Pular para o conteúdo principal

Embutidos 'No Frame' Codlux®

Olá!

Você sabe o que é uma peça No Frame? Explicamos aqui para você.



Apesar de parecerem extremamente grandes, quando instalados em paredes e tetos de gesso ou alvenaria, os embutidos no frame (sem bordas) demonstram toda a sua delicadeza e discrição no fornecimento da iluminação - seja para uma luz pontual ou difusa. Uma vez instalados de maneira embutida, os equipamentos no frame oferecem a possibilidade da troca de lâmpada LED desejada, alterando a sua base e mesmo a temperatura de cor conforme o desejado/especificado no projeto luminotécnico ou retrofit. O nicho profundo e curvado dos embutidos no frame não causam ofuscamento e dão ainda um destaque todo especial e harmônico aos ambientes. Trata-se de uma alternativa muito sofisticada e de bom gosto, aliada a alta tecnologia LED.

Na Codlux® você encontra spots de embutir recuados 'no frame' direcionais da linha Safir, que valorizam ainda mais o seu projeto de iluminação. 


Veja alguns modelos: 

Spot No Frame Safir



Spot No Frame Safir II



Spot No Frame Safir III



Marcos Britto revela agora para você, algumas dicas e curiosidades sobre os embutidos 'No Frame': 


As peças no frame são de alta precisão na hora do corte porque elas não têm ajuste. Uma peça convencional em que você corta um nicho, se for cortado um pouco fora de esquadro correto ainda se consegue aumentar um pouco o furo da peça porque suas bordas arrematam. 
Numa peça no frame não existe isso! 

Se não for colocado um medidor laser e o ambiente também não facilitar a vida, estiver fora deste esquadro - e com o laser você descobre o quanto o ambiente pode estar fora de esquadro - corre o risco de colocar a peça e chumbá-la torta, onde nunca mais conseguimos depois arrumar.  

O grande detalhe na instalação de peças no frame é que elas têm um alto custo de mão de obra e por isso, os profissionais tem que arriscar demais na excelência de seu trabalho e aceitação final do cliente. Este é o grande problema das peças no frame.

Tivemos conhecimento por exemplo recentemente de um projeto atendido por nós onde o engenheiro da obra não queria instalar o 'no frame' de jeito nenhum, mesmo sendo este o desejo do cliente. O profissional chegou inclusive a cobrar 250,00 para cada instalação 'no frame', na esperança do cliente declinar! Sua alegação era de que ele não gostava de fazer este trabalho porque, enquanto ele instalava 50 embutidos tradicionais, com o 'no frame' no mesmo período de tempo ele instalaria apenas 5, de "tão complicado que é o procedimento". O engenheiro da obra simplesmente não quis aceitar a especificação das peças, impondo dificuldades para obter facilidades ao cobrar muito caro para que o cliente recusasse a sua mão de obra. 

Então, a Codlux® procurou outros profissionais que fossem capazes de executar o mesmo serviço por um preço menor pois, o cliente não abria mão do embutido 'no frame' em seu projeto. Foi contratado um profissional que faria apenas a parte de empreita, o alinhamento, o esquadro, os cortes precisos no gesso e os devidos chumbamentos dos embutidos 'no frame' no teto - sem incluir a parte da instalação elétrica, que continuou com o mesmo eletricista contratado pelo engenheiro da obra.

O custo de um embutido 'no frame' chega a ser 3 vezes maior que o valor de um embutido convencional. E, seu acabamento final no projeto de iluminação só ficará excepcional se o profissional instalador responsável for realmente bom. Porque, ele terá que alinhar a esquadria e aro de acabamento no teto com extrema precisão, arrematando depois tudo com um acabamento impecável no gesso. 

No final do trabalho em embutidos 'no frame' o usuário observador no espaço terá que ter a impressão de que 'nada segura a peça' embutida 'no frame', tem que pensar que ela está debruçada no gesso - o que de fato não está pois existe um aro chumbado e nivelado rente ao teto. Observando a peça de embutido 'no frame' bem abaixo dela, a impressão que se tem é que o teto sobe, está mais alto, mais 'grosso' um ou dois dedos. Mas na verdade, ela está sobreposta, 'continuando' acima da placa de gesso - que não é daquela espessura. Uma placa convencional de drywall tem de 1,2cm a 1,5cm de espessura. Já a borda criada por um embutido 'no frame' pode passar fácil dos 3cm, dependendo do tipo de lâmpada LED a ser usada. A peça complementar onde vai se fixar a lâmpada LED no embutido 'no frame' ficará apoiada nesta mesma borda chumbada ao gesso, entrando no vão do 'no frame' de modo diagonal. 

No caso do teto de gesso é importante ressaltar ainda que, mesmo nas peças embutidas convencionais exige-se um vão mínimo entre a laje e o drywall. Isto é necessário para que instalação proporcione um respiro na circulação de ar, que protege o LED do aquecimento indevido e sua consequente queima de equipamento! Com o embutido 'no frame' este vão no espaço útil deve ser maior porque:
-o embutido 'no frame' leva a peça muito para dentro do gesso
-normalmente as lâmpadas LED a serem usadas no spot 'no frame' já tem quase 6cm
-o soquete para conectar as lâmpadas LED à rede elétrica tem cerca de 2cm
-as peças 'no frame' sobem ainda mais 3cm acima do alinhamento no gesso 
-é preciso também orbitar o embutido 'no frame' dentro do vão no gesso para os ajustes de instalação e futura manutenção 

Portando, se esta distância no vão útil do gesso no equipamento 'no frame' não for satisfatória, será impossível trabalhar nele da maneira adequada. 

Para a instalação de embutidos 'no frame' que façam uso de lâmpadas LED MR11 e MR16 (as populares dicroicas) pode se deixar um vão útil aproximado de 15cm. Já se a lâmpada LED for do tipo PAR20, AR70, PAR30 e acima, o vão útil deve ser maior que 15cm. Isto porque no caso de uma lâmpada LED AR70 por exemplo:
-ela tem mais ou menos uns 7cm de altura
-junte a isso um soquete de 2cm
-mais a elevação de 3cm do 'no frame'

Já são mais de 12cm só de equipamento neste caso. 

Já para uma lâmpada LED PAR20 a ser colocada em um embutido 'no frame' pede-se:
-quase 10cm de altura na lâmpada LED
-quase 4cm no soquete
-mais 3 ou 4cm de corpo do 'no frame'
Aqui são então mais de 20cm de equipamento que irão adentrar o vão útil. 

E, em qualquer um desses caso para instalações de spots embutidos em forros de gesso (sejam em equipamentos 'no frame' ou convencionais), pede-se ainda de 5 a 8cm a mais na contagem para a manipulação do equipamento LED e consequente instalação elétrica segura. Estamos então falando no final das contas - para a instalação correta de embutidos 'no frame' em forros de gesso - em vãos com espaço útil entre 25 a 28cm de altura. 

O embutido 'no frame' é uma peça de extrema beleza mas muito ingrata nestes quesitos todos aqui explanados. Ele necessita que você realmente cumpra com todas as suas exigências para obter o resultado perfeito esperado.

Um teto desalinhado ou empenado logo é denunciado por um equipamento 'no frame'. Por causa da estética clean e minimalista deste tipo de equipamento, no final da instalação percebe-se todos os possíveis defeitos num pé direito fora de esquadro por exemplo. Mas espere! Até isso tem uma última e incrível dica de salvação para você: 



-ao invés de usar um embutido 'no frame' quadrado, mude para um modelo redondo
-o modelo de embutido 'no frame' redondo é mais orgânico e cria o truque de 'liberar a sua mente' de ficar irritantemente medindo estas diferenças no teto com defeito sempre que você o ficar olhando para ele 
-o 'no frame' redondo não necessita de um alinhamento extremo como seria em um 'no frame' quadrado
-o modelo 'no frame' redondo não apresenta quinas e por isso, não força a sua mente para 'trabalhar' nos ângulos tortos 
Na imagem acima por exemplo, foram também usados no projeto de nossa arquiteta parceira Ludmila Ferreira embutidos 'no frame' redondos com LED integrado de 6,2W em 3000K cada, especificados pela Codlux®. 

A Codlux® também disponibiliza em sua linha de produtos o embutido no frame FAYE



Ele pode ser aplicado no gesso de paredes ou tetos prontamente preparados para este tipo de produto. 



Características: 

-Para 1 Lâmpada GU10 (não acompanha lâmpada) 
-Base de Instalação: Soquete GU10 



-Medidas:
Bruta: 35cm X 10cm.
Instalado: 26cm X 6cm



-Uso: Interno ou Externo (Coberto)
Iluminação Residencial e Comercial

-Indicação: Tetos (internos ou externos cobertos) ou Parede de Gesso, Drywall, PVC e Madeira (internos ou externos cobertos)
-Instalação: 


-Garantia: 1 Ano

Veja no video abaixo a sua aplicação na prática:



Outras boas opções de embutidos No Frame para tetos de gesso:

Embutido redondo no frame






Luminária retangular no frame


Consulte também mais produtos e especificações para as peças embutidas convencionais e No Frame disponibilizadas pela Codlux® ao seu projeto de iluminação. Acesse: 

codlux.com/embutidos



Robson Giro, especial* para a Codlux®

*Publicação originalmente criada em 22 de Abril de 2018. 


Codlux - Luz em LED

Luz é Função! Estamos empenhados nisso. 

TOP PUBLICAÇÕES

Lar Inteligente 360º

Olá! Durante quatro semanas, especialistas e fornecedores vão apresentar virtualmente temas inéditos e soluções tecnológicas. É o  Lar inteligente 360º , um projeto online da  AURESIDE - Associação Brasileira de Automação Residencial e Predial . O objetivo é difundir conhecimento e promover debates com uma audiência seletiva e de forte influencia nos processos decisórios de projetos residenciais, tanto novos como na sua adequação de uso. Em todos os dias de palestras, haverão também apresentações de projetos, produtos e soluções para casas inteligentes e conectadas.  UM ENCONTRO VIRTUAL SOBRE TECNOLOGIA E O FUTURO DE NOSSAS CASAS! De 15 de setembro a 8 de outubro   Palestrantes:  Para conhecer melhor o programa e fazer sua inscrição gratuita, visite:   https://larinteligente.com.br/evento-online A Codlux® está acompanhando tudo e atualizará oportunamente esta postagem com as novidades mais importantes mostradas no evento, aguarde! ATUALIZAÇÃO EM 14/10/20 Acesse o resumo rápido do que j

Faria Lima Plaza: o Batata floresce!

Olá! Dia 17 de Agosto é o Aniversário de nosso amado bairro de Pinheiros aqui na cidade de São Paulo . Preparamos este super post especialmente para você que deseja morar, trabalhar, se divertir ou mesmo conhecer um dos primeiros bairros da segunda maior cidade da América Latina em 2020, onde a população já passa dos 20 milhões e a riqueza gerada, beira a casa dos US$530 bilhões ao ano. E Pinheiros hoje ilustra bem este progresso todo: uma edição da revista Veja São Paulo de Janeiro de 2019 destacava em matéria especial, um grande empreendimento a ser erguido no Largo da Batata , região do bairro de onde está localizada a Codlux®: o  Faria Lima Plaza . O projeto arquitetônico em questão é assinado pelo famoso escritório de arquitetura  Kohn Pedersen Fox Associates  (KPF), que tem vários outros 'skyscrapers' marcantes ao redor do mundo - imagens abaixo.  O Faria Lima Plaza tem o mesmo potencial em se tornar um grande e marcante ícone arquitetônico do mercado imobiliário pau

Codlux® no Pinterest: inspire-se como nós!

Olá! Está pensando em um projeto de iluminação e quer ir direto ao ponto, sem textão? Então, filtre o que você quer por imagens: acesse ideias e outros pins sobre Iluminação Led salvos na pasta "Luz em LED",  no Pinterest da Codlux®.  São muitas imagens para você consultar e se inspirar.  https://br.pinterest.com/codlux/luz-em-led/ Inspire-se, como nós! Siga o pincode abaixo e aproveite! Pincode Codlux® Codlux® - Luz em Led Luz é Função! Estamos empenhados nisso. 

Verão Codlux®

Olá!  😀  " Tava aflita já né minha filha?"   Pois ele chegou!!  Estamos no VERÃO ! 🌞 ✈️🏖🌊🤽‍♀️⚽️🏊‍♂️🍉🍸  Mesmo com a pandemia, Sabendo se Cuidar ,  dá para Aproveitar 👍🏻 E não se preocupe: a tecnologia Led economiza energia e também, não esquenta a iluminação de sua casa ou empresa. Mas, lembre-se de poupar toda água que puder nesta época de veraneio. Assim, não faltará recursos para continuar mantendo a sua higienização e de todos em dia. Rapidamente então, vamos aproveitar e lembrar aqui as melhores DICAS DE VERÃO  - novas ou já publicadas pelo Blog - para você se cuidar e cuidar bem de tudo na estação mais vibrante do ano. Também, atualizaremos esta postagem sempre que houverem mais informações e novidades. Acompanhe!  Como me previno do coronavírus no Verão? Estudos e especialistas especularam em Novembro de 2020 que o coronavírus teria mais dificuldade de se espalhar com a temperatura alta, resistindo bem menos tempo no calor. Isso porém foi colocado em dúvida n

Sumirê Lapa, São Paulo

Olá! Espelhamos aqui o Projeto de Andre Caixeta para a Perfumaria Sumirê  (unidade da da Lapa, São Paulo), em 2017. Luz em LED pontual e direta foi usada para destacar o seu excelente Mix de Produtos. O Resultado foi tão bom que estendeu-se posteriormente a outras filiais da rede. Acompanhe nas imagens.  Gemini, Hubble, Fadil Iris Gemini, Hubble, Fadil Canaleta Scutum  CONTINUAÇÃO EM 2020 Postagem originalmente publicada em 03/05/2017. Codlux® - Luz em LED Luz é Função. Estamos empenhados nisso. 

Retrospectiva Codlux® 2020

Olá! Quem diria que, num ano tão doido e 'arrastado' como foi 2020, chegaríamos enfim do outro lado desta conturbada travessia com um certo alívio. Este ano não era pra ser bem assim.  Todas as previsões feitas em 2019 apontavam uma certa melhoria nos números econômicos e sociais para 2020. E também muitos anos antes, num típico exercício de futurologia o site The Next Web em 27 de Janeiro de 2014 (onde você estava?) tentava nos prever como seria o ano de 2020. Baseado no livro "Shift 2020"  de autoria de  Rudy De Waele , um artigo no site compilou diversas previsões sobre como seria a vida seis anos depois, através de uma ampla gama de pensadores e agentes do setor de tecnologia. Dentre algumas destas certezas estavam:  “Haverá mais robôs usados ​​como terapeutas, companheiros, assistentes e até amigos para ajudar as pessoas no seu dia a dia." ( Ariane Van de Ven , especialista em tendências globais da Telefonica I + D ) “Os governos municipais farão trocas co

Expo Bella 2021

Olá! Dia 28 de Julho foi a vez da Codlux® conhecer mais de pertinho os lindos lançamentos da Edição Especial Expo Bella 2021 .  Em um belo showroom totalmente novo, a Bella Iluminação nos apresentou peças incríveis, em um evento presencial seguro (com pré-agendamento) para evitar aglomerações devido a pandemia.  Os lighting designers  Marcos Britto  e  André Caixeta  estiveram presentes no novo showroom da Bella Iluminação, junto a um representante da empresa.  Disponibilizamos agora para você, algumas imagens do que vimos no  Lançamento da Linha 2021 . ARANDELAS   PENDENTES SOBREPORES TERMOPLÁSTICO   Quer mais detalhes dos produtos? Assista ao video abaixo:  Gostou das novidades? Então marque  também um horário em nosso Showroom Técnico para discutir o seu projeto de iluminação, já com o Catálogo Linha 2021 da Bella Iluminação em mãos. Nossos profissionais explicarão a você todos os detalhes das aplicações para cada novo produto lançado no seu projeto luminotécnico. Inspire-se como

Tokyo 2020

Olá! 😀 As Olimpíadas 2020 🥇 em Tokyo no Japão🎎 começaram muito bem para o Brasil, com Marta fazendo 2 gols na goleada ⚽️ de 5 X 0 contra a China no Estádio Miyagi - em jogo da primeira rodada do Grupo F na estreia do futebol feminino nos jogos. Nossa torcida está com toda Equipe Olímpica e também, estamos na maior FÉ em Arthur Nory na Ginástica Masculina🤸🏻‍♂️! Lembramos que em 2019, Arthur Nory 🏅 conquistou o ouro em barra fixa no Mundial de Ginástica com uma grande apresentação em Stuttgart, recebendo o título mundial da categoria! Veja no video:   A belíssima  Tocha Olímpica  das Olimpíadas de Tokyo nos inspira nestes tempos duros de desafio e enfrentamento, onde os jogos esportivos motivam a todos nós em alcançar a VITÓRIA em nossas vidas! Como bem lembrou Thomas Bach em seu discurso na abertura dia 23 de Julho: “Hoje é um momento de esperança. Sim, é muito diferente do que todos nós imaginamos, mas vamos valorizar este momento porque finalmente estamos todos aqui junt

Como evitar ERROS GROTESCOS na instalação?

Olá! Hoje voltaremos a falar sobre Erros de Projetos . Agora mais precisamente, no tocante a instalação de alguns equipamentos especificados, principalmente aqueles que necessitarem de uma Adequação e Desenvolvimento por parte do profissional em luminotécnica quando da correta escolha dos produtos de iluminação artificial com tecnologia Led para o seu projeto ! Via de regra, grande parte das adaptações criadas pelo Light Designer responsável no projeto encomendado vão de encontro a um desejo pessoal do seu cliente. Isto consequentemente acarretará, por exemplo, em equipamentos que não harmonizarão com o desenho original da peça disponível no mercado: formas, cores, potência da luz, meios de fixação/instalação etc, tudo pode ter que ser mudado naquele equipamento "X" devido a uma escolha pessoal do proprietário do imóvel, tendo contudo que manter-se não só a qualidade na iluminação local como também, a garantia do produto. E é aí que a coisa pode começar a pegar: instal

Colapso energético à vista?

Olá! Um artigo no  The Economist  do dia 16 de Outubro de 2021 nos trouxe um sério alerta: viveremos assim tão cedo um colapso energético global?  Apagões no mundo   Os líderes mundiais se encontrarão em Outubro/Novembro na reunião de cúpula COP 26 em Glasgow, Escócia, para dizerem o que eles pretendem fazer para chegar a meta zero de emissões de carbono globais até 2050. Enquanto isso, o primeiro susto energético da grande era verde está se desenrolando diante dos seus olhos. Desde Maio, o preço do petróleo, carvão e gás disparou 95%. A Grã-Bretanha, anfitriã da cúpula a ser realizada no centro  Cessnock Quay , reativou suas usinas a carvão. Os preços da gasolina nos Estados Unidos chegaram a US $3 o galão. Apagões começam a assolar a China e a Índia, enquanto Vladimir Putin chantageia a Europa lembrando-a de que o seu suprimento de combustíveis depende da boa vontade russa.  A ilustração acima de Justin Metz com a imagem do novo filme da série Pânico (5º filme da saga a ser lançado e