Pular para o conteúdo principal

Verão 2020 Codlux®

Olá! Neste domingo 22 de Dezembro inicia-se o Verão Brasileiro, que se estende até o dia 20 de Março do ano que vem - uma sexta-feira. O que esperar da estação em 2020?



MENOS CALOR QUE OUTONO

O verão 2020 deve trazer a chuva volumosa de volta para o Sudeste do país, mas não terá muitos dias de calor extremo, como ocorreu no verão 2019.

Pior ainda foi no fim do Outono de 2019, que marcou Junho como o mais quente dos últimos 140 anos: uma forte onda de calor no final do mês fez com que 13 locais como França, registrando as temperaturas mais altas da história com picos de 45,9 ºC, Áustria com média de 4,7°C acima do normal e a Alemanha, com um pico de 39,6 °C. Nas Américas não foi diferente: em junho, o Alasca teve seu segundo mês mais quente desde que o estado começou a manter registros em 1925. Na Argentina, a média mensal do período ficou 1,5°C acima do habitual. No Brasil, aumentou 1,4 °C mas, se as previsões do Verão 2020 se mantiverem, teremos uma estação mais agradável ano que vem.

TEMPO 

Para a maioria da Região Sudeste os meses de verão entre dezembro e março são os mais chuvosos do ano. Em 2020 não teremos o El Niño e nem La Niña, que ocorrem no Oceano Pacífico e alteram as chuvas e temperatura no Brasil e de outros países da América do Sul. Mas, ainda ocorrerão as chuvas da estação nos estados do Sudeste e do Centro-Oeste, sendo que frentes frias vindas do Rio de Janeiro facilitarão a ocorrência destas chuva no Sudeste. Veja mês a mês:

Janeiro
Muita chuva e temperatura abaixo do normal. Não faz frio, mas também não há previsão de muito calor como observado em janeiro de 2019.

Fevereiro
A temperatura fica amena em grande parte do Sudeste, sem o calor observado em fevereiro de 2019.
O centro-oeste e sul de SP têm uma situação diferente e um mês de fevereiro com chuva abaixo da média, com pancadas de chuva irregulares e temperatura alta.

Março
Uma frente fria bem organizada provoca altos volumes de chuva no ES e no norte de MG. Nas outras áreas do Sudeste, o sol predomina e faz calor. É provável que os recordes de calor do verão sejam registrados em março. As chuvas são irregulares, mas não deve haver grande deficiência hídrica, apesar de ficarem abaixo da média.

LUZ DO SOL

A luz solar é muito benéfica para o homem. Um volume adequado de luz diariamente melhora nossos níveis de humor e energia, enquanto que uma iluminação insuficiente contribui para a depressão e diversas outras carências no corpo. Por exemplo, luzes brilhantes e mais fortes são melhores para as manhãs e para o decorrer do dia, enquanto é interessante estar exposto a luzes fracas, que são boas à noite. A temperatura da cor também influencia muito a nossa percepção. A unidade de medida é o Kelvin (K) e quanto mais alto o valor, mais clara e fria é a tonalidade de cor da luz. Quando falamos em luz quente ou fria, não estamos nos referindo ao calor físico da lâmpada e sim, à tonalidade de cor que ela irradia no ambiente. Luzes quentes tornam os ambientes mais aconchegantes e relaxantes; enquanto luzes mais claras tornam o ambiente mais estimulante, nos fazem sentir mais alertas, mais concentrados e podem aumentar os níveis de produtividade.

A luz azul emanada durante o dia reduz os níveis do hormônio melatonina, que nos faz sentir sonolentos - ou seja, nos sentimos mais acordados. As telas de computadores e celulares emitem muita luz azul e, por isso que ao ficarmos expostos por muito tempo sob efeito delas durante a noite, demoramos a relaxar e dormir. A luz solar porém é extremamente importante para a nossa saúde. A falta de exposição à luz do sol pode prejudicar a saúde física e mental. Um estudo de 2014, realizado com trabalhadores mostrou que indivíduos que tinham janelas em seu local de trabalho e sendo mais expostos à luz do sol, apresentavam hábitos de sono mais sudáveis e um melhor bem estar geral, em comparação com aqueles que passam o dia inteiro trancados em ambientes fechados. Isso acontece porque a exposição à luz solar ao longo do dia equilibra o ritmo circadiano, que precisa do claro e do escuro para funcionar adequadamente. Muitas pessoas relatam que passeios ou mesmo caminhadas rápidas ao ar livre – especificamente sob o sol – pareceu lhes promover uma melhora do humor e também, sensação de calma.

PRAIAS

A balneabilidade das praias do litoral paulista teve uma sensível melhora segundo a Cetesb: 92% das praias estão próprias para banho. Das 167 praias do litoral, 153 estão boas e apenas 14 são impróprias.

Sete das praias ruins em 2020 estão no litoral norte:
-Ubatuba, Caraguatatuba e Ilhabela
Outras 7 estão na Baixada Santista:
-Guarujá, São Vicente, Santos e Itanhaém e a de pior situação, em São Vicente com 50% das praias impróprias.
-São Sebastião tem todas as suas 30 praias boas para banho.
Também tiveram 100% de aprovação:
-Praia Grande, Bertioga, Mongaguá, Peruíbe e Ilha Comprida.
A rede hoteleira foi 'beneficiada' pelas manchas de óleo que atingiram as praias do Nordeste, do Rio e do Espírito Santo nos últimos meses, com 80% de ocupação para o Natal só em Bertioga. Em Ilhabela, a ocupação hoteleira no Natal será de 82,1%, bem acima do ano passado.

SAÚDE 

A luz solar também interfere nos níveis de óxido nítrico na pele e no sangue, o que pode ajudar na redução da pressão arterial. Isso contribui tanto para melhorar a saúde do coração, protegendo contra doenças cardiovasculares como acidente vascular cerebral (AVC) e ataque cardíaco, quanto para diminuir o stress. A exposição aos raios solares pode também contribuir para a redução do apetite, o risco de obesidade e diabetes tipo 2 e de algumas doenças autoimunes. Do ponto de vista da saúde mental, a iluminação natural aumenta a produção de serotonina, conhecida como hormônio do bem-estar, que regula o sono, o humor e o apetite, entre outros aspectos do funcionamento corporal. É por isso que países que sofrem com invernos rigorosos, com meses de escassa luz solar, a população corre maior risco de desenvolver depressão sazonal (S.A.D.).

O problema está diretamente associado à falta de iluminação natural e o tratamento inclui exposição à luz azul (espectro mais presente na luz do sol). O tratamento de outros tipos de depressão também inclui a recomendação de maior exposição ao sol para desfrutar de melhoras no humor – ainda que limitadas. A luz natural é essencial para a produção de vitamina D. A substância auxilia na saúde óssea ao promover a absorção de cálcio pelos ossos. A vitamina D também impulsiona o sistema imunológico, porque a célula T – importante para o combate a patógenos causadores de doenças – precisa da vitamina D para funcionar. Durante o verão o corpo precisa, em média, de 10 minutos ao dia de exposição ao sol (sem protetor solar) para que o corpo produza cerca de 5.000 IU de vitamina D. Essa quantidade é suficiente para a maioria das pessoas, incluindo idosos que apresentam menor capacidade de produção. É difícil quantificar a quantidade de tempo ideal, já que a pigmentação da pele afeta a quantidade de radiação UV que absorvida, mas é muito menos do que você precisa para obter uma queimadura solar. Importante então tomar Sol no início da manhã (até as 10hs) ou no final da tarde (depois das 16hs). Além disso, tem que se lembrar: muita exposição ou exposição sem proteção solar aumentam os riscos de desenvolver câncer de pelee o uso de filtro solar é indispensável, mesmo nas estações mais amenas ou frias.

A luz controla nosso ritmo circadiano

Nosso corpo é regulado por ciclos de 24 horas que refletem o tempo que a Terra leva para dar a volta no seu próprio eixo. Isso é conhecido como ritmo circadiano e afeta todo o nosso corpo - desde como dormimos até quando liberamos certos hormônios. Nosso ritmo circadiano continua independentemente de sinais externos. Cientistas que ficaram em uma caverna sem luz natural ou outro sinal indicativo do passar do tempo descobriram que o ritmo circadiano continuava seguindo um padrão rígido de 24 horas. Apesar disso, nosso corpo responde muito à luz. É um importante sinal que dá ignição a uma grande variedade de funções biológicas do corpo humano. A luz solar dá ignição a uma grande variedade de funções biológicas

A luz nos ajuda a dormir e acordar

O sono está entre as funções biológicas que a luz ajuda a iniciar. Ela permite que nosso cérebro saiba que os sistemas que geram o estado de vigília estão ativos. Da mesma forma, quando começa a anoitecer, nosso corpo começa a liberar melatonina, a substância química que nos ajuda a dormir. De olho nisso, algumas empresas aéreas estão usando a iluminação da cabine para ajudar a combater o jet lag - luz brilhante para o momento do embarque, luz relaxante durante o jantar e luz que imita o por do sol. Isso facilitaria que os passageiros adormecessem. Médicos recomendam evitar telas durante a noite - luz artificial dificulta pegar no sono

A luz pode nos ajudar a combater a insônia

Nós sabemos que o tipo de luz azul emitida pelos nossos computadores, tablets e celulares podem impedir o corpo de liberar os hormônios do sono que são necessários para que nós peguemos no sono. Novas orientações de autoridades de saúde afirmam que nós devemos passar um período longe das telas antes de ir para a cama. E que os gadgets devem ser deixados fora do quarto. Matthew Walker, um neurocientista que se dedica a pesquisar o sono, concorda com essa recomendação. E diz que "a luz do dia é fundamental para regular os padrões diários de sono". Se você tem um estilo noturno e sente dificuldade de pegar no sono durante a noite, pode descobrir que uma hora de exposição ao sol da manhã dará um impulso ao seu cérebro e ao seu corpo na hora certa. Consequentemente, o ajudará a se sentir sonolento quando for dormir.A luz também aumenta os níveis de serotonina, o que nos faz sentir mais felizes 

A luz afeta seu humor

Uma dose diária de luz do dia não é importante apenas para os padrões de sono. A luz também funciona como um gatilho para mudanças no cérebro, que nos fazem sentir mais felizes. Quando o corpo reconhece a luz solar, que chega ao cérebro por meio do nervo óptico, aumentam os níveis de serotonina (uma substância química que gera bem-estar). Por outro lado, quem está exposto a pouca luz do sol - como pessoas que trabalham durante a noite - podem ter dificuldade com depressão. Em regiões mais distantes do Equador, onde as durações do dia e da noite variam de acordo com as estações, há uma condição mental relacionada com dias mais curtos: Desordem Afetiva Sazonal (SAD, na sigla em inglês). Pessoas com SAD desenvolvem sintomas depressivos quando os dias encurtam, mas melhoram em estações com mais luz. A hipótese corrente é que a SAD é gerada pela dessincronização do nosso ritmo circadiano - causada justamente pela redução na quantidade de luz do sol. Para quem tem SAD, existem lâmpadas especiais que imitam a luz do dia. Meia hora de exposição todas as manhã podem ajudar a mudar o ritmo circadiano e melhorar o humor. 

Luz do sol mantém seus ossos fortes

Nós precisamos de vitamina D para que nossos corpos absorvam cálcio e fosfato dos alimentos - ambos minerais são cruciais para ossos, dentes e músculos. Já uma deficiência de vitamina D pode produzir ossos fracos e deformações no esqueleto. Por sorte, podemos obter do sol quase toda a vitamina D de que precisamos - é por isso que também é chamada de "vitamina do sol". Nosso corpo produz vitamina D quando a luz solar atinge nossa pele. Por outro lado, muito sol pode ser perigoso - por isso, use protetor solar e evite a luz solar nas horas mais quentes do dia.

Fontes: Canaltech, Arch Daily BR, BBC Brasil, Climatempo, Terra  

Codlux® - Luz em Led

Luz é Função. Estamos empenhados nisso.



LEIA TAMBÉM:
Chuva e Led combinam? Sim e não...

Saiba se o seu equipamento resiste
-Alagamento, raios e estouros na rede elétrica

Seu Led está preparado para isto tudo?

-Fim do Horário de Verão e o seu impacto negativo

Melhor ser contra ou a favor? O Led responde...

"Codlux Explica" de Verão

As Dica para o seu Led na estação
-Verão 2019 Codlux®

Mais de 20 Dicas para Iluminação em Led no Verão
-Água: pura, simples... e finita!

A Água do planeta em importância e números  
-EVITANDO QUEDAS EM CANTAREIRA!

Motivos e Dicas para economizarmos Água 
-Como economizar energia elétrica?

As melhores dicas para economizarmos no Led e também em nossos eletroeletrônicos 
-Codlux® Explica: o pernilongo... e o Led

Por que o Led nos ajuda a combater o mosquito e outros insetos?
-Codlux® Explica: saiba o que é o SAD (Transtorno Afetivo Sazonal)

Quando escurece e o humor se apaga. 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Chuva e Led combinam? Sim e não...

Olá! É época de chuvas fortes em boa parte do Brasil. Inclusive no nordeste este ano, as águas caíram em Alagoas por exemplo enchendo regiões inteiras e desabrigando milhares de famílias. Com todo o respeito as vítimas, é um momento também para lembrarmos da fragilidade do Led em relação a uma possível exposição constante a umidade e água. Basicamente, o uso da iluminação em Led deve primeiramente considerar o seu local de aplicação: se o equipamento será de interno ou externo. Resumindo de forma bem didática, todo equipamento Led que não tiver uma certificação de proteção "IP65 e/ou IP66", deve ser usado em áreas internas - protegido da umidade, vapores de água, respingos, chuvas, alagamentos e submersão. Estas são regras básicas que, obrigatoriamente, devem ser aplicadas as Lâmpadas para soquetes diversos, aos plafons para embutir em gesso ou laje, as fitas em Led etc. Para uso fora de ambientes fechados como um Refletor Led por exemplo, existe a devida norma técnica

Perfilados: o detalhe essencial no Design Industrial de ambientes

Olá! Hoje vamos continuar a linha de postagens para o design arquitetônico industrial no interior de ambientes residenciais e corporativos. E o destaque agora vai para ele, um equipamento simples e de custo acessível, mas que faz toda a diferença para literalmente sustentar e dar "leveza" a iluminação: o perfilado! O QUE É? Imagens: Pinterest Criados originalmente para a suspensão e alimentação de circuitos e equipamentos de iluminação, ventilação, som ambiente ou, passagem de outros fios e cabos elétricos, telefônicos, dados etc nas construções industriais e comerciais, são destinados a instalações fixas ou suspensas justamente por terem uma aplicação muito flexível. COMO SÃO? Fabricados em chapa de aço pré galvanizado, pintura eletrostática, galvanização à fogo, alumínio ou aço inoxidável, eles são conhecidos tecnicamente como "eletrocalhas". Os melhores para o uso em design de interiores são aqueles mais resistentes, livres de rebarbas e que també

Codlux® no Pinterest: inspire-se como nós!

Olá! Está pensando em um projeto de iluminação e quer ir direto ao ponto, sem textão? Então, filtre o que você quer por imagens: acesse ideias e outros pins sobre Iluminação Led salvos na pasta "Luz em LED",  no Pinterest da Codlux®.  São muitas imagens para você consultar e se inspirar.  https://br.pinterest.com/codlux/luz-em-led/ Inspire-se, como nós! Siga o pincode abaixo e aproveite! Pincode Codlux® Codlux® - Luz em Led Luz é Função! Estamos empenhados nisso.