Pular para o conteúdo principal

"Codlux Explica" de Verão

E estamos no verão brasileiro pessoal! 

O sol já batendo a pino com toda sua luz maravilhosa inundando a nossa Terra e os nossos ambientes.

Uma coisa que devemos nos atentar nesta época quente e extremamente luminosa é para os tipos de cuidados que devemos ter com os nossos equipamentos de iluminação em led.
E as dúvidas são das mais legítimas e compreensíveis:

-Podem tomar sol direto?
-Podem molhar com as chuvas de verão?
-Iluminam bem com este sol forte?



Bem, comecemos pela primeira pergunta: normalmente não.



Equipamentos em led sem uma devida proteção IP65, IP66 ou IP68 não podem ficar direta e prolongadamente expostos ao sol extremo do verão, exatamente como alguns outros aparelhos eletrônicos também não podem.
E estes chamados IPs não simbolizam necessariamente uma proteção irrefutável contra a ação solar mas sim, uma maior defesa as peças caso elas sejam usadas severamente em áreas externas - o que as caracteriza como sendo as mais resistentes a intempéries que as outras peças em led, de uso interno.
Em ambos os casos, a luz emitida pelo led será sempre fria: você pode aproximar a sua mão por exemplo uma lâmpada dicroica em led que ela não te queimará como aconteceria se fosse a uma lâmpada dicroica comum, de potência equivalente (40 a 50W), que joga mais de 50% de todo o calor que gera para frente, junto a luz que produz.
Dicroicas em led direcionam o calor produzido para trás, em seus respectivos dissipadores, livrando os ambientes de ficarem ainda mais quentes no verão.
Mesmo assim o led não está totalmente livre de perigos: em ambientes muito fechados que contenham farta iluminação natural como em áreas amplamente envidraçadas ou com claraboias grandiosas, alguns equipamentos led (certos tipos de lâmpadas por exemplo) que contenham plástico, acrílico ou silicone podem ter a sua vida útil de até 10 anos diminuída devido a exposição por seguidos verões rigorosamente quentes (uma preocupante tendência a cada ano ocasionada pelo aquecimento global).
Considerando novamente que os LEDs não emitem calor em sua luz mas o produzem (devido a energia que consomem através da corrente elétrica), eles utilizam suas carcaças para a dissipação deste calor gerado em seus corpos e, se estes já estiverem aquecidos externamente, terão sua margem de segurança bem abreviada, continuando a funcionar porém no limite muito além do suportável exigido para garantir o bom desempenho do equipamento - comportamento que em luminotécnica denominamos de "TA" (Temperatura de Operação), que pode variar de acordo com o produto e fabricante.

Exemplo: um simples led de 1W pode ter um tempo de vida útil de 60.000 horas operando entre 40 a 50°C e menos de 30.000 horas operando entre 60 e 90°C.
Os LEDs gostam do frio: funcionam de forma ideal se submetidos a um arrefecimento adequado e dificilmente apresentarão problemas em ambientes de boa refrigeração. Uma lâmpada led demora mais tempo a atingir a sua temperatura de funcionamento ideal: cerca de 20 minutos ou mais estando em temperaturas iguais ou inferiores a -20°C.
Equipamentos Led de uso exclusivamente interno devem então estar bem protegidos não só da água/umidade e poeira constantes como também de temperaturas muito elevadas, pois elas comprometem os componentes químicos tanto de seu diodo (parte do led que acende) quanto das suas placas com circuitos e capacitores integrados, ressecando inclusive os plásticos de seu corpo/carcaça e também suas fiações internas (normalmente muito finas).
Veja bem, não é a luz do sol que prejudica o led e sim seu calor excessivo. O led não irá apagar assim de uma hora para outra mas sim sofrerá um estresse desnecessário que reduzirá o seu bom desempenho e funcionamento com o passar do tempo. E este zelo extra com o led em outras estações do ano é bem menos rigoroso, como no inverno por exemplo.
Mudar a posição de um abajur ou luminária que levem lâmpadas led e usar cortinas ou persianas para fazer sombra no ambiente muito quente e abafado (deixando janelas e portas abertas para circulação de ar) nestes horários de forte calor bem típico do verão são boas soluções.
O uso do ar condicionado é viável somente se as temperaturas estiverem absurdamente elevadas e se o seu acionamento justificar-se com pessoas presentes no recinto, pois caso contrário, ligá-lo somente para proteger o Led pode torna-se uma solução nada econômica e perde a razão de ser da eficiência energética proporcionada por este tipo de iluminação.
Já na outra ponta temos as empresas, que via de regra, precisam manter acesas suas vitrines, showroom, expositores, salas, galpões e áreas externas por até 24h, sendo que estes locais podem também estarem expostos diretamente ao sol intenso do verão.
Além de terem que escolher produtos com um alto índice de "TA", elas devem se preocupar com o bom funcionamento da ventilação e resfriamento dos seus ambientes que, normalmente quando em uso justificado, ajudarão a manter a vida do útil equipamento Led.

Segunda questão: Led e as chuvas de verão.



Chuva e led combinam? Equipamentos em led não devem ficar expostos em locais com umidade superior a 60%. Leia tudo a respeito no post que fizemos sobre o assunto, que você pode ser acessar AQUI.

Quanto ao poder de Iluminação do led neste sol forte



Deve-se atentar para possíveis erros de projetos feitos durante o verão, onde o sol despeja no planeta todo o seu poder luminoso até durante a noite - que no Brasil em algumas regiões pode chegar até as 20h00 no horário de verão (leia o post para saber mais a respeito AQUI).

Agora, uma das muitas vantagens que o led pode trazer não só as outras estações do ano mas principalmente (neste caso específico) para o verão é em relação a aquele famoso "esquecimento de luz acesa".



Explicamos: como neste período a luz do sol fica muito forte, ao deixarem janelas e portas abertas muitas pessoas não percebem que ficaram lâmpadas ligadas nos ambientes que estavam devido a tanta luz solar incidindo neles.
Elas também estarão sim desperdiçando energia e a vida útil do equipamento led aceso a toa, mas se fosse uma luz de lâmpada convencional (incandescente ou fluorescente por exemplo), pode ter certeza de que este desperdício seria até 5 vezes maior!
Mas até esta dita "vantagem" está com os seus dias contados: apesar de o led ser um grande aliado para estes "esquecidinhos", chegará o momento em que o termo "lâmpada convencional" será transferido definitivamente das lâmpadas incandescentes e fluorescentes para as atuais lâmpadas de led e aí sim, esta comparação não terá mais nenhum sentido em ser feita: evitar deixar uma luz de led acesa sem necessidade (por menor energia que ela esteja consumindo) já é hoje um fato real e inadiável.

E o planeta agradecerá muito se for apagado agora mesmo todo o led que você não estiver usando.




Robson Giro

especial para a Codlux® - Luz em Led




Mais lidas

Ring Light Codlux® - Poderosa, Exclusiva e Edição Limitada!

Beauty Light, Makeup artist, MakeUp, Maquiagem, Youtuber, Cabeleireiros...  Estas são as hashtags que mais bombam na internet atualmente.
E o nome disso é o sucesso absoluto alcançado pelos chamados Influenciadores.
São eles agora que ditam as regras não só do que você vai usar mas principalmente, como deverá usar!
Tutorials e mais tutorials se espalham de graça pela rede para quem quiser atualizar-se com as tendências, inadiáveis.
Porque o tempo voa. Você não quer esperar.

Foi pensando nisso que o expertise da Codlux® em Adequação e Desenvolvimento encontrou a solução ideal e, principalmente, mais econômica para a falta de uma Ring Light de qualidade e com preço imbatível no mercado:

Apresentamos a
RING LIGHT CODLUX® 



Uma solução em Led profissional para um equipamento surpreendentemente eficaz! O alcance potente e difuso da Ring Light Codlux® deixa as makes e videos com o efeito de Luz ideal para que a sua ideia ganhe Vida e Brilho de verdade!
Em salões de Cabeleireiros, ela é usada…

Lâmpada Led com INMETRO vale a partir de hoje para todos!

Hoje é dia 17 de janeiro de 2018.

Uma data importante para o mercado da iluminação e principalmente para você consumidor: a partir de hoje, lâmpadas em led não poderão mais ser comercializadas para o consumidor final sem o selo e respectiva certificação do INMETRO, segundo sua portaria de nº144/2015. Esta medida vem sendo anunciada desde 2015 e implementada ao londo de 2016 e 2017 para aí sim, ser finalizada neste ano de 2018.

Visando maior segurança e confiabilidade do produto para o consumidor/usuário final, seguiu-se um cronograma rígido para o fim da comercialização de lâmpadas led sem o selo do INMETRO e as seguintes datas limites tiveram que ser seguidas:

- 17 de fevereiro de 2016 - prazo máximo para colocar as mercadorias no porto de origem rumo ao Brasil

- 17 de outubro de 2016 - prazo máximo para o fabricante/importador vender para o lojista

- 17 de setembro de 2017 - prazo máximo para o grande lojista/atacadista vender para o pequeno lojista/consumidor final

- 17 de janeir…

A Força do Led na Terra! E na sua Casa...

Fontana Di Trevi, Roma.
Fevereiro de 2017 
Esta fonte é um dos charmes de Roma para quem caminha entre as ruas da capital italiana.
A iluminação dourada que vem de seus tradicionais Lampiões dá o tom nostálgico e glamoroso.
Mas isto logo irá mudar!
A cidade trocará este sistema antigo por lâmpadas de LED.
O objetivo é economizar na conta de luz em milhões de euros, segundos as autoridades.
Há quem diga que a nova iluminação é muito clara e desconfortável: o arquiteto renomado Paoplo Portoghesi, da Universidade La Sapienza, chamou a decisão de "um insulto à sensibilidade e inteligência" dos romanos, por intervir num aspecto sensível da cidade.
- É um grande erro - disse, ao 'Telegraph', Salvatore Nicastro, garçom de um café no centro histórico de Roma. A visão de "La Dolce Vita" dos Anos 50 está comprometida, segundo ele.

2014.
Algo parecido ocorre em Porto Alegre com a nova Iluminação Led a ser instalada na Avenida Borges de Medeiros: os icônicos postes…

Erros de Projeto: precisamos conversar sobre isso.

Uma publicação compartilhada por Codlux - Luz em LED (@cod_lux) em Out 6, 2017 às 3:16 PDT
A coisa não está fácil pra ninguém.
Economizar hoje, agora, deixou de ser apenas mais uma opção para tornar-se a realidade inadiável quando se tratar da execução de nossos Projetos de Vida.

No caso da Iluminação de ambientes, podemos agora mesmo estar gastando muito, mas muito mais dinheiro que imaginamos quando pensamos somente em economizar.
Como?

A Codlux® preparou este post especial sobre o assunto aqui no Blog para ajudar você a ficar alerta a alguns erros básicos que podem ser cometidos em um Projeto Luminotécnico.

Juntamos em uma compilação as melhores citações ao tema postadas aqui neste Blog, com dicas de nossos profissionais Andre Caixeta e Marcos Britto.

Aproveite a leitura e um bom planejamento de projeto para você, juntamente é claro, com o nosso expertise: o desenvolvimento de projetos da Codlux®.



Foi no dia 17 de Abril de 2017 que criamos o Blog Codlux®.
De lá pra cá, já foram pu…

Água: pura, simples... e finita!

Hoje é dia 22 de março, importantíssima data em que se comemora o Dia Internacional da Água.

Todos nós sabemos como é importante cuidarmos da Água em nosso planeta e o quanto se faz necessário compartilharmos todo Alerta importante, por mais óbvios que possam parecer.
Achamos até que, por causa desta mesma obviedade, as pessoas deixam passar certos cuidados básicos com a Água, como evitar o seu desperdício, tomar cuidado com toda água contaminada, cobrar dos governos e das empresas atitudes mais responsáveis no trato dos recursos hídricos etc...

A Codlux® preparou este post especial sobre um assunto tão importante aqui no Blog para ajudar você a orientar-se melhor quanto ao urgente alerta global.
Abordaremos com números e dicas todos os aspectos do tema e atualizaremos a postagem regularmente.
Porque o nosso tempo está ficando cada vez mais curto para solucionarmos as futuras crises que já se alinham no horizonte de nossa civilização moderna.
Ajude a preservar este recurso tão vita…

Interfab Retail Design & Industry e Torre Forte Comunicação Visual

Interfab Retail Design & Industry e Torre Forte Comunicação Visual:
Usando nossos Insumos em PCBs Led para seus Clientes. Duas grandes empresas no ramo do Marketing Corporativo e Comunicação Visual escolheram a Codlux para fornecer componentes Led a seus produtos e serviços.






Nossa sinalização visual e a de outras empresas foram confeccionadas pela Torre Forte também usando estes PCBs.







Em nossos escritórios, usamos os PCBs pousados em perfilados e voltados para o teto com efeito de iluminação indireta. A reflexão de sua luz preenche muito bem os ambientes de forma difusa, eficiente e muito confortante.





PCB 10W em Led - equivalente a 40W de uma lâmpada fluorescente.



Os Módulos de 3 Leds também são muito procurados devido a seu baixíssimo consumo e fácil aplicação nas mais diversas finalidades.

Showroom Codlux®: Em exposição e a sua disposição.

A CODLUX® ESTÁ SEMPRE ACESSÍVEL PARA VOCÊ. 

Visite-nos! 
A Codlux - Luz em Led, tem o seu Showroom localizado no bairro de Pinheiros - ao lado da estação de Metrô Faria Lima (Linha 4 Amarela).

Seu horário de funcionamento é de segunda a sexta, das 09h00 as 18h00. Lá você pode entrar em contato direto com os nossos profissionais em luminotécnica e também conhecer muitos dos produtos disponíveis em nosso site codlux.com.

Uma publicação compartilhada por Codlux - Luz em LED (@cod_lux) em Set 14, 2017 às 7:35 PDT


Caso necessite agendar uma visita fora do horário comercial, pode solicitá-la previamente por telefone (sujeito a confirmação).

ENCONTRE-NOS!
A Codlux® situa-se em uma região revitalizada na cidade de São Paulo:


Rua Cardeal Arcoverde nº 2859, Pinheiros - São Paulo - SP

CEP 05407-004

Entre a Estação Faria Lima do Metrô no Largo da Batata

e o Shopping Eldorado.


Segunda a Sexta, das 09h00 as 18h00

Pagamento: Boleto, Depósito Bancário, Rede Shop e principais Cartões de Crédito.

Contate-…

A Codlux® precisa da Sua Opinião

Nós da Codlux - Luz em Led somos profissionais que prezamos pela Atenção Máxima dedicada aos Nossos Clientes.

Sabemos que suas dúvidas, por mais simples que sejam, tem por trás um anseio na certeza em estarem realmente tomando a decisão correta, o que nos Encoraja cada vez mais a Aprimorarmos nosso Aprendizado Diário para sanar todas as questões que possam envolver seus Projetos Luminotécnicos, com a Garantia que Profissionais com mais de 15 Anos no Mercado da Iluminação podem oferecer.

E o meio para isto tudo é o nosso Pós-Venda.

Ele continua aqui, também neste Canal.

Por Gentileza, deixe sua Dúvida, Crítica, Opinião, Sugestão ou Mensagem clicando na imagem acima.

Se preferir, envie um e-mail para o nosso SAC: sac@codlux.com

A Codlux - Luz em Led está sempre Acessível para você.

Furto de LED

Antes de começarmos a falar sobre o assunto, preste bem atenção nestas notícias:


Pega ladrão de led!!!
23/05/2017



Um homem de 21 anos foi preso pela Polícia após ter furtado lâmpadas de led em dois estabelecimentos comerciais da cidade de Manhuaçu na madrugada de terça-feira dia 23/05 em uma loja do Centro da cidade. O autor foi identificado pelos policiais conduzido à delegacia, mas a lâmpada já havia sido vendida. Na madrugada seguinte ele agiu novamente mas, desta vez, policiais estavam de patrulha no bairro e viram que o indivíduo portava-se de forma suspeita ao perceber a presença da PM, sendo abordado e uma luminária de led encontrada com ele, que afirmou que havia retirado a lâmpada de um poste que fica em frente a um hotel. O autor foi preso novamente e conduzido à delegacia onde foi autuado.


Ciclovia em Curitiba tem iluminação Led roubada!
09/08/2017



Bandidos serraram os postes (!!!) para levarem as peças de um lote furtado (36 unidades até agora) avaliado em R$64,4 mil.
A solu…

Volta às Aulas Codlux®

Está chegando a Volta às Aulas.

Em São Paulo, o ano letivo se dará em 1º de fevereiro e o primeiro semestre terminará dia 27 de junho para todas as cerca de 5 mil unidades de Ensino Fundamental, Médio e Educação de Jovens e Adultos.
Já as aulas regulares do segundo semestre têm começo agendado para 1º de agosto.

Para garantir o cumprimento dos 200 dias letivos, previstos na Lei de Diretrizes e Bases (LDB), as escolas encerraram a programação pedagógica dia 20 de dezembro último.

As escolas recebem matrículas de novos alunos interessados em ingressar na rede estadual durante todo o ano letivo. Para fazer o cadastro, basta se dirigir à unidade de ensino mais próxima e preencher o formulário. É indicada a apresentação de documento de identidade (certidão de nascimento e RG) e comprovante de residência. No caso de alunos menores de idade, o cadastro deve ser feito por pais ou responsáveis.


Prioridades

Se você é um pai ou mãe, isso significa despesas para compras de materiais e mensalidad…