Pular para o conteúdo principal

CES 2022

Olá! Em 2021 a famosa feira CES (Consumer Electronics Show) realizou pela primeira vez o seu evento apenas no modo online por causa da COVID-19. Em 2022 vai ser diferente: a CES 2022 retornará à Las Vegas entre os dias 5 a 8 de Janeiro para um evento presencial com mais de 1900 expositores, onde se exigirá comprovante de vacinação dos participantes. E esta preocupação continua mais viva e válida do que nunca para 2022: em 13 de Dezembro o site EdisonReport em comunicado divulgou: 

"... Lamentamos informar que, após os grandes eventos presenciais como o IESNYC e o IALD Holiday Party terem sido realizados em Dezembro de 2021, algumas pessoas relataram testes positivos para a COVID-19 - mesmo embora elas estivessem sido totalmente vacinadas. Por precaução, sugerimos agora que você que também compareceu a estes eventos faça um teste COVID, observando que os sintomas da doença podem não aparecer de 5 a 7 dias após a possibilidade de um contágio". 

Há de se tomar então muito cuidado com a CES 2022 presencial pois, também em 2020 - antes então do ápice da pandemia - a feira foi acusada posteriormente ao seu encerramento de ter ajudado a espalhar o vírus tanto nos EUA como no resto do mundo. 

A maior janela aberta para a tecnologia 


Há muito tempo categorias como casa inteligente, tecnologia de veículos e startups vêm crescendo, mesmo quando notamos que novas eras como a atual tecnologia espacial privada, tecnologia de alimentos e tokens não fungíveis (NFTs) estejam emergindo muito rapidamente hoje. 

Na CES 2022, líderes globais dos principais varejistas e da indústria se juntarão no centro de convenções Las Vegas Convention Center, Estados Unidos. As grandes empresas confirmadas são Samsung, Sony, TCL, Motorola, LG, Intel, entre outras. A maioria das grandes marcas deve realizar os seus principais anúncios nos primeiros dias, como novas TVs inteligentes, smartphones, eletrodomésticos, entre outros dispositivos. 



Apenas profissionais ligados à indústria de tecnologia podem participar da feira. A Codlux® estará atenta neste post para os mais relevantes anúncios voltados para a iluminação em LED e casa conectada na CES 2022. 



Acompanhe aqui mesmo as nossas atualizações! 

ATUALIZAÇÃO EM 22/12/21 

A variante africana Ômicron do Coronavírus já está fazendo baixas na CES 2022: por causa dela, as empresas de tecnologia Amazon, Microsoft, T-Mobile, Meta (Facebook), Twitter, Pinterest, iHeartMedia e outras desistiram de comparecer ao evento. A Ring, unidade de produtos para casa inteligente da Amazon também declarou que não estará mais no evento presencialmente devido a variante Ômicron. No total até 24 de Dezembro já são 42 empresas desistentes de participar presencialmente na CES 2022.  


 
O site The Verge alertou também esta semana que Qualcomm, OnePlus e HTC ainda não anunciaram mudanças em seu cronograma, enquanto a LG só iria desistir após decisão da Consumer Technology Association (CTA), organizadora da CES. Samsung, Sony, Google e TikTok estariam avaliando as condições locais para realizar sua participação presencial.

A CTA disse que confirma a realização presencial da CES 2022 em Las Vegas e o grande foco agora é fazer isso acontecer da maneira mais segura pelos protocolos oficiais de saúde e assim, deixar as pessoas confortáveis nos ambientes. A CES 2022 aceitará apenas participantes totalmente vacinados, fornecendo testes rápidos de covid-19 gratuitamente para todos na feira. 

ATUALIZAÇÃO EM 03/01/2022 

A organização do evento reduziu a feira para apenas 3 dias, em comunicado feito pelo site oficial da CES neste final de semana. Os motivos, óbvio, são o crescimento de novos casos de COVID e crescimento da variante ômicron nos EUA.

O que realmente esperar da CES 2022 neste cenário? 

Quanto à nossa casa inteligente, o site Wired diz em artigo do dia 1º de Janeiro que:

"... podemos esperar uma variedade de dispositivos equipados com chip como alto-falantes inteligentes, aspiradores, comedouros para pets, monitores de uso de água, banheiros com bidês sofisticados e escovas de dente Bluetooth. Porém, até que aconteça o lançamento do Matter (novo padrão de casa inteligente a ser suportado por Apple, Google, Amazon e Samsung em 2022) não espere por hora mais interoperabilidade entre esses dispositivos. Até que isso aconteça, grande parte da casa inteligente será a mesma que vimos nos briefings virtuais da CES 2021, como o robô Charmin que entregou papel higiênico quando se notou que acabou; a máscara facial AO com ventiladores e filtros em volta para purificar o ar; o assistente pessoal Yoganotch que o orientou aulas de ioga em casa e outras soluções do tipo..." 

Randy Reid do site Edison Report também publicou em 5 de Janeiro o seu 'desânimo' com esta edição da CES para o lighting:

"... Seu humilde editor participou da CES em anos anteriores, mas não neste ano pois há muito poucas empresas lançando produtos de iluminação. Este ano, muitas empresas desistiram do CES por causa da COVID e há poucos lançamentos de iluminação. Estamos lendo os relatórios do evento e continuaremos a transmitir tudo o que captarmos... Existem milhares de produtos interessantes sendo lançados e se encontrarmos mais alguma nova tecnologia relacionada à iluminação, avisaremos você."

Acompanhe conosco agora estas novidades: 

TELAS LED


Mas, parece que independentemente das desistências ou migração do presencial para o digital que importantes empresas de alta tecnologia estão demonstrando agora na CES 2022, a LG é um dos players que segue firme em seu propósito de inovar 'evento a evento'. A líder mundial em inovação de tecnologias de display anunciou ainda no final de Dezembro de 2021 que apresentará na CES 2022 as suas novas Telas OLED Transparentes. Elas serão recomendadas para o nosso dia a dia, como instalações comerciais, escritórios, residências e transporte. O chamado conceito 'OLED Shelf' tem dois displays OLED transparentes (um acima do outro) e se integra perfeitamente à decoração da sala de estar por exemplo, sendo perfeito para exibir programas de TV ou pinturas de galeria em seu modo ativo, transformando estes espaços em um lugar que exala modernidade. 

Um dos novos modelos de tela OLED transparente da LG pode ser encaixado em uma vitrine de madeira para compras off-line em lojas de departamentos, Shoppings etc. Se aplicarmos esta tecnologia OLED transparente também às sala de conferências, pode-se ajudar equipes profissionais nos escritórios a maximizar sua produtividade com uma tela bem mais expansiva para videoconferência, apresentações e entretenimento. Isto, sem comprometer a visão aberta de uma janela de vidro normal e ainda economizando espaço ao eliminar grandes TVs ou monitores planos, adicionando assim uma sensação de amplitude e maior liberdade ao local de trabalho. 

A Samsung anunciou já no dia 4 de Janeiro, sua Tela Portátil The Freestyle, um equipamento que projeta imagens Full HD nos diversos ambientes para por exemplo, iniciar um sessão de filmes e outras visualizações de video com os amigos naqueles lugares que não possuem uma tela de TV. O gadget vem com alto-falante integrado e se encaixa até em uma simples canopla de teto ou, ser conectada a um soquete padrão do tipo E26 para as lâmpadas comuns. Focada no público mais jovem, a tela The Freestyle conta com um alto-falante embutido de 5 W, ideal também para acampamentos e outras emergências de entretenimento, com som claro e graves reproduzidos sem distorção. E, se o usuário preferir, pode ainda conectar a ela uma caixa Bluetooth para melhorar o som.

O gadget usa a plataforma Tizen para navegação, streaming e espelhamento de tela no Android e iOS, além de comandos de voz no assistente de sua preferência.

O recurso mais legal para nós foi, quando esta mini tela não estiver em uso nos videos, poder então ativar o seu “modo ambiente”, que transforma a Tela Portátil The Freestyle em uma luminária - assista ao video acima. Nos Estados Unidos a pré-venda começou no dia 4 nas cores rosa, verde e laranja. O equipamento também deve chegar ao Brasil no primeiro semestre de 2022. 

ILUMINAÇÃO LED


Outra empresa que se antecipou antes mesmo do primeiro dia útil da CES 2022 foi a Eve, ao anunciar novos produtos para casa inteligente com o HomeKit da Apple. Um deles é a Eve Outdoor Cam, uma câmera com holofote LED que custa US $ 250 (R$ 1.417,18 em cotação do dia 03/01/22). Funcionando com o HomeKit Secure Video, ela vem com o seu holofote LED incorporado a uma caixa de metal preto fosco, projetada para ser instalada do lado de fora de sua casa ou empresa. 



Com um campo de visão de 157º, visão noturna e detecção de movimento, ela captura o audio das conversas em modo bidirecional - muito comum em câmeras de segurança externas mais sofisticadas. Estas gravações são criptografadas e armazenadas na conta iCloud do usuário. Consequentemente, sua Apple TV ou HomePod poderá denunciar quando uma pessoa, animal, veículo ou pacote estiver presente do lado de fora da casa antes do registro ser armazenado com segurança. O histórico de acesso fica disponível por 10 dias no aplicativo Apple Home, onde uma conta com 50 GB de armazenamento dá suporte a câmera. Mas, ainda assim será preciso ter uma conta com 200 GB de armazenamento se você optar em ter várias câmeras interligadas. Há também para isso a opção de 2 TB, para um armazenamento ilimitado da Eve Outdoor Cam. O produto estará disponível a partir de 5 de Abril de 2022 no site da Eve e também na Amazon americana. 

A empresa americana Sengled também fez anúncios de iluminação inteligente antes da sua estreia na CES 2022, como luzes externas de segurança Wi-Fi integrando videos em TVs. Mas o que realmente chamou atenção foi uma Lâmpada Inteligente com Rastreamento de Saúde, a Health Monitoring Light

Esta luz de monitoramento de saúde da Sengled para soquetes A19 são capazes de rastrear o sono, bem como realizar outras medições biométricas como frequência cardíaca, temperatura corporal e outros sinais vitais. As lâmpadas vêm chip duplo Wi-Fi/Bluetooth para conectividade. Configurando uma segunda Lâmpada dessas pode-se criar uma rede mesh baseada em Bluetooth para descobrir por exemplo, se alguém caiu na sala e precisa urgente de ajuda. A lâmpada recebeu o prêmio de inovação CES 2022 mas, ainda demorará um tempo até vermos a Health Monitoring Light a venda. A Sengled espera lançá-la até Setembro de 2022. 

A GE Lighting - agora uma empresa pertencente a marca Savant - apresentou na CES 2022 novos produtos de iluminação inteligente da sua linha Cync. Entre dispositivos como controladores de temperatura, produtos de segurança externa etc, a Iluminação LED da Série Cync conta agora com lâmpadas RGB inteligentes mais coloridas e também, lâmpadas decorativas inteligentes do tipo filamento em vários formatos e tamanhos. 

As lâmpadas vêm equipadas com Wi-Fi desbloqueando, controle pelo aplicativo Cync da Savant, controle de voz na Alexa e Google Assistente, agendamento de cenas e muito mais recursos. As lâmpadas da GE também interagem com outros produtos da linha Cync como fitas LED e interruptores de parede inteligentes, detectores de movimento, plugues e câmeras inteligentes internas e externas e termostato com sensores. Isto ajuda a criar mais facilmente as cenas personalizadas nos ambientes desejados. O Cync também contará com integração ao protocolo Matter já em 2022, permitindo aí que as lâmpadas da GE interajam de maneira segura com soluções de outras marcas 'concorrentes'. As novas luzes inteligentes Cync da GE estarão disponíveis em Março na Lowe's, Best Buy, Target e Amazon a partir de US$ 11,99 (R$ 68,20 em cotação do dia 05/01/22). 

A empresa americana Abode usou a CES para marcar o lançamento de sua primeira lâmpada LED inteligente colorida, a Abode Smart Color Bulb RGB. Até aí nada de mais dentre as tantas opções já à venda no mercado, não fosse por um detalhe: ela inclui um curioso serviço personalizado de assinatura, que dá acesso a mais variedade nos recursos avançados de automação da iluminação.

Com o serviço, você pode definir várias camadas de luzes a serem ativadas, definir períodos de desligamento e conectar-se a outros produtos domésticos inteligentes da Abode. A lâmpada tem conectividade 2.4 GHz Wi-Fi, Bluetooth LE e acesso via Alexa, Google Assistente e protocolo IFTTT. 

Funciona em 120V e tem potência de 9 Watts, com bons 800 lumens de iluminação e índice de reprodução de cor (IRC) de 90+ para kelvins de 1800K (branco quente) a 6500K (branco frio). A fabricante sugere até 22 anos de expectativa de vida para a Abode Smart Color Bulb RGB, baseado no uso diário em 3 horas. Ela ainda conta com resistência à umidade mas, não deve ser usada em luminárias totalmente fechadas. O pack com 2 unidades pode ser encontrado a US $ 29,99 (R$ 170,51 em cotação do dia 10/01/22) no site oficial da Abode. 

Para os usuários Apple, a Tapo - marca de casa inteligente da TP-Link - está fazendo sua estreia nos Estados Unidos com uma série de produtos, dentre eles uma lâmpada smart compatível ao HomeKit, com funções de sincronização de música.

A lâmpada WiFi L535 Multicolor Smart WiFi suporta uma ampla gama de acessórios, incluindo um hub residencial inteligente dedicado e um botão de controle sem fio. A luminância da lâmpada L535 Multicolor Smart WiFi alcança 1100 lúmens. 

A Govee atualizou suas luzes de parede hexagonais para modelos no formato cubo, algo bem legal mostrado na CES 2022. Os Govee Glide Hexa criam efeitos incríveis de iluminação RGBIC 3D nos espaços internos e devem ser lançados neste verão, com preços a US $ 189,99 (R$ 1.080,21 em cotação do dia 10/01/22). 


O kit Govee Glide Wall Light é outra novidade que vem com 7 a 12 peças por kit, são intercambiáveis em três seções separadas por ladrilho e contam com controladores de LED independentes, onde você pode gerar várias combinações. Até 57 cores podem ser exibidas por vez em cada luminária.

O kit Govee Glide Wall Light 7 peças é vendido por US $ 99,99 (R$ 568,45 em cotação do dia 10/01/22); o modelo de 12 peças é vendido por US $ 149,99 (R$ 852,70 em cotação do dia 10/01/22). Todos os produtos estão disponíveis nos Estados Unidos, Europa , Canadá e Reino Unido.  

CASA INTELIGENTE  


A Samsung apresentou na CES 2022 o display inteligente Home Hub, um dispositivo para monitorar e controlar equipamentos inteligentes conectados ao seu sistema SmartThings. O visual do gadget é bem parecido com um tablet e vem com uma dock para carregar e apoiá-lo. Funcionando como uma central de comando do SmartThings, o Home Hub usa interface semelhante a de outros apps Samsung. 

No equipamento, consegue-se acessar por exemplo guias de dispositivos, automação e serviços da casa inteligente. Ao longo de 2022 um maior número de acessórios domésticos inteligentes será compatível ao Home Hub como Smart TVs, monitores e até refrigeradores. O lançamento no mercado se dará inicialmente apenas na Coreia do Sul. Na CES 2022 a Samsung também anunciou ser membro fundador da Home Connectivity Alliance (HCA), iniciativa que almeja maior intercambialidade em nuvem nos eletrodomésticos inteligentes para que estes, funcionem perfeitamente integrados e  independentemente da marca. Arçelik, Electrolux, Haier, GE Appliances e Trane Technologies são outras empresas que participam do projeto. Lembrando que a Samsung também fará parte do Matter, outra iniciativa que integrará soluções de conectividade segura entre diversos equipamentos concorrentes para a casa inteligente, como as lâmpadas LED por exemplo. 

A Lenovo apresentou na Consumer Electronic Show 2022 novos produtos para casa inteligente, como o Smart Clock Essential. Trata-se de um misto de relógio e alto-falante inteligentes. O gadget tem suporte a Alexa da Amazon e Google Assistente para definição de lembretes, configuração de alarmes, compras online e controle de outros aparelhos inteligentes conectados, como lâmpadas LED smarts.

Seu display LED exibe horas, informações do tempo e também conta com um dimmer light. Ele pode conectar-se ao Amazon Music e outros serviços de música, além de vir com uma porta USB para o carregamento do celular. O acessório Ambient Light Dock quando conectado a ele, fornece luz ambiente com oito modos de iluminação como tons quentes e frios, definidos pelo usuário.

Nos Estados Unidos o Smart Clock Essential custará US$ 59,99 (R$ 340,00 em cotação do dia 07/01/22). O Lenovo Ambient Light Dock terá preço de US$ 29,99 (R$ 170,46 em cotação do dia 07/01/22). 

Já a nova versão do Smart Frame da Lenovo é painel inteligente de 21,5 polegadas que carrega as imagens do celular via memória integrada. Vídeos armazenados no telefone e no Google Fotos também podem ser exibidos. O suporte ao Instagram e acessórios fitness deve chegar em breve. O Lenovo Smart Frame custará nos EUA US$ 399,99 (R$ 2,2 mil em cotação do dia 07/01/22). 

METAVERSO 


Em nossa Perspectiva Codlux® 2022 destacamos AQUI o Metaverso como uma das tecnologias emergentes já para este ano. E a CES será a vitrine do nicho, com a Samsung disponibilizando no futuro mundo virtual 'habitável' os seus produtos mais famosos e inovadores para a decoração da casa digital dos usuários. 

Uma parceria com a plataforma de metaverso asiática ZEPETO, disponibilizará os dispositivos da Samsung para decorar estas casas no metaverso. A novidade permitirá por exemplo, personalizar a disposição de móveis, eletrodomésticos e tom dos ambientes; tirar fotos com TVs Samsung e smartphones Galaxy; comprar roupas com nomes e logotipos da marca pela plataforma Galaxy House; experimentar diretamente no metaverso até 18 produtos Samsung - incluindo novidades de 2022 - na área My House e muitas outras interações virtuais. 

Continue ligado nesta publicação para as atualizações mais importantes no LED a serem apresentadas na edição 2022 da CES. 

Robson Giro especial para a Codlux® - Luz em LED 

Baixe esta publicação em PDF ou MHTML para ler off-line no Google Chrome ou navegador/aplicativo compatível 



Fontes: CES, EdisonReport, Tecmundo, Meio & Mensagem, TudoCelular, LEDinside, Revista Home Theater, Wired, C|Net, Toms Guide, Tecnoblog, Canaltech, Digitaltrends, PR Newswire 

Codlux® - Luz em LED

Luz é Função. Estamos empenhados nisso. 

LEIA TAMBÉM 
CES 2021

A volta em formato digital 

Os produtos em Led Inteligente mais legais lançados na Feira 
CES 2019 

Os destaques da Feira para a casa conectada em 2019 

TOP PUBLICAÇÕES

Faria Lima Plaza: o Batata floresce!

Olá! Dia 17 de Agosto é o Aniversário de nosso amado bairro de Pinheiros aqui na cidade de São Paulo . Preparamos este super post especialmente para você que deseja morar, trabalhar, se divertir ou mesmo conhecer um dos primeiros bairros da segunda maior cidade da América Latina em 2020, onde a população já passa dos 20 milhões e a riqueza gerada, beira a casa dos US$530 bilhões ao ano. E Pinheiros hoje ilustra bem este progresso todo: uma edição da revista Veja São Paulo de Janeiro de 2019 destacava em matéria especial, um grande empreendimento a ser erguido no Largo da Batata , região do bairro de onde está localizada a Codlux®: o  Faria Lima Plaza .  O projeto arquitetônico em questão é assinado pelo famoso escritório de arquitetura  Kohn Pedersen Fox Associates  (KPF), que tem vários outros 'skyscrapers' marcantes ao redor do mundo - imagens abaixo.  O Faria Lima Plaza tem o mesmo potencial em se tornar um grande e marcante ícone arquitetônico do mercado imobiliário pa

Codlux® no Pinterest: inspire-se como nós!

Olá! Está pensando em um projeto de iluminação e quer ir direto ao ponto, sem textão? Então, filtre o que você quer por imagens: acesse ideias e outros pins sobre Iluminação Led salvos na pasta "Luz em LED",  no Pinterest da Codlux®.  São muitas imagens para você consultar e se inspirar.  https://br.pinterest.com/codlux/luz-em-led/ Inspire-se, como nós! Siga o pincode abaixo e aproveite! Pincode Codlux® Codlux® - Luz em Led Luz é Função! Estamos empenhados nisso. 

Lar Inteligente 360º

Olá! Durante quatro semanas, especialistas e fornecedores vão apresentar virtualmente temas inéditos e soluções tecnológicas. É o  Lar inteligente 360º , um projeto online da  AURESIDE - Associação Brasileira de Automação Residencial e Predial . O objetivo é difundir conhecimento e promover debates com uma audiência seletiva e de forte influencia nos processos decisórios de projetos residenciais, tanto novos como na sua adequação de uso. Em todos os dias de palestras, haverão também apresentações de projetos, produtos e soluções para casas inteligentes e conectadas.  UM ENCONTRO VIRTUAL SOBRE TECNOLOGIA E O FUTURO DE NOSSAS CASAS! De 15 de setembro a 8 de outubro   Palestrantes:  Para conhecer melhor o programa e fazer sua inscrição gratuita, visite:   https://larinteligente.com.br/evento-online A Codlux® está acompanhando tudo e atualizará oportunamente esta postagem com as novidades mais importantes mostradas no evento, aguarde! ATUALIZAÇÃO EM 14/10/20 Acesse o resumo rápido do que j