Pular para o conteúdo principal

Francis Kéré vence o Prêmio Pritzker de 2022!

Olá! Hoje é dia de comemoração! E em grande estilo. 

Francis Kéré é o primeiro arquiteto negro a vencer Prêmio Pritzker de arquitetura!


O arquiteto natural de Burkina se tornou, numa vitória histórica, a primeira pessoa negra no mundo a receber o prêmio Pritzker, considerado o Nobel da arquitetura e a premiação mais importante que um arquiteto pode receber. Assista abaixo a notícia dada pelo canal Globo News e também aos videos sobre o arquiteto Francis Kéré postados pelo canal do UIA2021RIO no YouTube: 



Francis Kéré também atua como professor na Universidade Técnica de Munique, tendo passado por Harvard e Yale, além de participar de exposições e congressos como o UIA2021RIO (27º Congresso Mundial de Arquitetos) que ocorreu na cidade do Rio de Janeiro. 


Vitra + Camper Store

O trabalho do arquiteto ganhou visibilidade por utilizar materiais locais nos projetos de apelo e ativismo social, arquitetura educacional de qualidade e investimento em regiões carentes com o empoderamento das comunidades envolvidas nas obras como  escolas, centros de saúde, edifícios residenciais e espaços públicos. Este foco de Kéré geralmente está em países africanos como Benin, Togo, Quênia, Moçambique e Sudão.


Escola Sarbalé Ke Pavillion

Kéré também apoia o uso racional dos materiais e defende seu equilibrado, para evitar o desperdícios nos projetos.

“Através de edifícios que demonstram beleza, modéstia, ousadia e invenção, e pela integridade de sua arquitetura e gesto, Kéré defende graciosamente a missão deste Prêmio”, afirmou a comissão do Pritzker.

“O que mais você pode querer do que o seu trabalho capacitar inúmeros outros?”

“Espero mudar o paradigma, levar as pessoas a sonhar e arriscar. Não é porque você é rico que você deve desperdiçar material. Não é porque você é pobre que você não deve tentar criar algo de qualidade … todo mundo merece qualidade, todo mundo merece luxo e todo mundo merece conforto. Estamos interligados e as preocupações com o clima, a democracia e a escassez são preocupações de todos nós”



O singelo projeto da escola primária de Gando já demonstra a inteligência de seu trabalho. Construído com materiais simples, o edifício é composto de três salas entremeadas por corredores abertos, tudo coberto por um telhado único. As paredes, os pisos e os tetos das salas foram feitos de argila retirada do próprio terreno.



Escola Secundária Lycee Schorge

Para a cobertura foram usadas telhas metálicas curvadas, que se apoiam sobre uma estrutura leve construída com vergalhões – barras metálicas que geralmente ficam “escondidas” dentro de estruturas de concreto. As abas largas do telhado protegem o edifício das chuvas e do sol intensos. Combinadas com aberturas no teto das salas, grandes venezianas metálicas garantem a ventilação natural permanente dos espaços. Para uma região onde a temperatura pode chegar a 45ºC, é um feito e tanto.

Em 2017 o Serpentine Galleries elegeu Francis Kéré para a construção do Serpentine Pavilion 2017 e Kéré Architecture. Ele explica este projeto: 



Serpentine Pavilion

"... Quando o sol brilha, os visitantes podem encontrar sombra sob a copa, ou sentar e tomar banho de sol no pátio que o rodeia. Mas em dias chuvosos, a água da chuva escorre através de um óculo na cobertura do pavilhão, criando um espetacular efeito de cachoeira antes de finalmente ir para um sistema de drenagem, escondido debaixo do chão. A estrutura também assume um caráter diferente à noite, quando as paredes de madeira se tornam uma fonte de iluminação."



Parabéns Francis Kéré! Sua vitória nos orgulha muito e enche as nossas esperanças para um mundo realmente mais plural e inclusivo também na arquitetura.

Conheça mais do trabalho de Francis Kéré AQUI

ATUALIZAÇÃO EM 12/08/2022

Muyiwa Oki foi eleito como o próximo presidente do Royal Institute of British Architects (RIBA) a partir de 1º de Setembro de 2022 e assumirá o seu mandato presidencial de dois anos em 1º de setembro de 2023.



Muyiwa Oki é arquiteto da consultoria de construção Mace Group. Ao longo de sua carreira ele trabalhou em projetos de infraestrutura de grande escala, como o HS2 Euston (imagem abaixo) e o projeto de aquecimento e energia do norte de Londres.


Enquanto estava na Grimshaw Architects, ele foi fundador e presidente do Grupo Multiétnico e da rede de aliados e impulsionou a mudança cultural para colegas em todo o mundo. Muyiwa é palestrante externo e mentor de aspirantes a arquitetos em programas para incentivar uma maior mobilidade social dentro da indústria.

Em declaração, Muyiwa Oki disse:

“Sou grato ao movimento de base cujo apoio e paixão ofereceram uma plataforma para representar os trabalhadores de arquitetura. Acima de tudo, um agradecimento especial aos membros e nomeados, que responderam a este movimento, sintonizaram e votaram – especialmente aqueles que o fizeram pela primeira vez. 

Podemos nos orgulhar de uma eleição onde pessoas de cor, em diferentes estágios de suas carreiras, de todas as identidades, possam ser ouvidas e vistas se candidatando para representar a profissão. Espero que este seja o começo de muitas coisas boas que estão por vir para aqueles que se sentem desprivilegiados e sub-representados. 

Estou orgulhoso da minha campanha, o discurso foi positivo, enérgico e inspirador. Foi um privilégio correr ao lado de Jo e Sumita e, como membros do conselho e do conselho do RIBA, estou ansioso para trabalhar com vocês para oferecer equidade, transparência e inovação na arquitetura.”


O atual presidente do RIBA (2021-23), Simon Allford, disse:

“Parabéns a Muyiwa que liderou uma campanha louvável com um manifesto eleitoral focado no futuro da profissão. Este é um momento emocionante para o RIBA, pois moldamos uma organização mais enxuta e ágil para apoiar nossa associação global e envolver todos os interessados ​​em arquitetura. Estou ansioso para trabalhar de perto com Muyiwa como presidente eleito antes de entregar a ele em setembro de 2023.” 

Parabéns Muyiwa! 👏👏👏👏👏👏👏

Fontes: Arch Daily, G1, Casa Cor, Select Art, Designing Lighting 

Codlux® - Luz em LED

Luz é Função. Estamos empenhados nisso. 

LEIA TAMBÉM 
UIA 2021 RIO Expo
A Capital Mundial da Arquitetura voltou em 2021
 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Chuva e Led combinam? Sim e não...

Olá! É época de chuvas fortes em boa parte do Brasil. Inclusive no nordeste este ano, as águas caíram em Alagoas por exemplo enchendo regiões inteiras e desabrigando milhares de famílias. Com todo o respeito as vítimas, é um momento também para lembrarmos da fragilidade do Led em relação a uma possível exposição constante a umidade e água. Basicamente, o uso da iluminação em Led deve primeiramente considerar o seu local de aplicação: se o equipamento será de interno ou externo. Resumindo de forma bem didática, todo equipamento Led que não tiver uma certificação de proteção "IP65 e/ou IP66", deve ser usado em áreas internas - protegido da umidade, vapores de água, respingos, chuvas, alagamentos e submersão. Estas são regras básicas que, obrigatoriamente, devem ser aplicadas as Lâmpadas para soquetes diversos, aos plafons para embutir em gesso ou laje, as fitas em Led etc. Para uso fora de ambientes fechados como um Refletor Led por exemplo, existe a devida norma técnica

Perfilados: o detalhe essencial no Design Industrial de ambientes

Olá! Hoje vamos continuar a linha de postagens para o design arquitetônico industrial no interior de ambientes residenciais e corporativos. E o destaque agora vai para ele, um equipamento simples e de custo acessível, mas que faz toda a diferença para literalmente sustentar e dar "leveza" a iluminação: o perfilado! O QUE É? Imagens: Pinterest Criados originalmente para a suspensão e alimentação de circuitos e equipamentos de iluminação, ventilação, som ambiente ou, passagem de outros fios e cabos elétricos, telefônicos, dados etc nas construções industriais e comerciais, são destinados a instalações fixas ou suspensas justamente por terem uma aplicação muito flexível. COMO SÃO? Fabricados em chapa de aço pré galvanizado, pintura eletrostática, galvanização à fogo, alumínio ou aço inoxidável, eles são conhecidos tecnicamente como "eletrocalhas". Os melhores para o uso em design de interiores são aqueles mais resistentes, livres de rebarbas e que també

Codlux® no Pinterest: inspire-se como nós!

Olá! Está pensando em um projeto de iluminação e quer ir direto ao ponto, sem textão? Então, filtre o que você quer por imagens: acesse ideias e outros pins sobre Iluminação Led salvos na pasta "Luz em LED",  no Pinterest da Codlux®.  São muitas imagens para você consultar e se inspirar.  https://br.pinterest.com/codlux/luz-em-led/ Inspire-se, como nós! Siga o pincode abaixo e aproveite! Pincode Codlux® Codlux® - Luz em Led Luz é Função! Estamos empenhados nisso.