Pular para o conteúdo principal

A Moda e o Led

Olá! Economizar Recursos Naturais com Poupança de Energia, maior Eficiência, Durabilidade e Reciclagem dos seus componentes. Esta é a verdadeira Proposta do LED para as nossas vidas e para o Planeta. Mas, de uns anos pra cá o Led também está sendo considerado "MODA"! E no sentido literal de hit, sensação do momento, seja em roupas ou acessórios, usados principalmente pelos jovens e pelas pessoas mais 'descoladas'. 



Este apelo ao luminoso, ao eletrônico, cria uma identidade fortíssima para as gerações pré e pós millennials - e o led está também no seu "terceiro olho de Rá" com o sempre onipresente smartphone, um emissor de luz Led 24 horas nos rostos (problema há muito tempo já debatido por aí). E se você quiser além da brilhante tela touch, também um Led piscante incorporado ao seu aparelho celular, saiba que já existe esta opção. Vê-se aliás led piscando hoje em dia em todos os lugares: nos veículos, nos esquis, no surf, em drones, no mar. Até nos cilios e na boca! E não muito recentemente, no vestuário em geral. E qual a novidade nisso?

Bem, como a customização de roupas e adereços é algo extremamente fácil de se conseguir atualmente, pipocam dia a dia muita coisa legal mas também, muita geringonça e badulaques em led criados para iluminar o "ID" desta moçada. O belíssimo efeito da Luz em Led principalmente a noite encanta e hipnotiza a todos, seja nas ruas, nos desfiles, nas telas de cinema, nas redes sociais: é like garantido!



E é aí que alertamos para uma contradição que pode afetar a boa imagem do Diodo Emissor de Luz (LED): o descarte indiscriminado que essa massificação na 'moda' via produção em larga escala de variados itens em Led pode causar. O uso do Led na iluminação em si tem também outras funções bem nobres além daquelas já citadas aqui no primeiro parágrafo:

-a substituição de lâmpadas antigas e de baixa eficiência energética (ação que chamamos de retrofit) e a
-implementação em todo e qualquer novo Projeto Luminotécnico, salvo raras exceções de uso (como ambientes que exijam luzes com elevado índice de calor, pois a luz em Led é sempre fria).

Hoje, uma única boa lâmpada de Led pode durar de 6 a 13 anos, iluminando um ambiente inteiro para várias pessoas, famílias e comunidades. Mas não é bem o caso de uma camiseta ou de um tênis Led por exemplo, cujas funções são meramente estéticas. Eles são produzidos aos milhões e feitos para durarem uma temporada, uma febre, uma moda apenas. Estão no vestuário, nos pets, no carnaval, nas festas e baladas, no corpo através de implantes etc. Dos pés a cabeça, uma única pessoa pode estar trajando ao mesmo tempo calçados, camisetas, bonés, tudo em led! Sem contar seus telefones e relógios conectados - também com telas Led...



E nem estamos falando de certas customizações caseiras, dos tutoriais no YouTube, das dicas no Instagram, da busca por calças, bolsas, jaquetas, roupa íntima e sabe-se lá mais o que você pode encontrar pesquisando "roupa led" no Google. Então, todo cuidado com o descarte destes materiais "fashion" deve ser redobrado! 

O Led como iluminação foi (e deve ser!) pensado para reciclar. E sua camiseta, seu calçado, seu implante em Led? Uma lâmpada é acesa e apagada várias vezes todos os dias. Mas você não repete a mesma roupa nem durante a semana. As finalidades aqui são bem diferentes. Mas o princípio para o ciclo de vida do Led, é sempre o mesmo! Por exemplo: Led e água são duas coisas que não combinam! 
Uma lâmpada de uso interno fica protegida da chuva e intempéries. Só que você não vai a festas de guarda-chuva e, ainda tem que lavar a roupa luminosa da sujeira depois do uso contínuo. A certificação para um refletor Led de uso externo por exemplo - que pode ficar ao relento tomando chuva - é de IP65, IP66 ou IP67.  Já para Led de piscinas, pisos e áreas que ficam constantemente alagadas, a certificação é de IP68. Você sabe qual a certificação de seu vestuário led? 

Se sua roupa em led não possui certificação alguma, muito provavelmente ela foi pensada para ser descartada o mais rápido que se imagina e, mesmo se for certificada, durará bem menos que uma lâmpada Led. E tem também a Garantia que, para todo bom produto em Led, deveria ser de no mínimo 1 ano. Mas sabemos que por aí via de regra ela não passa de 3 meses até mesmo para lâmpadas, que dirá para componentes usados em um vestuário ou acessório. A falta de Garantia e Assistência Técnica aceleram mais ainda esta ciranda de desperdício e degradação não prevista para o Led. 

Falando em desperdício, você consegue imaginar a quantidade de energia extra que precisamos para manter todos estes Leds acesos em nossos corpos? A quantidade de baterias que precisam ser fabricadas para alimentar esta moda e depois, serem corretamente descartadas? Em um mundo onde dia após dia a preocupação é constante com os seus recursos naturais e energéticos, esta é mais uma incoerência com o verdadeiro propósito do Led e seu veio de sustentabilidade.

O que você deve fazer então para evitar o descarte incorreto de um vestuário Led?


1 - Na hora da compra pergunte-se sempre:
Eu preciso disso? Se a resposta for sim, refaça a pergunta:
Eu realmente usarei isto? São regras básicas do Consumo Consciente que ajudam-nos a controlar melhor os resíduos lançados no Meio Ambiente.

2 - Tome cuidado com o seu vestuário em Led.
Você não é um objeto. Não fica parado igual uma lâmpada. Você movimenta-se o tempo todo. O risco de dano também é real. Faça seu Led durar o suficiente para não ser dispensado por mau uso. Evite molha-lo e tome cuidado com vazamentos de pilhas e baterias.

3 - Queimou o Led?
Bem, isto não é motivo para jogar o tênis, a camiseta ou a jaqueta fora. Continue usando mesmo assim: retire pilhas, baterias, fios e outros componentes que possam vazar ou reagir mal a lavagem. A Customização de Roupas é também uma excelente dica e pode ser algo divertido e relaxante.

4 - Não tem jeito? Enjoou?

Que tal fazer uma doação a uma entidade beneficente? Talvez esta seja a única vantagem que a Moda em Led tenha de fato sobre as lâmpadas: a sua reutilização! Uma lâmpada Led quando queima, apesar de ser um eletrônico como um rádio, um celular etc, não tem conserto pois não é possível achar componentes de reposição devido a sua produção ser na maioria das vezes feita na China. Um tênis led sem funcionar vai Alegrar muitas pessoas carentes.

5 -Além de queimado, irreparável (sem condições de uso)
Bom, neste caso, aplica-se a chamada "última forma". Separe os componentes de seu vestuário Led em sacos individuais para tecido, plástico, cobre (fios) etc e leve a um posto de coleta público para a sua devida e correta Reciclagem. Jamais misture-os com o lixo orgânico! A parte LED do seu vestuário luminoso é considerada um eletrônico. Por este motivo, deve ser descartada como tal.

6 - Cobre, zele, exija
o descarte e reciclagem corretos para os produtos da "Moda Led". Não misture os materiais recicláveis com os não recicláveis! Ajude a manter o Planeta funcionando perfeitamente!


Veja abaixo alguns exemplos da massificação do Led na Moda  



1 - Carnaval
O bloco Minha Luz é de Led do Rio de Janeiro vestiu em seus integrantes no carnaval de 2017, fantasias que acendiam graças a pequenas lâmpadas de led, além de tênis que piscavam no contato com o chão.



Também a musa da escola de samba Águia de Ouro em São Paulo, desfilou com fantasia de Led, assim como a Rainha da escola Viradouro no Rio, que usou uma fantasia de Led que custou modestos R$ 20 mil! 



2 - Camisetas

Cute Circuite é um protótipo de camiseta inteligente com display de Leds que interage com o Twitter, Facebook, Instagram ou music player através de aplicativos no smartphone. Também possui câmera, posta fotos e é 100% lavável. Ainda em projeto de financiamento coletivo, a peça não tem previsão de lançamento oficial.



3 - Tênis
Nem só do Led pisca-pisca vistos nas Olimpíadas do Rio 2016 (cujas buscas pelo calçado aumentaram 605% depois do evento) ou de maluquices do tipo "amarre sozinho" vive hoje o novo mundinho dos tênis. Dependendo do modelo, eles agora podem piscar no ritmo da música, recarregar no computador ou tomada, ter autonomia de bateria para até 8 horas etc. Já outros, não são recarregáveis, tem bateria fixa e sem a possibilidade de troca e são muito mais sensíveis a água que os modelos mais robustos para este tipo certo de proteção. E alguns deles ainda podem também estampar o que você quiser nos seus pés.

Veja a tela Led customizável do Vixole Matrix, que pode ser personalizada com imagens estáticas ou em movimento via aplicativo. O projeto de financiamento coletivo é do Indiegogo. A tendência de calçados Led ganhou força quando a delegação britânica desfilou com tênis luminoso na cerimônia de encerramento das Olimpíadas no Brasil em 2016. 

4 - Luvas
A Zackees, uma luva para ciclistas é uma peça que conta com luzes Led para avisos aos motoristas do seu lado esquerdo que aumenta a segurança nas ruas. Como luzes Led são muito brilhantes, você poderá ver e ser visto mesmo na maior escuridão. 


5 - Interação
Dois dispositivos podem se comunicar secretamente agora usando a luz Led. A Disney Research descobriu uma aplicação perfeita para isto nas lâmpadas que iluminam seu vestido compatível com a tecnologia: quando ele é tocado por uma varinha especial (que também contém uma lâmpada Led em sua ponta), a mágica acontece! 



6 - Pets
No site de financiamento coletivo Kickstarter está o Disco Dog, uma roupa para cães cravejada com 256 Leds que podem exibir padrões de animação e textos como "cão perdido" por exemplo. Tudo controlado por um aplicativo no smartphone. Você pode ler mais sobre o Led e o seu Pet AQUI.

7 - Implantes
E a moda em Led não para mesmo. As vezes até, extrapola, como inserir luzes de Led em seu corpo (!)
Os pioneiros desta façanha foram o grupo de biohackers Grindhouse Wetware. O aparelho Northstar V1 criado por eles tem quase o tamanho de uma moeda grande e ilumina a pele com efeitos de tatuagens e de bioluminescência. O único problema é a intervenção cirúrgica (necessária para aplicá-lo) pois, se a bateria acabar, pra trocar só operando novamente. 



8 - Bonés

A empresa Cosmedical promete tratamento contra a calvície com o boné Capellux. A "boina" contém até 198 pontos de led que, segundo a empresa, usada diariamente durante 12 minutos evita a queda de cabelos. E a criadora lembra também que o seu uso apenas não substitui um tratamento dermatológico (ufa!)...



9 - Bolsas
A Schutz entra na onda dos wearables com uma novidade que chega às lojas em breve. Trata-se de uma linha de bolsa com dois modelos: Clutch e Crossbody, que possuem um painel frontal de Led interativo com animações alternadas, além de uma bateria que pode ser carregada na tomada.



ATUALIZAÇÃO EM 02/09/2020

10 - Saúde 
Lady Gaga apresentou-se no MTV Video Music Awards este domingo (30/08), exibindo uma esplendorosa coleção de máscaras, como a que emitia 'ondas sonoras' digitalizadas, piscando em luzes Led - uma espécie de 'focinho' rosa industrial, num trabalho personalizado do designer espanhol Cecilio Castrillo.



A pop star dançou sozinha, fez coreografias com dançarinos e até um dueto com Ariana Grande. 



Esta performance já entra para a História recente como icônica, por traduzir não só tudo aquilo o que o mundo passa atualmente com o coronavírus mas, principalmente, a força do nosso desejo em voltarmos o mais rápido (e seguramente!) possível a 'normalidade'.



E o Led piscando nervoso na 'boca' de Gaga reforça ainda mais esta mensagem! "Mascare", dizia ela usando a impressionante cobertura facial no VMA 2020.

Mas, talvez Gaga também gostasse muito da máscara Led animada Led Matrix Mask, criada pela estilista Chelsea Klukas, da Lumen Couture. A empresa tem uma linha inteira de 'moda tecnológica', incluindo vestidos, moletons e fantasias e, a ideia das máscaras era torná-las um pouco mais divertidas. E o mais legal desta história foi que a Lumen Couture doou os lucros das vendas das máscaras até Junho de 2020 - cerca de US$ 5.000 - para o fundo de ajuda COVID-19 da Organização Mundial de Saúde.



 A Led Matrix Mask tem uma tela fina de Led controlada por aplicativo, onde se exibe desenhos, texto personalizado como "mantenha distância" e até entradas de voz por microfone. O tecido é respirável e seus componentes internos podem ser removidos para lavar a máscara ou usá-la como uma máscara comum de pano. Inclui uma bateria e um cabo de carregamento.

 

"A parte mais complicada de projetar roupas com componentes de iluminação LED é onde e como esconder suas baterias. Existem alguns truques em que você pode esconder no vestido com uma saia fofa por exemplo mas, se você quiser fazer algo elegante e colado no corpo, é um desafio. As máscaras têm sido de longe o nosso item mais vendido mas, mal podemos esperar para voltarmos aos shows, onde as pessoas poderão tocar e experimentar pessoalmente nossas roupas com Led, poderão chegar mais perto para ver a magia pois é difícil mostrar isso por meio de vídeo. A pessoa que veste moda é parte da história e, não transmite essa história tão bem em uma tela plana de PC ou celular" ,

diz Chelsea Klukas. “

Experimentações com o Led na música pop já ocorreram bem antes. Vamos relembrar alguns modelitos? Comecemos com o lindo vestido da Katy Perry para o Gala MET em Agosto de 2016.  



A seguir, vem o vestido tech de Rihanna para a turnê “Last Girl On Earth”, iniciada em Abril de 2010. 


Em Março de 2017, o designer londrino Moritz Waldemeyer criou este belíssimo capacete para Jay Kay, vocalista do Jamiroquai, com 'escamas' que se moviam e iluminavam individualmente. 



Jay Kay
já é popularmente bem conhecido pelos seus chapéus extremamente elaborados e, este em Led foi usado no videoclipe oficial da faixa-título do álbum Automaton, lançado naquele mesmo ano. 

Waldemeyer, nascido na Alemanha, criou anteriormente efeitos de laser para o videoclipe Lights, da estrela pop Ellie Goulding, um terno de laser (imagem abaixo) para o cantor Bono do U2 (traje com 240 lasers criado para a turnê 360°) e um conjunto de guitarras customizadas para a banda Ok Go .



Vamos mais para trás ainda nas citações da Luz em Led na moda? Os nervosos vestidos a laser desenhados por Hussein Chayalan para a famosa marca de cristais Swarovski foram apresentados na coleção primavera-verão 2008 de Chayalan, chamada Readings. 



São inspirados na antiga adoração do sol e no status de celebridade contemporânea. Centenas de lasers móveis estavam embutidos nas roupas, junto com cristais que projetavam os raios de luz vermelha. 

E hoje, o que temos de realmente usável, vestível? 

Os mais belos Looks em Led para você se inspirar - e pirar!

Depois dessa energia toda no Show de Gaga, nos empolgamos para mostrar os looks mais loucos em roupas e acessórios Led (minimamente usáveis, claro) para você inspirar-se e também brilhar na night! Só não se esqueça da sustentabilidade, seguindo as dicas postadas AQUI do porque e como customizar e reciclar a roupa e acessório Led descartados. Nosso planeta vai agradecer muito por isso 🌍.  

LEDCLOTHING


Full color Led light up Tron suit 

ETERESHOP 


Infinity Mirror Led Light Up Party - Dress Skirt Costume Clothing


Glow stage rock wear suit Led


Modern Galaxy Dress Costume  

GOOD TO GLOW GEAR 







LIGHT UP YOUR LIFE LLC


Led Windbreaker


Transparent Led Costume

Aos pouquinhos, o mundo vai voltando ao que era depois de quase seis meses de isolamento, só que bem mais atento. O coronavírus está perdendo a guerra para a responsabilidade cidadã! E é com essa energia positiva da Moda em Led - já destacada aqui no Blog há mais de 3 anos* - que desejamos um ótimo retorno a você 😁, sua família 👪 🐕 🐈 🐥 🐠 e Amigos 😎. 


Cuidem-se! Curem o mundo 🌍. Estamos voltando todos nós agora bem melhores e mais FORTES ✊. 

Robson Giro 
especial* para a Codlux® - Luz em Led

Fontes: Gizmodo Brasil, Boing Boing, Tecmundo, MIT, O Globo, Distr. Leoni, Engadget, UOL, Vogue Brasil, Bom Dia Rio, Capricho, Dezeen, The Verge 


*postagem originalmente publicada em 24 de Abril de 2017 e atualizada em 02 de Setembro de 2020.

Codlux® - Luz em Led

Luz é Função. Estamos empenhados nisso.

LEIA TAMBÉM: 
Objetos LED do desejo

Os itens em Led mais legais que amamos listar
10 Anos de coisas legais com o Led - e outras, nem tanto!

Tudo o que o Led produziu de útil e bizarro até 2018 
Led Inteligente - O que temos hoje?

Veja modelos de equipamentos inteligentes lançados/disponíveis no mercado 

Reciclagem Já! 

Nas eleições, informe-se antes para cobrar o seu candidato! 
Led UV-C:

Tudo o que você precisa saber!
As Vantagens da Luz em Led Para a Sua Saúde

A aplicação de equipamentos Led no trato de nosso corpo e bem estar

Postagens mais visitadas deste blog

Como evitar ERROS GROTESCOS na instalação?

Olá!
Hoje voltaremos a falar sobre Erros de Projetos. Agora mais precisamente, no tocante a instalação de alguns equipamentos especificados, principalmente aqueles que necessitarem de uma Adequação e Desenvolvimento por parte do profissional em luminotécnica quando da correta escolha dos produtos de iluminação artificial com tecnologia Led para o seu projeto !

Via de regra, grande parte das adaptações criadas pelo Light Designer responsável no projeto encomendado vão de encontro a um desejo pessoal do seu cliente. Isto consequentemente acarretará, por exemplo, em equipamentos que não harmonizarão com o desenho original da peça disponível no mercado: formas, cores, potência da luz, meios de fixação/instalação etc, tudo pode ter que ser mudado naquele equipamento "X" devido a uma escolha pessoal do proprietário do imóvel, tendo contudo que manter-se não só a qualidade na iluminação local como também, a garantia do produto. E é aí que a coisa pode começar a pegar: instaladore…

Trilho Suspenso: Solução simples e sofisticada

Olá!



#AdequaçãoEdesenvolvimentoqual empresa em iluminação oferece isto a todos os seus clientes de maneira incondicional?
Seja em sua casa ou empresa, a Codlux® vai aonde nenhuma outra pode (ou não quer) ir: solução para aquilo que está em sua mente, adaptada as disponibilidades atuais do mercado e sem custos exorbitantes - você simplesmente não tem que pagar a mais por isto.Nosso Atendimento e Pós-venda estão fazendo a diferença para centenas de clientes atendidos, como o do caso deste video, que queria também em seu projeto um simples trilho eletrificado, pousado longe do teto, acima de sua mesa de jantar no terraço mas com sofisticação, sem cabos ou fios aparentes.



O expertise dos profissionais da Codlux® no mercado da iluminação foram fundo: do design a fabricação do produto, passando pelo conhecimento certo dos insumos para encontrar a finalização perfeita, de bom gosto e com muita resistência.

Esta é a Codlux®. Luminotécnica e design acessível a você!


Veja agora a preparação d…

Coronavírus: informações, precauções, mercado e Led disponível

Olá. O mundo não fala (nem teme) outra coisa senão a ameaça do coronavírus. Muito você já deve ter lido por aí sobre o assunto para se prevenir - e isso é um excelente sinal! Mas, e quanto ao mercado, a economia e o bom andamento de nossos projetos em 2020? Como e o quanto essa doença afetará na prática nossas vidas mundo afora e aqui no Brasil? Por exemplo, poderá faltar equipamentos em Led num período próximo? Fomos atrás destas e outras respostas - em virtude da importância do tema, informamos que esta publicação (originalmente postada no dia 3 de Fevereiro de 2020) será periodicamente ATUALIZADA. Fique atento!
A PRODUÇÃO DE LED ESTÁ PARADA NA CHINA?



Sim. Devido ao surto de coronavírus na China, o governo central estendeu o feriado de ano novo até o dia 3 de fevereiro de 2020: todas as províncias da China registraram ao menos um caso de coronavírus, o que desencadeou medidas excepcionais como quarentenas em dez cidades, incluindo Wuhan, o epicentro do surto, onde vivem 11 milhões d…