Pular para o conteúdo principal

Verão 2020 Codlux®

Olá! Neste domingo 22 de Dezembro inicia-se o Verão Brasileiro, que se estende até o dia 20 de Março do ano que vem - uma sexta-feira. O que esperar da estação em 2020?



MENOS CALOR QUE OUTONO

O verão 2020 deve trazer a chuva volumosa de volta para o Sudeste do país, mas não terá muitos dias de calor extremo, como ocorreu no verão 2019.



Pior ainda foi no fim do Outono de 2019, que marcou Junho como o mais quente dos últimos 140 anos: uma forte onda de calor no final do mês fez com que 13 locais como França, registrando as temperaturas mais altas da história com picos de 45,9 ºC, Áustria com média de 4,7°C acima do normal e a Alemanha, com um pico de 39,6 °C. Nas Américas não foi diferente: em junho, o Alasca teve seu segundo mês mais quente desde que o estado começou a manter registros em 1925. Na Argentina, a média mensal do período ficou 1,5°C acima do habitual. No Brasil, aumentou 1,4 °C mas, se as previsões do Verão 2020 se mantiverem, teremos uma estação mais agradável ano que vem.

TEMPO 

Para a maioria da Região Sudeste os meses de verão entre dezembro e março são os mais chuvosos do ano. Em 2020 não teremos o El Niño e nem La Niña, que ocorrem no Oceano Pacífico e alteram as chuvas e temperatura no Brasil e de outros países da América do Sul. Mas, ainda ocorrerão as chuvas da estação nos estados do Sudeste e do Centro-Oeste, sendo que frentes frias vindas do Rio de Janeiro facilitarão a ocorrência destas chuva no Sudeste. Veja mês a mês:



Janeiro
Muita chuva e temperatura abaixo do normal. Não faz frio, mas também não há previsão de muito calor como observado em janeiro de 2019.

Fevereiro
A temperatura fica amena em grande parte do Sudeste, sem o calor observado em fevereiro de 2019.
O centro-oeste e sul de SP têm uma situação diferente e um mês de fevereiro com chuva abaixo da média, com pancadas de chuva irregulares e temperatura alta.

Março
Uma frente fria bem organizada provoca altos volumes de chuva no ES e no norte de MG. Nas outras áreas do Sudeste, o sol predomina e faz calor. É provável que os recordes de calor do verão sejam registrados em março. As chuvas são irregulares, mas não deve haver grande deficiência hídrica, apesar de ficarem abaixo da média.

LUZ DO SOL

A luz solar é muito benéfica para o homem. Um volume adequado de luz diariamente melhora nossos níveis de humor e energia, enquanto que uma iluminação insuficiente contribui para a depressão e diversas outras carências no corpo. Por exemplo, luzes brilhantes e mais fortes são melhores para as manhãs e para o decorrer do dia, enquanto é interessante estar exposto a luzes fracas, que são boas à noite. A temperatura da cor também influencia muito a nossa percepção. A unidade de medida é o Kelvin (K) e quanto mais alto o valor, mais clara e fria é a tonalidade de cor da luz. Quando falamos em luz quente ou fria, não estamos nos referindo ao calor físico da lâmpada e sim, à tonalidade de cor que ela irradia no ambiente. Luzes quentes tornam os ambientes mais aconchegantes e relaxantes; enquanto luzes mais claras tornam o ambiente mais estimulante, nos fazem sentir mais alertas, mais concentrados e podem aumentar os níveis de produtividade.



A luz azul emanada durante o dia reduz os níveis do hormônio melatonina, que nos faz sentir sonolentos - ou seja, nos sentimos mais acordados. As telas de computadores e celulares emitem muita luz azul e, por isso que ao ficarmos expostos por muito tempo sob efeito delas durante a noite, demoramos a relaxar e dormir. A luz solar porém é extremamente importante para a nossa saúde. A falta de exposição à luz do sol pode prejudicar a saúde física e mental. Um estudo de 2014, realizado com trabalhadores mostrou que indivíduos que tinham janelas em seu local de trabalho e sendo mais expostos à luz do sol, apresentavam hábitos de sono mais sudáveis e um melhor bem estar geral, em comparação com aqueles que passam o dia inteiro trancados em ambientes fechados. Isso acontece porque a exposição à luz solar ao longo do dia equilibra o ritmo circadiano, que precisa do claro e do escuro para funcionar adequadamente. Muitas pessoas relatam que passeios ou mesmo caminhadas rápidas ao ar livre – especificamente sob o sol – pareceu lhes promover uma melhora do humor e também, sensação de calma.

PRAIAS

A balneabilidade das praias do litoral paulista teve uma sensível melhora segundo a Cetesb: 92% das praias estão próprias para banho. Das 167 praias do litoral, 153 estão boas e apenas 14 são impróprias.



Sete das praias ruins em 2020 estão no litoral norte:
-Ubatuba, Caraguatatuba e Ilhabela
Outras 7 estão na Baixada Santista:
-Guarujá, São Vicente, Santos e Itanhaém e a de pior situação, em São Vicente com 50% das praias impróprias.
-São Sebastião tem todas as suas 30 praias boas para banho.
Também tiveram 100% de aprovação:
-Praia Grande, Bertioga, Mongaguá, Peruíbe e Ilha Comprida.
A rede hoteleira foi 'beneficiada' pelas manchas de óleo que atingiram as praias do Nordeste, do Rio e do Espírito Santo nos últimos meses, com 80% de ocupação para o Natal só em Bertioga. Em Ilhabela, a ocupação hoteleira no Natal será de 82,1%, bem acima do ano passado.

SAÚDE 

A luz solar também interfere nos níveis de óxido nítrico na pele e no sangue, o que pode ajudar na redução da pressão arterial. Isso contribui tanto para melhorar a saúde do coração, protegendo contra doenças cardiovasculares como acidente vascular cerebral (AVC) e ataque cardíaco, quanto para diminuir o stress. A exposição aos raios solares pode também contribuir para a redução do apetite, o risco de obesidade e diabetes tipo 2 e de algumas doenças autoimunes. Do ponto de vista da saúde mental, a iluminação natural aumenta a produção de serotonina, conhecida como hormônio do bem-estar, que regula o sono, o humor e o apetite, entre outros aspectos do funcionamento corporal. É por isso que países que sofrem com invernos rigorosos, com meses de escassa luz solar, a população corre maior risco de desenvolver depressão sazonal (S.A.D.).



O problema está diretamente associado à falta de iluminação natural e o tratamento inclui exposição à luz azul (espectro mais presente na luz do sol). O tratamento de outros tipos de depressão também inclui a recomendação de maior exposição ao sol para desfrutar de melhoras no humor – ainda que limitadas. A luz natural é essencial para a produção de vitamina D. A substância auxilia na saúde óssea ao promover a absorção de cálcio pelos ossos. A vitamina D também impulsiona o sistema imunológico, porque a célula T – importante para o combate a patógenos causadores de doenças – precisa da vitamina D para funcionar. Durante o verão o corpo precisa, em média, de 10 minutos ao dia de exposição ao sol (sem protetor solar) para que o corpo produza cerca de 5.000 IU de vitamina D. Essa quantidade é suficiente para a maioria das pessoas, incluindo idosos que apresentam menor capacidade de produção. É difícil quantificar a quantidade de tempo ideal, já que a pigmentação da pele afeta a quantidade de radiação UV que absorvida, mas é muito menos do que você precisa para obter uma queimadura solar. Importante então tomar Sol no início da manhã (até as 10hs) ou no final da tarde (depois das 16hs). Além disso, tem que se lembrar: muita exposição ou exposição sem proteção solar aumentam os riscos de desenvolver câncer de pelee o uso de filtro solar é indispensável, mesmo nas estações mais amenas ou frias.

A luz controla nosso ritmo circadiano

Nosso corpo é regulado por ciclos de 24 horas que refletem o tempo que a Terra leva para dar a volta no seu próprio eixo. Isso é conhecido como ritmo circadiano e afeta todo o nosso corpo - desde como dormimos até quando liberamos certos hormônios. Nosso ritmo circadiano continua independentemente de sinais externos. Cientistas que ficaram em uma caverna sem luz natural ou outro sinal indicativo do passar do tempo descobriram que o ritmo circadiano continuava seguindo um padrão rígido de 24 horas. Apesar disso, nosso corpo responde muito à luz. É um importante sinal que dá ignição a uma grande variedade de funções biológicas do corpo humano. A luz solar dá ignição a uma grande variedade de funções biológicas



A luz nos ajuda a dormir e acordar

O sono está entre as funções biológicas que a luz ajuda a iniciar. Ela permite que nosso cérebro saiba que os sistemas que geram o estado de vigília estão ativos. Da mesma forma, quando começa a anoitecer, nosso corpo começa a liberar melatonina, a substância química que nos ajuda a dormir. De olho nisso, algumas empresas aéreas estão usando a iluminação da cabine para ajudar a combater o jet lag - luz brilhante para o momento do embarque, luz relaxante durante o jantar e luz que imita o por do sol. Isso facilitaria que os passageiros adormecessem. Médicos recomendam evitar telas durante a noite - luz artificial dificulta pegar no sono

A luz pode nos ajudar a combater a insônia

Nós sabemos que o tipo de luz azul emitida pelos nossos computadores, tablets e celulares podem impedir o corpo de liberar os hormônios do sono que são necessários para que nós peguemos no sono. Novas orientações de autoridades de saúde afirmam que nós devemos passar um período longe das telas antes de ir para a cama. E que os gadgets devem ser deixados fora do quarto. Matthew Walker, um neurocientista que se dedica a pesquisar o sono, concorda com essa recomendação. E diz que "a luz do dia é fundamental para regular os padrões diários de sono". Se você tem um estilo noturno e sente dificuldade de pegar no sono durante a noite, pode descobrir que uma hora de exposição ao sol da manhã dará um impulso ao seu cérebro e ao seu corpo na hora certa. Consequentemente, o ajudará a se sentir sonolento quando for dormir.A luz também aumenta os níveis de serotonina, o que nos faz sentir mais felizes 

A luz afeta seu humor

Uma dose diária de luz do dia não é importante apenas para os padrões de sono. A luz também funciona como um gatilho para mudanças no cérebro, que nos fazem sentir mais felizes. Quando o corpo reconhece a luz solar, que chega ao cérebro por meio do nervo óptico, aumentam os níveis de serotonina (uma substância química que gera bem-estar). Por outro lado, quem está exposto a pouca luz do sol - como pessoas que trabalham durante a noite - podem ter dificuldade com depressão. Em regiões mais distantes do Equador, onde as durações do dia e da noite variam de acordo com as estações, há uma condição mental relacionada com dias mais curtos: Desordem Afetiva Sazonal (SAD, na sigla em inglês). Pessoas com SAD desenvolvem sintomas depressivos quando os dias encurtam, mas melhoram em estações com mais luz. A hipótese corrente é que a SAD é gerada pela dessincronização do nosso ritmo circadiano - causada justamente pela redução na quantidade de luz do sol. Para quem tem SAD, existem lâmpadas especiais que imitam a luz do dia. Meia hora de exposição todas as manhã podem ajudar a mudar o ritmo circadiano e melhorar o humor. 

Luz do sol mantém seus ossos fortes

Nós precisamos de vitamina D para que nossos corpos absorvam cálcio e fosfato dos alimentos - ambos minerais são cruciais para ossos, dentes e músculos. Já uma deficiência de vitamina D pode produzir ossos fracos e deformações no esqueleto. Por sorte, podemos obter do sol quase toda a vitamina D de que precisamos - é por isso que também é chamada de "vitamina do sol". Nosso corpo produz vitamina D quando a luz solar atinge nossa pele. Por outro lado, muito sol pode ser perigoso - por isso, use protetor solar e evite a luz solar nas horas mais quentes do dia.

Fontes: Canaltech, Arch Daily BR, BBC Brasil, Climatempo, Terra  

Codlux® - Luz em Led

Luz é Função. Estamos empenhados nisso.



LEIA TAMBÉM:
Chuva e Led combinam? Sim e não...

Saiba se o seu equipamento resiste
-Alagamento, raios e estouros na rede elétrica

Seu Led está preparado para isto tudo?

-Fim do Horário de Verão e o seu impacto negativo

Melhor ser contra ou a favor? O Led responde...

"Codlux Explica" de Verão

As Dica para o seu Led na estação
-Verão 2019 Codlux®

Mais de 20 Dicas para Iluminação em Led no Verão
-Água: pura, simples... e finita!

A Água do planeta em importância e números  
-EVITANDO QUEDAS EM CANTAREIRA!

Motivos e Dicas para economizarmos Água 
-Como economizar energia elétrica?

As melhores dicas para economizarmos no Led e também em nossos eletroeletrônicos 
-Codlux® Explica: o pernilongo... e o Led

Por que o Led nos ajuda a combater o mosquito e outros insetos?
-Codlux® Explica: saiba o que é o SAD (Transtorno Afetivo Sazonal)

Quando escurece e o humor se apaga.



Comentários

AS MAIS LIDAS

Como evitar ERROS GROTESCOS na instalação?

Olá!
Hoje voltaremos a falar sobre Erros de Projetos. Agora mais precisamente, no tocante a instalação de alguns equipamentos especificados, principalmente aqueles que necessitarem de uma Adequação e Desenvolvimento por parte do profissional em luminotécnica quando da correta escolha dos produtos de iluminação artificial com tecnologia Led para o seu projeto !

Via de regra, grande parte das adaptações criadas pelo Light Designer responsável no projeto encomendado vão de encontro a um desejo pessoal do seu cliente. Isto consequentemente acarretará, por exemplo, em equipamentos que não harmonizarão com o desenho original da peça disponível no mercado: formas, cores, potência da luz, meios de fixação/instalação etc, tudo pode ter que ser mudado naquele equipamento "X" devido a uma escolha pessoal do proprietário do imóvel, tendo contudo que manter-se não só a qualidade na iluminação local como também, a garantia do produto. E é aí que a coisa pode começar a pegar: instaladore…

Ring Light Codlux® - Poderosa, Exclusiva e Edição Limitada!

Olá! Beauty Light, Makeup artist, MakeUp, Maquiagem, Youtuber, Cabeleireiros...
Estas são as hashtags que mais bombam na internet atualmente.
E isso é resultado do sucesso absoluto alcançado pelos chamados Influenciadores.
São eles agora que ditam as regras não só do que você vai usar mas, principalmente, como usar! Tutoriais e mais tutoriais se espalham de graça pela rede para quem quiser atualizar-se rápido com as últimas tendências. Porque o tempo voa. E você não quer esperar.

Foi pensando nisso que o expertise da Codlux® em Adequação e Desenvolvimento encontrou a solução ideal e, principalmente, mais econômica para a falta de uma Ring Light verdadeiramente de qualidade e com preço imbatível no mercado:

Apresentamos a poderosa RING LIGHT CODLUX®



Uma solução em Led profissional para um equipamento surpreendentemente eficaz!

O alcance potente e difuso da luz emitida pela Ring Light Codlux® deixa suas makes e videos com o efeito ideal, fazendo com que a sua ideia ganhe Vida e Brilho …

Carnaval 2019 em Pinheiros

Olá!

Abram alas para a Alegria!
O Carnaval 2019 já pede passagem hoje aqui em Pinheiros e em toda a cidade de São Paulo!



São dezenas de Blocos de Rua que irão esquentar o pré-carnaval para a Grande Folia de Fevereiro.
No destaque, teremos o famoso evento "Minha Luz é de Led", festa criada no Rio e que vem a São Paulo pela primeira vez para agitar o nosso Carnaval de uma maneira única.



A ideia mistura boa música com um espetáculo visual de luzes, iluminando a noite da metrópole e animando os foliões com muito pop e funk. Também é uma ótima opção para quem capricha no visual carnavalesco! O encontro acontecerá no pós-Carnaval de sábado, dia 9 de março, a partir das 19h, na Praça Dom José Gaspar.

Então não esqueça:
-Prepare Corpo e Mente
-Não deixe de comer
-Use roupa leve
-Beba muita água
- E RESPEITE os colegas ao lado!



Dito isso, simbóra cair na Alegria!

Abaixo, você confere toda a programação carnavalesca para o nosso querido bairro de Pinheiros e, no final do post, uma d…

CES 2020

Olá! A Consumer Electronics Show está chegando! Ela ocorrerá agora, de 7 a 10 de Janeiro de 2020 em Las Vegas, Nevada (EUA).


A CES® é o maior e mais influente evento tecnológico do mundo - verdadeiro campo de provas para tecnologias inovadoras e players globais, onde as maiores marcas negociam e conhecem novos parceiros. A Feira atrai os maiores líderes empresariais e pensadores pioneiros do mundo nas tendências tecnológicas disruptivas, que estão mudando o consumo de conteúdo, entretenimento e comportamento nas pessoas. Como o maior e mais influente evento tecnológico do planeta, a CES® 2020 representa todo o escopo do mercado global de tecnologia:

- IA
-IoT
-5G
-Casa Inteligente
-Cidades Inteligentes
-Saúde Digital
-Tecnologia de Veículos
-AR / VR
-Robótica e outros.

Com participação de 61% de todas as marcas globais da Fortune, a CES 2020 quer migrar as indústrias para além do seu espaço tecnológico tradicional, reforçando a ideia de que todas as empresas são agora "uma só emp…

Trilho Suspenso: Solução simples e sofisticada

Olá!



#AdequaçãoEdesenvolvimentoqual empresa em iluminação oferece isto a todos os seus clientes de maneira incondicional?
Seja em sua casa ou empresa, a Codlux® vai aonde nenhuma outra pode (ou não quer) ir: solução para aquilo que está em sua mente, adaptada as disponibilidades atuais do mercado e sem custos exorbitantes - você simplesmente não tem que pagar a mais por isto.Nosso Atendimento e Pós-venda estão fazendo a diferença para centenas de clientes atendidos, como o do caso deste video, que queria também em seu projeto um simples trilho eletrificado, pousado longe do teto, acima de sua mesa de jantar no terraço mas com sofisticação, sem cabos ou fios aparentes.



O expertise dos profissionais da Codlux® no mercado da iluminação foram fundo: do design a fabricação do produto, passando pelo conhecimento certo dos insumos para encontrar a finalização perfeita, de bom gosto e com muita resistência.

Esta é a Codlux®. Luminotécnica e design acessível a você!


Veja agora a preparação d…

Força Brumadinho!

A Codlux® demonstra todo o seu pesar e sentimento as famílias vitimadas pelo trágico acontecimento em #Brumadinho. Esperamos nas atitudes das autoridades competentes a devida criminalização dos responsáveis, suporte e indenização a população afetada e, acima de tudo em Deus, o conforto a imensa tristeza pela perda de seus entes queridos.

Erros de Projeto: precisamos conversar sobre isso.

Olá!

A coisa não está fácil pra ninguém.
Economizar hoje, agora, deixou de ser apenas opção para tornar-se uma realidade inadiável quando se tratar executar nossos Projetos de Vida. No caso da Iluminação de ambientes, podemos agora mesmo estar gastando muito, mas muito mais dinheiro do que imaginamos quando pensamos somente em economizar. Como?

A Codlux® preparou este post especial sobre o assunto aqui no Blog para ajudar você a ficar alerta a alguns erros básicos que podem ser cometidos em um Projeto Luminotécnico. Juntamos em uma compilação, as melhores citações ao tema já postadas no Blog, com as dicas de nossos profissionais Andre Caixeta e Marcos Britto. Aproveite a leitura e um bom planejamento de projeto para você, juntamente é claro, com o expertise para desenvolvimento de projetos da Codlux®.

Foi no dia 17 de Abril de 2017 que criamos o Blog da Codlux®. De lá pra cá, já foram publicadas mais de 100 postagens com dicas, notícias e informações sobre cidadania e sustentabilid…

Natal Codlux® 2019 - Dicas para as suas Festas!

Ola! Estamos a pouco mais de um mês do Natal. Você já está se preparando para as Festas?

A Codlux® criou este post especial pensando em auxiliar você na organização e cuidados para deixar a sua casa e empresa mais bonitas e seguras neste fim de ano. Principalmente quando você for fazer uso da iluminação em Led.

O LED MAIS QUE PRESENTE NO NATAL

Como sabemos, as lâmpadas incandescentes foram eliminadas de nosso cotidiano nos últimos anos devido a sua ineficiência energética. Elas usavam seis vezes mais quantidade de watts (consumo) que os atuais Leds e duravam 197.000 horas a menos que eles!



À medida que as luzes incandescentes desapareciam, iam sendo substituídas pelos Leds. Os equipamentos em Led economizam dinheiro em custos de energia e, com eles, você agora não precisa mais se preocupar com o superaquecimento rápido como era na época das lâmpadas decorativas antigas. Mas, até as luzes em Led - que são plásticas, simples e mais eficientes - têm certas restrições. Então, entender o …

Lâmpada Led com INMETRO vale a partir de hoje para todos!

Hoje é dia 17 de janeiro de 2018.

Uma data importante para o mercado da iluminação e principalmente para você consumidor: a partir de hoje, lâmpadas em led não poderão mais ser comercializadas para o consumidor final sem o selo e respectiva certificação do INMETRO, segundo sua portaria de nº144/2015. Esta medida vem sendo anunciada desde 2015 e implementada ao londo de 2016 e 2017 para aí sim, ser finalizada neste ano de 2018.

Visando maior segurança e confiabilidade do produto para o consumidor/usuário final, seguiu-se um cronograma rígido para o fim da comercialização de lâmpadas led sem o selo do INMETRO e as seguintes datas limites tiveram que ser seguidas:

- 17 de fevereiro de 2016 - prazo máximo para colocar as mercadorias no porto de origem rumo ao Brasil

- 17 de outubro de 2016 - prazo máximo para o fabricante/importador vender para o lojista

- 17 de setembro de 2017 - prazo máximo para o grande lojista/atacadista vender para o pequeno lojista/consumidor final

- 17 de janeir…

A Força do Led na Terra! E na sua Casa...

Olá! Vamos falar um pouco do poder de iluminação que a tecnologia Led proporciona em nossas vidas? Antes porém, voltemos no tempo para recordar alguns fatos interessantes a respeito:


Fontana Di Trevi, Roma. Fevereiro de 2017 
Esta fonte é um dos charmes de Roma para quem caminha entre as ruas da capital italiana. A iluminação dourada que vem de seus tradicionais Lampiões dá o tom nostálgico e glamoroso. Mas isto logo irá mudar! A cidade trocará este sistema antigo por lâmpadas de LED. O objetivo é economizar na conta de luz em milhões de euros, segundos as autoridades. Há quem diga que a nova iluminação é muito clara e desconfortável: o arquiteto renomado Paoplo Portoghesi, da Universidade La Sapienza, chamou a decisão de "um insulto à sensibilidade e inteligência" dos romanos, por intervir num aspecto sensível da cidade.
- É um grande erro - disse, ao 'Telegraph', Salvatore Nicastro, garçom de um café no centro histórico de Roma. A visão de "La Dolce Vita" …