Pular para o conteúdo principal

A Cor do Ano 2023

Olá! Está para ser lançada a Cor do Ano Pantone de 2023!
Qual será a Cor do Ano Pantone 2023?
Quais empresas estarão dando vida à Cor do Ano Pantone, através de seus produtos?
Como foi escolhida a futura Cor do Ano Pantone?
A Cor do Ano Pantone de 2023 será apresentada durante um evento de transmissão ao vivo na quinta-feira, dia 1º de Dezembro de 2022. A Codlux® já está a postos para mostrar a você a Cor do Ano Pantone 2023! 

E, simultaneamente a atualização desta publicação, anunciaremos também a nossa "Luz do Ano", especificação de temperatura de cor para a iluminação que mais combinará com a futura escolha Cor do Ano Pantone. 

ATUALIZAÇÃO EM 1º DE DEZEMBRO

A Cor do Ano Pantone para 2023 é o Viva Magenta 18-1750.
A Cor do Ano deste ano é poderosa e empoderadora. É um novo vermelho animado, que se revela em pura alegria encorajando a experimentação e auto-expressão sem restrições. Um tom eletrizante e sem limites, que se manifesta como uma declaração de destaque. PANTONE 18-1750 Viva Magenta dá as boas-vindas a todos e a todos com a mesma energia de vida e espírito rebelde. 
É uma cor audaciosa, cheia de humor e inclusiva a todos. O Viva Magenta 18-1750 vibra com energia e vigor. É uma sombra enraizada na natureza, descendente da família vermelha e expressiva num novo sinal de força. Viva Magenta é corajosa e destemida, uma cor pulsante, cuja exuberância promove uma celebração alegre e otimista, escrevendo uma nova narrativa. 

Assista abaixo o videomix feito pela Codlux® com imagens oficiais do lançamento para entender bem o conceito que a Pantone deseja imprimir com a Cor do Ano Viva Magenta 18-1750: 


Leatrice Eiseman, Diretora Executiva do Pantone Color Institute declarou hoje que
"Nesta era da tecnologia, procuramos inspirar-nos na natureza e no que é real. PANTONE 18-1750 Viva Magenta descende da família dos vermelhos e é inspirado no vermelho da cochonilha, um dos corantes mais preciosos pertencentes à família dos corantes naturais, bem como um dos mais fortes e brilhantes que o mundo já conheceu. Enraizado no primordial, PANTONE 18-1750 Viva Magenta nos reconecta à matéria original, invocando as forças da natureza. PANTONE 18-1750 Viva Magenta galvaniza o nosso espírito, ajudando-nos a construir nossa força interior." 









A LUZ DO ANO 2022 

A Codlux® este ano indica como LUZ DO ANO para a Cor do Ano Pantone 2023 a temperatura de cor (Kelvin) em 3500k. Para interiores baseados puramente no novo PANTONE Viva Magenta 18-1750, a luz em LED branca quente em 3500K não descaracteriza este tom vermelho, mantendo a integridade das texturas especificadas com esta paleta.

Temperaturas de cor na luz em LED abaixo do 3500K começarão a 'avermelhar' ainda mais a paleta 18-1750. Do mesmo modo, temperaturas de cor na luz em LED acima do 3500K - principalmente aquelas que vão se aproximando do branco frio, como a partir do 4500K - incorrerão em uma desnecesária 'nata branca' de luz incidindo sob os interiores que terão o Viva Magenta como especificação. 

Quando jogamos luz sob uma textura já estamos, automaticamente, interferindo na cor deste alvo. Seja numa luz branca quente ou branca fria, alterações para mais ou para menos sempre se farão presentes no interiores.

O que a Codlux® sugere periodicamente com a sua LUZ DO ANO é uma temperatura de cor que 'interfira o menos possível' na especificação Pantone, principalmente no interiores/decoração!

Nem sempre 4000K

Teoricamente, o 4000K seria a temperatura de cor ideal para paletas não tão específicas como as da Pantone. Muitas pessoas optam por esta temperatura de cor branca neutra para 'não errarem tanto assim' na especificação luminotécnica com qualquer paleta. Porém... 

Quando aplicamos temperaturas de cor do 4000K para baixo ou, do 4000K para cima, qualquer paleta vai começar a descaracterizar. Existem cores no design de interiores que tendenciam muito a subir para o branco frio ou, descer muito para o branco quente! No caso aqui do Viva Magenta, 'descer o LED' até o 3500K é realmente o ideal porque, se subirmos a temperatura de cor no Viva Magenta a partir do 4500K também estaremos começando a descaracterizá-lo quando da proposta original em especificar o interiores com a sugestão Cor do Ano da Pantone!

Truques

A Cor do Ano PANTONE Viva Magenta 18-1750 é uma paleta puxada mais para o branco quente.
Não baseou todo o seu interiores no Viva Magenta mas, apenas em alguns detalhes no ambiente? 
Simples: use o LED em 3500K 'apenas' na textura aplicada com o Viva Magenta como por exemplo, instalando spots 3500K de no máximo 7W direcionados no seu sofá, quadro de arte na parede, escultura, movelaria destacada, cortinas, vaso de flores etc. Para os demais equipamentos de iluminação colocados em ambientes que não tenham decoração em cores muito frias aí sim, o uso do 4500K pode estar livre, sem contaminar as texturas com Viva Magenta! 

Fica a dica!😉 

Vamos relembrar quais foram as outras Cores do Ano Pantone lançadas desde 2000? 

Pantone, a referência

A cor é um elemento crítico no processo do design que aumenta o reconhecimento das marcas em até 87%, influenciando clientes em até 85% nas suas decisões de compra. A Pantone é desde 1963 uma autoridade global na comunicação e inspiração das cores para o mundo todo. 

Reconhecido globalmente como fonte líder na experiência das cores, o Pantone Color Institute fornece insights e soluções para orientar marcas e consumidores no desenvolvimento das estratégias de paletas que atendam às suas necessidades, sempre em dia com as tendências atuais. São vários os exemplos famosos do uso de serviços Pantone no fortalecimento das marcas. 

O histórico case da Tiffany

A Tiffany & Co. por exemplo, tem uma interessante história por trás de sua icônica cor de marca. Suas joias lendárias embaladas em caixas azuis exclusivas e sofisticadas são hoje uma identidade atemporal. A pantone começou a trabalhar com a Tiffany em 2001, quando padronizou este tom icônico para garantir que, não importasse em qual parte do mundo o cliente estivesse, a cor seria instantaneamente reconhecida por ele. A cor personalizada criada para a Tiffany pela Pantone é a denominada 1837 Blue. Ela recebeu esse nome por causa do ano de fundação da Tiffany, em 1837. 
Laurie Pressman do Pantone Color Institute diz que: 
... a cor conhecida como Tiffany Blue foi selecionada pelo fundador Charles Lewis Tiffany para a capa do Blue Book, coleção anual de joias primorosamente trabalhadas da Tiffany... Às vezes chamado de azul ovo de robin ou azul miosótis, a Tiffany transformou o seu tom distinto em um ícone internacional de elegância e sofisticação... A partir do momento em que você põe os olhos neste tom azul aquático fresco da Tiffany, cor que fala de 'vibração e fuga', você é imediatamente transportado para um mundo cheio de luxo e prazer. 

Presença Codlux®


Em Agosto de 2018 a Codlux® também fez sua singela participação nesta história de sucesso da Tiffany, com o lançamento do 'Tiffany & Co. Eau de Parfum' na loja do Shopping Iguatemi e na loja autorizada no Shopping Higienópolis, em São Paulo. A Codlux® mostrou sua cara no merchandising do novo produto iluminando o lindo frasco do perfume estilizado com LED, especialmente criado para o evento de lançamento aqui no Brasil. Veja mais detalhes 👉AQUI


Ousadia também nas causas!

A Pantone este ano já surpreendeu a todos com o lançamento em Novembro da sua campanha Colors of Love! Em conjunto com a Stop Homophobie, a iniciativa mira a maior competição de futebol do mundo, a Copa 2022.

Com o lema "Porque devemos sempre mostrar nossas cores", a ideia foi substituir a bandeira LGBTQIA+ tradicional arco-íris por uma versão 'codificada' nos estádios.

Entenda melhor, nas palavras da própria Pantone:

"Futebol, um esporte que combina alegria, tolerância, fraternidade e os maiores valores universais. Bem, digamos não exatamente para todas as autoridades do país que sediará o maior evento de futebol do mundo em 2022: elas estão prontas para confiscar as bandeiras LGBTQIA+ dentro e ao redor de seus estádios. Sim, em 2022, ainda existem países onde a homossexualidade é crime punível com prisão ou até, pena de morte. 30% dos franceses dizem que estão prontos para boicotar o evento. E, para as milhões de pessoas que estarão lá, a Pantone tomou uma iniciativa para ajudar a combater a homofobia na copa do Mundo: 

Uma versão da bandeira do arco-íris em que cada cor, foi substituída pelo código correspondente do catálogo oficial da Pantone, tornando impossível para as autoridades identificarem as cores da famosa bandeira do arco-íris e assim, expressar a alegria e o orgulho com um pouco mais de liberdade, levando acima de tudo as cores para o topo do mundo.
A Copa 2022 está se aproximando e os direitos LGBTQIA+ em alguns países estão retrocedendo.
Adote o #ColorsOfLove!"
 


'COR DO ANO' NAS MARCAS EM 2023

Mas, nem só de Pantone vive o mundo do design de interiors e de produtos. Grandes marcas tanto aqui quanto lá fora também apostaram em outras tendências, mais a ver com suas propostas e visões de mercado - como as fabricantes de tintas e até mesmo, concorrentes da própria Pantone, que têm sugestões de cor até para o ano de 2024! Enquanto 1º de Dezembro não chega, veja logo abaixo 11 novas belas cores já anunciadas como sugestões de 2023 para você também apostar sem errar ano que vem. É ler, saber e inspirar-se para o seu novo design de interiores.  


BEHR PAINT
Blank Canvas 
A Behr Paint Company anunciou como sua cor do ano para 2023 o Blank Canvas DC-003, um branco quente esperançoso e acolhedor que oferece possibilidades ilimitadas de design e decoração. Destinado a inspirar sentimentos de tranquilidade e renovação, o Blank Canvas é a resposta a um desejo crescente do consumidor de estar presente, encontrar paz de espírito e abraçar o futuro. O Blank Canvas oferece sem esforço uma lousa em branco limpa e convidativa, que permite que a individualidade e a criatividade fluam livremente. Este branco harmoniza facilmente com tons neutros, de terra e pastéis, além de combinar bem com o preto num impacto mais dramático. 


Benjamin Moore
Raspberry Blush 2008-30
Alegria de viver em um tom vivaz de coral rosa tingido. Este é o sentimento para o Raspberry Blush 2008-30, a cor do ano 2023 da Benjamin Moore. Ele anima os sentidos com um 'otimismo elétrico' e de cor carismática. Este laranja vermelho sem é ousado, inspirado no desejo de um artista de se comunicar por meio de cores, formas e sons. Para comemorar sua Cor do Ano, a Benjamin Moore fez uma parceria com a dupla electro-funk Chromeo para destacar o tom otimista desta paleta e o papel dinâmico que ela desempenha na sua auto-expressão, muito parecido com a da música. 


Sherwin-Williams
Redend Point
A cor do ano 2023 da Sherwin-Williams é o Redend Point. O tom neutromédio do Redend Point brilha em uma variedade de contextos. Este 'bege-rubor' de tons desérticos, nem muito claro nem muito escuro, nem muito mal-humorado ou muito doce, é um exemplo por excelência de um meio-tom neutro que combina bem com os outros tons neutros. Embora possa ser bem comportado, a utilidade do Redend Point não se limita a cenários antiquados, podendos ser aplicada de armários na cozinha a paredes nos quartos. Materiais como madeira e tecidos naturais, bem como cores de terracota e argila, podem ajudar o Redend Point a dar uma 'sensação de deserto sudoeste'. E, se você quiser colocar um cinza na sua parede, pode também usar o Redend Point no teto, dando um destaque lindo e inesperado. O Redend Point é a escolha ideal para trazer uma sensação de serenidade e natureza a qualquer espaço. 


HGTV HOME by Sherwin-Williams 
Darkroom
Darkroom é a Cor do Ano 2023 da HGTV Home by Sherwin-Williams. Ela é uma 'tinta preta' com tons roxos, apelidada de 'novo neutro' e destinada a fornecer um visual retrô clássico e moderno para as cores da marca. Ela oferece uma aparência sem esforço, que revela a importância em se ter esperança para encontrar estabilidade e equilíbrio. 


AKZONOBEL 
Wild Wonder 
CORAL 
Silêncio de Inverno
A AkzoNobel elegeu o Wild Wonder como a sua Cor do Ano para 2023. À medida que as pessoas procuram apoio, conexão, inspiração e equilíbrio no mundo de hoje, elas mergulham nas maravilhas do mundo natural para encontrá-lo. O Wild Wonder e suas paletas de apoio trazem uma 'sensação de energia e positividade' para as casas de todo o mundo, ajudando-as a imaginar um novo visual empolgante. O Wild Wonder tem um tom positivo e brilhante, inspirado no mundo natural. 
Por se tratar preticamente da mesma empresa, no Brasil o Wild Wonder tambéms erá a Cor do Ano 2023 da Coral, denominada aqui de Silêncio de Inverno: uma cor positiva e natural que, ao nos conectar com a natureza, torna a nossa casa mais aconchegante. 

SUVINIL
Calcita Alaranjada
A Suvinil definiu no Brasil a sua Cor do Ano para 2023. Ela será o Calcita Alaranjada, um tom inspirado no mineral homônimo: Calcita Alaranjada é uma pedra reenergizante e purificadora, que equilibra as emoções, elimina o medo e combate a depressão, além de amenizar os problemas e maximizar nosso potencial. Trata-se de um laranja terroso que traz a energia da inovação enquanto abraça o conforto dos tons terrosos para 'equilibrar os sentidos'. Chega a hora de seguirmos em frente com a energia de uma cor que traz otimismo e segurança ao mesmo tempo, depois do turbilhão que passamos nos últimos anos. Para 2023, o Calcita Alaranjada traz uma 'pitada de humor' em todos os âmbitos e fala de um 'tom otimista e estimulante', que passa a se relacionar também com as nossas reconexões na natureza junto a sua energia aterradora de nuances terrosas. 


LUKSCOLOR
LKS 1059 - Carmen

A Lukscolor apresentou o LKS 1059 - Carmen como a  sua Cor do Ano para 2023. Ele é um tom terroso que remete às nossas raízes, à natureza, à nossa cultura e brasilidade. Nos novos tempos em que o mundo vislumbra a importância de preservarmos nossas origens e nosso futuro, o LKS 1059 - Carmen da Lukscolor vai de encontro a este movimento ao celebrar a força da terra, da mãe natureza e do feminino em todos os sentidos dentro do universo da arquitetura e da decoração. O LKS 1059 - Carmen é um tom que pode ser combinado com uma série de outras paletas, das neutras aos verdes, dos azuis aos laranjas, das madeiras nobres como o Pau Ferro aos elementos em dourado. 


PPG/RENNER
Vining Ivy

Vining Ivy é a Cor do Ano escolhida pela PPG para 2023. O Vining Ivy é uma cor verde-azulada versátil, de tom ousado mas calmo que pode ser usada em todos os cômodos da casa. É uma adição moderna aos designs contemporâneos que dá um toque de cor vibrante à sua casa. O Vining Ivy é energizante mas aterrador, funcionando literalmente em qualquer espaço. Sua versatilidade elimina as suposições do design, deixando os consumidores com mais tempo para se deliciar com as coisas que realmente importam para eles. 


GRAHAM & BROWN 
Alizarin
A Graham & Brown apresentou tanto o seu Design de Papel de Parade do Ano quanto a sua Cor do Ano para 2023. São eles:
Design of the Year: Forenzia
Color of the Year: Alizarin
Profundo, temperamental mas refrescantemente quente, o tom vermelho ruivo do Alizarin foi feito para criar espaços convidativos. Batizado com o nome de um pigmento derivado de plantas historicamente usadas como corantes em todo o mundo, este vermelho rico do Alizarin leva você a uma viagem em terras antigas e exóticas. Usado em pequenos espaços o Alizarin cria um efeito de casulo que, os transforma em salas maiores, numa residência verdadeiramente opulenta. 


WGSN & COLORO 2023
Digital Lavender
A WGSN & Coloro não fabrica tintas mas, assim como a própria Pantone, também dita tendências! E o roxo retornará como uma cor-chave para 2023, representando o bem-estar e escapismo digital. Esta é a aposta da WGSN & COLORO para o ano que vem, onde os consumidores desejarão proteger e melhorar a sua saúde mental. O Digital Lavender se conectará nesse foco pra oferecer a sensação de estabilidade e equilíbrio. Pesquisas sugerem que tons como o do Digital Lavender evocam calma e serenidade, sendo também uma cor inclusiva de gênero já estabelecida no público jovem. A qualidade sensorial do Digital Lavender o torna ideal no autocuidado, práticas de cura e produtos de bem-estar. Este roxo também será fundamental para os eletrônicos de consumo digital e iluminação de humor. 


WGSN & COLORO 2024
Apricot Crush
A WGSN & Coloro já coroou oficialmente também o Apricot Crush como a sua nova Cor do Ano para 2024. O Apricot Crush (Coloro 024-65-27) atua como um tom restaurador e energizante, onde sua tonalidade é inspirada em frutas de tons um pouco mais suaves. Seu brilho oferece versatilidade e combina bem com neutros, sendo também considerado inclusivo no gênero. O Apricot Crush não será encontrado apenas em seu móvel mas também, poderá ser visto em 2024 nos produtos de beleza, cuidados com a pele, perfumes e cores de cabelo.


ADEQUAÇÃO & DESENVOLVIMENTO CODLUX® 
Hamburgueria Donnie's


Como todas estas Cores do Ano podem inspirar o seu projeto de iluminação? 
Além claro da correta especificação da luz em LED aplicada ao seu ambiente harmonizado no interiores com alguma destas belíssimas paletas de cores aqui sugeridas, os projetos luminotécnicos da Codlux® vão além, oferecendo ainda pinturas ou re-pinturas nas carcaças dos equipamentos inspiradas na cor que você desejar - desde que a paleta esteja disponível em algum de nossos pintores parceiros. Como por exemplo no caso da Hamburgueria Donnie's que, através da Archumã Arquitetura, nos encomendou para a sua nova unidade do Itaim pendentes em Vermelho Segurança, que remetem muito a Cor do ano Viva Magenta da Pantone. Originalmente, esta peça é comercializada nas cores branca ou preta. E elas ficaram realmente lindas no Vermelho Segurança! 



E aí? Inspirados também com todas estas lindas cores para 2023?😍

Converse com a Codlux® sobre mais sugestões de como aplicar a correta luz em LED na sua Cor do Ano preferida e demais adaptações de pintura, acessando-nos em: 

https://codlux.com/contato 

Robson Giro - especial para a Codlux® 

Fontes: Pantone, ARS Technica, Furniture Lighting Decor, Architectural Digest, Behr Paint Company, Benjamin Moore, Akzonobel, Sherwin-Williams, HGTV Home, Coral, Lukscolor, Suvinil, PPG/Renner, Graham & Brown, WGSN & Coloro

Codlux® - Luz em LED

Luz é Função. Estamos empenhados nisso. 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Chuva e Led combinam? Sim e não...

Olá! É época de chuvas fortes em boa parte do Brasil. Inclusive no nordeste este ano, as águas caíram em Alagoas por exemplo enchendo regiões inteiras e desabrigando milhares de famílias. Com todo o respeito as vítimas, é um momento também para lembrarmos da fragilidade do Led em relação a uma possível exposição constante a umidade e água. Basicamente, o uso da iluminação em Led deve primeiramente considerar o seu local de aplicação: se o equipamento será de interno ou externo. Resumindo de forma bem didática, todo equipamento Led que não tiver uma certificação de proteção "IP65 e/ou IP66", deve ser usado em áreas internas - protegido da umidade, vapores de água, respingos, chuvas, alagamentos e submersão. Estas são regras básicas que, obrigatoriamente, devem ser aplicadas as Lâmpadas para soquetes diversos, aos plafons para embutir em gesso ou laje, as fitas em Led etc. Para uso fora de ambientes fechados como um Refletor Led por exemplo, existe a devida norma técnica...

Duplex no Morumbi

Olá! Neste projeto luminotécnico especificado por  Marcos Britto da Codlux® em Novembro de 2019, os constantes entraves pandêmicos e até alguns erros de projeto provenientes do longuíssimo 'delay' nos confinamentos demandou muito mais tempo que o previsto para um acompanhamento perfeito nas instalações dos equipamentos LED entregues. De fato, a pandemia de 2020 foi devastadora para muitas famílias, com perdas irreparáveis de entes queridos e readaptações drásticas no ritmo de vida urbano das populações globais - inclusive no que disse respeito a planos, metas e expectativas. Não poderia ser diferente neste caso. Como a Codlux® lidou com esta situação toda é o que você irá acompanhar daqui em diante.   Localizado no bairro do Morumbi em São Paulo, a especificação luminotécnica aplicada aos apartamentos deste conjunto de edifícios na verdade, atendeu duas unidades de 250 m² cada que agora, contam com a correta iluminação da Codlux®. O primeiro dos apartamentos já foi compl...

Projeto Ilhabela

Olá! 😃 A Codlux® apresenta para você mais um projeto de iluminação para uma bela residência de Verão localizada em Ilhabela, litoral norte de São Paulo.  Acompanhe todos os detalhes nas imagens exclusivas especialmente captadas pela Codlux® para este projeto luminotécnico especificado por Marcos Britto. E inspire-se😍, como nós💡!  Crédito de todas as fotos e videos:  Codlux® Projetos de Iluminação  O PROJETO A arquitetura responsável pelo projeto de edificação desta casa de Verão em Ilhabela já tinha uma idéia de como queria iluminar a residência de seu cliente. A Codlux® foi então corrigindo adequadamente as especificações como posicionamentos, temperaturas de cor e funções da luz como difusa, aberta, fechada, pontual etc.  Como o local de instalação é bem distante de nosso Showroom Técnico, trabalhamos com o arquivo DWG enviado pela arquitetura para as devidas medições, posicionamentos e sugestão de produtos de iluminação LED. Porém, o design de interio...