Pular para o conteúdo principal

Lumen Awards 2022

Olá! O programa IESNYC Lumen Awards foi concebido e administrado pela Seção de Nova York da Illuminating Engineering Society em 1968. Ele foi desenvolvido para reconhecer publicamente, membros de projetos de iluminação cujo excepcional profissionalismo, engenhosidade e originalidade culminassem em projetos de luminotécnicos inovadores. Os projetos elegíveis ao prêmio devem ser elaborados por designers da cidade de Nova York junto a seus projetos, localizados tanto na cidade americana quanto em qualquer outro lugar do mundo. Qualquer pessoa nestes requisitos pode inscrever o seu projeto para consideração mas, é exigido que o designer responsável pelo luminotécnico original seja creditado. Este ano, dez empresas de design de iluminação receberam um total de 12 Lumen Awards por seus projetos vencedores.


Os projetos premiados no Lumen Awards são apresentados em três categorias: 

-Prêmio Lumen de Excelência, o mais alto nível de reconhecimento para aplicação arquitetônica permanente;
-Prêmio Lumen de Mérito, em reconhecimento a uma aplicação arquitetônica permanente e;
-Citação Lumen, em reconhecimento a uma instalação artística, detalhe técnico, parte de um projeto, instalação temporária ou outro trabalho.

Os vencedores da 54ª edição do Lumen Awards para o período 2021 e seus projetos foram anunciados online, reconhecidos e homenageados em Noite de Gala no dia 16 de Junho deste ano. Conheça agora os vencedores do Lumen Awards 2022



Allison e Roberto Mignone Halls of Gems and Minerals
New York, NY
Renfro Design Group
Richard Renfro, Jenny Stafford, Matt Caraway, Aylin Aydin, Angie Ohman e Paola Bernal 


O Halls of Gems and Minerals apresenta mais de 5.000 espécimes minerais de 98 países, num espaço com mais de 1000 metros quadrados. A luz em  LED muda de cor no ambiente, fornecendo sensação de limite dentro do espaço e definindo um drama. Cada mineral é exibido para enaltecer uma experiência educacional, onde luminárias com os atributos corretos definem as características de cada espécime, garantindo que os visitantes vejam as extraordinárias propriedades ópticas que cada gema possui. Um monólito com 10 toneladas 'pisca' em cores LED UV laranja e verde, para que nova-iorquinos e visitantes desfrutem de seu brilho.  



Sede Confidential Aeroespacial/Defesa
Reston, VA
Fisher Marantz Stone
Paula Martinez-Nobles, Katheryn Czub, Amy E. Leder e Charles G. Stone II


Fincado em um local arborizado de 89 mil metros quadrados nas colinas da Virgínia, esta sede corporativa de 23 mil metros quadrados revela-se como
uma 'lanterna' altamente refinada de modernismo. Os usuários do edifício estão envoltos em espaços luminosos que exalam leveza e calma. As superfícies são interrompidas apenas por móveis ou intervenções sutis no interiores. Uma iluminação integrada contribui para criar profundidade no teto, iluminado
com LEDs lineares que também fornecem luz suave as paredes. Todas as opções de iluminação funcionam em harmonia com a arquitetura, afastando adequadamente seus equipamentos da visão do observador e reforçando a forte estrutura modernista de aceno brutalista. Foi um projeto de alto padrão porém, com orçamento relativamente baixo e consumo de energia muito eficiente.




Little Island
New York, NY
Fisher Marantz Stone
Enrique Garcia-Carrera, Paul Marantz e Miyoung Song-Carroll


Sendo uma ousada parceria público-privada, a Little Island nasce da visão em se substituir o outrora cais decadente por um novo espaço público em Manhattan. O resultado, é um parque que proporciona experiência imersiva de arte e natureza: um ambiente intimista, seguro, com destaques sutis de paisagismo e estrutura quase que imperceptível. A topografia e as plantas locais brilham com as luminárias LED escondidas, onde os visitantes notam primeiro o parque suavemente brilhante nesta esplanada de 'tulipas' de concreto. Explorar caminhos luminosos e experimentar vistas incomparáveis ​​de cidade e do rio, são atributos só possíveis graças à iluminação LED blindada contra chuva e Sol. Realces de luz e sombras criam uma iluminação noturna dinâmica, onde logo na entrada o LED muda de cor para eventos especiais enquanto todos os outros equipamentos permanecem acesos na temperatura de cor branco-quente, em respeito ao verde deste ambiente sereno. Nos locais para espetáculos, cada luminária LED é regulável sem fio por meio de um sofisticado sistema de controle programável. Uma demonstração de como a iluminação LED de última geração pode alcançar uma nova experiência visual. 




Stony Brook Medicine Edifício MART e Torre do Hospital Infantil
Stony Brook, NY
Cline Bettridge Bernstein Lighting Design
Francesca Bettridge, Michael Hennes e Nira Wattanachote


Três estruturas conectadas – um centro de câncer, um hospital infantil,
e um auditório – dão ao campus médico da Stony Brook University uma
nova identidade visual. O design inspira-se no ambiente da paisagem e formas arquitetônicas orgânicas que ele sugere. O projeto de iluminação reforça ainda mais estas referências, tornando os espaços confortáveis e acolhedores. Um 'motivo de água' permeia o saguão do Hospital Infantil. Grandes luminárias de teto circulares enriquecem o ambiente. Nos quartos, LEDs mudam de cor com os controles em suas cabeceira. Luminárias decorativas foram cuidadosamente selecionadas para marcar as entradas e espaços de circulação. O auditório conta com pendentes em forma de elipse no lobby. Luminárias cilíndricas de vidro seguem na escada em espiral para baixo. No interior, os uplights destacam e enfatizam o arco da sala. No teto do saguão com pé direito duplo, o 'tema água' aparece como um recurso de arte no vidro, aceso por círculos LED animados por controles DMX. Uma celebração das formas da natureza e imagética, com reforço da geometria que evocam relaxamento e prazer. 


Bike Barn na Thaden School
Bentonville, AR
TM Light
B. Alex Miller e Aoife O'Leary


Ancorando visualmente na parte leste de um campus escolar, este 'celeiro
estrutural' oferece um espaço flexível para esportes e encontros. Seu conceito de iluminação está enraizado no vernáculo de um celeiro em ruínas, que permite que a luz vaze para dentro ou para fora de modo que a fachada brilhe como uma lanterna. A equipe de designers trabalhou em estreita colaboração com os arquitetos para detalhar a luz nos planos do recinto. Sempre que possível, a passagem indireta da luz através das superfícies é enfatizada um nível acima, através das próprias luminárias. O projeto de iluminação implantou luminárias industriais bem mais acessíveis economicamente, para reforçar a experiência no espaço de forma elegante.  




Denver Art Museum
Denver, CO
Buro Happold
Wei Liu, Gabe Guilliams, James Clotfelter e Chris Coulter


No coração do distrito cultural de Denver, dois edifícios ecléticos abrigam a extensa coleção do Denver Art Museum. A renovação do edifício original de 1971 convida o público agora para dentro desta reforma. O esquema de iluminação neon bifurca a fachada em superfícies sobrepostas, com poderosos feixes estreitos na parte superior e inferior dos seus sete andares. Integradas às janelas, luminárias LED recriam o mesmo efeito de brilho interno que foi originalmente pensado para as peças antigas. O novo hall de 4600 metros quadrados envolve o espaço educacional que conta ainda com um café, restaurante e locais de eventos. No teto 'perfurado', milhares de nichos quadrados são iluminados com uma característica intensa para cada destino no passeio. 




550 Madison Avenue Lobby
Nova York, NY
KGM Architectural Lighting
Stacie Dinwiddy, Martin van Koolbergen, Stacey Bello e Dorothy Underwood


A equipe de designers procurou complementar o 'volume em transformação' nesta torre icônica. O projeto de iluminação para sua subida enfatiza a qualidade etérea e pensativa do espaço, honrando suas formas e materiais simples e clássicos. Conscientemente ocultando as fontes de luminação, superfícies e bordas irradiam a luz vinda de LEDs lineares integrados. Em respeito ao projeto original, o espaço  preservado foi re-iluminado com luz branca sintonizável, ​​para harmonizar com a luz natural que penetra ao longo do dia. A esfera suspensa em mármore azul de 24 toneladas centraliza o espaço, com holofotes LED discretamente escondidos para destacar esta intervenção artística. O dinamismo da luz no espaço é transformado ao longo do dia através de um sistema de controle programado. A quantidade de luz natural que penetra no espaço de norte a sul, foi fundamental na abordagem da iluminação artificial na edificação. 




MANITOGA / The Russel Wright Design Center
Garrison, NY
Anita Jorgensen Lighting Design
Anita Jorgensen and Joseph Ballweg


Escondido no Hudson River Valley, o novo Russel Wright Design Center abrange o espaço de uma floresta encantadora para a nova e requintada galeria, que conta a história de como o designer Russel Wright moldou o estilo de vida moderno americano. Este espaço expositivo de última geração liga-se à casa original e a um terraço exterior, que dá vista a espetacular paisagem circundante do lado de fora. A luz em 3000K integra-se a luz do dia num conceito de 'iluminação invisível' para destacar a formas exclusivamente americanas de meados do século criadas por Wright. Fitas LED de iluminação suave e equipadas com lentes especiais estão espalhadas em nichos, brilhando dentro dos elementos arquitetônicos. Mini embutidos LED adicionam brilho aos objetos na área de exposição da mesa central e ajudam a manter a estética de Wright de forma limpa e organizada, sem destaques muito óbvio para os equipamentos de iluminação - que aqui, desempenha um papel coadjuvante junto aos objetos criados pelo designer. O estilo de vida exclusivamente americano foi aqui honrado de maneira graciosa, contemporânea e informal. 




Winter Visual Arts Center no Franklin & Marshall College
Lancaster, PA
L'Observatoire International
Hervé Descottes, Wei Jien, June Park, Thomas Mnich e Wen Y. Lin


As curvas côncavas do Winter Visual Arts Center se aninham entre as arvores com mais de de 200 anos, esculpindo um ambiente íntimo para esta nova estrutura no campus. O esquema de iluminação segue a intenção do edifício em servir tanto como uma nova forma inspiradora estudantil como também, de um edifício econômico, que otimiza seus espaços através de decisões simples de projeto. A iluminação em LED oferece condições ideais para a criação e apreciação da arte através iluminação artificial, ao mesmo tempo em que eleva o valor da arquitetura na harmonia com as fontes de luz natural. Nos espaços comuns como no fórum térreo, mini spots LED em sistema de trilhos oferecem iluminação ajustável para as exposições e eventos, enquanto a iluminação de serviço molda a atmosfera geral transformando paredes e bordas em superfícies brilhantes. Os espaços nos estúdios são iluminados por claraboias com luz artificial para facilitar a uniformidade da luz. A iluminação exterior amplifica as curvas da edificação, realçando sua estrutura elevada de modo flutuante e a transformando à noite, em um belo 'farol brilhante' da floresta.  


Deutsche Bank Center Lobby
Nova York, NY
One Lux Studio
Stephen Margulies, Elena Areshina e Taki Taniguchi


O antigo lobby do One Columbus Circle agora é do Deutsche Bank
Center. Anteriormente, ele parecia escuro e pouco convidativo mesmo durante o dia, devido à uma luz solar limitada e acabamentos arquitetônicos escuros. A missão dos designers aqui foi criar uma sensação de amplitude convidativa ao projetar o sistema de teto personalizado com defletores iluminados por LEDs RGBW, que combinam camadas de luz cuidadosamente escondidas para criar profundidade e apelo visual. Toda a iluminação no teto é programada para imitar a temperatura de cor disponível do lado de fora durante o dia. Este teto, combinado com os acabamentos em tons suaves e materiais naturais usados no interiores, compensa a falta de iluminação natural e cria um ambiente requintado de experiência cativante. Um espaço transitório bem distante do convencional lobby corporativo tradicional. 

 

Light Gowanus
Brooklyn, NY
Sighte Studio
Francesca Bastianini, Alexandra Pappas-Kalber, Trinetra Manickavasagam e Matthew Webb


O Light Gowanus consiste em uma pesquisa abrangente das condições de iluminação artificial existentes em todo o bairro de Gowanus, no Brooklyn. Foram coletados conjuntos de dados quantitativos e qualitativos que cobrissem qualquer fonte de luz visível na passagem do público local. A metodologia usou ferramentas de medições fotométricas e fotográficas; observações e entrevistas com membros da comunidade. Os dados coletados levaram a uma compreensão mais profunda das atuais condições da iluminação noturna no bairro, revelando onde a luz existente divergia dos requisitos exigidos pelo município. Os resultados também forneceram dados ao Departamento de Planejamento da Cidade de Nova York no desenvolvimento de um plano mestre de iluminação para um futuro parque público à beira-mar de grande escala, destinado a qualidade e equidade ambiental. O envolvimento e a educação da comunidade foram priorizados e celebrados durante todo o processo desta pesquisa, permitindo que a equipe de designers imaginasse uma experiência noturna mais confortável, conectiva e diversificada para o bairro de Gowanus. Pesquisas ainda em andamento continuarão a capturar esta narrativa histórica na iluminação artificial do bairro durante e após a próxima etapa dos trabalhos, criando referências de longo prazo a serem usadas também em outros projetos de readequação urbana. 


Terra–The Sustainability Pavilion
Dubai, Emirados Árabes Unidos
Buro Happold
Chris Coulter, Gabe Guilliams e Jenny Werbell


A Dubai Expo contou com pavilhões de 192 nações, cada um demonstrando tecnologias nativas de ponta. Três pavilhões âncora tiveram respectivamente foco em questões críticas para a sociedade global como: mobilidade, oportunidade e sustentabilidade. No Pavilhão Sustentabilidade por exemplo, a natureza atendeu a tecnologia: o local abriga 'árvores' fotovoltaicas e um imponente dossel no salão de exposições. A equipe de designers estudou as condições da luz do dia ao longo de todo o ano, estabelecendo assim densidade e escala ao rastrear a localização exata do Sol ao longo dos dias de evento, para evitar a insolação com sombra adequada. A noite, as 'árvores de energia' com LED acendem-se como refletores para fornecer iluminação indireta para baixo, eliminando a necessidade da iluminação pública convencional. O projeto obteve ainda a certificação LEED Platinum, com sua iluminação utilizando aproximadamente apenas dois terços da potência total permitida.  

Leia abaixo a publicação completa do IESNYC sobre a premiação: 





Os prêmios Lumen Awards estão abertos a qualquer projeto de design de iluminação arquitetônica interior ou exterior concluído dentro de dois anos a partir do prazo de inscrição. Os projetos podem ser reapresentados durante os anos em que um projeto é elegível.  

Fontes: LightNOW Blog, Lumen Awards

Codlux® - Luz em LED

Luz é Função. Estamos empenhados nisso.

LEIA TAMBÉM 
Lumen Awards 2021
Conheça os 14 ganhadores desta edição
  
Lumen Awards 2020
Conheça os 14 ganhadores desta edição
 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Chuva e Led combinam? Sim e não...

Olá! É época de chuvas fortes em boa parte do Brasil. Inclusive no nordeste este ano, as águas caíram em Alagoas por exemplo enchendo regiões inteiras e desabrigando milhares de famílias. Com todo o respeito as vítimas, é um momento também para lembrarmos da fragilidade do Led em relação a uma possível exposição constante a umidade e água. Basicamente, o uso da iluminação em Led deve primeiramente considerar o seu local de aplicação: se o equipamento será de interno ou externo. Resumindo de forma bem didática, todo equipamento Led que não tiver uma certificação de proteção "IP65 e/ou IP66", deve ser usado em áreas internas - protegido da umidade, vapores de água, respingos, chuvas, alagamentos e submersão. Estas são regras básicas que, obrigatoriamente, devem ser aplicadas as Lâmpadas para soquetes diversos, aos plafons para embutir em gesso ou laje, as fitas em Led etc. Para uso fora de ambientes fechados como um Refletor Led por exemplo, existe a devida norma técnica

Perfilados: o detalhe essencial no Design Industrial de ambientes

Olá! Hoje vamos continuar a linha de postagens para o design arquitetônico industrial no interior de ambientes residenciais e corporativos. E o destaque agora vai para ele, um equipamento simples e de custo acessível, mas que faz toda a diferença para literalmente sustentar e dar "leveza" a iluminação: o perfilado! O QUE É? Imagens: Pinterest Criados originalmente para a suspensão e alimentação de circuitos e equipamentos de iluminação, ventilação, som ambiente ou, passagem de outros fios e cabos elétricos, telefônicos, dados etc nas construções industriais e comerciais, são destinados a instalações fixas ou suspensas justamente por terem uma aplicação muito flexível. COMO SÃO? Fabricados em chapa de aço pré galvanizado, pintura eletrostática, galvanização à fogo, alumínio ou aço inoxidável, eles são conhecidos tecnicamente como "eletrocalhas". Os melhores para o uso em design de interiores são aqueles mais resistentes, livres de rebarbas e que també

Codlux® no Pinterest: inspire-se como nós!

Olá! Está pensando em um projeto de iluminação e quer ir direto ao ponto, sem textão? Então, filtre o que você quer por imagens: acesse ideias e outros pins sobre Iluminação Led salvos na pasta "Luz em LED",  no Pinterest da Codlux®.  São muitas imagens para você consultar e se inspirar.  https://br.pinterest.com/codlux/luz-em-led/ Inspire-se, como nós! Siga o pincode abaixo e aproveite! Pincode Codlux® Codlux® - Luz em Led Luz é Função! Estamos empenhados nisso.