens e Adultos.
Já as aulas regulares do segundo semestre têm começo agendado para 1º de agosto.

Para garantir o cumprimento dos 200 dias letivos, previstos na Lei de Diretrizes e Bases (LDB), as escolas encerraram a programação pedagógica dia 20 de dezembro último.

As escolas recebem matrículas de novos alunos interessados em ingressar na rede estadual durante todo o ano letivo. Para fazer o cadastro, basta se dirigir à unidade de ensino mais próxima e preencher o formulário. É indicada a apresentação de documento de identidade (certidão de nascimento e RG) e comprovante de residência. No caso de alunos menores de idade, o cadastro deve ser feito por pais ou responsáveis.


Prioridades

Se você é um pai ou mãe, isso significa despesas para compras de materiais e mensalidad…