Pular para o conteúdo principal

Retrofit com aconchego em Itu

 
Olá! Esta é a finalização de um case para o cliente de uma de nossas arquitetas parceiras residente na cidade de Itu, estado de São Paulo. O projeto luminotécnico foi encomendado a Codlux® pelas arquitetas parceiras Leticia Werneck e Adriana Diegues com especificação do lighting designer Marcos Britto. Dentre os equipamentos de iluminação sugeridos para o 'interiores', especificou-se também uma solução retrofit em alguns spots ainda presentes na residência, de acordo com a proposta das arquitetas. Estes spots que recebiam as antigas e quentes lâmpadas dicroicas halogenas (consumindo cada uma absurdos 50W por hora!) possuem porém a grande vantagem de poder se trocar as gastonas lâmpadas antigas pelas atuais lâmpadas LED, bem mais eficientes, duradouras, 'frias' e baratas. 

Muitas pessoas ainda hoje desejam trocar estes bons spots antigos em seus projetos de iluminação por simplesmente considerá-los 'velhos', fora de moda ou, por eles apresentarem uma pintura já desgastada. Isso, mesmo que a sua real função permaneça bem preservada: servir de suporte para quaisquer lâmpadas na iluminação dos ambientes. Mas, ao querer descartar equipamentos tão bons em seus projetos, também é ignorado o fato de o quanto se pode economizar em dinheiro e preservação de recursos naturais no meio ambiente ao não se executar um bom retrofit de iluminação LED dedicado exclusivamente a eles! 





Quando fomos procurados pelas arquitetas parceiras para esta proposta na casa de Itu, o briefing todo era trazer o aconchego para o avarandado da residência, que mostrava toda a área externa da casa. Tratava-se mais de um complemento no jardim do que na parte interna da casa.



Como hoje em dia está muito em voga nos apartamentos os espaços gourmets integrarem-se ao living, nas casas não se consegue muito ainda ter esta sensação de integração da varanda com a sala. Então a proposta primeira foi trazer o aconchego, trazer a madeira a pedido do cliente.



Quando as arquitetas trouxeram o acabamento de madeira ao teto, muitas das peças de iluminação que existiam na casa eram brancas, não combinariam com o 'calor' da nova textura. A Codlux® veio então com a solução de trazer a estas peças um tom marrom, o marrom corten, algo que fosse realmente personalizado e demonstrasse que a troca de cor foi pensada especificamente para o novo aconchego.

Com a escolha dos novos ventiladores, o tom do marrom corten foi então definido.





Todas as peças de iluminação a serem pintadas foram retiradas por nossa equipe de São Paulo, lavadas e repintadas na nova cor com tinta especialmente preparada para este serviço no tom mais próximo a base dos ventiladores. Saiba dos detalhes AQUI. Veja também rapidamente no video abaixo a preparação do retrofit nos spots de sobrepor:

Quando as novas peças chegaram ao teto, agora amadeirado com um belíssimo papel de parede, chegou-se a 80% de aconchego na nova área integrada. 



O complemento se deu com os móveis e interiores.






Dentro da residência os embutidos de teto também eram originalmente brancos. Novamente, foram baixados todos os embutidos e repintados na nova cor marrom corten.




A grande varanda tem um beiral que não foi revestido com madeira. Porém as peças de iluminação também foram pintadas na nova cor marrom corten, para poder se estender esta sensação de aconchego.



Além deste trabalho de repintura nos equipamentos de iluminação para maior integração com o interiores, foi aplicada dimerização em todas as luzes LED do novo living (estar, jantar e varanda). Uma marcenaria local de Itu desenvolveu especialmente uma peça de madeira para colocar lâmpadas LED tubulares acima da mesa de jantar, com 4 metros. No projeto foi adicionado ainda uma bela colunada dourada no quarto do casal, junto a um spot LED trilho preto.



Veja mais imagens do projeto finalizado. 















Gostou? Tem mais dúvidas em relação a este projeto? Entre em contato e consulte nossos profissionais em um dos canais disponibilizados no link abaixo: 

codlux.com/contato 

A Codlux® é para todos: projetos e produtos LED acessíveis.

Codlux® - Luz em LED

Luz é Função. Estamos empenhados nisso. 

LEIA TAMBÉM 
Economia Circular no retrofit LED 
Saiba o quanto você pode economizar em um projeto como este

Brooklin, São Paulo 
Tem mini showroom de interiores!

Duplex Compacto
Um belo integrado na Vila Mariana

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Chuva e Led combinam? Sim e não...

Olá! É época de chuvas fortes em boa parte do Brasil. Inclusive no nordeste este ano, as águas caíram em Alagoas por exemplo enchendo regiões inteiras e desabrigando milhares de famílias. Com todo o respeito as vítimas, é um momento também para lembrarmos da fragilidade do Led em relação a uma possível exposição constante a umidade e água. Basicamente, o uso da iluminação em Led deve primeiramente considerar o seu local de aplicação: se o equipamento será de interno ou externo. Resumindo de forma bem didática, todo equipamento Led que não tiver uma certificação de proteção "IP65 e/ou IP66", deve ser usado em áreas internas - protegido da umidade, vapores de água, respingos, chuvas, alagamentos e submersão. Estas são regras básicas que, obrigatoriamente, devem ser aplicadas as Lâmpadas para soquetes diversos, aos plafons para embutir em gesso ou laje, as fitas em Led etc. Para uso fora de ambientes fechados como um Refletor Led por exemplo, existe a devida norma técnica

Perfilados: o detalhe essencial no Design Industrial de ambientes

Olá! Hoje vamos continuar a linha de postagens para o design arquitetônico industrial no interior de ambientes residenciais e corporativos. E o destaque agora vai para ele, um equipamento simples e de custo acessível, mas que faz toda a diferença para literalmente sustentar e dar "leveza" a iluminação: o perfilado! O QUE É? Imagens: Pinterest Criados originalmente para a suspensão e alimentação de circuitos e equipamentos de iluminação, ventilação, som ambiente ou, passagem de outros fios e cabos elétricos, telefônicos, dados etc nas construções industriais e comerciais, são destinados a instalações fixas ou suspensas justamente por terem uma aplicação muito flexível. COMO SÃO? Fabricados em chapa de aço pré galvanizado, pintura eletrostática, galvanização à fogo, alumínio ou aço inoxidável, eles são conhecidos tecnicamente como "eletrocalhas". Os melhores para o uso em design de interiores são aqueles mais resistentes, livres de rebarbas e que també

Codlux® no Pinterest: inspire-se como nós!

Olá! Está pensando em um projeto de iluminação e quer ir direto ao ponto, sem textão? Então, filtre o que você quer por imagens: acesse ideias e outros pins sobre Iluminação Led salvos na pasta "Luz em LED",  no Pinterest da Codlux®.  São muitas imagens para você consultar e se inspirar.  https://br.pinterest.com/codlux/luz-em-led/ Inspire-se, como nós! Siga o pincode abaixo e aproveite! Pincode Codlux® Codlux® - Luz em Led Luz é Função! Estamos empenhados nisso.