Pular para o conteúdo principal

A Iluminação na FEICON 2022

Olá! A FEICON é uma das maiores feiras na América Latina com o melhor mix para a construção civil, arquitetura, instalações, acabamento e estruturas, além do fomento de negócios e relacionamento empresarial.



A FEICON (também popularmente conhecida no país como a Feira da Construção) marca o início do calendário da construção civil no Brasil, abrindo as suas portas de 29 de Março a 01 de Abril de 2022 para apresentar aos visitantes, as maiores tendências da indústria de construção e arquitetura em + de 700 marcas expositoras dos setores:



Dia 31 de Março a equipe Codlux® também prestigiou a FEICON 2022 💡 para poder conferir bem de pertinho para você, todas as novidades do setor da iluminação 😍!


Imagem: Robson Giro, Marcos Britto e Andre Caixeta no evento FEICON 2022.

Houve como sempre um serviço de transporte gratuito na saída da estação Jabaquara - Linha Azul do metrô com saída na esquina da Rua Anita Costa com a Rua Nelson Fernandes.




O horário da FEICON 2022 foi das 10h às 20h, com entrada permitida até às 19h. O local foi o mesmo das últimas edições da FEICON: o São Paulo Expo Exhibition & Convention Center, a 850 metros do metrô Jabaquara (linha azul) - 10 minutos do Rodoanel Mário Covas e fora do perímetro de restrição municipal de veículos (rodízio), a 10 minutos do Aeroporto de Congonhas.





Imagem: Marcos Britto no acesso ao evento FEICON 2022.




O credenciamento para a FEICON 2022 foi online e gratuito, direto no site oficial do evento onde imprimindo a credencial, o visitante evitou filas desnecessárias na expo. O comprovante de vacinação contra a COVID-19 foi exigido com pelo menos uma dose aplicada.



Imagem: Robson Giro e Marcos Britto no evento FEICON 2022.

Experiências

Em 2022 a programação da FEICON mostrou as principais novidades, tendências, produtos e soluções no mercado da construção, com aplicações na prática em grades de conteúdo técnico de qualidade para capacitação e atualização técnica e profissional. 




Imagem: Marcos Britto no evento FEICON 2022.



Imagem: Robson Giro e Marcos Britto no evento FEICON 2022.


Imagem: Marcos Britto e Andre Caixeta no evento FEICON 2022.



Nesta edição da FEICON tínhamos poucas opções em iluminação porque, esta é uma feira mais voltada para a construção em geral. Mas, o que lá encontramos então no segmento da iluminação foi muito gratificante aos olhos. Veja agora nas imagens* abaixo captadas pelas lentes da Codlux® no dia do evento, o que observamos de belo, interessante e tendência na iluminação de ambientes para cada categoria específica dos equipamentos LED expostos na FEICON 2022, tanto para a linha técnica quanto decorativa! 

*Todas as fotos são de crédito da Codlux®.


PENDENTES 

Este fornecedor de peças decorativas apresentou produtos muito bem acabados, trabalhando do clássico ao moderno com peças bem interessantes. 
E o vidro é sempre um clássico, vindo ano a ano sempre com uma releitura e tendo acontecido diversas vezes de, em modelos de pendentes como este, colocar-se uma, duas e até cinco lâmpadas LED no mesmo vidro para criar mais luz - normalmente emitida por lâmpadas de filamento em vidros âmbar. E um vidro âmbar com uma só lâmpada não ilumina nada! Repare na imagem abaixo que a peça da esquerda já traz uma luz com o LED integrado, com mais função na iluminação. Já a peça da direita por ser mais 'filtrante' na emissão da luz, vem acompanhada de mais lâmpadas LED filamento para poder compensar um pouco esta 'deficiência' em nome do design. O que de fato concordamos pois, os 'cachos' de filamento LED deixam o pendente de vidro fumê muito bonito.  


Na questão de repuxo, temos estas peças contemporâneas que utilizam lâmpadas LED defletoras (emitem a luz para cima) para dar mais brilho e energia ao interior dourado em contraste com seus corpos em preto. 

Esta lâmpada tem 2500K na temperatura de cor e sua parte defletora é em cromado. Ao refletir a pintura interna do pendente, a lâmpada também parece ser dourada. Apagada, ela se mostra cromada. 


O pendente é menos orgânico devido a suas quinas e tampo plano. Por este repuxo não ser um domo - como nos pendentes estilo 'chapéu chinês' tradicionais -   não existe uma 'abóboda' para cobrir o soquete da lâmpada. Como solução, optou-se por um 'copo' acima do tampo que acomoda 100% o soquete e faz com que a lâmpada defletora pareça integrada ao pendente, dando mais personalidade ainda ao equipamento. É uma peça muito bem elaborada! 



O tuboflex LED do mesmo supplier é uma saída interessante para quem gosta deste tipo de iluminação porque, a marca trouxe o 'tubo a granel' para poder assim montar as peças a gosto/demanda dos clientes. O modelo abaixo, tem tubo enrolado de 1,20m em fixadores dourados. 

Nas imagens abaixo (primeira a direita) temos o mesmo tuboflex LED, agora envolvendo um pendente perfilado quadrado preto que brinca numa bela composição 'orgânica-geométrica'. Os arcos também nunca saem de moda, eles sempre estão aí mudando ano sim, ano não o seu conceito nas montagens. Como no exemplo abaixo da imagem. 

Para aqueles que gostam, também vimos interessantes 'pendentes em tiras' como nas peças abaixo, que emitem a sua luz de modo mais difuso que nos modelos tradicionais. Também gostamos muito! 

Já aqui, o tuboflex LED em mais formatos (a esquerda). 

Na mesma imagem temos um belíssimo pendente de vidro com design industrial. Os vidros contemporâneos aliás também são sempre um destaque a mais nas últimas feiras e eventos de iluminação. 

Os formatos de vidros longilíneos têm ganhado mais espaço nesta categoria. 


Lâmpadas LED filamento 'sopradas' em belíssimos modelos disformes - como a primeira da imagem abaixo - foram itens da FEICON que também nos apaixonaram pelo seu design! 

Estes diferentes modelos de lâmpadas filamento inclusive, podem praticamente formar um charmoso e sofisticado pendente pronto, bastando para isso rosqueá-las a um belo bocal Musga por exemplo. 



O pendente abaixo é uma tendência de mercado com LED integrado onde seus diferentes 'copinhos' orbitam no grau desejado, para poder espalhar melhor a luz. 


Este é a releitura de uma peça que já está há bastante tempo no mercado em vários suppliers. Aqui, temos um modelo grande com situação de luz diferente, onde a proposta da peça remete mais ao design de interiores. 


Imagem: Marcos Britto, Andre Caixeta e Robson Giro no evento FEICON 2022.
Apesar das 'gaiolas' serem um desenho antigo, este conjunto com lâmpadas LED defletoras deu um ar inovador ao pendente, que ficou bem bacana! 


O pendente da direita tem o já famoso design francês, o que pode nos fazer pensar se tratar de uma peça assinada. Um aramado com vidro muito moderno e no estilo 'vertigo'.


O 'peso' destes pendentes em perfil quadrado preto ganham o equilíbrio necessário quando em companhia de lâmpadas LED filamento em 2700K.

Portanto, não pense duas vezes ao usá-los por exemplo em conjunto numa área gourmet; em modo single no balcão de uma cozinha americana ou, posicionados estrategicamente em um projeto com pegada industrial. É perfeito! 

Imagem: Marcos Britto no evento FEICON 2022.


Esta tendência abaixo já é bem comum nas empresas que trazem os seus próprios perfis. Elas podem criar pendentes como estes de mil maneiras: na horizontal, na vertical, quadrados, retangulares, com luz para baixo, luz para cima, pendurados, fixos nas paredes etc. As empresas importam/produzem o perfil - como no caso abaixo da Orluce - e usam poderosas e eficientes fitas LED próprias ou de outros suppliers para 'acender' suas peças. No caso destes belos pendentes lineares, estamos aguardando a disponibilidade dos catálogos para maiores informações a respeito. 


Aqui, outras peças provavelmente importadas prontas, agora em perfil dourado. 



Os pendentes cubos como os da imagem abaixo têm geometria delicada e charmosa, com forte apelo a um design industrial mais refinado e de fácil especificação neste tipo de projeto luminotécnico. 


As jabuticabas e articulados em globos de vidro cristal ou leitosos continuam bem fortes como uma tendência dos importadores - todas as marcas têm os seus modelos e os apresentam regularmente nas feiras e eventos. 





A linha de pendentes bola abaixo vem no estilo 'colar de pérolas', algo que as marcas estão trazendo também agora. 



Esta peça é muito interessante pois o acesso a sua lâmpada LED é na lateral do vidro fumê! 

Uma bela solução de design e com ar muito moderno. 


Peça pronta também: bastante interessante, este pendente triplo casa o rose gold com o preto - apesar do rose gold estar saindo da tendência e dar lugar hoje ao dourado fosqueado/frisado. 

Este é outro lindo pendente circular com luz direta. Seu LED integrado já traz por exemplo na carcaça a atual tendência em dourado fosco frisado. E o corte abrupto no design da peça é tudo! 

É uma peça sofisticadíssima, requintada e com a função de sua luz correta! Abaixo, a opção do modelo em preto. 


As peças abaixo ajudam a explicar bem a você o que queremos dizer quando falamos em "Função da Luz": anéis de luz lateral e hexágonos de luz retraída. A primeira peça espalha sua luz com mais eficiência (apesar de um certo ofuscamento) enquanto a segunda, ilumina mais a si própria que o ambiente. 

A mesma coisa acontece com este modelo de pendente circular com pedraria em cristais de vidro: ilumina de fora para dentro no equipamento. Não gostamos muito desta solução, que 'prende' a emissão luz nos ambientes. 


Este supplier trabalha com repuxo injetado de plásticos para produção das cúpulas nos pendentes abaixo. 

A mesma empresa também produz esta bela canopla em degrau, que remete aos plafons redondos no mesmo formato vistos no design de interiores de algumas novelas da Globo atuais.  


No evento não faltaram os clássicos pendentes de soquete recuado e os delicadinhos pendentes cristal em vidro.  


Mais design! Esfera é outra opção que continua na moda - temos na Codlux® suppliers que fornecem catálogos só com esferas, em todos os seus conceitos:  cristal, leitosa, conjugado, single, em metal, sem metal etc. 

As esferas vêm em muitas maneiras de acabamento e nesta feira, não foi diferente. 


Este repuxo abaixo é muito comum no mercado da iluminação para os equipamentos de pequeno porte - conforme comparação da peça abaixo com a mão. Ao criar-se agora peças conjugadas em duas, três composições, esta solução ganha mais corpo porém, mantendo a mesma delicadeza. Algumas marcas nem o 'pescoço' tem, sua 'cupulazinha' é encaixada diretamente na canopla de tão pequenina que ela é! 


Tubos normais de mercado, chanfrados para dar mais refino aos sobrepores e pendentes. 



LUSTRES

Falam por si, de tão clássicos que são. Nesta FEICON, foram vistos um mais lindo que o outro! 



ARANDELAS

As esferas também 'brotaram' nas arandelas, com modelos lindíssimos (abaixo). Todas as marcas no evento apresentaram as suas propostas. 

Já esta arandela veio bem diferenciada e na tendência atual do dourado fosco com o preto. O modelo além de orbitar suas hastes, gira as cápsulas de LED integrado para espalhar melhor a difusão da luz. Ela pode ser instalada também como um pendente ou um sobrepor. 

Onde você usaria uma arandela RGB como a do modelo abaixo? Nós provavelmente a especificaríamos em um quarto gamer, área seca de piscina, jardim interno e em outras soluções com apelo para a diversão e entretenimento. 

Arandelas com luz faceada nas paredes já encontramos em muitas marcas, mas com este design moderno ainda são poucas! 

Instaladas em modo single ou alinhadas umas as outras - para formarem 'desenhos de luz' nas paredes - este tipo de iluminação é ideal para quem curte interações mais contundentes da luz com o ambiente. 

Este modelo de arandela abaixo é exclusivo para lâmpada LED e de uso externo. 

Neste outro modelo temos uma luminária que pode ser usada tanto como arandela quanto um plafon de sobrepor. 



PLAFONS

Muitos, mas muitos plafons foram vistos na FEICON 2022. As novidades ficaram para os modelos com funções mais autônomas ou inteligentes. 

Este modelo de sobrepor Drako da BronzeArt por exemplo tem um sensor autônomo (não smart) com alcance do acionamento num diâmetro de até 4 metros. Ao passar por ele a luminária fica acesa por 60 segundos ininterruptos. 

O sobrepor permanece aceso este tempo todo, apagando apenas no final do seu timer. É ótimo para uma área de serviço, de circulação e corredores longos, onde em um minuto pode se chegar com segurança a próxima luminária com sensor, para que ela também acenda com a sua chegada. 



SPOTS

Spots para lâmpadas LED pareciam estar ficando escassos no mercado devido a chegada do termoplástico também nesta categoria de equipamento para iluminação. O termoplástico ABS está reduzindo o peso e custo dos produtos LED ao 'encapsular' tudo numa mesma peça híbrida de iluminação. 

Agora, devido a procura a maioria das marcas está trazendo de volta os seus próprios modelos de spots para lâmpadas LED e em detalhes muito legais, como um 'joelhinho' cromado. Este pequeno detalhe dá um toque a mais de sofisticação num equipamento que normalmente, já tem um apelo mais industrial. E visto bem de pertinho na FEICON, a gente acabou gostando dele ainda mais! Aqui a peça é toda em alumínio e com joelho cromado, sem uso de termoplástico. 

Os spots híbridos (que já vem com o LED integrado) foram maioria no evento. Mas também estavam disponíveis outros modelos de spots para lâmpadas, como os da imagem abaixo a direita. 



PERFIS & LINEARES

A linha de perfis é outra categoria que muitas marcas estão trazendo com mais força ao país, com modelos bem 'baixinhos' - onde devemos porém tomar muito cuidado ao tipo de LED que será usado em seu interior!  

O que precisa melhorar ainda nos perfis são as larguras dos modelos disponibilizados. Temos no máximo por aqui modelos com 50mm a um preço razoavelmente justo. Porém, quando se especifica modelos com 70, 80 ou 90mm de largura, a peça inteira pode facilmente triplicar o seu preço - talvez por conta do ferramental. O modelo abaixo é um perfil de sobrepor instalado entre ripados, outra tendência muito usada hoje em dia no design de interiores. 

Os perfis muito largos não foram vistos no evento. Mas foram vistas peças recuadas e com lentes frontais, numa gama bem diversa de modelos. 

Lâmpadas tubulares LED em RGB também estiveram expostas na FEICON 2022, junto a modelos mini bulbo G45. A aplicação destas lâmpadas também pode ser especificada em ambientes de diversão, entretenimento, áreas secas de piscinas e jardins. 

Este surpreendente sobrepor linear tubular tem trilha pcb LED em seu interior que simula uma mega lâmpada T8. O acabamento lateral discreto é refinado e muito bonito!

É uma peça bem interessante inclusive para projetos de iluminação orgânicos ou de estilo industrial, onde a suavidade no seu design pode 'quebrar' a dureza dos perfis e eletrotubos aparentes no ambiente. 

Comparado a um tradicional modelo quadrado ou ao nosso modelo Sagitta (na foto o achatado), este linear tubular é realmente uma alternativa nova e interessante. 

E por falar em lineares quadrados, eles também não faltaram no evento da FEICON 2022. 



JARDIM & EXTERNA

Uma bela linha para jardim foi apresentada na FEICON 2022. Das peças clássicas as mais contemporâneas, teve para todos os gostos. 

Os modelos da marca Ideal impressionaram pela diversidade, onde postes de estilo rococó chamaram tanta atenção quando os de estilo mais clean. 

Nas arandelas, a mesma coisa!

Os modelos com luz mais difusa também chamaram a nossa atenção. 

Este modelo de arandela reta é realmente lindo! Aqui também, nada de termoplástico ou LED híbrido: tudo é em alumínio e para lâmpadas. 

Os balizadores para lâmpadas também vieram com um design mais moderno e orientável para controle da angulação na luz. 




Estas são as novas lâmpadas LED PAR 20 que estão chegando ao mercado agora com IP65 e coloridas no verde, laranja e azul. Elas podem ser usadas em áreas externas como jardins e piscinas por exemplo. 

Os refletores LED RGB para jardins estão a cada ano mais potentes e também, muito menores! 

Os refletores 'frios' em 6000K e 3000K também estão diminuindo drasticamente o seu tamanho, a ponto de até duvidarmos se eles realmente iluminam! Mas, não nos enganemos: os 20W em LED deste refletorzinho abaixo é hoje uma potência capaz de iluminar a frente de sua casa com muita folga e tranquilidade. 

Imagine então o "estrago" que este refletor profissional de 500W pode causar! Ele aceita mesa DMX e chegou a FEICON com preço sugerido em R$5.000,00. 

Já esta ribalta RGBW de 100W também aceita mesa DMX - ou o sistema proprietário do fornecedor - apara automatizar as cenas. É uma peça de R$2500,00! O preço se justifica pelo alcance do equipamento: ele é capaz de criar um 'wall washing' de até 70 metros! O fornecedor recomenda porém que para isso, outra ribalta igual seja instalada na outra ponta, a fim de melhorar ainda mais o efeito, sem nenhuma perda. 

Mini pétalas de iluminação pública também nos chamaram a atenção na FEICON, como os modelos abaixo. 

Na categoria corporativa industrial para os OVNI/Orbit/High-Bays, conhecemos estes modelos abaixo: o apagado a direita é on-off e o aceso, dimerizável. 

Imagem: Marcos Britto no evento FEICON 2022.
As potências dos equipamentos começam de 100W a 250W, sempre na mesma temperatura de cor: 5000K. 

Aliás falando sobre temperatura de cor, o IRC nestes equipamentos da marca chega a mais de >90. Para comprovar isso, o supplier também colocou no stand uma banca com frutas reais para demonstrar a fidelidade de seu 'índice de reprodução de cores'. 



HORA DO CAFÉ!

E como ninguém é de ferro, Marcos Britto e Andre Caixeta fazem a pausa para um cafezinho no VIP!


Imagem: Marcos Britto e Andre Caixeta no evento FEICON 2022.


LED INTELIGENTE

Na categoria LED inteligente o que mais gostamos de ver foi o stand da Elgin, que mostrou uma futura e completa gama de produtos para iluminação 'linha técnica' compatíveis com Alexa e Google Assistente. Como por exemplo, os spots embutidos smarts RGB de 5W logo abaixo. 


Lâmpadas LED inteligentes também puderam ser vistas no stand da Elgin, em tamanhos variando das super bulbos as de filamento menores. 

As fitas LED inteligentes e refletores smarts compatíveis com as caixinhas assistentes de voz também foram mostrados, junto as tomadas inteligentes da marca...

... e interruptores touch inteligentes com um ou dois circuitos: quando você não estiver usando a Alexa por exemplo, pode acioná-lo 'mecanicamente' para acender os LEDs inteligentes sem perder as configurações da casa conectada.  



AUTOMAÇÃO

O sistema de automação amigável a projetos luminotécnicos que mais gostamos de ver foi o da Wow. Ele nos pareceu bem promissor, apesar de ainda não estar totalmente integrado a algumas soluções comuns de câmeras e fechaduras de segurança.   

O sistema não é baseado em módulos ou hubs de outras marcas e usa o Wi-Fi como conexão. A promessa é de que até o final do ano todos os protocolos de segurança estejam definidos. 

Imagem: Marcos Britto no evento FEICON 2022.
Este é um sistema de automação que usa botoeiras próprias ou compatíveis, onde os módulos de automação da marca podem se encaixar sem problemas. O mais interessante é que, numa botoeira de 3 vias (última na imagem abaixo) o sistema consegue duplicar sua função na automação, usando apenas metade de um dos botões e transformando assim a mesma botoeira de 3 vias em uma nova botoeira de 6 vias! 

Além da iluminação, o sistema também pode controlar o ar condicionado e persianas. 



LÂMPADAS E ACESSÓRIOS

Os acessórios para iluminação de ambientes também estiveram presentes na FEICON 2022 - e muito provavelmente fora do quadrilátero especificado para o setor demarcado no evento. Então, poderia ser que encontrássemos mais coisinhas e cacarecos interessantes para o LED em outras áreas da FEICON, mas não tínhamos tempo para conferir isso. As já tradicionais lâmpadas LED encontradas nos stands foram as mesmas disponíveis nos catálogos de nossos suppliers. 


Estas luminárias com base liga-desliga e suporte tipo piranha nos deu vontade de levar... 

... assim como estas benditas luzes de emergência da Elgin, que são uma verdadeira mão na roda quando faltar energia em casa ou na empresa!

Botoeiras específicas para nossa Adequação & Desenvolvimento também nos chamaram a atenção pelas soluções bem práticas que podem ser aplicadas em alguns de nossos projetos luminotécnicos. 



ATÉ A PRÓXIMA!

E acabou! 😀 

Nossa, e andamos viu?😁 Trouxemos também, além da nossa grande alegria e satisfação em ter presenciado o evento, alguns catálogos físicos da FEICON 2022 no setor da iluminação, que estão disponíveis agora para a sua consulta em nosso Showroom Técnico. Fique bem a vontade para agendar a sua visita em 👉 codlux.com/contato


Veja mais alguns takes de nossa passagem pela FEICON 2022 no video abaixo: 


Robson Giro, especial para a Codlux® 

Codlux® - Luz em LED

Luz é Função. Estamos empenhados nisso.

VEJA TAMBÉM
Expo Bella 2022
Confira os lançamentos do evento
 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Chuva e Led combinam? Sim e não...

Olá! É época de chuvas fortes em boa parte do Brasil. Inclusive no nordeste este ano, as águas caíram em Alagoas por exemplo enchendo regiões inteiras e desabrigando milhares de famílias. Com todo o respeito as vítimas, é um momento também para lembrarmos da fragilidade do Led em relação a uma possível exposição constante a umidade e água. Basicamente, o uso da iluminação em Led deve primeiramente considerar o seu local de aplicação: se o equipamento será de interno ou externo. Resumindo de forma bem didática, todo equipamento Led que não tiver uma certificação de proteção "IP65 e/ou IP66", deve ser usado em áreas internas - protegido da umidade, vapores de água, respingos, chuvas, alagamentos e submersão. Estas são regras básicas que, obrigatoriamente, devem ser aplicadas as Lâmpadas para soquetes diversos, aos plafons para embutir em gesso ou laje, as fitas em Led etc. Para uso fora de ambientes fechados como um Refletor Led por exemplo, existe a devida norma técnica

Perfilados: o detalhe essencial no Design Industrial de ambientes

Olá! Hoje vamos continuar a linha de postagens para o design arquitetônico industrial no interior de ambientes residenciais e corporativos. E o destaque agora vai para ele, um equipamento simples e de custo acessível, mas que faz toda a diferença para literalmente sustentar e dar "leveza" a iluminação: o perfilado! O QUE É? Imagens: Pinterest Criados originalmente para a suspensão e alimentação de circuitos e equipamentos de iluminação, ventilação, som ambiente ou, passagem de outros fios e cabos elétricos, telefônicos, dados etc nas construções industriais e comerciais, são destinados a instalações fixas ou suspensas justamente por terem uma aplicação muito flexível. COMO SÃO? Fabricados em chapa de aço pré galvanizado, pintura eletrostática, galvanização à fogo, alumínio ou aço inoxidável, eles são conhecidos tecnicamente como "eletrocalhas". Os melhores para o uso em design de interiores são aqueles mais resistentes, livres de rebarbas e que també

Codlux® no Pinterest: inspire-se como nós!

Olá! Está pensando em um projeto de iluminação e quer ir direto ao ponto, sem textão? Então, filtre o que você quer por imagens: acesse ideias e outros pins sobre Iluminação Led salvos na pasta "Luz em LED",  no Pinterest da Codlux®.  São muitas imagens para você consultar e se inspirar.  https://br.pinterest.com/codlux/luz-em-led/ Inspire-se, como nós! Siga o pincode abaixo e aproveite! Pincode Codlux® Codlux® - Luz em Led Luz é Função! Estamos empenhados nisso.