Pular para o conteúdo principal

Retrospectiva 2022

Olá! A Codlux® apresenta a 5ª edição do 'Codlux® Retrô', tradicional retrospectiva LED criada anualmente para que você possa relembrar o que de mais importante aconteceu em nossa empresa, no Brasil e no mundo para o mercado da iluminação de ambientes! Foram 50 publicações criadas no Blog da Codlux® em 2022 que mantiveram você sempre muito bem informado! 
Nesta publicação, você irá rever os principais fatos do Lighting ocorridos no ano de 2022. E aguarde: a "Perspectiva Codlux® 2023" já está pronta para que você também possa informar-se sobre todas as principais tendências no próximo ano! A postagem especial será liberada no Blog dia 25 de Dezembro. 

Acesse agora o CODLUX® RETRÔ 2022 e tenha uma ótima leitura. Esperamos que ao terminá-la, você tenha para 2023 maravilhosas inspirações no seu projeto de iluminação! 




-CASA INTELIGENTE
A Casa inteligente/conectada vai continuar com tudo em 2023! Um caminho sem volta: a padronização do Matter para simplificar absurdamente as conexões de produtos smarts na sua casa ou empresa 'smartizada' será o maior exemplo desta tendência. Talvez por isso mesmo em 2022, tivemos a 'morte' prematura de alguns produtos e serviços 'inteligentes' que, sequer verão raiar o ano de 2023! Também em 2022, a Codlux® mostrou a você parcerias e reviews de produtos smarts que agora, estão mais sofisticados e também mais acessíveis. Mostramos a você de enormes telas touch corporativas no mundo da automação a produtos inteligentes que transformam até as suas simples lâmpadas ou abajures comuns em equipamentos mais integrados na casa inteligente, economizando bem o seu dinheiro e poupando do descarte, ítens do seu uso e apego. E o planeta, agradece! 

• 15 de Fevereiro  
Em Fevereiro fizemos o nosso primeiro review para um produto de iluminação LED inteligente: a Lâmpada Smart Bulbo Opus LED. Com uma boa luz e funções inteligentes iguais a de muitas outras marcas conhecidas, ficamos bem satisfeitos com seu custo-benefício. 

• 3 de Junho 
A Codlux® mantém parcerias de peso quando o assunto é complementar o projeto de sua casa ou empresa com equipamentos de ponta. Em Junho, apresentamos o showroom de nosso integrador parceiro para que você enxergasse melhor as enormes possibilidades que uma automação completa pode oferecer ao seu projeto. Leia no Blog. 


• 10 de Junho 
Google entrou 2021 e Facebook, fechará 2022 com surpreendentes descontinuações de recentes equipamentos inteligentes, que os transformaram agora em verdadeiros peso de papel! Veja na postagem do Blog quais são e relembre também outros casos clássicos.

Também em Novembro de 2022, o alerta amarelo acendeu para a Amazon e a sua assistente de voz Alexa! Desemprego em massa e um prejuízo bilionário na divisão de IA da empresa botam em cheque a viabilidade econômica de se manter de pé os Eco Dots como um nicho de hardware sedutor para finalização de compras online. Seu Eco também vai virar um peso de papel? É esperar para ver! Clique nos links para ver os detalhes. 


• 3 de Outubro
Os produtos inteligentes Intelbras 
Em Outubro o nosso segundo review para produtos inteligentes testou vários equipamentos smarts da marca Intelbras: Tomada Inteligente, Soquete Inteligente E27 e Lâmpada LED RGB MR16 (dicroica). Você irá se surpreender com as possibilidades de cada um destes equipamentos, que contam com um preço infinitamente menor que o das lâmpadas Philips Hue, por exemplo. 

• 7 de Outubro  
Matter, o novo padrão da casa conectada
Já havíamos comentado sobre o Matter em publicações anteriores aqui no Blog mas, a oficilização do novo padrão em Outubro deste ano nos pegou de surpresa, visto que andávamos desconfiados da sua rápida definição. Na publicação de Outubro, explicamos para você absolutamente tudo sobre o Matter, padrão que facilitará a vida em nossas casas e empresas conectadas já a partir de 2023! Leia no Blog. 



• 17 de de Outubro 
Controle Smartz Lite com Alexa
Que tal acionar à suas lâmpadas LED comuns e até, à outros equipamentos eletroeletrônicos, alguns comandos de controle direto do aplicativo ou pela Alexa, sem  muita complicação? Esta é a proposta do Smartz Lite, apresentado em nosso Showroom Técnico pela Traferro em Outubro e que você acompanhou aqui pelo Blog. Confira! 

-PRODUTOS 
2022 foi um ano chave para que, muitas das promessas vislumbradas anos atrás na iluminação em LED fossem possíveis agora especificar, tornando-se então bem mais viáveis nos projetos da Codlux®. Como foi no caso por exemplo da iluminação hortícula com LED Grow, do modelo de perfil Scout Satellite Codlux®, dos sistemas track light magnéticos ou mecânicos, dos módulos mini LED lineares que harmonizam com estes sistemas e ainda, do Spot Trilho Orion, um 'coringa' perfeito que resolve a falta de luz nas soluções do trilho eletrificado. Em 2022 também falamos de novos refletores, potentes pétalas de iluminação pública, dicas para os no-frames, o retorno das colmeias na EXPOLUX e muito mais! Confira.

• 11 de Janeiro 
Em Janeiro você conheceu detalhes do desenvolvimento da canaleta Scutum LED Grow da Codlux®. Ela é específica para a Iluminação Hortícula e foi encomendada por um de nossos clientes para o fomento do seu negócio. O horticultural lighting é a grande promessa na produção de alimentos em fazendas verticais, tendo tudo a ver com a iluminação em LED em sua aplicação. Leia mais na postagem do Blog.   

• 21 de Janeiro 
Perfil Scout Sobrepor ou Suspenso Codlux®
A Codlux® atendeu a este projeto encomendado pela arquiteta Bárbara Fracaro para um apartamento no bairro da Mooca, cidade de São Paulo, onde foram usados os nossos perfis LED da linha Scout nos modelos sobrepor e suspenso. Você acompanhou tudo na publicação de Janeiro, com direito a um podcast com Marcos Britto falando mais sobre o perfil LED Scout da Codlux® para esta especificação. Leia e ouça no Blog. 


• 15 de Março
O Top do LED: Pública, Posto e Jardim
Em Março nossa publicação sobre iluminação técnica externa foi atulizada com mais produtos! Nela, demos detalhes sobre novos equipamentos LED para iluminação pública, como as pétalas BROOKS e BROOKS SOLAR (com carregamento da energia por célula solar). Você pode acessar as fichas técnicas completas na publicação do Blog.  

• 21 de Março
A Opus é um grande suppiler da Codlux® e um dos melhores no lighting brasileiro pois, conta com peças técnicas e decorativas fantásticas a um ótimo custo-benefício no seu vasto catálogo de produtos LED. Nossos projetos sempre contam com alguma especificação da marca. Reveja alguns produtos na atualização de Março para esta publicação. 

• 24 de Março 
Em Março apresentamos um novo refletor LED para aqueles que gostam de um design quadrado super slim, o refletor Ursa Decor SL50. Com 50W de potência , ele dá um ar moderno a qualquer ambiente onde for especificado no projeto luminotécnico. Veja outros modelos de refletores URSA DECOR na publicação. 

• 25 de Março 
Também em Março apresentamos a você o modelo de refletor LED Ursa Design ANTIEMBAÇANTE. Ele tem as mesmas vantagens dos equipamentos super slim de alta potência porém, vem com a característica única de proteção contra a condensação interior, onde a queda e aumento diário de temperatura externa criam micro gotículas de água que 'contaminam' os diodos com umidade, diminuindo a vida útil do LED. Saiba maiores detalhes e especificações técnicas do Refletor Ursa Design ANTIEMBAÇANTE na publicação do Blog. 


• 12 de Abril  
Embutidos 'No Frame'
Peças de iluminação 'No Frame' são equipamentos para iluminação de ambientes que podem ser instaladas em paredes e tetos de gesso ou alvenaria. Por não terem bordas, ficam mais delicadas e discretas - sejam para fornecer uma luz pontual ou luz mais difusa. Embutidos 'No Frame' são uma alternativa muito sofisticada e de bom gosto que aliam a alta tecnologia LED. Mas, não pense que só por isso tudo são flores! Em Abril demos um belo 'UP' nesta postagem do Blog para explicar melhor a você absolutamente tudo sobre este tipo de equipamento - nas palavras certeiras de nosso lighting designer Marcos Britto. Aproveite e evite os ERROS DE PROJETO na sua obra! 

• 20 de Maio  
Em Maio, o embutido circular CENTAURUS entrou em PROMOÇÃO! O embutido💡 Centaurus é um painel LED redondo, de design moderno no formato colmeia e com alcance poderoso. Sua construção inclui um protetor anti-ofuscamento para os olhos, que distribui a luz de maneira bem eficiente - porém sem incomodar os usuários. A aplicação deste produto é muito vantajosa, sendo indicada para ambientes corporativos, residenciais etc. As possibilidades que o poderoso embutido LED Centaurus oferece já foram conferidas por vários clientes atendidos pela Codlux® e que hoje, estão muito satisfeitos com o produto. Inclusive, o retorno deste equipamento LED tipo colmeia foi observado por nós na EXPOLUX 2022! Você pode verificar as diversas aplicações deste excelente embutido LED e os ambientes onde foram instalados acessando as informações adicionais do produto na publicação do Blog. 

• 8 de Agosto  
Scout Satellite Codlux®
Em Agosto apresentamos o perfil SCOUT SATELLITE da Codlux®, um equipamento LED linear moderno e sofisticado com opções de embutir, sobrepor, pendente ou em modo suspenso. Ele pode vir com spots híbridos, spots para lâmpadas e ainda, na cor preta, branca ou personalizada. Marcos Britto da Codlux® demonstrou para você conhecer o perfil Scout Satellite modelo para lâmpadas LED, nas cores branca e preta. 
Também no dia 7 de Dezembro deste ano, apresentamos a vesão embutir do Scout Satellite, ideal para forros de gesso, drywall, pvc, madeira e outros tetos rebaixados abaixo dos 15, 20cm. Veja mais detalhes do produto na publicação. 


• 19 de Setembro  
Módulos mini LED linear para embutir
Em Setembro você conheceu os módulos mini LED linear da Codlux®. Nós mostramos tudo sobre eles no Blog, onde você soube melhor sobre esta nova solução que harmoniza perfeitamente a um moderno sistema de iluminação track light. Na publicação, você também viu novos produtos em termoplástico lançados por nossos suppliers, que deixarão a sua obra ainda mais econômica e sustentável! 
• 19 de Outubro 
Em Outubro o Showroom Técnico da Codlux® recebeu visita dos representantes Alessandro e Giancarlo para conhecermos mais de pertinho os produtos da Romalux, como sua moderna linha track light magnética. Você pode ver a demonstração completa destes produtos - em imagens e videos exclusivos dos equipamentos apresentados - na postagem especial do Blog.  


• 17 de Novembro 
A Codlux® apresentou em Novembro o Spot Trilho Orion! Esta, é uma daquelas peças que nós aqui da Codlux® chamamos de 'coringa' na iluminação: a facilidade em integrá-la a praticamente qualquer trilho eletrificado padrão compatível já inclui de imediato no ambiente, uma excelente luz neutra difusa de serviço onde for necessário. Você pode ainda girá-la se quiser direcionar melhor a eficiente luz do seu LED integrado! Conheça mais detalhes do SPOT TRILHO ORION na publicação do Blog.  


-PROJETOS
A economia circular em 2022 despontou com tudo nos projetos mundo afora, com a Europa na dianteira das normatizações para edificações sustentáveis e de menor pegada carbono. A Codlux® já inclui nos projetos especificados a seus clientes a possibilidade de reaproveitamento em alguns equipamentos de iluminação - se estes assim o permitirem. Como no caso de um projeto realizado em Itu, São Paulo. Os espaços compactos também ganharam destaque no luminotécnico este ano, com soluções muito sob medida que otimizaram as experiências dos usuários, porém sem perdas na sua eficiência energética e magia da luz. Acompanhe alguns exemplos. 
• 2 de Fevereiro  
Retrofit com aconchego em Itu
Esta publicação de Fevereiro foi sobre a casa de um cliente de nossas arquitetas parceiras, localizada na cidade de Itu, estado de São Paulo. O projeto luminotécnico a cargo de Marcos Britto também especificou um retrofit nos spots antigos, de acordo com a proposta original das arquitetas. Exemplificamos a você o quanto podemos economizar em dinheiro com este reaproveitamento e, de quebra, ainda preservar recursos preciosos do meio ambiente em um bom projeto de iluminação com economia circular! Veja a história completa acessando a publicação. 

• 3 de Fevereiro 
Duplex compacto integrado na Vila Mariana 
Em Fevereiro também mostramos o atendimento realizado por Marcos Britto a um encantador projeto de nossas arquitetas parceiras Adriana Diegues e Letícia Werneck. Ele teve como desafio, iluminar bem um espaço compacto, integrado, alto e que ainda mantivesse as peculiaridades solicitadas pela proprietária. Veja tudo na publicação. 

• 24 de Fevereiro 
Showroom de interiores no Brooklin 
Este projeto mostrado também em Fevereiro é o escritório de uma de nossas arquitetas parceiras, Adriana Diegues. O novo espaço recém adquirido pela arquiteta foi todo pensado para facilitar a seus clientes, uma melhor experiência na demonstração não só das formas e texturas para os interiores como também, da iluminação em LED - principalmente a técnica e de função. Neste sentido, Adriana pensou em por exemplo, explicar na prática aos seus clientes o que é e como funciona um embutido 'no frame' (sem bordas). Marcos Britto descreveu no Blog da Codlux® mais detalhes deste projeto luminotécnico. Confira na publicação. 

• 6 de Maio  
HamburGamers  
A Codlux® iluminou no final de Abril o colorido (e saboroso!!) espaço da HamburGamers, mais nova hamburgueria inaugurada no bairro da Lapa, São Paulo. Vale a pena cada minuto compartilhado com seus familiares e amigos neste novo hall temático, que tem comidinhas MARAVILHOSAS pra você se deliciar enquanto se diverte e bate papo com quem você ama! Veja mais detalhes na postagem especial do Blog. 

-FEIRAS E VENTOS
Um ano explendoroso para os eventos de iluminação! Esta é a nossa definição de 2022 para o setor de feiras e eventos envolvendo a iluminação em LED. E a Codlux® presenciou no Brasil os principais eventos do ano como Expo Bella, FEICON, CASACOR SP, EXPOLUX e Guide Shop NewLine. Teve Brasil também lá fora? Então a Codlux® acompanhou! Aqui no Blog destacamos as marcas e personalidades nacionais presentes nas mais importantes Feiras e Premiações internacionais do Lighting ocorridas em 2022. Profissionais brasileiras foram orgulhosamente vencedoras em prêmios concorridos, como o LIT Design Awards e o Women In Lighting! E ainda, grandes empresas de iluminação brasileiras participaram da edição 2022 do Light + Building [Autumn Edition] realizado na Alemanha - com direito a premiação e tudo! Um verdadeiro sucesso! 
A Codlux® também cobriu, como sempre, os principais eventos e premiações do Lighting no mundo realizados em 2022. Já no início deste ano destacamos na CES em Janeiro o lançamento da Samssung para o seu The Freestyle, um equipamento tipo tela portátil que ao mesmo tempo, é um projetor para filmes HD e uma moderníssima luminária LED com bocal E27! E com extrema riqueza de detalhes a Codlux®, como nenhuma outra empresa de projetos luminotécnicos do Brasil, destacou neste Blog os TOP EVENTOS de Iluminação mundiais realizados em 2022 como o Lighting Design Awards, 39th Annual IALD, International Lighting Design Awards 2021-2022, Lumen Awards, LightFair Innovation Awards e IES Illumination Awards. 2022 foi realmente um ano explendoroso! 2022 foi um ano de Retornos! Para o Lighting e para o Brasil! Confira. 


• 14 de Dezembro de 2021 
CES 2022 
Já em Dezembro de 2021, abrimos a nossa tradicional cobertura para uma edição da CES (Consumer Electronics Show). A CES 2022 retornarou à Las Vegas depois da pandemia, entre os dias 5 a 8 de Janeiro, para um evento presencial com mais de 1900 expositores. Apenas profissionais ligados à indústria de tecnologia puderam participar da feira. A Codlux® esteve atenta, com atualizações da publicação especial para os mais relevantes anúncios voltados à iluminação em LED e casa conectada apresentados na CES 2022. Reveja tudo no Blog. 

• 11 de Fevereiro  
Projeto de São Paulo premiado no Lighting Design Awards 
O projeto da arquiteta, urbanista e lighting designer Carolina Ciola Fonseca (Studio ió Arquitetura) recebeu Menção Honrosa no prestigiado LIT Design Awards - premiação internacional já destacada aqui no Blog em 2020 e que reconhece o esforço de talentosos designers de iluminação no mundo todo. Sofisticado e contemporâneo, o projeto da Studio ió Arquitetura foi concluído em Outubro de 2020. Na publicação do Blog criada em Fevereiro, você vê todos os detalhes. 

• 7 de Março 
Mulheres na iluminação 
"LUGAR DE MULHER É ONDE ELA QUISER!"  E também, claro, na iluminação! MULHERES EM DESTAQUE: VAI BRASIL! Um seleto time de projetos e profissionais nacionais foram indicados e premiados no lighting internacional nos últimos anos. Em 2022 por exemplo, o Women In Lighting buscou celebrar mulheres de destaque em três categorias: Light Art, Educação-Pesquisa e Engenharia. Foram 28 países representados, com 114 indicações vencedoras. Na categoria EDUCAÇÃO E PESQUISA, venceu a professora e cientista brasileira Mariana Figueiró, conhecida internacionalmente por suas pesquisas sobre a iluminação na saúde humana, especialmente para adultos mais velhos e pacientes com Alzheimer. Mariana atuou como diretora do Lighting Research Center (LRC) e lessionou no Rensselaer Polytechnic Institute (RPI). Hoje, é diretora do Mount Sinai Center for Light and Health Research. Mariana disse que "foi uma grande honra receber esta premiação". Relembre e se emocione com as mais belas e inspiradoras histórias sobre as 𝗠𝗨𝗟𝗛𝗘𝗥𝗘𝗦 𝗘 𝗢 𝗟𝗜𝗚𝗛𝗧𝗜𝗡𝗚💡, atualizadas na publicação de Março. 

• 30 de de Março 
Expo Bella 2022 
Se em Julho de 2021 tivemos uma Expo Bella presencial de modo mais seguro em respeito a pandemia (com controle do número de acessos, uso de mácaras etc), em 2022 o evento foi bem mais fluído que no ano anterior devido a vacinação em massa da população contra a COVID-19. Isto pôde nos deixar bem mais a vontade para trocarmos ideias e informações sobre os novos produtos da marca, disponibilizados no mercado este ano. Na postagem especial do Blog publicada em Março, você viu mais imagens exclusivas de alguns dos lançamentos da Bella Iluminação, explicados por Marcos Britto em um review rápido de tudo o que nos foi apresentado de interessante. Também tiveram, claro, os clássicos da marca na Expo Bella 2022! Confira na publicação completa do Blog. 

• 4 de Abril 
A Iluminação na FEICON 2022 
Em Abril disponibilizamos em nosso blog a postagem super especial da FEICON 2022. Foram mais de 150 imagens capturadas por nossas lentes, onde clicamos tudo o que vimos de mais belo e surpreendente em produtos para a iluminação de ambientes 😍! Veja imagens exclusivas do evento realizado na São Paulo Expo Exhibition & Convention Center, acessando a postagem especial do Blog. 

• 8 de Junho 
Lighting Design Awards 2022 
No blog da Codlux® você conheceu em Junho os maiores destaques da primeira edição do Lighting Design Awards 2022: projetos e produtos incríveis de 2021 selecionados a dedo pelo nosso editor! Esta é a nossa incansável e constante contribuição para que você tenha sempre a melhor inspiração no seu projeto de iluminação! Acesse na publicação do Blog. 

• 13 de Junho 
39º Prêmio Anual da IALD 
A edição 2022 do Prêmio Anual da IALD (39th Annual IALD International Lighting Design Awards) ocorreu online em Junho de 2022 para celebrar a excelência no design da iluminação. Os projetos vencedores foram selecionados de 11 países. A Codlux® mostrou no Blog para você todos os vencedores do Prêmio Anual da IALD edição 2022. Acesse nos links. 

• 20 de de Junho 
Lumen Awards 2022 
Também em Junho deste ano publicamos no Blog o Lumen Awards, para você conferir os vencedores do período 2020/2021 e seus projetos campeões. Eles foram anunciados online, reconhecidos e homenageados em Noite de Gala no dia 16 de Junho deste ano. Conheça os vencedores do Lumen Awards 2022 e veja os belíssimos projetos premiados na publicação especial do Blog. 

• 27 de Junho 
A 33ª edição do prêmio anual LightFair Innovation ocorreu dia 21 de Junho na LightFair Trade Show. Os participantes vencedores do LightFair Innovation Award foram anunciados por Mark Roush, da Experience Light LLC. Foram 14 vencedores em categorias como Produto Mais Inovador de 2021, Prêmio de Inovação Técnica e Prêmio de Excelência em Design. Veja todos os produtos destacados da LightFair Innovation Awards 2022 na postagem de nosso blog. 

• 1º de Julho 
CASACOR SP 2022 
A Codlux® prestigiou dia 13 de Julho a CASACOR SP 2022 no icônico Conjunto Nacional, um dos mais importantes marcos arquitetônicos da cidade localizado na Avenida Paulista. Estivemos no evento das 16H00 até o seu encerramento, observando tudo o que chamou a nossa atenção para a iluminação de ambientes. Mostramos tudinho para você com imagens exclusivas na publicação super especial do Blog. 

• 26 de Julho 
Guide Shop Newline e Studioluce 2022 
A Codlux® também esteve em Agosto na inauguração do Guide Shop Newline e Studioluce. Veja na publicação algumas das novidades lançadas no evento, incluindo mais de 90 imagens exclusivas clicadas por nós para produtos das marcas. Acesse no Blog. 

• 3 de Agosto 
Expolux 2022 
A EXPOLUX é o maior evento do setor da iluminação na América Latina e, chegou à sua 17ª edição este ano depois de um hiato presencial desde 2020. A Codlux® se preparou muito para prestigiar mais este mega evento mundial da iluminação, mostrando tudinho pra você no Blog com imagens exclusivas clicadas por nossa equipe. Foram 2 dias incríveis num dos maiores eventos do planeta! De simples soluções sustentáveis para nossas casas a complexas tecnologias produtivas, como para a horticultura vertical - passando também por toda a moderna linha técnica e a sempre maravilhosa linha decorativa de grandes e novas marcas - prestigiar 'in loco' este inspirador retorno presencial do lighting nacional no pavilhão Expo Center Norte em São Paulo depois de 4 longos anos de espera foi muito, muito gratificante para todos nós! Foram muitas as imagens captadas por nossas lentes nos cerca de 50 estandes fotografados pela Codlux®. Com certeza, esta foi a maior cobertura visual realizada por uma empresa brasileira de projetos luminotécnicos para a Expolux deste ano. Tudo feito com muita dedicação especialmente para você! Veja na publicação. 

• 22 de Agosto 
2022 IES Illumination Awards 
O IES Illumination Awards foi apresentado em 18 de Agosto de 2022 durante o início de sua conferência anual. Os principais projetos premiados este ano na 49ª edição do IES Illumination Awards foram os de Boston, Canadá, Los Angeles, Las Vegas, Nova York, Ucrânia e China. Nesta postagem especial você conheceu um pouco mais sobre cada um dos cinco grandes vencedores em imagens, textos e videos, além da lista completa com todos os premiados no evento para a categoria Honra ao Mérito. Acesse no Blog.  

• 10 de Outubro 
O Brasil na Light + Building 2022 
O Brasil foi destaque na edição 2022 do evento ocorrido em Frankfurt, Alemanha, entre os dias 2 e 6 de Outubro de 2022. O país participou do evento com nomes importantes no lighting nacional como Accord, Stella, Madelustre, Lalux e Audax para a iluminação, além de representantes de outros setores como a Indelec, para a engenharia elétrica. Acompanhe um pouco mais no Blog tudo sobre a participação dos expositores brasileiros presentes nesta edição da Light + Building [Autumn Edition].   

• 10 de Outubro 
LIT Design Awards [Novembro] 
650 inscrições de 51 países tiveram em Novembro os seus projetos de 2022 avaliados em mais uma edição do LIT Design Awards. E, novamente o Brasil se destacou na premiação internacional tendo grandes nomes vencedores como Mingrone, Albert Einstein, Interlight, Omega Light e Stella nos representando muito bem no evento. Acesse a publicação especial do Blog para ver os projetos e produtos brasileiros vencedores, além dos demais agraciados destacados em suas respectivas categorias. 


-ARQUITETURA E URBANISMO 
Francis Kéré e Muyiwa Oki são definitivamente os grandes nomes de 2022! Suas competências e determinação foram este ano reconhecidas mundialmente nas respectivas áreas que atuam com o TOP em premiação e cargo eletivo. Francis Kéré e Muyiwa Oki agora inspiram tanto as atuais quanto as futuras gerações de profissionais negros a continuarem firmes em seus propósitos de galgar equivelência e igualdade nas lideranças da engenharia, arquitetura, urbanismo e design globais. Parabéns! Saiba mais também sobre o BOOMtantã, expansão urbana que ocorre aceleradamente no bairro vizinho a Pinheiros, São Paulo. 

• 17 de Março  
Francis Kéré vence o Prêmio Pritzker em 2022! 
Este ano comemoramos em grande estilo duas grandes vitórias para o setores da engenharia, arquitetura e design:
1ª) Francis Kéré foi eleito o primeiro arquiteto negro a vencer o Prêmio Pritzke, considerado o Nobel da arquitetura e premiação mais importante que um arquiteto pode receber em vida. 
• 12 de Agosto 
Muyiwa Oki eleito presidente do Royal Institute of British Architects 
2ª) Também em 2022, Muyiwa Oki foi eleito o próximo presidente do Royal Institute of British Architects (RIBA), com mandato de dois anos.
Parabéns a  Francis Kéré e Muyiwa Oki!
Estas vitórias nos orgulham muito e nos enchem de esperança por um mundo mais plural e inclusivo, também na arquitetura. Leia mais detalhes nos links para o Blog.  


BOOMtantã 
Em 2022 demos uma atualização na postagem especial sobre o Faria Lima Plaza aqui no bairro de Pinheiros para também falar da grande expansão urbana ocorrida nos últimos anos no vizinho bairro do Butantã - que cresce a um ritmo alucinante desde a inauguração da Linha 4 Amarela do metrô em 2010. Acompanhe no Blog. 


-DICAS 
Cor do Ano no interiores; acesso fácil a nosso Showroom Técnico; Iluminação no Paisagismo; crescimento do Termoplástico na iluminação; Sustentabilidade; Economia Circular; LED UV-C na Monkeypox e prevenção ao câncer. Boas dicas não faltaram em 2022 para os assuntos mais diversos relacionados a iluminação de ambientes e saúde. Confira no Blog. 

• 9 de Dezembro de 2021
A Cor do Ano Pantone 2022 
Em Dezembro de 2021 a Pantone anunciou a sua Cor do Ano para 2022, definida como PANTONE 17-3938 Very Peri. No blog, analisamos esta escolha da Pantone e simultaneamente, acrescentamos em atualizações posteriores as demais "Cores do Ano" também indicadas por outras marcas, como as sugeridas pelas fabricantes de tintas. Assim, você teve um leque maior de opções na inspiração de seus interiores. Paralelamente a estas escolhas, também indicamos a nossa tradicional "Luz do Ano" para o 17-3938 Very Peri da Pantone: o 4500K. Leia mais também sobre esta nossa escolha de luz na publicação do Blog. 


• 9 de Novembro 
A Cor do Ano 2023 
Enquanto a "Cor do Ano Pantone" 2023 ainda estava para ser lançada no dia 1º de Dezembro de 2022, publicamos antes no Blog para você as 11 mais novas cores anunciadas como sugestões para 2023 por outras marcas. Aposte sem errar ano que vem no design de interiores: é ler, saber e inspirar-se no seu novo projeto de iluminação. 
• 2 de Dezembro de 2022
Em Dezembro de 2022 finalmente a Pantone anunciou a sua Cor do Ano para 2023: o 'Viva Magenta 18-1750'. Segundo a Pantone, ela é 
"...uma cor poderosa e empoderadora. Um novo vermelho animado, que se revela em pura alegria, encorajando a experimentação e a auto-expressão sem restrições; um tom eletrizante e sem limites, que se manifesta como uma declaração de destaque" . 
Na publicação, também esmiuçamos para 2023 todas as dicas do Viva Magenta iluminado pelo 3500K, eleito a nossa Luz do Ano Codlux® - tradicional especificação de temperatura de cor correta sugerida anualmente aos lançamentos Cor do Ano Pantone. 


• 8 de Abril  
Em Abril deste ano preparamos um mini guia super rápido no Blog para você se achar fácilmente quando vier visitar o nosso Showroom Técnico aqui em Pinheiros, São Paulo. De quebra, você ainda vê belas fotos tiradas pela Codlux® na região do nosso querido Largo da Batata. Acesse nos links. 
• 26 de Maio  
LED no paisagismo: respeite o VERDE! 
Dia 27 de Maio é o Dia Nacional da Mata Atlântica. E, na sequência do mês de Junho, iniciamos a Semana Mundial do Meio Ambiente, a qual também celebramos importantes datas como o Dia Mundial da Bicicleta, Dia Nacional da Reciclagem, Dia Mundial dos Oceanos e o Dia Mundial de Combate a Desertificação. Em comemoração a Semana Mundial do Meio Ambiente, a Codlux® preparou para você uma grande atualização especial no Blog para a postagem "LED no paisagismo: respeite o VERDE!". Nela, destacamos a iluminação em LED no paisagismo de seu projeto. São dicas de produtos e de instalação bem fáceis de se aplicar no jardim dentro ou fora de casa, onde você aprende a fazer um melhor uso da luz em LED em benefício ao seu habitat e harmonia com o verde! Leia no Blog. 

• 14 de Setembro  
Na atualização desta postagem em Setembro, mostramos para você como a impressão 3D com insumos termoplásticos está mudando aos poucos o desperdício e inovando tecnologicamente a confecção de luminárias no Brasil e no mundo! Luminárias LED impressas em 3D já são uma realidade em academias britânicas e, na Expolux 2022, a Abajú também apresentou uma versão brasileira mais ecológica de impressão 3D para luminárias produzidas em termoplástico. Leia na publicação do Blog. 

-SUSTENTABILIDADE, CIDADANIA E SAÚDE  
2022 está enchendo de esperança o setor mundial da iluminação com as boas notícias vindas de todos os cantos sobre sustentabilidade nos processos produtivos e de especificação. Preocupações com a preservação do meio ambiente abraçam alternativas energéticas mais eficiêntes no LED que, agora, tem a missão de se reinventar para agredir menos o planeta toda vez que o mercado lançar um produto ou solução nova. Manter a crescente eficiência energética, poluir menos o céu escuro, mergulhar de cabeça na economia circular e investir constantemente no combate a doenças, já é uma realidade para a tecnologia LED em 2023. A partir de agora porém, com maior comprometimento. 


• 2 de Março  
Dia 5 de Março é o Dia Mundial da Eficiência Energética. A data foi criada em 1998 na 1a. Conferência Internacional de Eficiência Energética realizada na Áustria. Ela representa a lembrança que todos nós devemos ter e manter na importância e cuidado responsável da eficiência de energia no planeta. Boas estratégias no uso das muitas outras fontes de energia renováveis, bem como a urgente ​​redução dos combustíveis fósseis também estão no foco desta comemoração. A iluminação em LED já entrou para a lista das grandes soluções eficientes e sustentáveis na racionalização sem igual dos gastos globais de energia. Usar o LED de maneira responsável, é sempre do bem! 

• 9 de Março  
Mais de 2/3 da população mundial vive sob céus noturnos altamente 'poluídos'! É o chamado efeito Sky Glow! Todo o excesso de luz em LED que estamos vendo agora por exemplo ao caminharmos à noite em grandes centros urbanos ou, pelos celulares quanto consultamos imagens noturnas de satélites, está cobrando um preço a ser pago principalmente pelos seres vivos no planeta. A Codlux® explicou tudo isso direitinho na postagem "Chase the Dark: a importância do Céu Escuro", criada em Março. Leia para saber mais. 

• 7 de Junho 
Em 2022 a indústria da iluminação congratulou-se com o retorno dos componentes substituíveis, acolhendo amplamente a nova legislação européia que busca trazer de volta a fonte de luz reproveitável. Mais de 150 participantes do setor prestigiaram o 2º Webinar de Economia Circular da Recolight, expondo as suas dúvidas e esperanças sobre o tema. Leia na atualização da publicação em nosso Blog. 

• 24 de Agosto  
Depois de 2 anos seguidos de puro desespero com a pandemia do coronavírus causando o horror no planeta inteiro, eis que em plena 'paz da COVID' este ano nos é apresentada a Varíola dos Macacos - uma doença grave, contagiosa e assim como a COVID, com sério riscos de virar uma pandemia! Nesta publicação a Codlux® procurou respostas para uma de nossas principais dúvidas: O LED UV-C mata o vírus da Varíola dos Macacos? Explicamos tudo sobre o LED UV-C para combate a Varíola dos Macacos na postagem especial no Blog. 

• 26 de Setembro  
OUTUBRO ROSA: Mês de Conscientização e Prevenção! 
O Outubro Rosa está sempre presente na Codlux® como um alerta para a prevenção ao câncer de mama no Brasil. Nossa missão é conscientizar todas as mulheres para o auto-exame e consultas regulares ao seu genecologista. 



• 31 de Outubro  
O Novembro Azul também tem muito destaque nas campanhas de conscientização da Codlux®. Esta publicação por exemplo é bem completa, com números atualizados sobre o câncer da próstata para que os homens tenham conhecimento não só dos riscos mas também, das possiblidades de cura caso a doença seja detectada precocemente. Leia no Blog e compartilhe!


-INFORMAÇÃO 

Codlux News
Em 2022 a Codlux® mudou a página de notícias em seu site oficial para agregar de modo prático, todos os links relevantes relacionados a iluminação em LED que têm a ver com a cidadania, saúde e sustentabilidade. Agora, estas notícias são separadas por categorias que redirecionam o usuário diretamente ao site original da fonte noticiosa, evitando desvios ou fake news. São mais de 200 links para você ir direto ao ponto, sem rodeios! Consulte regularmente e informe-se, corretamente. 


A penúltima publicação de 2022! 

E hoje, dia 15 de Dezembro de 2022 a Codlux® reservou o dia para preparar com todo o carinho💝 um singelo agradecimento😀 a você, nosso grande parceiro arquiteto, engenheiro, designer de interiores e lighting designer! 🤩
Nós agradecemos imensamente esta parceria de longa data nos projetos luminotécnicos💡 executados entre as equipes envolvidas - projetos que são a razão de ser também do nosso negócio! 

Muito obrigado a todos vocês! 🙏

Com o coração ❤ repleto de satisfação e orgulho,

Codlux® - Luz em LED



Esta foi a nossa Retrospectiva Codlux® para o ano de 2022!
Esperamos que você tenha gostado e se informado bem, para entrar 2023 com o pé direito! 
E ainda tem mais: a Perspectiva Codlux® 2023 já está engatilhada para você!
A publicação da Codlux® sobre as principais tendências previstas no Lighting e Interiores para 2023 será liberada aqui no Blog dia 25 de Dezembro! 
Não perca mais esta super publicação feita especialmente para você continuar a se inspirar nos seus projetos ano que vem, com dicas e informações compiladas de fontes como Architectural Digest, Vogue, Apartment Therapy, CNN Style, House Beautiful, Furniture Lighting & Decor, Designboom, The Verge, Insider, LEDinside, Livingetc, Sensyst, LightNow Blog, HGtv, The Spruce, Trendstefan, 9toMac, Exame e Canaltech. 

Até lá!👍 

Robson Giro, especial para a Codlux - Luz em LED

Codlux® - Luz em LED

Luz é Função. Estamos empenhados nisso. 

LEIA TAMBÉM 
Férias Coletivas Codlux® 2022

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Chuva e Led combinam? Sim e não...

Olá! É época de chuvas fortes em boa parte do Brasil. Inclusive no nordeste este ano, as águas caíram em Alagoas por exemplo enchendo regiões inteiras e desabrigando milhares de famílias. Com todo o respeito as vítimas, é um momento também para lembrarmos da fragilidade do Led em relação a uma possível exposição constante a umidade e água. Basicamente, o uso da iluminação em Led deve primeiramente considerar o seu local de aplicação: se o equipamento será de interno ou externo. Resumindo de forma bem didática, todo equipamento Led que não tiver uma certificação de proteção "IP65 e/ou IP66", deve ser usado em áreas internas - protegido da umidade, vapores de água, respingos, chuvas, alagamentos e submersão. Estas são regras básicas que, obrigatoriamente, devem ser aplicadas as Lâmpadas para soquetes diversos, aos plafons para embutir em gesso ou laje, as fitas em Led etc. Para uso fora de ambientes fechados como um Refletor Led por exemplo, existe a devida norma técnica

Perfilados: o detalhe essencial no Design Industrial de ambientes

Olá! Hoje vamos continuar a linha de postagens para o design arquitetônico industrial no interior de ambientes residenciais e corporativos. E o destaque agora vai para ele, um equipamento simples e de custo acessível, mas que faz toda a diferença para literalmente sustentar e dar "leveza" a iluminação: o perfilado! O QUE É? Imagens: Pinterest Criados originalmente para a suspensão e alimentação de circuitos e equipamentos de iluminação, ventilação, som ambiente ou, passagem de outros fios e cabos elétricos, telefônicos, dados etc nas construções industriais e comerciais, são destinados a instalações fixas ou suspensas justamente por terem uma aplicação muito flexível. COMO SÃO? Fabricados em chapa de aço pré galvanizado, pintura eletrostática, galvanização à fogo, alumínio ou aço inoxidável, eles são conhecidos tecnicamente como "eletrocalhas". Os melhores para o uso em design de interiores são aqueles mais resistentes, livres de rebarbas e que també

Codlux® no Pinterest: inspire-se como nós!

Olá! Está pensando em um projeto de iluminação e quer ir direto ao ponto, sem textão? Então, filtre o que você quer por imagens: acesse ideias e outros pins sobre Iluminação Led salvos na pasta "Luz em LED",  no Pinterest da Codlux®.  São muitas imagens para você consultar e se inspirar.  https://br.pinterest.com/codlux/luz-em-led/ Inspire-se, como nós! Siga o pincode abaixo e aproveite! Pincode Codlux® Codlux® - Luz em Led Luz é Função! Estamos empenhados nisso.