Pular para o conteúdo principal

Perspectiva Codlux® 2022

Olá! Nossa 2ª Perspectiva Codlux® para a iluminação de ambientes está pronta para você apreciar!


Fomos buscar algumas das informações mais relevantes disponíveis que irão ajudar você ancorar as decisões para 2022 na casa, trabalho e tecnologia.

Além disso agora, as melhores fontes consultadas estarão sinalizadas logo início do texto, como uma forma adicional de combate as fake news. 



Boa leitura e, inspire-se como nós! 


Design de Produto
O que se espera como tendências para o ano de 2022? 

A edição 2021 da mostra em São Paulo revelou o desejo de arquitetos e lighting designers para 2022 em especificar mais a iluminação indireta, sem muitos spots ou linhas LED cortando tetos e paredes. 



Seguindo a tendência de tons terrosos, o bege e a madeira pedirão uma luz LED bem mais delicada nas superfícies do interiores e também nos 'truques'. 









Peças com mais personalidade e funcionalidade serão destaque! 






O site Designboom destacou como tendência em 2022 a loja da Haydon - Beauty Collection Store em Suangzhou Beijing Road, China: elementos de ficção científica com referências celestiais decoram o seu interior. A força tecnológica é usada aqui para construir uma experiência de varejo que faça referência às qualidades da marca. Esferas furta-cor em pendentes podem também então ser aguardadas em 2022, como um toque futurista aos ambientes.




Algo similar a esta proposta moderna encontramos aqui no Brasil com o pendente Pixel, da Tashibra: seus efeitos tridimensionais nas esferas podem ser conseguidos com o auxílio de boas lâmpadas LED RGB ou brancas (frias ou quentes). 

E se o minimalismo estará fora do interiores em 2022 (culpa do cringe?), o site Designboom porém ainda insiste no formato para a iluminação como em colunas, luminárias de mesa e pendentes. 



O Designboom acredita que pássaros, palha e integração a Natureza são apostas ainda inevitáveis para 2022. E não nos cabe julgar... 




O site House Of Hipsters reafirma a tendência para 2022 das fibras e tranças também na iluminação de ambientes. Esqueça um pouco então a palha e pense agora em muito, muito tecido felpudo, corda e até lã nas luminárias! 




No destaque abaixo, pendentes com design by Nicole Tomazi para Bertolucci Iluminação (imagem: reprodução de publicação no Instagram da empresa em 3/01/22) 



O site House Beautiful alertou: o mármore voltará com tudo em 2022! E o que o mármore mais ama no interiores? Luz branca fria difusa entre o 5000-6000K. Para cumprir essa missão, só mesmo plafons e painéis planos muito bem dispostos na iluminação de serviço. 




O site Livingetc também aposta nas 'formas espaciais' para 2022 na iluminação do design de interiores. 




O Livingetc confirma ainda o mármore voltando em 2022 no interiores. Por isso mesmo, sugere colunas LED com sua base de apoio também em mármore.  



O site My Decor Trends nos lembra que o geométrico agora, anda muito mais abusadinho com a sua 'órbita' abrindo espaços irregulares em pendentes e perfis lineares - tanto no teto quanto paredes. Porque chega só de horizontal ou vertical.  


As extraordinárias luminárias autorais com temas que lembram a vida marinha ou extraterrestres, serão mais comuns de se ver por aí em 2022. 




O site The Mercury News acertou na mosca (de propósito ou não) ao citar a tendência de mais iluminação natural nos ambientes em 2022 - e de quebra, indicando que ela nos remeterá ao 'bio', como neste belo pendente 'aranha' no dining room que, durante o dia, integra a sala com a área externa. 



Muito branco, cromado e um pouco de veludo: assim é o high life em House of Gucci. E o site Architectural Digest sugere que você também traga para 2022 o visual glam do filme Casa Gucci. Se a atuação de Lady Gaga e a veracidade no roteiro são postos a prova respectivamente pelos críticos de cinema e atual geração da família Gucci, o mesmo não se pode dizer da extravagante viagem ao vestuário e interiores, que deslumbra nossos olhos. Com luxo desenfreado e o melhor do design italiano, as ideias abaixo do set de filmagem também podem funcionar em sua casa.


Paolo Gucci por exemplo (interpretado por Jared Leto) está entre cadeiras tubulares de aço com assentos de couro e grandes abajures com motivos tropicais.


Algumas citações à iluminação nas cenas: 

Arandela por Goffredo Reggiani 

 
Abajur de Mesa de mesa Torso, por Menu 

Abajur de mesa Palmeral Marlow



O site australiano Interiors Online exalta para 2022 toda a estética maximalista e sua glória de confronto de padrões e mashup de texturas emocional. Os especialistas sugerem adicionar 'drama' em pequenas doses por exemplo na copa, sala e hall de entrada. Outra forma inteligente de incorporar o maximalismo no interiores e sem muito esforço através da iluminação é investindo em uma solução de grande energia maximalista: alguém aí disse um belo e deslumbrante lustre?! 




Em 2022, a iluminação suspensa assumirá uma direção totalmente nova, com designs marcantes que explorem a individualidade, a forma e a função. É esta a previsão da Real Homes ao destacar a iluminação de vidro nos pendentes e suas variações de cor e textura, com um design estriado ou esferas em forma de bolha que criam peças centrais verdadeiramente espetaculares.   


As tendências para 2022 na iluminação de ambientes também pedirá mais vidro devidamente reciclado, conforme as normas já aprovadas nos países que adotarão legislações rígidas para a economia circular - resultado de inúmeras manifestações observadas nos últimos anos a favor de um planeta mais sustentável. 



Já há algum tempo, vínhamos observando no mercado chinês o surgimento de peças técnicas de iluminação em LED fabricadas nas mais variadas cores. No final de 2021 esta tendência se fortaleceu, como no caso dos novos spots coloridos da marca chinesa O.Y. Lighting Co. por exemplo. Pode ser que em 2022 tenhamos mais produtos de linha técnica sendo oferecidos assim também no Brasil - o que nos reforça lembrar a você que, a Codlux® inclusive tem há anos em seu portfolio de serviços este tipo de solução. Através de nossa Adequação e Desenvolvimento, oferecemos a possibilidade da pintura de um equipamento de iluminação em LED especificado no seu projeto: escolha a cor que você desejar (mediante paleta disponível), sem que com isso se perca a garantia do produto. 



A O.Y. Lighting Co. também aposta no 'corte' para o seu design em 2022, o que nos surpreendeu bem com esta geometria funcional em produtos 'transformers', como na linda linha de spots abaixo. 


A característica de multiplicidade na função de um único equipamento de iluminação em LED ganhará ainda mais opções em 2022, além daquilo que já vemos hoje por exemplo nos trilhos eletrificados, que podem acoplar no mesmo corpo, uma luz direta, indireta, focal e difusa - tudo isso dependendo do que estiver embarcado no kit. Na imagem abaixo, o ambiente Casa LG Thinq do Estudio Guto e Requena com Pax para a edição da CasaCOR SP 2021 (foto Codlux®). 


Outros produtos, como este embutido da empresa chinesa PNY, são revisitações que dão novas formas e finalidades a equipamentos já tradicionais de iluminação, como aos antigos "olho de Moskow".


Em 2022, o design de produtos para iluminação em LED também está prometendo!

Como ficará a iluminação em escritórios?

Um artigo de Katie Nale para o IES publicado em Junho de 2021 levantou com alguns profissionais da iluminação o destino do Home Office e escritórios no mundo pós pandemia. Como ela mesma disse na ocasião, 
"Quanto mais as coisas mudam, mais elas permanecem as mesmas... e, no entanto, a maioria de nós ainda precisa ver a vida retornar ao mundo que conhecíamos em 2019... enquanto muitos trabalhadores anseiam pela interação cara a cara que 2020 nos privou, outros ficariam muito felizes em continuar fazendo o Zoom de um hotel na praia pelo resto da vida... já outros, ficarão ainda em cima do muro." 

O que veremos a partir de 2020 no lighting corporativo se alinhará com esta declaração? A conferir! Vejamos agora o que pensam os outros convidados. 
 

Rachel Fitzgerald, associada sênior do IES e líder de disciplina de iluminação da Stantec. 


"Muitas das organizações de nossos clientes estão prevendo especificações menores, mais compartilhamento de assentos e uma proporção maior de espaço dedicado à colaboração, apoio à cultura organizacional e espaços alternativos para trabalho individual, algo bem além da mesa. A iluminação de escritório se adaptará acomodando uma força de trabalho mais flexível, com espaços focados na colaboração que exigirão camadas ajustáveis ​​de iluminação, com controles variáveis ​​para atender a uma variedade de usuários e as suas necessidades nos novos espaços.

Os controles de iluminação estão em constante evolução e se tornando mais importantes como parte de uma solução de design de iluminação holística. Isso se deve em parte ao avanço dos códigos de energia, mas também para lidar com as mudanças em nosso local de trabalho. Com o foco cada vez maior na colaboração, os espaços estão se tornando adaptáveis ​​com camadas de iluminação que podem ser facilmente ajustadas para atender às diferentes necessidades do usuário. Além disso, com o aumento da dependência de chamadas de vídeo, os espaços de trabalho precisam ser fornecidos não apenas com iluminação horizontal adequada para o plano de trabalho, mas também iluminação vertical de qualidade que seja confortável e ajustável para os usuários serem bem iluminados para vídeo. 

O debate entre escritórios abertos ou privados será exclusivo para cada cultura organizacional e nenhum dos dois desaparecerá totalmente. Seguindo em frente, os espaços de trabalho serão projetados para eficiência e eficácia e não uma abordagem única para todos. À medida que as empresas passam a ver como o espaço pode oferecer suporte a usuários individuais, estamos vendo modelos híbridos de pessoas trabalhando em casa e no escritório. Os sistemas de iluminação serão mais flexíveis com controles fáceis de usar para uma variedade de grupos de usuários. O que antes era uma única camada de iluminação ambiente de escritório, agora precisa ser uma solução em camadas incorporando iluminação de perímetro indireta, direta e vertical, todas controladas separadamente.

A maior parte da iluminação residencial não é adequada para trabalhar em casa - algo que aprendi em primeira mão durante a pandemia! Pessoalmente, tive que adicionar alguma luz indireta ao meu escritório em casa, aumentando os níveis de iluminação ambiente na minha área de trabalho. À medida que as pessoas adaptam seus escritórios em casa criando espaços mais “permanentes” para trabalhar em casa, as atualizações de iluminação serão um elemento-chave para qualquer renovação."  



Maria del Pilar Toro-Ortiz, diretora técnica da Ideas en Luz 


"Haverá um período de transição em que os modelos híbridos serão usados ​​e, eventualmente, nosso novo normal será estabelecido. Temos duas áreas de oportunidade: espaços multifuncionais e iluminação vertical para videoconferência. Espaços multifuncionais apresentam novos desafios: Cada superfície será considerada uma superfície de trabalho e precisará estar em conformidade com os códigos e regulamentações locais? Os espaços híbridos que podem ou não funcionar como escritórios estão sujeitos aos mesmos regulamentos rigorosos? Também é preciso considerar que muitos desses espaços são improvisados, o que deixa uma grande janela de oportunidade para iluminação vertical para videoconferência. Se no escritório tradicional as recomendações de iluminação são principalmente horizontais, nossa situação atual apresenta um novo desafio - iluminação vertical para modelar apropriadamente o rosto das pessoas para videoconferência.

Resumindo? sim. Em questão de semanas, passamos de escritórios lotados e espaços diversos para escritórios domésticos improvisados ​​que trouxeram desafios por si próprios. Precisamos repensar as melhores soluções de home office que satisfaçam nosso escritório remoto / híbrido atual e o intermediário. A transição entre os dois espaços deve ser mais suave - uma mistura de iluminação doméstica e de escritório em ambos os espaços.

Demonstrou-se que a iluminação tem impacto na saúde mental, o que se tornou um dos maiores desafios para empregados e empregadores nesta dinâmica de trabalho em constante evolução. Precisamos da luz certa para o bem-estar, para mudar as atividades e para aproximar as pessoas. Precisamos resgatar estratégias de contraste diante da uniformidade excessiva, entender o uso do espaço de forma humanizada e flexível e, acima de tudo, reavaliar os padrões de iluminação - do quantitativo ao qualitativo."



Michael Thornton, diretor de marketing da Focal Point LLC 


"Pelo que tenho lido e ouvido, a tendência para um espaço de escritório mais condensado está sendo reconsiderada. As áreas comuns e salas de conferências estão sendo modificadas ou redesenhadas para permitir mais espaço por indivíduo. Não está claro exatamente como isso afetará a iluminação do escritório. Muito provavelmente, a iluminação ambiente confortável continuará sendo necessária para áreas de estar abertas e uma iluminação mais especializada será necessária para áreas como salas de videoconferência ou espaços comuns. Uma sensação de conforto proveniente de casa será procurada em espaços de escritório, o que pode traduzir-se em luminárias mais “inspiradas na hospitalidade” a serem utilizadas nestas áreas. Isso pode incluir tecnologias como dimerização a quente, que não são tão comuns em escritórios comerciais como em outros setores.

O escritório em casa é um aplicativo muito personalizado e variado, onde todos podem atuar como designers de acordo com suas preferências. Tenho certeza de que novos produtos de iluminação voltados para o lar inundarão o mercado de uma cadeia de fornecimento global diversificada, mas é improvável que algo seja criado que agregue um novo valor além do que existe hoje. Por exemplo, meu escritório em casa é quase 100% iluminado durante o dia e eu uso muito pouca iluminação ambiente e de trabalho à noite, pois a maior parte do meu trabalho é baseado em computador.

A conexão entre saúde, bem-estar e luz vai aumentar à medida que a ciência e a tecnologia continuam a evoluir. É interessante observar como a ciência da luz está sendo quantificada em melhores práticas ou recomendações definidas. Muitos influenciadores, com diferentes interesses e opiniões, estão fazendo suas vozes serem ouvidas e, como resultado, um amplo espectro de soluções e recomendações são promovidos com vários níveis de respaldo científico. Permitir que o IES conduza essas melhores práticas é a melhor maneira de garantir que a luz seja administrada de maneira adequada e prática para o bem-estar dos ocupantes."



Matthew Hartley, diretor da Matt Hartley Lighting LLC 

"Os controles têm sido um mercado em crescimento na indústria de iluminação há anos, mas a necessidade de controles aumentará cada vez mais no futuro. Eles serão usados ​​para videoconferência, iluminação natural, iluminação adaptativa e outros conceitos emergentes, como biofilia.

Escritórios abertos ainda são um conceito popular em design, mas os empregadores podem se tornar mais cautelosos sobre projetos de escritórios abertos com partições baixas no caso de um surto futuro. Com escritórios privados ou divisórias até mais altas, isso mudará o design geral de iluminação e o sistema de controle para esses espaços. O foco do projeto de iluminação mudará do brilho visível e critérios de espaçamento para camadas de luz e brilho no alto, bem como a necessidade de distribuições de luz mais diversificadas.

Nos últimos seis ou mais anos, a iluminação adaptativa foi desenvolvida e esta tecnologia está pronta para ser implementada para escurecimento e controle do espectro visível. Isso pode permitir que os usuários sigam os padrões da luz do dia ou simplesmente mudem o clima de um espaço. A biofilia também é um campo em crescimento, no qual a integração de elementos e formas naturais aumenta o bem-estar no local de trabalho."
 


Alessa Aguayo
, diretora de contas internacionais e nacionais da Coronet LED 

"Com mais escritórios vazios e redução do pessoal de manutenção, existe uma grande possibilidade de que as luzes sejam deixadas acesas desnecessariamente. Os controles de iluminação são importantes agora mais do que nunca. Com tantas soluções wireless excelentes no mercado, acredito que devam ser especificadas em todos os projetos de iluminação de escritórios. Além dos sensores de ocupação e vaga, o monitoramento remoto e a controlabilidade ajudarão a reduzir o consumo de eletricidade quando não houver ninguém no escritório.

Embora os escritórios privados e divididos possam ser priorizados para a saúde, eles diminuiriam a comunicação interpessoal que todos nós perdemos enquanto trabalhamos em casa. Acredito na comunidade de design que um layout de escritório aberto pode ser alcançado sem arriscar a saúde dos ocupantes do edifício. Acredito que uma estratégia de design seja a iluminação ultravioleta germicida, especificamente o método de desinfecção do ar superior, que permite que os ocupantes se movam livremente pelo espaço enquanto o ar próximo ao teto está sendo desinfetado.

Embora eu queira dizer que sim, não estou convencido de que haverá um grande crescimento no mercado de iluminação para escritórios domésticos. Por um lado, as pessoas podem estar procurando montar um ótimo escritório em casa, mas, infelizmente, não acho que luminárias estejam no topo da lista de prioridades. Por outro lado, os projetos de reforma da casa têm sido extremamente populares, então pode haver uma oportunidade.

Com certeza, os humanos passam 90% do tempo dentro de casa e boa parte disso é gasto em escritórios. O acesso à luz natural, os níveis adequados de luz e a capacidade de controlar a temperatura e o brilho da cor podem tornar todos nós funcionários mais saudáveis, felizes e produtivos." 



Kraig Kasler, presidente da Cooper Lighting Solutions 


"Os espaços de escritório continuarão a se tornar mais flexíveis, mas os controles e soluções de iluminação conectadas ainda serão necessários para resolver problemas de maior complexidade além do gerenciamento de luz e energia, incluindo percepções mais profundas sobre o uso, a localização de pessoas e recursos e a otimização de o design e o layout.

Achamos que o futuro tende a ter mais espaços de trabalho comunitários e menos escritórios e cubículos. Escritórios menores ajudarão as empresas a reduzir sua pegada de carbono e também ajudarão as corporações a cumprir suas metas de sustentabilidade. Com isso dito, o design de iluminação também terá que se ajustar a essas novas tendências de espaço para escritórios e poderemos ver um crescimento na iluminação suspensa. Além disso, menos passageiros significam menos estacionamento, o que significa que pode haver um impacto nas necessidades de iluminação externa.

Com certeza. Estamos gastando mais tempo em ambientes fechados do que nunca e trazer o exterior para dentro através da iluminação é uma oportunidade de crescimento, pois melhoramos o bem-estar com CRI mais alto, cor que combina com o exterior com base na hora do dia e reduzindo o brilho para eliminar o cansaço visual"



Futuro do lighting: as próximas 50 grandes ideias 

Em Julho de 2021 comemorou-se o 50º aniversário da revista da Sociedade de Engenharia da Iluminação, LD+A. Um artigo da edição comemorativa destacou as ideias para o futuro do lighting, apresentadas por 50 colaboradores diferentes - que você vê agora.

1- Os LEDs facilitou a adição de luz. Talvez muito fácil. Sem cuidado, o ambiente construído pode inundar com iluminação excessiva. Como educarmos bem e amplamente a próxima geração será nossa maior contribuição para a gestão do design de iluminação sustentável.
-Rick Utting, Landscape Forms



2- O design de iluminação é uma carreira invisível. Nossa indústria precisa de exposição. Nem o IES nem o IALD têm como missão tornar o design de iluminação um componente obrigatório do processo de design / construção. Quando eu me aposentar, essas organizações deveriam me enviar para falar em feiras de empregos!
-Susannah Gilbard, Lightcraft

3- Luz é mais do que ambiente - é uma comodidade para impulsionar negócios e metas de receita.  Os proprietários de negócios experientes estão aproveitando a iluminação flexível para diferenciar suas propriedades, atrair visitantes e criar oportunidades de receita 24 horas por dia, 7 dias por semana, apenas com mudanças de iluminação.  Ajudar os clientes a compreender este valor da luz os ajudará a construir um futuro mais forte. 
-Olivier Perrigueur, Lutron 


4- Quando a humanidade inevitavelmente começar a integrar o Al avançado em nossas redes neurais, prevejo o desenvolvimento de implantes ópticos ou lentes artificiais que nos permitirão ver  luz bem fora do nosso espectro visual atual.  Imagine a capacidade de alternar, dia ou noite, entre nosso espectro visível atual e UV, IR, raios gama ou raios-X.  Como essa habilidade mudará nosso estilo de vida?  O impacto no design de edifícios, a ideia do que é um "ambiente seguro" e tantos outros aspectos de nossas vidas diárias mudarão com base em uma nova percepção do mundo ao nosso redor e nossa interação humana dentro dele. 
-Paul Mitchell, Visionaire Iluminação


5- Levará a fazendas de impressão 3D móveis nos locais de trabalho ou próximos, o que moderniza as cadeias de suprimentos.  Os plásticos, no entanto, perderão a ênfase em favor do conteúdo reciclado.  As luminárias de baixo custo e manufaturadas de forma sustentável chegarão aos sete anos. 
Don Peifer, consultor 

6- Preço fixo e entrega no dia seguinte são o caminho do futuro para a aquisição de iluminação.  Os representantes de iluminação continuarão a fornecer suporte de produto incrível para seus respectivos fabricantes, e os distribuidores fornecerão armazenamento / entrega e preços baseados na web, semelhantes aos da Amazon. 
-Jon Brooks, AE Design

7- A única chave para o sucesso continua a soar verdadeira nos dois lados dos LEDs no setor de luminárias: trate os outros como gostaria de ser tratado.  Se você se lembrar de usar isso como seu guia, você encontrará sucesso e satisfação neste setor. 
-Rick Meyer, SPI Lighting 

8- Para muitos, o escritório será um espaço de trabalho secundário. Os trabalhadores voltarão para obter os benefícios da colaboração face a face, mas esperam o conforto e a personalização de trabalhar em casa.  A iluminação, assim como os móveis, irá acomodar as preferências individuais e se tornará menos fixa, mudando com a função do espaço. 
-Dan Kohnen, H.E.  Williams


9- Veículos de direção autônoma, se eventualmente comuns, não significarão o fim da iluminação das ruas e estradas.  Com a reenfatização dos pedestres no mundo urbanizado de hoje, a iluminação das ruas / estradas ainda será vital para a segurança no futuro.  Além disso, observe um mercado recém-desenvolvido de iluminação interativa entre veículos e ambiente. 
-Michael Maltezos, Kenall

10- Podemos e devemos esperar mais do que apenas serviços de iluminação de nossos sistemas de iluminação nos próximos 50 anos.  Os sistemas de iluminação de amanhã irão melhorar nossas comunidades com recursos integrados de energia renovável, conectividade e flexibilidade da rede, internet a bordo, serviços de segurança adicionais e fornecimento de espaços favoráveis ​​ao ambiente circadiano. 
-Nicole Hathaway, California Lighting Technology Center 


11- A fabricação de iluminação irá ressurgir e veremos uma significativa fabricação de iluminação voltar para a América do Norte.  A impressão 3D será uma grande parte desse movimento. 
-Randy Reid, National Lighting Bureau 

12- A longo prazo, a impressão 3D pode alterar a cadeia de abastecimento, introduzindo, como disse o Dr. Narendran do LRC, "customização em massa ao invés de produção em massa". Totalmente realizada, ela oferece potencial para liberdade de design e customização, eficiência de produção e confiabilidade de abastecimento, e  economia de carbono significativa, tornando-se uma tecnologia importante a ser observada. 
-Craig DiLouie, ZING Communications 


13- Como carros autônomos que empregam sensores complexos e Al - modelos com algoritmos matemáticos para replicar decisões humanas complexas, eu gostaria de ver luminárias empregando  tecnologia semelhante para modificar as várias propriedades da luz de acordo com a hora do dia e aplicação específica, tornando o aparelho mais autônomo, mais inteligente e centrado no ser humano. 
-Giulio Pedota, Schuler Shook 

14- Isso não é novidade revolucionária - iluminação é sobre pessoas.  Como a indústria e o mundo pós-pandêmico evoluem continuamente, esse fato persiste.  A iluminação não se trata apenas de tecnologias avançadas, inovações de controle, fatores de forma ou códigos de energia ... trata-se de usar o meio da luz para criar experiências e apoiar as necessidades holísticas das pessoas.
-Rachel Fitzgerald, Stantec



15- Acho que os benefícios não visuais da luz serão cada vez mais importantes, como a luz para o sistema circadiano, para o crescimento e saúde das plantas, e a desinfecção ultravioleta.  Com tantas maneiras inovadoras de inserir produtos de iluminação em nosso mundo, vem uma necessidade cada vez maior de controles para orquestrar o show, com eficiência energética! 
-Jennifer Brons, Mount Sinai Health System 

16- Projeto de iluminação de código aberto - todos precisam de boa iluminação, não apenas aqueles que podem pagar por empresas de projeto independentes e pagas.  Coletivos virtuais formarão "clínicas gratuitas" para fornecer consultoria profissional de design de iluminação gratuita e compartilhável, apoiada por contribuições, assinaturas e bolsas.  Orientação de design de iluminação acessível, inclusiva e escalonável, especialmente para comunidades carentes. 
-Mark Loeffler, Mark Loeffler Design Consulting 

17- E se o lucro na indústria de iluminação fosse todo em fazer soluções sustentáveis ​​e duradouras em vez de vender mais luminárias?  Isso pode acontecer com luz como serviço e qualidade como serviço.  Soluções de luz de longa duração que você pode alugar. 
-Thea Collett, Light Bureau Norway 


18- Talvez a grande ideia seja uma ideia simples - a luz impacta a vida. Uma compreensão que começa na infância, reforçada com a educação e demonstrada por um design de iluminação responsável e esteticamente adequado em cada esquina, em qualquer lugar. Uma ideia sustentável que vincula a responsabilidade ao meio ambiente com o nosso melhor estilo de vida.  Simples, sustentável, progressivo. 
-Andrea Hartranft, Hartrantt Design de iluminação 

19- Todo mundo merece boa iluminação e escuridão benéfica. A iluminação de qualidade deve ser mais do que apenas os ricos e privilegiados, deve ser equitativa e acessível, inspirando beleza e vitalidade para todas as comunidades.  O aumento da diversidade em nosso setor trará perspectivas únicas e empatia, gerando projetos de iluminação que iluminam a justiça ambiental.
-Edward Bartholomew, Bartholomew Lighting 



20- A otimização do sistema de iluminação WS que ocorre continuamente após a instalação para benefício do ocupante, usando a resposta real do ocupante ao ambiente construído e seus sistemas, capturada enquanto os ocupantes trabalham e se divertem.  Os dados de resposta coletados de sistemas de iluminação junto com outros sistemas, sensores e vestíveis, podem fornecer feedback que fortalece as recomendações de iluminação e melhores práticas. 
-Andrea Wilkerson, PNNL 

21- A "Grande Ideia" em iluminação será movida pela tecnologia.  À medida que ganhamos compreensão das preferências fisiológicas e psicológicas em relação à luz, imagino um dia em que as condições de iluminação interna serão analisadas por IA e aprendizado de máquina.  Assim como a contagem de passos, a integridade da iluminação será monitorada por meio de um relógio de pulso. 
-Nelson Jenkins, LumenArch 


22- Acho que veremos uma tendência em produtos de iluminação externa para os quais o espectro, escurecimento e controles podem ser ajustados especificamente para a vida selvagem de uma determinada região ou ambiente, para limitar os efeitos adversos na migração, etc. que estamos atualmente  observando. 
-Elizabeth Williams, Iluminart (divisão da Peter Basso Associates) 


23- Integração - é hora de ir além da iluminação "boa o suficiente" que torna os detalhes visíveis.  Vamos levar a sério o desenvolvimento de recomendações que se integrem em todo o sistema de iluminação e considerações de design para oferecer suporte a toda a gama de necessidades humanas, incluindo visão, comunicação, regulação circadiana, humor, estética, segurança, conforto e saúde.  www.ies.org atualmente observando. 
-Jennifer Veitch, Conselho Nacional de Pesquisa do Canadá 


24- Meu sonho é que a tecnologia que usamos para projetar a iluminação seja contínua, em vez de pesada.  Coloque o traje de proteção, pegue a varinha mágica e entre no modelo virtual para posicionar fisicamente as luzes e renderizar o ambiente em tempo real. 
-Scott Hatton, Oculus Light Studio 

25- Inovação.  Abra o caminho para a inovação em iluminação.  A comunidade de iluminação é especialista em avaliar, especificar e regular o desempenho da iluminação, como eficácia, qualidade de cor e distribuição espectral.  Com as grandes melhorias nessas áreas nos últimos anos, é hora de incentivar agressivamente a inovação tecnológica e de produtos de iluminação. 
-Tanya Hernandez, Acuity Brands Lighting


26- Um dos aspectos mais interessantes é que os designers de luminárias estão realmente se voltando para as qualidades únicas dos LEDs em vez de colocá-los nas velhas formas fluorescentes, HID e incandescentes . A indústria está constantemente apresentando acessórios com novos formatos, aparências e habilidades que não vimos antes.
-Lance Gandy, Gandy² Design de Iluminação  

27- Cinco mil 27 watts em uma sala escura ainda está preto.  Jogar mais luz nisso não resolve o problema.  Precisamos recuperar estratégias de contraste diante da uniformidade excessiva, entender o uso do espaço de forma humanizada e flexível e, acima de tudo, reavaliar os padrões de iluminação - do quantitativo ao qualitativo. 
-Maria del Pilar Toro -  LDLuz Projeto de Iluminação

28- Imagine um mundo sem elipses de MacAdam, TM-30 e rodas cintilantes.  Uma onde cada luminária com a qual projetamos possa ser ajustada de forma fácil, econômica e consistente para a cor perfeita de luz.  Imagine a liberdade criativa que teríamos!  Como designer de iluminação, esse é o mundo em que quero viver e projetar. 
-Brett Andersen, Focus Lighting 

29- sombras sob uma árvore na brisa.  Pode ser sutil, como a mudança do espectro da luz do dia.  Pode ser ativo, como uma fogueira dançante ou o reflexo cintilante de uma piscina.  A luz cinética é uma ferramenta poderosa e necessária para designers de iluminação.  A luz cinética é o rendado de
-Lisa Reed, Envision Lighting Design 


30- Espere uma iluminação de estilo de vida mais resimercial, utilizando tecnologias simples e inteligentes, como lâmpadas dinâmicas e controles baseados em aplicativos que permitem que espaços individuais se adaptem a muitas necessidades.  O espaço comercial existente, com bordas rígidas definidas, também será convertido em resimercial por meio de controles sofisticados que devem ser intuitivos e acessíveis a todos os usuários.  
-Megan Carroll, Illuminations 


31- nosso desejo por uma iluminação de qualidade em nossa esfera pessoal.  Nem a luz nem a vida são estáticas.  É hora de compartilhar a alegria da luz com todos.  Fazendo a conexão da luz com o entendimento comum da qualidade de vida.  A luz é fundamental para uma vida próspera.  Quanto maior a compreensão dos benefícios da luz, maior será o
-Leslie North, Aurora Lighting Design 

32- controles cada vez mais sofisticados deveriam exigir que treinássemos nossos novos praticantes nos fundamentos de eletrônica e comunicações tanto quanto queremos que eles se familiarizem com a fiação elétrica básica.  O domínio da iluminação incidirá tanto sobre os elétrons quanto sobre os fótons.  Esses dias de LEDs e estilo de vida residencial simples e inteligentes como lâmpadas dinâmicas
-Gary Dulanski, The Dulanski Group  

33- A sintonia de distribuição inteligente para iluminação externa pode iluminar de forma adaptativa apenas áreas que precisam ser iluminadas.  O ajuste de distribuição inteligente junto com o ajuste espectral e escurecimento é a trifeta definitiva que abordará questões ambientais e ecológicas urgentes com invasão de luz e poluição luminosa. 
-Rajaram Bhagavathula, Virginia Tech Transportation Institute 

34- Minha esperança para o futuro da iluminação é um casamento maior entre a pesquisa em iluminação e a prática do design de iluminação.  A pesquisa acadêmica e da indústria comercializada para profissionais em meios acessíveis e acessíveis permitirá que designers de iluminação inovem usando suporte baseado em evidências. 
-Chrysanthi Stockwell, HGA 

35- Para reduzir nossa pegada de carbono de 35, a próxima fronteira em iluminação deve colocar a luz do dia em primeiro plano como fonte primária de iluminação para espaços interiores.  O investimento em novos materiais e tecnologias, incluindo o uso mais amplo de iluminação solar, criará oportunidades interessantes para designers de iluminação e arquitetos. 
-Tina Aghassian, HLB Lighting Design 

36- Gravar Life, humano e 36 de outra forma, se beneficiará da valorização renovada do ritmo do dia e da noite.  Em um futuro imaginado, o tempo, a intensidade e a integração da luz no ambiente construído seriam reconsiderados, levando a habitats inspirados pelo sol e pelo céu.  Dias claros e noites escuras. 
-Kevin Houser, Oregon State University 


37- A eficácia não é a única métrica pela qual a iluminação deve ser avaliada.  Fixar em LPW limita as escolhas sobre espectro, CRI e CCT;  no entanto, projetos que incorporam essas propriedades melhoram nossa qualidade de vida e protegem o planeta.  Reguladores, tomem nota: uma boa iluminação envolve mais do que eficácia. 
-Susan Callahan, OSRAM 

38- A grande mudança que deve ocorrer na indústria de iluminação é a capacidade de associar os sentimentos de uma pessoa às mudanças na temperatura da cor.  Ser capaz de alterar a temperatura da cor em uma luminária ajustável apenas por uma sensação de mudança de humor na pessoa em um determinado intervalo. 
-Turquoise L. Shaw, Blue Lighting Consultants


39- A evolução da tecnologia de iluminação e sua aplicação no ambiente construído permanece intrinsecamente ligada à nossa natureza progressiva como seres humanos.  Para os designers de iluminação, a inclusão é necessária tanto na prática como na aplicação, visto que iluminamos os espaços de hoje e de amanhã.
-Liberty MacDougall, ARUP

40- Em um mundo focado na tecnologia, crescerá a curiosidade sobre novas formas de personalizar o dia a dia.  A luz será uma líder e criará momentos significativos, dinâmicos e memoráveis ​​que aumentam a consciência sobre o poder da luz.  A indústria transformará a iluminação em uma espinha dorsal robusta e se tornará o centro de soluções integradas de construção. 
-Sam Koerbel, Lytei

41- Afaste-se da complexidade e vá em direção à simplicidade, começando pelas fontes de luz.  Quando você contabiliza o custo de todos os materiais envolvidos na fabricação e controle de LEDs, do nascimento ao descarte, desperdiçamos muito mais do que ganhamos com essa fonte de luz.  Vamos repensar a luz e o meio ambiente. 
-Daniel G. Salinas, Salinas Lighting Consult 


42- Conforme sairmos da pandemia, o foco será renovado na saúde e no meio ambiente.  As métricas de sustentabilidade já fazem parte das especificações de iluminação.  Na Acuity Brands, temos orgulho de nosso compromisso em melhorar nosso mundo, alcançando 100 milhões de toneladas métricas de redução de carbono até 2030. 
-Rick Earlywine, Acuity Brands 

43- Método padronizado de fabricantes para relatar dados técnicos, não muito diferente dos rótulos nutricionais dos alimentos.  Pode haver um diferente para dados de controle e hardware de fixação.  Ambos precisariam usar gráficos padronizados.  O SSL cresceu tão rápido que é simplesmente muito confuso para qualquer pessoa que esteja entrando no setor, bem como para profissionais experientes. 
-Debra Gilmore, Gilmore Lighting Design 

44- Responsabilidade ambiental em materiais, embalagens e luminárias.  Precisamos de considerar como o ciclo de vida das luminárias que especificamos impacta o futuro do planeta.  A indústria de iluminação deve minimizar o uso de plásticos e embalagens, maximizando as oportunidades pós-consumo de materiais de iluminação. 
-Jessica Krometis, Hartranft Lighting Design 


45- À medida que continuamos no caminho da iluminação centrada no homem na era digital, já testemunhamos avanços substanciais.  Quando combinamos isso para progredir nos campos de realidade aumentada e IA, acho que chegamos a um ponto onde o algoritmo evolui ao ponto onde pode criar uma sinergia entre essas tecnologias em desenvolvimento, centradas em torno da experiência humana através da luz ...  isso poderia ser extraordinário. 
-Jean Jacques, SDA Lighting 


46- A iluminação é cada vez mais solicitada a ter um papel mais ativo na arquitetura e a iluminação oferece a oportunidade de contar histórias e transmitir mais emoções para moldar a identidade de um projeto.  Como tal, os usuários também se tornarão uma contraparte ativa para interagir com as qualidades experienciais da luz. 
-Jean Sundin, OVI 


47- A integração perfeita da iluminação na arquitetura é uma marca registrada do design de iluminação moderno.  A impressão 3D da iluminação é o próximo avanço "uau".  Imprimir estruturas com iluminação será fantástico, mas também imprimir modelos em escala de condições, formas e espaços com efeitos de iluminação para teste e apresentação será uma expansão da mente. 
-Christopher Stroik, Stroik Lighting Design 


48- A sustentabilidade da iluminação deve se expandir para incorporar a justiça e seus benefícios humanos.  Temos leis e regras que protegem o céu noturno para astrônomos e temperaturas de cor para tartarugas, mas nenhuma estratégia de iluminação cuidadosa para comunidades carentes.  A iluminação afeta a forma como as comunidades vivem e aparecem, e temos o poder de fazer essa mudança. 
-Lauren Daindridge Gaines, Performance Lighting Systems 

49- O futuro do design será fotocêntrico e iremos compor luz como música.  Combinando ciência, tecnologia e crítica, uma nova aurora das culturas terrenas surgirá para dar agência à fotologia.  Práticas fotais criativas irão sintonizar fótons com optrônica para o bem-estar de todos os seres e ecossistemas. 

Nathalie Rozot, PhoScope 


50- Colaboração com mais negócios.  Com a adição de acústica, materiais germicidas e naturais à iluminação, precisaremos fazer mais coordenação com atividades que normalmente não faríamos.  Os orçamentos serão mais intercambiáveis ​​e a forma como olhamos para onde vai a iluminação mudará. 
-Mariel Taviana Acevedo, SOLUS 



13 previsões da iluminação para 2022


À medida que o mundo entra no seu terceiro ano de preocupações com a COVID-19, os negócios e a tecnologia de iluminação continuam a evoluir para uma forma que pode ser um pouco mais difícil de se prever. O site Inside Lighting consultou importantes executivos e outros líderes de organizações do mercado da iluminação para que compartilhassem as suas perspectivas sobre o ano de 2022 no setor. 

"Os desafios da cadeia de suprimentos continuarão a impactar nossa indústria no próximo ano, mas o uso da tecnologia para permitir um melhor fluxo de informações e oferecer alternativas de produtos para atender às necessidades dos clientes será crítico para o sucesso e uma tendência contínua."  

Trevor Palmer, presidente da Acuity Brands Lighting and Controls 

"Em um futuro próximo, a consciência dos usuários sobre a força do nosso trabalho aumentará exponencialmente. Depois de vivenciar tempos turbulentos, quando valores como conforto e bem-estar foram entendidos de uma perspectiva diferente, há uma grande oportunidade em nossas mãos. as ferramentas, o conhecimento e a criatividade para imaginar e projetar este mundo novo e melhor." 

Mônica Luz Lobo, presidente eleita 2022-2024 da International Association of Lighting Designers (IALD)


"A pandemia causou uma situação sem precedentes que acreditamos que irá fomentar ainda mais a inovação dos fabricantes, criando um mercado mais diferenciado. À medida que a indústria avança, a inovação óptica será fundamental em vez de uma abordagem de lúmen quantitativa. Um foco claro e fresco será colocado sobre a qualidade da luz.

François-Xavier (FX) Souvay, Fundador, Presidente e CEO Lumenpulse 

“Haverá mais oportunidades em 2022 para aumentar a consciência e a apreciação da tecnologia de iluminação e da pesquisa. Como uma indústria, podemos dar como certa nossa capacidade coletiva de fornecer iluminação de qualidade para melhorar a vida das pessoas enquanto trabalham, brincam e se recuperam. Vamos nos envolver com novas comunidades em 2022, para aprender e compartilhar nossa paixão pela luz. " 

Andrea Wilkerson, Ph.D., Pesquisadora do Pacific Northwest National Laboratory 



"A recuperação do mercado de 2022 continuará a estourar no mercado comercial, visto que vemos pressões de preços e restrições da cadeia de abastecimento impactando vários canais na indústria de construção. Sem quaisquer melhorias significativas na cadeia de abastecimento, os fabricantes provavelmente tentarão 'localizar' a produção para obter o produto para comercializar mais rápido e reduzir custos. Além disso, acredito que as empresas que podem continuar a ser versáteis e se adaptar aos desafios que a era COVID criou estarão na vanguarda do crescimento e da estabilização na recuperação." 

John Palk, presidente e CEO da SESCO Lighting



"Exceto em circunstâncias especiais, os fabricantes de chips tomarão a decisão de descontinuar a fabricação de chips de LED com menos de 90CRI. A eficácia já é muito forte e parece que, assim como o CW e o WW de outrora foram interrompidos, a história se repetirá . " 

Matthew Tirschwell, fundador da Tirschwell & Co. Architectural Lighting Design


"2022 será um ano em que a indústria de iluminação tentará encontrar seu caminho em um 'novo normal', com as pessoas procurando se reconectar individualmente em vez de por meio de um monitor de computador. A indústria de construção está despertando e há esperança que isso prova ser um crescimento renovado para nossa indústria com projetos em início. Vejo este ano como uma oportunidade para a indústria de iluminação melhorar sua forma de fazer negócios com as lições aprendidas nos últimos dois anos.” 

Daniel G. Salinas, Diretor Executivo Interino Illuminating Engineering Society 


"A indústria de iluminação aceitará o fato de que a imprevisibilidade é o 'novo normal'. Os efeitos da pandemia vieram para ficar e continuarão a mudar a forma como fazemos negócios, para apoiar os clientes e evitar a obsolescência. Parcerias agente-fabricante e os recursos digitais / e-commerce se tornarão muito mais maduros em 2022 - ambos são essenciais para se manter resilientes e ágeis, apesar das areias movediças." 

Christy Tilton, vice-presidente, US Professional Trade Sales Signify 


"A iluminação, especificamente a iluminação, está se tornando uma parte cada vez menor da fotônica. Fotônica são fótons com um propósito, seja comunicações LiFi entre automóveis ou desinfecção UV do ar ou regulação de ritmos circadianos em submarinistas ou maximização de THC na cannabis. Iluminação não é onde as novas e estimulantes ideias podem ser encontradas e, portanto, não onde os investimentos estão sendo feitos. Se seguirmos o dinheiro - haverá mais buscas entre nossos colegas - alguns deixarão a iluminação, alguns permanecerão para fora e uma minoria muito pequena encontrará novos propósitos para seu conhecimento e experiência. " 

 Mark S. Rea, Ph.D., Professor Light and Health Research Center Icahn School of Medicine no Monte Sinai


"Em 2022, veremos uma colaboração na indústria de iluminação como nunca antes. As principais empresas, associações e agências de acreditação trabalharão juntas para colocar a indústria de iluminação sob controle novamente. Uma nova liderança pode surgir como resultado." 

 Greg Ehrich co-anfitrião, Get a Grip on Lighting Podcast, vice-presidente, Premier Lighting

"Em 2022, o sol nascerá e se porá todos os dias. Os humanos dependerão da luz em muitas formas para regular, acordar, dormir, trabalhar, se divertir e ser. Os designers de iluminação continuarão a provar seu valor - às vezes visivelmente, às vezes no vácuo . "

Andrea Hartranft, FIALD, Principal Hartranft Lighting Design


"Os líderes da indústria de iluminação atualizam consistentemente suas linhas com novas inovações de design e soluções que acompanham a demanda e respondem às questões globais, e a capacidade de experimentar esses produtos pessoalmente será fundamental para entrar no novo ano. A indústria demonstrou claramente na LightFair 2021 está ansioso para voltar a uma paisagem pessoal e se reconectar, e prevejo que veremos mais recuperação da indústria e retomada do comércio face a face em 2022. Como a maior feira de iluminação comercial e industrial do mundo, LightFair será o catalisador na reunificação da indústria "

Dan Darby, LightFair Show Diretor


"Do ponto de vista da distribuição elétrica, espere uma repetição de 2021 ... os problemas da cadeia de abastecimento continuam ao longo do ano, alguma inflação de preços levando a mais aumentos de preços, crescimento da receita nominal para a categoria de produto, mas as marcas terão desempenho superior e participação no canal conforme o trabalho de renovação é forte e a distribuição prefere migrar para marcas 'confiáveis' que podem executar. A distribuição e a consolidação de representantes / agentes continuam, desafiando muitos fornecedores pequenos e de nicho a encontrar maneiras de comercializar. Fabricantes com muitas marcas questionam o valor das marcas de nicho e passam a promover sua empresa como a marca, diminuindo as marcas de produtos - tudo em nome da economia de custos. Muitos fabricantes não diferenciados lutam sem uma proposta de valor. "

David Gordon, presidente do Grupo de Marketing de Canal


Dez principais tendências de tecnologia


O site TrendForce indicou em 2021 o que será destaque em 2022 para a tecnologia  LED avançada - e outras soluções agregadas a ela:  

01- O desenvolvimento de telas micro / mini LED girará em torno de soluções de matrizes ativas

02- A tecnologia AMOLED mais avançada e as câmeras sob exibição inaugurarão o próximo estágio da revolução do smartphone

03- A indústria de fundição dá as boas-vindas à chegada da tecnologia de processo 3nm, cortesia das tecnologias GAA da TSMC e da Samsung

04- Os produtos DDR5 entrarão gradualmente na produção em massa, a tecnologia de empilhamento NAND Flash avançará além das 200 camadas

05- Uma extensão natural da tecnologia de direção autônoma, o estacionamento com manobrista automatizado é definido para resolver os pontos de dor dos motoristas



06- Operadores de rede móvel vão realizar mais projetos de teste de aliciamento de rede 5G SA e aplicativos de baixa latência

07- As pequenas fábricas inteligentes estão entre as primeiras a alavancar os nossos 'gêmeos digitais'; as tecnologias IoT devem se tornar a espinha dorsal do metaverso

8- Operadores de satélites irão competir no mercado de satélites de órbita terrestre baixa, 3GPP agora suportará redes não terrestres

09- Fabricantes de equipamentos de AR / VR para oferecer experiências totalmente imersivas por meio da integração de sensores adicionais e processamento de IA

10- A indústria de semicondutores de terceira geração avançará para wafers de 8 polegadas e novas tecnologias de embalagem, expandindo a capacidade de produção 

Metaverso: um ensaio sobre a iluminação 


Pense rápido: você terá que pagar a conta de luz no metaverso?



Metaverso poderia ser a palavra do ano em 2021. Mas, ela já perdeu o lugar para a palavra "VAX" (alusiva às vacinas) eleita pelo dicionário Oxford; "Vacina" pelo dicionário Merriam-Webster; "NFT" pelo dicionário Collins e "Perseverança", pelo dicionário Cambridge. 

Mas afinal, o que é o metaverso? 

A pandemia em 2020/2021 acelerou a evolução de produtos e serviços interativos, on-line e sob demanda para o consumidor. Quem não estava na internet antes disso, se viu obrigado a desbravá-la por causa do distanciamento extremo imposto nos primeiros meses da pandemia. Começaram isto com pedidos de comida, cacarecos para passar o tempo, home office e ensino online. Vieram depois as lives. E jogos como Fortnite já permitiam antes da COVID programar os seus próprios jogadores e construir mundos virtuais, com experiências compartilhadas como shows e até mesmo cerimônias de formatura, tudo em um universo totalmente digital. 

Da mesma forma agora, a tecnologia XR elevará esta experiência etérea como uma 'porta de entrada' vital para o virtual com os seus óculos inteligentes de realidade aumentada (AR). Empresas como a Snap expandem sua tecnologia de óculos AR no atual comércio eletrônico para permitir que usuários do mundo real experimentem virtualmente as roupas dos catálogos de marcas famosas, com as lentes do equipamento se sobrepondo as peças. Marcas de luxo como Louis Vuitton, Gucci e Burberry já entraram neste modo virtual de designer. 

Coisas deste tipo, foram estruturando lentamente nos últimos anos aquilo que está se chamando agora de metaverso, onde suas implicações no futuro do comércio se estendem ainda mais à medida que criptomoedas e os NFTs (Non-Fungible Token) estão prontos para impulsionar este novo segmento da economia digital. Muito dinheiro (e polêmica!) está circulando no metaverso, como um pedaço de "imóvel" virtual (que só existe na internet, em um mundo online chamado 'Decentral') vendido pelo equivalente a US $ 2,4 milhões em 2021. Essa e outras transações de ativos baseados em blockchain via tokens não fungíveis (NFTs) tiveram vendas que ultrapassaram US $ 10 bilhões só no trimestre de Setembro de 2021. 

Empresas de varejo, jogos e mídia como o Facebook conquistam posições nos mundos virtuais, onde a gigante da mídia social mudou até o seu nome para 'Meta' - e há quem condene: 

"O que o Facebook está fazendo com Meta ... é um 'metaverso falso', a menos que eles realmente tenham uma descrição real de como podemos realmente possuí- lo... Até então, é apenas a Disneylândia. É um belo lugar para se estar mas, provavelmente não queremos realmente morar lá. Não é o tipo de lugar em que possamos construir um negócio.",

diz o presidente e cofundador da Animoca Brands, Yat Siu - investidor e construtor de plataformas de metaverso - a um painel na conferência Reuters Next.  

O fato é que o metaverso exigirá hardware mil vezes mais poderoso do que os atuais. O alerta vem da fabricantes de chips Intel. Segundo a empresa de semicondutores, se juntarmos toda a infraestrutura de computação, armazenamento e rede existentes hoje, isso tudo ainda não teria poder suficiente para rodar o metaverso proposto por Mark Zuckerberg do Facebook (Meta) em Outubro. A Intel afirma que antes de habilitar o metaverso em escala massiva globalmente, será preciso realizar grandes atualizações na internet, avanços em transistores, empacotamento, memória e interconexão, assim como novos algoritmos e arquiteturas de software. 

E, olha que essa ideia de metaverso não é nova não!

O Second Life pode ser considerado o "pai do metaverso". O jogo, febre há duas décadas mas ainda disponível para quem quiser conhecer, consiste em uma plataforma online em que os jogadores criam avatares e uma "vida" no mundo virtual. 



Lançado em 23 de junho de 2003, teve um rápido crescimento por alguns anos e em 2013, tinha aproximadamente a marca de 1 milhão de usuários mensais. O conteúdo gerado pelo usuário é baseado em 3D. O Second Life também tem sua própria moeda virtual, o Linden Dollar, que pode ser trocado por moedas do mundo real. No jogo os visitantes podem socializar com amigos, conhecer lugares, comprar terrenos virtuais, ir a shows, promover desfiles de moda e até mesmo aceitar empregos como artistas, políticos ou professores. Um dos motivos pelo qual o Second Life não vingou como se esperava é que nem todo mundo tinha condição de investir em um bom PC para rodar o jogo. Além disso, a baixa velocidade de conexão na época também era uma limitação. 

Só não sabemos até agora - com o metaverso e toda sua possibilidade em cobrar tudo de todos - se contas virtuais de energia por uma luz virtual acesa na casa construída em terrenos de milhões de dólares vão começar a pipocar para seus 'moradores'. Quais os serviços de nosso cotidiano poderão ser de fato cobrados no metaverso? Porém, podemos sim esperar do metaverso por exemplo:
-ser atendidos por bots inteligentes sempre prontos para esclarecer tudo;
-poder tocar virtualmente luminárias espetaculares antes de comprá-las;
-observar a incidência da luz na casa que quisermos comprar ou reformar  
e tudo mais o que a virtualização puder oferecer ao mundo do lighting de modo a agregar, e não confundir ou enganar. 

O caminho do metaverso parece querer ser sem volta, no que depender do empenho das marcas e desejo dos consumidores. 


Com este exercício de visão para o próximo ano na iluminação de ambientes com tecnologia em LED, nós da Codlux® desejamos a você um 2022 repleto de projetos vitoriosos, muita prosperidade e acima de tudo, uma caminhada por ele com perseverança e muita SAÚDEFELIZ ANO NOVO!

Muito Obrigado pela sua companhia em 2021.

Bons ventos nos acompanhem em 2022. 
Nos vemos novamente por lá! 

Esta publicação é dedicada à memória de Irma Rosa Britto e Marcel Azevedo Britto. 

 

"SAÚDE, LUZ, PAZ.
Só não tenha medo. Tenha respeito."

Robson Giro, especial para a Codlux - Luz em Led

Fontes: LEDinside, IES, Light Fair Blog, CASACOR, Designboom, House Of Hipsters, House Beautiful, Livingetc, My Decor Trends, The Mercury News, Architectural Digest, Interiors Online, Real Homes, O.Y. Lighting Co., LD+A, TrendForce, wfxrtv, Economic Times, tilt UOL, CES.tech, Inside Lighting, Gizmodo BR 

Codlux® - Luz em LED

Luz é Função. Estamos empenhados nisso. 



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Chuva e Led combinam? Sim e não...

Olá! É época de chuvas fortes em boa parte do Brasil. Inclusive no nordeste este ano, as águas caíram em Alagoas por exemplo enchendo regiões inteiras e desabrigando milhares de famílias. Com todo o respeito as vítimas, é um momento também para lembrarmos da fragilidade do Led em relação a uma possível exposição constante a umidade e água. Basicamente, o uso da iluminação em Led deve primeiramente considerar o seu local de aplicação: se o equipamento será de interno ou externo. Resumindo de forma bem didática, todo equipamento Led que não tiver uma certificação de proteção "IP65 e/ou IP66", deve ser usado em áreas internas - protegido da umidade, vapores de água, respingos, chuvas, alagamentos e submersão. Estas são regras básicas que, obrigatoriamente, devem ser aplicadas as Lâmpadas para soquetes diversos, aos plafons para embutir em gesso ou laje, as fitas em Led etc. Para uso fora de ambientes fechados como um Refletor Led por exemplo, existe a devida norma técnica

Perfilados: o detalhe essencial no Design Industrial de ambientes

Olá! Hoje vamos continuar a linha de postagens para o design arquitetônico industrial no interior de ambientes residenciais e corporativos. E o destaque agora vai para ele, um equipamento simples e de custo acessível, mas que faz toda a diferença para literalmente sustentar e dar "leveza" a iluminação: o perfilado! O QUE É? Imagens: Pinterest Criados originalmente para a suspensão e alimentação de circuitos e equipamentos de iluminação, ventilação, som ambiente ou, passagem de outros fios e cabos elétricos, telefônicos, dados etc nas construções industriais e comerciais, são destinados a instalações fixas ou suspensas justamente por terem uma aplicação muito flexível. COMO SÃO? Fabricados em chapa de aço pré galvanizado, pintura eletrostática, galvanização à fogo, alumínio ou aço inoxidável, eles são conhecidos tecnicamente como "eletrocalhas". Os melhores para o uso em design de interiores são aqueles mais resistentes, livres de rebarbas e que també

Codlux® no Pinterest: inspire-se como nós!

Olá! Está pensando em um projeto de iluminação e quer ir direto ao ponto, sem textão? Então, filtre o que você quer por imagens: acesse ideias e outros pins sobre Iluminação Led salvos na pasta "Luz em LED",  no Pinterest da Codlux®.  São muitas imagens para você consultar e se inspirar.  https://br.pinterest.com/codlux/luz-em-led/ Inspire-se, como nós! Siga o pincode abaixo e aproveite! Pincode Codlux® Codlux® - Luz em Led Luz é Função! Estamos empenhados nisso.