Pular para o conteúdo principal

A Cor do Ano Pantone 2022


 
Olá! Hoje é quinta-feira, dia 9 de Dezembro de 2021 - data em que o Pantone Color Institute anunciará a sua Cor do Ano para 2022. Para saber mais sobre a nova cor líder da marca e, como ela se traduzirá na moda, beleza, interiores, produtos domésticos e influência no mundo do design, aguarde a atualização desta publicação ainda no dia de hoje. 



Iremos analisar esta escolha da Pantone e, simultaneamente, acrescentar aqui as demais "Cores do Ano" também indicadas por outras marcas - como fabricantes de tintas - para você ter um leque maior de opções e inspirar-se em 2022.

Paralelamente a isto, indicaremos também a nossa tradicional "Luz do Ano" - especificamente para a escolha de cor da Pantone. 

Fique atento as atualizações! 

ATUALIZAÇÃO as 12H55

A Cor do Ano 2022 definida pela Pantone será a 

PANTONE 17-3938 Very Peri




As palavras da Pantone sobre esta escolha: 

O PANTONE 17-3938 Very Peri é proveniente de uma tonalidade azul pervinca dinâmica, com um subtom vermelho violeta vivificante que combina a fidelidade e constância do azul com a energia e a emoção do vermelho. A nova cor estimula a inventividade e a criatividade pessoais, no mais alegre e caloroso de todos os tons de azul, apresentando uma mistura poderosa de novidades.

Estamos vivendo em tempos de transformação. À medida que emergimos de um período de intenso isolamento, nossas noções e padrões estão mudando. Exibindo uma confiança despreocupada e uma curiosidade ousada que anima nosso espírito criativo, o curioso e intrigante PANTONE 17-3938 Very Peri nos ajuda a abraçar esta paisagem alterada de possibilidades, abrindo-nos para uma nova visão enquanto reescrevemos nossas vidas. Reacendendo a gratidão por algumas das qualidades que o azul representa, complementadas por uma nova perspectiva que ressoa hoje, o PANTONE 17-3938 Very Peri coloca o futuro à frente sob uma nova luz.


Surpresa nossa 

Confessamos que nos surpreendeu esta escolha da Cor do Ano pela Pantone em 2022. Principalmente por ela ser um repeteco de variações ao longo dos últimos 4 anos, onde o azul prevaleceu. Esperávamos algo realmente novo, quente e vibrante. Ainda mais depois de um 2021 inspirado no amarelo e cinza. Quem sabe para 2023...


 
O que a Pantone recomenda como paleta para harmonizar a nova Cor do Ano?

A marca criou quatro paletas de cores exclusivas com o PANTONE 17-3938 Very Peri para ajudar a trazer este tom ao design. Cada paleta transmite um clima diferente para o PANTONE 17-3938 Very Peri, adicionando três combinações de cores sugeridas para integração.

BALANCING ACT

Balancing Act é uma paleta de cores complementar cujo equilíbrio natural de tons quentes e frios apóiam e realçam um ao outro. O brilho do PANTONE 17-3938 Very Peri é intensificado nesta paleta artisticamente calibrada, injetando uma sensação de vivacidade e vibração visual. 



 
WELLSPRING  

Mistura holística e harmoniosa de tons naturais, Wellspring destaca a compatibilidade dos verdes com o bem-humorado PANTONE 17-3938 Very Peri e as propriedades saudáveis ​​desses tons deliciosamente sutis e nutritivos.  


A ESTRELA DO SHOW 

A presença dinâmica de PANTONE 17-3938 Very Peri transparece em The Star of the Show, à medida que envolvemos este mais feliz e caloroso de todos os tons de azul com uma paleta de clássicos e neutros, cuja essência de elegância e estilo discreto transmitem uma mensagem de atemporal sofisticação.


DIVERSÕES  

Diversões (Amusements) é uma história alegre e caprichosa de cores de diversão irreprimível e de espontaneidade ampliada pela confiança despreocupada e atitude alegre dO PANTONE 17-3938 Very Peri - uma tonalidade azul cintilante cuja ludicidade encoraja a expressão e experimentação desinibidas.


Imagens: tênis Cariuma e a moda de Luís Carvalho com inspiração Cor do Ano Pantone Very Peri 2022.


PANTONE VERY PERI TECH

A cor dinâmica e calma da Pantone foi anunciada pela Microsoft para aparecer nas aplicações do Windows 11. Além de estrear no papel de parede do novo sistema operacional, o Very Petri estará também presente no Teams, Edge e PowerPoint. A Equipe de Design da Microsoft declarou que “A cor é uma parte de cada decisão de design que tomamos aqui na Microsoft... queríamos incorporar essa nova cor de uma forma que pudesse inspirar as pessoas a se sentirem mais capacitadas e criativas".



Para a equipe, “esta mensagem simultânea de credibilidade e entusiasmo estabelece um tom ideal para colaboração criativa e expressão pessoal, necessárias mais do que nunca no trabalho”. O papel de parede do Windows com o Pantone Cor do Ano 2022 está disponível para download gratuito na Microsoft Store: clique AQUI

A Pantone também quer transformar a sua nova cor do ano em NFT (tokens não-fungíveis), através do blockchain da Tezos. 



A coleção digital contará com NFTs projetados pelo artista Polygon1993, com cada um deles utilizando a cor em sua arte. Embora o Very Peri seja a primeira cor que a Pantone transforma em um NFT, certamente ela não será a última: um representante da Tezos afirmou que a Pantone tem planos para lançamentos de novos NFTs em andamento. 


A LUZ DO ANO 2022 

Repetindo a indicação de escolhas bem parecidas da Pantone anteriormente para a sua Cor do Ano, a Codlux® recomenda então para o interiores baseados puramente no novo PANTONE 17-3938 Very Peri a luz em LED branca fria entre o 4000 e 5500K.



Esta temperatura de cor não descaracterizará o tom frio do violeta com uma nata de luz amarelada em 3000K incidindo por exemplo na parede, na cortina, no jogo de cama etc.



Para a harmonização da luz em LED nas variações BALANCING ACT, WELLSPRING e DIVERSÕES, pode-se fazer uso moderado da luz em LED em 3000K. Já para A ESTRELA DO SHOW, também deve se fazer o uso do 4000/5500K, para não descaracterizar a sugestão das texturas. 

Lembrando que, a indicação Luz do Ano deve ser aplicada apenas no interiores, não se sobrepondo esta porém a real luz de função em ambientes como dormitórios, home office, cozinhas etc - onde a humanização/saúde/ritmo circadiano e também luz de serviço, são prioridades. 

Não gostou da Cor do Ano da Pantone? Veja mais opções e o que as marcas dizem sobre elas

SUVINIL 
Eclipse 



Quando ouvimos falar de um eclipse, nos preparamos, cheios de expectativas, para vivenciar esse fenômeno raro. Muitos acreditam que a energia do eclipse traz uma chance de recomeço. Sua escuridão traz à tona aquilo que estava oculto, esperando que a luz que vem depois nos reconecte com nós mesmos, com o mundo e com a natureza.  representa esse recomeço. Um tom de verde fresco, que traz a energia e a saturação que precisamos ao entrar em uma nova aventura. Ele tem o tom das primeiras plantas que habitaram a Terra e vibração inovadora das novas gerações. Ele é vivo, mas é aconchegante. Ele é a energia do mundo – mas também das boas memórias. Traz euforia e alívio. Traz as sensações que precisamos sentir agora. 

CORAL
Melodia Suave 


 
Novos Ares e redescobertas - e ao próprio tom, que trás o que precisaremos para nossos espaços em 2022. Melodia Suave é um azul claro e suave; uma cor fresca e otimista que pode revitalizar nossas casas. A partir dela, criamos quatro paletas com cores fáceis de usar, para que você possa renovar seus espaços e trazer novos ares aos ambientes. Descubra como escolhemos a cor do ano e como combiná-la com tons de tendência para iluminar cada ambiente da sua casa. Clara e arejada, a Cor do Ano 2022 da Coral Melodia Suave traz novos ares e redescobertas para diferentes espaços. 

LUXCOLOR 
LKS 0018 - Macau



Estamos muito felizes em anunciar a nossa tão esperada Cor do Ano de 2022: LKS 0018 - Macau! O tom de lavanda suave sinaliza a chegada do futuro, simbolizando o encontro entre a linha do horizonte e o céu. Trata-se de uma cor moderna e coringa, pronta para ser usada do quarto de descanso à fachada. Essa cor é versátil e vai encantar você também! 

EUCATEX 
Creme de Papaia 2089E 



Escolhemos nossa Cor do Ano para 2022: Eucatex Creme de Papaia 2089E. A cor que traz a força dos desejos guardados. Nossa cor do ano é um laranja rosado, que tem em sua base a energia do amarelo, a afetividade do vermelho e a calma dos leves traços de azul. Uma cor que fala diretamente sobre nós brasileiros que, apesar das dificuldades, seguimos em frente otimistas, cheios de Fé e de Esperança. 

BENJAMIN MOORE
October Mist 1495



Abra espaço para a criatividade. Evocando o caule verde-prateado de uma flor, October Mist cria uma tela para outras cores - e sua imaginação - florescer. 

PPG 
Olive Sprig


 
Este sofisticado cinza esverdeado representa a cura, o crescimento e a resiliência pós-pandemia. Olive Sprig é um verde relaxado, mas atraente, que emula a sensação de aloe vera calmante ou uma planta perfumada - iluminando qualquer espaço com vitalidade orgânica. Uma cor versátil que vive bem dentro ou fora, Olive Sprig combina com quase qualquer ambiente. 

SHERWIN-WILLIAMS 
Evergreen Fog SW 9130



Evergreen Fog SW 9130 é uma tonalidade versátil e calmante, uma cor camaleônica de lindo verde e cinza, com apenas um pouco de azul. É uma lavagem simples, mas sofisticada, de belas cores orgânicas para espaços que desejam uma tonalidade sutil, mas impressionante. Calmante, sutil e um tom perfeito para refrescar qualquer espaço. 

GRAHAM & BROWN
Breathe 



Nossa cor do ano de 2022 é realmente uma lufada de ar fresco! Breathe é um azul médio suave, perfeito para criar espaços calmos e pacíficos que é exatamente o que todos nós precisamos para o ano que se inicia. Escuro o suficiente para adicionar cor e profundidade, mas claro o suficiente para permanecer refrescante, este tom tranquilo pode ser usado em quase qualquer lugar da casa. Combine com brancos nítidos e cinzas frios para uma sensação arejada ou tente fazer parceria com azuis mais profundos para criar um refúgio temperamental. 

WGSN & COLORO
Flor de Orquídea 


 
Nossa Cor final para 2022 como COR DO ANO é Flor de Orquídea. Ela tem uma qualidade intensa, hiper real e energizante, que se destaca nas configurações da vida real e digital. Também é versátil o suficiente para trabalhar em estações e continentes. Em um momento desafiador, esse tom magenta saturado traz uma sensação de positividade e escapismo. 

BEHR
Breezeway


 
Onde uma lufada de ar fresco encontra uma camada de tinta fresca: nossa cor do ano Breezeway se harmoniza naturalmente com tons de branco, cinza e madeira natural para um estilo sem esforço em qualquer ambiente.

AKZONOBEL
Bright Skies



Os eventos recentes iluminaram todos os aspectos de nossas vidas, fazendo-nos reconsiderar o que realmente importa. Enquanto moldamos um novo futuro, é hora de uma abordagem nova para tudo. Bright Skies reflete os céus ilimitados ao nosso redor e traz uma pitada do mundo natural dentro, trazendo a “lufada de ar fresco”, que precisamos para transformar nossos sonhos em realidade.

Robson Giro - especial para a Codlux® Luz em LED

Fontes: Pantone, Tecmundo, Exame

Baixe esta publicação em PDF ou MHTML para ler off-line no Google Chrome ou navegador/aplicativo compatível 



Codlux® - Luz em LED

Luz é Função. Estamos empenhados nisso.

LEIA TAMBÉM:
O Paradoxo na Iluminação em Led 

Na iluminação de ambientes com luz em Led, 
nem tudo pode parecer o que é! Saiba o por que.  
Erros de Projeto: precisamos conversar sobre isso 

 Juntamos neste post um resumão com as melhores dicas do Blog, compiladas da experiência nos atendimentos de nossos profissionais Andre Caixeta e Marcos Britto para ajudar você a ficar alerta a alguns erros básicos que possam ser cometidos no seu projeto de iluminação!
A Luz na Arte

O efeito da tecnologia Led em sua arte, decoração e conforto como espectador
Dia do Decorador - Post Especial

Dicas para o uso da luz em Led na decoração e ainda, uma matéria super especial do The New York Times  
Dicas para o "Dia do Decorador"

Quando uso luz em Led quente, fria, não ofuscante ou pontual para a decoração de minha casa ou empresa? Leia no Blog
Semana da Decoração Codlux® 

Acesse exclusivamente em seu Instagram mais 4 Super Dicas da Codlux® sobre a Luz em Led no Design de Interiores 
E a Iluminação nos Banheiros hoje? 

16 Super Dicas no uso da iluminação em Led - mais os melhores produtos da Codlux® para aplicar no seu Toilete 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Chuva e Led combinam? Sim e não...

Olá! É época de chuvas fortes em boa parte do Brasil. Inclusive no nordeste este ano, as águas caíram em Alagoas por exemplo enchendo regiões inteiras e desabrigando milhares de famílias. Com todo o respeito as vítimas, é um momento também para lembrarmos da fragilidade do Led em relação a uma possível exposição constante a umidade e água. Basicamente, o uso da iluminação em Led deve primeiramente considerar o seu local de aplicação: se o equipamento será de interno ou externo. Resumindo de forma bem didática, todo equipamento Led que não tiver uma certificação de proteção "IP65 e/ou IP66", deve ser usado em áreas internas - protegido da umidade, vapores de água, respingos, chuvas, alagamentos e submersão. Estas são regras básicas que, obrigatoriamente, devem ser aplicadas as Lâmpadas para soquetes diversos, aos plafons para embutir em gesso ou laje, as fitas em Led etc. Para uso fora de ambientes fechados como um Refletor Led por exemplo, existe a devida norma técnica

Perfilados: o detalhe essencial no Design Industrial de ambientes

Olá! Hoje vamos continuar a linha de postagens para o design arquitetônico industrial no interior de ambientes residenciais e corporativos. E o destaque agora vai para ele, um equipamento simples e de custo acessível, mas que faz toda a diferença para literalmente sustentar e dar "leveza" a iluminação: o perfilado! O QUE É? Imagens: Pinterest Criados originalmente para a suspensão e alimentação de circuitos e equipamentos de iluminação, ventilação, som ambiente ou, passagem de outros fios e cabos elétricos, telefônicos, dados etc nas construções industriais e comerciais, são destinados a instalações fixas ou suspensas justamente por terem uma aplicação muito flexível. COMO SÃO? Fabricados em chapa de aço pré galvanizado, pintura eletrostática, galvanização à fogo, alumínio ou aço inoxidável, eles são conhecidos tecnicamente como "eletrocalhas". Os melhores para o uso em design de interiores são aqueles mais resistentes, livres de rebarbas e que també

Codlux® no Pinterest: inspire-se como nós!

Olá! Está pensando em um projeto de iluminação e quer ir direto ao ponto, sem textão? Então, filtre o que você quer por imagens: acesse ideias e outros pins sobre Iluminação Led salvos na pasta "Luz em LED",  no Pinterest da Codlux®.  São muitas imagens para você consultar e se inspirar.  https://br.pinterest.com/codlux/luz-em-led/ Inspire-se, como nós! Siga o pincode abaixo e aproveite! Pincode Codlux® Codlux® - Luz em Led Luz é Função! Estamos empenhados nisso.