Pular para o conteúdo principal

A Cor do Ano 2023

Olá! Está para ser lançada a Cor do Ano Pantone de 2023!
Qual será a Cor do Ano Pantone 2023?
Quais empresas estarão dando vida à Cor do Ano Pantone, através de seus produtos?
Como foi escolhida a futura Cor do Ano Pantone?

A Cor do Ano Pantone de 2023 será apresentada durante um evento de transmissão ao vivo na quinta-feira, dia 1º de Dezembro de 2022. A Codlux® já está a postos para mostrar a você a Cor do Ano Pantone 2023! 

E, simultaneamente a atualização desta publicação, anunciaremos também a nossa "Luz do Ano", especificação de temperatura de cor para a iluminação que mais combinará com a futura escolha Cor do Ano Pantone. 


Vamos relembrar enquanto isto, quais foram as Cores do Ano Pantone lançadas desde 2000? 

Pantone, a referência

A cor é um elemento crítico no processo do design que aumenta o reconhecimento das marcas em até 87%, influenciando clientes em até 85% nas suas decisões de compra. A Pantone é desde 1963 uma autoridade global na comunicação e inspiração das cores para o mundo todo. 

Reconhecido globalmente como fonte líder na experiência das cores, o Pantone Color Institute fornece insights e soluções para orientar marcas e consumidores no desenvolvimento das estratégias de paletas que atendam às suas necessidades, sempre em dia com as tendências atuais. São vários os exemplos famosos do uso de serviços Pantone no fortalecimento das marcas. 

O histórico case da Tiffany

A Tiffany & Co. por exemplo, tem uma interessante história por trás de sua icônica cor de marca. Suas joias lendárias embaladas em caixas azuis exclusivas e sofisticadas são hoje uma identidade atemporal. A pantone começou a trabalhar com a Tiffany em 2001, quando padronizou este tom icônico para garantir que, não importasse em qual parte do mundo o cliente estivesse, a cor seria instantaneamente reconhecida por ele. A cor personalizada criada para a Tiffany pela Pantone é a denominada 1837 Blue. Ela recebeu esse nome por causa do ano de fundação da Tiffany, em 1837. 
Laurie Pressman do Pantone Color Institute diz que: 
... a cor conhecida como Tiffany Blue foi selecionada pelo fundador Charles Lewis Tiffany para a capa do Blue Book, coleção anual de joias primorosamente trabalhadas da Tiffany... Às vezes chamado de azul ovo de robin ou azul miosótis, a Tiffany transformou o seu tom distinto em um ícone internacional de elegância e sofisticação... A partir do momento em que você põe os olhos neste tom azul aquático fresco da Tiffany, cor que fala de 'vibração e fuga', você é imediatamente transportado para um mundo cheio de luxo e prazer. 

Presença Codlux®


Em Agosto de 2018 a Codlux® também fez sua singela participação nesta história de sucesso da Tiffany, com o lançamento do 'Tiffany & Co. Eau de Parfum' na loja do Shopping Iguatemi e na loja autorizada no Shopping Higienópolis, em São Paulo. A Codlux® mostrou sua cara no merchandising do novo produto iluminando o lindo frasco do perfume estilizado com LED, especialmente criado para o evento de lançamento aqui no Brasil. Veja mais detalhes 👉AQUI


Ousadia também nas causas!

A Pantone este ano já surpreendeu a todos com o lançamento em Novembro da sua campanha Colors of Love! Em conjunto com a Stop Homophobie, a iniciativa mira a maior competição de futebol do mundo, a Copa 2022.

Com o lema "Porque devemos sempre mostrar nossas cores", a ideia foi substituir a bandeira LGBTQIA+ tradicional arco-íris por uma versão 'codificada' nos estádios.

Entenda melhor, nas palavras da própria Pantone:

"Futebol, um esporte que combina alegria, tolerância, fraternidade e os maiores valores universais. Bem, digamos não exatamente para todas as autoridades do país que sediará o maior evento de futebol do mundo em 2022: elas estão prontas para confiscar as bandeiras LGBTQIA+ dentro e ao redor de seus estádios. Sim, em 2022, ainda existem países onde a homossexualidade é crime punível com prisão ou até, pena de morte. 30% dos franceses dizem que estão prontos para boicotar o evento. E, para as milhões de pessoas que estarão lá, a Pantone tomou uma iniciativa para ajudar a combater a homofobia na copa do Mundo: 

Uma versão da bandeira do arco-íris em que cada cor, foi substituída pelo código correspondente do catálogo oficial da Pantone, tornando impossível para as autoridades identificarem as cores da famosa bandeira do arco-íris e assim, expressar a alegria e o orgulho com um pouco mais de liberdade, levando acima de tudo as cores para o topo do mundo.
A Copa 2022 está se aproximando e os direitos LGBTQIA+ em alguns países estão retrocedendo.
Adote o #ColorsOfLove!"
 


'COR DO ANO' NAS MARCAS EM 2023

Mas, nem só de Pantone vive o mundo do design de interiors e de produtos. Grandes marcas tanto aqui quanto lá fora também apostaram em outras tendências, mais a ver com suas propostas e visões de mercado - como as fabricantes de tintas e até mesmo, concorrentes da própria Pantone, que têm sugestões de cor até para o ano de 2024! Enquanto 1º de Dezembro não chega, veja logo abaixo 11 novas belas cores já anunciadas como sugestões de 2023 para você também apostar sem errar ano que vem. É ler, saber e inspirar-se para o seu novo design de interiores.  


BEHR PAINT
Blank Canvas 
A Behr Paint Company anunciou como sua cor do ano para 2023 o Blank Canvas DC-003, um branco quente esperançoso e acolhedor que oferece possibilidades ilimitadas de design e decoração. Destinado a inspirar sentimentos de tranquilidade e renovação, o Blank Canvas é a resposta a um desejo crescente do consumidor de estar presente, encontrar paz de espírito e abraçar o futuro. O Blank Canvas oferece sem esforço uma lousa em branco limpa e convidativa, que permite que a individualidade e a criatividade fluam livremente. Este branco harmoniza facilmente com tons neutros, de terra e pastéis, além de combinar bem com o preto num impacto mais dramático. 


Benjamin Moore
Raspberry Blush 2008-30
Alegria de viver em um tom vivaz de coral rosa tingido. Este é o sentimento para o Raspberry Blush 2008-30, a cor do ano 2023 da Benjamin Moore. Ele anima os sentidos com um 'otimismo elétrico' e de cor carismática. Este laranja vermelho sem é ousado, inspirado no desejo de um artista de se comunicar por meio de cores, formas e sons. Para comemorar sua Cor do Ano, a Benjamin Moore fez uma parceria com a dupla electro-funk Chromeo para destacar o tom otimista desta paleta e o papel dinâmico que ela desempenha na sua auto-expressão, muito parecido com a da música. 


Sherwin-Williams
Redend Point
A cor do ano 2023 da Sherwin-Williams é o Redend Point. O tom neutromédio do Redend Point brilha em uma variedade de contextos. Este 'bege-rubor' de tons desérticos, nem muito claro nem muito escuro, nem muito mal-humorado ou muito doce, é um exemplo por excelência de um meio-tom neutro que combina bem com os outros tons neutros. Embora possa ser bem comportado, a utilidade do Redend Point não se limita a cenários antiquados, podendos ser aplicada de armários na cozinha a paredes nos quartos. Materiais como madeira e tecidos naturais, bem como cores de terracota e argila, podem ajudar o Redend Point a dar uma 'sensação de deserto sudoeste'. E, se você quiser colocar um cinza na sua parede, pode também usar o Redend Point no teto, dando um destaque lindo e inesperado. O Redend Point é a escolha ideal para trazer uma sensação de serenidade e natureza a qualquer espaço. 


HGTV HOME by Sherwin-Williams 
Darkroom
Darkroom é a Cor do Ano 2023 da HGTV Home by Sherwin-Williams. Ela é uma 'tinta preta' com tons roxos, apelidada de 'novo neutro' e destinada a fornecer um visual retrô clássico e moderno para as cores da marca. Ela oferece uma aparência sem esforço, que revela a importância em se ter esperança para encontrar estabilidade e equilíbrio. 


AKZONOBEL 
Wild Wonder 
CORAL 
Silêncio de Inverno
A AkzoNobel elegeu o Wild Wonder como a sua Cor do Ano para 2023. À medida que as pessoas procuram apoio, conexão, inspiração e equilíbrio no mundo de hoje, elas mergulham nas maravilhas do mundo natural para encontrá-lo. O Wild Wonder e suas paletas de apoio trazem uma 'sensação de energia e positividade' para as casas de todo o mundo, ajudando-as a imaginar um novo visual empolgante. O Wild Wonder tem um tom positivo e brilhante, inspirado no mundo natural. 
Por se tratar preticamente da mesma empresa, no Brasil o Wild Wonder tambéms erá a Cor do Ano 2023 da Coral, denominada aqui de Silêncio de Inverno: uma cor positiva e natural que, ao nos conectar com a natureza, torna a nossa casa mais aconchegante. 

SUVINIL
Calcita Alaranjada
A Suvinil definiu no Brasil a sua Cor do Ano para 2023. Ela será o Calcita Alaranjada, um tom inspirado no mineral homônimo: Calcita Alaranjada é uma pedra reenergizante e purificadora, que equilibra as emoções, elimina o medo e combate a depressão, além de amenizar os problemas e maximizar nosso potencial. Trata-se de um laranja terroso que traz a energia da inovação enquanto abraça o conforto dos tons terrosos para 'equilibrar os sentidos'. Chega a hora de seguirmos em frente com a energia de uma cor que traz otimismo e segurança ao mesmo tempo, depois do turbilhão que passamos nos últimos anos. Para 2023, o Calcita Alaranjada traz uma 'pitada de humor' em todos os âmbitos e fala de um 'tom otimista e estimulante', que passa a se relacionar também com as nossas reconexões na natureza junto a sua energia aterradora de nuances terrosas. 


LUKSCOLOR
LKS 1059 - Carmen

A Lukscolor apresentou o LKS 1059 - Carmen como a  sua Cor do Ano para 2023. Ele é um tom terroso que remete às nossas raízes, à natureza, à nossa cultura e brasilidade. Nos novos tempos em que o mundo vislumbra a importância de preservarmos nossas origens e nosso futuro, o LKS 1059 - Carmen da Lukscolor vai de encontro a este movimento ao celebrar a força da terra, da mãe natureza e do feminino em todos os sentidos dentro do universo da arquitetura e da decoração. O LKS 1059 - Carmen é um tom que pode ser combinado com uma série de outras paletas, das neutras aos verdes, dos azuis aos laranjas, das madeiras nobres como o Pau Ferro aos elementos em dourado. 


PPG/RENNER
Vining Ivy

Vining Ivy é a Cor do Ano escolhida pela PPG para 2023. O Vining Ivy é uma cor verde-azulada versátil, de tom ousado mas calmo que pode ser usada em todos os cômodos da casa. É uma adição moderna aos designs contemporâneos que dá um toque de cor vibrante à sua casa. O Vining Ivy é energizante mas aterrador, funcionando literalmente em qualquer espaço. Sua versatilidade elimina as suposições do design, deixando os consumidores com mais tempo para se deliciar com as coisas que realmente importam para eles. 


GRAHAM & BROWN 
Alizarin
A Graham & Brown apresentou tanto o seu Design de Papel de Parade do Ano quanto a sua Cor do Ano para 2023. São eles:
Design of the Year: Forenzia
Color of the Year: Alizarin
Profundo, temperamental mas refrescantemente quente, o tom vermelho ruivo do Alizarin foi feito para criar espaços convidativos. Batizado com o nome de um pigmento derivado de plantas historicamente usadas como corantes em todo o mundo, este vermelho rico do Alizarin leva você a uma viagem em terras antigas e exóticas. Usado em pequenos espaços o Alizarin cria um efeito de casulo que, os transforma em salas maiores, numa residência verdadeiramente opulenta. 


WGSN & COLORO 2023
Digital Lavender
A WGSN & Coloro não fabrica tintas mas, assim como a própria Pantone, também dita tendências! E o roxo retornará como uma cor-chave para 2023, representando o bem-estar e escapismo digital. Esta é a aposta da WGSN & COLORO para o ano que vem, onde os consumidores desejarão proteger e melhorar a sua saúde mental. O Digital Lavender se conectará nesse foco pra oferecer a sensação de estabilidade e equilíbrio. Pesquisas sugerem que tons como o do Digital Lavender evocam calma e serenidade, sendo também uma cor inclusiva de gênero já estabelecida no público jovem. A qualidade sensorial do Digital Lavender o torna ideal no autocuidado, práticas de cura e produtos de bem-estar. Este roxo também será fundamental para os eletrônicos de consumo digital e iluminação de humor. 


WGSN & COLORO 2024
Apricot Crush
A WGSN & Coloro já coroou oficialmente também o Apricot Crush como a sua nova Cor do Ano para 2024. O Apricot Crush (Coloro 024-65-27) atua como um tom restaurador e energizante, onde sua tonalidade é inspirada em frutas de tons um pouco mais suaves. Seu brilho oferece versatilidade e combina bem com neutros, sendo também considerado inclusivo no gênero. O Apricot Crush não será encontrado apenas em seu móvel mas também, poderá ser visto em 2024 nos produtos de beleza, cuidados com a pele, perfumes e cores de cabelo.

E aí? Inspirados com estas lindas cores para 2023?😍
Não esqueça: ainda falta a da Pantone! Fique ligado na atualização!  

Robson Giro - especial para a Codlux® 

Fontes: Pantone, ARS Technica, Furniture Lighting Decor, Architectural Digest, Behr Paint Company, Benjamin Moore, Akzonobel, Sherwin-Williams, HGTV Home, Coral, Lukscolor, Suvinil, PPG/Renner, Graham & Brown, WGSN & Coloro

Codlux® - Luz em LED

Luz é Função. Estamos empenhados nisso. 

TOP PUBLICAÇÕES

Lar Inteligente 360º

Olá! Durante quatro semanas, especialistas e fornecedores vão apresentar virtualmente temas inéditos e soluções tecnológicas. É o  Lar inteligente 360º , um projeto online da  AURESIDE - Associação Brasileira de Automação Residencial e Predial . O objetivo é difundir conhecimento e promover debates com uma audiência seletiva e de forte influencia nos processos decisórios de projetos residenciais, tanto novos como na sua adequação de uso. Em todos os dias de palestras, haverão também apresentações de projetos, produtos e soluções para casas inteligentes e conectadas.  UM ENCONTRO VIRTUAL SOBRE TECNOLOGIA E O FUTURO DE NOSSAS CASAS! De 15 de setembro a 8 de outubro   Palestrantes:  Para conhecer melhor o programa e fazer sua inscrição gratuita, visite:   https://larinteligente.com.br/evento-online A Codlux® está acompanhando tudo e atualizará oportunamente esta postagem com as novidades mais importantes mostradas no evento, aguarde! ATUALIZAÇÃO EM 14/10/20 Acesse o resumo rápido do que j

Faria Lima Plaza: o Batata floresce!

Olá! Dia 17 de Agosto é o Aniversário de nosso amado bairro de Pinheiros aqui na cidade de São Paulo . Preparamos este super post especialmente para você que deseja morar, trabalhar, se divertir ou mesmo conhecer um dos primeiros bairros da segunda maior cidade da América Latina em 2020, onde a população já passa dos 20 milhões e a riqueza gerada, beira a casa dos US$530 bilhões ao ano. E Pinheiros hoje ilustra bem este progresso todo: uma edição da revista Veja São Paulo de Janeiro de 2019 destacava em matéria especial, um grande empreendimento a ser erguido no Largo da Batata , região do bairro de onde está localizada a Codlux®: o  Faria Lima Plaza . O projeto arquitetônico em questão é assinado pelo famoso escritório de arquitetura  Kohn Pedersen Fox Associates  (KPF), que tem vários outros 'skyscrapers' marcantes ao redor do mundo - imagens abaixo.  O Faria Lima Plaza tem o mesmo potencial em se tornar um grande e marcante ícone arquitetônico do mercado imobiliário pau

Codlux® no Pinterest: inspire-se como nós!

Olá! Está pensando em um projeto de iluminação e quer ir direto ao ponto, sem textão? Então, filtre o que você quer por imagens: acesse ideias e outros pins sobre Iluminação Led salvos na pasta "Luz em LED",  no Pinterest da Codlux®.  São muitas imagens para você consultar e se inspirar.  https://br.pinterest.com/codlux/luz-em-led/ Inspire-se, como nós! Siga o pincode abaixo e aproveite! Pincode Codlux® Codlux® - Luz em Led Luz é Função! Estamos empenhados nisso. 

Verão Codlux®

Olá!  😀  " Tava aflita já né minha filha?"   Pois ele chegou!!  Estamos no VERÃO ! 🌞 ✈️🏖🌊🤽‍♀️⚽️🏊‍♂️🍉🍸  Mesmo com a pandemia, Sabendo se Cuidar ,  dá para Aproveitar 👍🏻 E não se preocupe: a tecnologia Led economiza energia e também, não esquenta a iluminação de sua casa ou empresa. Mas, lembre-se de poupar toda água que puder nesta época de veraneio. Assim, não faltará recursos para continuar mantendo a sua higienização e de todos em dia. Rapidamente então, vamos aproveitar e lembrar aqui as melhores DICAS DE VERÃO  - novas ou já publicadas pelo Blog - para você se cuidar e cuidar bem de tudo na estação mais vibrante do ano. Também, atualizaremos esta postagem sempre que houverem mais informações e novidades. Acompanhe!  Como me previno do coronavírus no Verão? Estudos e especialistas especularam em Novembro de 2020 que o coronavírus teria mais dificuldade de se espalhar com a temperatura alta, resistindo bem menos tempo no calor. Isso porém foi colocado em dúvida n

Sumirê Lapa, São Paulo

Olá! Espelhamos aqui o Projeto de Andre Caixeta para a Perfumaria Sumirê  (unidade da da Lapa, São Paulo), em 2017. Luz em LED pontual e direta foi usada para destacar o seu excelente Mix de Produtos. O Resultado foi tão bom que estendeu-se posteriormente a outras filiais da rede. Acompanhe nas imagens.  Gemini, Hubble, Fadil Iris Gemini, Hubble, Fadil Canaleta Scutum  CONTINUAÇÃO EM 2020 Postagem originalmente publicada em 03/05/2017. Codlux® - Luz em LED Luz é Função. Estamos empenhados nisso. 

Retrospectiva Codlux® 2020

Olá! Quem diria que, num ano tão doido e 'arrastado' como foi 2020, chegaríamos enfim do outro lado desta conturbada travessia com um certo alívio. Este ano não era pra ser bem assim.  Todas as previsões feitas em 2019 apontavam uma certa melhoria nos números econômicos e sociais para 2020. E também muitos anos antes, num típico exercício de futurologia o site The Next Web em 27 de Janeiro de 2014 (onde você estava?) tentava nos prever como seria o ano de 2020. Baseado no livro "Shift 2020"  de autoria de  Rudy De Waele , um artigo no site compilou diversas previsões sobre como seria a vida seis anos depois, através de uma ampla gama de pensadores e agentes do setor de tecnologia. Dentre algumas destas certezas estavam:  “Haverá mais robôs usados ​​como terapeutas, companheiros, assistentes e até amigos para ajudar as pessoas no seu dia a dia." ( Ariane Van de Ven , especialista em tendências globais da Telefonica I + D ) “Os governos municipais farão trocas co

Expo Bella 2021

Olá! Dia 28 de Julho foi a vez da Codlux® conhecer mais de pertinho os lindos lançamentos da Edição Especial Expo Bella 2021 .  Em um belo showroom totalmente novo, a Bella Iluminação nos apresentou peças incríveis, em um evento presencial seguro (com pré-agendamento) para evitar aglomerações devido a pandemia.  Os lighting designers  Marcos Britto  e  André Caixeta  estiveram presentes no novo showroom da Bella Iluminação, junto a um representante da empresa.  Disponibilizamos agora para você, algumas imagens do que vimos no  Lançamento da Linha 2021 . ARANDELAS   PENDENTES SOBREPORES TERMOPLÁSTICO   Quer mais detalhes dos produtos? Assista ao video abaixo:  Gostou das novidades? Então marque  também um horário em nosso Showroom Técnico para discutir o seu projeto de iluminação, já com o Catálogo Linha 2021 da Bella Iluminação em mãos. Nossos profissionais explicarão a você todos os detalhes das aplicações para cada novo produto lançado no seu projeto luminotécnico. Inspire-se como

Tokyo 2020

Olá! 😀 As Olimpíadas 2020 🥇 em Tokyo no Japão🎎 começaram muito bem para o Brasil, com Marta fazendo 2 gols na goleada ⚽️ de 5 X 0 contra a China no Estádio Miyagi - em jogo da primeira rodada do Grupo F na estreia do futebol feminino nos jogos. Nossa torcida está com toda Equipe Olímpica e também, estamos na maior FÉ em Arthur Nory na Ginástica Masculina🤸🏻‍♂️! Lembramos que em 2019, Arthur Nory 🏅 conquistou o ouro em barra fixa no Mundial de Ginástica com uma grande apresentação em Stuttgart, recebendo o título mundial da categoria! Veja no video:   A belíssima  Tocha Olímpica  das Olimpíadas de Tokyo nos inspira nestes tempos duros de desafio e enfrentamento, onde os jogos esportivos motivam a todos nós em alcançar a VITÓRIA em nossas vidas! Como bem lembrou Thomas Bach em seu discurso na abertura dia 23 de Julho: “Hoje é um momento de esperança. Sim, é muito diferente do que todos nós imaginamos, mas vamos valorizar este momento porque finalmente estamos todos aqui junt

Chuva e Led combinam? Sim e não...

Olá! É época de chuvas fortes em boa parte do Brasil. Inclusive no nordeste este ano, as águas caíram em Alagoas por exemplo enchendo regiões inteiras e desabrigando milhares de famílias. Com todo o respeito as vítimas, é um momento também para lembrarmos da fragilidade do Led em relação a uma possível exposição constante a umidade e água. Basicamente, o uso da iluminação em Led deve primeiramente considerar o seu local de aplicação: se o equipamento será de interno ou externo. Resumindo de forma bem didática, todo equipamento Led que não tiver uma certificação de proteção "IP65 e/ou IP66", deve ser usado em áreas internas - protegido da umidade, vapores de água, respingos, chuvas, alagamentos e submersão. Estas são regras básicas que, obrigatoriamente, devem ser aplicadas as Lâmpadas para soquetes diversos, aos plafons para embutir em gesso ou laje, as fitas em Led etc. Para uso fora de ambientes fechados como um Refletor Led por exemplo, existe a devida norma técnica

Perspectiva Codlux® 2022

Olá! Nossa 2ª  Perspectiva Codlux®  para a iluminação de ambientes está pronta para você apreciar! Fomos buscar algumas das informações mais relevantes disponíveis que irão ajudar você ancorar as decisões para 2022 na casa, trabalho e tecnologia. Além disso agora, as melhores fontes consultadas estarão sinalizadas logo início do texto, como uma forma adicional de combate as fake news.  Boa leitura e, inspire-se como nós!  Design de Produto O que se espera como tendências para o ano de 2022?  A edição 2021 da mostra em São Paulo revelou o desejo de arquitetos e lighting designers para 2022 em especificar mais a iluminação indireta, sem muitos spots ou linhas LED cortando tetos e paredes.  Seguindo a tendência de tons terrosos, o bege e a madeira pedirão uma luz LED bem mais delicada nas superfícies do interiores e também nos 'truques'.  Peças com mais personalidade e funcionalidade serão destaque!  O site Designboom destacou como tendência em 2022 a loja da Haydon - Beauty Coll