Pular para o conteúdo principal

Lumen Awards 2022

Olá! O programa IESNYC Lumen Awards foi concebido e administrado pela Seção de Nova York da Illuminating Engineering Society em 1968. Ele foi desenvolvido para reconhecer publicamente, membros de projetos de iluminação cujo excepcional profissionalismo, engenhosidade e originalidade culminassem em projetos de luminotécnicos inovadores. Os projetos elegíveis ao prêmio devem ser elaborados por designers da cidade de Nova York junto a seus projetos, localizados tanto na cidade americana quanto em qualquer outro lugar do mundo. Qualquer pessoa nestes requisitos pode inscrever o seu projeto para consideração mas, é exigido que o designer responsável pelo luminotécnico original seja creditado. Este ano, dez empresas de design de iluminação receberam um total de 12 Lumen Awards por seus projetos vencedores.


Os projetos premiados no Lumen Awards são apresentados em três categorias: 

-Prêmio Lumen de Excelência, o mais alto nível de reconhecimento para aplicação arquitetônica permanente;
-Prêmio Lumen de Mérito, em reconhecimento a uma aplicação arquitetônica permanente e;
-Citação Lumen, em reconhecimento a uma instalação artística, detalhe técnico, parte de um projeto, instalação temporária ou outro trabalho.

Os vencedores da 54ª edição do Lumen Awards para o período 2021 e seus projetos foram anunciados online, reconhecidos e homenageados em Noite de Gala no dia 16 de Junho deste ano. Conheça agora os vencedores do Lumen Awards 2022



Allison e Roberto Mignone Halls of Gems and Minerals
New York, NY
Renfro Design Group
Richard Renfro, Jenny Stafford, Matt Caraway, Aylin Aydin, Angie Ohman e Paola Bernal 


O Halls of Gems and Minerals apresenta mais de 5.000 espécimes minerais de 98 países, num espaço com mais de 1000 metros quadrados. A luz em  LED muda de cor no ambiente, fornecendo sensação de limite dentro do espaço e definindo um drama. Cada mineral é exibido para enaltecer uma experiência educacional, onde luminárias com os atributos corretos definem as características de cada espécime, garantindo que os visitantes vejam as extraordinárias propriedades ópticas que cada gema possui. Um monólito com 10 toneladas 'pisca' em cores LED UV laranja e verde, para que nova-iorquinos e visitantes desfrutem de seu brilho.  



Sede Confidential Aeroespacial/Defesa
Reston, VA
Fisher Marantz Stone
Paula Martinez-Nobles, Katheryn Czub, Amy E. Leder e Charles G. Stone II


Fincado em um local arborizado de 89 mil metros quadrados nas colinas da Virgínia, esta sede corporativa de 23 mil metros quadrados revela-se como
uma 'lanterna' altamente refinada de modernismo. Os usuários do edifício estão envoltos em espaços luminosos que exalam leveza e calma. As superfícies são interrompidas apenas por móveis ou intervenções sutis no interiores. Uma iluminação integrada contribui para criar profundidade no teto, iluminado
com LEDs lineares que também fornecem luz suave as paredes. Todas as opções de iluminação funcionam em harmonia com a arquitetura, afastando adequadamente seus equipamentos da visão do observador e reforçando a forte estrutura modernista de aceno brutalista. Foi um projeto de alto padrão porém, com orçamento relativamente baixo e consumo de energia muito eficiente.




Little Island
New York, NY
Fisher Marantz Stone
Enrique Garcia-Carrera, Paul Marantz e Miyoung Song-Carroll


Sendo uma ousada parceria público-privada, a Little Island nasce da visão em se substituir o outrora cais decadente por um novo espaço público em Manhattan. O resultado, é um parque que proporciona experiência imersiva de arte e natureza: um ambiente intimista, seguro, com destaques sutis de paisagismo e estrutura quase que imperceptível. A topografia e as plantas locais brilham com as luminárias LED escondidas, onde os visitantes notam primeiro o parque suavemente brilhante nesta esplanada de 'tulipas' de concreto. Explorar caminhos luminosos e experimentar vistas incomparáveis ​​de cidade e do rio, são atributos só possíveis graças à iluminação LED blindada contra chuva e Sol. Realces de luz e sombras criam uma iluminação noturna dinâmica, onde logo na entrada o LED muda de cor para eventos especiais enquanto todos os outros equipamentos permanecem acesos na temperatura de cor branco-quente, em respeito ao verde deste ambiente sereno. Nos locais para espetáculos, cada luminária LED é regulável sem fio por meio de um sofisticado sistema de controle programável. Uma demonstração de como a iluminação LED de última geração pode alcançar uma nova experiência visual. 




Stony Brook Medicine Edifício MART e Torre do Hospital Infantil
Stony Brook, NY
Cline Bettridge Bernstein Lighting Design
Francesca Bettridge, Michael Hennes e Nira Wattanachote


Três estruturas conectadas – um centro de câncer, um hospital infantil,
e um auditório – dão ao campus médico da Stony Brook University uma
nova identidade visual. O design inspira-se no ambiente da paisagem e formas arquitetônicas orgânicas que ele sugere. O projeto de iluminação reforça ainda mais estas referências, tornando os espaços confortáveis e acolhedores. Um 'motivo de água' permeia o saguão do Hospital Infantil. Grandes luminárias de teto circulares enriquecem o ambiente. Nos quartos, LEDs mudam de cor com os controles em suas cabeceira. Luminárias decorativas foram cuidadosamente selecionadas para marcar as entradas e espaços de circulação. O auditório conta com pendentes em forma de elipse no lobby. Luminárias cilíndricas de vidro seguem na escada em espiral para baixo. No interior, os uplights destacam e enfatizam o arco da sala. No teto do saguão com pé direito duplo, o 'tema água' aparece como um recurso de arte no vidro, aceso por círculos LED animados por controles DMX. Uma celebração das formas da natureza e imagética, com reforço da geometria que evocam relaxamento e prazer. 


Bike Barn na Thaden School
Bentonville, AR
TM Light
B. Alex Miller e Aoife O'Leary


Ancorando visualmente na parte leste de um campus escolar, este 'celeiro
estrutural' oferece um espaço flexível para esportes e encontros. Seu conceito de iluminação está enraizado no vernáculo de um celeiro em ruínas, que permite que a luz vaze para dentro ou para fora de modo que a fachada brilhe como uma lanterna. A equipe de designers trabalhou em estreita colaboração com os arquitetos para detalhar a luz nos planos do recinto. Sempre que possível, a passagem indireta da luz através das superfícies é enfatizada um nível acima, através das próprias luminárias. O projeto de iluminação implantou luminárias industriais bem mais acessíveis economicamente, para reforçar a experiência no espaço de forma elegante.  




Denver Art Museum
Denver, CO
Buro Happold
Wei Liu, Gabe Guilliams, James Clotfelter e Chris Coulter


No coração do distrito cultural de Denver, dois edifícios ecléticos abrigam a extensa coleção do Denver Art Museum. A renovação do edifício original de 1971 convida o público agora para dentro desta reforma. O esquema de iluminação neon bifurca a fachada em superfícies sobrepostas, com poderosos feixes estreitos na parte superior e inferior dos seus sete andares. Integradas às janelas, luminárias LED recriam o mesmo efeito de brilho interno que foi originalmente pensado para as peças antigas. O novo hall de 4600 metros quadrados envolve o espaço educacional que conta ainda com um café, restaurante e locais de eventos. No teto 'perfurado', milhares de nichos quadrados são iluminados com uma característica intensa para cada destino no passeio. 




550 Madison Avenue Lobby
Nova York, NY
KGM Architectural Lighting
Stacie Dinwiddy, Martin van Koolbergen, Stacey Bello e Dorothy Underwood


A equipe de designers procurou complementar o 'volume em transformação' nesta torre icônica. O projeto de iluminação para sua subida enfatiza a qualidade etérea e pensativa do espaço, honrando suas formas e materiais simples e clássicos. Conscientemente ocultando as fontes de luminação, superfícies e bordas irradiam a luz vinda de LEDs lineares integrados. Em respeito ao projeto original, o espaço  preservado foi re-iluminado com luz branca sintonizável, ​​para harmonizar com a luz natural que penetra ao longo do dia. A esfera suspensa em mármore azul de 24 toneladas centraliza o espaço, com holofotes LED discretamente escondidos para destacar esta intervenção artística. O dinamismo da luz no espaço é transformado ao longo do dia através de um sistema de controle programado. A quantidade de luz natural que penetra no espaço de norte a sul, foi fundamental na abordagem da iluminação artificial na edificação. 




MANITOGA / The Russel Wright Design Center
Garrison, NY
Anita Jorgensen Lighting Design
Anita Jorgensen and Joseph Ballweg


Escondido no Hudson River Valley, o novo Russel Wright Design Center abrange o espaço de uma floresta encantadora para a nova e requintada galeria, que conta a história de como o designer Russel Wright moldou o estilo de vida moderno americano. Este espaço expositivo de última geração liga-se à casa original e a um terraço exterior, que dá vista a espetacular paisagem circundante do lado de fora. A luz em 3000K integra-se a luz do dia num conceito de 'iluminação invisível' para destacar a formas exclusivamente americanas de meados do século criadas por Wright. Fitas LED de iluminação suave e equipadas com lentes especiais estão espalhadas em nichos, brilhando dentro dos elementos arquitetônicos. Mini embutidos LED adicionam brilho aos objetos na área de exposição da mesa central e ajudam a manter a estética de Wright de forma limpa e organizada, sem destaques muito óbvio para os equipamentos de iluminação - que aqui, desempenha um papel coadjuvante junto aos objetos criados pelo designer. O estilo de vida exclusivamente americano foi aqui honrado de maneira graciosa, contemporânea e informal. 




Winter Visual Arts Center no Franklin & Marshall College
Lancaster, PA
L'Observatoire International
Hervé Descottes, Wei Jien, June Park, Thomas Mnich e Wen Y. Lin


As curvas côncavas do Winter Visual Arts Center se aninham entre as arvores com mais de de 200 anos, esculpindo um ambiente íntimo para esta nova estrutura no campus. O esquema de iluminação segue a intenção do edifício em servir tanto como uma nova forma inspiradora estudantil como também, de um edifício econômico, que otimiza seus espaços através de decisões simples de projeto. A iluminação em LED oferece condições ideais para a criação e apreciação da arte através iluminação artificial, ao mesmo tempo em que eleva o valor da arquitetura na harmonia com as fontes de luz natural. Nos espaços comuns como no fórum térreo, mini spots LED em sistema de trilhos oferecem iluminação ajustável para as exposições e eventos, enquanto a iluminação de serviço molda a atmosfera geral transformando paredes e bordas em superfícies brilhantes. Os espaços nos estúdios são iluminados por claraboias com luz artificial para facilitar a uniformidade da luz. A iluminação exterior amplifica as curvas da edificação, realçando sua estrutura elevada de modo flutuante e a transformando à noite, em um belo 'farol brilhante' da floresta.  


Deutsche Bank Center Lobby
Nova York, NY
One Lux Studio
Stephen Margulies, Elena Areshina e Taki Taniguchi


O antigo lobby do One Columbus Circle agora é do Deutsche Bank
Center. Anteriormente, ele parecia escuro e pouco convidativo mesmo durante o dia, devido à uma luz solar limitada e acabamentos arquitetônicos escuros. A missão dos designers aqui foi criar uma sensação de amplitude convidativa ao projetar o sistema de teto personalizado com defletores iluminados por LEDs RGBW, que combinam camadas de luz cuidadosamente escondidas para criar profundidade e apelo visual. Toda a iluminação no teto é programada para imitar a temperatura de cor disponível do lado de fora durante o dia. Este teto, combinado com os acabamentos em tons suaves e materiais naturais usados no interiores, compensa a falta de iluminação natural e cria um ambiente requintado de experiência cativante. Um espaço transitório bem distante do convencional lobby corporativo tradicional. 

 

Light Gowanus
Brooklyn, NY
Sighte Studio
Francesca Bastianini, Alexandra Pappas-Kalber, Trinetra Manickavasagam e Matthew Webb


O Light Gowanus consiste em uma pesquisa abrangente das condições de iluminação artificial existentes em todo o bairro de Gowanus, no Brooklyn. Foram coletados conjuntos de dados quantitativos e qualitativos que cobrissem qualquer fonte de luz visível na passagem do público local. A metodologia usou ferramentas de medições fotométricas e fotográficas; observações e entrevistas com membros da comunidade. Os dados coletados levaram a uma compreensão mais profunda das atuais condições da iluminação noturna no bairro, revelando onde a luz existente divergia dos requisitos exigidos pelo município. Os resultados também forneceram dados ao Departamento de Planejamento da Cidade de Nova York no desenvolvimento de um plano mestre de iluminação para um futuro parque público à beira-mar de grande escala, destinado a qualidade e equidade ambiental. O envolvimento e a educação da comunidade foram priorizados e celebrados durante todo o processo desta pesquisa, permitindo que a equipe de designers imaginasse uma experiência noturna mais confortável, conectiva e diversificada para o bairro de Gowanus. Pesquisas ainda em andamento continuarão a capturar esta narrativa histórica na iluminação artificial do bairro durante e após a próxima etapa dos trabalhos, criando referências de longo prazo a serem usadas também em outros projetos de readequação urbana. 


Terra–The Sustainability Pavilion
Dubai, Emirados Árabes Unidos
Buro Happold
Chris Coulter, Gabe Guilliams e Jenny Werbell


A Dubai Expo contou com pavilhões de 192 nações, cada um demonstrando tecnologias nativas de ponta. Três pavilhões âncora tiveram respectivamente foco em questões críticas para a sociedade global como: mobilidade, oportunidade e sustentabilidade. No Pavilhão Sustentabilidade por exemplo, a natureza atendeu a tecnologia: o local abriga 'árvores' fotovoltaicas e um imponente dossel no salão de exposições. A equipe de designers estudou as condições da luz do dia ao longo de todo o ano, estabelecendo assim densidade e escala ao rastrear a localização exata do Sol ao longo dos dias de evento, para evitar a insolação com sombra adequada. A noite, as 'árvores de energia' com LED acendem-se como refletores para fornecer iluminação indireta para baixo, eliminando a necessidade da iluminação pública convencional. O projeto obteve ainda a certificação LEED Platinum, com sua iluminação utilizando aproximadamente apenas dois terços da potência total permitida.  

Leia abaixo a publicação completa do IESNYC sobre a premiação: 





Os prêmios Lumen Awards estão abertos a qualquer projeto de design de iluminação arquitetônica interior ou exterior concluído dentro de dois anos a partir do prazo de inscrição. Os projetos podem ser reapresentados durante os anos em que um projeto é elegível.  

Fontes: LightNOW Blog, Lumen Awards

Codlux® - Luz em LED

Luz é Função. Estamos empenhados nisso.

LEIA TAMBÉM 
Lumen Awards 2021
Conheça os 14 ganhadores desta edição
  
Lumen Awards 2020
Conheça os 14 ganhadores desta edição
 

TOP PUBLICAÇÕES

Lar Inteligente 360º

Olá! Durante quatro semanas, especialistas e fornecedores vão apresentar virtualmente temas inéditos e soluções tecnológicas. É o  Lar inteligente 360º , um projeto online da  AURESIDE - Associação Brasileira de Automação Residencial e Predial . O objetivo é difundir conhecimento e promover debates com uma audiência seletiva e de forte influencia nos processos decisórios de projetos residenciais, tanto novos como na sua adequação de uso. Em todos os dias de palestras, haverão também apresentações de projetos, produtos e soluções para casas inteligentes e conectadas.  UM ENCONTRO VIRTUAL SOBRE TECNOLOGIA E O FUTURO DE NOSSAS CASAS! De 15 de setembro a 8 de outubro   Palestrantes:  Para conhecer melhor o programa e fazer sua inscrição gratuita, visite:   https://larinteligente.com.br/evento-online A Codlux® está acompanhando tudo e atualizará oportunamente esta postagem com as novidades mais importantes mostradas no evento, aguarde! ATUALIZAÇÃO EM 14/10/20 Acesse o resumo rápido do que j

Faria Lima Plaza: o Batata floresce!

Olá! Dia 17 de Agosto é o Aniversário de nosso amado bairro de Pinheiros aqui na cidade de São Paulo . Preparamos este super post especialmente para você que deseja morar, trabalhar, se divertir ou mesmo conhecer um dos primeiros bairros da segunda maior cidade da América Latina em 2020, onde a população já passa dos 20 milhões e a riqueza gerada, beira a casa dos US$530 bilhões ao ano. E Pinheiros hoje ilustra bem este progresso todo: uma edição da revista Veja São Paulo de Janeiro de 2019 destacava em matéria especial, um grande empreendimento a ser erguido no Largo da Batata , região do bairro de onde está localizada a Codlux®: o  Faria Lima Plaza . O projeto arquitetônico em questão é assinado pelo famoso escritório de arquitetura  Kohn Pedersen Fox Associates  (KPF), que tem vários outros 'skyscrapers' marcantes ao redor do mundo - imagens abaixo.  O Faria Lima Plaza tem o mesmo potencial em se tornar um grande e marcante ícone arquitetônico do mercado imobiliário pau

Codlux® no Pinterest: inspire-se como nós!

Olá! Está pensando em um projeto de iluminação e quer ir direto ao ponto, sem textão? Então, filtre o que você quer por imagens: acesse ideias e outros pins sobre Iluminação Led salvos na pasta "Luz em LED",  no Pinterest da Codlux®.  São muitas imagens para você consultar e se inspirar.  https://br.pinterest.com/codlux/luz-em-led/ Inspire-se, como nós! Siga o pincode abaixo e aproveite! Pincode Codlux® Codlux® - Luz em Led Luz é Função! Estamos empenhados nisso. 

Verão Codlux®

Olá!  😀  " Tava aflita já né minha filha?"   Pois ele chegou!!  Estamos no VERÃO ! 🌞 ✈️🏖🌊🤽‍♀️⚽️🏊‍♂️🍉🍸  Mesmo com a pandemia, Sabendo se Cuidar ,  dá para Aproveitar 👍🏻 E não se preocupe: a tecnologia Led economiza energia e também, não esquenta a iluminação de sua casa ou empresa. Mas, lembre-se de poupar toda água que puder nesta época de veraneio. Assim, não faltará recursos para continuar mantendo a sua higienização e de todos em dia. Rapidamente então, vamos aproveitar e lembrar aqui as melhores DICAS DE VERÃO  - novas ou já publicadas pelo Blog - para você se cuidar e cuidar bem de tudo na estação mais vibrante do ano. Também, atualizaremos esta postagem sempre que houverem mais informações e novidades. Acompanhe!  Como me previno do coronavírus no Verão? Estudos e especialistas especularam em Novembro de 2020 que o coronavírus teria mais dificuldade de se espalhar com a temperatura alta, resistindo bem menos tempo no calor. Isso porém foi colocado em dúvida n

Sumirê Lapa, São Paulo

Olá! Espelhamos aqui o Projeto de Andre Caixeta para a Perfumaria Sumirê  (unidade da da Lapa, São Paulo), em 2017. Luz em LED pontual e direta foi usada para destacar o seu excelente Mix de Produtos. O Resultado foi tão bom que estendeu-se posteriormente a outras filiais da rede. Acompanhe nas imagens.  Gemini, Hubble, Fadil Iris Gemini, Hubble, Fadil Canaleta Scutum  CONTINUAÇÃO EM 2020 Postagem originalmente publicada em 03/05/2017. Codlux® - Luz em LED Luz é Função. Estamos empenhados nisso. 

Retrospectiva Codlux® 2020

Olá! Quem diria que, num ano tão doido e 'arrastado' como foi 2020, chegaríamos enfim do outro lado desta conturbada travessia com um certo alívio. Este ano não era pra ser bem assim.  Todas as previsões feitas em 2019 apontavam uma certa melhoria nos números econômicos e sociais para 2020. E também muitos anos antes, num típico exercício de futurologia o site The Next Web em 27 de Janeiro de 2014 (onde você estava?) tentava nos prever como seria o ano de 2020. Baseado no livro "Shift 2020"  de autoria de  Rudy De Waele , um artigo no site compilou diversas previsões sobre como seria a vida seis anos depois, através de uma ampla gama de pensadores e agentes do setor de tecnologia. Dentre algumas destas certezas estavam:  “Haverá mais robôs usados ​​como terapeutas, companheiros, assistentes e até amigos para ajudar as pessoas no seu dia a dia." ( Ariane Van de Ven , especialista em tendências globais da Telefonica I + D ) “Os governos municipais farão trocas co

Expo Bella 2021

Olá! Dia 28 de Julho foi a vez da Codlux® conhecer mais de pertinho os lindos lançamentos da Edição Especial Expo Bella 2021 .  Em um belo showroom totalmente novo, a Bella Iluminação nos apresentou peças incríveis, em um evento presencial seguro (com pré-agendamento) para evitar aglomerações devido a pandemia.  Os lighting designers  Marcos Britto  e  André Caixeta  estiveram presentes no novo showroom da Bella Iluminação, junto a um representante da empresa.  Disponibilizamos agora para você, algumas imagens do que vimos no  Lançamento da Linha 2021 . ARANDELAS   PENDENTES SOBREPORES TERMOPLÁSTICO   Quer mais detalhes dos produtos? Assista ao video abaixo:  Gostou das novidades? Então marque  também um horário em nosso Showroom Técnico para discutir o seu projeto de iluminação, já com o Catálogo Linha 2021 da Bella Iluminação em mãos. Nossos profissionais explicarão a você todos os detalhes das aplicações para cada novo produto lançado no seu projeto luminotécnico. Inspire-se como

Tokyo 2020

Olá! 😀 As Olimpíadas 2020 🥇 em Tokyo no Japão🎎 começaram muito bem para o Brasil, com Marta fazendo 2 gols na goleada ⚽️ de 5 X 0 contra a China no Estádio Miyagi - em jogo da primeira rodada do Grupo F na estreia do futebol feminino nos jogos. Nossa torcida está com toda Equipe Olímpica e também, estamos na maior FÉ em Arthur Nory na Ginástica Masculina🤸🏻‍♂️! Lembramos que em 2019, Arthur Nory 🏅 conquistou o ouro em barra fixa no Mundial de Ginástica com uma grande apresentação em Stuttgart, recebendo o título mundial da categoria! Veja no video:   A belíssima  Tocha Olímpica  das Olimpíadas de Tokyo nos inspira nestes tempos duros de desafio e enfrentamento, onde os jogos esportivos motivam a todos nós em alcançar a VITÓRIA em nossas vidas! Como bem lembrou Thomas Bach em seu discurso na abertura dia 23 de Julho: “Hoje é um momento de esperança. Sim, é muito diferente do que todos nós imaginamos, mas vamos valorizar este momento porque finalmente estamos todos aqui junt

Perspectiva Codlux® 2022

Olá! Nossa 2ª  Perspectiva Codlux®  para a iluminação de ambientes está pronta para você apreciar! Fomos buscar algumas das informações mais relevantes disponíveis que irão ajudar você ancorar as decisões para 2022 na casa, trabalho e tecnologia. Além disso agora, as melhores fontes consultadas estarão sinalizadas logo início do texto, como uma forma adicional de combate as fake news.  Boa leitura e, inspire-se como nós!  Design de Produto O que se espera como tendências para o ano de 2022?  A edição 2021 da mostra em São Paulo revelou o desejo de arquitetos e lighting designers para 2022 em especificar mais a iluminação indireta, sem muitos spots ou linhas LED cortando tetos e paredes.  Seguindo a tendência de tons terrosos, o bege e a madeira pedirão uma luz LED bem mais delicada nas superfícies do interiores e também nos 'truques'.  Peças com mais personalidade e funcionalidade serão destaque!  O site Designboom destacou como tendência em 2022 a loja da Haydon - Beauty Coll

Como evitar ERROS GROTESCOS na instalação?

Olá! Hoje voltaremos a falar sobre Erros de Projetos . Agora mais precisamente, no tocante a instalação de alguns equipamentos especificados, principalmente aqueles que necessitarem de uma Adequação e Desenvolvimento por parte do profissional em luminotécnica quando da correta escolha dos produtos de iluminação artificial com tecnologia Led para o seu projeto ! Via de regra, grande parte das adaptações criadas pelo Light Designer responsável no projeto encomendado vão de encontro a um desejo pessoal do seu cliente. Isto consequentemente acarretará, por exemplo, em equipamentos que não harmonizarão com o desenho original da peça disponível no mercado: formas, cores, potência da luz, meios de fixação/instalação etc, tudo pode ter que ser mudado naquele equipamento "X" devido a uma escolha pessoal do proprietário do imóvel, tendo contudo que manter-se não só a qualidade na iluminação local como também, a garantia do produto. E é aí que a coisa pode começar a pegar: instal