Olá!
A partir deste sábado (4/07/20), entra em vigor o reajuste anual nas conta de energia da Grande São Paulo: aumento de 3,5% para residências e de 6% para grandes comércios e indústrias. 7 milhões de clientes em 24 municípios serão afetados pelo reajuste. A Enel, distribuidora de energia elétrica, justifica que o reajuste acontece agora por causa da valorização do dólar e também, que a compra de energia elétrica de Itaipu ficou mais cara. Em junho, o Procon-SP recebeu 13 mil reclamações sobre cobrança abusiva por parte da empresa. Entre março e maio, a Enel calculou o consumo com base na média dos 12 meses anteriores, pois a leitura presencial não foi feita por causa da pandemia do novo coronavírus (acesse o video da matéria clicando na imagem).
Em declaração a rede de CNN Brasil, a Enel afirmou que o processo de faturamento "seguiu exatamente o que diz a regulação". Em julho, segundo a empresa, a medição a partir dos leitores de energia será feita normalmente. O Procon-SP divulga na quarta-feira o resultado da análise que apura se houve cobrança abusiva ou não por parte da Enel no trimestre entre março e abril.
ATUALIZAÇÃO EM 12/07/20
Enel é multada em mais de R$ 10 milhões por alta em contas de luz. O Procon-SP multou a concessionária de energia Enel Distribuição de São Paulo em R$ 10.214.983,98 por má prestação de serviço. O órgão diz que recebeu mais de 21 mil queixas, entre de 1 de junho a 7 de julho, por causa de valores elevados das contas de luz. De Março a Maio de 2020, devido a Covid-19 a distribuidora não fez leitura presencial nos medidores dos consumidores e cobrou-os pela média de consumo dos últimos 12 meses. A partir de Junho, com a volta da medição presencial vieram a cobrança da normal do consumo, num período que coincidiu com a quarentena e aumento no consumo de energia, gerando faturamentos incorretos e transtornos aos consumidores, que recorreram ao órgão para terem suas contas corrigidas. Segundo o Procon-SP, a multa foi aplicada por meio de processo administrativo e a empresa tem direito à defesa. O órgão explica que o valor da multa foi estimado com base no porte econômico da empresa, na gravidade da infração e na vantagem obtida, de acordo com o que estabelece o CDC.
Fonte: CNN Brasil, Jovem Pan
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Em declaração a rede de CNN Brasil, a Enel afirmou que o processo de faturamento "seguiu exatamente o que diz a regulação". Em julho, segundo a empresa, a medição a partir dos leitores de energia será feita normalmente. O Procon-SP divulga na quarta-feira o resultado da análise que apura se houve cobrança abusiva ou não por parte da Enel no trimestre entre março e abril.
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Fonte: CNN Brasil, Jovem Pan
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