Pular para o conteúdo principal

Projeto de São Paulo é premiado no Lighting Design Awards 2021

Olá! A Avenida Brigadeiro Faria Lima ganhou um novo espaço de música, cultura e lazer na região de Pinheiros, bem próximo à Codlux®. Estamos falando do Fino da Bossa - Canção de Autor, recém-inaugurado piano-bar com sua agora também premiada arquitetura: o projeto da arquiteta, urbanista e lighting designer Carolina Ciola Fonseca - proprietária do Studio ió Arquitetura - recebeu Menção Honrosa no prestigiado LIT Design Awards™, concurso internacional já destacado aqui no Blog em 2020 que reconhece o esforço de talentosos designers de iluminação no mundo todo. O LIT é uma das mais importantes premiações de iluminação a nível internacional e, Carolina concorreu com outras centenas de propostas inscritas na importantíssima premiação global. 



Sofisticado e contemporâneo, o projeto da Studio ió Arquitetura concluído em Outubro de 2020 foi planejado para comportar até 40 pessoas, em um espaço de 40 metros quadrados e assim dividido no luminotécnico: 

- iluminação de ambiente interna,
- iluminação funcional,
- iluminação decorativa e
- iluminação cênica.

Carolina, profissional com mais de 20 anos de experiência no mercado de grandes projetos explica que 

"A iluminação favorece a experiência dos músicos e clientes, compõem a atmosfera de um show extremamente intimista e é a cereja do bolo para valorizar os materiais de acabamentos”,


Anexo à galeria de arte contemporânea New Gallery no número 473 da Avenida Brigadeiro Faria Lima, o piano-bar é um antigo sonho do empresário Raul Corrêa da Silva, CEO da BDO - quinta maior auditoria do país -  e sócio também dos restaurantes Cantaloup e Loup. O empresário comemora o prêmio do LIT:  

“Receber essa menção honrosa é uma grande conquista, afinal estamos falando de uma das mais importantes premiações de iluminação global, com projetos de muita qualidade”


O projeto 

O Piano bar com apenas 40 metros quadrados está localizado em uma importante avenida de São Paulo/Brasil. 

O espaço tem estilo sofisticado e contemporâneo. 

Um palco de 2,15 metros de profundidade e 2,85 metros de largura, uma sala de 4 metros de largura por 10 metros de profundidade e a altura limitada a 2,80 metros. 



O palco fica nos fundos, o bar fica na frente, de cada lado temos 04 mesas com bancos e cadeiras lineares, 01 mesa bistrô com 04 banquetas bar e 04 banquetas bar na arquibancada, totalizando 40 lugares. 




A imagem de uma borboleta foi a inspiração para as cores, texturas e materiais do local. Todos estes materiais beneficiam a acústica. 


Como o espaço é extremamente pequeno, a iluminação foi dividida em ambiente interno, função, iluminação decorativa e cênica. O ambiente interno é composto por 03 LEDs lineares RGB pendentes no meio do corredor entre os painéis acústicos de nuvens do teto.


A função de iluminação é para o painel de luz, a barra e o corrimão da rampa. Os decorativos estão nas 04 arandelas instaladas nos painéis acústicos e nos 02 pendentes na barra. A iluminação do palco está nos trilhos. A fachada recebeu um projetor linear RGB embutido e a luz de fundo da marca. 



Fotos: Rubens Campo, Algeo Cairoli, André Stefano

Um seleto time de vencedores no lighting nacional 

Premiações internacionais de projetos de iluminação agraciando profissionais brasileiros ainda são raros no circuito do lighting mundial. Mas, a agora premiação de Carolina Ciola Fonseca demonstra que as coisas estão realmente mudando neste sentido no Brasil. Em 2020 por exemplo, tivemos o CT2 do Flamengo no Rio de Janeiro e o Hospital Vila Nova Star em São Paulo, premiados no IES Illumination Awards 2020



Arquiteta e titular LD, Carolina Ciola Fonseca é urbanista formada pela Fundação Armando Álvares Penteado (FAAP-SP) em 2001, Gestão de Projetos pela Fundação Vanzolini (Poli–USP) em 2004, MBA Gestão Empresarial pela Fundação Getúlio Vargas (FGV-SJC) em 2009 e Master em Arquitetura e Lighting pelo Instituto de Pós-Graduação (IPOG-SP) em 2018. É associada ao CAU (Conselho de Arquitetura e Urbanismo) desde 2001 e a AsBAI (Associação Brasileira de Arquitetos de Iluminação) desde 2018. Também foi colunista em 2018 do Portal Lighting Now!, uma das mais importantes fontes de notícias sobre LED consultadas pela Codlux®. 


Honorable mention 2021 Lighting Design Awards com o projeto do piano bar Fino da Bossa, Canção de Autor, na categoria "Ambient Lighting". 

Sobre o LIT 2021 

O LIT Design Awards ™ foi criado para reconhecer internacionalmente esforços dos talentosos designers de produtos e projetos de iluminação. Cada projeto submetido é avaliado por um grande júri, composto por acadêmicos experientes e proeminentes, profissionais, membros da imprensa, empresários e líderes-chave na indústria de iluminação.

A Codlux® parabeniza Carolina Ciola Fonseca e todos os vencedores da edição 2021 do LIT Design Awards!  



Serviços: Fino da Bossa - Canção de Autor

Oferecendo drinques tradicionais, como o Dry Martini, Manhattan e Negroni, além do paulistano “Rabo de Galo”, o Fino da Bossa - Canção de Autor abrirá suas portas todas quartas e quintas-feiras para “happy hour estendido” das 18h30 às 20h. As apresentações musicais programadas acontecerão a partir das 20. 

Abertura da casa: 18H30
Show: 20H
Todas as quartas e quintas-feiras
Endereço: Avenida Brigadeiro Faria Lima, 473 - Pinheiros, São Paulo - SP, 05426-100
Informações: (11) 3530-3343
WhatsApp: (11) 96593-6920
Capacidade da casa: 30 lugares
Espaço com acessibilidade
Aceita cartão de crédito e débito
Estacionamento FB (conveniado valor único $20)
Rua Padre Garcia Velho, 73


Fino da Bossa - Canção de Autor segue os protocolos sanitários, bem como o uso de máscaras e álcool em gel. Em atendimento ao Decreto nº 60.488, de 27 de agosto de 2021, é obrigatório apresentar passaporte de vacinação para Covid-19 ao entrar no Fino da Bossa. Cancelamentos referente a COVID-19, devem ser relatados - no mínimo - dois dias úteis antes do evento. 

Robson Giro especial para a Codlux®, com informações adicionais de Renata Monteiro da Tudo em Pauta - Comunicação Integrada

Codlux® - Luz em LED

Luz é Função. Estamos empenhados nisso. 

LEIA TAMBÉM 

2020/2021 
2022 [Novembro]

Acesse outras edições do LIT Design Awards
UIA 2021 RIO Expo
A Capital Mundial da Arquitetura voltou em 2021


LpS Digital Awards 2020
Celebrando profissionais, produtos e indústria Led no evento

 
IES Illumination Awards 2020
Veja os projetos vencedores da Edição deste ano!


IES NYC Lumen Awards 2020
Veja os 14 Projetos Vencedores


37th Annual IALD Awards
Acompanhe todas as obras premiadas e inspire-se! 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Chuva e Led combinam? Sim e não...

Olá! É época de chuvas fortes em boa parte do Brasil. Inclusive no nordeste este ano, as águas caíram em Alagoas por exemplo enchendo regiões inteiras e desabrigando milhares de famílias. Com todo o respeito as vítimas, é um momento também para lembrarmos da fragilidade do Led em relação a uma possível exposição constante a umidade e água. Basicamente, o uso da iluminação em Led deve primeiramente considerar o seu local de aplicação: se o equipamento será de interno ou externo. Resumindo de forma bem didática, todo equipamento Led que não tiver uma certificação de proteção "IP65 e/ou IP66", deve ser usado em áreas internas - protegido da umidade, vapores de água, respingos, chuvas, alagamentos e submersão. Estas são regras básicas que, obrigatoriamente, devem ser aplicadas as Lâmpadas para soquetes diversos, aos plafons para embutir em gesso ou laje, as fitas em Led etc. Para uso fora de ambientes fechados como um Refletor Led por exemplo, existe a devida norma técnica

Perfilados: o detalhe essencial no Design Industrial de ambientes

Olá! Hoje vamos continuar a linha de postagens para o design arquitetônico industrial no interior de ambientes residenciais e corporativos. E o destaque agora vai para ele, um equipamento simples e de custo acessível, mas que faz toda a diferença para literalmente sustentar e dar "leveza" a iluminação: o perfilado! O QUE É? Imagens: Pinterest Criados originalmente para a suspensão e alimentação de circuitos e equipamentos de iluminação, ventilação, som ambiente ou, passagem de outros fios e cabos elétricos, telefônicos, dados etc nas construções industriais e comerciais, são destinados a instalações fixas ou suspensas justamente por terem uma aplicação muito flexível. COMO SÃO? Fabricados em chapa de aço pré galvanizado, pintura eletrostática, galvanização à fogo, alumínio ou aço inoxidável, eles são conhecidos tecnicamente como "eletrocalhas". Os melhores para o uso em design de interiores são aqueles mais resistentes, livres de rebarbas e que també

Codlux® no Pinterest: inspire-se como nós!

Olá! Está pensando em um projeto de iluminação e quer ir direto ao ponto, sem textão? Então, filtre o que você quer por imagens: acesse ideias e outros pins sobre Iluminação Led salvos na pasta "Luz em LED",  no Pinterest da Codlux®.  São muitas imagens para você consultar e se inspirar.  https://br.pinterest.com/codlux/luz-em-led/ Inspire-se, como nós! Siga o pincode abaixo e aproveite! Pincode Codlux® Codlux® - Luz em Led Luz é Função! Estamos empenhados nisso.