Pular para o conteúdo principal

Embutidos 'No Frame' Codlux®

Olá!

Você sabe o que é uma peça No Frame? Explicamos aqui para você.



Apesar de parecerem extremamente grandes, quando instalados em paredes e tetos de gesso ou alvenaria, os embutidos no frame (sem bordas) demonstram toda a sua delicadeza e discrição no fornecimento da iluminação - seja para uma luz pontual ou difusa. Uma vez instalados de maneira embutida, os equipamentos no frame oferecem a possibilidade da troca de lâmpada LED desejada, alterando a sua base e mesmo a temperatura de cor conforme o desejado/especificado no projeto luminotécnico ou retrofit. O nicho profundo e curvado dos embutidos no frame não causam ofuscamento e dão ainda um destaque todo especial e harmônico aos ambientes. Trata-se de uma alternativa muito sofisticada e de bom gosto, aliada a alta tecnologia LED.

Na Codlux® você encontra spots de embutir recuados 'no frame' direcionais da linha Safir, que valorizam ainda mais o seu projeto de iluminação. 


Veja alguns modelos: 

Spot No Frame Safir



Spot No Frame Safir II



Spot No Frame Safir III



Marcos Britto revela agora para você, algumas dicas e curiosidades sobre os embutidos 'No Frame': 


As peças no frame são de alta precisão na hora do corte porque elas não têm ajuste. Uma peça convencional em que você corta um nicho, se for cortado um pouco fora de esquadro correto ainda se consegue aumentar um pouco o furo da peça porque suas bordas arrematam. 
Numa peça no frame não existe isso! 

Se não for colocado um medidor laser e o ambiente também não facilitar a vida, estiver fora deste esquadro - e com o laser você descobre o quanto o ambiente pode estar fora de esquadro - corre o risco de colocar a peça e chumbá-la torta, onde nunca mais conseguimos depois arrumar.  

O grande detalhe na instalação de peças no frame é que elas têm um alto custo de mão de obra e por isso, os profissionais tem que arriscar demais na excelência de seu trabalho e aceitação final do cliente. Este é o grande problema das peças no frame.

Tivemos conhecimento por exemplo recentemente de um projeto atendido por nós onde o engenheiro da obra não queria instalar o 'no frame' de jeito nenhum, mesmo sendo este o desejo do cliente. O profissional chegou inclusive a cobrar 250,00 para cada instalação 'no frame', na esperança do cliente declinar! Sua alegação era de que ele não gostava de fazer este trabalho porque, enquanto ele instalava 50 embutidos tradicionais, com o 'no frame' no mesmo período de tempo ele instalaria apenas 5, de "tão complicado que é o procedimento". O engenheiro da obra simplesmente não quis aceitar a especificação das peças, impondo dificuldades para obter facilidades ao cobrar muito caro para que o cliente recusasse a sua mão de obra. 

Então, a Codlux® procurou outros profissionais que fossem capazes de executar o mesmo serviço por um preço menor pois, o cliente não abria mão do embutido 'no frame' em seu projeto. Foi contratado um profissional que faria apenas a parte de empreita, o alinhamento, o esquadro, os cortes precisos no gesso e os devidos chumbamentos dos embutidos 'no frame' no teto - sem incluir a parte da instalação elétrica, que continuou com o mesmo eletricista contratado pelo engenheiro da obra.

O custo de um embutido 'no frame' chega a ser 3 vezes maior que o valor de um embutido convencional. E, seu acabamento final no projeto de iluminação só ficará excepcional se o profissional instalador responsável for realmente bom. Porque, ele terá que alinhar a esquadria e aro de acabamento no teto com extrema precisão, arrematando depois tudo com um acabamento impecável no gesso. 

No final do trabalho em embutidos 'no frame' o usuário observador no espaço terá que ter a impressão de que 'nada segura a peça' embutida 'no frame', tem que pensar que ela está debruçada no gesso - o que de fato não está pois existe um aro chumbado e nivelado rente ao teto. Observando a peça de embutido 'no frame' bem abaixo dela, a impressão que se tem é que o teto sobe, está mais alto, mais 'grosso' um ou dois dedos. Mas na verdade, ela está sobreposta, 'continuando' acima da placa de gesso - que não é daquela espessura. Uma placa convencional de drywall tem de 1,2cm a 1,5cm de espessura. Já a borda criada por um embutido 'no frame' pode passar fácil dos 3cm, dependendo do tipo de lâmpada LED a ser usada. A peça complementar onde vai se fixar a lâmpada LED no embutido 'no frame' ficará apoiada nesta mesma borda chumbada ao gesso, entrando no vão do 'no frame' de modo diagonal. 

No caso do teto de gesso é importante ressaltar ainda que, mesmo nas peças embutidas convencionais exige-se um vão mínimo entre a laje e o drywall. Isto é necessário para que instalação proporcione um respiro na circulação de ar, que protege o LED do aquecimento indevido e sua consequente queima de equipamento! Com o embutido 'no frame' este vão no espaço útil deve ser maior porque:
-o embutido 'no frame' leva a peça muito para dentro do gesso
-normalmente as lâmpadas LED a serem usadas no spot 'no frame' já tem quase 6cm
-o soquete para conectar as lâmpadas LED à rede elétrica tem cerca de 2cm
-as peças 'no frame' sobem ainda mais 3cm acima do alinhamento no gesso 
-é preciso também orbitar o embutido 'no frame' dentro do vão no gesso para os ajustes de instalação e futura manutenção 

Portando, se esta distância no vão útil do gesso no equipamento 'no frame' não for satisfatória, será impossível trabalhar nele da maneira adequada. 

Para a instalação de embutidos 'no frame' que façam uso de lâmpadas LED MR11 e MR16 (as populares dicroicas) pode se deixar um vão útil aproximado de 15cm. Já se a lâmpada LED for do tipo PAR20, AR70, PAR30 e acima, o vão útil deve ser maior que 15cm. Isto porque no caso de uma lâmpada LED AR70 por exemplo:
-ela tem mais ou menos uns 7cm de altura
-junte a isso um soquete de 2cm
-mais a elevação de 3cm do 'no frame'

Já são mais de 12cm só de equipamento neste caso. 

Já para uma lâmpada LED PAR20 a ser colocada em um embutido 'no frame' pede-se:
-quase 10cm de altura na lâmpada LED
-quase 4cm no soquete
-mais 3 ou 4cm de corpo do 'no frame'
Aqui são então mais de 20cm de equipamento que irão adentrar o vão útil. 

E, em qualquer um desses caso para instalações de spots embutidos em forros de gesso (sejam em equipamentos 'no frame' ou convencionais), pede-se ainda de 5 a 8cm a mais na contagem para a manipulação do equipamento LED e consequente instalação elétrica segura. Estamos então falando no final das contas - para a instalação correta de embutidos 'no frame' em forros de gesso - em vãos com espaço útil entre 25 a 28cm de altura. 

O embutido 'no frame' é uma peça de extrema beleza mas muito ingrata nestes quesitos todos aqui explanados. Ele necessita que você realmente cumpra com todas as suas exigências para obter o resultado perfeito esperado.

Um teto desalinhado ou empenado logo é denunciado por um equipamento 'no frame'. Por causa da estética clean e minimalista deste tipo de equipamento, no final da instalação percebe-se todos os possíveis defeitos num pé direito fora de esquadro por exemplo. Mas espere! Até isso tem uma última e incrível dica de salvação para você: 



-ao invés de usar um embutido 'no frame' quadrado, mude para um modelo redondo
-o modelo de embutido 'no frame' redondo é mais orgânico e cria o truque de 'liberar a sua mente' de ficar irritantemente medindo estas diferenças no teto com defeito sempre que você o ficar olhando para ele 
-o 'no frame' redondo não necessita de um alinhamento extremo como seria em um 'no frame' quadrado
-o modelo 'no frame' redondo não apresenta quinas e por isso, não força a sua mente para 'trabalhar' nos ângulos tortos 
Na imagem acima por exemplo, foram também usados no projeto de nossa arquiteta parceira Ludmila Ferreira embutidos 'no frame' redondos com LED integrado de 6,2W em 3000K cada, especificados pela Codlux®. 

A Codlux® também disponibiliza em sua linha de produtos o embutido no frame FAYE



Ele pode ser aplicado no gesso de paredes ou tetos prontamente preparados para este tipo de produto. 



Características: 

-Para 1 Lâmpada GU10 (não acompanha lâmpada) 
-Base de Instalação: Soquete GU10 



-Medidas:
Bruta: 35cm X 10cm.
Instalado: 26cm X 6cm



-Uso: Interno ou Externo (Coberto)
Iluminação Residencial e Comercial

-Indicação: Tetos (internos ou externos cobertos) ou Parede de Gesso, Drywall, PVC e Madeira (internos ou externos cobertos)
-Instalação: 


-Garantia: 1 Ano

Veja no video abaixo a sua aplicação na prática:



Outras boas opções de embutidos No Frame para tetos de gesso:

Embutido redondo no frame






Luminária retangular no frame


Consulte também mais produtos e especificações para as peças embutidas convencionais e No Frame disponibilizadas pela Codlux® ao seu projeto de iluminação. Acesse: 

codlux.com/embutidos



Robson Giro, especial* para a Codlux®

*Publicação originalmente criada em 22 de Abril de 2018. 


Codlux - Luz em LED

Luz é Função! Estamos empenhados nisso. 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Chuva e Led combinam? Sim e não...

Olá! É época de chuvas fortes em boa parte do Brasil. Inclusive no nordeste este ano, as águas caíram em Alagoas por exemplo enchendo regiões inteiras e desabrigando milhares de famílias. Com todo o respeito as vítimas, é um momento também para lembrarmos da fragilidade do Led em relação a uma possível exposição constante a umidade e água. Basicamente, o uso da iluminação em Led deve primeiramente considerar o seu local de aplicação: se o equipamento será de interno ou externo. Resumindo de forma bem didática, todo equipamento Led que não tiver uma certificação de proteção "IP65 e/ou IP66", deve ser usado em áreas internas - protegido da umidade, vapores de água, respingos, chuvas, alagamentos e submersão. Estas são regras básicas que, obrigatoriamente, devem ser aplicadas as Lâmpadas para soquetes diversos, aos plafons para embutir em gesso ou laje, as fitas em Led etc. Para uso fora de ambientes fechados como um Refletor Led por exemplo, existe a devida norma técnica

Perfilados: o detalhe essencial no Design Industrial de ambientes

Olá! Hoje vamos continuar a linha de postagens para o design arquitetônico industrial no interior de ambientes residenciais e corporativos. E o destaque agora vai para ele, um equipamento simples e de custo acessível, mas que faz toda a diferença para literalmente sustentar e dar "leveza" a iluminação: o perfilado! O QUE É? Imagens: Pinterest Criados originalmente para a suspensão e alimentação de circuitos e equipamentos de iluminação, ventilação, som ambiente ou, passagem de outros fios e cabos elétricos, telefônicos, dados etc nas construções industriais e comerciais, são destinados a instalações fixas ou suspensas justamente por terem uma aplicação muito flexível. COMO SÃO? Fabricados em chapa de aço pré galvanizado, pintura eletrostática, galvanização à fogo, alumínio ou aço inoxidável, eles são conhecidos tecnicamente como "eletrocalhas". Os melhores para o uso em design de interiores são aqueles mais resistentes, livres de rebarbas e que també

Codlux® no Pinterest: inspire-se como nós!

Olá! Está pensando em um projeto de iluminação e quer ir direto ao ponto, sem textão? Então, filtre o que você quer por imagens: acesse ideias e outros pins sobre Iluminação Led salvos na pasta "Luz em LED",  no Pinterest da Codlux®.  São muitas imagens para você consultar e se inspirar.  https://br.pinterest.com/codlux/luz-em-led/ Inspire-se, como nós! Siga o pincode abaixo e aproveite! Pincode Codlux® Codlux® - Luz em Led Luz é Função! Estamos empenhados nisso.