Pular para o conteúdo principal

Natal Codlux® 2019 - Dicas para as suas Festas!



Ola! Estamos a pouco mais de um mês do Natal. Você já está se preparando para as Festas?

A Codlux® criou este post especial pensando em auxiliar você na organização e cuidados para deixar a sua casa e empresa mais bonitas e seguras neste fim de ano. Principalmente quando você for fazer uso da iluminação em Led.

O LED MAIS QUE PRESENTE NO NATAL

Como sabemos, as lâmpadas incandescentes foram eliminadas de nosso cotidiano nos últimos anos devido a sua ineficiência energética. Elas usavam seis vezes mais quantidade de watts (consumo) que os atuais Leds e duravam 197.000 horas a menos que eles!



À medida que as luzes incandescentes desapareciam, iam sendo substituídas pelos Leds. Os equipamentos em Led economizam dinheiro em custos de energia e, com eles, você agora não precisa mais se preocupar com o superaquecimento rápido como era na época das lâmpadas decorativas antigas. Mas, até as luzes em Led - que são plásticas, simples e mais eficientes - têm certas restrições. Então, entender o seu consumo total de amperagem e quantos equipamentos podem ser conectados de uma vez é algo importantíssimo.

Embora as luzes natalinas em Led normalmente não precisem de um eletricista para a sua instalação e tão pouco de estudos luminotécnicos (cores, efeitos e estética neste caso específico da iluminação natalina ficam sempre a critério da criatividade do usuário) deve-se solicitar um profissional apenas se o projeto de iluminação exigir.



Ele ajudará por exemplo com as caixas adicionais de energia pois, o tamanho do consumo pode aumentar em relação à fonte de alimentação principal conectada e, a medida que este consumo/tensão aumentam ou se adiciona a ele uma iluminação RGB ou de estacionamento, o eletricista (com conhecimento básico em eletrônica) deve ser contratado também para, por exemplo, além de fazer todas as medições necessárias, adicionar disjuntores ou fios de corte personalizados ou realizar algumas soldas eletrônicas, dependendo da complexidade no equipamento em Led a ser utilizado.



Um dos mais modernos e favoritos equipamentos em Led na decoração de Natal hoje são os projetores 2D para fachadas e paredes. O modelo a venda na Codlux® por exemplo (video abaixo) é o Projetor de Natal em Led RGB, de uso tanto interno quanto externo (o que significa que ele aguenta chuvas). E está com uma SUPER OFERTA para o seu Natal 🎅: de 199,00 por 139,00! Mas corre que as quantidades são limitadas!


Projetores de Natal dão um visual muito alegre, festivo e divertido, além de serem bem mais seguros que os projetores a laser, conhecidos por representar um risco sério aos aviões que sobrevoam a noite. Veja também outras OFERTAS da Codlux® exclusivas para este Natal no video acima!  

Quer algo bem mais moderno e animado no seu Natal? Que tal então a árvore da Twinkly? O modelo da empresa possui cerca de 600 lâmpadas Led em RGB, cria efeitos luminosos de cima para baixo e leva cerca de 10 minutos para ser configurada.



Depois de montar a árvore e colocar os seus ornamentos, basta tirar uma foto dela usando um aplicativo próprio em seu o telefone. O recurso Computer Vision detectará a posição exata de cada Led. A partir daí, ele fará um mapa da sua árvore. Quando terminar, você poderá escolher, entre uma lista de animações de luz, cores e efeitos para personalizar a iluminação da árvore. Por exemplo, tente um efeito chamado queda de neve. Nessa configuração, todas as luzes são brancas e parecem flocos de neve flutuando do topo da árvore para baixo! Você também poderá salvar as suas configurações personalizadas favoritas para alterar a aparência e depois voltar para a sua favorita. Uma das maiores vantagens de escolher uma árvore com luzes inteligentes é que você pode trocar toda a aparência da árvore sempre que quiser. Se você é alguém que deseja ter uma árvore erguida o ano todo, remova seus enfeites de Natal e troque as luzes para que elas se ajustem a cada situação especial ou feriado. Por exemplo, depois do Natal, você poderá mudar as luzes para branco e azul na véspera de Ano Novo.



E se você usar mais de uma árvore, poderá também conectá-las ao Wi-Fi para controlá-las simultaneamente, usando um aplicativo próprio. Ficou curioso? Consulte maiores informações no site da empresa AQUI.

Em todos os casos porém, seja qual for a nossa escolha em iluminação natalina - da mais simples a mais sofisticada ou moderna - devemos ficar atentos a algumas regrinhas básicas na hora de instalar uma iluminação decorativa em Led em nossas casas ou empresas. Vamos a elas!

DICAS IMPORTANTES



-Nunca instale Luzes de Natal sozinho. O ideal é ter sempre duas pessoas no local o tempo todo durante a instalação dos equipamentos.



-Tenha muito cuidado com a eletricidade e instale as luzes de Natal cedo, enquanto o tempo estiver bom.



-CUIDADO, mas muito cuidado mesmo com o sótão de sua casa ou empresa quando for acessá-lo para instalar decoração natalina ou mesmo fazer algum reparo! Em muitos deles, o piso pode ser uma verdadeira armadilha devido a sua fina espessura, que pode desabar! As dicas de SEGURANÇA são:
-não acesse o sótão se você não tiver certeza de sua construção e estrutura
-caso conheça a planta do sótão e saiba o posicionamento das vigas (normalmente feitas de aço , madeira ou concreto), faça uso de tábuas largas entre uma e outra para poder andar com segurança sobre o piso que não for de lage de concreto
-mantenha o sótão bem iluminado antes de começar um serviço
-fique atento a fiação elétrica
-cuidado com criaturas peçonhentas que vivem em madeiras, como escorpiões e aranhas
-em caso de qualquer dúvida sem resposta, desista imediatamente e contrate uma empresa especializada para executar o serviço

-Quando for usar uma escada, siga à regra simples de 4-1: para cada quatro pés que você subir, adicione um pé de distância entre a escada e a parede. Ao colocar a escada em uma superfície lisa, certifique-se de que seus pés estejam emborrachados ao chão.



-Verifique sempre a voltagem do equipamento para saber se ele é compatível com a sua rede elétrica - se é 110v, 220v ou bivolt (110v/220v automáticos).

-Teste todas as luzes de Natal antes da instalação - mesmo elas sendo luzes novas. O último lugar que você desejará descobrir que as luzes estão apagadas será no topo da Árvore de Natal ou no telhado.

-Lâmpadas quebradas podem representar um risco sério de incêndio, assim como os fios desgastados ou expostos. Descarte-as para uso.



-Peças "zinabradas" (aquelas com manchas verdes que aparecem em pilhas e conectores de metal) também devem ser descartadas imediatamente.



-Limpe bem as Luzes de Natal antes de ligá-las. O seu brilho será mais real e intenso sem a poeira ou mofo acumulados.



-Nunca remova nem ignore a instalação da terceira ponta nos plugues (pino de aterramento/tomada de 3 pinos) pois ele evita choques em caso de falha do equipamento elétrico.


-Certifique-se de que as lâmpadas não estão encostadas em cabos ou fios de alimentação, tecidos, plástico, papel ou em qualquer outro material sensível a incêndios que não faça parte do equipamento.

-Não passe cabos, fios e extensões elétricas sob tapetes, portas ou locais onde estes possam ser danificados!

-Use sempre acessórios adequados para fixar e proteger as luzes de iluminação natalina. Grampos,  pregos e outros fixadores pontiagudos podem danificar os cabos elétricos dos equipamentos.



-Nunca use mais do que três cordas de Festão (pisca-pisca) em uma mesma tomada de alimentação. Circuitos sobrecarregados podem superaquecer e iniciar um incêndio.

-Observe sempre a altura dos pisca-pisca e enfeites elétricos para que as crianças não os coloquem na boca.



-Fique de olho nos animais de estimação que possam mastigar ou danificar os cabos elétricos.



-Luzes internas nunca devem ser usadas do lado de fora da casa.

-Na iluminação natalina externa, verifique se as suas luzes são realmente adequadas para uso ao ar livre.

-Luzes natalinas fora de casa pedem sempre uma fonte de alimentação, bateria ou cabo de extensão à prova de intempéries (água, poeira, calor, gelo).

-Nunca deixe os conectores descansarem em poças d'água, no chão ou em sarjetas. Mantenha as conexões externas acima do solo; não as passe por calçadas ou passarelas.



-Na instalação externa, faça uso de um distância segura dos postes e fios das concessionárias de energia locais antes de usar uma escada para colocar a iluminação natalina em muros e portões ou mesmo, quando estiver pendurando as luzes ou decorações nas árvores das calçadas.



-Ao instalar luzes natalinas em árvores, use/improvise uma vara rígida adequada (tamanho médio ou longo) com um prego sem cabeça fixado na ponta e encapado com fita isolante. Elas são ótimas para não precisarmos subir em uma escada e correr riscos de acidente.



-Não use iluminação a Laser se no local de instalação circularem crianças - os raios podem ir de encontro aos seus olhos e danificar a visão delas.



-Defina um tempo de funcionamento para a iluminação natalina. Quem quer acordar às 4 da manhã assustado ao lembrar que as luzes de Natal ficaram acesas a noite e dia todos? Conecte-as a um timer externo. Alguns temporizadores têm até sensores de luz que as ligam automaticamente ao entardecer.



-Desligue sempre as luzes e decorações natalinas quando sair de casa ou for para a cama.

-Iluminações natalinas não são projetadas para serem usadas ininterruptamente o ano todo e podem se deteriorar rapidamente com o tempo. Desinstale-as assim que as Festas de Fim de Ano terminarem.



-Veja mais dicas sobre instalação de luzes de Natal em áreas externas AQUI (em inglês).

PLANTAS

Ao instalarmos nossa Decoração e Iluminação de Natal, também podemos aproveitar hortaliças e grinaldas com flores/folhagens vermelhas e pinhas combinadas com as luzes em Led para adicionarmos mais textura e cor com as plantas - assim, as melhorias na aparência da vegetação decorativa ficam enormes. Você também pode personalizá-las para adequar ao seu gosto. A poinsétia por exemplo - ou bico-de-papagaio - é conhecida popularmente como "Flor do Natal", sendo originária do México.



Muito utilizada para decoração, principalmente nas Festas de Fim de Ano, ela floresce no Inverno do Hemisfério Norte, o que coincide com o nosso Natal aqui no Brasil. É uma planta que deve ficar diretamente exposta ao sol para poder crescer saudável e bonita. Água? Apenas quando a terra do recipiente estiver bem seca. As correntes de vento frio podem desidratá-la, então evite. A temperatura no ambiente deve estar nos 17 ou 21º C de dia e 15º C a noite. Você pode usar uma Luz em Led amarela "branca quente" (3.000K) para destacar toda a beleza do vermelho de suas flores e o verde das folhas: use um spot ou pendente 70 cm acima da planta para fazer um efeito luminoso focal-direcional de destaque e assim, deixar sua Flor de Natal mais linda ainda! E não se preocupe: luz em Led não fará mal algum as suas plantas decorativas (elas até gostam!). Tire suas dúvidas a respeito da iluminação em Led nas Plantas AQUI.

UMA CEIA MAIS VISTOSA

As Ceias de Natal e Ano Novo, com seus visuais atraentes e aromas irresistíveis, podem ficar ainda melhores com uma luz em Led incidindo sobre elas. Todos os tons nos pratos se tornarão mais vividos e convidativos com uma luz em Led na temperatura de cor "branco quente" 3.000K. Se você optar por uma mesa com iluminação vinda de um lustre de cristal, troque suas lâmpadas brancas (6.000K) por lâmpadas quentes (3.000K) ou, no máximo neutras (4.000K). Lâmpadas brancas criam uma "nata" nas superfícies que descaracteriza a real aparência dos alimentos, principalmente aqueles pratos muito bem elaborados e decorados. A luz branca também tem o poder de "dispersar" (de maneira inconsciente) mais rapidamente as pessoas num ambiente, devido a ativação irregular do nosso ritmo circadiano.



Luzes quentes/amarelas além de deixarem a Ceia mais bonita e apetitosa, criam uma maior sensação de bem-estar e relaxamento, necessária em momentos de confraternização em família. Por isso mesmo devemos sempre evitar a luz "branca fria" na mesa da Ceia de Natal e Ano Novo. Afinal, queremos ter todos por perto. Além disso, como a luz em Led não irradia calor como as antigas lâmpadas incandescentes e halógenas, seus pratos não ressecarão nem esquentarão tão rápido - principalmente as sobremesas, chocolates e bebidas. Então, se você também optar por usar pisca-pisca na mesa das Ceias, bem ao lado não só de alimentos e líquidos mas também flores e plantinhas delicadas, poderá ficar tranquilo quanto a total integridade de todos deles.

LUZES DE SEGURANÇA

As Festas de Fim de Ano de sua casa ou empresa serão na cidade, na praia ou no campo? Isto de fato não importará muito se você estiver na tranquilidade de um hotel, pousada, navio etc. Caso contrário, se o local for um patrimônio seu (ou mesmo alugado), não esqueça também da iluminação de Segurança: use refletores em Led potentes que alcancem grande áreas para inibir a entrada/circulação de intrusos em seu espaço. E neste caso aí sim, a temperatura de cor mais apropriada para isso é a "branca fria" 6.000K, pelo fato dela criar uma sensação de "estado de alerta" constante no observador - tanto o morador quanto estranhos ficarão mais visíveis e atentos, o que é uma clara desvantagem para os mal-intencionados, que por isso mesmo abandonarão o local rapidamente.



Para que a iluminação de Segurança não entre em conflito com a iluminação de Natal (exemplo ilustrativo na imagem acima), posicione os refletores de costas para ela e em num ângulo mais para baixo - de preferência acima de postes e árvores/vegetação alta e firme. Como normalmente a abertura luminosa dos refletores em Led é bem maior, num equipamento de 100W por exemplo você pode distanciá-lo da iluminação natalina entre 7 a 10 metros. Por fim, se o local foi alugado por você, é só depois das festas desinstalar os equipamentos com segurança e reaproveitá-los onde lhe for mais conveniente, pois um bom equipamento em Led pode durar mais de 13 anos e funcionando muito bem!




Gostou das dicas?

Esperamos que com elas o seu Natal e Ano Novo se tornem mais Mágicos, Seguros e Atraentes para você, sua Família e Amigos!

Dúvidas quanto aos equipamentos a serem utilizados? Contate os profissionais da Codlux®.

codlux.com/contato 


Robson Giro, especial para a Codlux® - Luz em Led

Fontes: ctvnews.ca, esasafe.com, lowes.com, Total Landscape Care, diy.com, topline.ie, Terra, O Meu Jardim, Digital Trends    


LEIA TAMBÉM:
Nossa Wishlist de Natal

Os melhores presentes para você e sua casa conectada.
Natal 2019: 1 milhão de Leds no Largo da Batata

O Natal chegou na cidade de São Paulo! Confira todas as atrações em nosso Blog


Codlux® - Luz em Led

Luz é Função. Estamos empenhados nisso.



ATUALIZAÇÃO EM 25/11/19


Lamentamos com enorme tristeza o passamento do apresentador Gugu Liberato dia 22 deste mês por por conta de um acidente fatal, ocorrido enquanto tentava consertar o ar condicionado no sótão de sua residência nos Estados Unidos. Ele caiu de um teto de gesso a uma altura de 4 metros, batendo com a cabeça numa quina da cozinha - o que infelizmente nos forçou a atualizar esta postagem para alertarmos a todos quanto aos cuidados para acessar estes locais. Nossos profundos sentimentos e pesar a toda família, amigos e fãs do comunicador que, com certeza, deixará agora uma enorme e insubstituível lacuna na TV brasileira. Esta postagem é carinhosamente dedicada à sua memória.





Comentários

AS MAIS LIDAS

Como evitar ERROS GROTESCOS na instalação?

Olá!
Hoje voltaremos a falar sobre Erros de Projetos. Agora mais precisamente, no tocante a instalação de alguns equipamentos especificados, principalmente aqueles que necessitarem de uma Adequação e Desenvolvimento por parte do profissional em luminotécnica quando da correta escolha dos produtos de iluminação artificial com tecnologia Led para o seu projeto !

Via de regra, grande parte das adaptações criadas pelo Light Designer responsável no projeto encomendado vão de encontro a um desejo pessoal do seu cliente. Isto consequentemente acarretará, por exemplo, em equipamentos que não harmonizarão com o desenho original da peça disponível no mercado: formas, cores, potência da luz, meios de fixação/instalação etc, tudo pode ter que ser mudado naquele equipamento "X" devido a uma escolha pessoal do proprietário do imóvel, tendo contudo que manter-se não só a qualidade na iluminação local como também, a garantia do produto. E é aí que a coisa pode começar a pegar: instaladore…

Coronavírus: informações, precauções, mercado e Led disponível

Olá. O mundo não fala (nem teme) outra coisa senão a ameaça do coronavírus. Muito você já deve ter lido por aí sobre o assunto para se prevenir - e isso é um excelente sinal! Mas, e quanto ao mercado, a economia e o bom andamento de nossos projetos em 2020? Como e o quanto essa doença afetará na prática nossas vidas mundo afora e aqui no Brasil? Por exemplo, poderá faltar equipamentos em Led num período próximo? Fomos atrás destas e outras respostas - em virtude da importância do tema, informamos que esta publicação será periodicamente ATUALIZADA. Fique atento!
A PRODUÇÃO DE LED ESTÁ PARADA NA CHINA?



Sim. Devido ao surto de coronavírus na China, o governo central estendeu o feriado de ano novo até o dia 3 de fevereiro de 2020: todas as províncias da China registraram ao menos um caso de coronavírus, o que desencadeou medidas excepcionais como quarentenas em dez cidades, incluindo Wuhan, o epicentro do surto, onde vivem 11 milhões de pessoas e concentra empresas de tecnologia como a Fo…

Ring Light Codlux® - Poderosa, Exclusiva e Edição Limitada!

Olá! Beauty Light, Makeup artist, MakeUp, Maquiagem, Youtuber, Cabeleireiros...
Estas são as hashtags que mais bombam na internet atualmente.
E isso é resultado do sucesso absoluto alcançado pelos chamados Influenciadores.
São eles agora que ditam as regras não só do que você vai usar mas, principalmente, como usar! Tutoriais e mais tutoriais se espalham de graça pela rede para quem quiser atualizar-se rápido com as últimas tendências. Porque o tempo voa. E você não quer esperar.

Foi pensando nisso que o expertise da Codlux® em Adequação e Desenvolvimento encontrou a solução ideal e, principalmente, mais econômica para a falta de uma Ring Light verdadeiramente de qualidade e com preço imbatível no mercado:

Apresentamos a poderosa RING LIGHT CODLUX®



Uma solução em Led profissional para um equipamento surpreendentemente eficaz!

O alcance potente e difuso da luz emitida pela Ring Light Codlux® deixa suas makes e videos com o efeito ideal, fazendo com que a sua ideia ganhe Vida e Brilho …

Carnaval 2019 em Pinheiros

Olá!

Abram alas para a Alegria!
O Carnaval 2019 já pede passagem hoje aqui em Pinheiros e em toda a cidade de São Paulo!



São dezenas de Blocos de Rua que irão esquentar o pré-carnaval para a Grande Folia de Fevereiro.
No destaque, teremos o famoso evento "Minha Luz é de Led", festa criada no Rio e que vem a São Paulo pela primeira vez para agitar o nosso Carnaval de uma maneira única.



A ideia mistura boa música com um espetáculo visual de luzes, iluminando a noite da metrópole e animando os foliões com muito pop e funk. Também é uma ótima opção para quem capricha no visual carnavalesco! O encontro acontecerá no pós-Carnaval de sábado, dia 9 de março, a partir das 19h, na Praça Dom José Gaspar.

Então não esqueça:
-Prepare Corpo e Mente
-Não deixe de comer
-Use roupa leve
-Beba muita água
- E RESPEITE os colegas ao lado!



Dito isso, simbóra cair na Alegria!

Abaixo, você confere toda a programação carnavalesca para o nosso querido bairro de Pinheiros e, no final do post, uma d…

CES 2020

Olá! A Consumer Electronics Show está chegando! Ela ocorrerá agora, de 7 a 10 de Janeiro de 2020 em Las Vegas, Nevada (EUA).


A CES® é o maior e mais influente evento tecnológico do mundo - verdadeiro campo de provas para tecnologias inovadoras e players globais, onde as maiores marcas negociam e conhecem novos parceiros. A Feira atrai os maiores líderes empresariais e pensadores pioneiros do mundo nas tendências tecnológicas disruptivas, que estão mudando o consumo de conteúdo, entretenimento e comportamento nas pessoas. Como o maior e mais influente evento tecnológico do planeta, a CES® 2020 representa todo o escopo do mercado global de tecnologia:

- IA
-IoT
-5G
-Casa Inteligente
-Cidades Inteligentes
-Saúde Digital
-Tecnologia de Veículos
-AR / VR
-Robótica e outros.

Com participação de 61% de todas as marcas globais da Fortune, a CES 2020 quer migrar as indústrias para além do seu espaço tecnológico tradicional, reforçando a ideia de que todas as empresas são agora "uma só emp…

O Batata floresce!

Olá!
Uma edição da revista Veja São Paulo de Janeiro de 2019 destacava matéria especial sobre um grande empreendimento a ser erguido no Largo da Batata, região do bairro de Pinheiros - onde está localizada a Codlux®. O Faria Lima Plaza.



O projeto arquitetônico em questão é assinado pelo escritório de arquitetura Kohn Pedersen Fox Associates (KPF) e, tem potencial para se tornar um grande ícone do mercado imobiliário.





A localização, trata-se do último terreno vazio no Largo da Batata: com  9.000 metros quadrados (imagens abaixo) e bem ao lado do metrô Faria Lima (linha 4 Amarela), abrigará uma torre comercial de 40.900 metros quadrados com 20 andares, num investimento aproximado de 1 bilhão de reais. A entrega é prevista para 2021. 


O terreno onde irá ser construída a nova torre (imagem acima) estava abandonado em seu uso. Esta revitalização só trará benefícios a todos que trabalham, moram, investem ou se divertem no Largo da Batata. Veja as imagens do ritmo das obras do Faria Lima Pl…

Trilho Suspenso: Solução simples e sofisticada

Olá!



#AdequaçãoEdesenvolvimentoqual empresa em iluminação oferece isto a todos os seus clientes de maneira incondicional?
Seja em sua casa ou empresa, a Codlux® vai aonde nenhuma outra pode (ou não quer) ir: solução para aquilo que está em sua mente, adaptada as disponibilidades atuais do mercado e sem custos exorbitantes - você simplesmente não tem que pagar a mais por isto.Nosso Atendimento e Pós-venda estão fazendo a diferença para centenas de clientes atendidos, como o do caso deste video, que queria também em seu projeto um simples trilho eletrificado, pousado longe do teto, acima de sua mesa de jantar no terraço mas com sofisticação, sem cabos ou fios aparentes.



O expertise dos profissionais da Codlux® no mercado da iluminação foram fundo: do design a fabricação do produto, passando pelo conhecimento certo dos insumos para encontrar a finalização perfeita, de bom gosto e com muita resistência.

Esta é a Codlux®. Luminotécnica e design acessível a você!


Veja agora a preparação d…

Força Brumadinho!

A Codlux® demonstra todo o seu pesar e sentimento as famílias vitimadas pelo trágico acontecimento em #Brumadinho. Esperamos nas atitudes das autoridades competentes a devida criminalização dos responsáveis, suporte e indenização a população afetada e, acima de tudo em Deus, o conforto a imensa tristeza pela perda de seus entes queridos.

Erros de Projeto: precisamos conversar sobre isso.

Olá!

A coisa não está fácil pra ninguém.
Economizar hoje, agora, deixou de ser apenas opção para tornar-se uma realidade inadiável quando se tratar executar nossos Projetos de Vida. No caso da Iluminação de ambientes, podemos agora mesmo estar gastando muito, mas muito mais dinheiro do que imaginamos quando pensamos somente em economizar. Como?

A Codlux® preparou este post especial sobre o assunto aqui no Blog para ajudar você a ficar alerta a alguns erros básicos que podem ser cometidos em um Projeto Luminotécnico. Juntamos em uma compilação, as melhores citações ao tema já postadas no Blog, com as dicas de nossos profissionais Andre Caixeta e Marcos Britto. Aproveite a leitura e um bom planejamento de projeto para você, juntamente é claro, com o expertise para desenvolvimento de projetos da Codlux®.

Foi no dia 17 de Abril de 2017 que criamos o Blog da Codlux®. De lá pra cá, já foram publicadas mais de 100 postagens com dicas, notícias e informações sobre cidadania e sustentabilid…

Lâmpada Led com INMETRO vale a partir de hoje para todos!

Hoje é dia 17 de janeiro de 2018.

Uma data importante para o mercado da iluminação e principalmente para você consumidor: a partir de hoje, lâmpadas em led não poderão mais ser comercializadas para o consumidor final sem o selo e respectiva certificação do INMETRO, segundo sua portaria de nº144/2015. Esta medida vem sendo anunciada desde 2015 e implementada ao londo de 2016 e 2017 para aí sim, ser finalizada neste ano de 2018.

Visando maior segurança e confiabilidade do produto para o consumidor/usuário final, seguiu-se um cronograma rígido para o fim da comercialização de lâmpadas led sem o selo do INMETRO e as seguintes datas limites tiveram que ser seguidas:

- 17 de fevereiro de 2016 - prazo máximo para colocar as mercadorias no porto de origem rumo ao Brasil

- 17 de outubro de 2016 - prazo máximo para o fabricante/importador vender para o lojista

- 17 de setembro de 2017 - prazo máximo para o grande lojista/atacadista vender para o pequeno lojista/consumidor final

- 17 de janeir…