Pular para o conteúdo principal

Lighting Design Awards 2022

Olá! 7 de Junho de 2022. O grande prêmio vencedor de design de iluminação do LIT Design Award para os nomeados do ano de 2021 foi dado ontem à Eleftheria Decaux, pela nova iluminação da Acrópole em Atenas, Grécia. 


Com presença da Ministra da Cultura e Desporto Lina Mendoni, o evento LIT LIGHTING DESIGN AWARDS 2022 ocorreu no Museu da Acrópole.



O LIT é um concurso internacional anual para designers de projetos de iluminação e também produtos de iluminação. Os vencedores do LIT são selecionados por um júri independente, líderes em arquitetura, design de interiores e iluminação.


Exibição 

Na véspera da premiação, foi realizada uma exposição de fotos dos projetos vencedores no espaço Casa de Lúcia. Foram apresentados os melhores projetos e produtos da indústria de iluminação de todo o mundo - Europa, EUA, Rússia, Cingapura, China e Brasil. A Rússia foi representada na exposição pela Centrsvet.



Lina Mendoni, do júri profissional que seleciona os vencedores disse: 

“ A imagem do nosso monumento coroado, reflete e irradia a imagem do país. A iluminação agora destaca toda a Rocha Sagrada, as Muralhas, o volume, a geometria de cada monumento, de todos os pontos de vista possíveis. Os mármores, mais brancos do que nunca, refletem o material natural, realçando cada aspecto, cada forma, enfatizando o relevo da decoração de cada monumento. Este trabalho está sendo premiado hoje. Este trabalho está sendo reconhecido internacionalmente por especialistas na arte e técnica de iluminação, em todo o mundo. A luz da Acrópole viaja por todo o mundo. Destaca o monumento mais importante da civilização ocidental. Mostra a herança cultural do nosso país. Mostra a Grécia.”



Eleftheria Deco tornou-se o designer de iluminação do ano. Seus projetos de iluminação incluem: Patrimônio Mundial da UNESCO - Acrópole de Atenas, Aeroporto Internacional, cerimônias de abertura e encerramento dos Jogos Olímpicos de 2004 em Atenas. 



A nova iluminação da Acrópole foi doada e implantada pela Fundação Onassis, em cooperação e supervisão do Ministério da Cultura e Turismo.


A empresa russa Centrsvet ganhou 5 troféus e 3 menções do júri na categoria Design de Produto, um recorde absoluto para empresas de iluminação indicadas ao LIT Lighting Design Awards. Uma curiosidade sobre a Centrsvet é que a empresa também fez em Miami a iluminação na galeria do artista plástico e designer brasileiro mundialmente famoso Romero Britto.


A galeria do brasileiro expõe peças icônicas, como a interpretação avaliada em US$ 1 milhão para A Última Ceia. A iluminação da galeria é fornecida pelo sistema de iluminação de trilho Infinity, mais luminárias lineares difusas. 


Sobre o LIT

O LIT Design Awards tem sede na Suíça e foi criado para reconhecer os esforços tanto dos talentosos designers internacionais de produtos de iluminação quanto dos especificadores de iluminação, recompensando a criatividade, inovação de produtos e suas aplicações. 




Os destacados pela Codlux®

Abaixo, mostramos a você os maiores destaques selecionados a dedo pela Codlux® no Lighting Design Awards 2022. Esta, é a nossa incansável e constante contribuição para que você tenha sempre a melhor inspiração no seu projeto de iluminação! Boa leitura.

Prêmio de Produto

O pendente Opteris da empresa Opteris Studio venceu na categoria Winners in Chandeliers. Ele tem design em homenagem a Tomopteris, criatura do fundo do mar que assemelhando-se mais a um dragão chinês. A peça tem duas molduras entrelaçadas em 104 aletas de madeira cerejeira, para oferecer uma experiência luminosa assimétrica e dinâmica em todos os ângulos. 


O versátil pendente Inform, da Delta Light impressiona pelas inúmeras possibilidade em sua linearidade. Por isso, ganhou na categoria Winners in Ambient Lighting. Ele foi projetado também para que cada módulo LED individual aumente a eficiência do pendente e mantenha um alto nível de conforto visual, onde os diodos LED são protegidos da visão do observador. 



O Centura System IP20 da Radiant Architectural venceu na categoria Lighting Winners in Linear Lighting Systems. Ele é composto de um LED modular bem flexível, projetado para simplificar a iluminação linear. Conta com articulação inovadora onde seus módulos permitem flexibilidade tão absurda que, podem até ser dobráveis à mão mesmo ao longo do  eixo principal. O caminho que o Centura pode seguir cria então perfis curvos, circundantes em colunas, cúpulas e em modo de pendentes irregulares - um excelente controle e uniformidade na iluminação. O LED no Centura proporciona uma luz direta e indireta direcionável com até 6.000 lúmens por metro quadrado, disponível em RGBW, luz branca ajustável e com soluções ópticas e ambientais. A dimerização pode ser feita em mesa DMX e sistema DALI. 


O pendente sobrepor Flat Bubble de Claudia Unterhauser venceu na categoria Winners in Ceiling Lights. Ele se assemelha a 'bolhas de sabão' flutuando pela sala devido ao efeito furta-cor. De todos os lados e ângulos, o vidro aparece numa uma cor diferente. oOs próprios elementos luminosos são refletidos no vidro, criando este efeito surreal. O comprimento das lâmpadas pode ser ajustado e tamanhos diferentes podem ser produzidos. O LED fica alojado ao lado do elemento de vidro, intensificando o jogo de cores nesta luminária de teto única. 


A Goccia di Luce, do studiooberhauser é uma peça orgânica que ganhou na categoria Winners in Decorative Accent Lamps. Projetada para o próximo Festival de Luz e Água em Bressanone, Itália, tem design que remete a água, luz, natureza, sustentabilidade e coesão. A reflexão de sua luz em 'gotículas' reforça bem este sentimento. Sua confecção é feita em impressora 3D, que usa na composição materiais reciclados como cimento e vidro. 



Vencedores da categoria Winners in Designer and Custom Lighting 

Typology Lighting é um poste estiloso da Landscape Forms que venceu na categoria Winners in Designer and Custom Lighting. Suas luzes nos anéis 'levitam' para lembrar a coroa solar em um eclipse, criando um anel sólido de luz ambiente reconhecido facilmente a quase um quilômetro de distância. Vistos de baixo, os 'postes flutuantes' parecem portais do céu ao puxar o nosso olhar para cima da paisagem urbana vertical. 


A Lux Progressio, da empresa Andra Munro Design Ltd é uma luminária orgânica para teto ou parede composta por mais de 3500 peças de porcelana texturizada artesanal. A Progressio ganhou na categoria Winners in Designer and Custom Lighting. A fonte do LED na peça desativa-se automaticamente ao passarmos pela sua porcelana texturizada translúcida. Isso, dá amplitude a luminária e uma aparência dela 'estar viva'. Os materiais da luminária são compostos por malha de alumínio, porcelana, aço inoxidável e aço comum. As porcelanas por exemplo, são cortadas irregularmente para não haver desperdício. A estrutura de aço é feita à mão por um ferreiro local - algo que hoje em dia, já está quase em declínio completo. 


Este, é o pendente Colms da empresa Yellow Goat Design e vencedor na categoria Winners in Designer and Custom Lighting. Suas pontas em folha de bambu dourado ramificam-se para baixo num brilho quente, que projeta a luz com lindas sombras contra a parede. 



A construção em alumínio iluminado por pinos de LED o torna muito resistente - apesar da aparência frágil.


A categoria Winners in Designer and Custom Lighting também teve como vencedor a bela linha Lisbon Light, da Miguel Arruda Arquitectos Associados lda. Seu design apela para o conceito formal de um azulejo utilizado no início do século XX na fachada de um antigo edifício de Lisboa, Portugal. AO LED é apresentado em um corpo de alumínio extrudido vertical e horizontal, revestido ambos os lados em módulos de azulejo ou cortiça. A coluna usa perfil de alumínio fixado a uma base circular de aço inoxidável. 


Continuando na categoria Winners in Designer and Custom Lighting, a luminária Ridge da empresa Alaq Illuminated Designs é uma verdadeira 'escultura de luz', com geometria única para evocar uma luz de grande escala em ambientes como um escritório, por exemplo. Seus triângulos são criados por ajustes matemáticos, cortados a laser e montados à mão. O corpo da Ridge é feito em acrílico preto e subestrutura de madeira com iluminação em LED - para torná-la ainda muito mais leve. 

Vencedores da categoria Winners in Desk Lamps e Floor Lamps


A belíssima coluna LINE 3 floor lamp da empresa jan goderis design lab venceu na categoria Winners in Desk Lamps e Floor Lamps. O design de seu projeto conta com uma base sólida de granito/terazzo ranhurado, onde um simples e elegante perfil com LED pode ser posicionado e travado em diferentes ângulos, dependendo a necessidade. A peça também se comporta como uma 'escultura de luz' minimalista e atemporal, devido ao uso de materiais básicos na sua construção simples e sólida, o que lhe garante uma vida útil bem longa. 


O AeroLight da empresa LLC Playtec venceu na categoria Winners in Desk Lamps e Floor Lamps. Este produto na verdade é um misto de ventilador com coluna LED de piso: ilumina e refresca economizando espaço. O ar local é aspirado de cima e soprado através de uma fenda no cone sob o abajur - que gira (!!) automaticamente para a esquerda e para a direita, assim como num ventilador comum. O AeroLight tem além da opção em ventilador, opcionais de aquecedor de ambiente com sensor de temperatura embutido automatizado ou ainda, um modelo com LED UV-C para o tratamento do ar local - ou mesmo o seu celular - contra patógenos como a COVID-19 por exemplo. 


Na categoria Winners in Hanging Lamps temos o pendente vencedor Messier da empresa Aghdami Design. Suas duas conchas circulares de alumínio lembram a forma de uma galáxia e podem ser abertas e fechadas por um sofisticado sistema deslizante linear, totalmente escondido dentro do tubo folheado em madeira. Estas 'conchas de luz' também atuam como dissipadores de calor no LED, aumentando significativamente a sua vida útil de alta potência. 


A categoria Winners in Healthcare Lighting tem como vencedor a Halo Lam, da empresa Candelabro SLP. A luminária possui um sistema interno para purificar o ar por sucção através de LED UV-C: uma vez desinfetado, o ar purificado sai pela outra extremidade do tubo. E ainda, se a lâmpada estiver apagada, ela parecerá um belo totem decorativo - que ninguém esperará se acender. 


O Kveto, da empresa Motylum s.r.o. é vencedor da categoria Winners in Illuminated Home Decor. Ele se apresenta como mais uma das inúmeras soluções para a sua casa inteligente: uma lâmpada de humor smart que serve ao mesmo tempo como um moderno vaso de flores. A parte superior deste 'vaso de luz' é delicadamente texturizada em concreto áspero contrastante. O LED pode ser acessado via controle remoto, por Zigbee 3.0 em aplicativos móveis ou, pelos assistentes de voz - tanto na dimerização como em mudanças de cor. 


O Saber Suspension da empresa Pureedge Lighting é o novo sistema de iluminação externa linear da PureEdge, vencedora na categoria Winners in Outdoor Hanging Lights. O Saber (ou Sabre, em português) leva a iluminação arquitetônica para o próximo nível ao criar uma iluminação quente e difusa em espaços ao ar livre. Estas tiras de luz LED arredondadas criam uma iluminação suave sem reflexos e visualmente estimulante. O LED aqui, fica alojado dentro da resistente lente 0,75" de silicone e permite ser pendurado sob alta tensão, em uma instalação flexível e funcional. O Sabre dobra-se para cima e para baixo para poder atravessar os espaços abertos de uma ponta a outra nas paredes, no teto ou no chão. Sua luz varia não só do 2000K ao 3500K como também, do RGB ao RGB-W, criando um ambiente externo realmente moderno e relaxante. 


O minúsculo spot Vorsa Dot da empresa John Cullen Lighting venceu na categoria Winners in LED Lighting Products and Fixtures/Track Lighting. Mas, não se engane com este spot miniatura: ele é poderoso e bem adaptável para o que os seus criadores chamam de 'a menor luminária já criada'. Com um diâmetro de 12 mm e comprimento 20 mm, o Vorsa Dot é um spot potente e versátil, com IRC na casa de >97 e LED trabalhando em 65 lumens. Ele possibilita 45 combinações diferentes de foco, para que sua luz seja usada com a precisão desejada. O trilho estreito permite aplicações embutidas e o sistema de dimerização dinâmica, oferece dois canais controláveis ​​de forma independente na mesma pista. 


Prêmio de Projeto  

Categoria Winners in Ambient Lighting

Nantong Grand Theater, Tungsten Studio

O Grand Theatre adota um telhado ondulado ao longo do lago ao lado, tendo forma esticada e suave como dois gigantes 'pianos de concerto'. A fachada do telhado do Grande Teatro são curvas e irregulares, onde as luminárias LED são integradas a parede de modo que a vista do prédio pareça limpa. A estratégia na iluminação começa a partir do 'pensamento macro' para destacar características únicas da noite, especialmente para o Grande Teatro, Galeria de Arte e espaços comerciais circundantes. A iluminação torna-se então, um elo entre a arquitetura e paisagem ao ser ativada a noite.  








Adelaide Railway Station (Northern Entrance), Ingrid Baldwin

A nova entrada norte da estação ferroviária de Adelaide faz parte da visão da Renewal SA em rejuvenescer, renovar e modernizar o espaço. Trabalhando em colaboração com a ARM Architecture, o cliente procurou redefinir como uma estação de trem deveria ser iluminada com atenção cuidadosa a seus detalhes, com iluminação indireta, integrada e calorosa ao sentimento humano. O resultado foi uma iluminação inteligente e bem ponderada. 



Categoria Winners in Community Building Lighting 

White Mountain Club House, Anda Yang 

Este projeto está localizado no distrito de Xuanwu, China, onde as comunidades locais estabelecem boa base para sua popularidade. Existem passagens subterrâneas nele que ligam o projeto as comunidades no entorno para acessibilidade. No futuro, haverá uma estação de metrô construída nesta área, o que fará com que o clube funcione também como um hub de transporte. Portanto, este posicionamento no projeto cria uma comunidade bem inclusiva. 


Xi'an Sunac · Grand Milestone Modern Art Center, Eric Lee, Jeff Wu, Yu Feng Xiao

Situado na junção entre duas áreas urbanas centrais, o Central Culture Business District (CCBD) e o Qujiang Cultural Industry Cluster (QCIC) 'flutuam' como uma caixa de cristal futurista. O projeto considera ligações desordenadas de fora para dentro ao definir sua iluminação interna e externa. Nesta caixa de vidro elegante, uma enorme 'pedra mineral dourada' é inserida ao espaço, simbolizando o coração forte do edifício que ao mesmo tempo, lança pontos brilhantes visualmente agradáveis pelo chão. 





Categoria Winners in Exterior Architectural Illumination


Rizhao Science Museum, Dongning Wang

Rizhao é a cidade natal de Samuel Chao Chung Ting, ganhador do Prêmio Nobel de Física. O Rizhao Science Museum é uma homenagem ao trabalho pioneiro do Sr. Ting pela sua descoberta num novo tipo de partícula elementar pesada. Com a celebração do trabalho do Sr. Ting, espera-se que este museu desperte o interesse dos alunos pelas descobertas científicas. Neste projeto, o arquiteto reduziu a fisicalidade do edifício com uma estrutura leve e uso de materiais refletivos, a fim de criar uma imagem semelhante a uma nebulosa cósmica contra o céu noturno à beira-mar. Ao refletir o ambiente na luz circundante, limites visuais são 'borrados', dando a sensação de que a arquitetura 'desaparece' à noite. Fios flexíveis externos com luz RGB inteligente foram instalados no teto das rampas completam as cenas, sendo controlados nos efeitos por mesa DMX.







The complex of Song Ceramics Cultural Center, Dongning Wang

Neste projeto os arquitetos harmonizaram vários edifícios num único complexo cultural de espaço público para os cidadãos desfrutarem. As coberturas de cada edifício estão bem conectadas por caminhos verdes fitness, onde as pessoas podem então passear e ter uma vista panorâmica da cidade. A iluminação tem um arranjo diversificado à noite, sendo desdobrada horizontalmente ao longo do beiral e do grande telhado. A entrada do Museu de Ciência e Tecnologia conta com iluminação azul em múltiplos reflexos nos espelhos e vidros, o que criar uma 'visão infinita' do mundo. A fachada do Ceramics Cultural Center adota uma luz bem rasante para exibir até os mínimos detalhes, enquanto a textura suave é realçada por esta iluminação, que ecoa a incrível beleza de tesouros do edifício. 



Urban Bloom - Galleria Timeworld Daejeon, Seung young Jung

Concluído em dezembro de 2020, o URBAN BLOOM é um projeto de remodelação da Galleria Department Store, ícone construído na década de 90. Cobrindo a fachada, estão 5.700 módulos de pétalas em conceito inspirado na natureza e projetados por meio de algoritmos. Módulos LED estão instalados no centro da cada 'flor' dessas. A fachada toda está intencionalmente especificada com luz em baixa resolução, para fazer com que se pareça um corpo luminoso à distância, dependendo o ponto de vista. A luz natural e a luz artificial permanecem continuamente acesas nesta fachada, mudando de várias maneiras ao longo do dia e da noite. 





Dongpo Pavilion, Zhen Yuan

Como edifício icônico, o Dongpo Pavilion foi construído ao longo das montanhas locais. Antigo e típico pavilhão chinês, ele está imerso na paisagem natural de Yangxian, escondendo-se entre colinas e florestas. O projeto de iluminação para as cornijas - e não apenas o edifício em si - torna tudo mais dinâmico e muito aconchegante. Todos os detalhes arquitetônicos ficaram perfeitamente nítidos e equilibrados, com luz e sombra em harmonia no céu noturno. E isso, ressoa profundamente no espírito dos turistas conectados espiritualmente a cultura dos povos antigos. 


Madison Business Center, Mykola Kabluka 

O Madison Business Center é um edifício reconstruído no centro da cidade de Dnipro, Ucrânia e baseia-se em uma fachada histórica de tijolos preservada, junto a outra moderna em vidro. A iluminação revela a textura do tijolo e a efemeridade espelhada do vidro - tudo numa luz de fundo única em cor quente. Na fachada de vidro, finos feixes de luz enfatizam as linhas verticais do edifício. No tijolo acentuado pela luz quente, não é escondida as rachaduras e lascas aparentes da fachada, justamente para enfatizar a autenticidade histórica. Lâmpadas LED compactas com ótica de um grau nas janelas da fachada enfatizam o vidro, assim como a luz quente destaca também a bela forma circular na entrada da fachada. 


Residential Complex Saga City Space, Mykola Kabluka

Este edifício localizado na zona histórica de Kiev, capital da Ucrânia, faz parte de um importante sítio histórico do país. A responsabilidade no projeto de iluminação do edifício foi muito grande. Foram usadas no máximo 40% do brilho fornecidos pelas fontes de luz em LED especificadas. O tijolo aqui é em tom branco e colocado em estilo cobogó. A alvenaria perfurada a céu aberto fica, com a incidência da luz, parecendo um tecido de renda branca, um véu de fada. As fontes de luz são integradas com muito tato à arquitetura e iluminam a fachada com pouca luz, cujo objetivo também é proporcionar melhor conforto visual aos transeuntes locais. 



Tianan 1000 Trees, Keith Bradshaw, Clementine Fletcher-Smith, Ewan Parsons, Eisa Zheng, Bayerno Gu

Tianan 1000 Trees é um projeto localizado às margens do rio Suzhou, em Xangai e inspirado nos Jardins Suspensos da Babilônia. O nome "1000 árvores" é baseado nas 1000 plantadas em sua fachada. Os terraços escalonados descem em cascata e existem milhares de estilos de colunas em diferentes alturas, que se estendem como 'vasos de flores' nas 1000 árvores plantadas no topo. Estas surpreendentes colunas de flores formam uma paisagem poética no edifício, onde uma combinação de grupos de lâmpadas LED enterradas em ângulos de abertura bem estreitos, dão um efeito natural e ordenado a todo o conjunto. 




Le MONDE Headquarters, Philippe Stanfield Pinel

A nova sede do Grupo Le Monde está fincada na paisagem urbana francesa como uma 'ponte' temática em tons quentes. Seu arco cobre o vão da praça num brilho vivo quando a noite chega. A nuvem de pontos luminosos dinâmicos ondulante difunde animações fragmentais celestes de todo o planeta, informando sobre o estado da Terra em relação as estrelas no espaço. Esses 'diversos céus' mudam de cor à noite, oscilando entre brancos quentes e brancos frios. 


Categoria Winners in Healthcare Lighting


SUNY Stony Brook MART Center & Children's Hospital, F. Bettridge, M. Hennes, N. Wattanachote

O novo Cancer Center, Children's Hospital Tower revitaliza o campus médico de uma Universidade com acolhimento e conforto. A inspiração da água permeia o saguão do Hospital Infantil, onde “bolhas” em mosaicos com grandes luminárias de teto teatralizam o espaço e reduz a ansiedade nos visitantes e pacientes. Nos quartos, crianças podem personalizar o LED com mudanças de cor, usando controles dispostos nas cabeceiras. Luminárias decorativas marcam pontos de entrada e circulação. Pingentes reforçam a chegada no saguão do auditório. Luzes de vidro cilíndricas seguem a escada em espiral até o nível superior. No auditório, luzes LED acentuam os painéis sobrepostos no teto, enquanto no lobby de pé direito duplo a 'água' ressurge numa arte em vidro. Essa iluminação celebra a natureza e reforça a geometria pura, com um design realmente prazeroso. 





Categoria Winners in Heritage Lighting


BC Legislative Chamber, Pelle Björnert 

O sistema de iluminação da Câmara Legislativa Canadense é da década de 70, consistindo em antigas e ineficientes lâmpadas halógenas e fluorescentes. O sistema atualizado em LED reduziu o risco de as luminárias não funcionarem durante transmissões ao vivo e eliminou a necessidade de estocar luminárias antigas para reposição. A manutenção e renovação da fiação e controles seguiram os atuais padrões modernos. LEDs brancos com ajuste de cor são usados ​​agora em todas as luminárias, reguláveis ​​e ajustáveis do 2200K ao 6500K. As luminárias também são sincronizadas com a luz externa em tom e intensidade, para corresponderem exatamente à temperatura de cor do lado de fora. Para isso, é utilizado drivers e mesas DMX nos controles de iluminação.




St Mary's Church, Gillard Group

A cidade provincial de Warwick ergueu em 1926 a igreja de Santa Maria. Até hoje, ela continua sendo a construção mais imponente da região. Sua iluminação data de 1900 , onde nenhum conduíte ou luminária extra foi permitido se estes tivessem que ser parafusados ​​ou pregados. A torre do sino em 30 metros tinha apenas uma mísera lâmpada comum. Do lado de fora, duas enormes lâmpadas de sódio jaziam mortas e obsoletas. Hoje, as soluções inovadoras permitem retroiluminação nas janelas na torre. No interior, modernas e exclusivas luminárias LED de inspiração cristã exibem agora o esplendor da bela madeira de carvalho sedosa vista no teto de espinha de peixe com vitrais azuis vibrantes. A iluminação na nave destaca agora os casais de noivos e transforma os padres em estrelas pop aos turistas, fotógrafos, imprensa e paroquianos. Como concluiu o padre Filipetto, encomendador do projeto: 
"Eu testemunhei a habilidade com que os profissionais criaram uma obra-prima usando a luz." 



Categoria Winners in Hotel and Restaurants Lighting 


RH Yountville, Michael Lombardi

Este restaurante com espaços ao ar livre mantém galerias de varejo, um salão de degustação e adega de vinhos nos seus dois andares, o que desafiou o designer de iluminação a criar interconectividade e harmonia entre as estruturas novas e antigas. O restaurante apresenta oliveiras de 100 anos, iluminadas por embutidos de piso LED com baixa potência. Candelabros decorativos do próprio dono do estabelecimento fornecem iluminação geral, modificada agora por LEDs eficientes nos tampos das mesas. Uma clarabóia de vidro cobre o teto do restaurante e, em momentos selecionados, são acionados monopontos LED integrados à sua estrutura histórica, datada de 1902. Pendentes decorativos e luzes de LED lineares brancas ​​​​embutidas dão vida ao espaço. A temperatura de cor e o escurecimento são ajustados para cenas diurnas e noturnas através de controles de dimerização. 




Athens Capital Center Hotel - MGallery, Chris Lewis

O Athens Capital Center Hotel está localizado no coração de Atenas. O hotel traz um nível de requinte de design de bom gosto e mas discreto. Um equilíbrio é criado através das camadas de luz, enquanto atmosferas únicas e distintas criam drama. Os hóspedes são recebidos pela fachada acolhedora e vibrantemente iluminada. O Café incorpora um relevo de mármore abstrato na parede, aprimorado por luzes de destaque que enfatizam sua forma e textura. A parede de mármore é introdução à excelente mistura de arte e arquitetura vivida no hotel. O principal desafio dentro do restaurante principal foi fornecer iluminação de destaque nas mesas sem interferir nos pendentes decorativos. A temperatura da cor da luz em LED adotou uma paleta branco quente que varia do 2200K ao 2700K. 



Buddha-Bar New York, Mykola Kabluka

Buddha-Bar é um icônico bar no coração de Nova York. Neste projeto, a complexa iluminação e projeção de luz permanente na estátua de Buda chamam a atenção. Ao invés de uma tradicional estátua dourada de Buda, um mapeamento 3D a laser fez a nova versão com placas de vidro. Um software controla a iluminação da escultura com um efeitos cross-fade. Nichos em móveis e interiores ocultam as potentes fontes de luz em LED para evitar reflexos.Luz indireta nos objetos criam a aura mística do bar. A luz dramática domina a iluminação, onde pontos de luz são deslocados verticalmente para não tocarem o chão porém, acendendo apenas os degraus e direcionamento nas diferenças de altura do piso. 


Categoria Winners in Workplace Lighting


Financial Institution, Antonio Carlos Mingrone

O brasil continua muito bem representado na premiação a exemplo das edições anteriores. O projeto de iluminação de Antonio Carlos Mingrone para a sede de um banco na cidade de São Paulo teve como desafio criar um sistema de iluminação que expressasse a solidez da instituição financeira, ao mesmo tempo em que destacasse a natureza fluida nos ambientes. O resultado foi uma bela combinação de iluminação, arquitetura e design de interiores. Nos corredores e áreas comuns, luminárias instaladas na parte superior das ripas de madeira delineiam a estrutura curva e acentuam o fluxo orgânico proposto na arquitetura. Um sistema de iluminação linear marca o piso criando um balé de luzes, entregando uma atmosfera de elegância e drama para cada ambiente. Para os escritórios e salas da instituição, criou-se ambientes modernos, minimalistas e acolhedores. O destaque fica para a sala do diretor, onde as luzes acionadas por comandos de voz criam diferentes cenas para cada ocasião, mantendo o toque de sofisticação desejado. 



Smythe Library - Tonbridge School, Mark Ridler 

A Biblioteca Smythe foi reformada e atualizada para refletir os diversos padrões modernos. Paredes internas foram retiradas para criar espaços mais abertos e flexíveis. Todas as lâmpadas antigas foram substituídas por LEDs brancos quentes de alta reprodução de cores (IRC) com dimerização estável e sem cintilação. A iluminação ambiente inclui acessórios lineares difusos, colocados centralmente nas estantes e janelas de modo se alcance 200Lx com um mínimo uso uso de lâmpadas. O arco central é iluminado com branco frio em 4000K para sincronizar com a luz do dia no espaço central. Todas as lâmpadas são desligadas automaticamente quando a luz do dia inunda completamente o salão - favorecido pelos altos níveis de luz natural. Aqui, a iluminação também é integrada aos corrimãos, para que se tenha um auxílio se necessário com a chegada da noite. A mesma proposta é empregada nas as áreas externas, a fim de manter um ambiente de baixo brilho e menor consumo de energia.



Outras Categorias 

Os projetos de design dos alunos de Congrui Gao , “Emerging Lighting Designer of the Year” e Jay Burnett , “Emerging Lighting Product Designer of the Year” foram apresentados e bem recebidos pelo público.

Craig A. Bernecker , professor de design de iluminação na Parsons School of Design e Tony Lawrence, designer de produto da Concord Lighting foram agraciados com os prêmios “Lifetime Achievement” de Randy Reid, editor da revista de design de iluminação e membro do júri do LIT Awards.

LUCI Association, organização sem fins lucrativos que reúne mais de 70 cidades membros em todo o mundo que usam a luz como ferramenta para o desenvolvimento social, cultural e econômico; foi homenageada por sua contribuição para a indústria de iluminação e cidades com o “Prêmio Spotlight”.

Niamh Barry foi homenageada com o “Design de Produto de Iluminação do Ano” por sua criação de iluminação “Artists Hands”, enquanto Erin Held de Chartersills recebeu o “Design de Iluminação do Ano” pelo projeto de restauração do Union Station Great Hall em Chicago.

Os jovens designers Swathi Madhi , Samriti Gosain e Neeraj R Jawale receberam os prêmios dos designers emergentes.

O trabalho e a contribuição dos premiados com o “Lifetime Achievement” de 2020 foram celebrados na pessoa de Sally Storey, da John Cullen Lighting e Lighting Design International, bem como do professor Wout van Bommel por sua pesquisa sobre aplicação de iluminação.

Por último, o “ Women in Lighting ” (WIL), plataforma digital inspiradora que traça o perfil de mulheres que trabalham na área de design da iluminação, recebeu o prêmio Spotlight 2020. 



Gostou dos nossos destaques para a edição deste ano do Lighting Design Awards? Você pode ainda acessar a lista completa com todos os premiados clicando na imagem abaixo: 


Obrigado pelo seu tempo. E inspire-se, como nos! 


Robson Giro, especial para a Codlux® 

Fontes: LIT Awards, Centrsvet, Days of Art in Greece, Amazing Architecture  


Codlux® - Luz em LED

Luz é Função. Estamos empenhados nisso. 

LEIA TAMBÉM 
2020/2021 
LIT 2021
Projeto de São Paulo é premiado 
2022 [Novembro]

Acesse outras edições do LIT Design Awards

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Chuva e Led combinam? Sim e não...

Olá! É época de chuvas fortes em boa parte do Brasil. Inclusive no nordeste este ano, as águas caíram em Alagoas por exemplo enchendo regiões inteiras e desabrigando milhares de famílias. Com todo o respeito as vítimas, é um momento também para lembrarmos da fragilidade do Led em relação a uma possível exposição constante a umidade e água. Basicamente, o uso da iluminação em Led deve primeiramente considerar o seu local de aplicação: se o equipamento será de interno ou externo. Resumindo de forma bem didática, todo equipamento Led que não tiver uma certificação de proteção "IP65 e/ou IP66", deve ser usado em áreas internas - protegido da umidade, vapores de água, respingos, chuvas, alagamentos e submersão. Estas são regras básicas que, obrigatoriamente, devem ser aplicadas as Lâmpadas para soquetes diversos, aos plafons para embutir em gesso ou laje, as fitas em Led etc. Para uso fora de ambientes fechados como um Refletor Led por exemplo, existe a devida norma técnica

Perfilados: o detalhe essencial no Design Industrial de ambientes

Olá! Hoje vamos continuar a linha de postagens para o design arquitetônico industrial no interior de ambientes residenciais e corporativos. E o destaque agora vai para ele, um equipamento simples e de custo acessível, mas que faz toda a diferença para literalmente sustentar e dar "leveza" a iluminação: o perfilado! O QUE É? Imagens: Pinterest Criados originalmente para a suspensão e alimentação de circuitos e equipamentos de iluminação, ventilação, som ambiente ou, passagem de outros fios e cabos elétricos, telefônicos, dados etc nas construções industriais e comerciais, são destinados a instalações fixas ou suspensas justamente por terem uma aplicação muito flexível. COMO SÃO? Fabricados em chapa de aço pré galvanizado, pintura eletrostática, galvanização à fogo, alumínio ou aço inoxidável, eles são conhecidos tecnicamente como "eletrocalhas". Os melhores para o uso em design de interiores são aqueles mais resistentes, livres de rebarbas e que també

Codlux® no Pinterest: inspire-se como nós!

Olá! Está pensando em um projeto de iluminação e quer ir direto ao ponto, sem textão? Então, filtre o que você quer por imagens: acesse ideias e outros pins sobre Iluminação Led salvos na pasta "Luz em LED",  no Pinterest da Codlux®.  São muitas imagens para você consultar e se inspirar.  https://br.pinterest.com/codlux/luz-em-led/ Inspire-se, como nós! Siga o pincode abaixo e aproveite! Pincode Codlux® Codlux® - Luz em Led Luz é Função! Estamos empenhados nisso.